Jane Fischer Barros

Jane Fischer Barros é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2004, concluiu o mestrado em Educação (PPGEDU/UFRGS), intitulado "A Produção de Sentido nas Histórias ... Matemáticas". Em 2010, concluiu o doutorado na mesma área, "Entre-as-Linhas da escola: Possibilidades de Circulação da Palavra". Sua área de interesse é na interface Psicologia, Psicanálise e Educação. Sua área de atuação é na clínica (atendimento individual com orientação analítica), na escola (orientação e psicologia escolar) e na universidade (pesquisa). Atualmente é psicóloga clínica - consultório particular. É professora de graduação do IPA (RS) nos cursos de Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Enfermagem.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Entre-as-linhas da escola: possibilidades de circulação da palavra
Margareth Schaffer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise; experiência; sujeito; circulação da palavra; autoridade.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A produção de sentido nas histórias..matemáticas,Ano de Obtenção: 2004
Margareth Schäffer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: sujeito; sentido; história; Psicanálise; educação; matemática. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise e Educação. Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica

2004 - 2006

Fundação Universitária Mário Martins
Título: Processos de Alienação e Separação na Contemporaneidade

Graduação em Psicologia

1997 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Estágio Docente no Curso de Pedagogia Ppgedu Ufrgs. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Psicologia Clínica Com Ênfase Em Psicanálise. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2001 - 2001

Estágio de Psicologia Clínica na Clínica da Ufrgs. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2001 - 2001

Estágio de Trabalho na Oficina de Geração de Renda. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1998 - 2001

Bolsa de Iniciação Científica Pibic Cnpq. (Carga horária: 2400h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2000 - 2000

Estágio de Escolar Com Ênfase Em Psicopedagogia Cl. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1999 - 1999

Estágio em Psicopatologia na Unidade de Psiquiatri. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARROS, J. F. . Semana Acadêmica da Saúde e Licenciatura. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simposio Internacional "Infancia, Educación, Derechos de niños, niñas y adolescentes. Las prácticas profesionales en los límites de la experiencia y del saber disciplinar II.Sobre o trabalho com adolescentes das margens em um posto de saúde: do imPOSTO ao comPOSTO e A experiência do cinema na adolescência: novas nuances, outros olhares.. 2013. (Simpósio).

9º Colóquio Internacional LEPSI e 4º RUEPSY. O espaço da oficina na escola como um lugar para a invenção de si. 2012. (Congresso).

VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Oficina pedagógica como um espaço para a invenção de si. 2011. (Seminário).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul -ANPED SUL 2010. Histórias de (e com) sujeitos-crianças: modos de circulação da palavra na escola. 2010. (Congresso).

Pré Colóquio do LEPSI IP/FE - USP "A impostura do mestre". 2008. (Seminário).

VII Colóquio Internacional do LEPSI IP/FE - USP e I Congresso da RUEPSY 'Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito'. Infância e subjetivações contemporâneas. 2008. (Congresso).

Investigação em Psicanálise.Investigação em Psicanálise. 2004. (Simpósio).

VI Simpósio de Psicanálise da Infância e Adolescência da SPPA.VI Simpósio de Psicanálise da Infância e adolescência da SPPA. 2004. (Simpósio).

V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).

1ªJornada da Clínica Maud Mannoni: Cenas da infância atual: a família, a escola e a clínica.1ªJornada da Clínica Maud Mannoni: Cenas da infância atual: a família, a escola e a clínica. 2003. (Outra).

XII Encontro Nacional da ABRAPSO. XII Encontro Nacional da Abrapso. 2003. (Congresso).

Colóquio: Adolescência e construção de fronteiras.Colóquio: Adolescência e construção de fronteiras. 2002. (Outra).

53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Reunião Anual da SBPC - apresentação de trabalho. 2001. (Outra).

I Jornada de Psicologia Escolar.Jornada de Psicologia Escolar - apresentação de trabalho. 2000. (Outra).

XII Salão de Iniciação Científica.Salão de Iniciação Científica. 2000. (Outra).

Diagnóstico: Importância e Problemas de uma Hipótese.Ciclo de Debates: Diagnóstico: Importância e problemas de uma hipótese- apresentação de trabalho. 1999. (Outra).

III Jornada do Curso de especialização da Clínica de Atendimento psicológico da UFRGS.III Jornada do curso de Especialização da Clínica de atendimento Psicológico- apresentação de trabalho. 1999. (Outra).

XI Salão de Iniciação Científica.Salão de Iniciação Científica. 1999. (Outra).

XVII Jornada de Estudos: Psicopedagogia "Intervenções possíveis desde a clínica psicopedagógica. XVII Jornada de estudos: Psicopedagogia: Intervenções Possíveis desde a Clínica Psicopedagógica- apresentação de trabalho. 1999. (Congresso).

Capacitação em sexualidade, aids e drogas para trabalhos na comunidade (PISAD).Curso de extensão universitária: Capacitação em sexualidade, aids e drogas para trabalhos na comunidade - PISAD. 1998. (Oficina).

II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento- apresentação de trabalhos. 1998. (Congresso).

Jornada de Psicologia: Globalização e Tecnologia - isso rima com psicologia?.Atividade de extensão Universitária - Jornada de Psicologia: Globalização e Tecnologia: isso rima com Psicologia?- apresentação de trabalho. 1998. (Outra).

X Salão de Iniciação Científica.Salão de Iniciação Científica. 1998. (Outra).

Curso Introdutório de Gestalterapia.Curso Introdutório de Gestalterapia. 1997. (Oficina).

Violência Doméstica: fatores de proteção, intervenção e risco.Curso de Extensão Universitária - Violência Doméstica: fatores de proteção, intervenção e risco. 1997. (Oficina).

XXVII Reunião Anual De Psicologia.Reunião Anual de Psicologia - apresentação de trabalho. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Keli Cristina da Silva Lautert

RATTO, C.;BARROS, J. F.. Relações entre professores e estudantes na educação superior: juventudes e luta por reconhecimento na atualidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Elmer Erico Link

RATTO, C.;BARROS, J. F.. Espelhos da contemporaneidade e o valor do corpo na construção da subjetividade juvenil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Ligia Vieira da Silva Cavalcante

BARROS, J. F.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Keli Cristina da Silva Lautert

Ratto, C;BARROS, J. F.. Relação professor/aluno na educação superior: juventudes, sociabilidade e reconhecimento na atualidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Caroline Passos de Souza

BARROS, J. F.; TROIS, J.. Violência sexual e a vítima: a interpelação da rede social no processo de vitimizaçao. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Beatriz Arenz Vargas

BARROS, J. F.; ZANINI, A.. Bases empíricas, causas e consequências na análise da qualidade de vida de pessoas portadoras de dermatite tópica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Ana Paula Borsatto da Luz

BARROS, J. F.; TROIS, J.. O empobrecimento da experiência subjetiva em tempos de BLACK MIRROR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Juliana Cruz

BARROS, J. F.. O personagem em nós: construções e desconstruções contemporâneas no desenvolvimento psicológico infantil e os contos de fadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Francielle Barboza

BARROS, J. F.. A escrita do luto: uma leutura da obra "O filho eterno" de Cristovão Tezza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Dilanir Machado

BARROS, J. F.; RODRIGUES, a. As possibilidades de vínculo afetivo e a origem do sintoma em um membro da família. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Giselle Miceli

BARROS, J. F.; AÇO, Felipe. "Meu amor tem 4 patas": quando o cuidado se torna um risco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Suélen Soares

BARROS, J. F.; Carla Fabiane. Parto e Desenvolvimento psíquico: implicações para bebês, suas mães e todos nós. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Ana Beatriz Alcântara

BARROS, J. F.. Os benefícios da trapia assistida por animais em crianças com necessidades especiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Tatiane Rosa

BARROS, J. F.. A escuta do silêncio: o silêncio como interrogante da experiência clínica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Natasch Liliath de Campos Mello Fonseca

BARROS, J. F.. A metodologia IRDI e as políticas que impactam no desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Maria Celina Paes Lopes

BARROS, J. F.. O cavalo como função transcicional na equoterapia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Taritza Basler Pereira

BARROS, J. F.. Cardiopatia isquêmica: perspectiva psicossomática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Thais Paim Silva

BARROS, J. F.. Efeitos do trauma e transtorno do estresse pós-traumático em mulheres em situação de violência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Heloísa Baptista

BARROS, J. F.. "Eu era a sua falta": processos de luto em tempos de face. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Maria Rejane Richter

BARROS, J. F.. Transtornos somatoformes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Mauro borghetti

BARROS, J. F.. Implicações das práticas de modificação corporal na constituição subjtiva dos joveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Patricia Fontanela

BARROS, J. F.. Atividade assistida por cães: benefícios na saúde de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Antonio Grazzia junior

BARROS, J. F.. tatuagens: o corpo como suporte de inscrição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Juan Pedro Osório

BARROS, J. F.. A ansiedade e seu papel pré-competitivo em atletas de Karate-do. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Alessandra Boesch

BARROS, J. F.. Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), recuperação através da abordagem cognitivo-comportamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Geisa Felippi

BARROS, J. F.. Transformações dos laços vinculares na família: uma perspectiva psicanalítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Eduardo Villão

BARROS, J. F.. Expressões do vazio na clínica e na cultura contemporâneas - possibilidades de enfrentamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Ierica Muller Schulze

BARROS, J. F.. Amor: compreensão existencialista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Luna B

BARROS, J. F.. A. Jimenez.As abelhas estão desorientadas! Ou seriam as ovelhas? Um ensaio sobre juventudes, cultura e psicanálise contemporâneas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Pamela Nische Alves

BARROS, J. F.. Cultura - um ensaio sobre a (trans)formação dos modos de ver e escutar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Thamires C

BARROS, J. F.. de Almeida.A utilização da internet como estratégia para a promoção do comportamento anoréxico em homens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Clarice S

BARROS, J. F.. carvalho.A reconstrução da realidade através da fantadia: um trabalho com crianças em uma escola pública de porto alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Marianna Vargas

BARROS, J. F.. As patologias do vazio e o indivíduo na contemporaneidade: perspectivas e possibilidades clínicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Adriano Bernig

BARROS, J. F.. Suicídio, cuidado e apoio no atendimento psicológicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Fernanda Molino Da Silva

BARROS, J. F.. Stress e bournout em professores do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul.

Aluno: Thiago da Silva Fão

BARROS, J. F.; BUOGO, M.. As diferentes experiências na construção da identidade profissional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Rede Metodista de Educação do Sul.

BARROS, J. F.. XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRGS. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BARROS, J. F.; WORTMANN, M. L.; HESSEL, R.. XVII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da ULBRA. 2011. Universidade Luterana do Brasil.

BARROS, J. F.; RICKES, S.; SOUSA, E.. XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Margareth Schaffer

SCHAFFER, M.; RICKES, S. M.; POLI, Maria Cristina; GIRARDELLO, Gilka. Entre-as-linhas da escola: possibilidades de circulação da palavra. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Maria Medeiros da Costa

COSTA, A. M. M.; RICKES, Simone; SCHÄFFER, Margareth; MOELLWALD, Francisco Egger. A produção de sentido nas histórias matemáticas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Francisco Egger Moellwald

MOELLWALD, Francisco Egger. A produção de sentido nas histórias matemáticas. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Zanon Moschen

RICKES, S. M.COSTA, Ana Maria Medeiros da; MOELWALD, Francisco. A produção de sentido nas história . matemáticas. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação / UFRGS) - Faculdade de Educação.

Simone Zanon Moschen

RICKES, S. M.; POLI, M. C.; GIRARDELLO, Gilka; SCHAFFER, Margareth. Entre Linhas da escola: possibilidades de circulação da palavra. 2009. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Educação) - UFRGS - Faculdade de Educação.

Simone Zanon Moschen

RICKES, S. M.; POLI, M. C.. Nas entrelinhas da escola: infância e subjetivação contemporâneas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Zanon Moschen

RICKES, S. M.; MOELWALD, Francisco. A produção de sentido nas histórias matemáticas. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação.

Maria Cristina Candal Poli

Schaffer, Margareth;POLI, M.C.; RICKES, Simone; Girardelo, G.E.P.. Entre-as-linhas da escola: possibilidades de circulação da palavra. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Cristina Candal Poli

POLI, M.C.; RICKES, Simone Moschen. Nas entrelinhas da escola: infância e subjetivação contemporâneas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gilka Elvira Ponzi Girardello

SCHAFFER, M.; RICKES, S.; POLI, M.C.;GIRARDELLO, G.. Entre-as-linhas da escola: possibilidades de circulação da palavra. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Margarete inêz Xavier dos Santos

aPRENDIZAGEM COOPERATIVA: UM DESAFIO PARA OS ALUNOS DURANTE OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações das Tecnol; da Inform; e Comunicaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

josé antonio klaes roig

INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ENTRE O PARADOXO TECNOLÓGICO E O EDUCACIONAL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações das Tecnol; da Inform; e Comunicaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Giovana Vargas

REDES DISCURSIVAS E PROJETOS DE APRENDIZAGEM; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações das Tecnol; da Inform; e Comunicaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Sirlei de Fátima Maciel Lopes

O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM EM UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações das Tecnol; da Inform; e Comunicaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

JANAINA SENNA MARTINS

AMBIENTE INFORMATIZADO COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações das Tecnol; da Inform; e Comunicaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

ILANE MARIA PIANEZZOLA CICHELERO

A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO TRABALHO COM PROJETOS NA ESCOLA: ALUNOS MOTIVADOS, PROFESSORES RESISTENTES; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aplicações das Tecnol; da Inform; e Comunicaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Andreza Cunha

Do desamparo a um novo começo: um ensaio sobre ressignificações de falha básica no contexto clínico psicanalítico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Franciele Daminelli Goularte

Violências do cotidiano: o filmar e compartilhar e a banalização do sofrimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Eduardo Pedezert Steiger

A escola e as narrativas da diferença: entre espelhos, identificações e (re)existências LGBT+ diante da opressão de gênero; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Carolina Bica da Silva

Encontro de potências em um mundo singular: a transferência no atendimento clínico do espectro autista; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Rafael Gusmão Alves

A crise na educação no Rio Grande do Sul: a culpa é da escola?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Caroline Cezimbra

Efeitos do uso das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento emocional infantil: Uma compreensão psicanalítica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Letícia Zabadal Nunes

O cinema e as relações amorosas na contemporaneidade: uma compreensão psicanalítica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Michele Liana Fritzen e Silva

Segredos Envolvidos na adção e sua interferência no desenvolvimento da criança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Amanda Simões Machado

OBESIDADE: UM ENTENDIMENTO PSICANALÍTICO A PARTIR DO FILME GORDOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Tassiane Fernandes

Espelho, Espelho meu; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Adriana Araújo

Infância Medicalizada - a construção contemporânea a partir de um olhar patologizante; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Renata Serafini

Umolhar para a evolução do conceito de trauma na teoria psicanalítica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Andressa Esmeraldino

Famílias em vulnerabilidade social e o papel do v[inculo familiar na primeira infância; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Camila Pinto

Os desafios da técnica psicanalítica diante dos atuais modos de sofrimento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Valesca Miotti

A qualidade da interação mãe-bebê para a constituição do sujeito: prevenção de patologias psicossomáticas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Jane Fischer Barros;

Andressa Sedrez

ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA NAS CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Gilson Scolari

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO LUTO NA CLÍNICA INFANTIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Maria Helena Boessio

O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO PROCESSO DE LUTO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Rede Metodista de Educação do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Carla Mallmann

O trabalho do Psicólogo Escolar e suas peculiaridades; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Jane Fischer Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth Schaffer

A produção de sentido nas histórias matemáticas; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Margareth Schaffer;

Margareth Schaffer

Entre-as-linhas da escola: possibilidades de circulação da palavra; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth Schaffer;

Margareth Schaffer

A constituição do sujeito: A demanda escolar sob a perspectiva da clínica; 2001; 90 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth Schaffer;

Margareth Schaffer

A Constituição do sujeito: A demanda esecolar à clínica e a produção da não-aprendizagem; 2000; 80 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margareth Schaffer;

Caroline Cezimbra dos Santos

Efeitos do uso das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento emocional infantil: Uma compreensão psicanalítica; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Metodista; (Orientador);

Rosalia Maria Duarte

2010; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Rosalia Maria Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GURSKI, R. ; BARROS, J. F. ; STRZYKALSKI, S . O enlace entre Psicanálise, Educação, Cinema e a Experiência Adolescente. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 44, p. 1-17, 2019.

  • BARROS, J. F. . Circulação da palavra na escola: possibilidades de emergência do sujeito. POLIS E PSIQUE , v. 6, p. 206-221, 2016.

  • BARROS, J. F. . 'Como tudo começou': sobre a circulação da palavra na cultura. Ciências & Letras (FAPA. Impresso) , v. 1, p. 33-53, 2012.

  • BARROS, J. F. . 'Como tudo começou': sobre a circulação da palavra na cultura. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online) , v. 52, p. 33-53, 2012.

  • BARROS, J. F. . As Horas a partir da dialética do olhar. Educação e Cidadania , v. VI, p. 65-76, 2004.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . Constituição do sujeito: a demanda escolar à clínica e a produção de não aprendizagem. Anais do Seminário de Pesquisa Em Educação da Região Sul, Porto Alegre, v. 1, 2000.

  • BARROS, J. F. ; SILVA, M. L. F. E. . Segredos envolvidos na adoção e sua interferência no desenvolvimento da criança. In: Cleber Ratto; Leandro Feix. (Org.). Psicologias e Práticas Sociais. 1ed.Porto Alegre: Editora Universitária Metodista Ipa, 2017, v. 1, p. 243-271.

  • DUARTE, R. ; BARROS, J. F. ; MIGLIORA, R. . SENTIDOS DA CULTURA DIGITAL PARA A EDUCAÇÃO. In: Helena Amaral da Fontoura. (Org.). Políticas públicas, movimentos sociais: desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas. Rio de Janeiro: ANPED Nacional, 2011, v. Livro3, p. -.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . A demanda escolar à clínica: quando o não-aprender passa a ser o nome (do aluno). In: Cleci Maraschin; Lia Freitas; Diana Carvalho de Carvalho. (Org.). Psicologia e Educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003, v. , p. -.

  • BARROS, J. F. . Oficina pedagógica como um espaço para a invenção de si. In: VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011.

  • BARROS, J. F. . Histórias de (e com) sujeitos-crianças: modos de circulação da palavra na escola. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina-PR. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010.

  • BARROS, J. F. . Sujeito, ato, temporalidade: articulações possíveis entre psicanálise e educação. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. Pesquisa em Educação e Compromisso Social, 2004.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . A dialética das afirmações e das negações. Constitução do sujeito: o acesso ao real nos sujeitos com problemas de aprendizagem.. In: III Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED, 1999, Curitiba. Anais do Seminário ANPED. Curitiba: Imprensa Universitária UFPR, 1999. v. 2. p. 614.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . O problema do não: não-saber, não-aprender, não-conhecer, não; qual é o segredo do não detém?. In: XXII Reunião Anual da Anped, 1999, Caxambu - MG, 1999.

  • BARROS, J. F. ; GURSKI, R. ; SILVA, A. U. . Sobre o trabalho com adolescentes das margens em um posto de saúde: do imPOSTO ao comPOSTO. In: IV SIMPOSIO INTERNACIONAL INFANCIA, EDUCACIÓN, DERECHOS DE NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES. LAS PRÁCTICAS PROFESIONALES EN LOS LÍMITES DE LA EXPERIENCIA Y DEL SABER DISCIPLINAR II, 2013, Mar del Plata. Actas IV SIMPOSIO INTERNACIONAL INFANCIA, EDUCACIÓN, DERECHOS DE NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES. LAS PRÁCTICAS PROFESIONALES EN LOS LÍMITES DE LA EXPERIENCIA Y DEL SABER DISCIPLINAR II. Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2013. p. 36-36.

  • BARROS, J. F. ; GURSKI, R. . A experiência do cinema na adolescência: novas nuances, outros olhares. In: IV SIMPOSIO INTERNACIONAL INFANCIA, EDUCACIÓN, DERECHOS DE NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES. LAS PRÁCTICAS PROFESIONALES EN LOS LÍMITES DE LA EXPERIENCIA Y DEL SABER DISCIPLINAR II, 2013, Mar del Plata. Actas IV SIMPOSIO INTERNACIONAL INFANCIA, EDUCACIÓN, DERECHOS DE NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES. LAS PRÁCTICAS PROFESIONALES EN LOS LÍMITES DE LA EXPERIENCIA Y DEL SABER DISCIPLINAR II. Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2013. p. 107-107.

  • BARROS, J. F. . O espaço da oficina na escola como um lugar para a invenção de si. In: 9º Colóquio Internacional do LEPSI e 4º RUEPSY Retratos do mal-estar contemporâneo na educação, 2012, São Paulo. Retratos do mal-estar contemporâneo na educação, 2012.

  • BARROS, J. F. . Infância e subjetivações contemporâneas. In: VII Colóquio Internacional do LEPSI IP/FE - USP e I Congresso da RUEPSY 'Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito', 2008, São Paulo. Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008. p. 48.

  • BARROS, J. F. . De que sujeito falamos hoje? Uma reflexão a partir da leitura do livro "A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal". In: XVI Jornada Paulo Guedes, 2005, Porto Alegre. Jornada Paulo Guedes, 2005.

  • BARROS, J. F. . Sujeito, ato e temporalidade: articulações possíveis entre a psicanálise e a educação. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. VAnped Sul: Anais 2004: Pesquisa em Educação e Compromisso Social, 2004. v. 1. p. 326-326.

  • BARROS, J. F. . Um olhar pela matemática: a matemática como imagem. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. CD-Rom do XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2003.

  • BARROS, J. F. ; KREISNER, B. . Experiência e Transmissão na Contemporaneidade. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. CD-Rom do XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2003.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . A demanda escolar à clínica: a produção da não-aprendizagem. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador, 2001.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . Aprendizagem e subjetividade na contemporaneidade: os excessos da demanda escolar à clínica.. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador - BA. Anais do Congresso, 2001.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . Psicanálise, subjetividade e enunciação.. In: 24ª Reunião da Anped, 2001, Caxambu - MG. Intelectuais, conhecimento e espaço público. Petrópolis - RJ: Vozes/Anped, 2001. p. 181-181.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . A demanda escolar à clínica: a produção de não-aprendizagem. In: Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre, 2000.

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . Constituição do sujeito: o acesso ao real nos sujeitos com problemas de aprendizagem. In: Salão de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre, 1999.

  • BARROS, J. F. ; HUTZ, C. ; GIACOMONI, C. ; GASPERIN, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . Eventos de vida em crianças de idade escolar.. In: Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre, 1998.

  • BARROS, J. F. ; HUTZ, C. ; GIACOMONI, C. ; GAPERIN, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚLCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . A investigação do conceito de felicidade em crianças de idade escolar.. In: Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre, 1998.

  • BARROS, J. F. ; GIACOMONI, C. ; HUTZ, C. ; GASPERIN, C. ; CESCA, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . O Impacto dos eventos de vida no bem-estar subjetivo infantil.. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado, 1998.

  • BARROS, J. F. ; BRITO, R. ; KREISNER, B. ; OLIVEIRA, E. ; PORCIÚNCULA, L. ; RICHTER, E. ; KOLLER, S. . Tentativa de suicídio entre meninos e meninas em situação de rua em Porto Alegre. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado, 1998.

  • BARROS, J. F. ; BRITO, R. ; KREISNER, B. ; OLIVEIRA, E. ; PORCIÚNCULA, L. ; RICHTER, E. ; KOLLER, S. . Drogas injetáveis e Aids: o que sabem meninos e meninas em situação de rua.. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado, 1998.

  • BARROS, J. F. ; BRITO, R. ; KREISNER, B. ; OLIVEIRA, E. ; RICHTER, E. ; PORCIÚNCULA, L. ; KOLLER, S. . Meninos e Meninas em Situação de Rua: serviços prestados a essa população em Porto Alegre. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado, 1998.

  • BARROS, J. F. ; GIACOMONI, C. ; HUTZ, C. ; GASPERIN, C. ; CESCA, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . Controle percebido como preditos do bem-estar subjetivo infantil. In: XXVII Reunião Anual de Psicologia, 1997, Ribeiraõ Preto, 1997.

  • BARROS, J. F. ; GIACOMONI, C. ; HUTZ, C. ; RÖSSLER, H. ; CESCA, C. ; MARQUES, F. ; GASPERIN, C. ; SCHWERTNER, S. ; PORCIÚNCULA, L. . Adaptação da escala de satisfação de vida de estudantes. In: XXVII Reunião Anual de Psicologia, 1997, Ribeirão Preto, 1997.

  • BARROS, J. F. . Ex/Inclusão social na interface Psicologia eEducação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, J. F. . Do Macro ao Micro: a violência que nos perpassa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, J. F. . Psicanálise e Educação: a pesquisa empírica na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, J. F. ; BLOSS, T. . Submissão: um dos principais mecanismos de defesa da enfermagem?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; GURSKI, R. . A experiência do cinema na adolescência: novas nuances, outros olhares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, J. F. ; GURSKI, R. ; SILVA, A. U. . Sobre o trabalho com adolescentes das margens em um posto de saúde: do imPOSTO ao comPOSTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, J. F. . Transdisciplinaridade no incentivo ao Aleitamento Materno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, J. F. . O espaço da oficina na escola como um lugar para a invenção de si. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, J. F. . Oficina pedagógica como um espaço para a invenção de si. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, J. F. . Histórias de (e com) sujeitos-crianças: modos de circulação da palavra na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, J. F. . Infância e Memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, J. F. . Infâncias e Subjetivações Contemporâneas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, J. F. . A Linguagem na Contemporaneidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . A demanda escolar à clínica: a produção da não-aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . A demanda escolar à clínica: a produção de não-aprendizagem.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; SCHÄFFER, M. . Constituição do sujeito: o acesso ao real nos sujeitos com problemas de aprendizagem.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; GIACOMONI, C. ; HUTZ, C. ; GASPERIN, C. ; CESCA, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . O impacto dos eventos de vida no bem-estar subjetivo infantil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; BRITO, R. ; KREISNER, B. ; OLIVEIRA, E. ; PORCIÚNCULA, L. ; RICHTER, E. ; KOLLER, S. . Tentativa de Suicídio entre meninos e meninas em situação de rua em Porto Alegre. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; HUTZ, C. ; GIACOMONI, C. ; GASPERIN, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . Eventos de vida em crianças de idade escolar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; HUTZ, C. ; GIACOMONI, C. ; GASPERIN, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . A investigação do conceito de felicidade em crianças de idade escolar.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; BRITO, R. ; KREISNER, B. ; RICHTER, E. ; OLIVEIRA, E. ; PORCIÚNCULA, L. ; KOLLER, S. . Drogas injetáveis e Aids: o que sabem meninos e meninas em situação de rua. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; BRITO, R. ; KREISNER, B. ; RICHTER, E. ; OLIVEIRA, E. ; PORCIÚNCULA, L. ; KOLLER, S. . Meninos e Meninas em Situação de Ru: serviços prestados a essa população em Porto Alegre. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; GIACOMONI, C. ; HUTZ, C. ; RÖSSLER, H. ; CESCA, C. ; MARQUES, F. ; GASPERIN, C. ; SCHWERTNER, S. ; PORCIÚNCULA, L. . Adaptação da escala de satisfação de vida de estudantes. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; GIACOMONI, C. ; HUTZ, C. ; GASPERIN, C. ; CESCA, C. ; MARQUES, F. ; RÖSSLER, H. ; PORCIÚNCULA, L. ; SCHWERTNER, S. . Controle Percebido como preditor do bem-estar subjetivo infantil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, J. F. ; ZANINI, A. M. . Psicologia da Adolescência. Canoas: UniLaSalle, 2018 (Apostila para graduação a distância na UniLaSalle).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROS, J. F. . Parecer para revista do Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC/SP. 2016.

BARROS, J. F. . Parecer Ad Hoc da Revista Liberato. 2013.

BARROS, J. F. . Membro da equipe de avaliadores do PNBE - Plano Nacional Biblioteca da Escola. 2013.

BARROS, J. F. . Parecer Ad Hoc da Revista Liberato. 2012.

BARROS, J. F. . Parecerista Ad Hoc Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP. 2011.

BARROS, J. F. . Parecer ad hoc para Revista Psicologia e Sociedade. 2007.

BARROS, J. F. . Ex/Inclusão social na interface Psicologia e Educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARROS, J. F. ; ZANINI, A. M. . Psicologia da adolescência. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático (apostila) para disciplina Psicologia do Adolescente EAD UniLaSalle).

BARROS, J. F. ; ZANINI, A. M. . Sexualidade e constituição da identidade na adolescência: desenvolvimento sexual. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, J. F. ; ZANINI, A. M. . O adolescente em diferentes contextos sociais e culturais: desenvolvimento psicossocial.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

ZANINI, A. M. ; BARROS, J. F. . Fatores de risco para o desenvolvimento na adolescência e estratégias de prevenção.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

ZANINI, A. M. ; BARROS, J. F. . Apresentação da psicologia da adolescência: desenvolvimento biológico e cognitivo.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aula para disciplina Psicologia da Adol).

BARROS, J. F. . Curso de especialização Intervenção Psicanalítica na Clínica com Crianças e Adolescentes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARROS, J. F. . II Mini-Jornada do Seminário de Processos Clínicos I. Adolescência Contemporânea na Clínica e na Cultura. 2013. (Palestra).

BARROS, J. F. . Lacan e a Educação. 2011. (Palestra).

BARROS, J. F. . Lacan, Psicanálise e Educação. 2011. (Palestra).

BARROS, J. F. . Oficinas Pedagógicas como metodologia de pesquisa em educação. 2011. (Palestra).

BARROS, J. F. . "Quem sou eu?". 2011. (Oficina).

BARROS, J. F. . Brincando de Teatro. 2008. (Oficina).

BARROS, J. F. . "Minha História de Vida". 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Cine na Escola: entre as bordas das educação e saúde mental, Descrição: Este projeto está inserido no contexto das investigações sobre adolescência psicanálise, educação e cinema. Neste recorte, especificamente, além de procuramos alargar a compreensão da psicopatologia da adolescência contemporânea, buscamos a construção de dispositivos de intervenção no trabalho com adolescentes através do desdobramento e da articulação de conceitos da Psicanálise com os escritos de Walter Benjamin. Desenvolvido em parceria com a Estratégia de Saúde da Família da Ilha da Pintada (AHMV/RS), o Cine na Escola, como ficou "batizado" o trabalho, propõe sessões de cinema e debates com os adolescentes e jovens, a fim de discutir os possíveis enlaces do cinema com o tema da experiência e com a construção de narrativas por parte deles. Através de filmes que falam da diversidade da vida com seus impasses e possibilidades e que apresentam múltiplos discursos, entendemos que se torna possível provocar a imaginação, o devaneio, as reflexões, entre outros. Pretendemos trabalhar, através das narrativas fílmicas, temas caros aos jovens, utilizando a interessante dimensão que o cinema pode ter enquanto transmissor de experiência, difusor de múltiplas possibilidades narrativas e construtor de utopias. O projeto está inscrito no NEPEIA e NUPPEC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / sIMONE RICKES - Coordenador / Roselene Gurski - Integrante / Alice Umpierre da Silva - Integrante / Mariana Lages - Integrante / Stephanie Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2014

    Experiências de escrita, subjetivação e possibilidades de laços sociais, Descrição: Schopenhaeur (2008), em A arte de escrever, nos coloca a seguinte interrogação: você tem algo a dizer? Como tal interrogação nos situa mais ao lado do objeto do que do sujeito, acrescento outras interrogações: temos, ainda, algo a dizer sobre a experiência da escrita? Qual sujeito da escrita? Qual escrita? Qual escritura? Qual inscrição? Enfim, uma série de interrogações que advém, por um lado, das experiências com escritas de orientandos e, por outro lado, das experiências de escrita dos alunos, tanto na universidade como na escola. Em uma reunião de avaliação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, a constatação recorrente, por parte dos professores era a seguinte: nossos alunos não sabem escrever . Em outros termos, como vão ensinar a escrever quando não sabem escrever? Minhas interrogações continuaram fazendo seqüência: o que significa escrever? O que implica o processo da experiência do escrever? Qual a implicação do sujeito neste processo? O que de próprio do sujeito cabe nesta experiência? Que laços sociais propiciam este processo? Os sujeitos, na experiência da escrita, tem algo a dizer? Com tais interrogações, fui construindo um enodamento entre a experiência da escrita, as estratégias de subjetivação e as possibilidades de laços sociais, de forma a estabelecer uma relação que não tem uma inscrição prévia (Gagnebin) mas, que tem algo a ser dito pelo sujeito . Sabemos, com Blanchot (2001), que a escrita, o escrever, é uma grande responsabilidade. Escrever sobre algumas implicações deste processo também o é, já que o caminho, a travessia, não é linear, opera por desvios, descontinuidades, tal como a própria experiência da escrita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Margareth Schäffer - Coordenador / Elaine Milman - Integrante / Fátima Rodrigues - Integrante / Silvana Zasso - Integrante / Ilvo Port - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - Atual

    GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM), coordenado pela professora Rosália Duarte e vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio, tem como um de seus objetivos estudos sobre a relação de espectadores com produtos audiovisuais, visando contribuir para as discussões sobre esta relação e a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação na escola (NTICs). O grupo vem desenvolvendo pesquisas nessa área desde 2001.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Rosália Duarte - Coordenador / Ilana Santiago - Integrante / Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho - Integrante / Maria Inês de Carvalho Delorme - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 1997 - 2004

    A dialética das afirmações e negações: 7 sub-projetos, Descrição: O programa de pesquisa Subjetividade e Linguagem congregou outro conjunto de sub-projetos, organizados sob o título geral de A Dialética das Afirmações e negações, o qual objetivou, de modo geral, analisar as questões de aprendizagem e " não-aprendizagem" em crianças e adolescentes com ou sem estruturação psicótica. Através de diversos estudos já realizados, tanto em termos teóricos como de investigação empírica, pressupõe-se que o modo como o sujeito opera com as negações que lhe são impostas, desde o início de seu desenvolvimento, determina sua possibilidade de estruturação psíquica, quer em termos de pensamento, quer em termos de linguagem, quer em termos de relações intersubjetivas. Tal pressuposição encontra suas origens tanto na psicanálise como nos estudos de linguagem e de educação. Objetivou-se, assim, nesta pesquisa, investigar como os sujeitos - quer com dificuldades de aprendizagem, quer denominados psicóticos (crianças e/ou adolescentes)- lidam com as negações impostas de fora, tanto em termos de construção do objeto de conhecimento no âmbito escolar, como em termos das negações impostas pela cultura. Tais negações foram analisadas, nas quatro primeira etapas, através do modo como a literatura, a escola e a clínica lidam com as " impossibilidades" dos sujeitos nas suas aprendizagens; nas duas últimas etapas, a análise deu-se via a construção da escrita na escola. O referencial teórico que subsidiou tais investigações apoiou-se, predominantemente, nos estudos da área da educação, da psicanálise e da linguagem. OBS: Participei como Bolsista de Iniciação Científica entre os anos de 1998-2001.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Margareth Schäffer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2008

    Projeto Reciclando Vida na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, Descrição: Este projeto se inspira nas contribuições combinadas das seguintes áreas do conhecimento: educação popular, economia popular e solidária e educação ambiental. As perspectivas relacionais entre elas estão contidas em ações concretas que oportunize. Objetivamente este projeto se propõe a criar alternativas de sustentabilidade da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, de Porto Alegre, promovendo o fortalecimento sócio-econômico de sua atividade - fim: a reciclagem e, oportunizando a elaboração de novas tecnologias de gestão e produção, implementadas de forma orientada e assessoradas por meios que os fortaleçam individualmente (dignidade e profissionalização) e coletiva (laços de cooperação e aumento da capacidade produtiva), proporcionando desta forma uma melhoria significativa na qualidade de vida dos recicladores, gerando benefícios para toda a Sociedade e o Meio Ambiente. O projeto trabalha a partir de uma metodologia de acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas, criação de grupos referenciais e oficinas temáticas nas seguintes áreas: tecnologia e gestão, educação e segurança alimentar e psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Nilton Fischer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto Reciclando Vida na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, Descrição: Este projeto se inspira nas contribuições combinadas das seguintes áreas do conhecimento: educação popular, economia popular e solidária e educação ambiental. As perspectivas relacionais entre elas estão contidas em ações concretas que oportunize. Objetivamente este projeto se propõe a criar alternativas de sustentabilidade da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, de Porto Alegre, promovendo o fortalecimento sócio-econômico de sua atividade - fim: a reciclagem e, oportunizando a elaboração de novas tecnologias de gestão e produção, implementadas de forma orientada e assessoradas por meios que os fortaleçam individualmente (dignidade e profissionalização) e coletiva (laços de cooperação e aumento da capacidade produtiva), proporcionando desta forma uma melhoria significativa na qualidade de vida dos recicladores, gerando benefícios para toda a Sociedade e o Meio Ambiente. O projeto trabalha a partir de uma metodologia de acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas, criação de grupos referenciais e oficinas temáticas nas seguintes áreas: tecnologia e gestão, educação e segurança alimentar e psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Nilton Fischer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto Reciclando Vida na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, Descrição: Este projeto se inspira nas contribuições combinadas das seguintes áreas do conhecimento: educação popular, economia popular e solidária e educação ambiental. As perspectivas relacionais entre elas estão contidas em ações concretas que oportunize. Objetivamente este projeto se propõe a criar alternativas de sustentabilidade da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, de Porto Alegre, promovendo o fortalecimento sócio-econômico de sua atividade - fim: a reciclagem e, oportunizando a elaboração de novas tecnologias de gestão e produção, implementadas de forma orientada e assessoradas por meios que os fortaleçam individualmente (dignidade e profissionalização) e coletiva (laços de cooperação e aumento da capacidade produtiva), proporcionando desta forma uma melhoria significativa na qualidade de vida dos recicladores, gerando benefícios para toda a Sociedade e o Meio Ambiente. O projeto trabalha a partir de uma metodologia de acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas, criação de grupos referenciais e oficinas temáticas nas seguintes áreas: tecnologia e gestão, educação e segurança alimentar e psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Nilton Fischer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto Reciclando Vida na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, Descrição: Este projeto se inspira nas contribuições combinadas das seguintes áreas do conhecimento: educação popular, economia popular e solidária e educação ambiental. As perspectivas relacionais entre elas estão contidas em ações concretas que oportunize. Objetivamente este projeto se propõe a criar alternativas de sustentabilidade da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, de Porto Alegre, promovendo o fortalecimento sócio-econômico de sua atividade - fim: a reciclagem e, oportunizando a elaboração de novas tecnologias de gestão e produção, implementadas de forma orientada e assessoradas por meios que os fortaleçam individualmente (dignidade e profissionalização) e coletiva (laços de cooperação e aumento da capacidade produtiva), proporcionando desta forma uma melhoria significativa na qualidade de vida dos recicladores, gerando benefícios para toda a Sociedade e o Meio Ambiente. O projeto trabalha a partir de uma metodologia de acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas, criação de grupos referenciais e oficinas temáticas nas seguintes áreas: tecnologia e gestão, educação e segurança alimentar e psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Nilton Fischer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto Reciclando Vida na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, Descrição: Este projeto se inspira nas contribuições combinadas das seguintes áreas do conhecimento: educação popular, economia popular e solidária e educação ambiental. As perspectivas relacionais entre elas estão contidas em ações concretas que oportunize. Objetivamente este projeto se propõe a criar alternativas de sustentabilidade da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, de Porto Alegre, promovendo o fortalecimento sócio-econômico de sua atividade - fim: a reciclagem e, oportunizando a elaboração de novas tecnologias de gestão e produção, implementadas de forma orientada e assessoradas por meios que os fortaleçam individualmente (dignidade e profissionalização) e coletiva (laços de cooperação e aumento da capacidade produtiva), proporcionando desta forma uma melhoria significativa na qualidade de vida dos recicladores, gerando benefícios para toda a Sociedade e o Meio Ambiente. O projeto trabalha a partir de uma metodologia de acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas, criação de grupos referenciais e oficinas temáticas nas seguintes áreas: tecnologia e gestão, educação e segurança alimentar e psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Nilton Fischer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Projeto Reciclando Vida na Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, Descrição: Este projeto se inspira nas contribuições combinadas das seguintes áreas do conhecimento: educação popular, economia popular e solidária e educação ambiental. As perspectivas relacionais entre elas estão contidas em ações concretas que oportunize. Objetivamente este projeto se propõe a criar alternativas de sustentabilidade da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta, de Porto Alegre, promovendo o fortalecimento sócio-econômico de sua atividade - fim: a reciclagem e, oportunizando a elaboração de novas tecnologias de gestão e produção, implementadas de forma orientada e assessoradas por meios que os fortaleçam individualmente (dignidade e profissionalização) e coletiva (laços de cooperação e aumento da capacidade produtiva), proporcionando desta forma uma melhoria significativa na qualidade de vida dos recicladores, gerando benefícios para toda a Sociedade e o Meio Ambiente. O projeto trabalha a partir de uma metodologia de acompanhamento sistemático às ações desenvolvidas, criação de grupos referenciais e oficinas temáticas nas seguintes áreas: tecnologia e gestão, educação e segurança alimentar e psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jane Fischer Barros - Integrante / Nilton Fischer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2000

Destaque na sessão de apresentação no XII Salão de Iniciação Científica, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Clínica de Especialistas Associados. , Rua Getúlio Vargas, 949, Menino Deus, 90150-003 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32330610

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Centro Universitário Metodista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora dos cursos de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fonoaudiologia

Atividades

  • 08/2019

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Fonoaudiologia

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Metodista, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora da Semana Acadêmica da Saúde.

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Metodista, .,Cargo ou função, Grupo de Trabalho para planejamento e implantação de ações voltadas ao ENADE - Exame Nacional de desempenho de estudantes.

  • 01/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Psicanalítica I, Psicologia e Educação, Teorias Psicanalíticas

  • 01/2017

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Nutrição

  • 01/2017

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Nutrição

  • 01/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Psicanalítica I, Teorias Psicanalíticas, Psicologia Educacional

  • 01/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Integração I

  • 02/2014

    Direção e administração, Centro Universitário Metodista, .,Cargo ou função, Coordenadora dos Estágios Curriculares do curso de Psicologia.

  • 02/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Psicanalíticas, Psicologia: Ciência e Profissão

  • 02/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico I (supervisão acadêmica), Estágio Básico II (supervisão acadêmica), Estágio Básico V (supervisão acadêmica de psicodiagnóstico), Ética Profissional, Psicologia da Saúde, Psicoterapia Psicanalítica

  • 02/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Saúde

  • 01/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico I (supervisão acadêmica), Estágio Básico III (supervisão acadêmica), Psicologia do Desenvolvimento I, Psicologia Educacional, Psicoterapia Psicanalítica

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Vínculo: Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 03/2011 - 05/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação - licenciaturas Ciências Humanas, Psicologia da Educação

  • 03/2011 - 05/2011

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa - atividades com Oficinas

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público (cont. tempor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora substituta (contrato temporário de um ano, prorrogável por mais um ano). Professora na área de Orientação e Psicologia da Educação no Colégio de Aplicação da UFRGS. Atuação nas Séries Iniciais. Trabalho com os alunos (orientação) Reunião com professores Reunião com os pais

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 8

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor de EAD, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18

Outras informações:
Professora no curso de Especialização em Tecnologias da Comunicação e Informação na Promoção da Aprendizagem.

Atividades

  • 03/2008 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Colégio de Aplicação, Colégio de Aplicação.,Atividade realizada, Supervisão local de Estágio Curricular em Psicologia Escolar (Psicologia/UFRGS).

  • 08/2007 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Aula de Psicologia para as Séries Iniciais (OFICINA)

  • 08/2007 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação, .,Serviço realizado, Atendimento a famílias, grupo de professores, funcionários e alunos.

  • 06/2007 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação, .,Serviço realizado, Orientação Educacional e Psicologia das Séries Iniciais.

  • 06/2006 - 12/2007

    Ensino, Aplicações das Tecnol. da Inform. e Comunicaç, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Integração de mídias (TV, Internet, Rádio) no cotidiano escolar (OFICINA), Aplicações de produtos da mídia e tecnologia digital na prática pedagógica

2004 - Atual

Clinica Especialistas Associados

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica - consultório particular, Carga horária: 10