Jussara Martins Nogueira
Possui Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão, graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1982) e bacharelado em Direito pela Uniceuma - Centro Universitário do Maranhao (2006). Doutoranda em urbanismo na Universidade de Lisboa. Atualmente é professor na Universidade Estadual do Maranhão. Desde 1988, é coordenador de projetos nas áreas de arquitetura, engenharia e planejamento urbano na Deurb Consultoria, desenvolvendo trabalhos com Planos Diretores Participativo, Planos de Habitação de Interesse Social e Plano de Saneamento Básico. Conselheira titular no Conselho Estadual das Cidades - Ma entre 2007 a 2013. Conselheira titular no Conselho das Cidades de São Luís entre 2007 a 2010 e 2013 a 2016 representando a Universidade Estadual do Maranhão. Participa em projetos de pesquisa e extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo na UEMA.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Urbanismo
2016 - Atual
Universidade de Lisboa
Título: Governança e assimetria do poder: Municípios maranhenses pós Constituição Federal de 88
Orientador: José Luís Crespo
Coorientador: Benny Schvarsberg.
Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional
2020 - 2022
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Participação da população no processo de pensar a cidade na dimensão do planejamento urbano, Ano de Obtenção: 2022
Zulene Muniz Barbosa.
Especialização em Direito Urbanístico e Ambiental
2014 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Poder local versus desenvolvimento regional: A dimensão dos pequenos municípios com políticas públicas deslocadas de suas realidades.
Orientador: Renata Barbosa de Almeida
Especialização em PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
1983 - 1984
Graduação em DIREITO
2001 - 2006
CEUMA - ASSOCIAÇAO ENSINO SUPERIOR
Título: ESTATUTO DA CIDADE E O DIREITO DA PROPRIEDADE
Orientador: JOSÉ RIBAMAR FRÓZ SOBRINHO
Formação complementar
2012 -
Direito Urbanístico. (Carga horária: 360h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2016 - 2016
A Mobilidade e a Estruturação do Espaço Urbano. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Projetos Urbanos. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação de Instrutores do Projeto Orla. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2011 - 2011
Direito Imobiliário. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
AutoCAD MAP 3D- Fundamentos. , intraNorth Treinamento E Consultoria LTDA, INTRANORTH, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Organização de eventos
NOGUEIRA, J. M. ; WALL, M. ; BRAGA, I. G. ; PANET, R. F. . Equinox - Atelier de Criação Urbana. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Oficina sobre o tema da 6º Conferência Nacional das Cidades.Eixos Temáticos da 6º Conferência Nacional das Cidades. 2024. (Oficina).
Habitat III. 2016. (Outra).
Hacia un Habitat 3 Alternativo. 2016. (Outra).
I Seminário nacional de pesquisas e estudos sobre as cidades: Espaços, atores e dinâmicas no nordeste do Brasil. 2016. (Seminário).
Curso Presencial Gestão de Projetos Urbanos - Etapa Regional no Nordeste - São Luís/MA. 2015. (Outra).
I ENCONTRO NACIONAL SOBRE TENDENCIAS E DESAFIOS AMBIENTAIS.GESTÃO URBANA E ASSIMETRIA DA PARTICIPAÇÃO. 2015. (Encontro).
III Seminário do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional do Maranhão. 2015. (Seminário).
III Seminário do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional do Maranhão.GESTÃO URBANA E ASSIMETRIA DA PARTICIPAÇÃO. 2015. (Seminário).
I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.PERSPECTIVA DE POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO ASTROBLEMA DE CABEÇA DE SAPO - MA. 2015. (Simpósio).
Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos: Curso IX-Projetos em Mobilidade Urbana-Turma 1/2015. 2015. (Outra).
Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos: Curso VI-Básico: Gestão de Projetos Urbanos - Turma 1/2015. 2015. (Outra).
5° Conferência Estadual das Cidades. 2013. (Outra).
Curso de Formação e Capacitação de Instrutores do Projeto Orla do Setor Norte/Nordeste. Curso de formação e Capacitação de Instrutores do Projeto Orla do Setor Norte/Nordeste. 2012. (Congresso).
II Conferência Internacional de Direito Ambiental. 2012. (Congresso).
Seminário "Política e Plano Municipal de Saneamento Básico". 2012. (Seminário).
Encontro Nacional Intervenções em Assentamentos Precários no Brasil. 2011. (Encontro).
Intervencão em Assentamentos Precários no Brasil: Avaliação de Procedimentos Técnicos em Trabalho Social, Urbanismo e Arquietura.Mediador. 2011. (Encontro).
Curso Direito Imobiliário.Direito Imobiliário Fundação Getúlio Vargas. 2010. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU. VI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. 2010. (Congresso).
2º Seminário Nacional de Assintência Técnica.2º Seminário Nacional de Assistência Técnica-Implementação da Lei Federal 11.888/08 pelos Estados, Municipios e Cidadãos. 2009. (Seminário).
SEMINÁRIO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA NO BRASIL.SEMINÁRIO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA NO BRASIL. 2009. (Seminário).
Conselheira Titular do Conselho Estadual das Cidade.Conselheira. 2008. (Outra).
Conselheira titular do conselho gestor do fundo de habitação de interesse social.Conselheira Titular. 2008. (Outra).
3ª ConferÊncia Municipal de São Luís.3ª ConferÊncia Municipal de São Luís. 2007. (Outra).
I CONFERENCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SÃO LUIS.I CONFERENCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SÃO LUIS. 2007. (Outra).
Seminário Nacional Sobre o Tratamento de Áreas se preservação Permanente em Meio Urbano e Rrestições Ambientais ao Parcelamento do Solo.Seminário Nacional Sobre o Tratamento de Áreas se preservação Permanente em Meio Urbano e Rrestições Ambientais ao Parcelamento do Solo. 2007. (Seminário).
Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor.Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor de São Luís. 2006. (Outra).
Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental - Ética, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 2006. (Congresso).
Curso de Capacitação em Plano Diretor Participativo.Curso de Capacitação em Plano Diretor Participativo. 2006. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Direito Urbanistico. Desafios para o Direito Urbanistico Brasilerio no Século XXI. 2006. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Direito Urbanistico. Desafios para o Direito Urbanistico Brasileiro no século XXI. 2006. (Congresso).
Programa I - Intensivo Inicial: Introdução - Principios - Estatudo da Cidade - Como Elaborar.. 2006. (Outra).
2ª Conferência das Cidades.2ª Conferência das Cidades. 2005. (Seminário).
Cadastros Técnicos Territoriais Multifinalitários.Seminário sobre Cadastros Técnicos Territoriais Multifinalitários. 2005. (Seminário).
Planos Diretores Participativos.Curso de Política Urbana, habitacional e regularização fundiária. 2005. (Encontro).
Planos Diretores Participativos.Curso de Legislação Urbanística. 2005. (Outra).
I Seminário Maranhense de Conforto Ambiental: A Luz no projeto.A luz no Projeto. 2004. (Seminário).
Palestra A Constituição e a Reforma de Poder Judiciário.A Constituição e a Reforma de Poder Judiciário. 2004. (Outra).
1º Seminário Nacional Sobre ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura.1º Seminário Nacional Sobre ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura. 2003. (Seminário).
Curso de Direito Constitucional.Temas Atuais do Constitucionalismo. 2003. (Outra).
V Fórum Internacional de Direito Ambiental.V Fórum Internacional de Direito Ambiental. 2002. (Outra).
Curso Básico de Gestão Ambiental.Curso Básico de Gestão Ambiental. 2001. (Oficina).
IEMA Approved Foundation Course in Environmental Auditing.Environmental Auditing be it Know that. 2001. (Outra).
Curso A Fundamnetação Teórica da Restauração.A Fundamnetação Teórica da Restauração. 2000. (Outra).
1ª Semana Maranhense de Arquitetura e da Iª Exposição de Arquitetura Conteporanea do Maranhão.1ª Semana Maranhense de Arquitetura e da Iª Exposição de Arquitetura Conteporanea do Maranhão. 1997. (Encontro).
Curdo Iluminação para viver.Iliminação para viver. 1996. (Outra).
Curso de Luminotécnica Básica.Luminotécnica Básica. 1996. (Outra).
Curso Lojista Profissional.Lojista Profissional. 1995. (Outra).
Curso de Auto Cad.Auto Cad Básico. 1994. (Outra).
Curso de Patrimonio Arquitetonico.Curso Patrimonio Arquitetônico. 1989. (Outra).
Supervisor de Estágio do Curso de Geografia bacharelado.Supervisor de Estágio do Curso de Geografia bacharelado. 1988. (Outra).
4ª Reunião Técnica Principais Cidades de Porte Médio.Reunião Técnica Principais Cidades de Porte Médio. 1982. (Encontro).
Curso de Jardinagem e Paisagismo.Jardinagem e paisagismo. 1981. (Oficina).
Seminário de Arquitetura.Seminário de Arquitetura. 1981. (Seminário).
Curso Desinfecção de Águas.Desinfecção de Águas. 1975. (Outra).
Participação em bancas
NOGUEIRA, J. M.; OLIVEIRA, F. H.; FEITOSA, N. P. B.; SANTOS, A. B. P. S.. TRANSPORTE COLETIVO URBANO POR ÔNIBUS: Um estudo de caso aplicado a linhas expressas em São Luís. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Reimaginando a Feira do Anjo da Guarda. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.; BRAGA, I. G.; OLIVEIRA, C. T.. Arquitetura Humanitária: um estudo sobre teorias e práticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
VASCONCELOS, P. E. S.; WALL, M.;NOGUEIRA, J. M.. São Luís em quadrinhos: o cotidiano e as práticas espaciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.; BONTEMPO, K.; SOUZA, A. O.. Requalificação da sede da Associação dos moradores do Cohajap. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Vara do Trabalho de Barreirinhas: Um estudo sobre arquitetura judicial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Anteprojeto de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Cohatrac. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.; SOUZA, A. O.; SILVA, R. T. E.. Nova sede do São Luís Convention & Visitor Bureau. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.; SOUZA, A. O.; SILVA, R. T. E.. Casa de shows e espetáculos na avenida Euclides Figueiredo no Bairro do Jaracaty. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Centro de Convenções de São Luís. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Estudo de viabilidade no uso de tijolos de adobe para xconstrução de casas populares no Estado do Maranhão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Uma nova ética para construir e habitar - Bioarquitetura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Psicodinâmica das cores: Efeitos terapêuticos das cores no asilo de mendicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.; WALL, M.; NASCIMENTO, L. M.. Proposta de inclusão social da parte carente da Lagoa da Jansen. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.; WALL, M.; NASCIMENTO, L. M.. Proposta de inclusão social da parte carente da Lagoa da Jansen. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Museu de Arte Conteporânea. 2005 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. "Prisão Albergue: Estabelecimento penal segurança mínima para presos de justiça em regime semi-aberto". 2003 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Projeto de Intervenção urbanística para bairros com crescimento espontâneo na Cidade de São Luís (Coroadinho, Ilhinha e João de Deus). 2003 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Reforma e ampliação do Centro Social Urbano (CSU) da Cohab. 2003 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Revitalização urbana e arquitetônica da antiga fábrica da Oleama paera construção da Central de Atendimento ao consumidor. 2003 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Cento Católico do Anjo da Guarda. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Parque da Cidade de Caxias. 2002 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Centro de integração de Ensino Especial. 2002 - Universidade Estadual do Maranhão.
NOGUEIRA, J. M.. Praça da Avenida litoranea. 1998 - Universidade Estadual do Maranhão.
PANET, R. F.; OLIVEIRA, F. H.; SOUZA, S. M.;NOGUEIRA, J. M.. Comissão Examinadora para contratação de professor substituto ao Campus UEMA São Luís. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
ONDE ECOAM TOADAS, O BATUQUE CONVOCA E REACENDE A MEMÓRIA: Sementes para um Centro Cultural Popular em São Vicente Férrer - MA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Do Caos à Calmaria: Arquitetura Sensorial como Resposta às Demandas do Estilo de Vida Contemporâneo; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Do silêncio à presença, entre paredes que acolhem, mulheres em reescrita; A requalificação de um edifício histórico em habitação social para vítimas de violência em São Luís - MA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
A institucionalização das políticas de trânsito em São Luís: Análise da Implementação de Sistemas de Transporte Coletivo de Alta Eficiência na integração das periferias urbanas; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
MOBILIDADE URBANA: Diretrizes de intervenção viáriano bairro do Calhau; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Requalificação urbana de margens fluviais - uma proposta de intervenção paisagística para a Orla do Sá Viana; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Estudo Preliminar de área de lazer com espaços para prática esportiva no Bairro Sacavém; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
MORADA IBÁ: um projeto conceitual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Bairro da Cidade Operária: Um olhar sobre a sua centralidade e urbanidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
A inserção da metodologia participativa na prática do Arquiteto e Urbanista na contemporaneidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Conforto físico aplicado à qualidade ambiental urbana: proposta de intervenção em recorte da cidade de São Luís; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Anteprojeto de escola de educação profissional tecnológica no município de Bacabeira/MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Formação da "Avenida Litorânea" de São Luís e as relações com o planejamento urbano brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Anteprojeto arquitetônico de biblioteca universitária para a Universidade Estadual do Maranhão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Desenho Universal e domótica: a nova visão sobre acessibilidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
A magia dos lugares chamados shopping centers: um estudo de caso São Luís; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Plano Paisagístico de requalificação urbana ao longo da Avenida Ferreira Gullar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Centro de apoio às crianças portadoras de câncer e suas famílias; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Anteprojeto arquitetônico de um espaço de pesquisa e cultura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Centro de Convenções de São Luís; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Anteprojeto de uma livraria café: um novo conceito em cultura e lazer; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Parque ambiental no sítio Santa Eulália: um espaço para desenvolver atividades em educação ambiental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Anteprojeto de uma pousada turística ecológica em Morros-Maranhão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Anteprojeto de um Centro de capacitação profissional para a comunidade do Cohatrac; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Centro de cultura e arte contemporânea; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Museu de arte contemporânea de São Luís; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Repensando a escola de ensino fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Centro geriátrico: uma abordagem funcional e diferenciada para o tratamento da alma e do corpo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Parque da cidade de Caxias-MA: Uma proposta de urbanização; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Centro de reabilitação em traumatologia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Revitalização do "Espaço Cultural"; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Elaboração e Aplicação de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para Cadastramento Comercial em SIG na CAEMA; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Manual de padronização dos projetos das Unidades Operacionais de Poço, Reservatório e Elevatória da CAEMA; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Ferramentas de Controle e Comunicação para o Setor EPROJ; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Manual de implantação em estação elevatória; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Plataforma digital para gerenciamento de manutenções da CAEMA - Estudo de caso na regional de Itapecuru Mirim; 2024; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Jussara Martins Nogueira;
Produções bibliográficas
-
VENACIO, M. W. C. ; NOGUEIRA, J. M. ; BRANCO, A. P. ; COSTA, Ana Keroline Gonçalves . Concepção colaborativa, Projeto participativo: experiências de ensino e extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Esdual do Maranhão. ESPAÇOS VIVIDOS E ESPAÇOS CONSTRUÍDOS , v. 8, p. 56-65, 2019.
-
NOGUEIRA, J. M. ; Rebeca Batista . Brincando com pneus. Uma área de lazer na Associação do Loreto com a participação de todos. Espaços Vividos e Espaços Construídos; estudos sobre a cidade , v. 8, p. 84-90, 2019.
-
BUONOCORE, C. ; NOGUEIRA, J. M. . CONFORTO FÍSICOAPLICADO À QUALIDADEAMBIENTAL URBANA EM ESPAÇOS COLETIVOS: Um diagnóstico da cidade de São Luís, Maranhão.. ANAIS DO IX ENCONTRO NACIONAL, VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO, II ENCONTRO LATINO-AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEISANAIS DO IX ENCONTRO NACIONAL, VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO, II ENCONTRO LATINO-AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDI , v. 1, p. 807-816, 2017.
-
PRADO, B. I. WASINSKI ; NOGUEIRA, J. M. ; BORGES, D. G. ; MARQUES, C. R. M. ; PFLUEGER, G. S. ; CAMARA, A. J. L. ; FERREIRA, B. A. ; DUAILIBE, G. J. ; FEITOSA, N. P. B. . Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico São Luís do Maranhão Brasil - Portugal: relatos diversidade em diálogos permanentes. 1. ed. São Luís: Editora UEMA, 2024. v. 1. 86p .
-
NOGUEIRA, J. M. . Eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional das Cidades. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, J. M. . Projetando nos espaços invisíveis da sociedade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOGUEIRA, J. M. ; BATISTA, R. G. O. . Brincando com Pneus: Uma área de lazer na Associação do Loreto com a participação de todos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOGUEIRA, J. M. ; VENACIO, M. W. C. . Da teoria à prática de inserção da comunidade no projeto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOGUEIRA, J. M. ; SILVA, P. R. P. . Gestão urbana e a assimetria do poder local. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOGUEIRA, J. M. . Palestra 5° Conferência Municipal das Cidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, J. M. . Palestra 5° Conferência Municipal das Cidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, J. M. . Palestra 5° Conferência Municipal das Cidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, J. M. . Estudos Técnicos de Planejamento Urbano com os Trabalhos de Planejamento, Coordenação e Elaboração Participativa dos Planos Diretores nos Municipios, localizados nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.. 2007 (Plano Diretor) .
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
O PLANO MAIS IDH E A PRODUÇÃO HABITACIONAL Contribuições para Melhoria das Condições de Vida e Trabalho na Área Rural dos Municípios de Belágua e Cajari, Maranhão., Descrição: Descrição: Verificar, através da construção e aplicação de Indicadores de Desempenho e Avaliação, os resultados do Programa Minha Casa, Meu Maranhão da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano que, por meio da construção de unidades habitacionais e desenvolvimento de trabalho técnico social, pretende melhorar as condições de vida e trabalho em povoados rurais de Belágua e Cajari, municípios maranhenses incluídos no Plano de Ação Mais IDH do Governo Estadual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jussara Martins Nogueira - Integrante / Rose-France de Farias Panet - Integrante / Carlos Frederico Lago Burnett - Coordenador / Marluce Wall de Carvalho Venacio - Integrante / Clara Raissa Sousa - Integrante / Yata Anderson Gonzaga Masullo - Integrante.
-
2014 - Atual
Os caminhos do projetar um estudo sobre teorias e práticas do habitar urbano em busca da construção de cidade inclusiva, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar no campo do urbanismo, na práxis do projeto do habitat urbano, os paradigmas que têm trabalhado buscando estar ao lado dos interesses mais amplos da maioria dos habitantes e o comprometimento com a construção de uma cidade inclusiva. Utiliza-se práxis aqui como o conjunto de atividades humanas tendentes a criar as condições indispensáveis às atividades materiais de produção, da prática. Práxis e não simplesmente prática, para diferenciar, como o faz o filósofo Sánchez Vásquez (2011) do significado predominante de prática em seu uso cotidiano, o sentido puramente utilitário. Para o campo do urbanismo, do projeto do habitat urbano, a prática, no sentido mais comum, poderia significar o lado das atividades operacionais do projeto, de desenho, de adequação técnica e tudo o mais relacionado a isso. O que interessa aqui, no entanto, não é isso. É, pelo contrário, identificar o sentido do projetar, o sentido do projeto do habitat humano e no campo mais específico, o sentido do projeto do habitar urbano. Acompanhando Lefebvre (2000), o projeto do habitat urbano é regido por paradigmas que seguem a representação do espaço do reino do técnico, do reino científico. Como representação, ainda para Lefebvre, é o encontro entre ciência e ideologia, a representação do espaço que orienta o projeto, que representa o momento do espaço concebido, a práxis do projeto está imersa em ideologia. Em geral, acompanha os interesses hegemônicos, os interesses dos setores dominantes da sociedade. Mas, isso não impede que esta representação do espaço busque estar comprometida com os interesses dos setores populares e não hegemônicos da sociedade, que procure estar ao lado dos interesses da construção de uma cidade mais igualitária, de uma cidade inclusiva. Antes de continuar é preciso esclarecer o que é chamado de habitat urbano neste projeto de pesquisa. Habitat urbano é o lugar que o ser humano constrói para si, para viver e conviver. Neste sentido, trata-se do ambiente construído e das interações deste ambiente construído e do seu processo de construção com o meio-ambiente natural também. Compreendendo a produção do espaço como o faz Lefebvre (2000), é possível entender que o espaço se faz em três momentos (como diz o autor) ou se compõe de três espaços de atuação: o espaço dos técnicos (espaço concebido, espaço desenhado segundo os paradigmas científicos); a prática espacial que é o espaço físico e material mais a vida que nela se desenvolve e finalmente, o espaço da percepção imagética, dos pensamentos. O universo deste projeto diz respeito ao esforço, por parte do reino da técnica, de se aproximar e de construir a representação do espaço que orienta a concepção do espaço, que orienta o momento do espaço concebido, levando em consideração a construção de uma cidade igualitária, inclusiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jussara Martins Nogueira - Integrante / Marluce Wall - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Maranhão, Unidade de Estudos de Engenharia. , Rua da Estrela, Centro, 65000000 - São Luís, MA - Brasil
Experiência profissional
1999 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2024
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo.Atividade realizada, Comissão para orientação dos trabalhos desenvolvidos pela Empresa Sacada Arquitetura Júnior.
-
01/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Laboratório da Paisagem e do Ambiente Contruído- LAPA-CAU-UEMA.Linhas de pesquisa
-
07/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Urbano e Regional
-
01/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Assentamento Humano
-
01/2020 - 05/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Habitação
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Urbano e Regional
-
07/2018 - 12/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conjuntos residenciais e loteamentos
-
01/2019 - 05/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Emergentes em Arquitetura e Urbanismo
-
01/2018 - 12/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento Urbano e Regional, Urbanização e Planejamento
-
07/2016 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conjuntos Residenciais e Loteamos, Intervenções em Área de Interesse Social
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano, Urbanização e Planejamento
-
07/2011 - 06/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano, Legislação Urbana e Direito Urbanístico
-
01/2011 - 06/2011
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano, Elementos do Projeto
-
01/2010 - 06/2010
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano, Legislação Urbana e Direito Urbanístico
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Urbana, Transporte e Mobilidade Urbana
-
07/2008 - 12/2008
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Urbana, Novas Edificações em Sítio de Interesse Cultural
-
01/2007 - 06/2008
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Urbano, Projeto Arquitetônico VII
-
01/2006 - 12/2006
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arquitetura de Interiores, Projeto Arquitetônico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jussara Martins Nogueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?