Marilice Mugnaini Soffa
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com dissertação sobre a qualidade na Educação a Distância e a contribuição da formação de professores para a modalidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Paraná, com monografia sobre o uso de software educativo em ambiente escolar e em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com monografia sobre o perfil do docente da disciplina que aborda as Tecnologias na Educação no curso de Pedagogia. Possui experiência em Educação, especificamente em docência do Ensino Fundamental, Superior e Pós-Graduação, Tecnologias na Educação, Formação de Professores (presencial e a distância), Educação a Distância, Design Instrucional e Tutoria em EAD e normalização de trabalhos científicos.
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Qualidade na Educação a Distância: Contribuições da formação de professores para a modalidade,Ano de Obtenção: 2010
Patrícia Lupion Torres.
Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Formação de professores: O docente da disciplina que aborda as Tecnologias na Educação no curso de Pedagogia
Orientador: Maria Antonia Moscalewski Schuartz
Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
2004 - 2006
Universidade Federal do Paraná
Título: O trabalho com softwares educativos no ambiente escolar
Orientador: Gláucia da Silva Brito
Formação complementar
2009 - 2009
Ensino e Aprendizagem no Eureka. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2009 - 2009
Inserindo e Motivando os Professores para o Uso das Tecnologias. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2003 - 2003
Formação de Capacitadores. (Carga horária: 10h). , Lego Educational Division, LEGO, Brasil.
2002 - 2003
Formação de Capacitadores e Monitores. (Carga horária: 184h). , Positivo Informática, POSINFO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia Científica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia na Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Organização de eventos
SOFFA, Marilice Mugnaini . Semana das Licenciaturas ? ?Inclusão e Diversidade: avanços e perspectivas?. 2018. (Outro).
SOFFA, Marilice Mugnaini . IV Congresso de Pedagogia. 2015. (Congresso).
SOFFA, Marilice Mugnaini . III Congresso de Pedagogia. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Semana das Licenciaturas - Inclusão e Diversidade: avanços e perperspectivas.Pensando a Inclusão e a Diversidade por meio do Cinema. 2018. (Seminário).
VI Congresso de Educação de Ponta Grossa. 2018. (Congresso).
XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE.. (Im)possibilidades metodológicas para a pesquisa da educação brasileira em Ciências Sociais. 2017. (Congresso).
XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE.. Os (des)caminhos e desafios da educação de jovens e adultos: metodologia e formação docente. 2017. (Congresso).
XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE.. Perspectivas sobre a educação inclusiva: um desafio possível. 2017. (Congresso).
Semana dos Cursos de Licenciatura.Desenhos animados: recursos tecnológicos a favor da Educação. 2015. (Seminário).
Semana do Curso de Pedagogia e Diálogos Educacionais em Letras.Transversalidade e Desenhos Animados. 2014. (Oficina).
XI Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE.. O jogo dramático com crianças em contexto hospitalar. 2013. (Congresso).
Santa Cruz Day.Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a 'nova' sala de aula. 2012. (Outra).
II Congresso de Pedagogia das Faculdades Santa Cruz. A Importância da Formação de Professores para o Uso das Tecnologias na Educação. 2011. (Congresso).
Oficinas da Semana do Curso de Pedagogia das Faculdades Santa Cruz (1 Semestre).O Uso Pedagógico do Laboratório de Informática (Palestra). 2011. (Outra).
Oficinas da Semana do Curso de Pedagogia das Faculdades Santa Cruz (2 Semestre).Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a EAD veio para ficar (Palestra). 2011. (Oficina).
XI Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores online. 2009. (Congresso).
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR ? EDUCERE. Mudança paradigmática no uso das tecnologias na Educação. 2008. (Congresso).
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. O uso do software educativo: reflexões da prática docente na sala informatizada. 2008. (Congresso).
X Feira de Cursos da PUCPR.X Feira de Cursos da PUCPR. 2008. (Outra).
Congresso Internacional de Educação a Distância. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
FURTADO, Andrea Garcia; MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini. Desenhos animados: um recurso midiático na formação da identidade do estudante. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia. Jogos simbólicos para o desenvolvimento na primeira infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, Andrea Garcia; MARTINELLI, Liliam Maria Born;SOFFA, Marilice Mugnaini. Indisciplina escolar: causas, consequências e estratégias na primeira infância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, Andrea Garcia; MARTINELLI, Liliam Maria Born;SOFFA, Marilice Mugnaini. Ressignificar a educação infantil: abordagem Reggio Emilia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, Andrea Garcia; MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini. O processo de desenvolvimento psicomotor do bebê e o ato da psicomotricidade: um caminho para aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, Andrea Garcia;SOFFA, Marilice Mugnaini; MAGNANI, Cristiane de Souza. Teatro na educação: possibilidade pedagógica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, Andrea Garcia; MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini. Professores com traumas na docência: saúde, educação e trabalho. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
OZAKI, F. F.; MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini. A inclusão social e escolar de crianças refugiadas na educação brasileira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
OZAKI, F. F.;SOFFA, Marilice Mugnaini; MAGNANI, Cristiane de Souza. Sustentabilidade ambiental: reeducação e novos hábitos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, Andrea Garcia; MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini. Educação em tempo integral: formação do estudante. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MAGNANI, Cristiane de Souza;SOFFA, Marilice Mugnaini; MARCOWICZ, Daniel. O portfólio como forma de documentação avaliativa na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MAGNANI, Cristiane de Souza; MARCOWICZ, Daniel;SOFFA, Marilice Mugnaini. A importância da formação continuada para o professor/tutor da criança autista inclusa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia; MAGNANI, Cristiane de Souza. Virtualização na primeira infância: o uso dos recursos tecnológicos como ?babás eletrônicas?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MARCOWICZ, Daniel; FURTADO, Andrea Garcia. Desenvolvimento e aplicação de jogos educativos: um olhar psicopedagógico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia; MAGNANI, Cristiane de Souza. Violência escolar e saúde docente: relações além da sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia; MARCOWICZ, Daniel. Gamificação: aspectos e influências no processo de ensino e aprendizagem do estudante do século XXI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; KLOS, Renata Baleche Custodio; FURTADO, Andrea Garcia. Síndrome de Down: um olhar especial para as estratégias de aprendizagem de alunos inclusos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; KLOS, Renata Baleche Custodio; FURTADO, Andrea Garcia. A importância da contação de histórias: estratégia pedagógica para a formação de leitores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MAGNANI, Cristiane de Souza; MARCOWICZ, Daniel. Educação Alimentar e Nutricional: a escola como território integrador para a consciência alimentar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MARCOWICZ, Daniel; MAGNANI, Cristiane de Souza. Comunicação e interação na educação a distância: aspectos essenciais para a docência online. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; DIAS, F. B.; SCHANNE, R.. Influência digital: os modelos impostos pela mídia que afetam o pensamento da criança e adolescente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MARTINS, A. R.; MARCOWICZ, Daniel. O uso de drogas na adolescência: impactos sociais e o papel da escola e da família na prevenção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MARTINS, A. R.; MARCOWICZ, Daniel. A educação de jovens e adultos na modalidade a distância: possibilidades e desafios para o ensino público. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MARTINS, A. R.; MARCOWICZ, Daniel. Formação docente e a inclusão da criança portadora de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MARTINS, A. R.; MARCOWICZ, Daniel. Educação superior a distância: a importância da formação do docente online. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia; MARCOWICZ, Daniel. Autonomia e infância: limitações, construção da personalidade e independência do poder de escolha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia; MARCOWICZ, Daniel. Neurociência e Pedagogia: o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, Andrea Garcia; MARCOWICZ, Daniel. Aprendizagem pela afetividade no indivíduo com Síndrome de Down. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; DIAS, F. B.; SCHANNE, R.. de Brito Mayer, Franciéli A. Prestes.O psicopedagogo institucional: identificação e intervenção das dificuldades de aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; DIAS, F. B.; SCHANNE, R.. Contação de história: uma estratégia de incentivo à leitura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MARCOWICZ, Daniel;SOFFA, Marilice Mugnaini; DAL FORNO, M. R. G.. de Andrade Lüthke.Do picadeiro à escola: a identidade da criança de circo e os aspectos da educação dos povos itinerantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MARCOWICZ, Daniel;SOFFA, Marilice Mugnaini; DAL FORNO, M. R. G.. A importância da gestão educacional na educação de jovens e adultos: O impacto na sociedade e o perfil do aluno da modalidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MARCOWICZ, Daniel;SOFFA, Marilice Mugnaini; DAL FORNO, M. R. G.. Godói.Relações de poder na educação carcerária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
OZAKI, F. F.;SOFFA, Marilice Mugnaini; PINTO, Heloisa Pereira. Possibilidades no ensino de inglês na educação infantil: Uma análise comparativa de metodologias em escolas não bilíngues. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
PATELLA, Márcia Bacelo;SOFFA, Marilice Mugnaini; QUEIROZ, Carolina Zanella. Autismo: desafio para o professor na inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MARTINELLI, L. M. B.;SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, A. G.. A formação continuada do professor no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
QUEIROZ, Carolina Zanella;SOFFA, Marilice Mugnaini; VICENTIN, I. S.. Dislexia e a aprendizagem no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MARTINS, A. R.;SOFFA, Marilice Mugnaini; MARCOWICZ, D.. A educação no cárcere como forma de reinserção social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
KLOS, Kleber;SOFFA, Marilice Mugnaini; TAGLIARI, Carla Cristina. A importância da psicomotricidade relacional e funcional para o desenvolvimento da criança. 2015.
SOFFA, Marilice Mugnaini; FURTADO, A. G.; PATELLA, Márcia Bacelo. Saúde docente em questão: Síndrome de Burnout, conhecimento e prevenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MAGNANI, Cristiane de Souza; MARTINELLI, Liliam Maria Born. As mídias tecnológicas e educação: inserção e estratégias didáticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
SOFFA, Marilice Mugnaini; MAGNANI, Cristiane de Souza; MARTINELLI, Liliam Maria Born. de Paula, Flávia Costa e Silva, Lucélia da Silva.As vantagens e desvantagens da Educação a Distância: aspectos metodológicos, docentes e discentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
BERTASSONI, Suzana Braga;SOFFA, Marilice Mugnaini; MEDEIROS, Lilian. Adaptações curriculares para crianças com Síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, A. G.;SOFFA, Marilice Mugnaini; MEDEIROS, Lilian. Literatura na educação infantil: contos de fada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
FURTADO, A. G.;SOFFA, Marilice Mugnaini; MEDEIROS, Lilian. O uso de jogos no ensino da matemática nos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
MARCOWICZ, Daniel;SOFFA, Marilice Mugnaini; KLOS, Kleber. Educação prisional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
COSTA, Mariana Saad Weinhardt; MARTINELLI, Liliam Maria Born;SOFFA, Marilice Mugnaini. Pedagogia Hospitalar: a importância da atuação do educador no atendimento pedagógico hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
COSTA, Mariana Saad Weinhardt; TAGLIARI, Carla Cristina;SOFFA, Marilice Mugnaini. A brinquedoteca hospitalar como recurso de humanização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
COSTA, Mariana Saad Weinhardt; BERTASSONI, Suzana Braga;SOFFA, Marilice Mugnaini. Oliveira Santos; Kelly C. Volski de Quadros.O papel do pedagogo no contexto hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
BERTASSONI, Suzana Braga; STACHESKI, Viviane Schueda;SOFFA, Marilice Mugnaini. O papel do psicopedagogo institucional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013.
COSTA, Mariana Saad Weinhardt; MARTINELLI, Liliam Maria Born;SOFFA, Marilice Mugnaini. A importância da estimulação precoce em crianças de 0 a 3 anos com síndrome de down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
NAUROSKI, Everson Araujo;SOFFA, Marilice Mugnaini; MARCOWICZ, Daniel. Profissão docente: Qualidade de vida de professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle; PINTO, Heloisa Pereira;SOFFA, Marilice Mugnaini. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
BERTASSONI, Suzana Braga;SOFFA, Marilice Mugnaini; SCHANNE, Rita. A contribuição da didática na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
COSTA, Mariana Saad Weinhardt;SOFFA, Marilice Mugnaini; NAUROSKI, Everson Araujo. Legislação, adaptações e ações pedagógicas em contexto hospitalar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle;SOFFA, Marilice Mugnaini; KRAETZ, Guísela. Gestão escolar: Uma liderança capaz de influenciar a capacitação dos profissionais e melhorar a qualidade do ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
COSTA, Mariana Saad Weinhardt;SOFFA, Marilice Mugnaini; NAUROSKI, Everson Araujo. Estímulo a criança/adolescente e a aprendizagem em contexto hospitalar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle;SOFFA, Marilice Mugnaini; KRAETZ, Guísela. A utilização dos softwares na Educação Infantil como forma de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.
Orientou
Museus e Pedagogia: a atuação do pedagogo em espaços educativos não formais; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; (Orientador);
Sala de aula informatizada: local de potencialização do processo de ensino e aprendizagem; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; (Orientador);
Hibridização da educação superior: o papel do professor para a qualidade da educação híbrida; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; (Orientador);
Virtualização na primeira infância: o uso dos recursos tecnológicos como ?babás eletrônicas?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Desenvolvimento e aplicação de jogos educativos: um olhar psicopedagógico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Violência escolar e saúde docente: relações além da sala de aula; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Gamificação: aspectos e influências no processo de ensino e aprendizagem do estudante do século XXI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Síndrome de Down: um olhar especial para as estratégias de aprendizagem de alunos inclusos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A importância da contação de histórias: estratégia pedagógica para a formação de leitores; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Influência digital: os modelos impostos pela mídia que afetam o pensamento da criança e adolescente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
O uso de drogas na adolescência: impactos sociais e o papel da escola e da família na prevenção; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A educação de jovens e adultos na modalidade a distância: possibilidades e desafios para o ensino público; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Formação docente e a inclusão da criança portadora de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Educação superior a distância: a importância da formação do docente online; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Autonomia e infância: limitações, construção da personalidade e independência do poder de escolha; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Neurociência e Pedagogia: o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Aprendizagem pela afetividade no indivíduo com síndrome de down; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
De Brito Mayer, Franciéli A; Prestes; O psicopedagogo institucional: identificação e intervenção das dificuldades de aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Contação de história: uma estratégia de incentivo à leitura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Educação Alimentar e Nutricional: a escola como território integrador para a consciência alimentar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Comunicação e interação na educação a distância: aspectos essenciais para a docência online; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Aplicativos no processo de ensino e aprendizagem: a educação em "nossas mãos"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Educação Corporativa: As contribuições do pedagogo empresarial na mediação e no desenvolvimento profissional de colaboradores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Pedagogia e educação inclusiva: Formação, saberes e inquietações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A figura masculina na educação de crianças: Contribuições para um novo olhar sobre o sujeito; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Profissão professor: a identidade profissional e a Síndrome de Burnout; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Jovens infratores e a educação: medidas socioeducativas para reintegração na sociedade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Um olhar da educação sobre a mulher com restrição de liberdade no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Tecnologias na Educação: estratégias para alfabetização e letramento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A Síndrome de Burnout nos profissionais docentes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Função social da educação de jovens e adultos no contexto carcerário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A importância do pedagogo no ambiente empresarial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Evasão escolar no ensino público paranaense: causas, funções da escola e da família; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A urgência da busca por uma identidade para o pedagogo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Violência na escola: a contribuição da família para tal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Andragogia e a Educação de Jovens e Adultos: Contribuições para a modalidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Educação Corporativa: O papel do Pedagogo no contexto empresarial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A importância da Gerontologia Educacional: O idoso volta às aulas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A importância da interação entre a escola e a família: Uma parceria imprescindível; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
A multiplicidade de papéis da profissão professor: Um agente transformador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Traumas infantis e suas consequências no processo de aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Saúde docente em questão: Síndrome de Burnout, conhecimento e prevenção; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Mídias tecnológicas e Educação: inserção e estratégias didáticas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
de Paula, Flavia Costa e Silva, Lucélia da Silva; Vantagens e desvantagens da Educação a Distância: aspectos metodológicos, docentes e discentes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba; Orientador: Marilice Mugnaini Soffa;
Produções bibliográficas
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . Avaliação Institucional: Um Referencial de Qualidade para a Educação a Distância. Política e Gestão Educacional (Online) , v. 6, p. 1, 2009.
-
CAMARGO, Letícia Ferreto ; MARCOWICZ, Daniel ; SOFFA, Marilice Mugnaini . Perspectivas sobre a educação inclusiva: um desafio possível. In: XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2017, Curitiba. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2017.
-
MARCOWICZ, Daniel ; CAMARGO, Letícia Ferreto ; SOFFA, Marilice Mugnaini . (Im)possibilidades metodológicas para a pesquisa da educação brasileira em Ciências Sociais. In: XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2017, Curitiba. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2017.
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; MARCOWICZ, Daniel ; CAMARGO, Letícia Ferreto . Os (des)caminhos e desafios da educação de jovens e adultos: metodologia e formação docente. In: XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2017, Curitiba. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2017.
-
COSTA, Mariana Saad Weinhardt ; FRANCA, Eliete Aparecida Batista ; SOFFA, Marilice Mugnaini . O jogo dramático com crianças em contexto hospitalar. In: XI Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2013.
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; TORRES, P. L. . O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores online. In: IX Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2009.
-
TESCAROLO, R. ; TORRES, P. L. ; ZACLIKEVIC, C. M. ; SOFFA, Marilice Mugnaini . Um relato de experiência da hibridização em uma instituição de Ensino Superior brasileira. In: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009, Braga. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009. p. 6000-6011.
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; ALCANTARA, P. R. C. . O uso do software educativo: reflexões da prática docente na sala informatizada. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008.
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; SANTOS, V. S. ; BEHRENS, M. A. . Mudança paradigmática no uso das tecnologias na Educação. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008.
-
ALVES, Jaqueline Marques ; SOFFA, Marilice Mugnaini . Síndrome de Burnout em docentes: conhecer para prevenir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . Desenhos animados: recursos tecnológicos a favor da Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBIERI, Cristiane S. O. ; MARTINS, Djuliane F. ; SUYTI, Sueli F. C. ; SOFFA, Marilice Mugnaini . As mídias tecnológicas na Educação: possibilidades metodológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . Transversalidade e Desenhos Animados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Mariana Saad Weinhardt ; FRANCA, Eliete Aparecida Batista ; SOFFA, Marilice Mugnaini . O jogo dramático com crianças em contexto hospitalar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a 'nova' sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . A Importância da Formação de Professores para o Uso das Tecnologias na Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . O Uso Pedagógico do Laboratório de Informática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini . Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a EAD veio para ficar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; TORRES, P. L. . O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores online. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; ALCÂNTARA, Paulo Roberto de Carvalho . O uso do software educativo: reflexões da prática docente na sala informatizada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOFFA, Marilice Mugnaini ; SANTOS, Vanderlei Siqueira dos ; BEHRENS, M. A. . Mudança paradigmática no uso das tecnologias na educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SOFFA, Marilice Mugnaini . Metodologia da Pesquisa Científica na Prática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOFFA, Marilice Mugnaini . Inserindo e Motivando os Professores para Utilização das Novas Tecnologias. 2009. .
SOFFA, Marilice Mugnaini . Legislação da Educação a Distância no Brasil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo de Objeto de Aprendizagem).
SOFFA, Marilice Mugnaini . IX Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. 2009. (Membro da Comissão Científica).
SOFFA, Marilice Mugnaini . IX Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. 2009. (Coordenadora de Mesa Redonda).
SOFFA, Marilice Mugnaini . Handbook of Research on Collaborative Learning Using Concept Mapping. 2009. (Revisora do livro).
SOFFA, Marilice Mugnaini . IX Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. 2009. (Coordenadora de Comunicações).
TORRES, P. L. ; TESCAROLO, R. ; MATOS, E. L. M. ; BEHRENS, M. A. ; ZACLIKEVIC, C. M. ; REIS, C. B. ; COSTA, M. S. W. ; SOFFA, Marilice Mugnaini ; GOTTARDELLO, M. M. . Relatório de Pesquisa: Processos do Conhecer. 2008. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
Prática pedagógica num paradigma inovador com a utilização de recursos de mídias no processo de ensino-aprendizagem em ambiente presencial e virtual - SAAW, Descrição: A base teórica do estudo focaliza-se na mudança paradigmática gerada na sociedade da Informação e toma como referência a necessidade de superação do paradigma conservador na busca de um paradigma inovador que atenda à produção do conhecimento num processo reflexivo, crítico e transformador. Envolve a análise da implantação do paradigma inovador na prática pedagógica do professor com a utilização de recursos de mídia no processo de ensino-aprendizagem em ambiente presencial e virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilice Mugnaini Soffa - Integrante / Marilda Aparecida Behrens - Coordenador.
-
2008 - 2010
Formação Pedagógica de Professores em Diferentes Níveis e Contextos, Descrição: O presente projeto propõe uma investigação voltada à formação de professores em ambientes online ofertada em diferentes níveis e contextos. Busca-se nesta pesquisa construir um espaço inovador para oferecer a formação pedagógica online a professores. Focaliza-se a problemática na formação pedagógica que pode vir a auxiliar os docentes na empreitada da reconstrução de uma ação docente num paradigma da complexidade. Neste processo de superação de uma prática pedagógica conservadora, com visão critica se apropriar e utilizar da tecnologia inovadora disponível. O projeto tem como objetivo geral planejar, desenvolver e avaliar um processo de formação pedagógica ofertada com o apoio de ambiente virtual de aprendizagem para professores da educação básica e da educação superior em diferentes contextos. Como metodologia utilizada, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação que permite uma intervenção junto aos docentes que se proponham a participar do processo. Sendo assim, para a investigação se propõem a elaboração de instrumentos que serão aplicados junto aos quatro grupos de investigados nos diferentes níveis e contexto de ensino, ou seja, os professores de escolas públicas, docentes universitários das instituições publicas e privadas, e dos professores que atuam na escolarização dentro dos hospitais. A proposição da pesquisa-ação e a escolha dos instrumentos prende-se a necessidade de investigar as impressões dos docentes sobre a vivência nos módulos propostos durante a formação pedagógica online e sua possível aplicação na prática docente, bem como, a provável utilização de recursos tecnológicos para ensinar e para aprender. Inclui-se nesta investigação, os docentes que participarão da formação pedagógica online e que terão a sua disposição ?mesas educacionais?, ou seja, recursos com tecnologia avançada que serão disponibilizados para os alunos que se encontram hospitalizados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilice Mugnaini Soffa - Integrante / Elizete Lúcia Moreira Matos - Coordenador.
-
2008 - 2010
Prática Pedagógica na Educação Presencial e à Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem, Descrição: O projeto propõe uma investigação voltada para formação pedagógica dos professores universitários e dos diferentes níveis de ensino. Focaliza-se a problemática na formação pedagógica que pode vir a auxiliar os docentes na empreitada da reconstrução de uma ação docente num paradigma da complexidade. Neste projeto estão envolvidos docentes universitários e professores de escolas públicas e privadas que atuam em sala de aula, dentro de escolarização nos hospitais e no acompanhamento pedagógico em clínicas. A proposta de capacitação para formação de professores online e presencial inclui a apropriação crítica da tecnologia a serviço do ensino e da aprendizagem. Acredita-se que esta investigação pode abrir novos caminhos metodológicos na prática pedagógica e pode ampliar a visão de educação e das possibilidades de inclusão social e educacional em diferentes níveis e contextos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilice Mugnaini Soffa - Integrante / Patrícia Lupion Torres - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. , Rua Affife Mansur, 565, Novo Mundo, 81050180 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 30524900, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Faculdades Integradas Santa Cruz de CuritibaVínculo: Docente Titular, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
2007 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atribuições relacionadas à Design Instrucional, tutoria e formação online e presencial docente.
2006 - 2006
Prefeitura Municipal de CuritibaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2005 - 2005
Prefeitura Municipal de CuritibaVínculo: Contrato Provisório, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2002 - 2003
Positivo InformáticaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marilice Mugnaini Soffa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?