MIRELLA BRASIL LOPES
Nutricionista, especialista em nutrição clínica sob a forma de residência e mestre em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em docência, orientação de estágio curricular, pesquisa e atendimento ambulatorial e hospitalar na área de Nutrição Clínica, com foco em Gastroenterologia. Atua na linha de cuidados de Doenças Inflamatórias Intestinais e em outras enfermidades gastrointestinais desde 2010. Membro da Associação Baiana dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIBAHIA) e da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB).
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Medicina e Saúde
2014 - 2016
Universidade Federal da Bahia
Título: Aspectos nutricionais versus densidade mineral óssea em pacientes com retocolite ulcerativa, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: André Castro Lyra
Coorientador: Raquel Rocha dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Residência em Nutrição Clínica
2010 - 2012
Universidade Federal da Bahia
Título: Modificações no consumo alimentar de laticínios e implicações na ingestão de cálcio dietético por pacientes com doença inflamatória intestinal.
Orientador: Raquel Rocha dos Santos
Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
Curso de Nutrição. (Carga horária: 8h). , Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite, GEDIIB, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Nutrição. (Carga horária: 8h). , Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite, GEDIIB, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Nutrição. (Carga horária: 8h). , Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite, GEDIIB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ambulatório Nutrição Nefrologia (Aluna nível 2). (Carga horária: 120h). , Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto, BA, Brasil.
2007 - 2007
1ª Chamada Nutricional dos Beneficiários do Bolsa. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, BA, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Educação Alimentar para o Ensino Fundam. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ambulatório Nutrição Diabetes (Aluna nível 1). (Carga horária: 120h). , Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto, BA, Brasil.
2006 - 2006
Nutrição, Alimentos e Gastronomia. (Carga horária: 25h). , II Fórum de Pesquisa e Conhecimento em Nutrição e II Simpósio de Nutrição, IIFÓRUM, Brasil.
2005 - 2005
Nutrição e Atividade Física. (Carga horária: 25h). , Fórum de Pesquisa e Conhecimento em Nutrição e Simpósio de Nutrição, FORUM, Brasil.
2004 - 2004
Nutrição Esportiva. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Terapia Nutricional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Gastroenterologia.
Organização de eventos
LOPES, M.B. . Intolerância à Lactose: uma abordagem atual. 2015. (Outro).
Participação em eventos
4ª Semana Brasileira das Doenças Inflamatórias Intestinais. Manejo da Síndrome do Intestino Curto e Estomas de Alto Débito. 2023. (Congresso).
4ª Semana Brasileira das Doenças Inflamatórias Intestinais. Curso Pré-Congresso de Enfermagem em DII. 2023. (Congresso).
3ª Semana Brasileira de Doenças Inflamatórias Intestinais - SEBRADII. 2022. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais. Risco de Deficiência de Micronutrientes nas Doenças Inflamatórias Intestinais. 2019. (Congresso).
1 Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais. Dietas, alimentos funcionais e suplementação - Prós e Contras. 2018. (Congresso).
1 Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais. Moderadora, na mesa: Apresentação de Trabalhos científicos. 2018. (Congresso).
Atualidades em Nutrição: Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher.Síndrome do Cólon Irritável: Uma doença prevalente em mulheres. 2017. (Seminário).
Ciclo de Palestras em Celebração ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.Ciclo de Palestras em Celebração ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. 2017. (Encontro).
Hepatologia do Milênio 2017 - Simpósio Multidisciplinar de Terapêutica em Doenças do Fígado, Monotemático de Esteato Hepatite não Alcoólica da SBH/ALEH/SBEM e XX Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral to. 2017. (Simpósio).
Hepatologia do Milênio 2017 - Simpósio Multidisciplinar de Terapêutica em Doenças do Fígado, Monotemático de Esteato Hepatite não Alcoólica da SBH/ALEH/SBEM e XX Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral to.Estratégias Complementares para o Tratamento do NASH. 2017. (Simpósio).
II Encontro Baiano de Conscientização em Doenças Inflamatórias Intestinais - Maio Roxo 2017.Nutrição e Doenças Inflamatórias Intestinais. 2017. (Encontro).
11 Interculte Artes híbridas: por uma estética de contemporaneidade.FODMAPs: Evidências atuais e recomendações. 2016. (Seminário).
Campanha da doença inflamatória intestinal.Resultados da pesquisa: consumo alimentar por pacientes com doença inflamatória intestinal. 2016. (Encontro).
I° ENCONTRO ABADII DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS.?Perguntas e Respostas aos Profissionais de Saúde?. 2016. (Encontro).
II Simpósio Interdisciplinar em Doenças Inflamatórias Intestinais.Importância da Nutrição no Pré-operatório. 2016. (Simpósio).
II Simpósio Interdisciplinar em Doenças Inflamatórias Intestinais.Deficiências de micronutrientes - Como abordar?. 2016. (Simpósio).
6ª Jornada de Nutrição do Hospital Aliança.FODMAPs: evidências atuais e recomendações. 2015. (Outra).
Intolerância à lactose: uma abordagem atual.Estratégias nutricionais na intolerância à lactose. 2014. (Seminário).
I Simpósio Interdisciplinar em Doenças Inflamatórias Intestinais.Avaliação Nutricional nas DII no adulto e na criança. 2014. (Simpósio).
25 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Pergunte ao especialista: "Nas doenças cardiovasculares, como orientar na prática o consumo de...". 2013. (Congresso).
25 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Consumo de sal vs doenças cardiovasculares. Evidências atuais da efetiva restrição.. 2013. (Congresso).
25 Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. O consumo diário de ovos interfere na carga aterosclerótica?. 2013. (Congresso).
II Seminário de Nutrição do Hospital Geral Roberto Santos.O consumo diário de ovos interfere na carga aterosclerótica?. 2013. (Seminário).
I Jornada de Nutrição UNIFACS.Terapia Nutricional nas Doenças Inflamatórias Intestinais. 2013. (Outra).
Jornada de Nutrição em Cardiologia.Marcadores Biomoleculares. 2012. (Seminário).
Jornada de Nutrição em Cardiologia.Obesidade x Disbiose Intestinal. 2012. (Seminário).
Seminário de Nutrição Clínica - Uma abordagem atual.Doença Inflamatória Intestinal: Atualizações na Terapia Nutricional. 2012. (Seminário).
I Simpósio de Nutrição Clínica do Complexo Hospitalar. 2010. (Simpósio).
IX Congresso Norte-Nordeste e Nutrição Parenteral e Enteral e do 1 Simpósio Norte-Nordeste de Nutrição Oncológica da SBC e SBNPE. 2010. (Congresso).
II Mostra Acadêmica de Estágios de Nutrição. 2009. (Outra).
II Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura. 2008. (Simpósio).
II FÓRUM DE PESQUISA E CONHECIMENTO EM NUTRIÇÃO e II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO AVANÇADA. 2006. (Simpósio).
1 CONGRESSO BAIANO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2005. (Congresso).
FÓRUM DE PESQUISA E CONHECIMENTO EM NUTRIÇAO e SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO AVANÇADA. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
ROCHA, R.; JESUS, R. P.;LOPES, M.B.. O Efeito da Curcumina como Terapia Adjuvante na Doença Inflamatória Intestinal: Uma Revisão Sistemática. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica sob a Forma de Residência) - Universidade Federal da Bahia.
RORIZ, A. K. C.; MOREIRA, P. A.;LOPES, M.B.. Associação entre indicadores nutricionais e parâmetros metabólicos de risco cardiovascular em idosos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica sob a Forma de Residência) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, M.B.; ROCHA, R.; COQUEIRO, F.G.. Associação entre adiposidade corporal e características clínicas de pacientes com doença inflamatória intestinal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica sob a Forma de Residência) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, M.B.; RIBEIRO, C. S. A.; RORIZ, A. K. C.. Traumatismo crânio encefálico e intolerância gastrointestinal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica sob a Forma de Residência) - Universidade Federal da Bahia.
ROCHA, R.; TOPAZIO, N. A. A.;LOPES, M.B.. Sarcopenia em pacientes com catarata senil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
RORIZ, A. K. C.;LOPES, M.B.; ALMEIDA, P.. Incidência e fatores de risco associados a diarreia em hospitalizados: uma breve revisão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
RORIZ, A. K. C.;LOPES, M.B.; ALMEIDA, P.. Depressão, estado nutricional e capacidade funcional em idosos institucionalizados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, M. R.; CONCEICAO, E. J. L.; RAMOS, L. L.;LOPES, M.B.. A gastronomia hospitalar como proposta de qualificação de dietas hospitalares: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Escola de Nutrição UFBA.
SOUZA, A. K. C. R. L.; GUEDES, C. A. S.; SANTOS, L. A.;LOPES, M.B.. Deficiência de Vitamina B12 e depressão em idosos: uma revisão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
SOUZA, A. K. C. R. L.; GUEDES, C. A. S.; SANTOS, L. A.;LOPES, M.B.. Deficiência de Zinco e Depressão em Idosos: Uma revisão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
QUEIROZ, V. A. O.; COSTAS, P. R. F.;LOPES, M.B.. Consumo alimentar e excesso de peso em adolescentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
COSTAS, P. R. F.; OLIVEIRA, V. A.;LOPES, M.B.. Relação entre perfil antropométrico e a pressão arterial de adolescentes da Cidade de Salvador - Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
COSTAS, P. R. F.; QUEIROZ, V. A. O.;LOPES, M.B.. Perfil antropométrico de adolescentes de Salvador, Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, M.B.; RIBEIRO, C. S. A.; RORIZ, A. K. C.. Associação entre resíduo gástrico elevado e parâmetros clínicos em pacientes críticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, M.B.; ROCHA, R.; SANTOS, L. A.. Obesidade como preditor de hospitalizações em pacientes com doença inflamatória intestinal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
SAHADE, V.; ROCHA, R.;LOPES, M.B.. Associação entre densidade mineral óssea e composição corporal em pacientes com retocolite ulcerativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
Raquel Rocha; DALTRO, C. H. C.;LOPES, M.B.. Evolução nutricional antropométrica de pacientes com Doença Hepática Gordurosa Não Alcóolica acompanhados ambulatorialmente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGUEIRO, P. Q. S.; BARRETO, J. D.;LOPES, M.B.. Avaliação do consumo de alimentos fontes de ferro e fatores associados à deficiência desse mineral em crianças de uma escola pública de Salvador-Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Salvador.
TRIGUEIRO, P. Q. S.; BARRETO, J. D.;LOPES, M.B.. Avaliação do consumo alimentar em crianças em idade escolar de uma escola pública de Salvador-Bahia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Salvador.
Orientou
USO DE PROBIÓTICOS NAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
A RELAÇÃO DA VITAMINA D E CÁLCIO NO DIABETES MELLITUS TIPO 2; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
AVALIAÇÃO DOS LEITES VEGETAIS EXISTENTES NO MERCADO EM RELAÇÃO AO TEOR DE CÁLCIO COMO OPÇÃO PARA A POPULAÇÃO COM APLV; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
da Silva e Valdira da Silva Santos; INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS COM ANEMIA FERROPRIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
APOIO FAMILIAR COMO FATOR INTERVENIENTE NO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ? UMA REVISÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
A importância do marketing e sua influência no comportamento alimentar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Padrão alimentar ocidentalizado e disbiose: Uma revisão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Intervenções nutricionais na fibromialgia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Intervenções nutricionais e atividade física no tratamento da sarcopenia em idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Uso de psyllium no manejo da glicemia em paciente com diabetes tipo 2; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
PERFIL NUTRICIONAL E O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ADULTOS COM HIV; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Uso terapêutico de probióticos nas doenças metabólicas e cardiovasculares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Disbiose intestinal e Obesidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Obesidade oculta: Fator de risco para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Vitamina D e Obesidade em Adultos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Nutrientes Antioxidantes e Alzheimer; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Mirella Brasil Lopes;
Produções bibliográficas
-
LOPES, MIRELLA BRASIL ; LYRA, ANDRE CASTRO ; ROCHA, RAQUEL ; COQUEIRO, FERNANDA GOMES ; LIMA, CARLA ANDRADE ; OLIVEIRA, CAROLINA CUNHA DE ; SANTANA, GENOILE OLIVEIRA . Overweight and abdominal fat are associated with normal bone mineral density in patients with ulcerative colitis. World Journal of Gastrointestinal Pharmacology and Therapeutics , v. 13, p. 57-66, 2022.
-
GOMES COQUEIRO, FERNANDA ; ROCHA, RAQUEL ; MENEZES, CAMILLA ALMEIDA ; BRASIL LOPES, MIRELLA ; ROSA OLIVEIRA, VANESSA ; FORTES, FLORA MARIA LORENZO ; SANTANA, GENOILE OLIVEIRA . What nutritional factors influence bone mineral density in Crohn's disease patients?. Intestinal Research , v. 16, p. 436-444, 2018.
-
LIMA, C.A. ; LYRA, A.C. ; MENDES, C.M.C. ; LOPES, M.B. ; COQUEIRO, F.G. ; ROCHA, R. ; SANTANA, G.O. . Bone mineral density and inflammatory bowel disease severity. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH , v. 50, p. 1-8, 2017.
-
LOPES, M.B. ; ROCHA, R. ; OLIVEIRA, V. ; COQUEIRO, F. ; SILVEIRA, N. ; NUNES, P. ; LYRA, A. ; SANTANA, G. . Dairy Food Intake by Inflammatory Bowel Disease Patients. International Journal of Inflammatory Bowel Disease , v. 1, p. 10-15, 2015.
-
LOPES, M.B. ; ROCHA, R. ; LYRA, A. ; OLIVEIRA, V. ; COQUEIRO, F. ; SILVEIRA, N. ; VALOIS, S. S. ; SANTANA, G. . Restriction of dairy products; a reality in inflammatory bowel disease patients. Nutrición Hospitalaria , v. 29, p. 575-581, 2014.
-
OLIVEIRA, VANESSA ROSA BRITO ; ROCHA, RAQUEL ; LOPES, MIRELLA BRASIL ; COQUEIRO, FERNANDA GOMES ; ALMEIDA, NAIADE SILVEIRA ; VALOIS, SANDRA SANTOS ; SANTANA, GENOILE OLIVEIRA . Factors Associated with Low Intake of Dietary Fiber in Inflammatory Bowel Disease Patients. Health (Irvine. Print) , v. 06, p. 1300-1309, 2014.
-
Jesus, Rosangela Passos de ; Mello, Carolina Santos ; LOPES, MIRELLA BRASIL ; Lourenço, Rafael Pinto ; Santos, Maria Clara Lima dos . Estratégias nutricionais na síndrome do intestino irritável. In: Ana Adélia Cavalcante Hordonho; Luciana Zuolo Coppini; Marcia Samia Pinheiro Fidelix. (Org.). PRONUTRI Programa de Atualização em Nutrição Clínica : Ciclo 10: Volume 1. 1ed.Porto Alegre: 105935, 2021, v. 1, p. 83-120.
-
LOPES, M.B. . Maio Roxo alerta para conscientização de Doenças Inflamatórias Intestinais. A TARDE, SITE DO JORNAL A TARDE, 19 maio 2020.
-
LOPES, M.B. . O mito DII e as alergias. Revista da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, São Paulo, p. 20 - 21, 01 dez. 2016.
-
LOPES, M.B. ; LYRA, A. ; ROCHA, R. ; SIMON, C. ; SALES, L. ; ABREU, L. ; LIMA, C. A. ; SILVA, B. ; SANTANA, G. . P267 Are ulcerative colitis outpatients at nutritional risk?. In: 11th Congress of ECCO (European Crohns and Colitis Organisation), 2016, Amsterdam. Abstracts of the 11th Congress of ECCO - European Crohn's and Colitis Organisation. Oxford: Oxford University Press, 2016. v. 10. p. S227.1-S227.
-
LOPES, M.B. ; ROCHA, R. ; LYRA, A. ; LIMA, C. A. ; OLIVEIRA, V. ; SIMON, C. ; SALES, L. ; ABREU, L. ; COQUEIRO, F. ; ALMEIDA, N. ; SANTANA, G. . Body Composition Versus Bone Mineral Density in Ulcerative Colitis Patients. In: Advances in Inflammatory Bowel Diseases Crohn?s & Colitis Foundation?s Clinical & Research Conference., 2013, Flórida. Abstracts from the 2013 Advances in Inflammatory Bowel Diseases Crohn?s & Colitis Foundation?s Clinical & Research Conference., 2013. v. 19. p. S1-S132.
-
LOPES, M.B. ; ROCHA, R. ; OLIVEIRA, V. ; COQUEIRO, F. ; MENEZES, C. ; SILVEIRA, N. ; NUNES, P. ; ALMEIDA, N. ; SANTANA, G. . Dairy food consumption by patients with inflammatory bowel disease.. In: Advances in Inflammatory Bowel Diseases Crohn?s & Colitis Foundation?s Clinical & Research Conference., 2012, Flórida. Abstracts from the 2012 Advances in Inflammatory Bowel Diseases Crohn?s & Colitis Foundation?s Clinical & Research Conference., 2012. v. 18. p. S2-S127.
-
GUERRA, C. ; SILVA, B. ; SILVEIRA, N. ; ROCHA, R. ; OLIVEIRA, V. ; SANTOS, G. ; LOPES, M.B. ; SANTANA, G. . Características antropométricas e composição corporal de uma população universitária submetida ao teste de intolerância à lactose. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GUERRA, C. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, R. ; SILVEIRA, N. ; SANTOS, G. ; FORTES, F. ; LOPES, M.B. ; SANTANA, G. . Prevalência de intolerância a lactose e fatores associados em funcionários e estudantes de uma universidade pública da Região Nordeste- Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, B. ; OLIVEIRA, V. ; ROCHA, R. ; SILVEIRA, N. ; SANTOS, G. ; FORTES, F. ; LOPES, M.B. ; SANTANA, G. . Prevalência de intolerância a lactose e fatores associados em funcionários e estudantes de uma universidade pública da Região Nordeste- Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, B. ; SILVEIRA, N. ; ROCHA, R. ; OLIVEIRA, V. ; SANTOS, G. ; LOPES, M.B. ; SANTANA, G. . Características antropométricas e composição corporal de uma população universitária submetida ao teste de intolerância à lactose. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, C. ; ROCHA, R. ; COQUEIRO, F. ; LOPES, M.B. ; NUNES, P. ; SALES, L. ; SIMON, C. ; SILVEIRA, N. ; SILVA, B. ; SANTANA, G. . Lactose Intolerance in Inflammatory Bowel Disease Patients. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, M.B. ; OLIVEIRA, V. ; COQUEIRO, F. ; MENEZES, C. ; SILVEIRA, N. ; ROCHA, R. ; SANTANA, G. ; BARBOSA, M. A. . Consumo alimentar de produtos lácteos por pacientes com doença inflamatória intestinal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, R. ; OLIVEIRA, V. ; LOPES, M.B. ; SILVEIRA, N. ; SANTANA, G. ; BARBOSA, M. A. . Consumo de fibra dietética por pacientes com doença inflamatória intestinal atendidos ambulatorialmente.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, C. C. ; LOPES, M.B. ; SILVA, A. B. da ; FRAGA, L. M. ; GOMES, A.L.C. . Cinema na Escola: estratégia de educação nutricional para alunos de um colégio da rede estadual de ensino na cidade de Salvador-BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, M.B. . Intervenção Dietoterápica de um Paciente Desnutrido Grave Portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, M.B. ; OLIVEIRA, C. C. ; SILVA, A. B. da ; GALLARDO, A. C. ; PAOLILO, A. H. ; SANTOS, F. C. ; OLIVEIRA, L. . Cinema na Escola: estratégia de educação nutricional para adolescentes em uma abordagem prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, M.B. ; FRAGA, L. M. . A precrição e o protocolo: uma experiência prática em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de um Hospital Público da cidade de Salvador, Bahia.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA, N. ; LOURENCO, R. P. ; CUNHA, C. M. ; LOPES, M.B. . Nutrição nas alterações do aparelho digestório e órgãos anexos. Salvador: Sanar, 2019 (Revisor Técnico).
Outras produções
LOPES, M.B. . Maio Roxo alerta para conscientização de Doenças Inflamatórias Intestinais. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPES, M.B. . Câncer de Próstata. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPES, M.B. . Nutrição e Câncer de Próstata. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPES, M.B. . Dietas da Moda e Reaproveitamento da Ceia de Natal. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LOPES, M.B. . Você já ouviu falar em Retocolite Ulcerativa?. 2014; Tema: Nutrição e Doença Inflamatória Intestinal. (Site).
LOPES, M.B. . Intestino preso: banana prende e manga solta. Mito ou verdade?. 2014; Tema: Nutrição e Constipação Intestinal. (Site).
LOPES, M.B. . Dieta anti-inflamatória? Veja como a alimentação pode se tornar uma grande aliada nos processos anti-inflamatórios.. 2013; Tema: Dieta anti-inflamatória. (Site).
LOPES, M.B. . Mitos e verdades sobre o consumo do ovo de galinha. 2013; Tema: Consumo de ovo de galinha. (Site).
LOPES, M.B. . Alimentação nutritiva também contribui para uma boa saúde mental. 2013; Tema: Alimentação e Saúde cerebral. (Site).
LOPES, M.B. . Qual a importância da alimentação para a saúde cerebral?. 2013; Tema: Alimentação e Saúde cerebral. (Site).
LOPES, M.B. . Saiba mais sobre a importância das proteínas na alimentação. 2013; Tema: Saiba mais sobre a importância das proteínas na alimentação. (Site).
LOPES, M.B. . Será que o ovo é mesmo um vilão por ser rico em colesterol? Confira um guia completo sobre os benefícios e males causados pelo consumo deste alimento super presente na mesa de famílias em todo o mundo.. 2013; Tema: Benefícios e Malefícios do Ovo. (Site).
MORAIS, G. ; LOPES, M.B. . Curso Nutrição em Gastroenterologia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, M.B. . Raciocínio clínico nutricional: Cronologia do atendimento. 2019. .
MORAIS, G. ; LOPES, M.B. . Curso Nutrição em Gastroenterologia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, M.B. ; CAJAIBA, R. ; MATOS, Y. . Suplementos nutricionais orais no ambulatório de Nutrição em Gastroenterologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2016
CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS X CONDIÇÕES CLÍNICAS EM PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL, Descrição: Introdução: Pacientes com diagnóstico de doença inflamatória intestinal (DII) comumente apresentam osteoporose ou osteopenia. Aliado a isto, a DII é considerada fator de risco independente para a má-digestão da lactose, levando muitos pacientes a realizarem restrição alimentar de leite e derivados mesmo sem diagnóstico da mesma. No entanto, a afirmação de que os pacientes portadores de DII têm deficiência da enzima lactase ou que apresentam má-digestão da lactose é controversa. Objetivo: Esse trabalho visa avaliar a frequência da intolerância à lactose e osteoporose/osteopenia e a associação destas com as características nutricionais nos pacientes portadores de DII em nosso meio. Material e Métodos: Estudo transversal. Serão estudados pacientes com diagnóstico de DII, acompanhados nos Ambulatórios de Nutrição em Gastroenterologia do Pavilhão Professor Francisco Magalhães Neto Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos / UFBA (C-HUPES) e de DII no Hospital Geral Roberto Santos no período de novembro de 2011 a novembro de 2012. A avaliação do consumo dietético será obtida por meio de aplicação de um questionário de Recordatório de 24 horas. Para verificar a atividade inflamatória da DII serão utilizados os Índices de atividade da doença propostos por Harvey e Bradshaw (1980) e por Lichtiger et al. (1994). Os dados bioquímicos mensurados serão Proteína C reativa, velocidade de hemossedimentação (VHS), albumina, cálcio sérico e cálcio ionizado. As medidas antropométricas que serão realizadas: peso e altura para identificação do índice de massa corporal; circunferência do braço e pregas cutâneas tricipital e subescapular para identificação da área muscular do braço corrigida e somatório das pregas cutâneas triciptal e subescapular. A composição corporal será avaliada por meio de impedância bioelétrica (BIA). A densitometria óssea será realizada nas vértebras lombares e colo do fêmur, por densitômetro de dupla emissão de energia (DEXA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Mirella Brasil Lopes - Integrante / Raquel Rocha - Integrante / Genoile Santana - Coordenador / André Lyra - Integrante / Fernanda Coqueiro - Integrante / Camilla Menezes - Integrante / Luize Sales - Integrante / Clarissa Simon - Integrante / Luma Abreu - Integrante / Carla Andrade Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
CONSUMO ALIMENTAR EM UM GRUPO DE PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL, Descrição: Pacientes com diagnóstico de doença inflamatória intestinal (DII) comumente apresentam modificações no padrão alimentar e comprometimento do estado nutricional. Objetivo: Esse trabalho visa conhecer o consumo alimentar e a associação com o quadro clínico em um grupo de pacientes com DII. Material e Métodos: Estudo de corte transversal. Serão estudados pacientes com diagnóstico de DII, acompanhados no Ambulatório de Nutrição em Gastroenterologia do Pavilhão Professor Francisco Magalhães Neto ? Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos / UFBA (C-HUPES) no período de julho de 2011 a julho de 2012. A avaliação do consumo dietético será obtida através da aplicação de um questionário de freqüência alimentar (QFA). Tal instrumento conterá informações sobre o hábito alimentar e o consumo alimentar total para aferição energético-protéica e de fibra dietética, de laticínios e total de cálcio, calculados por meio do Software Avanutri, versão 3.1.1. Para verificar a atividade inflamatória da DII serão utilizados os Índices de atividade da doença propostos por Harvey e Bradshaw e por Lichtiger. Os dados bioquímicos serão extraídos dos prontuários de atendimento médico: proteína C reativa, albumina, contagem de plaquetas e leucócitos e velocidade de hemossedimentação. As medidas antropométricas que serão realizadas: peso e altura para identificação do índice de massa corporal; circunferência do braço e pregas cutâneas tricipital e subescapular para identificação da área muscular do braço corrigida e somatório das pregas cutâneas triciptal e subescapular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mirella Brasil Lopes - Integrante / Vanessa Oliveira - Integrante / Patrícia Nunes - Integrante / Raquel Rocha - Coordenador / Genoile Santana - Integrante / André Lyra - Integrante / Fernanda Coqueiro - Integrante / Camilla Menezes - Integrante / Naiade Silveira - Integrante.
Prêmios
2016
1ª colocada no trabalho científico na forma de pôster com o título: "Gordura corporal baixa: fator de risco para densidade mineral óssea reduzida em pacientes com retocolite ulcerativa?", II Simpósio Interdisciplinar em Doenças Inflamatórias Intestinais.
2009
Menção Honrosa. (Título do Pôster: Cinema na escola: estratégia de educação nutricional para adolescentes em uma abordagem prática.), II Mostra Acadêmica de Estágio de Nutrição (Escola de Nutrição da UFBA).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade Federal da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
2013 - 2014
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2017 - 03/2018
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, NUT A76 - Ambulatório de Nutrição e Gastroenterologia, NUT 138 ? Patologia da Nutrição e Dietoterapia II, NUT 143 - Avaliação Nutricional, NUT 167 ? Nutrição Enteral, NUT 172 - Dietoterapia Aplicada
-
07/2016 - 07/2016
Ensino, Especialização em Nutrição Clínica sob a Forma de Residência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aula sobre "Abordagem Nutricional em gastroenterologia: Abdome agudo inflamatório, Abdome agudo obstrutivo e hemorragia", para alunos do curso de Especialização em Nutrição Clínica sob a forma de Residência - UFBA
-
08/2013 - 02/2014
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, NUT137 - Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, NUT 167 - Nutrição Enteral, NUT A76 - Ambulatório de Nutrição/Gastroenterologia, NUT 160 - Estágio Curricular em Nutrição Clínica, Preceptoria da Residência em Nutrição Clínica
-
08/2013 - 08/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROFESSOR CONVIDADO a disciplina NUT 137 - Patologia da Nutrição e Dietoterapia I (Carga horária: 16h)
-
05/2012 - 05/2012
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROFESSOR CONVIDADO a disciplina NUT137 - Patologia da Nutrição e Dietoterapia I. Aula ministrada: "Fisiopatologia das doenças intestinais" (Carga horária: 2h)
2018 - 2021
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18
Outras informações:
Disciplinas: Avaliação Nutricional, Gestação e Lactação, Fisiopatologia e Dietoterapia I, Terapia Nutricional, Trabalho de Conclusão de Curso
2016 - 2017
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: , Enquadramento Funcional: Preceptora de Estágio - Nutrição Clínica, Carga horária: 20
2014 - 2014
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Atividades
-
05/2014 - 05/2014
Ensino, Residência em Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PROFESSOR CONVIDADO para ministrar aula "Terapia Nutricional nas Doenças Inflamatórias Intestinais" (Carga horária: 10h)
-
09/2013 - 09/2013
Ensino, Residência em Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PROFESSOR CONVIDADO para ministrar aula "Fisiopatologia e dietoterapia na síndrome metabólica e seus aspectos inflamatórios". (Carga horária: 10 horas)
2019 - 2019
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 6
Outras informações:
Aula ministrada como professora convidada: Manejo nutricional no paciente com doenças do trato digestório hospitalizado. CH = 6 horas.
2013 - 2013
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Atividades
-
04/2013 - 04/2013
Ensino, Residência em Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PROFESSOR CONVIDADO para ministrar a aula intitulada "Utilização de antioxidantes na prática clínica". (Carga horária: 6h)
2013 - 2013
Universidade SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Preceptor de Estágio Curricular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Preceptoria no Estágio Supervisionado - Campo Saúde do Idoso.
2013 - 2013
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Atividades
-
03/2013 - 03/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROFESSOR CONVIDADO a disciplina Nutrição Humana, ministrando a aula intitulada "Nutrição e Carboidratos". (Carga horária: 4h)
2013 - 2013
Hospital Geral Roberto SantosVínculo: Palestrante convidado, Enquadramento Funcional: Nutricionista
Outras informações:
NUTRICIONISTA CONVIDADA para ministrar a palestra intitulada "Aspectos Nutricionais no Diabetes Mellitus". (Carga horária: 3h)
2012 - 2012
HOSPITAL SALVADOR SERVIÇOS DE SAUDE LTDAVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 36
Outras informações:
Nutricionista clínica responsável pela Terapia Nutricional dos pacientes hospitalizados.
2010 - 2012
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Nutricionista Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Hospitais onde prestou as atividades de Nutrição Clínica: Hospital Universitário Professor Edgar Santos, Hospital Geral Roberto Santos, Hospital da Cidade, Hospital Aristides Maltez.
2016 - Atual
Clinica de atenção em gastroenterologia especialidades e nutriçãoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 8
2018 - Atual
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
TEMA 1: Abordagem Nutricional nas Doenças Inflamatórias Intestinais
TEMA 2: Abordagem Nutricional na Ileostomia e Colostomia
TEMA 3: Manejo Nutricional nas Incontinências Urinária e Fecal
2020 - Atual
Faculdade Santa CasaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 15
Outras informações:
Especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional - Terapia nutricional nas doenças gastrointestinais
2021 - Atual
Hospital de Endoscopia Ramiro MascarenhasVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4
2023 - Atual
Hospital São RafaelVínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4
Outras informações:
Atendimento nutricional na linha de cuidados de Doenças Inflamatórias Intestinais no Hospital São Rafael - Rede D'or
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MIRELLA BRASIL LOPES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?