NATHÁLIA DA ROCHA RODRIGUES

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com período sanduíche em University of Florida (Food Science and Human Nutrition Department/ Institute of Food and Agricultural Sciences- Gainesville, Flórida, EUA). MBA em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar pela Universidade de Barra Mansa (UBM) e especialista em Ciência de Alimentos (ênfase em Tecnologia de Frutas e Hortaliças) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente atua como Coordenadora do curso de graduação em Nutrição na Universidade Estácio de Sá, nos campi Nova Iguaçu, Norte Shopping e Madureira. Docente das disciplinas Técnica Dietética, Planejamento de unidades de Alimentação e Nutrição, Formação profissional em nutrição, Tecnologia de Alimentos, Bromatologia, Bioquímica Aplicada, Administração de unidades de alimentação. Tem experiência na área de Controle de Qualidade de Alimentos e Alimentação Institucional, tendo atuado como Nutricionista Gerente de unidades produtoras de refeições. Atualmente está envolvida em projetos de pesquisa relacionados à agricultura familiar e alimentos orgânicos, extração de compostos bioativos com resinas macroporosas, efeitos de processamento sobre as propriedades funcionais dos alimentos, determinação de fitoquímicos e pigmentos naturais bioativos, determinação do perfil de açúcares, ácidos graxos e fitosteróis por Cromatografia Gasosa (CG). Possue experiência profissional nas áreas de docência no ensino superior em Análise de Alimentos e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Atualmente atua como docente de cursos de graduação na Universidade Estácio de Sá.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2014 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS A PARTIR DE FOLHAS DE OLERÍCOLAS ORGÂNICAS UTILIZANDO RESINAS MACROPOROSAS DE ADSORÇÃO,
Orientador: em University of Florida ( Liwei Gu)
com Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2012 - 2014

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Caracterização físico-química, propriedades funcionais e análise sensorial de cultivares de batata-doce de polpa alaranjada e roxa orgânicas in natura e processados,Ano de Obtenção: 2014
Maria Ivone Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: orgânicos; alimentos biofortificados; carotenóides; antocianinas; alimentos funcionais.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: antioxidantes. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: orgânicos.

Especialização em Ciência de Alimentos

2014 - 2015

Universidade Federal de Pelotas
Título: Aproveitamento integral de alimentos de origem vegetal: aplicações tecnológicas de subprodutos e suas potencialidades funcionais
Orientador: Rosane Rodrigues

Especialização em MBA em Qualidade e Segurança Alimentar

2010 - 2012

Centro Universitário de Barra Mansa
Título: Propriedades funcionais e aplicações tecnológicas do urucum
Orientador: Mônica Dalmácio

Graduação em NUTRIÇÃO

2007 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Análise da rotulagem nutricional quanto aos teores de sódio de produtos industrializados destinados ao público infantil.
Orientador: Maria Lúcia Teixeira Polônio

Graduação interrompida em 2007 em engenharia quimica

2007 - Interrompido

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2007

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Vinhos e Degustação. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Sommeliers, ABS, Brasil.

2018 - 2018

FABRICAÇÃO DE CERVEJAS ARTESANAIS. (Carga horária: 8h). , BRASSARIA 42, B42, Brasil.

2015 - 2015

Estatística como ferramenta de análise de dados. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2015 - 2015

Escrita de artigos cientificos de alto impacto. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2015 - 2015

End Note. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2014 - 2014

Escrita de artigos científicos de alto impacto. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2014 - 2014

Sistema de Gestão da Segurança Alimentar,ISO 22000. (Carga horária: 16h). , SENAI ALimentos e Bebidas, SENAI, Brasil.

2012 - 2012

Determinação da capacidade antioxidante in vitro:FRAP DPPH ABTS fenóis. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, SBCTA, Brasil.

2012 - 2012

Composição química e atividade biológica de plantas aromáticas e frutos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2011 - 2011

Nutrição & Estética. (Carga horária: 40h). , Associação de Nutrição do estado do Rio de Janeiro, ANERJ, Brasil.

2000 - 2007

INGLÊS avançado. (Carga horária: 160h). , Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Controle de Qualidade de Alimentos\ Segurança Alimentar.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RODRIGUES, N. da R. . 1o Ciclo de Palestras nutrição Estácio Nova Iguaçu. 2019. (Outro).

RODRIGUES, N. da R. . 1a Semana Acadêmica da Nutrição Estácio Nova Iguaçu. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1a Semana Acadêmica da Nutrição Estácio Nova Iguaçu.Palestra: Como elaborar um currículo lattes?. 2019. (Outra).

1a Semana Acadêmica da Nutrição Estácio Nova Iguaçu.Mini Curso: Rotulagem nutricional de alimentos. 2019. (Outra).

1o Ciclo de palestras da Nutrição Estácio Nova Iguaçu.Alimentos orgânicos e alimentos transgênicos. 2019. (Outra).

10 Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.Extração de compostos fenólicos a partir de folhas de olerícolas orgânicas utilizando resinas macroporosas. 2015. (Seminário).

International Congress of Engineering and Food. 2015. (Congresso).

International Congress of Engineering and Food 12. Effect of air-drying temperature on antioxidant capacity and stability of total phenolic compounds of organic purple fleshed sweet potatoes (Ipomoea batatas) leaves. 2015. (Congresso).

XXI Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos da UFRRJ. 2015. (Simpósio).

9 Fórum da Pós Graduação da UFRRJ.Aplicação de microcápsulas de batata-doce biofortificada no desenvolvimento de produtos lácteos orgânicos e funcionais. 2014. (Outra).

XXVIII Prêmio Jovem Cientista.Co-produtos de batata-doce de polpa roxa (Ipomoea batatas L.) e seu potencial de uso na alimentação e como agente para o fortalecimento da segurança alimentar e da agricultura orgânica e familiar. 2014. (Outra).

1 Simpósio Latino Americano sobre UMAMI: estado da arte nos aspectos sensoriais/ sbCTA. 2013. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Composição centesimal e perfil de ácidos graxos de polpa e casca de noni (Morinda citrifolia L.). 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Composição química e índices nutricionais da fração lipídica de sementes de urucum (Bixa orellana). 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Composição Centesimal e Caracterização da atividade antioxidante de frutos e da farinha de pimenta rosa (Schinus therebinthifolius). 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Extração e quantificação do conteúdo de fenólicos e atividade antioxidante de polpa com sementes e casca de noni (Morinda citrifolia L.) utilizando diferentes solventes de extração. 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Efeitos do Processamento sobre os teores de carotenóides e vitamina A de batata-doce de polpa alaranjada orgânica. 2013. (Congresso).

IV Congresso Latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Caracterização físico-química e microbiológica de linguiça frescal de frango adicionada de extrato de urucum. 2013. (Congresso).

IV Seminário Acadêmico de Nutrição Unisuam.Avaliação. 2013. (Outra).

VI Congresso latinoamericano e XII Congresso brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Caracterização físico-química e microbiológica de linguiça frescal de frango adicionada de extrato de urucum. 2013. (Congresso).

VIII Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ.COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE BATATA-DOCE DE POLPA ROXA ORGÂNICA. 2013. (Simpósio).

VII Seminário de Nutrição UNISUAM.Tecnologia dos Alimentos. 2013. (Seminário).

XIX Semana de Engenharia de Alimentos-SEMEALI.COMPOSIÇÃO QUÍMICA E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE FARINHA DE BATATA-DOCE DE POLPA ROXA ORGÂNICA. 2013. (Seminário).

I Fórum da Sociedade Brasileira de`Processamento de Frutas e Hortaliças. 2012. (Congresso).

III SImpósio Internacional de plantas medicinais e nutracêuticos. 2012. (Simpósio).

VII Fórum da Pós Graduação da UFRRJ.Atividade antioxidante e antimicrobiana de extratos de urucum em linguiça suína frescal. 2012. (Outra).

Espaço Pensando em sua Saúde- Os sete pecados capitais do coração.. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Siraj Mohammad

BARBOSA JUNIOR, J. L.RODRIGUES, N. da R.; VICENTE, J.. Separação e purificação de compostos de antocianinas a partir do resíduo da fermentação de casca de uva Alicante bouschet usando resinas macroporosas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Batista da Costa

BARBOSA JUNIOR, J. L.; TEIXEIRA, M.; COSTA, B. S.;RODRIGUES, N. da R.. Adsorção/ dessorção e separação de compostos fenólicos utilizando resinas macroporosas a partir da casca do café. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andressa de Oliveira Silva

RODRIGUES, N. da R.BARBOSA, M.I.M.J.. Diagnóstico e boas práticas de fabricação do processamento de banana passa de agricultores familiares de Mangaratiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Siraj Mohammad

RODRIGUES, N. da R.BARBOSA JUNIOR, J. L.. Obtenção de compostos antioxidantes a partir de bagaço de uva usando resinas macroporosas de adsorção. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Isabel Souza de Oliveira Duarte

RODRIGUES, N. R.. Composição química, propriedades antioxidante e anti-hiperglicêmica de folhas frescas e desidratadas de três acessos de Lippia alba. 2019. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Oliveira Santos

RODRIGUES, N. da R.BARBOSA, M.I.M.J.; MACHADO, M. T. C.. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, FUNCIONAIS, COR E ESTABILIDADE DE ANTOCIANINAS EM SISTEMAS-MODELO DE ISOTÔNICO ADICIONADO DE EXTRATOS PURIFICADOS DE PÓ DE PÉTALAS DE CUNHÃ (Clitoria ternatea L.). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Costa dos Santos de Souza

RODRIGUES, N. da R.; SOUZA, G.; PAIVA, E.. Avaliação da qualidade físico-química de méis vendidos por ambulantes e méis industrualizados comercializados na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Avaliação de TCCs

RODRIGUES, N. da R.. Avaliação de TCCs em forma de banners no VI Seminário Acadêmico de Nutrição da UNISUAM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Thamires Ribeiro

RODRIGUES, N. da R.; NOGUEIRA, R.. Elaboração de hambúrgueres adicionados de flocos de aveia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Avaliação de TCCs

RODRIGUES, N. da R.. Avaliação de TCCs em forma de banners no IV Seminário Acadêmico de Nutrição da UNISUAM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Aline dos Santos

RODRIGUES, N. da R.. Processo de obtenção da goma carragena a partir da Rodophyta Kappaphicus alvareziii.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Augusto Motta.

RODRIGUES, N. da R.; MELO, C.; BATISTA, E.. Seminário sobre Drinks Inovadores em Gastronomia. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, N. da R.. Avaliação da alegação da presença de amarelo tartrazina e crepúsculo nos rótulos de produtos comercializados para o público infantil.. 2015. Centro Universitário Augusto Motta.

RODRIGUES, N. da R.. A influência da nutrição na recuperação de pacientes portadores de insuficiência renal crônica.. 2015. Centro Universitário Augusto Motta.

RODRIGUES, N. da R.. Obesidade infantil como consequência da desnutrição materna na gestação.. 2015. Centro Universitário Augusto Motta.

RODRIGUES, N. da R.. A influência dos suplementos alimentares no estado nutricional do idoso.. 2015. Centro Universitário Augusto Motta.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucília da Glória Afonso Caldas

POLONIO, M.L.T.;CALDAS, L. G. A.; MIRANDA, O. M.. ANÁLISE DE ROTULAGEM NUTRICIONAL QUANTO AOS TEORES DE SÓDIO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO) - UNIRIO- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Luciana Ribeiro Trajano Manhães

MANHÃES, L. R. T.; BARBOSA, M. I. M. J.; PORTE, A.; ROSHENTAL, A.. Extração, purificação e aplicação de composto fenólicos a partir de folhas de olerícolas orgânicas utilizando resinas macroporosas de adsorção. 2018. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Alexandre Porte

BARBOSA, M. I. M. J.; ROSENTHAL, A.; ROJAS, E. E. G.; MANHAES, L. R. T.;PORTE, A.. Extração, purificação e aplicação de compostos fenólicos a partir de folhas de olerícolas orgânicas utilizando resinas macroporosas de adsorção. 2018. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcia Cristina da Silva

Maria Ivone Martins Jacintho;SILVA, M. C.; Calado, V.; Rosental, A.. Extração de compostos fenólicos a partir de folhas de olerícolas orgânicas utilizando resinas macroporosas de adsorção.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Renata Valeriano Tonon

BARBOSA, M.I.M.J.;TONON, R.V.; SALDANHA, T.. Caracterização físico-química e propriedades funcionais de cultivares de batata doce orgânica in natura e processadas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Rosane da Silva Rodrigues

RODRIGUES, Rosane da SilvaMACHADO, Mírian Ribeiro Galvão; VICTORIA, F. N.. Aproveitamento integral de alimentos de origem vegetal: aplicações tecnológicas de subprodutos e suas potencialidades funcionais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência dos Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Tatiana Saldanha

Barbosa, M. I. M. J.; TONON, R.;SALDANHA, T.. Caracterização Físico-Química e Propriedades Funcionais de Cultivares de Batata Orgânica Doce Processadas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Adriano Gomes da Cruz

CRUZ, A. G.; BARBOSA, M. I. J.. Avaliação Antioxidante e antimicrobiana de extratos de Urucum em linguiça frescal de carne de frango. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Stephanie Kelly Sansz

AVALIAÇÃO DA "CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE TRÊS TIPOS DE ARROZES PREPARADOS COM URUCUM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Nathália da Rocha Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucília da Glória Afonso Caldas

ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Lucília da Glória Afonso Caldas;

Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, PROPRIEDADES FUNCIONAIS E ANÁLISE SENSORIAL DE CULTIVARES DE BATATA DOCE ORGÂNICA IN NATURA E PROCESSADOS; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa;

Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa

Extração ?verde? de compostos fenólicos a partir de folhas de olerícolas utilizando resinas macroporosas de adsorção; ; 2018; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa;

Rosane da Silva Rodrigues

Aproveitamento integral de alimentos de origem vegetal: aplicações tecnológicas de subprodutos e suas potencialidades funcionais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência dos Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Rosane da Silva Rodrigues;

Maria Lúcia Teixeira Polônio

Análise da rotulagem nutricional quanto aos teores de sódio de produtos industrializados destinados ao público infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lúcia Teixeira Polônio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 NASCIMENTO, L. C. S. ; RODRIGUES, N. da R. ; ALVES, M. P. C. ; SRUR, A. U. O. S. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Chemical characterization, nutritional aspects and antioxidant capacity of noni (Morinda citrifolia L) produced in northeastern Brazil. INTERNATIONAL FOOD RESEARCH JOURNAL , v. 25, p. 870-875, 2018.

  • 2018 RODRIGUES, N. da R. ; ALVES, M. ; TEIXEIRA, M. ; BARBOSA, M.I.M.J. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. . FUNCTIONAL PROPERTIES AND TECHNOLOGICAL APPLICATIONS OF PHENOLIC COMPOUNDS FROM VEGETABLES LEAVES. Journal of Food and Nutrition Research , v. 1, p. 1, 2018.

  • 2017 ALBUQUERQUE, G. L. ; BATISTA, E. ; RODRIGUES, N. R. ; CARDOSO, F. T. . Avaliação da adequação da rotulagem de fórmulas infantis para lactentes. O Mundo da Saúde (Online) , v. 40, p. 481-489, 2017.

  • 2016 RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M.I.M.J. . Determination of physico-chemical composition, nutritional facts and technological quality of organic orange and purple-fleshed sweet potatoes and its flours. International Food Research Journal , v. 23, p. 2071-2078, 2016.

  • 2015 RODRIGUES, N. R. ; Silva, A. R. ; FACKLAM, R. C. R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE FOLHAS DE BATATA-DOCE DE POLPA ROXA (Ipomoea batatas L.) ORGÂNICA. Higiene Alimentar , v. 29, p. x-xx, 2015.

  • 2015 RODRIGUES, N. R. ; Silva, A. R. ; FACKLAM, R. C. R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M.I.M.J. . DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS DE FOLHAS DE BATATA-DOCE ROXA (Ipomoea batatas L.) ORGÂNICA. Higiene Alimentar , v. 29, p. x-xx-xx, 2015.

  • 2015 WERNECK, J. L. ; RODRIGUES, N. R. ; NASCIMENTO, K. O. . Consumo de ergogênicos nutricionais e farmacológicos por praticantes de atividade física nas academias de Valença/ RJ. Acta Tecnológica , v. 10, p. 58-65, 2015.

  • 2014 BARBOSA, A. F. ; RODRIGUES, N. da R. ; ROMANO, K. R. ; CHAVEZ, D. W. H. ; SALDANHA, T. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DE POLPA E CASCA DE NONI (Morinda citrifolia L.). Magistra , v. 25, p. 1, 2014.

  • 2014 RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA, A. F. ; ROMANO, K. R. ; CHAVEZ, D. W. H. ; SALDANHA, T. . EXTRAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO CONTEÚDO DE FENÓLICOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE POLPA COM SEMENTES E CASCA DE NONI (Morinda citrifolia L.) UTILIZANDO DIFERENTES SOLVENTES DE EXTRAÇÃO. Magistra , v. 25, p. 1, 2014.

  • 2014 RODRIGUES, N. da R. ; MOTA, L. ; SOUZA, W. F. M. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . EFEITOS DO PROCESSAMENTO SOBRE O TEOR DE CAROTENÓIDES E DE VITAMINA A EM BATATAS-DOCE ORGÂNICAS DE POLPA ALARANJADA. Magistra , v. 25, p. 1, 2014.

  • 2014 NASCIMENTO, K. O. ; AUGUSTA, I. M. ; RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Características tecnológicas das farinhas pré-cozidas a partir do processo de extrusão termoplástica. Acta Tecnológica , v. 9, p. 37-47, 2014.

  • 2014 NASCIMENTO, K.O ; AUGUSTA, I. M. ; RODRIGUES, N. R. ; PIRES, T. ; SILVA, E.B. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M.I.M.J. . Alimentos Minimamente Processados: Uma tendência de mercado. Acta Tecnológica , v. 19, p. 48-61, 2014.

  • 2014 LABRE, T. S. ; RODRIGUES, N. R. ; AUGUSTA, I. M. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; SALDANHA, T. . Composição centesimal e caracterização da atividade antioxidante de frutos e da farinha da Schinus Terebinthifolius Raddi (ANCARDIACEAE). Magistra , v. 26, p. 1023-1026, 2014.

  • 2013 NASCIMENTO, K. O. ; SILVA, A. A. ; FERREIRA, M. V. S. ; BATISTA, E. ; AUGUSTA, I. M. ; RODRIGUES, N. da R. ; PIRES, T. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Determinação da atividade antioxidante da romã (Punica granatum L.) pelos métodos de DPPH e FRAP. Higiene Alimentar , v. 27, p. 1499-1502, 2013.

  • 2013 RODRIGUES, N. da R. ; ROMANO, K. R. ; MELO, J. M. M. C. ; TINOCO, L. ; MATHIAS, S. P. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Caracterização físico-química e microbiológica de linguiça frescal de frango adicionada de extrato de urucum. Higiene Alimentar , v. 27, p. 963-967, 2013.

  • RODRIGUES, N. da R. ; Silva, A. R. ; FACKLAM, R. C. R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Determinação da capacidade antioxidante e compostos fenólicos totais de folhas de batata-doce de polpa roxa (Ipomoea batatas)orgânica. In: VIII Congresso latino-americano e XIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2015, Búzios, RJ. Higiene Alimentar, 2015. v. 29.

  • RODRIGUES, N. da R. ; Silva, A. R. ; FACKLAM, R. C. R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Composição centesimal de folhas de batata-doce de polpa roxa (Ipomoea batatas) orgânica. In: VIII Congresso latino-americano e XIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2015, Búzios, RJ. Higiene Alimentar, 2015. v. 29.

  • NASCIMENTO, K. O. ; SILVA, A. A. ; FERREIRA, M. V. S. ; BATISTA, E. ; AUGUSTA, I. M. ; RODRIGUES, N. da R. ; PIRES, T. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Determinação da atividade antioxidante da romã (Punica granatum L.) pelos métodos de DPPH e FRAP. In: VI Congresso latinoamericano e XII Congresso brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado, RS. Higiene Alimentar. Mirandópolis, SP: LFGS Higiene Alimentar, 2013. v. 27. p. 1499-1502.

  • RODRIGUES, N. da R. ; ROMANO, K. R. ; MELO, J. M. M. C. ; MATHIAS, S. P. ; TINOCO, L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Caracterização físico-química e microbiológica de linguiça frescal de frango adicionada de extrato de urucum. In: IV Congresso Latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado. Revista Higiene Aiementar. São Paulo, 2013. v. 27. p. 963-967.

  • BARBOSA, A. F. ; RODRIGUES, N. da R. ; ROMANO, K. R. ; CHAVEZ, D. W. H. ; SALDANHA, T. . Composição centesimal e perfil de ácidos graxos de polpa e casca de noni (Morinda citrifolia L.). In: III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2013, Ilhéus, Bahia. Magistra. Bahia, 2013. v. 25.

  • RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA, A. F. ; ROMANO, K. R. ; CHAVEZ, D. W. H. ; SALDANHA, T. . Extração e quantificação do conteúdo de fenólicos e atividade antioxidante de polpa com sementes e casca de noni (Morinda citrifolia L.) utilizando diferentes solventes de extração. In: III COngresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2013, Ilhéus, Bahia. Magistra. Bahia, 2013. v. 25.

  • LABRE, T. ; RODRIGUES, N. da R. ; AUGUSTA, I. M. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; SALDANHA, T. . Composição centesimal e caracterização da atividade antioxidante e frutos e da farinha de pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi) Ancardiaceae. In: III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2013, Ilhéus, Bahia. Magistra. Bahia, 2013. v. 25.

  • RODRIGUES, N. da R. ; MOTA, L. ; SOUZA, W. F. M. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . Efeitos do processamento sobre o teor de carotenóides e vitamina A de batatas-doce de polpa alaranjada. In: III Congresso de processamento de Frutas e Hortaliças, 2013, Ilhéus, Bahia. Magistra. Bahia, 2013. v. 25.

  • RODRIGUES, N. da R. ; DUTRA, P. ; CARVALHO, S. ; BARBOSA, M. I. M. J. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. . DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, TEOR DE FENÓLICOS TOTAIS E CLOROFILAS DE FOLHAS DE FEIJÕES. In: Seminário em Inovação e Tecnologia na Área de Alimentos, 2016, Rio de Janeiro. PROCESSOS TECNOLÓGICOS E ANALÍTICOS, 2016. v. 1.

  • RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA JUNIOR, J. L. ; BARBOSA, M.I.M.J. . Effects of air-drying temperature on antioxidant capacity and stability of total phenolic compounds in organic purple-fleshed sweet potatoes (Ipomoea batatas) leaves. In: International Congress of Engineering and Food, 2015, Quebec City, Canada. ICEF 2015, 2015.

  • RODRIGUES, N. da R. ; MOTA, L. ; BARBOSA, M. I. M. J. . COMPOSIÇÃO QUÍMICA E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE FARINHA DE BATATA-DOCE DE POLPA ROXA ORGÂNICA. In: XIX Semama de Engenharia de Alimentos- SEMEALI, 2013, Seropédica/ Rj. Anais da XIX Semana de engenharia de alimentos- SEMEALI, 2013.

  • RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA, M. I. M. J. . COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE BATATA-DOCE DE POLPA ROXA ORGÂNICA. In: VIII Fórum da Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013, Seropédica/ RJ. Anais do VIII Fórum da Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013.

  • RODRIGUES, N. da R. ; BARBOSA, M. I. M. J. ; MATHIAS, S. P. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE URUCUM EM LINGUIÇA SUÍNA FRESCAL. In: VIII Fórum da pós-graduação da UFRRJ, 2012, Seropédica/ RJ. Anais do VIII Fórum da pós-graduação da UFRRJ.

  • RODRIGUES, N. da R. . Como elaborar um currículo lattes?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Alimentos orgânicos e alimentos transgênicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Mini Curso: Rotulagem nutricional de alimentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Oficina de Compostos bioativos em alimentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Oficina de Aproveitamento integral de alimentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, E. ; SANTOS, S. ; RODRIGUES, N. da R. . AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE TRÊS TIPOS DE ARROZES PREPARADOS COM URUCUM (BIXA ORELLANA L.). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, N. da R. . Efeitos do processamento sobre as propriedades químicas e estruturais dos alimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Aproveitamento integral de alimentos: potencialidades funcionais e propriedades tecnológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Aproveitamento integral de alimentos de origem vegetal: potencialidades funcionais de subprodutos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Alimentos orgânicos e alimentos transgênicos: narrativas e controvérsias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. da R. . Qualidade em Alimentos Orgânicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. R. ; Polônio . Análise da rotulagem nutricional quanto aos teores de sódio de produtos industrializados destiandos ao público infantil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, N. R. . Análise do teor de acidez de leite humano acondicionado em diferentes temperaturas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RODRIGUES, N. R. . Alimentos Transgênicos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Extração ?verde? de compostos fenólicos a partir de folhas de olerícolas utilizando resinas macroporosas de adsorção., Descrição: Nas últimas décadas, a procura dos consumidores por alimentos com boas características tecnológicas, sensoriais, e com propriedades funcionais tem aumentado, devido à busca pela alimentação saudável. Este comportamento culmina com um maior consumo de alimentos de origem vegetal, e impacta diretamente no rápido desenvolvimento das indústrias de processamento de alimentos, o que consequentemente nos permite observar a formação de resíduos e subprodutos de alimentos, de forma cada vez mais significativa. No entanto, o consumo de alimentos não convencionais e subprodutos tem sido alvo de diversos estudos recentes. As folhas de olerícolas, em particular, são materiais de alto valor nutricional, e muitas delas apresentam determinados nutrientes como fibras e compostos fenólicos e atividade antioxidante mais elevados do que o próprio fruto em si, embora seu uso ainda seja menosprezado, pois na sua maior parte, são descartadas ou destinadas à alimentação animal. A extração de compostos bioativos, tais como os fenólicos, a partir destas fontes ainda é discretamente estudada. Existe uma demanda global pela utilização de técnicas de extração ambientalmente sustentáveis, como as resinas macropososas de adsorção, as quais permitem a separação eficaz e boa recuperação de fitoquímicos de interesse, com a preocupação de ser ambientalmente amigável. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo realizar a extração e purificação de compostos fenólicos de folhas de diferentes olerícolas orgânicas, utilizando resinas macroporosas como uma técnica de ?extração verde?, com vistas para a biofortificação de produtos alimentícios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nathália da Rocha Rodrigues - Integrante / Jose Lucena Barbosa Junior - Integrante / Maria Ivone M. J. Barbosa - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE URUCUM EM LINGUIÇAS FRESCAIS DE CARNE DE FRANGO, Descrição: O urucum (Bixa orellana L.) é um corante natural amplamente utilizado em muitos alimentos processados, sendo uma mistura de alguns carotenóides tais como bixina e norbixina, principalmente. A bixina é um dos mais eficazes sequestradores biológicos de oxigênio molecular singlet. Além disso, é um carotenóide com alta atividade antioxidante, seu sistema de duplo vínculo conjugado age como um excelente captor de radicais livres, sendo também um inibidor eficaz da peroxidação lipídica. Além disso, alguns estudos demonstraram também seu efeito antimicrobiano em alguns alimentos. O menor custo de produção e a baixa toxicidade, torna o urucum um pigmento muito atrativo e conveniente para a indústria de alimentos em substituição aos muitos corantes sintéticos que podem ser mutagênicos ou carcinogênicos. A aplicação dos agentes apropriados que possuem ambas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, podem ser úteis para a manutenção do produto de qualidade, estendendo o tempo de vida útil e prevenindo perdas econômicas. Sendo assim, o presente trabalho busca avaliar a eficácia da utilização de extratos de urucum (Bixa orellana L) como antioxidante e antimicrobiano naturais, como substitutos frente ao uso de antioxidantes sintéticos e nitritos e nitratos (conservadores), corroborando a vantagem da utilização dos aditivos naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nathália da Rocha Rodrigues - Integrante / Simone Pereira Mathias - Integrante / Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    EFEITOS DO PROCESSAMENTO SOBRE A COMPOSIÇÃO QUÍMICA, PROPRIEDADES FUNCIONAIS, PRESENÇA DE FITOQUÍMICOS E PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE CULTIVARES BIOFORTIFICADAS DE BATATA-DOCE ORGÂNICA DE POLPA ALARANJADA E ROXA, Descrição: Os alimentos orgânicos têm ganhado destaque e cada vez mais espaço entre os consumidores, principalmente devido à imagem ?saudável? que apresentam e por serem julgados como alimentos mais saborosos e mais ricos do ponto de vista nutricional. Neste contexto, variedades de batata-doce biofortificada, como as de polpa alaranjada e de polpa roxa, ricas em carotenóides e antocianinas, respectivamente, e consideradas alimentos funcionais, têm despertado interesse da comunidade científica, pois apesar de se tratar de alimentos acessíveis, de baixo custo, boa adaptação e grande aceitabilidade, apresentam composição química e valor nutricional interessantes, além de apresentarem importantes fitoquímicos. No presente estudo são avaliados a composição química de variedades biofortificadas de batata-doce (de polpa roxa e alaranjada), além de suas propriedades funcionais e atividade antioxidante, nas amostras in natura e em farinhas, comparando-as em relação aos efeitos do processamento. Além disso, busca-se o desenvolvimento de produtos, co o objetivo de consolidar ainda mais o desempenho de produtores orgânicos e o estímulo à este mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nathália da Rocha Rodrigues - Integrante / Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Análise da rotulagem nutricional quanto aos teores de sódio de produtos industrializados destinados ao público infantil., Descrição: Analisar produtos indistrializados infantis quanto ao teor de sódio, confrontando-os com a legislação e com as recomendações nutricionais. Verificar a existência de aditivos constituídos de sódio nos produtos analisados. Identificar os efeitos à saúde provocados pelo consumo excessivo de sódio durante a infância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathália da Rocha Rodrigues - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Polônio - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção honrosa pelo trabalho AVALIAÇÃO DA "CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE TRÊS TIPOS DE ARROZES PREPARADOS COM URUCUM (BIXA ORELLANA L.)", NutriNew.

2016

Menção Honrosa pelo trabalho de tese "Extração de compostos fenólicos a partir de folhas de olerícolas orgânicas utilizando resinas macroporosas", no X Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, UFRRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de ensino superior, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Docente nas disciplinas de Bioquímica Aplicada, Formação Profissional em Nutrição, Técnica Dietética, Planejamento de Unidades de Alimentação e Nutrição, Bromatologia

  • 2019 - Atual

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação campus Nova Iguaçu, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenação de curso

  • 2019 - Atual

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação campus Madureira, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Coordenadora do curso de Nutrição do campus Madureira

  • 2019 - Atual

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação campus Norte Shopping, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenadora do curso de Nutrição- campus Norte Shopping

  • 2015 - 2015

    Centro Universitário Augusto Motta

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação como professor auxiliar de pesquisa e extensão, atuando na orientação de experimentos de dissertação de alunos do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Local, e TCCs de alunos do curso de Nutrição; desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão; atuação em Análise de Alimentos, em parceria com os cursos de Nutrição e Gastronomia; responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Alimentos.

  • 2017 - Atual

    Pier- HONDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Controle de Qualidade de Alimentos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação no controle de qualidade e garantia de segurança alimentar das unidades de alimentação coletiva da HONDA. Nutricionista Chefe

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Participação em projetos de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Mestrado e Doutorado CAPES, atuante em atividade concernentes à projetos de pesquisa e estágios em docência

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor na disciplina de Tec de Cereais, Carga horária: 8

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor na disciplina de Bioquímica de Alim, Carga horária: 8

  • 2017 - Atual

    ACADEMIA LIFE FIT

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 10

  • 2016 - Atual

    Nathália Rodrigues Acessoria Nutricional

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Atendimento nutricional

  • 2011 - 2012

    Gastroservice

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Nutricionista Responsável Técnica e Gerente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Nutricionista de produção\ gerente de unidade Atuação como responsável técnica em controle de qualidade de alimentos em todas as etapas do processo produtivo; acompanhamento de todo o processo de confeccção das refeições; atuação em sistema Genial; liderança e treinamento de toda a equipe de colaboradores, elaboração de eventos.

  • 2011 - 2011

    Sadas Alimentações Coletivas-Unidade Pimpinella

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista Responsável Técnica e Gerente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação no gerenciamento da unidade, admissão e treinamento de equipe, controle de qualidade de todo o processo de produção das refeições, elaboração de cardápios e eventos.

  • 2010 - 2010

    ABRIGO TERESA DE JESUS

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estagiária na Área de Nutrição Social- avaliação nutricional das crianças atendidas pelo Abrigo TJ, desenvolvimento de práticas educativas e ações sociais junto à equipe multiprofissional.

  • 2010 - 2010

    GRSA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária em Controle de Qualidade, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação nas etapas do processo produtivo das refeições, atuando no controle de qualidade, aspectos higiênico-sanitários, elaboração de cardápios e treinamento da equipe.

  • 2010 - 2010

    Hospital Universitário Gafrèe e Guinle

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária em Nutrição Clínica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atendimento nutricional em ambulatório e acompanhamento de pacientes pré e pós- cirúrgico nas enfermarias. Acompanhamento do estado nutricional, terapia nutricional.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio e Monitoria em Bromatologia, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Atuação como Monitora de Bromatologia, Análise de Alimentos e Química de Alimentos. Preparação das aulas práticas, realização de análises fisico-químicas, acompanhamento dos alunos e auxílio durante as aulas práticas, realização de projetos de pesquisa na área de Bromatologia.