Matheus Batalha Moreira Nery

Atualmente é Professor Titular na UNINASSAU Aracaju, escreve uma coluna semanal sobre Educação e Questões Globais e no Jornal da Cidade, e ocupa a cadeira 32, que tem como patrono Dr. Carvalho Neto, do Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho (MAC) da Academia Sergipana de Letras. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui mais de 10 anos de experiência em educação superior em cargos de liderança acadêmica e administrativa. Serviu como Coordenador de Relações Internacionais, assessorando diretamente ao Reitor e ao Conselho de Administração da Universidade Tiradentes a implementar projetos estratégicos na área internacional, especialmente o Tiradentes Institute at University of Massachusetts, Boston. Antes dessa posição, atuou como Coordenador de Pesquisa e foi responsável por gerenciar projetos de pesquisa do corpo docente e monitorar o desenvolvimento de pesquisas em curso em diferentes áreas, tais quais inovação (novas tecnologias), engenharia, biotecnologia, saúde, meio ambiente, ciências sociais, e educação. Foi Visiting Scholar do Department of Romance Languages and Literatures of Harvard University (2020) e serviu como professor titular de Psicologia na Universidade Tiradentes e como professor substituto na Universidade Federal da Bahia, além de ter idealizado o Caderno de Educação.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2007 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: O PROCESSO DE AFILIAÇÃO EMOCIONAL ENTRE ESTUDANTES DO PROGRAMA PERMANECER DA UFBA
Sônia Maria Rocha Sampaio. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS; ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR; UNIVERSIDADE PÚBLICA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Psicologia

2005 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: A ESCOLA COMO UMA FOLHA DE PAPEL: UM ESTUDO ETNOPSICOLÓGICO ACERCA DA VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL.,Ano de Obtenção: 2007
MARILENA RISTUM.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EXCLUSÃO SOCIAL; VIOLÊNCIA ESCOLAR; Cotidiano Escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em PSICOLOGIA

1999 - 2003

Universidade Tiradentes
Título: Psicologia e Desenvolvimento Sustentável
Orientador: Pedro José Pacheco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2020 - 2020

Pós-Doutorado. , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Cours d'éte de droit international privé. (Carga horária: 60h). , Académie de droit international de la Haye - ONU, Académie, Holanda.

2013 - 2013

Programa de formação continuada docente - PFCD. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento de Gestão de Projetos com EPM Channel. (Carga horária: 20h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2004 - 2004

Disciplina Isolada - Linguagem e Sociedade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2004 - 2004

Disciplina Isolada - T. A. em Psicologia I. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Estágio no Lar para Menores Cristo Redentor. , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Estágio no Posto de Saúde Municipal - B. Bugiu. , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em V Prêmio Universitário de Monografia da Unit. (Carga horária: 50h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Estágio no Hopital Governador João Alves Filho. , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em I SEMANA DE PSICOLOGIA DA UNIT. (Carga horária: 12h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Ensino Superior.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Internacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento ; NERY, M. B. M. . 15 Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. 2013. (Congresso).

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento ; NERY, M. B. M. . 14 Semana de Pesquisa - A internacionalização da ciência no Brazil. 2012. (Congresso).

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento ; Berger, M. A. ; NERY, M. B. M. . IV Encontro Norte/Nordeste de História da Educação. 2012. (Congresso).

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento ; Dinamara Feldens ; NERY, M. B. M. ; Andrea Cristina Versuti . XIII Semana de Pesquisa (SEMPESQ). 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

International Conference on ICT for Edication. The New College Student: An Online Survey through the Programa Permanecer's ICT in Education Platform. 2018. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Avaliação dos trabalhos submetidos ao congresso. 2017. (Congresso).

28th Annual Conference FAUBAI 2016 ? Brazilian Association for International Education. 2016. (Congresso).

NAFSA 2016 Annual Conference & Expo. 2016. (Congresso).

NAFSA 2015 Annual Conference & Expo. 2015. (Congresso).

15 Semana de Pesquisa - A difusão da ciência para a cidadania. Ciência, Internacionalização e Contemporaneidade. 2013. (Congresso).

Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais. 2013. (Congresso).

IV Encontro anual sobre administração acadêmica e universitária - condicionantes, perspectivas e oportunidades. 2013. (Simpósio).

IV Jornada de Nutrição da UNIT - Novas Perspectivas para o futuro da Nutriçào.Relações Internacionais da Nutrição. 2013. (Simpósio).

13 Semana de Psicologia da UNIT - Psicologia e educação Práticas Emergentes da Psicologia e as Interfaces com a Educação. 2012. (Simpósio).

14 Semana de Pesquisa - A internacionalização da ciência no Brazil. O comprometimento como processo educativo: um estudo com professores da universidade tiradentes. 2012. (Congresso).

14 Semana de Pesquisa - A internacionalização da ciência no Brazil. O dilema do homem contemporâneo em uma sociedade de consumo: um olhar entre "Clube da luta"e "Comer, rezar e amar". 2012. (Congresso).

64 Reunião Anual da SBPC. Reunião do CNPq na 64 64 Reunião Anual da SBPC. 2012. (Congresso).

Conference of the Americas on International Education (CAIE). 2012. (Congresso).

Conferência Sobre Relações Exteriores (Core). Conferência Sobre Relações Exteriores (Core). 2012. (Congresso).

Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais. 2012. (Encontro).

IV Encontro Norte/Nordeste de História da Educação. 2012. (Congresso).

Jornada de Mobilização Pedagógica 2012.1. 2012. (Simpósio).

Metropolização Brasileira e os desafios da gestão urbana: o papel da pós-graduação. 2012. (Seminário).

12 Semana de Psicologia.ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO: UMA TENTATIVA PARA MINIMIZAÇÃO DA ANGÚSTIA DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. 2011. (Encontro).

3 Encontro Regional da ABRAFI. 2011. (Simpósio).

63 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Participação na reunião anual de Iniciação Científica e Tecnológica promovida pelo CNPq. 2011. (Congresso).

VII Norte Nordeste de Psicologia. O processo de afiliação universitária entre estudantes do Programa Permanecer da UFBA. 2011. (Congresso).

4 Semana de Extensão da Universidade Tiradentes - A Extensão Universitária e os desafios da contemporaneidade.Violência e juventude: trabalhando com a comunidade. 2010. (Simpósio).

II CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. ETNOMETODOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL: UMA CONJUGAÇÃO MULTIRREFERENCIAL PARA A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. 2006. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA. ETNOMETODOLOGIA E PESQUISA NO COTIDIANO: AS NARRATIVAS E HISTÓRIAS DE VIOLÊNCIA ESCOLAR A PARTIR DO OLHAR PRIVILEGIADO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DE ARACAJU. 2006. (Congresso).

V Encontro Estadual de Direitos Humanos.A violência nas escolas públicas de Salvador. 2006. (Encontro).

CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. IV CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. 2005. (Congresso).

V ENCONTRO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: DIREITOS HUMANOS E COMBATE À VIOLÊNCIA.VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. 2005. (Simpósio).

XIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL. POR UM ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO PARA A INFÂNCIA: REFLEXÕES ACERCA DA PESQUISA EM VIOLÊNCIA ESCOLAR. 2005. (Congresso).

V JORNADA DE PSICANÁLISE DE ARACAJU. 2004. (Encontro).

18 Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia: 4 décadas do psicólogo brasileiro: que história é essa?.18 Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia: 4 décadas do psicólogo brasileiro: que história é essa?. 2003. (Encontro).

V SEMANA DE PESQUISA DA UNIT.V SEMANA DE PESQUISA DA UNIT. 2003. (Outra).

1 Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: Psicologia e Compromisso Social. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thatianne Vasconcelos Almico

Santos, A. F.; Silva, J. P. da;NERY, M. B. M.. Convivendo com o filho autista: o enfrentamento do cuidador nas diferentes etapas do desenvolvimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Thiago Santanna de Andrade

ALBUQUERQUE, R.; JERALDO, V.;NERY, M. B. M.. Stress em taxistas da cidade de Aracaju. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Jamile Santana Teles Lima

Vargas, M. M.; Oliveira, C. C. da C.;NERY, M. B. M.. Violência Conjugal: Autoestima e estratégias de enfrentamento em mulheres agredidas pelos parceiros. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Floricelia Santana Teixeira

LIMA, M. E. O.; Santos, A. F.;NERY, M. B. M.. O fenômeno da despersonalização e suas relações com a infra-humanização e o preconceito. 2013.

Aluno: Ayla Islana Costa Nascimento; Maria Luisa de Farias Teodoro

CARVALHO, M. J. C.; Souza, R. J. A.;NERY, M. B. M.. Estudo Prospectivo sobre fatores de influência na reincidência de adolescentes à unidade de internação provisória de Sergipe. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.

Aluno: oliveira, a

Souza, R. J. A.; Socorro, M.;NERY, M. B. M.. C. P.; Cavalcante, P.; Almeida; T. R..Quando o lúdico se torna virtual: Um estudo acerca do uso de redes sociais por parte das crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Mendonça, C

Ayres, R. J.; Socorro, M.;NERY, M. B. M.. C.; Mendonça, D. C; Rocha, V. M..A influência de traços narcisistas na intenção de compra e sua relação com a publicidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Caroline Machado; Kamilla Alves; Thyssila Silveira

Castro, J. B.; Cardoso, R. J. R.;NERY, M. B. M.. Análise do Amor como apelo persuasivo: estudo de caso do bombom sonho de valsa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Pablo Marcel Moraes Rego

Jaciara Castro;NERY, M. B. M.. Uso dos Arquétipos nas Campanhas Publicitárias de Moda Masculina: Estudo de Caso das campanhas Zattan. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Esther JOanina Matos Dantas e Rafaela Mendonça Biscaia

NERY, M. B. M.. A violência da escola: uma experiência em psicologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

NERY, M. B. M.; GOMES, L. G. N.. Processo de seleção de docentes do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes. 2011. Universidade Tiradentes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

[Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, Marcus Vinicius de Oliveira; Sampaio, S. M. R.; Lordelo, J. A. C.. Construindo Espaços de Afiliação Universitaria: um estudo entre os estudantes do programa Permanecer da UFBA. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

José Albertino Carvalho Lordêlo

Silva; sampaio;LORDÊLO, J. A. C.. Construindo espaços de afiliação universitária: um estudo entre os estudantes do programa permanecer da ufba. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Ligia Maria Lorenzetti de Sanctis Pires

NERY, M. B. M.;PIRES, L. M. L. S.. Psicologia Desenvolvimento Sustentável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.

Pedro José Pacheco

PACHECO, Pedro José. Psicologia e Desenvolvimento Sustentável.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.

Marilena Ristum

RISTUM, M.; SAMPAIO, S. R.; Santos, G. G.. A escola como uma folha de papel: estudo etnometodológico sobre a violência escolar no cotidiano de uma escola pública. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Sonia Maria Rocha Sampaio

RISTUM, Marilena; GONÇALVES, Georgina;SAMPAIO, S. M. R.. A Escola como uma folha de Papel: um estudo etnopsicológico acerca da violência no cotidiano de uma escola pública. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Sonia Maria Rocha Sampaio

SAMPAIO, S. M. R.; Dazzani, Maria Virgínia; JESUS, R. C. D. P.; MARINHO-ARAÚJO, C. M.; GUZZO, R.S.L.. O processo de afiliação emocional entre estudantes do Programa Permanecer da UFBA. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Sonia Maria Rocha Sampaio

SAMPAIO, S. M. R.; Silva, M.V.O; Lordelo, J.A.. Construindo Espaços de Afiliação Universitária: um estudo entre os estudantes do Programa Permancer da UFBA. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Virginia Machado Dazzani

SAMPAIO, S. M. R.; JESUS, R. C. D. P.; GUZZO, R. S.;DAZZANI, M. V. M.; ARAUJO, C. M. M.. O PROCESSO DE AFILIAÇÃO EMOCIONAL ENTRE ESTUDANTES DO PROGRAMA PERMANECER DA UFBA. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Marcus Eugênio Oliveira Lima

Pedroso;LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. A violência no ambiente escolar : a ótica dos alunos acerca do cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Georgina Gonçalves dos Santos

Ristum M.; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha;SANTOS, Georgina G.. A escola como uma folha de papel: Um estudo etnopsicológico acerca da violência no cotidiano de uma escola pública. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Elza Maria Techio

TECHIO, E. M.. Psicologia e Desenvolvimento Sustentável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes.

Rita de Cassia Dias Pereira de Jesus

JESUS, Rita de Cassia Dias P. de. O processo de afiliação emocional entre estudantes do Programa Permanecer da UFBA. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Francisco Martins Guimarães Júnior

O CAPITAL INTELECTUAL NAS PEQUENAS EMPRESAS DE VENDAS DE TECNOLOGIA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; (Orientador);

Milena Santana Daltro

ESTRESSE OCUPACIONAL E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE TI NO SETOR BANCÁRIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Mariana Vitória Martins

A SATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO AO CLIENTES QUE BUSCAM SERVIÇOS DE MENSURAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Marília Vitória Martins

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A REALIDADE DOS OPERADORES DE CALL CENTER; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Allan Evangelista da Silva; Belza Tainara Mota da Silva

Jogos Eletrônicos: Algumas contribuições e prejuízos para sociedade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Clécia Mota Carvalho; Luana Darley Cardoso Paixão

A sexualidade feminina além dos padrões sociais: uma perspectiva de lésbicas e bissexuais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Andreia Alves de Oliveira Cruz; Eduardo Siqueira Ruriz

Mudança do fenótipo em pessoas com síndrome de down Via-cirurgia: processo de inclusão e não aceitação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Silvio Veiga Bezerra; Mariana Vasconcelos do Prado Melo

A ascensão silenciosa da psicologia judiciária; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Carla Ravena Sena Carvalho

Educação familiar e escolar: o criar e o educar a criança durante o século XXI, novos tempos, novos desafios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Janderson Mendes Miranda Martins

O papel do psicólogo na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei em uma unidade de internação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Suêne dos Santos Feitosa; Kelly Fernandes Palma

A Psicologia frente as novas demandas sociais: psicoterapia e pessoa com deficiência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Thallita Katiussia Santana Torres; Carla Adelle Santos

Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

ALMEIDA, A

M; D; A; Santos, M; C; da S; ; Uma breve compreensão psicológica sobre as inconstâncias emocionais na gravidez e na maternagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Angélica Vírginia Andrade Souza; Egisália Maria Santos Al

Os idosos e da qualidade de vida: grupos de convivência nos serviços públicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Fialho, K

; Garcia, L; ; Bandeira, M; ; SIMBOLIZAÇÕES, EMOÇÕES E EXPECTATIVAS DE PACIENTES QUE IRÃO SUBMETER-SE À CIRURGIA DE CORONÁRIA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

TEIXEIRA, F

S; ; Santos, C; C; ; O comprometimento com o processo educativo: um estudo com professores e alunos da Universidade Tiradentes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Kira Nayana Paixão Santos

Super Popular: o sensacionalismo em um jornal popular sergipano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

SOUZA, R

de S; ; Aplicativos Sociais: Uma ferramenta de coleta de dados para traçar o perfil do consumidor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

CARLA BARRETO; LARISSA ALMEIDA

ANÁLISE COMPORTAMENTAL: UM ESTUDO DAS ESCOLHAS DE JOVENS E ADULTOS ARACAJUANOS QUANTO A ESCOLHA DE RESTAURANTES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Carla Barreto Dória Pinto; Larissa Lariana Silva Almeida

Análise Comportamental: um estudo das escolhas de jovens e adultos aracajuanos quanto a escolha de restaurantes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Cícero Ramon Cunha de Jesus

A afetividade na relação professor-aluno: um levantamento teórico do papel da psicologia e demais áreas do conhecimento nesta relação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

ALMEIDA, A

M; D; A; de; Relatório de Estágio Básico II: Práticas Educativas; 2011; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Lima, A

S; ; Relatório de Estágio Básico II: Práticas Educativas; 2011; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Oliveira, J

S; ; Relatório de Estágio Básico II: Práticas Educativas; 2011; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Ribeiro, A

S; F; Relatório de Estágio Básico II: Práticas Educativas; 2011; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Santos, M

C; da S; ; Relatório de Estágio Básico II: Práticas Educativas; 2011; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Jacqueline Daltro Moura

Monitoria em Psicologia Experimental - Processos Psicológicos Básicos II; 2011; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes, Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Dilliany Gomes

Monitoria da disciplina Processos Psicológicos Básicos II; 2010; Orientação de outra natureza; (PSICOLOGIA) - Universidade Tiradentes, Universidade Tiradentes; Orientador: Matheus Batalha Moreira Nery;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro José Pacheco

Psicologia e Desenvolvimento Sustentável; 2003; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Pedro José Pacheco;

Marilena Ristum

A escola como uma folha de papel: um estudo etnopsicológico acerca da violência no cotidiano de uma escola pública do ensino fundamental; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marilena Ristum;

Sonia Maria Rocha Sampaio

O processo de afiliação emocional entre estudantes do Programa Permanecer da UFBA; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sonia Maria Rocha Sampaio;

Carlos da Silva Cirino

Relatório de Estágio Supervisionado de Psicologia Clínica; Abordagem psicanalítica; Centro de Atendimento Psicossocial Ceap/Universidade Tiradentes; ; 2003; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Tiradentes; Orientador: Carlos da Silva Cirino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • JESUS, C. R. C. ; RISTUM, M. ; NERY, M. B. M. . O Afeto na Relação Professor-Aluno: uma revisão da literatura brasileira. EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA , v. 16, p. 415-436, 2019.

  • NERY, M. B. M. . Brazil's Social Justice Policies for Higher Education: What can we learn from Asia?. Asian Journal of Distance Education , v. 13, p. 88-108, 2018.

  • UNINASSAU, ARACAJU, BRAZIL ; SOUZA, EDER CLÁUDIO MALTA ; NERY, MATHEUS BATALHA MOREIRA ; UNINASSAU, ARACAJU, BRAZIL . Rio de Janeiro?s Cultural Landscape: New Conceptual Image, Old Social Problems. Labor et Educatio , v. 6, p. 95-115, 2018.

  • NERY, M. B. M. . Science Without Borders Contributions to Internationalization of Brazilian Higher Education. Journal of Studies in International Education , v. o, p. 102831531774852-online first, 2017.

  • MARTINS, M. V. ; BRAZ, H. M. F. S. ; NERY, M. B. M. . A satisfação no atendimento aos clientes que buscam serviços de mensuração em Organizações Governamentais. Entrepreneurship , v. 1, p. 59-70, 2017.

  • MARTINS, M. V. ; BRAZ, H. M. F. S. ; NERY, M. B. M. . Qualidade de vida no trabalho: a realidade dos operadores de um Call Center em Aracaju, Brasil. Entrepreneurship , v. 1, p. 34-45, 2017.

  • DALTRO, M. S. ; BRAZ, H. M. F. S. ; NERY, M. B. M. . O estresse ocupacional e a qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a percepção dos funcionários de TI no setor bancário. Entrepreneurship , v. 1, p. 71-82, 2017.

  • NERY, M. B. M. ; MENÊSES, C. A. S. ; TORRES, T. K. S. . Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual. Revista Interfaces Cientificas â013 Humanas e Sociais , v. vol.1, p. 53-62, 2012.

  • NERY, M. B. M. ; ALMEIDA, A. M. D. A. de ; SANTOS, M. C. da S. S. . Uma Breve Compreensão Psicológica Sobre as Inconstâncias Emocionais na Gravidez e na Maternagem. Revista Interfaces Cientificas â013 Humanas e Sociais , v. vol.1, p. 63-72, 2012.

  • FLORICELIA SANTANA TEIXEIRA ; CASTRO, C. ; NERY, M. B. M. . O COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO EDUCATIVO: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DA UNIVERSIDADE TIRADENTES (SE). Cadernos de Graduação de Ciências Biológicas e da Saúde , v. 13, p. 99-112, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NERY, M. B. M. ; Roberto Souza Santos . Anais Seminários de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes. 2011. (Editoração/Anais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Science Without Borders? Contributions to Internationalization of Brazilian Higher Education, Descrição: The Science Without Borders (SWB) program is Brazils major international education initiative. Begun in 2011, the SWB program is a government-funded initiative that encourages Brazilian universities to structure international relations offices and make international education experiences accessible to Brazilian college students. The SWB program has been instrumental in shaping international education within the country?s higher education institutions, however, its initial stages were marked by various problems. Firstly, the author?s analysis focuses on the history of SWB?s implementation and pivotal moments in the program?s evolution with the objective of analyzing the available program data, balancing it with the author?s experience in managing international programs. In sequence, the author examines the key learning points from two international programs ? EU Erasmus Program and the U.S. 100,000 Strong initiative ? with the objective of analyzing some of the best practices that could have assisted the SWB program in its initial implementation phase and in its future plans. Lastly, the author presents an analysis with key learning points on the concept of internationalization of higher education with the objective of analyzing the growing complexity in international education policies and the necessity of improvements in the current Brazilian strategy for internationalization. The author proposes that to ensure the SWB program?s efficacy an independent evaluation of the program and enhanced connection between Brazilian international education initiatives and the country?s foreign policy will be necessary. Sustainability of the program and Brazil?s international education policies will necessitate additional efforts including cross-border education, comprehensive internationalization and internationalization at home strategies. In summary, the author?s presents recommendations to policymakers, scholars and practitioners regarding transforming the SWB program into an international education national policy.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Matheus Batalha Moreira Nery - Coordenador.

  • 2007 - 2011

    O PROCESSO DE AFILIAÇÃO EMOCIONAL ENTRE ESTUDANTES DO PROGRAMA PERMANECER DA UFBA, Descrição: O processo de modificação nas formas de atuação das universidades públicas, a partir da inclusão de programas de Ações Afirmativas, tem alterado o cotidiano dos seus estudantes e suscitado muito debate. No centro desse processo estão os jovens que chegam a estas instituições. Ao ingressarem, alguns estudantes vivenciam dificuldades de adaptação ao ensino superior. Este estudo tomou o Programa Permanecer, principal programa de auxilio à permanência aos estudantes de origem popular da Universidade Federal da Bahia, como campo de estudos. Seu principal objetivo foi investigar a existência de uma dimensão emocional para o conceito de afiliação estudantil, que entende que a permanência dos estudantes nas universidades depende da aquisição de competências relacionadas às regras acadêmicas e institucionais, que devem ser adquiridas ainda no primeiro ano de estudo no ensino superior. O ?tornar-se estudante? toma lugar central nesta discussão, considerando-se que a permanência nas universidades brasileiras é um fenômeno permeado pela desigualdade social. O estudo encontrou sustentação teórica no Interacionismo Simbólico e na Etnometodologia e teve um delineamento metodológico inspirado nos pressupostos pra pesquisa empírica da Escola de Chicago. Os dados coletados foram organizados em dois grupos. No primeiro, são analisados os resultados obtidos através da metodologia survey, com 252 estudantes que pertenciam ao referido programa no biênio 2008/2009. O objetivo foi traçar um perfil sociodemografico desses estudantes, além de elencar as suas principais dificuldades para permanência: problemas de acesso ao material didático, para se alimentar adequadamente durante o período de aula e insuficiência de recursos para locomover-se na cidade. O segundo grupo de dados envolveu uma estratégia de coleta qualitativa, em que foram realizadas visitas a projetos do Programa Permanecer. A partir dos encontros, foram realizadas entrevistas em profundidade com os estudantes que aceitaram pa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Matheus Batalha Moreira Nery - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

  • 2005 - 2007

    A ESCOLA COMO UMA FOLHA DE PAPEL: UM ESTUDO ETNOPSICOLÓGICO ACERCA DA VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: Os estudos sobre a violência têm tomado diversos caminhos nos últimos anos. O aumento das formas de criminalidade e sua constante presença no cotidiano da população fizeram com que a violência fosse inserida nas mais diversas áreas de discussão, sendo uma delas a academia científica. Na escola pública, os inúmeros atos de vandalismo, roubos, brigas, assédios, tráfico de drogas, etc., levaram muitos pesquisadores a levantar vários questionamentos sobre a relação violência-escola. Assim, a presente pesquisa tomou, como questionamento central, a tentativa de compreender como alunos do ensino fundamental de uma escola pública dão sentido à violência escolar e às estratégias utilizadas pela escola para o seu enfrentamento. Na tentativa de responder essa pergunta, foram utilizados o método etnográfico e a abordagem multirreferencial, que conjugou os olhares da psicologia social crítica e da etnometodologia. Foram realizadas observações participantes durante o horário do recreio, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Aracaju/SE, em que se buscou conhecer as experiências e histórias dos estudantes acerca do fenômeno estudado. Além disso, foram realizadas entrevistas com quatro estudantes e três coordenadoras. Os resultados convergiram para a formulação do argumento de que, na escola estudada, o fenômeno da violência é uma construção cotidiana. As estratégias apresentadas pelas coordenadoras foram restritas a conversas com os estudantes e solicitação da presença dos pais na escola para lhes comunicar as ocorrências envolvendo seus filhos. Nenhum projeto educativo foi apresentado na tentativa de minimizar o fenômeno da violência na escola. Os estudantes relataram ter conhecimento das estratégias utilizadas pela coordenação e demonstraram descontentamento com as ações adotadas, além de cobrar ações mais eficazes e igualitárias no combate à violência escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Matheus Batalha Moreira Nery - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

100,000 Strong in the Americas - Competition #9 - Innovation Fund, Partners of the Americas - Department of State - White House.

2003

MENÇÃO HONROSA PELO 5 LUGAR NO PRÊMIO DE MONOGRAFIA, UNIVERSIDADE TIRADENTES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Uninassau, Psicologia. , Av. Augusto Franco, 2340 - Siqueira Campos, Aracaju - SE,, Siqueira Campos, 49075470 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (079) 32267650

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional

  • 01/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Profissionais I

  • 01/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA: PROCESSOS, APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA

  • 01/2018

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Integradores I

  • 01/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Comportamento nas Organizações

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Interdisciplinares I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos Integradores em Recursos Humanos

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento e Sociedade

2012 - 2016

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Relações Internacionais, Carga horária: 32

Outras informações:
A Coordenação de Relações Internacionais está vinculada à Reitoria da Universidade Tiradentes. Este setor dá encaminhamento as aspirações da universidade e do planejamento estratégico da Sociedade de Educação Tiradentes no que se refere as ações internacionais, essencialmente em cinco esferas: 1) Apresentar a Universidade Tiradentes nos mais diversos fóruns, eventos e reuniões internacionais; 2) Promover a mobilidade acadêmica e a cooperação científica dos estudantes e docentes da Universidade Tiradentes; 3) Promover eventos relacionados à área de relações internacionais (recepção de alunos estrangeiros, autoridades e encontros acadêmicos); 4) Encaminhar e negociar os convênios de cooperação acadêmica com as instituições estrangeiras; 5) Implementar o Tiradentes Institute na University of Massachusetts Boston. Este setor também responde pelo UNIT Idiomas, escola de ensino de línguas estrangeiras que é essencial para preparação dos estudantes para o intercâmbio.

2009 - 2016

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor dos cursos de Psicologia e Comunicação Social lecionou as seguintes disciplinas: Psicologia Social I, Processos Psicológicos Básicos II, Projetos de Intervenção Psicológica, Psicologia da Cominicação e Comportamento do Consumidor. Atualmente ministras as disciplinas Panorama da Psicologia no Brasil, Processos Psicologicos Básicos II, Projetos de Intervenção Psicológica e Psicologia da Comunicação.

2011 - 2012

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
A Coordenação de Pesquisa está vinculada a Diretoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes e possui a seguintes atribuições: Responsável pela administração do Programas Institucionais de Pesquisa, tendo como órgãos assessores o Comitê Científico e o Comitê de Ética em Pesquisa; Através dos Comitês propõe a Política de Pesquisa da UNIT e sustenta o alicerce científico e ético das atividades de investigação realizadas pelos professores e alunos da UNIT através da análise de mérito das propostas de pesquisa e do acompanhamento sistemático das pesquisas aprovadas e em andamento.

Atividades

  • 05/2011

    Direção e administração, Universidade Tiradentes - Campus II, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.

  • 05/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Tiradentes - Campus II, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Tiradentes - Campus II, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética.

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - Disciplinas Pesquisa em Psicologia I e II; Introdução à Psicologia.

Atividades

  • 08/2007 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante Estudantil do Comitê de Ética da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

2001 - 2004

Secretaria de Estado da Administração

Vínculo: Função Administrativa, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2003 - 03/2005

    Direção e administração, Gabinete do Secretário - Apoio técnico e administrativo, .,Cargo ou função, Assessoria técnica e administrativa..

2014 - 2016

Universidade do Porto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do Comitê de Seleção de bolsista do Programa EBW+. Responsável por analisar as candidaturas dos alunos brasileiros e europeus para o programa, nas diversas modalidades: graduação, mestrado, doutorado, doutorado sanduíche, pós-doutorado e staff.

Atividades

  • 01/2014 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete de Relações Internacionais, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de avaliação do Programa Euro Brazilian Windows Plus.

2013 - 2016

Universidade Nova de Lisboa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comitê Gestor Programa Fellow Mundus, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do Comitê de Seleção de bolsista e do Comitê Gestor do Programa Fellows Mundus. Responsável por analisar as candidaturas dos alunos brasileiros e europeus para o programa, nas diversas modalidades: graduação, mestrado, doutorado, doutorado sanduíche, pós-doutorado e staff.

Atividades

  • 01/2013 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete de Relações Internacionais, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Gestor do Programa Fellow Mundus.

2014 - 2016

University of Massachusetts Boston, UMass Boston

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Lider de Projeto Estratégico Internacional

Outras informações:
Líder do projeto estratégico que resultou na implementação do Tiradentes Institute at UMass Boston em maio de 2015. O Tiradentes Institute at UMass Boston foi premiado pela Casa Branca e pelo Departamento de Estado Norte-America através da Competition #9 do fundo de inovação em educação internacional do Partners of America.

Atividades

  • 11/2014 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Office of Global Programs, .,Cargo ou função, Líder do Projeto de Implementação do Tiradentes Institute at UMass Boston..

2018 - Atual

Jornal da Cidade

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colunista, Carga horária: 10

2019 - Atual

Academia Sergipana de Letras

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ocupa a Cadeira n. 32 do MAC

Outras informações:
Ocupa a Cadeira 32, que tem como patrono Dr. Carvalho Neto, do Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho (MAC).