Andreia Piana Titon
Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é psicóloga do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Escolar e Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2014 - 2019
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Psicologia Escolar em contexto de educação profissional, científica e tecnológica: desafios e possibilidades de um trabalho construído em parceria
Andréa Vieira Zanella. Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional; oficinas estéticas; educação profissional e tecnológica; Interdisciplinaridade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Mestrado em Psicologia
2006 - 2008
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações sociais na e com a cidade, Ano de Obtenção: 2008
Andréa Vieira Zanella.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: constituição do sujeito; jovens de baixa renda; cidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
Formação complementar
2017 - 2017
Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2017 - 2017
Oficinas de mapeamento de competências e Trilhas de Aprendizagem. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Bullying. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2015 - 2015
Educação Especial: perspectiva da educação inclusi. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para educadores. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada para Professores do USJ. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Municipal de São José, USJ, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação Básica em Defesa Civil. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação sobre o SIPIA SINASE Web. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, SST, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Atividade judiciária com usuários de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Serviço Socioeducativo (LA e PSC) no SUAS e SINASE. (Carga horária: 20h). , Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, MDS, Brasil.
2011 - 2011
IV Encontro de Formação de Tutores para EaD. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Hibridismos: fotografia e artes visuais. (Carga horária: 30h). , Fundação Catarinense de Cultura - FCC, FCC, Brasil.
2011 - 2011
Inscrição da rede socioassistencial nos conselhos. (Carga horária: 15h). , Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, SST, Brasil.
2011 - 2011
Prática da Psicologia em situações de emergências. (Carga horária: 9h). , Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região, CRP 12, Brasil.
2011 - 2011
Prática da Psicologia em situações de emergências. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região, CRP 12, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Aperfeiçoamento em Políticas Públicas. (Carga horária: 16h). , Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ)/ Ministério Público de SC, CIJ ITINERANTE, Brasil.
2010 - 2010
Semana dos Direitos Humanos da UFSC. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Assistência Social.
Organização de eventos
TITON, A. P. . Seminário Estadual sobre o Serviço de Medida Socioeducativa de LA e de PSC. 2013. (Outro).
TITON, A. P. ; RANK, I. . Seminário Vamos Acabar com o Trabalho Infantil: Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social. 2012. (Outro).
TITON, A. P. . II Congresso Joinvilense de Psicologia. 2009. (Congresso).
ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; TITON, A. P. ; WERNER, F. W. ; URNAU, L. C. ; SANDER, L. ; CABRAL, M. G. ; VITORIO, M. . Membro da Comissão organizadora do Colóquio Memória e Imaginação. 2006. (Outro).
TITON, A. P. . Membro da Comissão Organizadora da Semana da Psicologia - Interfaces entre a Psicologia e outras Áreas do Conhecimento: Diálogos Possíveis. 2003. (Outro).
TITON, A. P. . II Congresso Joinvilense de Psicologia. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
II Congresso Catarinense sobre Autismo. 2017. (Congresso).
Mesa redonda suicídio e violências nas adolescências e juventudes. 2017. (Outra).
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela democratização da educação. Revisão da literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica. 2017. (Congresso).
5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. 2016. (Seminário).
II Seminário de inclusão: em busca da diversidade e inclusão de todos. 2016. (Seminário).
Psicólogas(os) nos Institutos Federais: Tessitura entre as fronteiras e os devires da educação.Oficinas com jovens de uma instituição de ensino profissional e tecnológico: formação ética, estética e política nas relações eu e outro. 2016. (Encontro).
Simpósio brasileiro de psicologia política: psicologia, política e território: resistências e capturas no cotidiano.OFICINAS COM JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO: formação ética, estética e política nas relações eu e outro. 2016. (Simpósio).
A questão do contemporâneo na educação: velhos e novos problemas para pensar a a alteridade. 2015. (Seminário).
Defesa de doutorado em Psicologia de Laura Kemp de Mattos. 2015. (Outra).
Defesa de doutorado em Psicologia de Luana Maribele Wedekin. 2015. (Outra).
I Seminário de Psicologia Educacional do IFSC - A atuação do Psicólogo na Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos traçados, práticas possíveis. 2015. (Seminário).
Palestra: A arte de ler, escrever e pensar na Academia - Jorge Larrosa - Universidade de Barcelo/Espanha. 2015. (Outra).
Palestra: Violencia en el trabalho: implicaciones en el contexto laboral e personal. 2015. (Outra).
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO. Jovens e oficinas estéticas na educação profissional e tecnológica. 2015. (Congresso).
A psicologia escolar/educacional e a escola: possibilidades e desafios da atuação da(o) psi psicóloga(o). 2014. (Outra).
As políticas sociais e a psicologia. 2014. (Outra).
II Seminário de atenção psicossocial - saúde mental e atenção psicossocial em SC: de um avanço da construção de redes de atençãocenário de avanços dos direitos ao. 2014. (Seminário).
II Simpósio sobre álcool e outras drogas. 2014. (Simpósio).
Palestra.Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações na e com a cidade. 2014. (Outra).
Violencia en el trabalho: implicaciones en el contexto laboral e personal. 2014. (Outra).
1º Encontro Nacional entre os Pontos Focais do SIPIA SINASE. 2013. (Encontro).
Conferência de David Harvey: Os limites do capital e o direito à cidade. 2013. (Outra).
Diálogos sobre a atuação de Psicólogas/os no Sistema Prisional e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto - Divulgação dos documentos de Referência do Crepop. 2013. (Outra).
Interfaces e Fissuras do Estado no Sistema de Garantia de Direitos. 2013. (Seminário).
I Seminário Saúde Mental e Atenção Psicossocial.Rede de atenção psicossocial na assistência social e intersetorialidade - CREAS. 2013. (Seminário).
Política Pública de Assistência Social: Direitos Sociais visando o Desenvolvimento Social e Humano no SUAS. 2013. (Oficina).
Seminário Nacional: o papel da educação no sistema socioeducativo. 2013. (Seminário).
Seminário Regional de Medidas Socioeducativas e a Relação SUAS e SINASE.A execução da PSC e LA no Sistema Único de Assistência Social. 2013. (Seminário).
Seminário sobre o Serviço de Proteção Social Especial a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de LA e PSC.Levantamento Estadual sobre as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. 2013. (Seminário).
Seminário Vamos Acabar com o Trabalho Infantil - Trabalho Infantil Doméstico, nem de Brincadeira!. 2013. (Seminário).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Assistência Social e as Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e de Liberdade Assistida (LA) em SC. 2013. (Encontro).
1º Encontro Catarinense de Políticas Públicas Sobre Drogas: Um Desafio Intersetorial Int. 2012. (Encontro).
Encontro de Discussão do Caderno de Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). 2012. (Encontro).
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. 2012. (Encontro).
I Colóquio Regional: a implementação da Lei nº 12.594/12 - SINASE. 2012. (Outra).
Reunião Ampliada e Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS. 2012. (Outra).
Seminário Vamos Acabar com o Trabalho Infantil: Em Defesa a dos Direitos Humanos e da Justiça Social.O Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI na Política de Assistência Social. 2012. (Seminário).
I Congresso Catarinense Psicologia: Ciência e Profissão. A contribuição do EaD na Formação de Professores. 2011. (Congresso).
III Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer/VII Encontro Catarinense da Mulher Mastectomizada. 2011. (Encontro).
Seminário: Adoção um novo nascimento. 2011. (Seminário).
Seminário Erradicação do Trabalho Infantil. 2011. (Seminário).
Seminário Regional de Emergências e Desastres. 2011. (Seminário).
VIII Conferência Estadual de Assistência Social. 2011. (Outra).
Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social. 2010. (Encontro).
I Encontro Estadual de Debate para Definição dos Trabalhadores do SUAS. 2010. (Encontro).
III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. 2010. (Congresso).
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: avanços e desafios. 2010. (Seminário).
Adoção legal: adote esta idéia. 2009. (Outra).
Atuação da psicologia em interface com a justiça. 2009. (Outra).
II Congresso Joinvilense de Psicologia. 2009. (Congresso).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.A (in)visibilidade da violência urbana em Florianópolis/SC em imagens produzidas por jovens de classes populares. 2009. (Encontro).
IX Seminário de Psicologia - ACE.Relato de Experiência: Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações na e com a cidade. 2008. (Seminário).
Seminário Mídia e Direitos Humanos. 2008. (Seminário).
XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO - As práticas da Psicologia Social com(o) movimento de resistência e criação. Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relacões na e com a cidade. 2008. (Congresso).
3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. Juventude e trabalho: relato de uma experiência de estágio em licenciatura. 2006. (Congresso).
Colóquio Memória e Imaginação. 2006. (Outra).
Curso: Questões do corpo na arte e na clínica. 2006. (Outra).
I Congresso sulbrasileiro de saúde mental e do VI Encontro catarinense de saúde mental. Reflexões sobre possibilidades de atuação do psicólogo na atenção básica na saúde e educação. 2006. (Congresso).
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Intervenção Social com Jovens da Região do Maciço do Morro da Cruz ? Florianopolis/SC. 2006. (Congresso).
II Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Possibilidades e limites num projeto social para jovens de periferia da cidade de Florianópolis/SC. 2006. (Simpósio).
Curso Processos Semióticos e Constituição do Sujeito, ministrado pela prof. Tânia C.Clemente de Souza. 2005. (Outra).
I Congresso Latino-Americano da Psicologia -ULAPSI. Olhares e traços em movimento: análise de uma experiência estética em um contexto de formação continuada de professoras(es). 2005. (Congresso).
IV Congreso Internacional Salud Mental Y Derechos Humanos. Constituição do sujeito e educação estética. 2005. (Congresso).
Seminário Questões do Imaginário I. 2005. (Seminário).
V Encontro Catarinense de Saúde Mental.Reflexões sobre possibilidades de atuação do psicólogo na atenção básica na saúde e educação. 2005. (Encontro).
Fórum Catarinense sobre Formação em Psicologia. 2004. (Outra).
Reunião dos Pesquisadores do grupo de Pesquisa/CNPq - Constituição do sujeito e atividade criadora em contextos de ensinar e aprender. 2004. (Outra).
Treinamento em DST, HIV e aids e Direitos Humanos. 2004. (Outra).
V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul.Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). 2004. (Seminário).
X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL.Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia. 2004. (Encontro).
Ciclo de Conferências Vigotski e o pensamento contemporâneo. 2003. (Outra).
Minicurso Conversando sobre Sexualidade. 2003. (Outra).
Palestra intitulada: Atuação do psicólogo no Programa Saúde da Família. 2003. (Outra).
Semana da Psicologia - Interfaces entre a Psicologia e outras áreas do conhecimento: diálogos possíveis. 2003. (Outra).
Curso: Desenvolvimento da identidade profissional do educador, escolarização e psicanálise - desafio para a atualidade. 2002. (Oficina).
I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).
XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Congresso).
XXXII Reunião Anual de Psicologia.Monitora da XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Outra).
Jornadas Psicanalíticas em Florianópolis. 2001. (Outra).
I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX). 2000. (Oficina).
Participação em bancas
TITON, A. P.. Educação na Religiosidade Guarani. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José.
TITON, A. P.. Assistente Social na Instituição de Educação Infantil: uma articuladora entre as profissionais, famílias e comunidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José.
TITON, A. P.. A linguagem dos bebês: gestos, expressões e oralidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José.
TITON, A. P.. Os chamados cantinhos: a organização do espaço na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José.
TITON, A. P.. Educar na primeira infância: um novo olhar para os bebês. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José.
TITON, A. P.. A cura e a fé na perspectiva dos voluntários do Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio ao Paciente com Câncer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José.
TITON, A. P.; CAMPOS, R.; SCHWEDE, G.. Educação e singularidades: sentidos e impactos atribuídos ao programa de educação em tempo integral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Catarinense de Ensino.
SCHWEDE, G.;TITON, A. P.; HINKEL, J.. Criação musical no sistema prisional: reflexões sobre o processo de constituição do sujeito e a educação estética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
PONICK, R.;TITON, A. P.; SCHWEDE, G.. Eu, professor, o que sei sobre Bullying?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
PONICK, R.;TITON, A. P.; TOSTES, A. F.. O olhar do pré-adolescente e do adolescente institucionalizado sobre família, abrigo, adoção e perspectivas de futuro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
SCHWEDE, G.;TITON, A. P.; SCHRUBER JUNIOR, J.; PONICK, R.. Resiliência e processos de criação: diálogos possíveis?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
SCHWEDE, G.;TITON, A. P.; BARBOSA, N. H.; PONICK, R.. Só tem a diferença que eu moro na rua e eles moram numa casa: um olhar para a construção de subjetividades nas ruas da Cidade dos Príncipes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
TITON, A. P.; PONICK, R.; SCHWEDE, G.. da Rosa.Um levantamento das teses e dissertações em orientação profissional no Brasil publicadas no período de 2002 a 2007. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
TITON, A. P.; SCHWEDE, G.; PONICK, R.. Mariot; Denise Herbst; e Sônia R. Curvello.Um levantamento das produções acadêmicas sobre música na área da Psicologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala.
LOPES, A.A.;TITON, A. P.; PONICK, R.. O roqueiro e sua criação artística no Black Metal: a constituição do sujeito e sua relação grupal mediada pela música. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Catarinense de Ensino.
TITON, A. P.; PACHECO, J.; ARMANI, T.M.. Mapeamento e caracterização das instituições que trabalham com dependência química na cidade de Joinville. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Catarinense de Ensino.
TITON, A. P.. Avaliador Ad Hoc de Projetos de Pesquisa Edital 04/2015/PROPPI/IFSC - PIBIC Ensino Médio/CNPq. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.
Orientou
O faz de conta que acontece: brincadeiras de violência/agressividade entre crianças de três a seis anos de idade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
Medidas Socioeducativas: um olhar atento aos adolescentes autores de ato infracional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
Orientador educacional: qual o seu papel na educação?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
Violência urbana e seus reflexos no cotidiano escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
O ensino religioso em escolas confessionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
Ciências da religião e ensino religioso: em busca do conhecimento do fenômeno religioso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
A espiritualidade em um grupo de dependentes químicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Religião) - Centro Universitário Municipal de São José; Orientador: Andreia Piana Titon;
Educação e singularidades: sentidos e impactos atribuídos ao programa de educação em tempo integral; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala; Orientador: Andreia Piana Titon;
Mariot; Denise Herbst; e Sônia R; Curvello; Um levantamento das produções acadêmicas sobre música na área da psicologia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala; Orientador: Andreia Piana Titon;
Aguiar de Oliveira; Leandro P; Oliveira da Rosa; Um levantamento das teses e dissertações em orientação profissional no Brasil publicadas no período de 2002 a 2007; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Guilherme Guimbala; Orientador: Andreia Piana Titon;
Produções bibliográficas
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado. INTERFACES DA EDUCAÇÃO , v. 1, p. 1, 2023.
-
TITON, ANDREIA PIANA ; ZANELLA, ANDREA VIEIRA . Revisão de literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 22, p. 359-368, 2018.
-
FURTADO, J. R. ; LEVITAN, D. ; TITON, A. P. ; CASTILLO, P. F. V. ; ZANELLA, A.V. . Teatro sem vergonha: jovens, oficinas estéticas e mudanças na imagem de si mesmo. Psicologia: Ciência e Profissão (Online) , v. 1, p. 66-79, 2011.
-
MAHEIRIE, K. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; TITON, A. P. ; WERNER, F. W. ; CABRAL, M. G. ; URNAU, L. C. . Processo de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações. Revista do Departamento de Psicologia da UFF (Impresso) , v. 19, p. 145-154, 2007.
-
ZANELLA, A.V. ; REIS ; TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; DASSOLER, T. . Questões de método em textos de Vygotski: contribuições à pesquisa em psicologia. Psicologia e Sociedade (Impresso) , v. 19, p. 25-33, 2007.
-
TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. . Jovem, escola e práticas psi: uma intervenção e algumas de suas ressonâncias. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 1, p. 1-14, 2006.
-
ZANELLA, A.V. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. ; URNAU, L. C. ; TITON, A. P. ; WERNER, F. W. ; SANDER, L. . Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as). Cadernos de Psicopedagogia (UNISA) , v. 6, p. 00-06, 2006.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da produção científica sobre criatividade em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Psicologia. Psicologia em Estudo , Maringá, v. 10, n.2, p. 305-316, 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Encontros e tessituras possibilitados por uma pesquisa-intervenção em um campus do Instituto Federal de Santa Catarina. In: Fauston Negreiros; Marilene Proença Rebello de Souza. (Org.). Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 7, p. 150-166.
-
TITON, A. P. ; CUNHA, M. P. . Small World: tragédias em trânsito. In: Andrea Vieira Zanella; Luanda Wedekin. (Org.). Visita à Bienal: diálogos Bakhti(Vigotski)anos. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 91-104.
-
TITON, A. P. . A cidade e suas configurações: trajetórias e sentidos de jovens de classes populares na/com a cidade de Florianópolis/SC. In: Andréa Vieira Zanella; Kátia Meheirie. (Org.). Diálogos em Psicologia Social e Arte. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2010, v. , p. 69-86.
-
ZANELLA, A.V. ; TITON, A. P. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; URNAU, L. C. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Olhares e traços em movimento: análise de uma experiência estética em um contexto de formação continuada de professoras(es) (NO PRELO). In: Andréa Vieira Zanella; Fabíola Cirimbelli Búrigo; Kátia Maheirie; Sílvia Zanatta da Ros. (Org.). Educação Estética e Constituição do Sujeito: reflexões em curso (NO PRELO). Florianópolis/SC: NUP/CED/UFSC, 2007, v. 12, p. 137-144.
-
ROS, S. Z. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; TITON, A. P. ; WERNER, F. W. ; URNAU, L. C. ; VITORIO, M. ; SANDER, L. . O desenho de uma proposta de formação continuada de professores com oficinas estéticas. In: Sílvia Zanatta Da Ros; Andréa Vieira Zanella; Kátia Maheirie. (Org.). Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e/em experiência. Florianópolis: Editora da UFSC: NUP/CED/UFSC, 2006, v. , p. 239-245.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . A (in)visibilidade da violência urbana em imagens da(s) cidade(s) de Florianópolis/SC. In: I Seminário VIOLAR - problematizando as juventudes na contemporaneidade, 2010, Campinas/SC. Anais do I Seminário VIOLAR - problematizando as juventudes na contemporaneidade, 2010. p. 31-60.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . A (in)visibilidade da violência urbana em imagens da(s) cidade(s) de Florianópolis. In: CORPOCIDADE - Debates em Estética Urbana 1, 2008, Salvador. CORPOCIDADE - Debates em Estética Urbana 1, 2008.
-
TITON, A. P. . Juventude e Trabalho: relato de uma experiência de estágio em licenciatura. In: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2006, Florianópolis. Publicado em CD-ROM, 2006.
-
ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; TITON, A. P. ; WERNER, F. W. ; URNAU, L. C. ; SOARES, L. S. ; CABRAL, M. G. . Oficinas estéticas como ferramentas para a formação continuada de educadores. In: I Congresso Latino Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. Anais online do I Congresso Latino Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). In: V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004.
-
TITON, A. P. ; SILVA, L. ; MILLAS, M. L. N. ; PEIXE, R. I. P. ; LOSS, I. S. ; SOARES, V. M. . Oficinas temáticas, mediadas por linguagens artísticas, com adolescentes da rede de ensino de Itajaí e do curso Integrado em Mecânica do IFSC/Itajaí. In: SEPEI 2016, 2016, Criciúma/SC. Anais SEPEI 2016, 2016.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações na e com a cidade. In: XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO - As práticas da Psicologia Social com(o) movimento de resistência e criação, 2008, Chapecó. XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO, 2008.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Revisão da literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Oficinas estéticas com jovens em uma instituição de educação profissional e tecnológica. In: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Oficinas com jovens de uma instituição de ensino profissional e tecnológico: formação ética, estética e política nas relações eu e outro. In: Simpósio brasileiro de psicologia política: psicologia, política e território: resistências e capturas no cotidiano, 2016, Natal/RN. Anais do IX simpósio brasileiro de psicologia política: psicologia, política e território, 2016.
-
TITON, A. P. . Assistência Social e as Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e de Liberdade Assistida (LA) em SC. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro, 2013.
-
SILVEIRA, N. L. D. ; TITON, A. P. ; MARCOS, C. ; OLIVEIRA, L. B. D. . A contribuição do EaD na Formação de Professores. In: I Congresso Catarinense Psicologia: Ciência e Profissão, 2011, Florianópolis. Anais I Congresso Catarinense Psicologia: Ciência e Profissão, 2011.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . A (in)visibilidade da violência urbana em Florianópolis/SC em imagens produzidas por jovens de classes populares. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió/Al. Anais, 2009.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . A cidade e suas contradições - trajetórias e sentidos produzidos por jovens de classes populares na/com a cidade de Florianópolis. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió/Al. Anais, 2009.
-
TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. . Jovens em um contexto de escolarização formal: uma intervenção e em psicologia escolar. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. online, 2006.
-
TITON, A. P. ; MOSQUETA, A.P. ; ZANELLA, A.V. . Intervenção social com jovens de comunidades do Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis/SC. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. online, 2006.
-
ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; SANDER, L. ; WERNER, F. W. . Imaginar e criar em contextos de ensinar e aprender: rupturas (im)possíveis. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. online, 2006.
-
TITON, A. P. ; Barreto, M. ; ZURBA, M.C. . Reflexões sobre possibilidades de atuação do psicólogo na atenção básica na saúde e educação. In: I Congresso sulbrasileiro de saúde mental e do VI Encontro catarinense de saúde mental, 2006, Florianópolis. CD-ROM, 2006.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; SILVA, V.L. ; MOSQUETA, A.P. . Possibilidades e Limites num Projeto Social para Jovens de Periferia da Cidade de Florianópolis/SC. In: II Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, 2006, Porto Alegre. publicado em CD-ROM, 2006.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia. In: I Congresso Latino Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. Resumo dos trabalhos - I Congresso Latino Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005.
-
TITON, A. P. ; MAHEIRIE, K. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. . Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica - fala e escuta. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Bahia. Anais, 2005.
-
URNAU, L. C. ; MAHEIRIE, K. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; TITON, A. P. ; CABRAL, M. G. . Formação estética de professores: o movimento de olhares e traçados. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Bahia. Anais, 2005.
-
URNAU, L. C. ; TITON, A. P. ; MAHEIRIE, K. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; CABRAL, M. G. . Processo de criação literária em contexto de educação estética. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Bahia. Anais, 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Olhares e traços em movimento: análise de uma experiência estética em um contexto de formação continuada de professoras (es). In: I Congresso Latino Americano de Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. Resumo dos Trabalhos, 2005.
-
CABRAL, M. G. ; TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; ROS, S. Z. . Relação estética, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões. In: I Congresso Latino Americano de Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. Resumo dos trabalhos, 2005.
-
URNAU, L. C. ; TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; WERNER, F. W. . Atividade criadora e signo linguístico: investigando professores em contextos de formação continuada. In: I Congresso Latino Americano de Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. Resumo dos trabalhos, 2005.
-
ZANELLA, A.V. ; TITON, A. P. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. . Imaginação e/in palavra: análise do processo de criação literária em um contexto de formação continuada. In: 30º Congreso Interamericano de Psicología - Hacia una Psicología sin fronteras, 2005, Buenos Aires. Resumenes de Ponencias, 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. . Oficinas estéticas em contextos de formação continuada de professores (as). In: 30º Congreso Interamericano de Psicología - Hacia una Psicología sin fronteras, 2005, Buenos Aires. Resumenes de Ponencias, 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Formação estética de educadores (as): do complemento à necessidade. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, 2005.
-
CABRAL, M. G. ; TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; ROS, S. Z. . Experiência estética visual em um contexto de formação continuada de professoras (es). In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, 2005.
-
URNAU, L. C. ; TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; FRANCA, K. B. ; SOARES, L. S. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Oficinas estéticas em processos de formação continuada: o fazer-se professor por meio de objetivações criativas. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, 2005, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde - Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Reflexões sobre atividade criadora, estética e constituição do sujeito. In: XV Seminário de Iniciação Científica (SIC)/ UFSC, 2005, Florianópolis. XV Seminário de Iniciação Científica (SIC)/ UFSC (CD_ROM), 2005.
-
ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; ROS, S. Z. ; TITON, A. P. ; WERNER, F. W. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. . Formación estética de profesores: el movimiento de miradas y trazos. In: IV Jornadas de Desarrollo Humano y Educación, 2005, Alcalá. Programa de las IV Jornadas de Desarrollo Humano y Educación. Navalcarnero (Madrid): Gráficas Rogar, 2005. p. 201-201.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; SANDER, L. ; WERNER, F. W. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. . Imaginando uma escola diferente: as (im)possibilidades da educação estética como mediadora da atividade criadora em contextos de formação continuada. In: 13º Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte/MG. Publicado em CD-Rom, 2005.
-
TITON, A. P. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; URNAU, L. C. ; PADILHA, C. S. . Atividade criadora mediada pela literatura infantil num contexto de formação de professores(as). In: 13º Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte/MG. Publicado em CD-Rom., 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; URNAU, L. C. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Sobre estranhamentos e rupturas: experiências estéticas na formação continuada de educadoras. In: 13º Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte/MG. Publicado em CD-Rom., 2005.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). In: V ANPEDd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004, Curitiba. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: ANPEd Sul. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2004. p. 330-330.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da Produção Científica sobre Criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). In: XIV Seminário de Iniciação Científica - 2004, 2004, Florianópolis. XIV Seminário de Iniciação Científica - 23 e 24 de setembro de 2004. Florianópolis: Pró-Reitoria de Pesquisa/ UFSC, 2004.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da Produção Científica sobre Criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). In: X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. Anais do X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL. Curitiba: RD Eventos Ltda, 2004. p. 74-74.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; URNAU, L. C. ; FRANCA, K. B. ; SOARES, L. S. . Oficinas Estéticas: atividade criadora e prática pedagógica. In: X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. Anais do X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL. Curitiba: RD Eventos Ltda, 2004. p. 74-74.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; URNAU, L. C. . Relação Estética na prática pedagógica: a construção do olhar estético em contexto de formação continuada de professores do Ensino Fundamental da rede pública de Florianópolis. In: X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. Anais do X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL. Curitiba: RD Eventos Ltda, 2004. p. 141-141.
-
TITON, A. P. ; CABRAL, M. G. ; URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; ROS, S. Z. . Relação estética e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre atividade criadora e prática pedagógica. In: X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. Anais do X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL. Curitiba: RD Eventos Ltda. p. 141-141.
-
TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. . Processos de criação em contextos de formação continuada. In: X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL, 2004, Curitiba. Anais do X Encontro da ABRAPSO REGIONAL SUL. Curitiba: RD Eventos Ltda, 2004. p. 98-98.
-
TITON, A. P. ; ROS, S. Z. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; FRANCA, K. B. . Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica. In: 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2004.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Revisão de literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional , 2017.
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Oficinas estéticas com jovens em uma instituição de educação profissional e tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Revisão da literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Oficinas com jovens de uma instituição de ensino profissional e tecnológica: formação ética, estética e política nas relações eu e outro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Oficinas com jovens de uma instituição de ensino profissional e tecnológica: formação ética, estética e política nas relações eu e outro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Jovens e oficinas estéticas na educação profissional e tecnológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TITON, A. P. . Rede de atenção psicossocial na assistência social e intersetorialidade - CREAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TITON, A. P. . A execução da PSC e LA no Sistema Único de Assistência Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TITON, A. P. . Assistência Social e as Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e de Liberdade Assistida (LA) em SC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TITON, A. P. . Levantamento Estadual sobre as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TITON, A. P. . O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI na Política de Assistência Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVEIRA, N. L. D. ; TITON, A. P. ; MARCOS, C. ; OLIVEIRA, L. B. D. . A contribuição do EaD na Formação de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . A cidade e suas contradições - trajetórias e sentidos produzidos por jovens de classes populares na/com a cidade de Florianópolis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . A (in)visibilidade da violência urbana em Florianópolis/SC em imagens produzidas por jovens de classes populares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. . Relato de experiência: Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações na e com a cidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações na e com a cidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; MOSQUETA, A.P. ; SILVA, V.L. . Possibilidades e limites num projeto social para jovens de periferia da cidade de Florianópolis/SC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TITON, A. P. ; MOSQUETA, A.P. ; ZANELLA, A.V. . Intervenção social com jovens de comunidades do Maciço do Morro da Cruz - Florianopolis/SC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; ROS, S. Z. ; TITON, A. P. ; SANDER, L. ; URNAU, L. C. ; WERNER, F. W. . Imaginar e criar em contextos de ensinar e aprender: rupturas (im)possiveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. . Jovens em um contexto de escolarização formal: uma intervenção em psicologia escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; Barreto, M. ; ZURBA, M.C. . Reflexões sobre possibilidades de atuação do psicólogo na atenção básica na saúde e educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. . Juventude e trabalho: relato de uma experiência de estágio em licenciatura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CABRAL, M. G. ; TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; ROS, S. Z. . Experiência estética visual em um contexto de formação continuada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
URNAU, L. C. ; ZANELLA, A.V. ; TITON, A. P. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; FRANCA, K. B. ; SOARES, L. S. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Oficinas estéticas em processos de formação continuada: o fazer-se professor por meio de objetivações criativas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Formação estética de educadores (as): do complemento à necessidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANELLA, A.V. ; TITON, A. P. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. . Oficinas estéticas em contextos de formação continuada de professores (as). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANELLA, A.V. ; TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. ; PADILHA, C. S. ; WERNER, F. W. . Imaginação e/in palavra: análise do processo de criação literária em um contexto de formação continuada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. . Olhares e traços em movimento: análise de uma experiência estética em um contexto de formação continuada de professoras (es). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. . Processos de criação em contextos de formação continuada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. . Atividade criadora e signo linguístico: investigando professores em contextos de formação continuada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. . Oficinas estéticas como ferramentas para a formação continuada de educadores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; WERNER, F. W. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; ROS, S. Z. . Constituição do sujeito e educação estética. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZANELLA, A.V. ; MAHEIRIE, K. ; ROS, S. Z. ; TITON, A. P. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. . Formación estética de profesores: el movimiento de miradas y trazos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Reflexões sobre atividade criadora, estética e constituição do sujeito. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da Produção Científica sobre Criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da Produção Científica sobre Criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. . Análise da Produção Científica sobre Criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001). 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; CABRAL, M. G. ; URNAU, L. C. ; SOARES, L. S. ; FRANCA, K. B. . Relação Estética na prática pedagógica: a construção do olhar estético em contexto de formação continuada de professores da rede pública de Florianópolis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TITON, A. P. ; ZANELLA, A.V. ; ROS, S. Z. ; MAHEIRIE, K. ; URNAU, L. C. ; CABRAL, M. G. ; FRANCA, K. B. ; SOARES, L. S. . Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
TITON, A. P. . Oficinas temáticas, mediadas por linguagens artísticas, com com adolescentes da rede de ensino de Itajaí e do curso Integrado em Mecânica do IFSC/Itajaí. 2016.
TITON, A. P. . Parecerista do XIII Encontro Regional Sul da ABRAPSO. 2011.
TITON, A. P. . Comissão Científica do II Congresso Joinvilense de Psicologia. 2009.
ZANELLA, A.V. ; MOSQUETA, A.P. ; TITON, A. P. . Intervenção Social com Jovens da Região do Maciço do Morro da Cruz ? Florianopolis/SC (elaboração de projeto). 2006.
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção, Descrição: Desenvolvimento de Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andreia Piana Titon - Integrante / Ana Paula Boff - Integrante / Débora Magna Santos Costa de Souza - Integrante / Michele Silva Valadão - Integrante / Cássio Aurélio Suski - Coordenador / Rita Inês Petrykowski Peixe - Integrante / Leonardo da Silva - Integrante / Maria Leticia Nastari Millás - Integrante / Fernanda Fernandes Rodrigues - Integrante / Cristine de Oliveira Dilli - Integrante / Ulisses Filemon Leite Caetano - Integrante / Sandra Lopes Guimarães - Integrante / Douglas Alexandre Rodrigues de Souza - Integrante / Tiago Drummond Lopes - Integrante / Renata Costella Acauan - Integrante / Elisardo do Prado Porto - Integrante.
-
2014 - Atual
Jovens e experiência estética na educação profissional e tecnológica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andréa Vieira Zanella em 05/10/2015., Descrição: Nesta pesquisa pretendemos estabelecer um diálogo com jovens de uma instituição de ensino profissional e tecnológico buscando compreender e problematizar como ocorrem os processos de inclusão/exclusão neste contexto e as potencialidades de oficinas estéticas na transformação destes processos. Estas oficinas, mediadas por linguagens artísticas, serão espaços de expressão e de criação por meio dos quais pretendemos analisar as suas potencialidades na transformação do lugar social dos jovens. Ou seja, a partir da perspectiva dialógica e polifônica de Bakhtin e da concepção de sujeito deste autor e de Vigotski, pretendemos analisar a participação destes jovens nas oficinas e as repercussões no modo como se veem e como são vistos pelos outros com os quais se relacionam na instituição. Buscaremos identificar mudanças nos discursos dos jovens e dos outros da instituição, decorrentes de acontecimentos vivenciados nas oficinas estéticas. Pretendemos trabalhar com aproximadamente 45 jovens na faixa etária de 14 a 17 anos, alunos do Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC Câmpus Itajaí, que participarão de oficinas estéticas. Utilizaremos como procedimentos para a pesquisa: realização de oficinas estéticas em parceria com profissionais com formação em determinadas linguagens artísticas (tais como literatura, música, artes visuais, teatro), entrevistas individuais, gravação de áudio e vídeo, registro das atividades em diário de campo e observação participante. As análises serão realizadas de acordo com a perspectiva Bakhtiniana de Análise do Discurso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andreia Piana Titon - Coordenador / Andréa Vieira Zanella - Integrante.
-
2006 - 2008
Projeto de mestrado: Jovens de baixa renda de Florianópolis/SC e suas relações na e com a cidade., Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações de um grupo de jovens de baixa renda na e com a cidade de Florianópolis/SC, sendo a juventude compreendida como uma categoria social construída na modernidade e determinada pelo contexto histórico-cultural em que os jovens estão inseridos. Participaram da pesquisa nove jovens, todos moradores de localidades de periferia da cidade de Florianópolis/SC. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas iniciais, registros fotográficos da cidade pelos participantes, entrevista a partir das imagens registradas, além de observações participantes. A partir dos dados coletados foram analisadas, à luz das contribuições de Vigotski e Bakhtin, as condições sociais, culturais e históricas em que vivem esses jovens, as relações que estabelecem entre si e com os contextos dos quais participam, mediadas pelo lugar social que ocupam na cidade. Conclui-se que a vivência do tempo da juventude está diretamente vinculada às (im)possibilidades do contexto social mais amplo do qual os jovens participam/fazem parte, assim como suas estratégias de sobrevivência e resistência cotidianas. Além disso, apesar desses jovens fazerem parte do mesmo segmento social e ocuparem áreas desvalorizadas da cidade, as experiências destes na/com a cidade são apropriadas de modo particular, que remete à singularidade dos sujeitos, aos acontecimentos e experiências que o cotidiano impõe a estes jovens e a forma como destes se apropriam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andreia Piana Titon - Coordenador / Andréa Vieira Zanella - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
-
2004 - 2005
Bolsista de IC/PIBIC/CNPq no projeto: Constituição do sujeito e atividade criadora: investigando professores das séries iniciais do ensino fundamental em contextos de formação continuada, sob orientação da prof. Andréa Vieira Zanella., Descrição: Este projeto integrado congregou pesquisadores de instituições de ensino superior de dois estados brasileiros, a saber, Santa Catarina (cidade de Itajaí UNIVALI e Florianópolis - UFSC) e Rio Grande do Sul (cidade de Rio Grande FURG). Várias investigações foram desenvolvidas pelos pesquisadores vinculados ao PPGP. Unificam essas investigações alguns objetivos que, embora apresentem nuances específicas, mantêm em comum o interesse por: analisar o processo de constituição do sujeito em contextos de ensinar e aprender; analisar a atividade criadora como mediação no processo da formação de professores e alunos de séries iniciais do ensino fundamental; contribuir com as reflexões teórico-metodológicas sobre a formação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental à luz da perspectiva materialista histórico-dialética. Nessas investigações foram utilizados procedimentos variados para a coleta de informações, escolhidos em razão do problema em questão. Destacam-se como procedimentos que foram mais utilizados as entrevistas, as observações e documentos de diferentes naturezas. Para a análise dos dados, a categoria sentido, tal como proposta por Vygotski, apresentou-se como fio condutor, demarcando a preocupação dos(as) pesquisadores(as) com o processo de constituição do sujeito e sua condição inexoravelmente social, de onde ganha destaque a atividade criadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andreia Piana Titon - Integrante / Andréa Vieira Zanella - Coordenador / Sílvia Zanatta Da Ros - Integrante / Kátia Maheirie - Integrante / Marcelo Grimm Cabral - Integrante / Lílian Caroline Urnau - Integrante / Francyne Wolff Werner - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 43
-
2003 - 2004
Bolsista de IC/PIBIC/CNPq, projeto de pesquisa: Análise da produção científica sobre criatividade em Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil (1994-2001, sob orientação da prof. Andréa Vieira Zanella, Descrição: Considerando a importância da criatividade na sociedade contemporânea, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de investigar o que foi produzido sobre a temática entre 1994 e 2001 nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. A escolha deste período decorre da identificação de um estudo referente aos anos anteriores (Santos, 1995). Analisou-se 68 resumos de teses/dissertações, disponíveis na base de dados da CAPES. Os resumos foram analisados conforme as categorias: Identificação, Tipo de Estudo, Temática Principal, Linguagem Artística e Referencial Teórico. Contatou-se que há uma concentração de trabalhos realizados na região Sudeste do Brasil; predominam os Estudos Experimentais (39%), Levantamentos (27,1%) e Estudos de Casos (18,6%); quanto à temática enfocada houve certa variação, com trabalhos em diferentes áreas, destacando-se os referentes à Prática Pedagógica (39,7%); nas abordagens teóricas, as mais utilizadas foram a Psicométrica (33,8%) e a Psicanalítica (19,1%). Constatou-se também que houve um crescimento no número de teses/dissertações defendidas nesses últimos anos sobre criatividade, o que pode indicar um maior interesse pela temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andreia Piana Titon - Integrante / Andréa Vieira Zanella - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis. , Avenida Mauro Ramos 950, Centro, 88020300 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32116145
Experiência profissional
2023 - Atual
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Integrante da equipe multiprofissional da Coordenadoria do Núcleo de Acessibilidade Educacional / campus Florianópolis.
2022 - 2023
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora - SIASS-Reitoria / IFSC, Carga horária: 40
2015 - 2022
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Integrante da equipe multiprofissional da Coordenadoria Pedagógica do IFSC-Itajaí.
2014 - 2015
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades de Psicologia Escolar e Educacional, na equipe multiprofissional da Coordenadoria Pedagógica do IFSC Câmpus Criciúma.
Atividades
-
04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Itajaí.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).
-
07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Itajaí.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Análise de Renda das Ações Afirmativas.
-
04/2016 - 08/2016
Extensão universitária , Câmpus Itajaí.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do projeto de extensão intitulado Oficinas temáticas, mediadas por linguagens artísticas, com com adolescentes da rede de ensino de Itajaí e do curso Integrado em Mecânica do IFSC/Itajaí.
-
05/2015 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus Itajaí.,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).
-
05/2015 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF-SC/Campus Criciúma.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).
-
01/2014 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF-SC/Campus Criciúma.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Análise de Renda das Ações Afirmativas.
-
03/2014 - 12/2014
Estágios , IF-SC/Campus Criciúma.,Estágio realizado, Orientação de estagiários na área da Psicologia.
2011 - 2013
Centro Universitário Municipal de São JoséVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades de ensino - professora.
Atividades
-
03/2012 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso
-
03/2012 - 12/2013
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação Trabalho de Conclusão de Curso
-
09/2011 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral
-
09/2011 - 12/2013
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Religiosidade, Psicologias da Aprendizagem
2010 - 2013
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e HabitaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Técnico/Psicólogo, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades de gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, na Diretoria de Assistência Social/ Gerência de Proteção Social.
Atividades
-
08/2013 - 12/2013
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Assistência Social/Gerencia de Proteção Social Especial.,Serviço realizado, Analista Técnica da Gestão Estadual dos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade da política de Assistência Social.
-
02/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Rede de Articulação e Conectividade dos Direitos da Criança/Adolescente.,Cargo ou função, Representante da Diretoria de Assistência Social.
-
10/2012 - 07/2013
Estágios , Diretoria de Assistência Social/Gerencia de Proteção Social Especial.,Estágio realizado, Orientação de estagiário de psicologia.
-
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS.,Cargo ou função, Representante da Diretoria de Assistência Social - Vice-Presidente.
-
09/2011 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS.,Cargo ou função, Representante da Diretoria de Assistência Social - suplente.
-
11/2010 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil - FETI/SC.,Cargo ou função, Membro da Diretoria Colegiada.
2008 - 2010
Associação Catarinense de EnsinoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2010 - 08/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Coletiva e Pública I
-
02/2010 - 08/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado em psicologia escolar e comunitária
-
02/2009 - 08/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
-
08/2008 - 08/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social e Comunitária I
-
08/2009 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação II
-
02/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino sob Forma de Estágio Supervisionado
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Tutora EAD, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora no Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância - EaD/MTM/UFSC, na disciplina PSI9402 - Psicologia da Educação, no período de fevereiro a julho de 2011.
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Tutora EAD, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora no Curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância - EaD/MTM/UFSC, na disciplina PSI9402 - Psicologia da Educação, no período de agosto a dezembro de 2011.
Atividades
-
08/2004 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docência na disciplina PSI 5371-Psicologia Escolar II, sob orientação da prof. Andréa Vieira Zanella.
-
02/2006 - 12/2006
Estágios , Ministério Público Federal - Procuradoria da República de SC.,Estágio realizado, Estagiária no projeto de extensão: Intervenção social com jovens da região do Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis/SC.
-
07/2005 - 12/2005
Estágios , E.B.M. Albertina Madalena Dias.,Estágio realizado, Estágio Curricular Obrigatório realizado na Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias - Florianópolis/SC.
-
04/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Participação na organização do Projeto de Extensão: Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica II.
-
03/2005 - 11/2005
Estágios , Unidade Local de Saúde do Bairro Saco Grande II.,Estágio realizado, Estágio Curricular Obrigatório realizado na Unidade de Saúde do Saco Grande II - Florianópolis/SC.
-
05/2004 - 07/2004
Extensão universitária , Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Participação na organização do curso de extensão: Oficinas estéticas: atividade criadora e prática pedagógica.
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, LICENCIATURAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MONITORA NA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - PSI 5107
-
10/2002 - 02/2003
Ensino, LICENCIATURAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MONITORA NA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - PSI 5107
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andreia Piana Titon e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?