Tiago Martins de Morais

Doutorando em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e Mestre em Literatura Comparada pelo PPGLET da mesma universidade. Durante o Mestrado, com pesquisa parcialmente financiada pela CAPES, estudei, a partir das Teorias Críticas da Literatura, as relações de porosidade entre o texto literário e o contexto sócio-histórico da pós-modernidade que desponta no chamado ciclo da alegoria de José Saramago, um ciclo de romances nos quais o autor dedica-se a tentar compreender o momento presente e os efeitos do regime capitalista sobre os sujeitos. O foco de minha pesquisa, dentro desse ciclo, foi o romance A Caverna, publicado em 2000. No campo da docência, atuei como professor de Literatura, Produção Textual e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, bem como em uma Plataforma Educacional com Ensino Online de Literatura e também em atividades de Formação Continuada de Professores. Atualmente, junto ao PPGEDU, como bolsista CAPES, trabalho na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo. Desenhando uma confluência literatura-filosofia-educação, investigo de que maneiras a literatura pode ser potência na constituição de subjetividades menos ariscas à diferença. Pesquiso aliado principalmente com Nietzsche, Deleuze, Guattari, Rolnik e Loponte. Sou membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - ARTEVERSA (UFRGS/CNPq). Como escritor, sou autor de A Última Noite do Tempo (2013), vencedor do Concurso de Romances Érico Veríssimo, e de Poema Escuro (2017).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Escrituras para uma guerrilha: literatura [e filosofia] na formação de professores,
Luciana Gruppelli Loponte. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Lógica da Caverna: Um ensaio dialético sobre a pós-modernidade em Saramago,Ano de Obtenção: 2013
Marcia Ivana de Lima e Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: "A Caverna", José Saramago; Pós-Modernismo; Teorias dialéticas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Teorias Dialéticas da Literatura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Graduação em Letras

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Quebrando Muros de Concreto: Uma reflexão sobre literatura e senso comum
Orientador: Antônio Marcos Sanseverino

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Potências para pensar a educação: Poder, aprender, infância. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2019 - 2019

Esquizoanálise e Subjetividade. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Subjetivações, Obras e Redobras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Dostoiévski - Ciclo de Literatura Russa. (Carga horária: 12h). , Palavraria, PALAVRARIA, Brasil.

2009 - 2009

Formação Histórica da Cultura Ocidental - Momentos Decisivos. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, SMC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Ciclo de Filmes: Teatro Anglo-Americano. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2003

Extensão universitária em Oficina de Criação Literária. (Carga horária: 90h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Os retrocessos nas políticas educacionais - Debate com Gaudêncio Frigotto. 2019. (Encontro).

Estudos de Estética e Literatura Contemporânea.Homem Comum - Philip Roth. 2013. (Encontro).

Marx e a Criação Destruidora. 2013. (Congresso).

Marx e a Destruição Criador. 2013. (Congresso).

II Jornada de Estudos Literários UFRGS.Literatura (De Verdade) Na Escola: Uma Proposta de Trabalho com Turmas do 1o Ano do Ensino Médio. 2012. (Seminário).

X Fórum FAPA - Conhecimento em Perspectiva.O Romance como Resposta ao Esvaziamento de Sentido da Sociedade Capistalista. 2011. (Seminário).

I Semana Cultural e Literária do Colégio Estadual Paula Soares. A Literatura Policial como Meio para Formação de Leitores. 2007. (Feira).

Estudos Linguísticos em Textos de Português Antigo. 2006. (Outra).

XVIII Salão de Iniciação Científica. Aspectos Variáveis em Registros Escritos. 2006. (Congresso).

A Aventura e a Ordem: Mestres da Ficção Ocidental do Século XX. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isadora Cabral

GRANDO, D.;MARTINS, T.. Tragédia em Newark: Nemesis, de Roth, e o diálogo com a tragédia grega.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARTINS, T.. Prova de Redação do Processo Seletivo para Juiz Leigo do TJRS. 2013. Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARTINS, T.. Questões Dissertativas do Processo Seletivo para Taquígrafo Forense do TJRS. 2013. Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Luiza Caimi

SILVA, M. I. L. E.;CAIMI, C. L.; SANSEVERINO, A. M. V.; OURIQUE, J. L. P.. A lógica da caverna: um ensaio dialético sobre a pós-modernidade em Saramago. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

João Luis Pereira Ourique

OURIQUE, J. L. P.; SILVA, M.I.L.; SANSEVERINO, A. M. V.; CAIMI, C. L.. A lógica da caverna: um ensaio dialético sobre a pós-modernidade em Saramago. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ANTONIO MARCOS VIEIRA SANSEVERINO

SANSEVERINO, Antonio Marcos Vieira. A lógica da caverna: um ensaio dialético sobre a pós-modernidade em Saramag. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUCIANA GRUPPELLI LOPONTE

Corpos que sentem: potências ético-estéticas da literatura na formação de professores; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

ANTONIO MARCOS VIEIRA SANSEVERINO

Quebrando os muros de concreto: uma reflexão sobre literatura e senso comum; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Antonio Marcos Vieira Sanseverino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 MARTINS, T. . A criação de um olhar ético a partir das imagens da literatura: arte e educação como possibilidades de outras formas de ver. https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/37905 , v. 12, p. 72-86, 2019.

  • 2015 MARTINS, T. . Sábado, de Ian McEwan: Uma crônica sobre a vida e a guerra no início do século XXI. NAU LITERÁRIA , v. 11, p. 145-154, 2015.

  • 2012 MARTINS, T. . Literatura Para Transgredir o Senso Comum. Cadernos do IL (UFRGS) , v. 43, p. 5-20, 2012.

  • 2012 MARTINS, T. . Notas sobre o romance e sobre a teoria do romance: A questão da condição humana em um gênero que ainda vive. RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 04, p. 247-267, 2012.

  • MARTINS, T. ; PANDOLFO, Alexandre Costi. ; ALEXANDRINI, C. . Raízes Inventadas. 1. ed. Porto Alegre: Lápices, 2018. v. 1. 40p .

  • MARTINS, T. . Poema Escuro. 1. ed. Porto Alegre: Selo Lápices, 2017. 91p .

  • MARTINS, T. . A Última Noite do Tempo. 1. ed. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2013. 136p .

  • MARTINS, T. . 'Profecia das Sombras', 'Rose' e 'William'. In: Luiz Antonio de Assis Brasil. (Org.). Oficina 31 - Contos. 31ed.Porto Alegre: Sra Edições, 2003, v. , p. 151-161.

  • MARTINS, T. . Robôs fazedores de provas: Educação e Utilitarismo. Sul 21, Porto Alegre, 05 out. 2015.

  • MARTINS, T. . Literatura para nos tornarmos humanos. Sul 21, 19 out. 2014.

  • MARTINS, T. . Dia do Professor. Sul 21, Porto Alegre, 15 out. 2013.

  • MARTINS, T. . Marxismo Ocidental e Teorias Dialéticas da Literatura. In: V Colóquio Sul de Literatura Comparada, 2012, Porto Alegre. V Colóquio Sul de Literatura Comparada Fazeres Indisciplinados. Porto Alegre: Editora do Instituto de Letras, 2012.

  • MARTINS, T. . Literatura (de verdade) na Escola: Uma Proposta de Trabalho com Turmas de 1o Ano do Ensino Médio. In: Jornada UFRGS de Estudos Literários, 2012, Porto Alegre. Anais II Jornada UFRGS de Estudos Literários. Porto Alegre: Editora do Instituto de Letras, 2012.

  • MARTINS, T. . O Romance como Resposta ao Esvaziamento de Sentido da Sociedade Capistalista. In: X Fórum FAPA - Conhecimento em Perspectiva, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resumos X Fórum FAPA. Porto Alegre: FAPA, 2011. v. I. p. 177-178.

  • MARTINS, T. . O direito à (qual) literatura? Aproximações entre Antonio Candido e Jacques Rancière para atualizar o papel democrático do texto literário na sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, T. . Universos Possíveis: Conversas sobre Ensino I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, T. ; ALEXANDRINI, C. . Formação de Professores e Interdisciplinaridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, T. . O que é ser professor?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, T. . Essas Pessoas Somos Nós: Saramago e o Pós-Modernismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, T. . A Pós-Modernidade em 'A Caverna' de José Saramago. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, T. . Literatura e Materialismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, T. . Literatura (de verdade) na Escola: Uma Proposta de Trabalho com Turmas de 1o Ano do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, T. . O Romance como Resposta ao Esvaziamento de Sentido da Sociedade Capitalista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, T. . A Literatura Policial como Forma de Estímulo à Leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, T. . Mesmo Sendo só um Pedaço de Vida Profunda. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • MARTINS, T. . Um Patinho Feio. Porto Alegre, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MARTINS, T. . Os Trabalhos de Hércules. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . Dinossauros. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . O Escaravelho de Ouro & Outras Histórias. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . A Inocência do Padre Brown. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . A Hora Zero. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . A Dinastia Rothschild. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . China Moderna. Porto Alegre: L&PM, 2011 ((Revisão)).

  • MARTINS, T. . Poirot Perde uma Cliente. Porto Alegre: L&PM, 2010 ((Revisão)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, T. ; ALEXANDRINI, C. . Empoderamento de Professores e Professoras. 2017; Tema: Educação e Formação de Professores. (Blog).

MARTINS, T. . Quem é o autor da sua aula?. 2017. .

MARTINS, T. ; PANDOLFO, Alexandre Costi. ; ALEXANDRINI, C. . A Batalha dos Lápices. 2016. Performance.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Vencedor do Concurso de Romances Erico Verissimo (1o Lugar), UFRGS - Intituto de Letras - Instituto de Artes - Associação Gaúcha de Escritores.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2016

Colégio Pastor Dohms

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 16

2015 - 2018

Me Salva! Plataforma Educacional

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Literatura; Ministrante de cursos de Formação de Professores.

2013 - 2014

Escola de Educação Básica Mãe Admirável

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, LP e Redação, Carga horária: 25

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Esquipe de Correção de Redação CV

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista de Mestrado Capes, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista FAPERGS, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa-Pesquisa

Atividades

  • 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2012

Certo Vestibulares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Produção Textual, Carga horária: 12

2006 - 2010

Pré-Vestibular Popular

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Produção Textual, Carga horária: 4

Outras informações:
Pré-Vestibular ligado a Organização Não-Governamental de Educação Popular. Voltada para públicos de baixa-renda. Outras Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa; Literatura Brasileira

2010 - 2010

Bem Brasil - Escola de Português para Estrangeiros

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 6

Outras informações:
Níveis: Básico I e II; Intermediário I e II;

2010 - 2011

L&PM Editores

Vínculo: Revisor, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 20

2007 - 2010

Editora IOB

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisor, Carga horária: 25