Thais da silva Mendonça
Doutora em Educação na Amazônia na linha de pesquisa Educação na Amazônia: Formação do Educador, práxis pedagógica e currículo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação, na linha de pesquisa de Formação de professores da Universidade do Estado do Pará. Especialista em Gestão da Educação pela Universidade da Amazônia. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora sobre gênero, juventude e questões étnicos-raciais. Participante voluntária e membro fundador do grupo de pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades na Universidade do Estado do Pará - JEDS. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA). Experiência como Tutora Educacional de Cursos de Licenciatura, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental-Séries Finais e em auxiliar na docência no ensino superior através da atividade de bolsista de monitoria das disciplinas de Metodologia Científica e Pesquisa Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 02/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação na Amazônia
2021 - 2025
Universidade Federal do Pará
Título: Um estudo sobre Jovens negras afrocientistas: A experiência no Neab Gera/UFPA
Wilma de Nazaré Baía Coelho.
Mestrado em Mestrado em Educação
2016 - 2018
Universidade do Estado do Pará
Título: Estre outras mil, és tu... Futuro professor: Percepções de estudantes de licenciatura sobre igualdade e preconceito, Ano de Obtenção: 2018
Lucélia de Moraes Braga Bassalo.Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Especialização em Gestão da Educação
2019 - 2021
Universidade da Amazônia
Título: PESQUISA CIENTÍFICA E FUTUROS PROFESSORES: O PAPEL DESSA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia
2011 - 2015
Universidade do Estado do Pará
Título: Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula
Orientador: Lucélia de Moraes Braga Bassalo
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Produção de Vídeos educacionais para web. (Carga horária: 40h). , Tim Tec, TIMTEC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Conselhos de Promoção da Igualdade Racial. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em METODOLOGIA CIENTÍFICA. (Carga horária: 45h). , Veduca, Veduca, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Faz Ciência. (Carga horária: 40h). , Tim Tec, TIMTEC, Brasil.
2021 - 2021
Alfabetização, Letramento e Educação Infantil Nos Anos Iniciais. (Carga horária: 250h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.
2021 - 2021
INCI - Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional.. (Carga horária: 200h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em o COLÓQUIO - CARTAS PARA PAULO FREIRE: DA LEITURA DO MUNDO À LEITURA DA PAL. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professo. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
MENDONÇA, T. S. . Webnário: Live 10 anos do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2020. (Exposição).
MENDONÇA, T. S. . Juventude e Direitos Humanos:Desafios da pesquisa no contexto brasileiro atual. 2019. (Congresso).
MENDONÇA, T. S. . Comissão Avaliadora do evento: "Juventude e Direitos Humanos: Desafios da pesquisa no contexto brasileiro atual". 2019. (Congresso).
MENDONÇA, T. S. . Mediação da Mesa Redonda: "Juventude, Educação e Processos de /escolarização na Amazônia". 2019. (Congresso).
MENDONÇA, T. S. . I Oficina de Metodologia Científica: Normas da ABNT na construção de trabalhos acadêmicos. 2018. (Outro).
MENDONÇA, T. S. . II Oficina de Metodologia Científica: Elaboração do Projeto de Pesquisa I. 2018. (Outro).
MENDONÇA, T. S. . III Oficina de Metodologia Científica: Elaboração do Projeto de Pesquisa II. 2018. (Outro).
MENDONÇA, T. S. . Oficina de confecção de recursos pedagógicos sobre Educação para o Trânsito. 2015. (Outro).
MENDONÇA, T. S. . XIX Semana Acadêmica do CCSE/UEPA. 2014. (Outro).
MENDONÇA, T. S. . Semana do Calouro do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia 2014/1. 2014. (Outro).
MENDONÇA, T. S. . II Semana Acadêmica de Pedagogia. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Entrevistas e Questionários. 2021. (Oficina).
Estudos com Bourdieu: análise de teses e dissertações. 2021. (Exposição).
Inserção de Dados e Produção de Relatório de Banco de Dados. 2021. (Oficina).
Oficina ?Escrevivências?,. 2021. (Oficina).
Palestra: A Universidade e seus Protocolos. 2021. (Exposição).
Palestra: Elaboração de Banco de Dados. 2021. (Exposição).
Palestra: Estudos sobre Estado da Arte. 2021. (Exposição).
Palestra: Formação Leitora. 2021. (Exposição).
Palestra: Graduação e Pós-Graduação: o lugar dos signos e protocolos. 2021. (Exposição).
Palestra: Racismo e Direito. 2021. (Exposição).
"I Ciclo Online de Estudos e Debates sobre Educação Básica e Superior da Rede Rides. 2020. (Seminário).
I Ciclo de Seminário de Pesquisa em Ensino. 2020. (Seminário).
Para entender raça e racismo: um raio-x do Brasil. 2020. (Outra).
1ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd - Políticas Públicas e Formação Humana: desafios para a educação na Panamazônia.Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: a história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2016. (Outra).
Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação- UEPA.Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: a história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2016. (Outra).
Socialização da Pesquisa Saberes da experiência, saberes esColares: Diálogos interculturais. 2016. (Outra).
VIII Fórum Internacional de Pedagogia.Educação: Um substantivo feminino que não tem cor e nem sexo. 2016. (Outra).
VIII Fórum Internacional de Pedagogia.A interculturalidade diante da educação para um possível paradigma emergente educacional. 2016. (Outra).
XIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA.Quando a docência escolhe, a educação escurece: A motivação de mulheres negras para se tornarem professoras universitárias. 2016. (Seminário).
III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade.Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2015. (Outra).
II Seminário Interinstitucional PPGED - UEPA/PUC Rio e XII Jornada Paulo Freire. 2015. (Seminário).
Oficina de confecção de recursos pedagógicos sobre Educação para o Trânsito. 2015. (Outra).
Procedimentos da pesquisa sobre a educação em contextos não escolares: Concepções de educação a partir do Antigo Regime e do Iluminismo?. 2015. (Outra).
Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE/UEPA.A Educação no cárcere no Pará: Dados do contingente educacional da SUSIPE - PA/2014. 2015. (Seminário).
Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE/UEPA.A Educação no cárcere no Pará: Dados do contingente educacional da SUSIPE - PA/2014. 2015. (Seminário).
Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE/UEPA.Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2015. (Seminário).
V Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).A Educação no cárcere no Pará: Dados do contingente educacional da SUSIPE - PA/2014. 2015. (Seminário).
34° Encontro Nacional de Estudantes dr Pedagogia.A importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico. 2014. (Encontro).
34º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPE). 2014. (Encontro).
50 anos de ditadura militar no Brasil: Pela memória contra o esquecimento. 2014. (Outra).
Filme "Dersu Uzala". 2014. (Exposição).
IV Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2014. (Seminário).
Seminário: Pedagogia em diferentes contextos.A educação no cárcere no Pará: Dados do contigente educacional da Susipe-PA/2014. 2014. (Seminário).
Seminário: Pedagogia em Diferentes Contextos. 2014. (Seminário).
VI Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraensense e XI Jornada Paulo Freire. 2014. (Encontro).
X Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. 2014. (Outra).
X Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.O papel do gestor no incentivo à qualificação dos profissionais da educação: Minicurso de informática básica para funcionários da E.E.E.I.F. Santa Terezinha. 2014. (Outra).
4ª Expobioeducativa: Recursos didáticos para trabalhar os conteúdos de biologia no âmbito da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. A importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico. 2013. (Exposição).
II Encontro em Educação Quilombola. 2013. (Encontro).
III Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraensense e X Jornada Paulo Freire. 2013. (Encontro).
III Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2013. (Seminário).
II Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade na Amazônia Paraensense. 2011. (Encontro).
I Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2011. (Seminário).
Participação em bancas
MENDONÇA, T. S.; MACHADO, E. F.; BASSALO, L. M. B. A SALA DE AULA, AS PEDAGOGAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO: AS CONTRIBUIÇÕES DO FEMINISMO PARA A EDUCAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
MENDONÇA, T. S.. Jornada de Defesa de TCC do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2020.
Produções bibliográficas
-
MENDONÇA, T. S. . Igualdade e Preconceito na formação inicial de professores: percepções de estudantes de licenciatura sobre racismo e sexismo. Revista Multidebates , v. 8, p. 45, 2024.
-
MENDONÇA, T. S. ; LOPES, M. A. S (Org.) ; OLIVEIRA, I. A. (Org.) ; ALVES, K. S. F. (Org.) ; DIAS, S. C. (Org.) ; NERI, I. T. T. (Org.) . Epistemologia e Educação: Saberes, políticas e práticas docentes. 1. ed. Belém: CCSE-UEPA, 2018. v. 1. 308p .
-
MENDONÇA, T. S. ; COELHO, W. N. B. . Produções acadêmicas sobre sociabilidades e jovens negras: perfis de autores (as) de teses e dissertações (2016-2021). In: Wilma de Nazaré Baía Coelho; Erinaldo Vicente Cavalcanti; Nicelma Joselina Costa de Brito. (Org.). Formação de Professores (as) e os 20 anos da Lei nº 10.639/2003. 1ªed.São Paulo: LF Editorial, 2024, v. , p. 327-.
-
MENDONÇA, T. S. ; COELHO, W. N. B. . APONTAMENTOS SOBRE SOCIABILIDADES E ADOLESCENTES NEGRAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2016-2020). In: Wilma de Nazaré Baía Coelho; Nicelma Josenila Costa de Brito; Brenda Gonçalves Fortes; Felipe Alex Santiago Cruz; Marcela Silva da Conceiçã. (Org.). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS: diálogos sobre relações étnico-raciais e escola. 01ed.Curitiba: Bagai, 2022, v. 01, p. 324-339.
-
MENDONÇA, T. S. ; BASSALO, L. M. B . Entre outras mil, és tu... Futuro Professor! O caminhar em direção à docência de jovens concluintes de cursos de Licenciaturas. In: Lucélia de Moraes Braga Bassalo; Ceila Ribeiro de Moraes; Jardinelio Reis da Silva. (Org.). JUVENTUDE E EDUCAÇÃO NO PARÁ: Projetos de vida, trajetórias e gênero. 'ed.Belém: IOEPA, 2021, v. 1, p. 131-154.
-
MENDONÇA, T. S. . Mais é sempre melhor: A interculturalidade no enfrentamento de práticas discriminatórias. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira; Kamilly Suzany Félix Alves; Mário Allan da Silva Lopes; Sandy da Conceição Dias; Thaís da Silva Mendonça; Isabell Theresa Tavares Neri. (Org.). Epistemologia e Educação: Saberes, políticas e práticas docentes. 1ed.Belém: CCSE-UEPA, 2018, v. 1, p. 199-210.
-
MENDONÇA, T. S. . APONTAMENTOS SOBRE SOCIABILIDADES E ADOLESCENTES NEGRAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2016-2020). In: 4ª Reunião Científica Regional Anped Norte, 2022. Anais das Reuniões Regionais da Anped.
-
MENDONÇA, T. S. . EDUCAÇÃO: UM SUBSTANTIVO FEMININO QUE NÃO TEM COR E NEM SEXO. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz. Anais VIII FIPED, 2016.
-
MENDONÇA, T. S. ; COSTA, M. P. ; OLIVEIRA, A. S. . A INTERCULTURALIDADE DIANTE DA EDUCAÇÃO PARA UM POSSÍVEL PARADIGMA EMERGENTE EDUCACIONAL. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz. Anais VIII FIPED, 2016.
-
MENDONÇA, T. S. . Saíram da cozinha, mas não para cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. In: 1ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd - ?Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a Educação na Panamazônia?, 2016, Belém. ANAIS DA I REUNIÃO CIENTÍFICA ANPEd NORTE, 2016.
-
MENDONÇA, T. S. ; BASSALO, L. M. B . Universidade e relações étinico-raciais: Percepções de futuros professores sobre o debate de questões raciais em cursos de licenciaturas. In: III Colóquio da linha de pesquisa Culturas e Linguagens:, 2020, Cametá. LIVRO DE RESUMOS EXPANDIDO, 2020.
-
MENDONÇA, T. S. . Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. In: III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015, Belém. III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015. v. 2.
-
MENDONÇA, T. S. . Roda de Conversa sobre juventude negra. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. ; Souza, A.A. . Formação racial e educação de jovens e adultos: Podcast como ferramenta de formação racial em uma escola pública em Belém do Pará. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, T. S. ; COELHO, W. N. B. . Produções acadêmicas sobre sociabilidades e jovens negras: perfis de autores (as) de teses e dissertações (2016-2021. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, T. S. . APONTAMENTOS SOBRE SOCIABILIDADES E ADOLESCENTES NEGRAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2016-2020). 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. ; COELHO, W. N. B. . NOTAS SOBRE SOCIABILIDADES JUVENIS NEGRAS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS PRODUZIDOS ENTRE 2016 E 2021. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, T. S. ; COELHO, W. N. B. . Estudo dos perfis das produções acadêmicas sobre sociabilidades adolescentes negras: teses e dissertações no período de 2016-2020 em universidades brasileiras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, T. S. . UNIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTINICO-RACIAIS: PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE O DEBATE DE QUESTÕES RACIAIS EM CURSOS DE LICENCIATURAS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, T. S. ; BASSALO, L. M. B . Ser Negra e ser Mulher: Ser mulher negra na educação a partir do olhar de professoras universitárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, T. S. ; BASSALO, L. M. B . Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: a história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, T. S. . Quando a docência escolhe, a educação escurece: A motivação de mulheres negras para se tornarem professoras universitárias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, T. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; COSTA, M. P. . A interculturalidade diante da educação para um possível paradigma emergente educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. ; BASSALO, L. M. B . Educação: Um substantivo Feminino que não tem cor e nem sexo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. . Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, T. S. ; LOPES, M. A. S . A educação no cárcere no Pará: Dados do contigente educacional da Susipe-PA/2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. ; LOPES, M. A. S . A Educação no cárcere no Pará: Dados do contingente educacional da SUSIPE - PA/2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, T. S. . Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. ; LOPES, M. A. S . A educação no cárcere no Pará: Dados do contigente educacional da Susipe-PA/2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, T. S. . A importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, T. S. ; LOPES, M. A. S . O Papel do Gestor no Incentivo à Qualificação dos Profissionais da Educação: Minicurso de Informática Básica para Funcionários da E.E.E.I.F Santa Terezinha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDONÇA, T. S. . A importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MENDONÇA, T. S. . Vai ter mulher nas Exatas sim! Vai ter mulher negra na docência sim!. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MENDONÇA, T. S. . Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula. 2015. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Não, eu sou do norte! Um estudo sobre a juventude universitária amazônida, suas origens, valores, redes de sociabilidades e projetos de futuro., Descrição: A região norte é a mais extensa das regiões do país e é composta pelos estados do Acre (AC), Amapá (AM), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO). Formada por sete dos nove estados da Amazônia Legal, os/as que nascem na região podem ser chamados de nortistas ou de amazônidas. A Amazônia é reconhecidamente uma região complexa e marcada pela diversidade. A história da ocupação humana de suas terras, a extensão territorial, a localização geográfica, os dispares interesses econômicos sobre a região, a ideia de que a Amazônia é o pulmão do mundo são, possivelmente, elementos que potencializam o desconhecimento sobre a vida dos habitantes da região. É nesse contexto que os jovens objetos desse estudo se inserem. Pouco ou nada podemos afirmar sobre os jovens da região. No caso desta investigação, tomamos o conceito juventude amazônida, como forma de reconhecer um fenômeno social com suas singularidades e determinações históricas, sociais e culturais, que parte do conceito de geração desenvolvido pela escola alemã manheimiana e toma a juventude como um grupo geracional que historicamente está em permanente processo de avaliação e atribuição de sentidos, promovendo a ressignificação ou a construção de novos significados. Este projeto tem a pretensão de dar visibilidade aos posicionamentos, sentidos e significados que circulam ou são assumidos pelos jovens da região. A investigação delineada neste texto se propõe a realizar um estudo sobre os jovens amazônidas, estudantes de 14 (catorze) universidades públicas, sendo uma pública federal e uma pública estadual ou municipal, em cada um dos sete estados que compõem a região norte, acerca de seus valores, redes de sociabilidade e projetos de futuro. Parte-se do pressuposto de que é preciso identificar vestígios e rupturas entre gerações de jovens e, ao mesmo tempo, desconstruir modelos midiáticos sobre os moradores da região, compreendendo esse grupo geracional em suas singularidades e especificidades, desnaturalizando definições que pré-concebam seus interesses e objetivos. Assim como no restante do país, a ampliação dos anos de estudo é também uma realidade na região. Mesmo assim entende-se que o acesso à universidade ainda se constitui num diferencial social e qualitativo para aqueles que a frequentam. Comparados com outras regiões o acesso da parcela da população da região norte, na faixa etária esperada para cursar o Ensino Superior, entre 18 a 24 anos, é o menor de todo o país. Ultrapassa-se assim a dimensão da vida material e uma visão determinista das condições da existência para dar visibilidade aos jovens da região norte, suas opiniões e posicionamentos, valores e projetos de futuro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís da Silva Mendonça - Integrante / Lucélia de Moraes Braga Bassalo - Coordenador.
-
2014 - 2015
Saíram da cozinha, mas não pra cair no samba: A história de como mulheres negras perceberam que seus lugares são na sala de aula, Descrição: Projeto de Pesquisa realizado para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís da Silva Mendonça - Integrante / Lucélia de Moraes Braga Bassalo - Coordenador.
Prêmios
2015
Excelência Acadêmica, Universidade do Estado do Pará.
2015
Prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso 2015 - Primeiro Lugar, Universidade do Estado do Pará.
2014
Excelência Acadêmica, Universidade do Estado do Pará.
2013
Excelência Acadêmica, Universidade do Estado do Pará.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Centro de Ensino Saint-ExupéryVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular
2015 - 2021
Universidade do Estado do ParáVínculo: Grupo de Pesquisa - JEDS, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
2013 - 2021
Universidade do Estado do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro fundador, estudante e pesquisadora
Outras informações:
Grupo de Pesquisa-JEDS
2014 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Acadêmica, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Grupo de Pesquisa - Núcleo GERA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thais da silva Mendonça e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?