Eduardo Wright Cardoso

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2012. Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2016. Pós-Doutorado DOCFIX vinculado à UFRGS em 2016. Pós-doutorado (PNPD/Capes) vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2017. Professor de Teoria da História na PUC-Rio. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria da história, historiografia e literatura, especificamente sobre a importância de recursos visuais - construídos textualmente e por meio de aparatos ópticos - nas produções historiográfica e literária oitocentistas. Além disso, procura abordar as relações entre História e Retórica a partir de uma perspectiva de longa duração, ou seja, que envolve os diálogos entre os dois tipos de saberes na antiguidade e as reapropriações da Retórica na Teoria da história contemporânea.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social da Cultura

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: EM BUSCA DA COR LOCAL: OS MODOS DE VER E FAZER VER NAS OBRAS DE JOSÉ DE ALENCAR E EUCLIDES DA CUNHA
Orientador: em École des hautes études en sciences sociales ( Sabina Loriga)
com Henrique Estrada Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cor local; José de Alencar; Euclides da Cunha; Visão; Autópsia; Enargeia. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia / Especialidade: história literária.

Mestrado em História

2010 - 2012

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: A cor local e a escrita da história no século XIX: o uso da retórica pictórica na historiografia nacional,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cor local; História da historiografia; Escrita da história; Historiografia brasileira; Francisco Adolfo de Varnhagen.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2005 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A representação histórica a partir da obra "As mulheres de mantilha" (1870), ou, uma aula com o professor Joaquim Manuel de Macedo
Orientador: Temístocles Américo Corrêa Cezar

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2016 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Escrita da história.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia/Especialidade: história literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Teoria da História e Historiografia. 2018. (Seminário).

XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.A visualidade na história: autópsia na historiografia oitocentista brasileira. 2018. (Encontro).

XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.Por um século XIX ampliado: constituições e modernizações de práticas e saberes diversos. 2018. (Encontro).

Curso: Clima Histórico e latência nos anos pós-1945, ministrado pelo professor Hans U. Gumbrecht. 2011. (Outra).

III Congresso Internacional - Territórios, poderes, identidades. Pintando a nação: a cor local no duplo processo de constituição da identidade e da alteridade na escrita da história oitocentista. 2011. (Congresso).

Mini-curso: Latência: a década seguinte a 1945 como origem do primeiro século XXI, ministrado pr Hans U. Gumbrecht.. 2011. (Outra).

O Brasil em dois tempos. História, pensamento social e tempo presente.. 2011. (Outra).

VI Semana de História Política - III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Cor local na escrita da história oitocentista: apreensão do tempo e do espaço na emergência da nação. 2011. (Outra).

V Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual.Da descrição à visualização por meio da cor local: o emprego do recurso narrativo na historiografia nacional oitocentista. 2011. (Simpósio).

I Congresso Brasileiro de Retórica. Entre o ut pictura historia e a cor local: notas sobre a história como pintura. 2010. (Congresso).

III Simpósio ILB: Itinerários da Pesquisa Histórica: Métodos, Fontes e Campos Temáticos.A visão como metáfora no texto histórico: a cor local na historiografia nacional do século XIX. 2010. (Simpósio).

IV Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente e usos do passado.Cores locais: por uma tipologia funcional da cor local na escrita histórica oitocentista. 2010. (Seminário).

Mini-curso: Machado de Assis: por uma poética da emulação, ministrado Rocha. 2010. (Outra).

Workshop: História da Historiografia Latino Americana, ministrado pelo professor Fábio Wasserman. 2010. (Outra).

III Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?.Antigos e modernos na. 2009. (Seminário).

XXI Salão de Iniciação Científica.Antigos e modernos na "Historia geral do Brazil", de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816 - 1878). 2009. (Outra).

IX Encontro Estadual de História - Vestígios do passado: a história e suas fontes.. 2008. (Encontro).

XX Salão de Iniciação Científica.Entre gigantes e anões: antigos e modernos na "Historia geral do Brazil", de Francisco Adolfo de Varnhagen. 2008. (Outra).

GT Teoria da História e Historiografia - Núcleo UFRGS da ANPUH-RS. 2007. (Outra).

IV Seminário de Estudos Medievais - Os estudos medievais: fontes, problemas de pesquisa e abordagens.. 2005. (Seminário).

Semana acadêmica da história: as classes populares na história. 2005. (Outra).

XI Jornada de Estudos do Oriente Antigo. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Julia Neves Toledo

CARDOSO, Eduardo Wright. A civilização lusotropical de Gilberto Freyre: uma síntese cultural lusófona. 2019. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Caroline Matias Alencar

CALDAS, P.edro; KLEIN, Kelvin Falcão;CARDOSO, Eduardo Wright. O novo cinema nostálgico, ou sobre como os documentários dirigidos por Geraldo Sarno revisitaram interpretações do Brasil (1966-1969). 2019. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Schulte Moura

CARDOSO, Eduardo Wright. Historiografia Literária e Projeto Ilustrativo no alvorecer da nação: um estudo sobre a Revista Minerva Brasiliense (1843-1845). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco de Almeida Fornaciari

CARDOSO, Eduardo Wright; PARADA, M. B. A.; FERREIRA, E. M.. Sobrevivendo ao teste do tempo: interpretações estadunidenses da História em Sid Meier's Civilization. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Peleias Gahiosk

PARADA, M. B. A.; LARANGEIRA, Luiza.;CARDOSO, Eduardo Wright. Deux canaux sans nom: palavra e objeto em Samuel Beckett. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lara Kássia Amorim Ferreira

TURIN, Rodrigo; GONTIJO, Rebeca;CARDOSO, Eduardo Wright. Docere, Delectare, Movere: formas e usos da história antiga no Imperial Colégio Pedro II. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Caroline Matias Alencar

CARDOSO, Eduardo Wright. O folclore revisitado pelo cinema documentário: um estudo sobre a "estética cinematográfica" proposta por Geraldo Sarno (1966-1969). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Neves Toledo

PARADA, M. B. A.; NICODEMO, T. L.;CARDOSO, Eduardo Wright. A Civilização Lusotropical de Gilberto Freyre: uma Síntese Cultural Lusófona. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Francalanci Pessoa

CARDOSO, Eduardo Wright. As Duas Jornadas de Moby Dick: sobre o uso dos modos épico e trágico a partir de seus dois protagonistas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Schulte Moura

CARDOSO, Eduardo Wright. "A formação de um projeto de nação: Minerva Brasiliense e seu segmento literário". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Vicente da Cunha Junior

CARDOSO, Eduardo Wright. Paulo Ricoeur: uma teoria da leitura na tríplice mímese. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sara Evelyn de Oliveira Faria Machado

CARDOSO, Eduardo Wright. Liberdades coagidas e políticas linguísticas: um estudo sobre George Orwell. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréia Tamanini

CARDOSO, Eduardo Wright. "Landolfi e a construção de um personagem de si". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

RODRIGUES, H. E.; TURIN, R.;ARAUJO, R. A. B.. Em busca da cor retórico-pictórica nas escritas nacionais da história e da literatura na segunda metade do século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Mara Cristina de Matos Rodrigues

KLAFKE, A.;RODRIGUES, M. C. M.. A representação histórica na obra 'As mulheres de mantilha' (1870), ou, uma aula com o professor Joaquim Manoel de Macedo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Henrique Estrada Rodrigues

RODRIGUES, H. E.. Em busca da retórica pictórica nas escritas nacionais da história e da literatura na segunda metade do século XIX. 2015.

Valdei Lopes de Araújo

Nicolazzi, Fernando; CEZAR, Temístocles C.;ARAUJO, V. L.; MATA, S. R.. A Cor Local e a Escrita da História no século XIX: o uso da retórica pictórica na historiografia nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Sérgio Ricardo da Mata

MATA, Sérgio da; NICOLAZZI, Fernando; ARAUJO, V. L.; Cézar, Temístocles. A cor local e a escrita da história no século XIX: o uso da retórica pictórica na historiografia nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Marcelo Gantus Jasmin

RODRIGUES, H.E.; AMARAL, S.A.P.; Cezar, T.; TURIN, R.;JASMIN, M. G.. Em busca da cor local: os modos de ver e fazer ver nas obras de José de Alencar e Euclides da Cunha. 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Rodrigo Turin

CEZAR, T.; JASMIN, M. G.;TURIN, R.; ESTRADA, H.; ALCIDES, S.. A COR LOCAL E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO SÉCULO XIX: O USO DA RETÓRICA PICTÓRICA NA HISTORIOGRAFIA NACIONAL. 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Rodrigo Turin

BENZAQUEN, R.;TURIN, R.; ESTRADA, H.. Em busca da cor retórica pictórica nas escritas nacionais da História e da Literatura na segunda metade do século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Temístocles Américo Corrêa Cezar

ARAÚJO, V. L.; NICOLAZZI, F.; MATA, S. R.;CEZAR, Temistocles. A cor local e a escrita da história no século XIX (UFOP). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Temístocles Américo Corrêa Cezar

JASMIN, M. G.; RODRIGUES, H. E.; AMARAL, S. A. P.; TURIN, R.;CEZAR, Temistocles. Em busca da cor local: os modos de ver e fazer ver nas obras de José de Alencar e Euclides da Cunha (PUC-Rio). 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sérgio Alcides Pereira do Amaral

ALCIDES, Sérgio; JASMIN, M. G.; CEZAR, T.; RODRIGUES, H. E.; TURIN, R.. Em busca da cor local: os modos de ver e fazer ver nas obras de José de Alencar e Euclides da Cunha. 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Álvaro Antônio Klafke

KLAFKE, Alvaro Antonio; CEZAR, Temistocles; RODRIGUES, Mara. A representação histórica na obra "As mulheres de mantilha (1870)", ou, uma aula com o professor Joaquim Manuel de Macedo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lina Alegria

História e Retórica: apropriações contemporâneas; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Henrique Estrada Rodrigues

Em busca da retórica pictórica nas escritas nacionais da história e da literatura na segunda metade do século XIX; 2016; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Henrique Estrada Rodrigues;

Hilda Jaqueline de Fraga

Práticas de Educação Patrimonial no Museu de medicina; 2009; Orientação de outra natureza; (LIcenciatura em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Hilda Jaqueline de Fraga;

Temístocles Américo Corrêa Cezar

Ser historiador no século XIX: o caso Varnhagen; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em história) - PIBIC-UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Temístocles Américo Corrêa Cezar;

Temístocles Américo Corrêa Cezar

Monitor do Setor de Teoria da História - UFRGS; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PROGRAD-UFRGS; Orientador: Temístocles Américo Corrêa Cezar;

Maria da Glória de Oliveira

2017; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Maria da Glória de Oliveira;

Sherol dos Santos

Estágio Curricular Obrigatório; 2009; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sherol dos Santos;

Fernando Felizardo Nicolazzi

A cor local e a escrita da história no século XIX: o uso da retórica pictórica na historiografia nacional; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, EDUARDO WRIGHT . A história como pintura: da dimensão pictórica à textual na historiografia francesa da primeira metade do século XlX. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 12, p. 170-197, 2019.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . A visualização da paisagem nacional: apreensões diversas da cor local em José de Alencar e Euclides da Cunha. Revista de História da Unisinos , v. 22, p. 62-74, 2018.

  • CARDOSO, EDUARDO WRIGHT . Euclides da Cunha e a cor local: a pintura da história de Canudos. ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE) , v. 25, p. 279-304, 2018.

  • CARDOSO, EDUARDO WRIGHT . Uma nação para ser vista: desvelando o tempo e o espaço nacionais por meio da cor local na historiografia oitocentista. Topoi (Online): revista de historia , v. 16, p. 491-514, 2015.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Presentificando a natureza: os enunciados descritivos da paisagem nacional como 'efeitos de presença' na escrita da história oitocentista. História da Historiografia , v. 08, p. 107-125, 2012.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . A cor local e a escrita da história no século XIX: o uso da retórica pictórica na historiografia nacional. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. v. 01. 251p .

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Da descrição à visualização por meio da cor local: o emprego do recurso narrativo na historiografia nacional oitocentista. In: ARAUJO, Valdei Lopes de; OLIVEIRA, Maria da Glória de. (Org.). Disputas pelo Passado: História e historiadores no Império do Brasil. 1ªed.: , 2013, v. , p. 20-.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Cores pouco locais: Euclides da Cunha e as modificações no recurso narrativo da cor local na abertura do século XX. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO. Rio de Janeiro: Editora da Anpuh-Rio, 2014.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Da descrição à visualização por meio da cor local: o emprego do recurso narrativo na historiografia nacional oitocentista. In: V Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual, 2011, Mariana - Minas Gerais. Caderno de resumos & Anais do 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual. Ouro Preto - Minas Gerais: EdUFOP, 2011.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Pintando a nação: a cor local no duplo processo de constituição da identidade e da alteridade na escrita da história oitocentista. In: III Congresso Internacional - Territórios, poderes, identidades, 2011, Vitória - Espírito Santo. Anais eletrônicos do III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes, identidades (Territoires, pouvoirs, identités). Vitória - Espírito Santo: GM Editora, 2011. p. 1-13.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Antigos e modernos na Historia geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878). In: 3º Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?, 2009, Mariana - MG. Anais do 3º. Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?, 2009.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Antigos e modernos na "Historia geral do Brazil", de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816 - 1878). In: XXI Salão de Iniciação Científica, 2009. Livro de resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Entre gigantes e anões: antigos e modernos na "História geral do Brasil", de Francisco Adolfo de Varnhagen. In: XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2008.

  • CARDOSO, EDUARDO WRIGHT . A ?pintura da história?: da dimensão pictórica à textual na historiografia francesa oitocentista. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , 2019.

  • CARDOSO, Eduardo Wright . História e mentira: anatomia de uma relação múltipla. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . A visualidade na história: autópsia na historiografia oitocentista brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . A autópsia e os graus de veracidade: uma epistemologia da visão na historiografia brasileira durante o século XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . A visualidade como recurso à escrita da história: epistemologia da visão na historiografia brasileira durante o século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Cores pouco locais: Euclides da Cunha e as modificações no recurso narrativo da cor local na abertura do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Cor local e a escrita da história no Brasil oitocentista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Historicizando a ficção ? cor local como estratégia narrativa na segunda metade do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Didática da história pelo romance no século XIX: o valor do passado colonial para Joaquim Manuel de Macedo a partir da obra 'As mulheres de Mantilha' (1870). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Cor local na escrita da história oitocentista: apreensão do tempo e do espaço na emergência da nação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . III Simpósio ILB: Impérios e Lugares no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . IV Seminário Nacional de História da Historiografia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . I Congresso Brasileiro de Retórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . As ciências da história no século XIX. Ouro Preto: Eduopf, 2014 (Resenha publicada na Revista História da Historiografia).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Paisagens de um Brasil moderno: resenha do livro 'Fotografia e império', de Natalia Brizuela. Rio de Janeiro 2013 (Resenha publicada na Revista Anima).

  • CARDOSO, Eduardo Wright . Uma arqueologia da intencionalidade debretiana: resenha da obra 'J.-B. Debret, historiador e pintor: a viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1816-1839)' 2012 (Resenha publicada na Revista Aedos n. 10, v. 4 (2012).).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico - Locus: Revista de História. 2019.

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico - Revista Maracanan. 2018.

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico - Revista Topoi. 2018.

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico - Revista Literatura: teoría, historia, crítica. 2018.

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico - Revista Topoi. 2018.

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico Revista Topoi. 2017.

CARDOSO, Eduardo Wright . Parecer de artigo científico - Revista Diálogos. 2017.

CARDOSO, Eduardo Wright . Debatedor de mesa redonda - Trabalho de Nathália Sanglard. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    História e Retórica: diálogos antigos e apropriações contemporâneas, Descrição: As relações, contatos e distanciamentos entre a História e a Retórica nunca deixaram de inquietar historiadores e teóricos da história, bem como oradores, retores e filósofos. Se na Antiguidade o saber histórico tecia relações próximas com a prática retórica a ponto de ser possível caracterizar a historiografia antiga como uma história retoricizada, na época contemporânea esse legado e suas consequências produziram debates importantes, sobretudo, a partir da década de 1970 ? momento caracterizado como ?giro linguístico?, mas também denominado, sugestivamente, de ?giro retórico?. O que se verifica, portanto, é que da Antiguidade aos dias atuais, História e Retórica enfrentaram tanto momentos de aproximação e contato quanto, igualmente, situações de ruptura e distanciamento. O intuito dessa pesquisa é, pois, mapear, em uma perspectiva temporal alargada, as múltiplas relações entre esses dois tipos de saberes e de construção de conhecimento, procurando destacar contatos recíprocos e reapropriações diversas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Wright Cardoso - Coordenador / Lina Alegria - Integrante.

  • 2018 - Atual

    A visualidade como recurso à escrita da história: epistemologia da visão na historiografia nacional durante o século XIX, Descrição: Recurso fundamental para a escrita da história antiga, a visão não deixou de participar da elaboração e do desenvolvimento do conhecimento histórico na modernidade. É certo, todavia, que os pressupostos que nortearam o ?ver? passaram por profundas modificações. O escopo desse projeto é, pois, investigar o estatuto da visualidade como recurso epistemológico para a historiografia nacional durante o século XIX, momento no qual o ofício adquire contornos mais precisos e definidos. A visão é empregada não somente como um expediente que determina o contato e a relação com eventos e tempos diversos, mas ainda como recurso narrativo que atribui valores e resultados específicos para a obra historiográfica. Como objeto de pesquisas, portanto, a visualidade permite explorar inúmeras possibilidades analíticas que incluem a atuação do historiador a partir da autópsia, o valor atribuído às fontes ou testemunhos nos relatos, a legitimidade da história do tempo presente, a utilização de metáforas e recursos visuais na narrativa historiográfica, bem como o lugar do leitor e a recepção da obra. A fim de sintetizar essas alternativas, a visualidade, nesse projeto, é concebida como um mecanismo cognitivo operado por meio do olhar e por meio do texto. Para abordá-la, emprega-se a noção de distância histórica como ferramenta heurística, na medida em que esta categoria oferece subsídios para a reflexão acerca da constituição do par sujeito e objeto, cuja análise irá perpassar essa pesquisa. Com esse intuito, recorre-se à produção da história sobretudo durante o século XIX e considera-se, como parte do corpo documental, tanto obras historiográficas, quanto textos prescritivos e críticos acerca do fazer historiográfico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Wright Cardoso - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História. , Pontifícia Universidade Católica - PUC, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271001

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Livre, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestrando do Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista Capes.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação no projeto de pesquisa intitulado Ser historiador no século XIX. O momento Varnhagen. Antologia de uma existência sob coordenação e orientação do Dr. Prof. Temístocles Américo Corrêa Cezar. Financiamento PIBIC.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação no projeto de pesquisa intitulado Ser historiador no século XIX. O momento Varnhagen. Antologia de uma existência sob coordenação e orientação do Dr. Prof. Temístocles Américo Corrêa Cezar. Financiamento PIBIC.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor da disciplina Teoria e metodologia da história I - A (HUM03040), ministrada pelo professor Temístocles Cezar.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor da disciplina Introdução à história A (HUM03033), ministrada pelo professor Temístocles Cezar.

  • 2018 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2018

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD