Sandra Maria do Amaral

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(1993), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(1985), especialização em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(1997), mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo(2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professor hora aula da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Elite política.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2003 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O teatro do poder: as elites políticas do Rio Grande do Sul na vigência do Estado Novo
Dr René Ernaini Gertz. Bolsista do(a): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. Palavras-chave: Elite política.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

1998 - 2000

Universidade de Passo Fundo
Título: Elites políticas e relações de poder: o caso de Ijuí - 1938/1945,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Eliane Lucia Colussi
Bolsista do(a): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. Palavras-chave: relações de poder; Elite política; história política.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em História

1995 - 1997

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: A Geometria do Poder - A praça pública como local de manifestação do poder
Orientador: Paulo Afonso Zarth
Bolsista do(a): Escola de Educação Básica Francisco de Assis Fidene, EFA/FIDENE, Brasil.

Graduação em História

1991 - 1993

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: A praça da República de Ijuí como espaço de manifestações públicas- 1960/1965
Orientador: Paulo Afonso Zarth

Formação complementar

2016 - 2016

Capacitação em Microsoft PowerPoint. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Organização de eventos

AMARAL, S. M. ; HIGASHISI, A. K. . Oficina identificando as fotografias no acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana. 2016. (Outro).

AMARAL, S. M. . XXIII Seminário de Iniciação Científica e XX Jornada de Pesquisa. 2015. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do Curso de História. 2010. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do Curso de História: Lições dlo Rio grande: uma releitura. 2010. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do Curso de História: debates Contemporâneos. 2010. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do Curso de História. 2010. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do curso de História - 4ª edição. 2009. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do Curso de História. 2009. (Outro).

AMARAL, S. M. . Ciclo de Estudos Raízes Gaúchas. 2009. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do Curso de História - debates Historiográficos. 2009. (Outro).

AMARAL, S. M. . Debates Contemporâneos - 3ª edição. 2008. (Outro).

AMARAL, S. M. . Semana Acadêmica do curso de História. 2007. (Outro).

AMARAL, S. M. . Seminário Regional: Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia. 1997. (Outro).

Participação em eventos

Programa de Formação Docente Continuada da UNIJUI. 2019. (Outra).

Programa de Formação Docente da UNIJUI - 2018. 2018. (Outra).

Formação Contiuada de Doentes da UNIJUÍ - 2017. 2017. (Outra).

Programa de Formação Continuada de docentes da UNIJUI. 2016. (Outra).

Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ 2014/15.Ouvinte. 2015. (Outra).

Semana Acadêmica de História.ENADE e Avaliação Discente na UNIJUÍ. 2015. (Outra).

Salão do Conhecimento. A interdisciplinariedade nas Humanidades: Ensino Médio. 2014. (Exposição).

Semana Acadêmica de História.PIBID - Conhecendo o Programa de Formação a Docência. 2014. (Outra).

Seminário de Formação continuada de docentes da UNIJUÍ. 2012. (Seminário).

II Seminário Regional: perspectivas e atualidades do ensinode Geogrfia, História e Sociologia.As Ciências Sociais e as Ciências Sociais na Educação Básica. 2011. (Seminário).

Seminário de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ. 2011. (Seminário).

Ciclo de Estudos Raízes Gaúchas.História do Voto no Brasil. 2010. (Outra).

Dias Acadêmicos da Geografia.Lições do Rio Grande. 2010. (Outra).

Formação Continuada de Docentes da UNIJUI: Núcleo de Formação Pedagógica Específico. 2010. (Seminário).

Ciclo de Estudos Raízes gaúchas.Coordenação do lançamento do documentário "FarroupilhasXImperiais. 2009. (Outra).

Semana Acadêmica do curso de História.Coordenação da Avaliação do Curso de História. 2009. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de História - debates historiográficos.coordenação da mesa redonda|: Trabalhos de Conclusão do Curso e Dissertação. 2009. (Outra).

Semana cadêmica do curso de Historia - 4ª edição.Museu antropológico diretor Pestana: lugar de memória, lugar de pesquisa. 2009. (Outra).

Seminário Patrimônio Cultural e Memória Coletiva.Relações de poder a partir de fontes jornalísticas: O jornal Correio Serrano (acervo MADP). 2008. (Seminário).

XII Jornada de Pesquisa./elite Política do Rio Grande do Sul (1930-1945): identidade regional versus identidade nacional. 2007. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de História Debates Contemporâneos.Coordenação do painel "O papel da impensa na política brasileira". 2006. (Outra).

VIII Encontro Estadual de História: História e violência.O teatro do poder: as elites políticas do RS (1930-1947). 2006. (Encontro).

XI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ.O teatro do poder: a elite política no RS. 2006. (Seminário).

Primeiro Simpósio de pesquisas históricas dos grupos de pesquisa do programa de Pós-graduação em História.A elite política versus identidade gaúcha. 2005. (Simpósio).

5 anos do Programa de Pós-Graduação em História.A elite política em Ijuí: 1930-1947. 2004. (Encontro).

Semana Acadêmica do Curso de História.Elite Política e relações de poder: o caso de Ijuí. 2003. (Outra).

V Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.A Internet e o ensino de História. 2001. (Encontro).

VII Jornada de Ensino de História e Educação.Ensinando História com a Internet/Web. 2001. (Outra).

VI Jornada de Ensino e Educação. 2001. (Outra).

V Jornada de Pesquisa da UNIJUI.A elite política de Ijuí. 2000. (Outra).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. 1999. (Encontro).

IV Jornada Estadual de Ensino de História: Qual História?Qual Currículo?.A Geometria do poder. 1998. (Outra).

As Séries Iniciais e os desafios do Novo Mil}ênio. 1997. (Outra).

III Jornada de Ensino de História: Qual História/Qual Cidadania?. 1997. (Outra).

I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1997. (Outra).

1 Jornada de Geografia e História. 1996. (Outra).

IV Encontro de Cientistas Sociais sobre a poblemática Regional: aportes para o futuro. 1996. (Encontro).

Iv Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica. 1996. (Seminário).

Encontro de Ciências Sociais. 1993. (Encontro).

Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Ijuí: origem, evolução e atualidade. 1991. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Aline Brandt

AMARAL, S. M.; MAESTRI, M.; RECKZIEGEL, A. L. G. S (orientadora). De Borges a Getúlio: a trasição política nas páginas de "O Nacional" (1923-1930). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Raquel Inês Zuglianello Sawoff

AMARAL, S. M.; RECKZIEGEL, A. L. S.; ORIENTADOR, A. H.. O olhar dos cronistas no Jornal da Serra de Carazinho-RS "respingos" e "cousas da cidade". 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Viviane Letícia Glienke Mariano

Eduardo Munhoz Svartman;AMARAL, S. M.; CARVALHO, H. L. (orientador). A politica republicana em Santo Ângelo(1900-1924): a experiência política do Coronel Bráulio Oliveira. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Ceciliane Isabel Schaeffer

AMARAL, S. M.; CREMONESE, Dejalma (orientador). Liberalismo moderno e contemporâneo: aspectos téoricos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Borella Monteiro

AMARAL, S. M.; CANABARRO, Ivo dos Santos. A expansão do nazismo no RS e sua repercussão em Iraí. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lenir Teresinha Della Flora

AMARAL, S. M.; CANABARRO, Ivo dos Santos. A política local durante a ditadura militar: o caso de Redentora/RS de 1964 a 1973. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marivana Ávila de Almeida

AMARAL, S. M.; TRENNEPOHL, V. L.. A formação docente no PIBID: uma experiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Teresinha dos Santos

TRENNEPOHL, V. L.;AMARAL, S. M.AMARAL, S. M.. História de vida : da infância a formação docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luis Carlos da Silva Siqueira

AMARAL, S. M.; TRENNEPOHL, V. L.. Os caminhos da interdisciplinariedade e a docência com´partilhada no ensino de História. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larissa Camacho Carvalho

AMARAL, S. M.AMARAL, S. M.; CALLAI, J. L>; Carvalho, L. C.. Praticas de Leitura e Escrita& ensino: produções e saberes dos jovens.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Tesche Paim

AMARAL, S. M.; FRANTZ, J. A.. História, Identidade e Racismo na formação da socidade Santacruzense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucimara da Silva Fitz

AMARAL, S. M.; CANABARRO, Ivo dos Santos. O tropeirismo no Paraná: a cultura tropeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adélcio Kronbauer

AMARAL, S. M.; BELATO, D.; KRONBAUER, A.; Sandra Maria do amaral;AMARAL, S. M.. O protestantismo e a Germanidade em Nova Friburgo(RJ) nos séculos XIX e XX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alcione Lemos Colares

AMARAL, S. M.; CANABARRO, Ivo dos Santos. O trabalho feminino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jobson Lorel Frassão da Silveira

AMARAL, S. M.; BARBIAN, H.. Formação étnica na região central do RS - Estudo de caso: as etnias de Santa Maria/RS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lauri Bussler

BUSSLER, L.;AMARAL, S. M.; TRENNEPOHL, V. L.. A influênica sócio-econômica da erva-mate no período do barbaquá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Charles Matim Ketzer

KETZER, C. M;AMARAL, S. M.; BARBIAN, H.. Alimentação dos imigrantes poloneses no município de Ijuí/RS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Schwerz Brittes

AMARAL, S. M.; CANABARRO, Ivo dos Santos. História Ambiental: a paisagem Urbana de Jóia/RS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Santiago Ribeiro

RIBERIO, R. S.; BELATO, Dinarte;AMARAL, S. M.. Estudo preliminar sobre o anglicanismo e sua inserção no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

AMARAL, S. M.. Avaliadora Externa do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica. 2008. Universidade de Cruz Alta.

AMARAL, S. M.. Avaliadora Externa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. 2008. Universidade de Cruz Alta.

AMARAL, S. M.. Avaliadora externa do Progama Institucional de Bolsa Iniciação Científica. 2007. Universidade de Cruz Alta.

AMARAL, S. M.. Avaliadora Externa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC. 2006. Universidade de Cruz Alta.

Orientou

Renato Ponte Botteselle

O Movimento Comunitário de Base em Ijuí nos anos 60; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Anelise Carpenedo Walter

"A gente véve do jeito que dá":uma experiência em educação na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz - 2002 a 2006; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Osmar Faé

As revoluções no Rio Grande do Sul; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Marlise Madalena Zwirthes

Correio Serrano: os discursos políticos - 1950; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Neiva Lermen

A ascensão do populismo: o caso de Ijuí entre 1945-1955; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Lea Barcelos

História política de Santo Antonio das Missões-RS; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Gilvan Oliveira Mello

Congregação Evangélica Luterana "São Paulo" Linha 8 Oeste Ijuí-RS: Relações de poder na Comunidade (1898-1926); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Lato Sensu em Ciências sociais: Hist) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

João José Klein

Processo emancipatório de Novo Barreiro/RS; ; 2005; 144 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Joner Alencar Marchi Nascimento

Depoimentos dos perseguidos políticos durante a ditadura militar em São Luis Gonzaga e Bossoroca; 2002; 89 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Pedro Virgílio de Sá

Os benefícios econômicos que os refugiados podem trazer à Europa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Juliana Pithan Sturzbecher

Uma colônica chamada Erval Seco; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

César Augusto Praucher Dezordi

Uma breve introdução sobre os estágios de conhecimento da criança e suas noções de tempo segundo a Teoria de Piaget; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Daniel da Silva Siqueira

A eerva-mate e o contextohirtórico -econômico de Palmeira das Missões; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Ronis Berg Silva

O sincretismo religioso no Imoério Romano de Constantino: as origens pagãs do catolicismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Luis Carlos Siqueira

OS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E A DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO ENSINO DE HISTÓRIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Rozecler Barros Ortigara

A biografia de Maria de Lurdes Pretto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Paulo Cicero de Souza

Correntes historiograficas: possibilidades relacionadas ao livro didático de História; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Emanuel Silveira de Souza

O golpe Militar e a Instauração do Regime Militar em Caxias deo Sul - RS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Reno Schmidt Junior

O meio é um influenciador do pensamento individual? Evidências para Charles Darwin; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Jessia Gabriela da Silva

A Igreja evangélica de Confissão Luterana no Brasil: Chiapeta RS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Leticia Dall"Agnol da Silva

A importância do cultivo da Erva Mate no RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Vilmar da Conceição Branco

AVIPAE -Associação Vida Plena Amor Existente - pioneirismo nos tratamentos a dependência química em Santa Rosa/RS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Cleber Augusto A`Costa de Lima

Fé, trabalho e Amor: do lixo a construção da Paróquis São José, a dedicação do Monsenhor Orestes Paulo Trevisan; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Paralelo local da Igreja Assembléia de Deus: estudo de caso - 1935 a 2001; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Tailine Andressa Ruff

O processo emancipatóio do municipeio de Derrubadas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Maria Carolina Magalhães Santos

A mitologia grega e o ensino de Hisória na ludicidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Roselaine Dorr Toebe

A dicotomia entre o negro num espaço tipicamente alemão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Tanise Forma

O cristianismo no século XX: a visão da igreja nos dias atuais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Kelly Fernanda |Martins

A mulher e o mundo do trabalho: carcterização da mulher servidora pública da PM de Itaituba- PA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Ivone Albino de Oliveira

luiz Basso uma trajetória de vida; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Isabel Suelen Kerber

Mártires da Fé: Pe; Manuel Gomes Gonzales e coroinha Adílio Daronch; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Márcia Pretto Rodrigues

Revolução Constitucionalista de 1932: o Combate no Fão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Gabriela Ledur

Francisco Ribeiro da Silva - uma vida; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Regional; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Tatieli Zeni Canova

A vida dos aAlemães em Porto Novo: de 1926 a 1945; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Marilene Soares de Lima

Estado Novo e os imigrantes alemães em Itapiranga (SC); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Vanessa da Silva Utzig

Mário Simon: uma biografia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Alisson da Silva Legonde

A História do Curso de História da UNIJUÍ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Helena Astresse

Assentamento Ireno Alves dos Santos:uma história de lutas e conquistas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Jeferson Dinis Hentges

Ditadura Militar, mentalidades e cotidianos da população panambiense; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Maria Alice Barros de Oliveira Almneida

O município de Santa Vitória do Palmar: evolução histórica da zona sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Eveline Della Flora Diello

Imigração, colonização e emigração italiana em Jaguari/RS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Claudia Araujo dos Santos Schollmeier

Mulheres na política brasileira: a participação da mulher panambiense no poder; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Letícia Calgaro

As mentalidades de um Povo: cemitério municipal Assis Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Tiele Fernanda Silva Rosa

A autonomia política Administrativa de Panambi/RS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Taís do Santos Lopes Della Corte

Empresa Geiss; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Carmen Elizabet Nogueira

A realidade da Vila Esperança e seus desafios na construção da cidadania; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Graciela da Rosa

A formação do Jornal da Manhã; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Sandra Denise da Rocha

Jornal a Tribuna-Operária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Marli Graff

Histórico da Paróquia Santo Antônio de Pádua - Rio Bonito de Iguaçu-PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Lisete Maria Maroski Jantsch

Escola Estadual Fundamental Miguel Couto: um século de história; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Rosemari Bronzato de Freitas

A história de vida de Adão Pedro Soares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Leomar Borba Medeiros

Contrução do posicionamento político de um sargento do èxército: o cado de Deodato Batista Fabrício; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Ítalo Drago

Partido Comunista do Brasil: nas eleições de Ijuí\RS 1988-2004; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Joice Francieli Tontini

As Tradições Gaúchas na sociedade rio-grandense; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Vânia Kusiak

Viveiros Santana: preservação e contribuição para a economia de Povoado Santana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Leucéria de Matos Teixeira

A colonização alemã de Itati; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Tatiana Hiramatsu

Análise do discurso político sobre temas socioambientais: eleições de 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

JUSSARA LIBRELOTTO MOHR

Capela Nossa Senhora do Rosároio da Colônia São Bento - Arroio Bonito; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Simone Drunn

A memória política de Amaury Muller; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Charles Moisés Müller

A ditadura militar no interior do RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Danieli de Oliveira Biolchi

A posição das Igrejas "Natividade" e "São Geraldo" sobre o Regime Militar na Dec; de 1960 na cidade de Ijuí(RS); ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Fabio Israel Butignmol Mariani

Coronelismo, carisma e poder: o caso de Ijuí (1890-1938); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Graziele Fonseca

Santa Bárbara do Sul durante a ditadura militar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Leonardo Parayba dos Santos

O Movimento da Legalidade na visão da Brigada Militar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Daniela Carine Dohs Machado

TCC: Heinrich Dohs : uma biografia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Dasine Carla da Silva

Jornal Correio Serrano: 70 anos de História; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Elane Maria Ozelane Ortiz

Grupo de Artes Nativas Sepé Tiarajú; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Otávio Trindade Dias

Jauri Gomes de Oliveira: um jeito de ser político; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Miriã Cristina da Trindade Rodrigues

A trajetória de uma mulher negra; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Gilmar Simon

Em defesa da soberania nacional: o Estado Novo e a face repressiva antigermânica da campanha de nacionalização; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Adriane Célia Mattos Müller

O Panambiense: as representações étnicas na década de 1960; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Alessandra de Almeida Borjas

A resisitência contra a ditadura militar em Palmeira das MIssões/RS; 2005; 73 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Josiane Dalcin Nogueira

Processo político de emancipação de Jacuizinho-RS; ; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Hélio Dalberto

A emancipação política e o desenvolvimento econômico do município de Alto Alegre-RS; ; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Juvelina Batistti

Processo político emancipatório de 1964 e de 1988 do município de Campos Borges; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Juliana Bedin

Os escoteiros em Panambi (RS); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Claudia de Almeida Pereira

A mídia e sua influência nos processos eleitorais-Palmeira das Missões; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Ana Lucia Vargas da Silva

Coronelismo em Cruz Alta: 1930-1937; 2003; 67 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Temia Wehrmann

Pequenas indústrias de Assis Brasil em relação a tecnologia; 2003; 158 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Mariane Cristina Fischer

Pastoral da criança: trabalhando com pespectiva de inclusão social; 2003; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Vanessa Dielscneider

Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor: histórico; 2003; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Marcus Vinicius da Costa

Coronelismo em Santo Ângelo: 1889-1930; 2002; 131 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Carla Tatiana Lopes

Monumentos históricos de Panambi: identidade, memória, histórias; ; 2002; 177 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Sandra Bays

Chapada e os Teuto brasilerios; 2001; 89 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Cláudia Cavalli

A presença dos fuzileiros navais em Porto Mauá : 1949-1976; 2001; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Rosane Marcia Neumann

A colonização alemã na Linha Ocearu no final do século XIX; 2000; 150 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Janete Finger Scherer

Desenvolvimento Histórico da Escola Nossa Sra; de Fátima de Panambi-RS; ; 2000; 121 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Maria do Amaral;

Produções bibliográficas

  • AMARAL, S. M. . O Teatro do Poder: as elites políticas no Rio Grande do Sul na vigência do Estado Novo. 1ª. ed. Ijuí: Unijuí, 2013. v. 500. 392p .

  • AMARAL, S. M. . Elite política e relações de poder: o caso de Ijuí 1938-1945. 001. ed. Ijuí: Editora UNIJUI, 2003. v. 700. 200p .

  • AMARAL, S. M. . Elite Política do Rio Grande do Sul (1930-1945): identidade regional versus identidade nacional. In: XII Jornada de Pesquisa, 2007, Ijuí. O Futuro do Planeta TERRA. Ijuí: Editora UNIJUI, 2007. v. 01.

  • AMARAL, S. M. . O teatro do poder: as elites políticas no RS (1930-1947). In: VIII Encontro Estadual de História: História e Violência, 2006, Caxias do Sul. História e violência. São Leopoldo/RS: Oikos, 2006. v. 1. p. 109-109.

  • AMARAL, S. M. . O Teatro do Poder: as elites políticas no RS. In: XI Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 2006, Ijuí. ANAIS da XI Jornada de Pesquisa da UNIJUI:O ser na sociedade do conhecimento. Ijuí: UNIJUI, 2006. v. 1.

  • AMARAL, S. M. . Elite política e relações de poder: o caso de Ijuí - 1938-1945. In: V Jornada de Pesquisa, 2000, Ijuí. Livro de Resumos da V Jornada de Pesquisa. Ijuí: Editora da UNIJUI, 2000. p. 182-182.

  • AMARAL, S. M. . A Geometria do Poder. In: I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1997, Ijuí. I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ijuí: Editora UNJUI, 1997. v. 1. p. 137-137.

  • AMARAL, S. M. . O Teatro do Poder: as elites políticas no RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, S. M. . O teatro do poder: as elites políticas no RS (1930-1947). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, S. M. . A Geometria do poder. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, S. M. . Metodologia da Pesquisa História. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 2010 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . Apresentação - Historia Regional I. IJUÍÍ: UNIJUI, 2009 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . Práticas de Graduação III - Apresentação. Ijuí: UNIJUÍ, 2009 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . Apresentação - Trabalho de Conclusão de Curso. Ijuí: Unijuí, 2009 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . Apresentação - Metodologia da Pesquisa Histórica. Ijuí: Unijuí, 2009 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . Historia Moderna I. Ijuí: UNIJUI, 2008 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . Metodologia da Pesquisa Histórica. IJUÍ: UNIJUI, 2008 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . História Moderna I. Ijuí: UNIJUI, 2007 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. ; ROSA, G. S. . A voz dos afro-descendentes. IJUÍ: UNIJUI, 2007 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . História local: ensino e pesquisa. In. CUNEGATTI, Cláudia M.S. Programa de Formação continua de Professores das escolas estaduais de abrangência da 17ª CRE.. Ijuí: Editora Unijuí, 2006 (Caderno).

  • AMARAL, S. M. . A Internet em Sala de aula: uma experiência. Ijuí: UNIJUI, 2001 (Caderno).

Outras produções

AMARAL, S. M. ; HIGASHI, A. S. . Oficina: identificação do acervo fotográfico do MADP. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMARAL, S. M. ; Amaral, J. P. ; Stefanello, B. ; Legonde, A. S. ; Nascimento, A. G. ; AVILA, A. O. ; KKETZER, C. M. ; DENES, D. P. ; ROSA, Graciele ; MEDEIROS, L. B. ; CORDOVA, T. ; KUSIAK, Vania ; ROSA, E. T. ; FIÚZA, E. F. ; HILDEBRANDT, F. S. ; JACQUES, J. R. ; KRYSZZUN, G. W. . Memória das Urnas. 2008 (Exposição virtural).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A interdisciplinaridade em Humanidades: Ensino Médio, Descrição: A pesquisa examina as praticas de ensino de História no Ensino Médio e as relações estabelecidas com as outras disciplinas que compões as Humanidades. As relações de poder estabelecidas entre as disciplinas Português, Literatura Brasileira, Língua Inglesa, Filosofia e História e que a fragmentação nas praticas escolares são decorrentes de um enclausuramento resultado da especialização. Esta fragmentação esta consolidada no discurso que cada disciplina construiu ao longo do tempo e se consolida nas praticas escolar e também nos documentos oficiais da escola, bem como nos documentos oficiais em âmbito estadual e nacional. Analisar a partir de diferentes autores os conceitos de disciplina, interdisciplinaridade, poder, poder disciplinador, cultura, dissimulação e discurso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria do Amaral - Coordenador / Vera Lucia Trennepohl - Integrante.

  • 2007 - 2007

    A Modernização da Agricultura na Região Noroeste do RS: um olhar da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Maria do Amaral - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências Sociais, Curso de História. , Rua do Comércioo, 3000, São Geraldo, 98700000 - Ijui, RS - Brasil - Caixa-postal: 560, Telefone: (55) 33327100, Ramal: 458, Fax: (55) 33329100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor hora aula, Carga horária: 12

Outras informações:
Praticas Historiográficas Estágio Curricular Supervisionado em História: Ensino Médio

2017 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor hora aula, Carga horária: 8

Outras informações:
Estagio Curricular Supervisionado em História: Educação Basica

2016 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor hora aula

Outras informações:
Historia do Brasil I Estagio Curricular Supervisionado em História II Estagio Curricular Supervisionado em História III Praticas de Ensino Interárea: ensino fundamental

2016 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor hora aula, Carga horária: 12

Outras informações:
Historia do Brasil I Estagio Curricular /supervisionado em Ensino de História II Estagio Curricular Supervisionado em Ensino de História III Praticas de Ensino Interárea :ensino fundamental

2015 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor hora aula

Outras informações:
Estágio Curricular Supervisionado em História II Estagio Curricular Supervisionado em História III Metodologia da Pesquisa Histórica Arquivos Regionais Formação e desenvolvimento da Sociedade Brasileira

2015 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor hora aula

Outras informações:
Formação e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira História Moderna II Estagio Curricular Supervisionado em História II Estagio Curricular Supervisionado em História III

2014 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor hora aula, Carga horária: 8

Outras informações:
Praticas de Graduação II Praticas de Graduação III sMetodologia da Pesquisa Hitórica

1997 - 1997

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: professor efetivo adjunto dr, Enquadramento Funcional: nivel 2 doutor, Carga horária: 32

Atividades

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, 2º suplente.

  • 04/2011

    Direção e administração, Colegiado de Coordenação do Curso de Graduação de História, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Coordenação do Curso de Graduação em História.

  • 03/2015 - 06/2017

    Direção e administração, Nucleo docente Estruturante - NDE do curso de graduação em História, .,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 03/1997 - 01/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia do Brasil I

  • 06/1997 - 07/2015

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, .,Atividade de extensão realizada, Estagio Curricular Supervisionado em História II.

  • 03/2014 - 02/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Humanidades e Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2011 - 06/2011

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Representante do quadro de professores colaboradores no Colegiado Departamental.

  • 04/2007 - 04/2011

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 11/2007 - 11/2007

    Extensão universitária , Conselho Universitário, .,Atividade de extensão realizada, A pesquisa como prática em sala de aula.

  • 09/2007 - 09/2007

    Extensão universitária , Conselho Universitário, .,Atividade de extensão realizada, Como trabalhar com fontes documentais numa pesquisa local.

  • 10/2006 - 07/2007

    Ensino, Pos Graduação Em Ciências, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política e relações de poder: o estudo do local/regional

  • 06/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Oficina pedagógica: Séries iniciais para os professores da rede municipal de Ijuí.

  • 06/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Oficina pedagógica: Séries Iniciais para os professores da Rede Municipal de Ijuí.

  • 05/2006 - 05/2006

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Encontro com professores da rede pública estadual em Santa Rosa e Três de Maio: a pesquisa na sala de aula.

  • 05/2006 - 05/2006

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Oficina pedagógica: imprensa - um lugar de memória.

  • 05/2006 - 05/2006

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Encontro com professores da rede municipal de Ijuí: a copa do mundo em sala de aula.

  • 04/2006 - 04/2006

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Encontro com professores da rede pública municipal e estadual em Ijuí: a copa de mundo.

  • 04/2003 - 12/2003

    Ensino, Pós Graduação Em Humanidades, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História, poder e política

  • 04/2002 - 12/2002

    Ensino, Pós Graduação Em Humanidades, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História, poder e política

1995 - 2005

Escola de Educação Básica Francisco de Assis Fidene

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11

Atividades

  • 08/1995 - 12/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1994 - 1995

Escola Estadual de 1º Grau Chico Mendes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

1991 - 1995

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1991 - 08/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História