Francieli Albani

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Feevale e Técnico em Química pela Fundação Liberato, experiência em laboratórios na área de análises ambientais, cromatografia iônica e microbiologia. Experiência na área da tecnologia de PVC, com o desenvolvimento de laminados sintéticos para calçados, testes de novas matérias primas. Na área instrumental, amplo conhecimento com análises térmicas (DSC, TGA e infravermelho), cromatografia gasosa (CG), absorção atômica AA e analisador de carbono (TOC). Domínio com pesquisa e desenvolvimento de metodologia para quantificação e controle de emissões atmosféricas, ISO 14001 e 9001 e ferramentas da qualidade para aplicação em processos de melhoria contínua. Elaboração de incertezas de medição em laboratórios de ensaios e de calibração. Conhecimento em licenciamento ambiental, como também no gerenciamento de resíduos e desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Química

2010 - 2016

Universidade Feevale
Título: Inventário de Emissões geradas por fontes móveis, estudo de caso: Empresa de logística da região do Vale do Rio do Sinos.
Orientador: Daniela Migliavacca Osório

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente.. Material particulado fino e sua relação com as emissões veiculares de uma empresa de logística da região do Vale dos Sinos. 2016. (Congresso).

X Congresso de Gestão da Produção: Uma década de idéias, para onde vamos?. 2016. (Congresso).

Feira de Inicição Científica 2015 - Inovamundi. Desenvolvimento de metodologia para análise de Nitrogênio Total. 2015. (Feira).

Feira de Inicição Científica 2015 - Inovamundi. Desenvolvimento de metodologia para análise de Nitrogênio Total. 2015. (Feira).

Semana acadêmica do ICET.Oficina: Cromatografia Iônica. 2014. (Oficina).

10º FEICIT. Os reais efeitos do xampu. 2006. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Beatrice Dewes Moura

MOURA, A. B. D.; NASCIMENTO, Carlos A.; OSORIO, D. M. M.. INVENTÁRIO DE EMISSÕES GERADAS POR FONTES MÓVEIS ESTUDO DE CASO: EMPRESA DE LOGÍSTICA NA REGIÃO DO VALE DO RIO DOS SINOS- RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Feevale.

Carlos Augusto do Nascimento

DO NASCIMENTO, CARLOS AUGUSTO; Osório, Daniela M. M.; DEWES, A. B. Inventário de Emissões Geradas por Fontes Móveis Estudos de Caso: Empresa de Logística na Região do Vale do Rio dos Sinos - RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Feevale.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lisiane Heinen Fernandes

Relatório de Estágio Curricular; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Feevale; Orientador: Lisiane Heinen Fernandes;

Daniela Montanari Migliavacca Osório

INVENTÁRIO DE EMISSÕES GERADAS POR FONTES MÓVEIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Feevale; Orientador: Daniela Montanari Migliavacca Osório;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Inventário de emissões geradas por fontes móveis estudo de caso: empresa de logística da região do vale do rio do sinos - RS, Descrição: Atualmente, em diversas áreas, a poluição atmosférica é um grave problema que ameaça a população. Com o aumento da industrialização e do número de veículos automóveis no planeta, a capacidade de regeneração da atmosfera é diminuída, e por acumulação, vai ficando cada vez mais poluída. Os inventários de emissões veiculares são de extrema importância para quantificar esses poluentes, assegurando informações para estudos futuros de dispersão atmosférica e impacto ambiental. Com o intuito de estimar essas emissões de gases e partículas poluentes, em condições reais de utilização, o presente trabalho tem como objetivo realizar um inventário das emissões veiculares e dos gases de efeito estufa de uma empresa de logística da região do Vale do Rio dos Sinos, como ferramenta de sustentabilidade ambiental e também compreender as relações entre as emissões e concentrações ambientais vigentes. O trabalho adotou a metodologia bottom-up para quantificar as emissões dos principais poluentes dos veículos da empresa Ecx Global, no ano de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francieli Albani - Coordenador / Daniela Migliavacca Osório - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Feevale. , Rua Iraí n 233, Parque Netto, 93180000 - Portão, RS - Brasil, Telefone: (51) 35624241

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2016

Universidade Feevale

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Técnica III, Carga horária: 38

Outras informações:
Atuação com foco em análises ambientais. Gerenciamento de inspeções, procedimentos, treinamentos. Responsável pelo laboratório de cromatografia iônica, como também pelo desenvolvimento de novas metodologias, organização, revisão de procedimentos operacionais padrão do laboratório e desenvolvimento de cartas controle. Experiência em análises físico-químicas, em águas, em análises microbiológicas e em absorção atômica. Operação em análises térmicas nos aparelhos DSC, TGA e infravermelho, como também no Analisador de Carbono. Atuação no gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento de testes no tratamento de esgoto, elaboração de documentos e procedimentos para os órgão ambientais (FEPAM/IBAMA/CRQ) e elaboração de planilhas e procedimentos de controle e melhorias de processo

2010 - 2011

Duvinil Componentes para Calçados

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Testes físicos no laminado sintético, elaboração de laudos de matéria prima, análise comparativa de pigmentos, elaboração de Formulários de Qualificação de Matérias Primas (FQMP?s), conhecimento em medição, leitura e interpretação de gráficos, para elaboração de tabelas de controle da calibração dos equipamentos. Avaliação do rendimento de papéis utilizados no processamento do laminado, desenvolvimento e testes de novas fórmulas e testes de novas matérias primas em geral, como plastificantes, pigmentos, aditivos, entre outros. Acompanhamento do processo produtivo, levantamento de dados e elaboração de melhorias.

2009 - 2009

Corium Química Ltda

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Estágio Técnico em Química, Carga horária: 40

Outras informações:
Análises de controle de qualidade em produtos desenvolvidos para o recurtimento e acabamento do couro, determinação dos acertos em produção, tanto de cor como de matização e outras matérias primas e validação dos produtos.

2017 - 2018

Artecola Indústrias Químicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Aplicação

Outras informações:
Consultoria técnica interna e externa para os mercados de adesivos. Testes de aplicação de desenvolvimentos de adesivos (sintético, hotmelt e aquoso), bem como desenvolvimento de relatórios de desempenho nos materiais e desenvolvimento de comparativos técnicos para elaboração de projetos. Preparação de acordos de especificação de clientes. Treinamentos técnicos de produtos para público interno. Análise de ocorrências técnicas e revalidações de produtos.