Márcio Rodrigo da Cunha Silva
Formado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília UCB, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela mesma instituição. Tenho experiência na área de Saúde Mental pelo Hospital São Vicente de Paula (HSVP), em RH pela Universidade Católica de Brasília UCB, POLITEC S/A, Giraffas Administrador de Franquias, UNEB, Uninter Pós Graduação e FAJESU Pós Graduação..
Minha atuação está focada em processos principais de gestão de pessoas por competências e suas metodologias de mapeamento, desenvolvimento, ascensão, remuneração e avaliação, em especial o recrutamento e seleção, o treinamento e desenvolvimento, a remuneração e a avaliação de desempenho, bem como o comportamento humano nas organizações, tais como liderança, cultura, clima e desenvolvimento gerencial e de equipes.
Por fim, tenho ministrado aulas de Introdução a Psicologia, Psicologia nas Organizações, Ética, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas I e II, Cultura e Mudança Organizacional, Psicologia do Trabalho e Gestão de Conflitos e entre outras disciplinas da área da Administração e da Psicologia, bem como cursos e palestras relacionados com a área de Recursos Humanos, com foco na Administração de RH e na Psicologia Organizacional.
Informações coletadas do Lattes em 22/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Psicodinâmica do trabalho e gestão do estresse
2013 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Bolsista do(a): Secretaria de segurança pública, SSP-DF, Brasil.
Especialização em Docência do Ensino Superior
2012 - 2013
Instituto de Educação Superior de Brasília
Título: Novos métodos e desafios do ensino na pratica pedagógica na docência do ensino superior
Orientador: Janaína Mourão de Ciganda
Especialização em MBA em administração e gestão do conhecimento
2012 - 2013
Centro Universitário Internacional
Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
Orientador: Claudia Abramczuk
Graduação em Psicologia
2001 - 2007
Universidade Católica de Brasília
Título: Importância e Função da Entrevista de Desligamento, Construção e Validação Semântica de Instrumento
Orientador: Lucia Henriques Sallorenzo
Formação complementar
2020 - 2020
INFORMATICA EXCEL BÁSICO. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco Virtual, FB, Brasil.
2020 - 2020
INFORMATICA EXCEL INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco Virtual, FB, Brasil.
2012 - 2013
MBA em MBA em administração e gestão do conhecimento. (Carga Horária: 510h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2007 - 2007
Entrevistas e Seleção por competência. (Carga horária: 16h). , Integração Escola de Negocios, INTEGRAÇÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
Participação em eventos
Palestra.Curso de Formação Seleção por Competência. 2008. (Seminário).
Disciplina: Seleção, Orientação e Treinamento Profissional, do Curso de Psicologia da UCB.Recrutamento e Seleção: A experiência da Universidade Católica de Brasília - UCB. 2007. (Seminário).
Disciplina: Seleção, Orientação e Treinamento Profissional, do Curso de Psicologia da UCB.Recrutamento e Seleção: A experiência da Universidade Católica de Brasília - UCB,. 2006. (Seminário).
Orientou
UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: O FUTURO DO TREINAMENTO; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Gestão de Pessoas) - Faculdade Jesus Maria José; (Orientador);
A LIDERANÇA E A FORMAÇÃO DE VALOR NAS ORGANIZAÇÕES; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Gestão de Pessoas) - Faculdade Jesus Maria José; (Orientador);
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM FOCO EM COMPETÊNCIA: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Gestão de Pessoas) - Faculdade Jesus Maria José; (Orientador);
PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL: ENTREVISTA A TÉCNICA MAIS UTILIZADA; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Gestão de Pessoas) - Faculdade Jesus Maria José; (Orientador);
CLIMA ORGANIZACIONAL; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Gestão de Pessoas) - Faculdade Jesus Maria José; (Orientador);
GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL EM UMA IMPRESA DO SEGMENTO DE PEÇAS E SERVIÇOS; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós em Gestão de Pessoas) - Faculdade Jesus Maria José; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
SILVA, M. R. C. . Gestão de Pessoas - Questões com Gabaritos Comentados. I. ed. Brasília: Vestcon, 2013. v. II. 166p .
-
SILVA, M. R. C. . Disputa acirrada. Revista do Pioneiro, Brasília, p. 30 - 31, 15 jul. 2010.
-
SILVA, M. R. C. . Importância e Função da Entrevista de Desligamento, Construção e Validação Semântica de Instrumento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVA, M. R. C. . Importância e Função da Entrevista de Desligamento: construção e validação semântica de instrumento. 2007.
SILVA, M. R. C. . Rádio Transamerica DF. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, M. R. C. . Mercado de trabalho para o jovem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. R. C. . Palestra UNEB O emprego e seu!. 2009. .
SILVA, M. R. C. . Mesa redonda da Disciplina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. R. C. . Comportamento Organizacional. 2009. .
SILVA, M. R. C. . Os sete pecados do recrutamento em TI. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. R. C. ; SILVA, T. M. S. . Como Construir uma Seleção com Foco em Competência. 2008. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Vestcon EditoraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Além de ministrar aulas para cursos preparatório para concursos nas respectivas disciplinas: - Gestão de Pessoas - Teoria Geral da Administração - Gestão por Competência e do Conhecimento - Comportamento e Mudança Organizacional - Cultura Organizacional - Gestão do Conhecimento e do capital intelectual Também leciona a parte de pós graduação oferecida por essa instituição com vínculo de certificação pelo Projeção. Disciplinas: -Gestão de Pessoas; -Formação do paradigma newtoniano-cartesiano e questionamentos atuais - Pós
2010 - Atual
IBEP – Instituto Brasil Extensão e Pós-GraduaçãoVínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Registro de Autonomo, Carga horária: 20
Outras informações:
Contrato em Regime de RPA aulas no fim de semana. Pós em Gestao de Pessoas por Competencias.
Atividades
-
02/2009
Ensino, Gestão de Pessoas Por Competências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes, Gestão de Pessoas e Psicodinâmica Organizacional
2010 - 2010
Faculdade Jesus Maria JoséVínculo: RPA, Enquadramento Funcional: RPA, Carga horária: 4
Outras informações:
Bloco de Desenvolvimento de Pessoas Disciplinas ministradas - O papel do Recrutamento e de Seleção de Pessoas Sistemas de Treinamento e de Desenvolvimento O relaciomanamento Inter e Intrapessoal Gestão de Projetos
2009 - Atual
Grupo Educacional UNINTERVínculo: RPA, Enquadramento Funcional: RPA, Carga horária: 24
Outras informações:
Enquadramento funcional RPA - Aulas quinzenais.
Atividades
-
02/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão do conhecimento e do Capital Intelectual, DESENVOLVIMENTO E INSTRUMENTOS EM GESTÃO DE PESSOAS
2008 - 2010
União Educacional de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor titular com 10 horas semanais Disciplinas: 	- Assessoramento e Orientação de Carreira (networking, marketing pessoal); - Gestão de Pessoas I e II; - Desafios Profissionais e a Arte de Empreender; - Mudança Organizacional (tendências atuais do mercado de trabalho); - Recrutamento e Seleção.
2005 - 2008
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de RH, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas no Recrutamento e Seleção com foco em Competências: 	Recrutamento externo, interno, misto, seleção e classificação de pessoal; 	Contratação de docente, técnico/administrativo e estagiário; 	Acompanhamento de desempenho por período de experiência 30/60 dias; 	Avaliação de desempenho institucional; 	Aplicação e correção de testes psicológicos (QUATI, AC e R1) e elaboração de parecer de entrevista; 	Supervisão dos estagiários acadêmicos do curso de Psicologia na Gestão de Pessoas, na sub-área de Recrutamento e Seleção. Responsável pela implementação dos Projetos: 	Módulo Entrevista e seleção com o foco em competências; 	Projeto piloto de entrevista de desligamento na UCB; 	Trabalhe conosco, site www.ucb.br, com captação de 1300 currículos por mês; 	Fluxos de trabalho (Acompanhamento de desempenho por período de experiência, R&S). 	 Atividades Desenvolvidas na Capacitação e Desenvolvimento por Competência. 	Levantamento de necessidade de treinamento (mapeamento das competências dos colaboradores). 	Analise comparativa das competências dos colaboradores x cargo; 	Cotação de valor de treinamento junto aos fornecedores; 	Planejamento, execução e avaliação dos treinamentos; 	Facilitador de treinamento interno. Atividades Desenvolvidas no QVT. 	Pesquisa de clima organizacional; 	Celebração de datas comemorativas; 	Sala de descanso; 	Pesquisa de opinião; 	Acolhida aos colaboradores afastados pelo INSS e encontro acadêmico de gestão de pessoas.
Atividades
-
03/2007 - 05/2008
Direção e administração, Gestão de Pessaos - Gerencia Administrativa.,Cargo ou função, Auxiliar de Recrutamento e Seleção.
-
06/2005 - 03/2007
Estágios , Gestão de Pessaos - Gerencia Administrativa.,Estágio realizado, Estágio em Organizacional - Extra Curricular.
-
07/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Atividade realizada, Projeto de Pesquisa em Psicologia Organizacional).
2008 - 2009
Giraffas Adm. de FranquiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de RH, Carga horária: 40
Outras informações:
	Re-estruturação da sub-área de recrutamento e seleção; 	Construção e implementação do guia de seleção para todas as lojas do Brasil; 	Administração de pessoal, mapeamento de cargos e salários; 	Promoção de ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal; 	Supervisão de processos de recrutamento e de seleção; 	Gerenciamento de ações de qualidade de vida e de assistência aos empregados; 	Administração das relações de trabalho e coordenação de avaliação de desempenho;
2008 - 2008
Politec Informática - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 40
Outras informações:
	Recrutamento externo e interno; seleção e classificação de pessoal especifico para área de TI; 	Acompanhamento de desempenho por período de experiência 90 dias; 	Avaliação de desempenho institucional; 	Realização de diagnóstico organizacional e pesquisa de Clima Organizacional; 	Aplicação e correção de testes psicológicos (CPS, QUATI, AC e R1); elaboração de parecer de entrevista; 	Supervisão de contratos externos, realização de treinamentos de recrutamento e seleção fora de BSB e realização de Avts.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio Rodrigo da Cunha Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?