Bibiane Paula Lavratti

Bibiane Paula Lavratti, Engenheira Química pela PUC RS (1995), pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestra em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), MBA em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental pela Fundação Oswaldo Cruz RJ (2011), pós graduada em Recursos Humanos Business pela Fundação Getúlio Vargas RS (1999). Professora visitante da ULBRA na disciplina de Gestão de Riscos (2017-2018). Atuação em indústria petroquímica por 12 anos, indústria cimenteira por 8 anos e indústrias metalúrgicas por 4 anos. Experiência de 14 anos em Gestão de Segurança, Saúde do Trabalho e Meio Ambiente e Implantação e Auditorias das normas ISO 14001 e OHSAS 18001 (Lead Assessor em ISO14001 e OHSAS 18001). Facilitadora na implantação do processo de Segurança Comportamental (modelos Dupont e BST).

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em PPGEP

2010 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Caracterização, Monitoramento e Gestão de Problemas Relacionados aos DORT: Um Estudo de Caso em Indústria Cimenteira,Ano de Obtenção: 2014
Fernando Gonçalves Amaral.Palavras-chave: DORT; ERGONOMIA; SOBANE; INDÚSTRIA CIMENTEIRA.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Extração de Minerais Não-Metálicos.

Especialização em Higiene Ocupacional

2014 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Amostragem de Agentes Físicos e Químicos na Indústria Cimenteira
Orientador: Monitoria USP - curso EAD

Especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental

2010 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz
Título: PROPOSTA DE PLANO DE EMERGÊNCIA PARA PRODUTOS QUÍMICOS EM UMA FÁBRICA DE TRATORES NO RS
Orientador: Marcello Couto

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: COMPORTAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A SEGURANÇA
Orientador: Roque Puiatti

Especialização em Recursos Humanos - Business

1998 - 1999

Fundação Getúlio Vargas
Título: Não houve

Graduação em Engenharia Química

1990 - 1995

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Gestão da Qualidade Total
Bolsista do(a): FUNDAPLUB, FUNDAPLUB, Brasil.

Formação complementar

2018 - 2019

eSOCIAL (Gestão e Treinamento no software). (Carga horária: 140h). , SOC, SOC, Brasil.

2018 - 2018

Safety Lab (aprendizagem de comportamentos/práticas de métodos p/ adultos). (Carga horária: 24h). , Juliana Bley, JULIANA BLEY, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento técnico NR 12. (Carga horária: 40h). , Fundacentro, FUNDACENTRO, Brasil.

2014 - 2014

Lead Assessor ISO14001 - certified by RABQSA International. (Carga horária: 40h). , Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ATSG, Brasil.

2010 - 2010

Ergonomic Design Guidelines for Engineers. (Carga horária: 24h). , HumanTech, HUMANTECH, Estados Unidos.

2010 - 2010

Lead Assessor OHSAS 18001:2007 - certified by RABQSA International. (Carga horária: 40h). , Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ATSG, Brasil.

2005 - 2005

Safety Integrity Level, Layers of Protection Analysis,Vulnerabilidade, AQR. (Carga horária: 40h). , Det Norsk Veritas, DNV, Brasil.

2004 - 2005

Técnicas e Estratégias Profissão/Eficiência na Gestão e Controle de Perdas. (Carga horária: 80h). , DuPont, DUPONT, Brasil.

2002 - 2002

Análise Preliminar de Processos e Serviços e HAZOP. (Carga horária: 32h). , Det Norsk Veritas, DNV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Segurança do Trabalho, Saúde, Ergonomia e Meio Ambiente.

Outras produções

LAVRATTI, B. P. ; PEREIRA, A. M. S. . Avaliação da Formação de Trihalometanos em Águas de Abastecimento face o Aumento na Dosagem de Cloro devido a Prevenção de Surto de Cólera. 1994. (Bolsa de Iniciação Científica (BIC) da FAPERGS).

Histórico profissional

Experiência profissional

1994 - 2006

Braskem S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Processo / Coordenadora de SSMA, Carga horária: 44

Outras informações:
Estágio: 1994-1995. Auxiliar na implantação da ISO 9001. Engenheira de Processo: 1995-2002. Responsável por implantar e garantir a manutenção das certificações normas QS 9000 (TS16949) e ISO 14001 na Unidade Produtiva e auditar sistemas; Comissionar novas instalações e equipamentos; Aferir dosadoras loss in weight, acompanhamento de trocas de perfil de roscas de extrusão, apoio aos DBN's (Desgargalamentos); Ajustar programação de produção com área Comercial e emissão de Instrução Operacional. Engenheira de Meio Ambiente: 2002-2004. Responsável por mapear fontes geradoras de resíduos das Plantas RS e apoio técnico nas Plantas da Bahia; Renovar licenças ambientais; Gerenciar Resíduos e Efluentes industriais; Coordenar a identificação e análise dos Aspectos e Impactos Ambientais de todas as áreas; Eliminar passivos ambientais (Desativação da Bacia de Sedimentação de Resíduos). Coordenadora de Segurança e Meio Ambiente: 2004-2006. Responsável por implantar Programa de Excelência em SSMA (Consultoria DuPont) através da realização de Diálogos Comportamentais, divulgação do programa, implementação de ferramentas e padrões, treinamentos, implementação dos Elementos Estratégicos (participação no Comitê de Análise de Riscos, Aspectos e Impactos Ambientais); Participar das equipes de Análise de Risco (Análise Preliminar de Processos/Serviços e Hazop); Monitorar Efluentes e gerir contratos (Resíduos e Efluentes); Coordenar Projeto Reciclo Efluentes; Acompanhar auditorias e visitas de Seguradoras Internacionais com posterior monitoramento da implementação de recomendações e sugestões; Representar a empresa no Comitê Técnico do Programa Atuação Responsável, no Grupo Técnico do SITEL (Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes Líquidos do Pólo), no SINDIQUIM (Sindicato das Indústrias Químicas) e no Órgão Ambiental; Garantir manutenção das Certificações ISO9001 e ISO14001; Mapear perdas de consumo de água e geração de efluentes.

2007 - 2007

Guimar Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Segurança, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação como Coordenadora de Segurança do Trabalho em contrato com prazo determinado em obra de ampliação no Pólo Petroquímico do RS.

2008 - 2008

Johnson Controls

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Segurança Saude Meio Ambiente, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsavel por emitir e conduzir os programas normativos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e execução dos cronogramas de ações (PPRA e PROERGO); Garantir a manutenção da Certificação ISO14001; Implantar sistema de gestão SSMA; Conduzir treinamentos técnicos internos; Definir diretrizes e procedimentos internos, elaborar relatórios técnicos, consolidar e analisar indicadores.

2008 - 2010

John Deere Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Segurança Saúde Ergonomia Patrim, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela redução de 74% na taxa de frequência de acidentes em 2009; Implantar Sistema de Gestão de Qualidade e Produção John Deere (JDQPS) e OHSAS18001; Implantar Fase 1 do Programa de Segurança Comportamental; Criar/Coordenar Comitê de Ergonomia (foco em prevenção) e avaliações ergonômicas e suporte técnico aos Comitês de Segurança Departamentais; Implantar sistemática de Auditorias em 100% dos Contratados; Criar e conduzir campanhas de conscientização focadas em prevenção, políticas internas e redução de incidentes; Formar Plano de Auxílio Mútuo (PAM) junto às empresas vizinhas; Apresentação de dois projetos de Ergonomia nos EUA, nos congressos anuais da empresa: Moline (EUA) em Ago/09 e Dubuque (EUA) em Jun/10.

2010 - 2011

Invensys

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Corporativo SSMA - RS e AM, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerente Corporativo EHS&S (Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho e Patrimonial e Sustentabilidade) ? 3 Unidades: Caxias do Sul e Vacaria (RS) e Manaus (AM). Responsável por Implantar Projeto de Segurança Comportamental BBSP (Behavior Based on Safety & Productivity) da Invensys, para mudança de Cultura em Segurança; Acompanhar TAC referente à Proteção de Máquinas (NR 12) e o Processo do Ministério Público referente a ruído externo (realização de estudos externos com especialista em ruído e ações diretamente na vizinhança para redução de incômodos); Gestão de rotinas.

2011 - 2019

InterCement

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente SSMA (MG)/Especialista Brasil SSMA, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerente de SSMA (MG): Responsável por Certificar a Unidade na OHSAS 18001 (desafio atingido em Fev/2012) e implantação do Sistema de Gestão de SSMA; Gerenciar rotinas da área, incluindo licenças ambirntais; Monitoramento de TAC de poeira junto ao Ministério Público; Aplicar Método Sobane (dissertação de mestrado Ergonomia) e realizar a Gestão Ergonômica na Unidade. Especialista Corporativo SSMA: Responsável por conduzir o Projeto eSocial, bem como as atualizações de PPRA/LTCATs/PGRs das Unidades Brasil; Validação dos PPPs (Perfil Profissiográfico Previdenciário) das Unidades; Apoiar a área Jurídica da empresa nas ações trabalhistas de solicitação/revisão de PPPs; Implantar o projeto Segurança Comportamental modelo BST nas Unidades Brasil (foco em mudança de cultura: Segurança como Valor); Conduzir a Comissão NR12 Brasil (padronização de critérios para inventário e priorização de riscos x investimentos); Desenvolver e dar suporte técnico do sistema informatizado para gestão dos processos de SSMA; Observações de Comportamento e Inspeções); Conduzir o Projeto ?Segurança na Logística?; Dar suporte técnico nas Normas Regulamentadoras, investigações de acidentes e procedimentos internos e auditar os processos do Sistema de Gestão de SSMA; Desenvolver treinamentos técnicos à distância - EAD; Melhorar a performance nos processos SSMA, através da otimização de fluxos e emissão/revisão de procedimentos.

2017 - 2018

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina de GESTÃO DE RISCOS, Carga horária: 9

Outras informações:
Professora da disciplina de GESTÃO DE RISCOS em 2017/2 e 2018/1. 36h/semestre