Patrícia Pires Nunes

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2015), especialista em direito ambiental, pela Universidade Federal de Pelotas, estudante na especialização em tecnologias na educação. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, Integrante do grupo de pesquisa "NEPEC" este que desenvolve diferentes pesquisas, além de ser responsável pela salvaguarda do acervo histórico documental do Câmpus CaVG.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em tecnologias na educação

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Especialização em Direito Ambiental

2016 - 2018

Universidade Federal de Pelotas
Título: A defesa do direito a um ambiente ecologicamente equilibrado, qualidade de vida e os grandes empreendimentos
Orientador: Marcelo Nunes Apolinário

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduação em Gestão Ambiental

2012 - 2015

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: A CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DO GESTOR AMBIENTAL SOBRE O LAUDO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DE UM EMPREENDIMENTO E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS DENTRO DE UMA COMUNIDADE Conflitos vívidos por moradores da BR116
Orientador: Valdirene Hassler

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Biocombustíveis

2014 - 2016

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Extensão universitária em leitura em lingua inglesa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em curso de extensão Leitura em Língua Inglesa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2016 - 2016

Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 8h). , Quimea Soluções ambientais, QUIMEA, Brasil.

2014 - 2014

Segurança em laboratório. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2013 - 2013

Criação de Aves Colonias e produção orgânica. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

2010 - 2011

Designer Grafico. (Carga horária: 140h). , Training, TR, Brasil.

2010 - 2011

Rotinas Administrativas. (Carga horária: 120h). , Training, TR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, F. M. ; NUNES, P. P. . Estande do CaVG na 86° Expofeira. 2012. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Roda de conversa sobre os conflitos socioambientais vivenciados pelos pescadores e pelas pescadoras artesanais. 2018. (Encontro).

14ª Mostra da Produção Universitária.oficina Etnografia documental: a escrita através de outras escritas. 2015. (Outra).

14ª Mostra da Produção Universitária.oficina Fisiognomia: Experimentações com imagens prenhes de história. 2015. (Outra).

10° SINRAD- simpósio Nacional de Áreas Degradadas "Soluções Práticas". 2014. (Simpósio).

1 Semana acadêmica do curso superior de tecnologia em gestão ambiental. 2013. (Outra).

Gestão Ambiental na 87° EXPOFEIRA. 2013. (Feira).

Núcleo de educação e monitoramento ambiental ICMBio. 2013. (Outra).

Segurança, Meio Ambiente e Saude- SMS. 2013. (Outra).

Sextas Ambientais no Projeto Visitando/ Agroecologia e Agricultor Familiar. 2013. (Outra).

Sextas Ambientais no Projeto Visitando/ Bioativas/ fabricação de sabonetes com plantas bioativas. 2013. (Outra).

Sextas Ambientais no Projeto Visitando/ minhocas e o meio ambiente/ construção de minhocários. 2013. (Outra).

Sextas Ambientais no Projeto Visitando/ reutilização e reciclagem de resíduos/ reciclagem de papel/ reutilização de tecio. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angelita soares Ribeiro

RIBEIRO, A. S.PEREIRA, F.; Hessler, V.. A CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DO GESTOR AMBIENTAL SOBRE O LAUDO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DE UM EMPREENDIMENTO E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS DENTRO DE UMA COMUNIDADE Conflitos vívidos por moradores da BR116.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental) - IFSul Campus Pelotas Visconde da Graça.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valdirene Hessler Bredow

A contribuição crítica do gestor ambiental sobre o laudo de impacto socioambiental de um empreendimento e seus possíveis efeitos dentro de uma comunidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Valdirene Hessler Bredow;

Marcelo Nunes Apolinário

A defesa a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, qualidade de vida e os grandes empreendimentos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marcelo Nunes Apolinário;

Fabíola Mattos Pereira

A contribuição crítica do gestor ambiental sobre o laudo de impacto socioambiental de um empreendimento e seus possíveis impactos em uma comunidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça / IFSul; Orientador: Fabíola Mattos Pereira;

Fabíola Mattos Pereira

Memória e assistência no Campus Pelotas - Visconde da Graça: Investigação sobre as formas "ser assistido" no contexto de uma instituição de ensino; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - IFSul / Campus Pelotas - Visconde da Graça, BIC - IFSul; Orientador: Fabíola Mattos Pereira;

Simone Pieniz

Efeito de bactérias resistentes ao Cromo isoladas da rizosfera de plantas fitorremediadoras no crescimento e tolerância ao estresse oxidativo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, ANGELITA SOARES ; PEREIRA, FABÍOLA MATTOS ; DA SILVA, LEANDRO RODRIGUES ; NUNES, PATRICIA PIRES . Por entre Caixas de Memória: A constituição do acervo do Núcleo de Educação, Memória e Cultura-NEPEC. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 3, p. 16, 2017.

  • NUNES, P. P. . Memória e assistência no Câmpus Pelotas- Visconde da Graça: investigação sobre as formas no contexto de uma instituição de ensino.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, P. P. . O direito a um ambiente ecologicamente equilibrado atrelado a sadia qualidade de vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, P. P. . A EMPRESA NÃO NOS RESPONDER JÁ ESTÁ NOS INTERFERINDO?: CONFLITOS QUE TRANSCEDEM UMA RODOVIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, P. P. . A DEFESA DO DIREIRO A UM AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO E OS GRANDES EMPREENDIMENTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, P. P. ; SILVA, L. R. ; LOUZADA, A. V. . MEMÓRIA E ASSISTÊNCIA NO CÂMPUS PELOTAS ? VISCONDE DA GRAÇA: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FORMAS ?SER ASSISTIDO? NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, P. P. . A CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DO GESTOR AMBIENTAL SOBRE O LAUDO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DE UM EMPREENDIMENTO E SEUS POSSÍVEIS EFEITOS DENTRO DE UMA COMUNIDADE: CONFLITOS VIVÍDOS POR MORADORES DA BR 116. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, P. P. . IMPASSES PARA A INSTALAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, L. R. ; NUNES, P. P. . uma História a contrapelo: Memória, Rastro e Narrativas no CaVG/IFSul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Memória e assistência no Câmpus Pelotas ? Visconde da Graça: Investigação sobre as formas ?ser assistido? em uma instituição de ensino ? Etapa 2, Descrição: Resumo do Projeto A proposta se constitui como desdobramento da investigação maior a ser desenvolvida como parte do projeto de Doutorado em Ciências Sociais, e se insere como proposta do NEPEC1 ? CaVG. Parte do pressuposto de que a assistência social ao estudante tem permitido, historicamente, a inclusão social de grupos desprivilegiados socialmente no atual Câmpus Pelotas ? Visconde da Graça, que será o campo da pesquisa. O estudo se justifica a partir da verificação de um forte discurso político e ação militante pela manutenção e ampliação da assistência estudantil, seja por parte da equipe técnica e de seus usuários, seja por parte da gestão, ambos envolvidos com questões de acesso, permanência e orçamentos. Deste modo, dar densidade à memória coletiva a partir das redes de relações tecidas ao longo dos anos no espaço escolar se constitui como estratégia para elucidar aspectos ?na? e ?da? memória escolar, que traz meandros significativos para a Região de Pelotas/RS. A partir do Programa Nacional de Assistência Estudantil, instituído em 20102, supõe-se que as burocracias envolvendo as práticas dos profissionais tenham sido reformuladas em sua totalidade, influenciando e delimitando as ações institucionais. Pretende-se pesquisar, sob orientação antropológica, as diversas formas assumidas pela assistência estudantil implementadas pela instituição, destacando-se nesta proposta àquelas instituídas anteriormente ao ano de 2010, investigando os mecanismos para seleção, inclusão/exclusão e acompanhamento dos estudantes por parte da instituição, bem como as estratégias acionadas pela comunidade escolar. Será priorizada a investigação em arquivos e documentos institucionais do acervo histórico do CaVG, além de entrevistas com segmentos da comunidade escolar que tiveram relação com a assistência institucional no período. Espera-se assim, que o material etnográfico sirva como referencial para a compreensão da memória da ação institucional em torno da assistência, comprovando o pressuposto de que as práticas de assistência vêm contribuindo, assim como o ensino, para a inclusão social. Palavras-chave: inclusão, assistência estudantil, memória, etnografia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Pires Nunes - Integrante / Fabíola Mattos Pereira - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    MEMÓRIA E ASSISTÊNCIA NO CÂMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FORMAS ?SER ASSISTIDO? NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, Descrição: ?O que se poderá igualar à companhia das coisas que envelhecem conosco? Elas nos dão a pacífica impressão de continuidade? (BOSI, 1994, p. 441). A citação transcrita traduz o contexto da pesquisa antropológica, sua dimensão material e imaterial, como patrimônio institucional do Câmpus Pelotas ? Visconde da Graça os documentos, os prédios, os objetos e inúmeros relatos se constituem em parte do inventário que se busca construir como memória da assistência estudantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patricia Pires Nunes - Coordenador / Fabíola Mattos Pereira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Aluna destaque na 8° Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

2015

IX Mocitec. Trabalho premiado em 1° lugar: MEMÓRIA E ASSISTÊNCIA NO CÂMPUS PELOTAS ? VISCONDE DA GRAÇA: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FORMAS ?SER ASSISTIDO? NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, IX Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSUL- Câmpus Charqueadas.

2015

IX Mocitec. Trabalho premiado com 2° Lugar: Uma História a contrapelo: Memória, Rastro e Narrativas no CaVG/IFSul, IX Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSUL- Câmpus Charqueadas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Representante do CST Gestão Ambiental

Outras informações:
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pelotas - Visconde da Graça CST Gestão Ambiental - Aluna titular Colegiado. Participação no grupo de pesquisa NEPEC no Campus Pelotas - Visconde da Graça

2014 - 2014

Embrapa Clima Temperado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 32

Outras informações:
Setor de Agroenergia