Fernanda Lia de Paula Ramos

Médica psiquiatra pela UFGRS e ABP, especialista em Dependência Químicas pela UNIFESP e em Psicoterapia de Orientação Analítica pela UFRGS/CELG. Diretora Tesoureira Adjunta da Associação de Psiquiatria do RS (APRS) na gestão de 2016 a 2018. Vice-presidente da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e de outras Drogas (ABEAD) na gestão de 2019-2021. Diretora da Villa Janus. Coordenadora do departamento de Transtornos Aditivos da APRS. Membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina (CREMERS). Trabalha em consultório privado como psiquiatra desde 2009.

Informações coletadas do Lattes em 11/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica

2006 - 2009

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Residência médica em: PsiquiatriaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Perversão: um enfoque no exibicionismo
Orientador: José Carlos Calich

Especialização em Dependência Química

2007 - 2008

Universidade Federal de São Paulo
Título: A ADOLESCÊNCIA, A BEBIDA ALCOÓLICA E O CIGARRO DE TABACO
Orientador: Ana Cecília P Roselli Marques

Especialização em Psiquiatria

2006 - 2008

Associação Brasileira de Psiquiatria
Título: Prova de Título

Graduação em Medicina

2000 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O Paciente Terminal e a Morte
Orientador: Paulo Roberto Zimmermann

Formação complementar

2003 - 2003

Tratamento da Depressão Resistente. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.

2003 - 2003

Esquizofrenia. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Liga do Trauma. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Curso de Eletrocardiograma. (Carga horária: 14h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2002 - 2002

IV Curso de Exames Diagnósticos em Clínica Médica. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Dor. (Carga horária: 6h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2002 - 2002

Estágio de Pediatria. (Carga horária: 153h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2001 - 2002

Extensão universitária em Universidade Solidária. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em A Morte e o Morrer. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em HIV-AIDS Visão Atual. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Violência e Ansiedade na Infância e Adolescência. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Temas de Psiquiatria 2001. (Carga horária: 26h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Oftalmologia na prática Clínica. , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2001 - 2001

Tópicos em Epidemiologia. (Carga horária: 8h). , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.

2001 - 2001

Monitoria de Bioquímica. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Monitoria de Biofísica. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Estágio de Psiquiatria. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Temas de Psiquiatria 2000. (Carga horária: 26h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2000 - 2000

Estágio de Cardiologia. (Carga horária: 176h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.

1991 - 1998

Curso de Inglês. (Carga horária: 750h). , Britannia International English, BIE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Dependência Química.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psicoterapia de Orientação Analítica.

Organização de eventos

RAMOS, F. L. P. . XXV Curso de Inverno de Atuaização em Dependência Química. 2013. (Outro).

RAMOS, F. L. P. . XX Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

Atualização no Tratamento dasDependências Químicas.Atualização no Tratamento da Dependência de Maconha em Adolescentes. 2021. (Seminário).

XV Congresso Gaúcho de Psiquiatria. 2021. (Congresso).

XXVI Congresso ABEAD. Uso de Cetamina no Tratamento de Transtornos Depressivos X Abuso. 2021. (Congresso).

Hot Topics: Internação de crianças e adolescentes dependentes químicos. 2020. (Simpósio).

V Curso Pré Congresso: I CBP Online. Uso de Novas Substâncias Psicoativas e suas Repercussões. 2020. (Congresso).

Quetamina e seus derivados: Existe limite entre o abuso e o suo?.Transtornos por Uso de Quetamina. 2019. (Outra).

XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria. Vínculos e Saúde Mental. 2019. (Congresso).

XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria. Vínculos e Saúde Mental. Catinonas e Canabinóides Sintéticos. 2019. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro da ABEAD. Abordagem para adições no século 21: Tradição, reinvenção e inovação. "Principais Drogas Sintéticas Utilizadas pelos Jovens" na mesa redonda "Drogas nas Baladas". 2019. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro da ABEAD. Abordagem para adições no século 21: Tradição, reinvenção e inovação. 2019. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. A psiquiatria no Mundo Digital. 2019. (Congresso).

XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. A psiquiatria no Mundo Digital. "Narcos, o Narcotráfico e o Consumo de Cocaína" na mesa redonda "Drogas em Série". 2019. (Congresso).

40 Anos da ABEAD. Canabinóides Sintéticos. 2018. (Congresso).

40 Anos da ABEAD. 2018. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. XXX Congresso Latinoamericano de psiquiatria. 2018. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. XXX Congresso Latinoamericano de Psiquiatria. Álcool e comorbidades como Tratar. 2018. (Congresso).

XIII Congresso Gaúcho de Psiquiatria. Coordenadora da conferência: "Adolescência e os transtornos aditivos: prevenção, motivação e tratamento".. 2017. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Legalização da maconha o que nos dizem os dados preliminares. 2017. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2017. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Como tratamos patologia dual. 2017. (Congresso).

Curso de Extensão Uso de Drogas na Adolescência: Avaliação e Intervenção.Uso de Drogas na Adolescência: Avaliação e Intervenção. 2016. (Outra).

I Curso de Atualização em Psicofarmacologia Clínica da APRS.Transtornos relacionados a substâncias. 2016. (Outra).

XIII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental e II Simpósio CCYM.Drogas Sintéticas. 2016. (Simpósio).

XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. A psiquiatria e as ideologias em saúde mental. 2016. (Congresso).

XXXIII Congresso Barsileiro de Psiquiatria. A Psiquiatria no Mundo Contemporâneo. 2015. (Congresso).

10o Cérebro, Comportamento e Emoções. O que esta gurizada está usando na balada: As novas drogas e seu mecanismo de ação. 2014. (Congresso).

V Simpósio Nacional sobre Dependência Química.Coordenadora de mesa redonda: "Apresentação de Serviços". 2013. (Simpósio).

V Simpósio Nacional sobre Dependência Química.Por quê o jovem não deve consumir álcool?. 2013. (Simpósio).

XXII Congresso Brasileiro da ABEAD. Avaliadora dos trabalhos apresentados em formato Poster. 2013. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro da ABEAD. Controvérsias em Dependêcia Química: Ciência e Sociedade Discutem. Caso Clínico 4. 2013. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro da ABEAD. Controvérsias em Dependêcnia Química: Ciênciae Sociedade Discutem. Abordagem do Dependente Químico: da Avaliação ao Encaminhamento.. 2013. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro da ABEAD. Controvérsias em Dependência Química: Ciência e Sociedade DIsuctem. 2013. (Congresso).

XXV Curso de Inverno de Atuaização em Dependência Química.Tratamento Farmacológico. 2013. (Outra).

XXV Curso de Inverno de Atualização em Dependêcnia Química.Avaliação Psiquiátrica. 2013. (Outra).

XV Simpósio Internacional sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas, Encontro Temático KBS em Gênero, Álcool e Violência. 2012. (Simpósio).

XV Simpósio Internacional sobre Tabagismo, Álcool e outras Drogas; Curso: O Tratamento do Usuário de Crack a partir de um Caso Clínico. 2012. (Seminário).

XXX Congresso Brasileiro Psiquiatria. Projeto Diretrizes da ABP, AMB e CFM: capítulo opiáceos e opióides. 2012. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro Psiquiatria. Psiquiatria, ciência e prática médica. 2012. (Congresso).

Curso de Formação de Consultor em Dependência Química.Conceitos e classificação das principais drogas: cocaína e crack. 2011. (Outra).

Curso de Formação de Consultor em Dependência Química.Alcoolismo feminino e no idoso, impacto familiar e cultural. 2011. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro ABEAD "Do Uso à Dependência: A Integração das Políticas Públicas com a Clínica". 2011. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro ABEAD "Do Uso à Dependência: A Integração das Políticas Públicas com a Clínica". Coordenadora da Conferência: A Cascata de Desinibiçãp Comportaental e o uso de Drogas. 2011. (Congresso).

XXIII Curso de Inverno de Atualizações em Dependêcnia Química. 2011. (Outra).

Curso "O Paciente Impossível" da XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica. 2010. (Outra).

III Jornada Acadêmica da Liga de Dependência Química da UFCSPA.Conceitos, diagnóstico e abordagem das dependências químicas. 2010. (Outra).

III Simpósio Nacional sobre Dependêcnia Química de Bento Gonçalves.Coordenadora da mesa: "Como eu trato crack e dependência de cocaína". 2010. (Simpósio).

II Simpósio Nacional sobre Dependêcnia Química de Bento Gonçalves. 2010. (Simpósio).

XXII Curso de Inverno de Atualização em Dependência Química: "Integrando diversas estratégias de tratamento". 2010. (Outra).

XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica. Neurociência e Psicodinâmica: desenvolvimento e integração. 2010. (Outra).

IX Jornada Gaúcha de Psiquiatria. Sofrimento Psíquicoe Doença Mental: Fronteiras da Normalidade. 2009. (Outra).

UDQ 25 anos: A Neuroquímica da Dependência. 2009. (Outra).

XX Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas. 2009. (Congresso).

2o Curso de Atualização em Psiquiatria Infantil. 2008. (Outra).

3o Curso de Atualização em Psiquiatria Clínica. 2008. (Outra).

I Simpósio- "Impulsividade e Drogas". 2008. (Simpósio).

I Simpósio- "Impulsividade e Drogas".Secretária da conferência: "Existe algo em comum nos mecanismos neurofisiológicos das diversas compulsões?". 2008. (Simpósio).

XXIV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica; II Encontro da Associação Brasileira de Trasntorno Bipolar. 2008. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Ciência e Ética em Psiquiatria. 2008. (Congresso).

20o Ciclo de Avnaços em Clínica Psiquiátrica.As Vicissitudes do Terapeuta e o Despacho em Psicoterapia Psicanalítica. 2007. (Outra).

XIX Congresso da ABEAD. 2007. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Psiquitria. A Psiquiatria para a Pessoa: o Acolhimento da Pluralidade. 2007. (Congresso).

X Simpósio Internacional sobre Tratamento do Tabagismo, VI Simpósio Internacional sobre Álcool e outras Drogas, II Simpósio Internacional sobre Jogo Patológico e outros Transtornos do Impulso.A Intervenção Breve X Intervenção Extensiva". 2006. (Simpósio).

XVIII Congresso ABEAD. 2006. (Congresso).

XVIII Congresso ABEAD: Curso Nacional 2-Parte I, II e III. 2006. (Outra).

XXIII Jornada Sul-rio-grandense de Psiquiatria Dinâmica. 2006. (Outra).

XXIII Jornada Sul-rio-grandense de Psiquiatria Dinâmica.Secretária da mesa "Transtorno Bipolar e o abuso de substâncias". 2006. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2006. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Medicina, Humanismo e Neurociências. Síndrome Catatônica na Infância e na Adolescência: Relato de Caso e Revisão da Literatura. 2006. (Congresso).

Curso de atualização: temas de psiquiatria. 2005. (Outra).

Curso de Atualização: temas de psiquiatria. 2005. (Outra).

Curso de atualização: temperamento forte e bipolaridade. 2005. (Outra).

21o Congresso da AMRIGS. 2004. (Congresso).

Simpósio de Demências. 2004. (Simpósio).

XI Jornada de Pneumologia e XI Jornada de Otorrinolaringologia da PUCRS. 2004. (Outra).

XVII Ciclo de Avanços em Clínica Psiquiátrica. 2004. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2004. (Congresso).

IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria. 2003. (Outra).

IV COLT. 2002. (Congresso).

V Jornada de Cardiologia. 2002. (Outra).

XIII Salão de Inicia'.III Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2002. (Outra).

II Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Diagnóstico de alcoolismo: um problema médico persistente. 2001. (Outra).

V Encontro Gaúcho de Imunologia. 2001. (Encontro).

XIV Congresso Barsileiro sobre Alcoolismo, Tabagismo e outras Dependências. 2001. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro sobre Alcoolismo, Tabagismo e outras Dependências. Diagóstico de alcoolismo: um problema médico persistente. 2001. (Congresso).

Aspectos Neuropsicológicos do Envelhecimento. 2000. (Simpósio).

Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita. 2000. (Congresso).

Orientou

Elayne Midori Kawaguchi

O que Fazer pelos seus Pacientes?; 2010; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Lia de Paula Ramos;

Elayne Midori Kawaguchi

Dependência de Drogas Lícitas por Dentistas; 2010; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Lia de Paula Ramos;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, F. L. P. . A Clinical Trial of Adjuvant Allopurinol Therapy for Moderately Refratory Schizophrenia. Journal of Clinical Psychiatry, v. 66, n.2, p. 213-219, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. . Caffeine Modulates P50 Auditory Sensory Gaiting in health Subjects. Eurpean Psychopharmacology, v. 16, p. 204-210, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. . O Paciente Terminal e a Morte. Acta Médica (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 26, p. 537-552, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; COSTA, J. C. ; BECKER, J. ; EHIERS, J. A. C. . Pattern of P50 suppression deficit in patients with epilepsy and individuals with schizophrenia. Clinical Neurophysiology, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; COSTA, J. C. ; BECKER, J. ; EHIERS, J. A. C. . Geradores do P50: Estudo com Pacientes Epilépticos, Submetidos à Amígdala-hipocampectomia. J Epilepsy Clin Neurophysiol, v. 11, n.3, p. 123-126, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. ; BECKER, J. ; COSTA, J. C. ; EHIERS, J. A. C. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. . Clozapine, but not typical antipsychotics, correct P50 suppression deficit in patients with schizophrenia. CLINICAL NEUROPHYSIOLOGY , v. 115, n.2, p. 396-401, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. . La comorbidad de la depresión y otras enfermidades: un antiguo problema sanitario, un nuevo programa de la OMS. Átopos: salud mental, comunidad y cultura , v. 1, n.1, p. 56-60, 2003.

  • RAMOS, F. L. P. ; OGANDO, P. B. ; PRESOTTO, C. ; RAMOS, S. P. . Não Identificação de Alcoolismo em Hospital- Escola: um Problema Médico Persistente.. Revista AMRIGS , Porto Alegre, v. 46, n.1,2, p. 34-37, 2002.

  • RAMOS, F. L. P. ; OGANDO, P. B. ; PRESOTTO, C. ; RAMOS, S. P. . Não-identificação de alcoolismo em hospital-escola: um problema médico persistente. Boletim Eletônico Semanal da ABEAD, Internet, v. 37, 2002.

  • Marques ACPR (Org.) ; RAMOS, F. L. P. (Org.) ; BERTOLOTE, J. M. (Org.) ; RAMOS, S. P. (Org.) . Alcoolismo Hoje. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023. v. 1. 260p .

  • KNIJNIK, D. Z. ; RAMOS, F. L. P. ; Trachtenberg E ; GOSMANN, N. P. . Psicofármacos. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023. v. 1. 1100p .

  • RAMOS, F. L. P. ; Marques ACPR . Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento de Comorbidades Psiquiátricas e Transtornos por Uso de Substâncias. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. v. 1. 269p .

  • Marques ACPR ; RAMOS, F. L. P. . Transtornos de Ansiedade e Transtorno por Uso de Substâncias. Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento de Comorbidades Psiquiátricas e Transtornos por Uso de Substâncias. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. , p. 1-269.

  • RAMOS, F. L. P. ; RAMOS, S. P. . Como nós tratamos pacientes com dependência química?. In: Alessandra Diehl; Daniel Cruz Cordeiro; Ronaldo Laranjeira. (Org.). Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas. 2ed.Porto Alegre: Artmed, 2019, v. 1, p. 2-550.

  • RAMOS, F. L. P. ; RAMOS, S. P. . Intervenção no Uso de Drogas na Adolescência. In: Irani Iracema de Lima Argimon; Allana Almeida Moraes; Carolina Villanova Quiroga; Gabriela Alano Veiga Rodrigues. (Org.). Avaliação e intervenção no ciclo Vital. 1ed.São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2019, v. , p. 263-276.

  • RAMOS, F. L. P. ; RAMOS, S. P. . Tratamento dos Pacientes com Transtorno por Uso de Canabis. In: Analice Gigliotti; Angela Guimarães. (Org.). Adição, Dependência, Compulsão e Impulsividade. 1ed.Rio de Janeiro: Rubio, 2018, v. 1, p. 211-222.

  • RAMOS, F. L. P. ; RAMOS, S. P. . Tratamento do Transtorno por Uso de Cannabis. In: Antonio Egídio Nardi; Antônio Geraldo da Silva; João Luciano de Quevedo. (Org.). PROPSIQ: Programa de Atualização em Psiquiatra. 5ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana Ltda, 2016, v. 4, p. 9-174.

  • RAMOS, F. L. P. ; Andrade TMR . A Banalização do Uso de Maconha em Adolescentes: Diagnóstico e Tratamento. In: Irani Iracema de Lima Argimon; Cristiane Silva; Guilherme Welter Wendt. (Org.). Ciclo Vital: Perspectivas Contemporâneas em Avaliação e Intervenção. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2015, v. , p. 15-338.

  • RAMOS, F. L. P. ; Knijnik D ; Trachtenberg E . Transtorno de Ansiedade Social. In: Aristides Volpato Cordioli; Carolina Benedetto Gallois; Luciano Isolan. (Org.). Psicofármacos. 5ed.Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 28-1005.

  • RAMOS, F. L. P. ; MARCYK, C. F. ; SANTIS, M. F. B. . Psicoterapia de Orientação Psicanalítica de Crianças Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar. In: Maria Regina Frey de Azambuja; Maria Helena Mariante Ferreira. (Org.). Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2011, v. , p. 226-233.

  • RAMOS, F. L. P. ; LUERSEN, G. F. ; RAMOS, S. P. ; CATALDO NETO, A. . Estudantes de Medicina e o Uso de Drogas. In: Alfredo Cataldo Neto; Gabriel José Chittó Gauer: Nina Rosa Furtado. (Org.). Psiquiatria para Estudantes de Medicina. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. 175-178.

  • RAMOS, F. L. P. . Drogas Sintéticas: combate à expansão mundial do consumo mobiliza especialistas. O Londrinense, Londrina, 23 ago. 2023.

  • RAMOS, F. L. P. . Com efeitos devastadores, drogas K avançam. Correio do Povo, Porto Alegre, 17 jul. 2023.

  • RAMOS, F. L. P. . 'Droga do estupro': incolor e sem cheiro, GHB é utilizado para dopar vítimas. ISTOÉ, 20 jun. 2023.

  • RAMOS, F. L. P. ; GHISOLFI, E. S. ; SCHUCH, A. ; COSTA, J. C. ; LARA, D. R. . Alteração do filtro sensorial em pacientes com doença de parkinson. In: 25a Semana Científica do HCPA, 2005, Porto Alegre. 25a Semana Científica do HCPA, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; MARTINS, F. F. ; LUERSEN, G. F. ; STRIMITZER JR, I. M. ; BECKER, J. . Cafeína Modula o Filtro Sensorial P50 em Voluntário Saudáveis. In: XVII Salão de Iniciação Científica-UFRGS, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica-UFRGS, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; BRUNSTEIN, M. G. . Clinical Trial of Alopurinol Adjuvant Therapy for Poorly Responsive Schizophrenia. In: XIII World Congress of Psychiatry, 2005, Cairo. XIII World Congress of Psychiatry, 2005.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; COSTA, J. C. ; BECKER, J. ; EHIERS, J. A. C. . Análise comparativa do potencial evocado P50 de pacientes com epilepsia, com esquizofrenia e voluntários saudáveis. In: V Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2004, Porto Alegre. V Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. ; KRIEGER, C. A. ; SILVA, M. E. ; PACHECO, M. A. ; TRAMONTINI, R. C. . Percepção Subjetiva do Médico Sobre Risco de Suicídio do Paciente. In: V Salão de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. V Salão de Iniciação Científica, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. ; SAUER, F. Z. ; GAUER, G. ; FRANK, M. . Síndrome de Munchausen: um relato de caso. In: 21o Congresso da AMRIGS, 2004, Porto Alegre. 21o Congresso da AMRIGS, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. ; TRAMONTINI, R. C. ; SILVA, M. E. ; PACHECO, M. A. ; KRIEGER, C. A. . Percepção subjetiva do médico sobre risco de suicídio do paciente. In: 21o Congresso da AMRIGS, 2004, Porto Alegre. 21o Congresso da AMRIGS, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; COSTA, J. C. ; BECKER, J. ; EHIERS, J. A. C. . Potencial evocado P50 em pacientes com epilepsia, com esquizofrenia e voluntários saudáveis. In: XXI Congresso Brasileiro de Neurologia, 2004, Brasília. XXI Congresso Brasileiro de Neurologia, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. ; BRUNSTEIN, M. G. ; GHISOLFI, E. S. ; LARA, D. R. . Tratamento Adjuvante com Alopurinol em Pacientes com Resposta Terapêutica Insatisfatória a Antipsicóticos. In: IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria, 2003, Porto Alegre. IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria, 2003. p. 57-58.

  • RAMOS, F. L. P. ; GHISOLFI, E. S. ; LUERSEN, G. F. ; SCHUCH, A. ; MARTINS, F. F. ; STRIMITZER JR, I. M. ; BECKER, J. ; LARA, D. R. . Efeito da Cafeína sobre a Supressão do Potencial Evocado Auditivo P50 em Voluntários Saudáveis. In: IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria, 2003, Porto Alegre. IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria, 2003. p. 59-60.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; BECKER, J. ; GHISOLFI, E. S. ; EHIERS, J. A. C. ; COSTA, J. C. ; LARA, D. R. . Efeito da Clozapina e dos Antipsicóticos Típicos na Supressão do Potencial Evocado P50 em pacientes com esquizofrenia. In: IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria, 2003, Porto Alegre. IX Jornada de Psiquiatria da Região Sul e VI Jornada Gaúcha de Psiquiatria, 2003. p. 62-63.

  • RAMOS, F. L. P. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; BRUNSTEIN, M. G. . Tratamento adjuvante com alopurinol em pacientes com resposta terapêutica insatisfatória a antipsicóticos. In: IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2003, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS -2003. Porto Alegre, 2003.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; MARTINS, F. F. ; LUERSEN, G. F. ; STRIMITZER JR, I. M. . Efeito da cafeína sobre a supressão do potencial evocado auditivo P50 em voluntários saudáveis. In: IV Salão de Iniciação Científica- PUCRS, 2003, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica-PUCRS, 2003.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; GHISOLFI, E. S. ; COSTA, J. C. ; BECKER, J. ; EHIERS, J. A. C. . Efeito da clozapina e dos antipsicóticos típicos na supressão do potencial evocado P50 em pacientes com esquizofrenia. In: IV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica, 2003.

  • RAMOS, F. L. P. ; SCHUCH, A. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; MARTINS, F. F. ; LUERSEN, G. F. ; STRIMITZER JR, I. M. . Efeito da cafeína sobre a supressão do potencial evocado auditivo P50 em voluntários saudáveis. In: 23a Semana Científica do HCPA, 2003, Porto Alegre. 23a Semana Científica do HCPA, 2003.

  • RAMOS, F. L. P. ; OGANDO, P. B. ; PRESOTTO, C. ; RAMOS, S. P. . Diagnóstico de alcoolismo: um problema médico persistente. In: XIII Salão de Iniciação Científica-UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do XIII Salão e X Feira de Iniciação Científica- UFRGS, 2002.

  • RAMOS, F. L. P. ; BECKER, J. ; SCHUCH, A. ; COSTA, J. C. ; LARA, D. R. . Estudo da Supressão do P50 em Pacientes com Esquizofrenia em Uso de Antipsicóticos Típicos e Atípicos. In: III Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. III Salão de Iniciação Científica- 2002, 2002.

  • RAMOS, F. L. P. ; LUERSEN, G. F. ; SCHUCH, A. ; BECKER, J. ; LARA, D. R. . Efeito da Cafeína sobre a Supressão do Potencial Evocado P50 em voluntários Saudáveis. In: III Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2002, Porto Alegre. III Salão de Iniciação Científica- 2002, 2002.

  • RAMOS, F. L. P. ; BRUNSTEIN, M. G. ; GHISOLFI, E. S. ; LARA, D. R. . Tratamento Adjuvante com Alopurinol em Pacientes Esquizofrênicos com Resposta Terapêutica Insatisfatória a Antipsicóticos. In: III Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2002, Porto Alegre. III Salão de Iniciação Científica - 2002, 2002.

  • RAMOS, F. L. P. ; OGANDO, P. B. ; PRESOTTO, C. ; RAMOS, S. P. . Diagnóstico de Alcoolismo: um problema médico persistente. In: XIV Congresso Brasileiro sobre Alcoolismo, Tabagismo e outras Dependências, 2001, Gramado. Programa Oficial de Temas Livres e Pôsteres do XIV Congresso Brasileiro sobre Alcoolismo, Tabagismo e outras dependências., 2001. p. 63-63.

  • RAMOS, F. L. P. ; OGANDO, P. B. ; PRESOTTO, C. ; RAMOS, S. P. . Diagnóstico de alcoolismo: um problema médico persistente. In: II Salão de Iniciação Cientícica- PUCRS, 2001, Porto Alegre. Anais do II Salão de Iniciação Científica-PUCRS, 2001.

  • RAMOS, F. L. P. ; LARA, D. R. ; GHISOLFI, E. S. ; BRUNSTEIN, M. G. . Clinical Trial of Allopurinol Adjuvant Therapy for Poorly Response Schizoprenia. Schizophrenia Research, v. 67, n.supl 1, p. 140-141, 2004.

  • RAMOS, F. L. P. ; LARA, D. R. ; SCHUCH, A. ; GHISOLFI, E. S. ; MARTINS, F. F. ; LUERSEN, G. F. ; STRIMITZER JR, I. M. ; BECKER, J. ; EHIERS, J. A. C. . Caffeine Disrupts P50 Supression in Normal Subjects. Schizophrenia Research, v. 60, n.supl 1, p. 251-251, 2003.

  • RAMOS, F. L. P. . O que você precisa saber e como conversar com seu filho sobre cigarro eletrônico e outras substâncias psicoativas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Nbome: novos alucinógenos potentes. Da farmacologia, métodos analíticos, fatalidades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . MDMA para Clubers, Dancers e para o TEPT. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Psicopatologia do Transtorno por Uso de Substâncias (álcool, cannabis, cocaína). 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . K2,K4 e K9: novos canabinóides sintéticos, seus efeitos e manejo clínico. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Uso de Novas Substâncias Psicoativas e suas Repercussões. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Principais Drogas Sintéticas Utilizadas pelos Jovens nas Baladas2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Club drugs: as novas gerações e as novas substâncias psicoativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Drogas sintéticas: canabinóides e catinonas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Club Drugs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Por que os adolescentes são vulneráveis às drogas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Drogas sintéticas: estimulantes e canabinóides. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Novas Anfetaminas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Tratamento do Adolescente Usuário de Álcool e Drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Comorbidades Psiquiátricas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, F. L. P. . Consumo de álcool por adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, F. L. P. . Projeto Diretrizes ABP, AMB, CFM: opiáceos e opióides. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, F. L. P. . Atualização em Dependência Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHUCKIT, M. A. ; Reus VI ; Messing RO ; Kosten TR ; Mello NK ; Burns DM ; Hoge CW ; RAMOS, F. L. P. . Medicina Interna Harrison. Porto Alegre: AMGH Editora LTDA, 2017. (Tradução/Livro).

  • RAMOS, F. L. P. . Fundamentos de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2014. (Tradução/Livro).

  • RAMOS, F. L. P. . Opiáceos e opióides. São Paulo: AMB, 2012 (Projeto Diretrizes ABP, AMB e CFM).

Outras produções

RAMOS, F. L. P. ; TRAMONTINA, S. ; BERGMANN, D. ; LOVATO, L. ; SABBI, E. . Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERS. 2024.

RAMOS, F. L. P. ; PAIM, L. L. ; JANOVIK, N. . Coordenadora do Departamento de Transtornos Aditivos da APRS. 2024.

RAMOS, F. L. P. ; Araújo RB ; Oppermann C ; Diehl A . Ação Solidária da ABEAD. 2020.

RAMOS, F. L. P. ; STEIN, G. ; UBERTI, F. . Psiquiatria em Foco 019- Drogas K: O que preciso saber?. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, F. L. P. ; BICCA, B. H. M. ; SILVA, C. J. ; RAMOS, S. P. . Uso de Maconha na Adolecência. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, F. L. P. ; MENGUER, R. ; BARUM, G. . Bariatricast: Comida, Álcool e outras adições. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, F. L. P. . Entrevista com a Dra Fernanda de Paula Ramos no SBT Rio Grande. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, F. L. P. ; Marques ACPR ; RAMOS, S. P. . ABP TV: 'Tabagismo é doença?'. 2015.

RAMOS, F. L. P. . Brasil na Madrugada:. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, F. L. P. . Editorial ZH: A Marcha da Desinformação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

RAMOS, F. L. P. . Caderno Vida ZH: Uma Viagem Perigosa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KNIJNIK, D. Z. ; GOSMANN, N. P. ; RAMOS, F. L. P. . Artmed Psi. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo de Psiquiatria).

Knijnik D ; GOSMANN, N. P. ; RAMOS, F. L. P. . Artmed + Psi. 2020. (Aplicativo de Psiquiatria).

RAMOS, F. L. P. ; RAMOS, S. P. ; Marques ACPR ; Zaleski M . Adolescentes com transtorno relacionado a substâncias: prevenir ou intervir, imediatamente?. 2019. .

RAMOS, F. L. P. . A Dependência Química e as relações Familiares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Especialização de Dependência Química da FIDAD/ UFCSPA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Atualização em Dependência Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Atualização em Dependência Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . ABEAD do Futuro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . ABEAD do Futuro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Atualização em Dependência Química. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Especialização em Dependência Química. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Consultor em Dependência Química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Consultor em Dependência Química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Atualização em Dependência Química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Consultor em Dependência Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Consultor em Dependência Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Liga de Dependência Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Consultor em Dependência Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, F. L. P. . Curso de Consultor em Dependência Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2011

Professora Homenageada, FIPAD.

2009

Saúde Mental e Emocional do IV Prêmio Saúde, PUCRS e Universidade Federal de São Paulo.

2003

Prêmio Dr Jacintho Godoy, Clínica São José e Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

2002

Destaque à Pesquisa do III Salão de Iniciação Científica, PUCRS.

2002

Destaque à Pesquisa do III Salão de Iniciação Científica, PUCRS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Consultório Médico Especializado, Consultório médico. , Rua Carvalho Monteiro, 234 sala 706, Petrópolis, 90470100 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 999376002

Experiência profissional

2013 - 2013

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora convidada

Outras informações:
Aula no Curso de Especialização de dependência química

2016 - 2018

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora Tesoureira Adjunta

2015 - 2016

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Vínculo: Coordenadora Departamento, Enquadramento Funcional: Departamento de Dependência Química

2014 - 2015

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Vínculo: Secretária Científica, Enquadramento Funcional: Depratamento de Dependência Química

2012 - 2013

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Vínculo: secretária científica, Enquadramento Funcional: Departamento de Dependência Química

2010 - 2011

centro de estudos da família e do Indivíduo, cefi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora convidada

Outras informações:
Aulas de dependência química em POA e Cuiabá

2014 - 2014

Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos

Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrou curso de Dependência Química e Relações Familiares

2010 - 2010

Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora convidada

Outras informações:
Aulas de dependência Química

2009 - 2012

Hospital Mãe de Deus

Vínculo: Médica Psiquiatra, Enquadramento Funcional: Psiquiatra a Unidade de Dependência Química

2009 - 2009

Hospital Mãe de Deus

Vínculo: Psiquiatra Plantonista, Enquadramento Funcional: Psiquiatra Plantonista da Emergência

2004 - 2004

Hospital Municipal de Pronto Socorro

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio

Atividades

  • 01/2004 - 06/2004

    Estágios .Estágio realizado, cirurgia, clínica, politraumatizados, SAMU, traumatologia.

2003 - 2003

Organização Mundial Da Saúde

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio na OMS, Carga horária: 50

Atividades

  • 01/2003 - 02/2003

    Estágios , Serviço de Saúde Mental e Dependência Química.Estágio realizado, estágio no serviço de psiquiatria.

2012 - 2012

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora convidada

Outras informações:
Professora convidada do curso de especialização de dependência química

2006 - 2009

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: médica residente

Outras informações:
Residência médica de Psiquiatria

2005 - 2005

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio de psiquiatria infantil, Carga horária: 180, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
estágio no serviço de psiquiatria infantil

2003 - 2003

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio de psiquiatria, Carga horária: 50

Outras informações:
estágio no serviço de psiquiatria

2002 - 2002

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio de pediatria, Carga horária: 50

Outras informações:
estágio no serviço de pediatria

Atividades

  • 09/2005 - 09/2005

    Estágios , Serviço de Psiquiatria Infantil.Estágio realizado, psiquiatria infantil.

  • 12/2003 - 12/2003

    Estágios , Serviço de Psiquiatria.Estágio realizado, estágio no serviço de psiquiatria.

  • 01/2002 - 01/2002

    Estágios , Serviço de Pediatria.Estágio realizado, estágio no serviço de pediatria.

2005 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de IC da STANLEY MEDICAL FOUNDATION

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de IC do Cnpq

2002 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: bolsista IC, Enquadramento Funcional: bolsista IC do Cnpq, Carga horária: 20

2003 - 2003

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de bioquímica I, Enquadramento Funcional: monitora de bioquímica I, Carga horária: 4

2003 - 2003

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de psiquiatria II, Enquadramento Funcional: monitora de psiquiatria II, Carga horária: 4

2002 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de bioquímica I, Enquadramento Funcional: monitora de bioquímica I, Carga horária: 4

2002 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de bioquímica II, Enquadramento Funcional: monitora de bioquímica II, Carga horária: 4

2002 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de psiquiatria I, Enquadramento Funcional: monitora de psiquiatria I, Carga horária: 4

2001 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de biofísica I, Enquadramento Funcional: monitora de biofísica I, Carga horária: 4

2001 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de biofísica II, Enquadramento Funcional: monitora de biofísica II, Carga horária: 4

2001 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: monitora de bioquímica II, Enquadramento Funcional: monitora de bioquímica II, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2005 - 11/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Bioquímica.Linhas de pesquisa

  • 03/2004 - 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Bioquímica.Linhas de pesquisa

  • 03/2002 - 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Bioquímica.Linhas de pesquisa

  • 01/2004 - 01/2004

    Estágios , Serviço de Emergência.Estágio realizado, estágio no serviço de emergência.

  • 07/2003 - 07/2003

    Estágios , Seiviço de Medicina Interna.Estágio realizado, estágio no serviço de medicina interna.

  • 12/2001 - 12/2001

    Estágios , Serviço de Psiquiatria.Estágio realizado, estágio no serviço de psiquiatria.

2000 - 2000

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio de cardiologia, Carga horária: 50

Outras informações:
estágio no serviço de cardiologia

Atividades

  • 12/2000 - 12/2000

    Estágios , Serviço de cardiologia.Estágio realizado, estágio no serviço de cardiologia.

2007 - 2012

Bem Estar Mental

Vínculo: Psiquiatra, Enquadramento Funcional: Psiquiatra do Ambulatório

Outras informações:
Ambulatório de Psiquiatria Geral e de Dependência Química

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientação de Seminário

Outras informações:
Orientação de seminário "Dependência de Drogas Lícitas por Dentistas" no Programa de Educação Continuada da Faculdade de Odontologia.

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientadora de Seminário

Outras informações:
Orientadora de seminário "Crack: O que fazer pelos seus pacientes" do Programa de Educação Continuada da Faculdade de Odontologia.