Carlos Eduardo de Mattos
Mestre em Gestão em Alimentos e Bebidas na Universidade Anhembi Morumbi. Pós graduado no curso de MBA em Gestão Executiva de Projetos pela FGV - Centro Hermes de Sorocaba e graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela UNIP - Universidade Paulista. Atualmente é Supervisor de Compras e Comércio Exterior na empresa Heller Máquinas Operatrizes Ind. Com. Ltda. Atuou também como Professor nos cursos de: Graduação em Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais no SENAC Sorocaba, MBA em Gestão Estratégica de Negócios da FACCAMP Itapetininga, MBA em Negócios Internacionais na ESAMC Sorocaba (atual Athon), MBA em Engenharia de Produção com ênfase em Lean Six Sigma na FHO Uniararas em Sorocaba e Pós-graduação em Administração de Empresas no Centro Hermes Sorocaba (conveniada da Fundação Getúlio Vargas). Tem experiência, ainda, na áreas Contábil, Financeira e Planejamento de Materiais.
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão em Alimentos e Bebidas
2016 - 2018
Universidade Anhembi Morumbi
Título: Gestão do Clima para Serviços em Restaurantes, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Rodrigo Cunha da Silva
Palavras-chave: Setor de A&B; Gestão de Pessoas no setor de A&B; Clima Organizacional; Clima para Serviços.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão em Alimentos e Bebidas. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Setores de atividade: Alimentação; Comércio varejista; Outras atividades de serviços pessoais.
Especialização em Gerência Executiva de Projetos
2005 - 2006
Centro Hermes de Educação Superior Ltda
Título: Ampliação de Imóvel para Construção de Salão Comercial
Orientador: Carlos Alberto Corrêa Salles Jr.
Graduação em Adm. Empresas com Ênfase em Com. Exterior
2001 - 2004
Universidade Paulista
Título: OCEANAIR LINHAS AÉREAS LTDA. - Projeto de Importação
Orientador: German Segre
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: COMPRAS INTERNACIONAIS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: COMÈRCIO EXTERIOR.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: NEGÓCIOS INTERNACIONAIS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: PLANEJAMENTO DE MATERIAIS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: GERÊNCIA EXECUTIVA DE PROJETOS.
Organização de eventos
MATTOS, C. E. . IV SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, COMÉRCIO EXTERIOR E GESTÃO DA UNIP. 2003. (Outro).
Participação em eventos
I COLÓQUIO TRANSDISCIPLINAR UNIP SOROCABA.Sustentabilidade, Psicologia Organizacional e Gestão de Crises Ambientais nas Organizações: Desafios e Oportunidades na Era Digital com o uso da Ferramenta ISO 14.000. 2025. (Simpósio).
Alimentos e Bebidas em Alto Mar. 2017. (Outra).
Cooperativismo em tempo de terceirização. 2017. (Outra).
Evolução da importância da participação da área de A&B em hotéis. 2017. (Outra).
HOSPITALIDADE E ECONOMIA CRIATIVA EM EVENTOS UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS: DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA VAI-VAI, CAMPUS PARTY E FASHION CRUISE. 2017. (Outra).
HOSPITALIDADE E SERVIÇOS A BORDO DE AERONAVES: O CASO DA COMPANHIA AÉREA AZUL. 2017. (Outra).
Sucesso com restaurantes ? foco no produto: o que o público realmente deseja?. 2017. (Outra).
XII Encontro Científico e de Iniciação Científica Anhembi Morumbi. 2016. (Encontro).
FEIMAFE - Feira de Máquinas e Ferramentas. 2012. (Outra).
Enterprise Latin America. Enabling E-Business. Conferência Internacional de Novas Tecnologias para E-Business. 2002. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
MATTOS, C. E. ; SILVA, R. C. . Características da gestão de pessoas e clima para serviços em restaurantes. REVISTA DE CARREIRAS E PESSOAS , v. 9, p. 84-106, 2019.
-
MATTOS, C. E. ; PONTES, M. L. M. ; MARIETTO, M. L. . Gestão em Alimentos e Bebidas: Indicadores para um Novo Campo de Estudos no Brasil. PODIUM: SPORT, LEISURE AND TOURISM REVIEW , v. 5, p. 99-119, 2016.
-
PONTES, M. L. M. ; MATTOS, C. E. ; MARIETTO, M. L. . GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS: APLICAÇÃO DE ELEMENTOS DA GESTÃO DA PRODUÇÃO EM UMA COZINHA. In: III EMPRAD, 2016, São Paulo. GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS: APLICAÇÃO DE ELEMENTOS DA GESTÃO DA PRODUÇÃO EM UMA COZINHA, 2016.
-
MATTOS, C. E. ; PONTES, M. L. M. ; MARIETTO, M. L. . GESTÃO EM ALIMENTOS E BEBIDAS: INDICADORES PARA UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS NO BRASIL. In: XIX SEMEAD, 2016, São Paulo. GESTÃO EM ALIMENTOS E BEBIDAS: INDICADORES PARA UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS NO BRASIL, 2016.
-
PONTES, M. L. M. ; MATTOS, C. E. ; MARIETTO, M. L. . GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS: APLICAÇÃO DE ELEMENTOS DA GESTÃO DA PRODUÇÃO EM UMA COZINHA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATTOS, C. E. ; PONTES, M. L. M. ; MARIETTO, M. L. . GESTÃO EM ALIMENTOS E BEBIDAS: INDICADORES PARA UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATTOS, C. E. . Gestão do Clima para Serviços em Restaurantes 2018 (Dissertação de Mestrado).
-
MATTOS, C. E. . Ampliação de Imóvel para Construção de Salão Comercial 2005 (MONOGRAFIA - ESPECIALIZAÇÃO).
-
MATTOS, C. E. ; VIANNA, M. ; ALVES, M. C. ; MARIETTO, M. L. . OCEANAIR LINHAS AÉREAS. Projeto de Importação. 2004 (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO).
Outras produções
MATTOS, C. E. . AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS. 2012. (VISITA TÉCNICA).
MATTOS, C. E. . EADI AURORA. 2005. (VISITA TÉCNICA).
MATTOS, C. E. . PORTO INTERNACIONAL DE SANTOS. 2004. (VISITA TÉCNICA).
MATTOS, C. E. . Windows Me. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informática).
MATTOS, C. E. . Windows XP. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informática).
MATTOS, C. E. . Office 2000. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informática).
Prêmios
2026
PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA ADMINISTRAÇÃO 2025, UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Heller Máquinas Operatrizes Ind. Com. Ltda. , Rua Joaquim Machado nº 250 - Bloco 02, Aparecidinha, 18087280 - Sorocaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 21033038, Telefone: (015) 21033847, Ramal: 3847, Fax: (015) 015
Experiência profissional
2022 - Atual
Heller Máquinas Operatrizes Ind. Com. LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Compras e Comércio Exterior, Carga horária: 42
Outras informações:
- Contribuir com o processo de homologação de novos fornecedores, aplicando auditoria comercial para avaliar as atividades de vendas dessas empresas.- Coordenar a negociação com fornecedores (nacionais e internacionais), transportadoras, agentes de carga e despachantes aduaneiros em busca das melhores condições comerciais alinhadas com a demanda da empresa.- Revisar e aprovar a emissão de pedidos de compras de materiais diretos e indiretos, prestação de serviços e CAPEX.- Monitorar os pedidos de compra para cobrar os fornecedores a cumprirem com os prazos de entrega, padrões de qualidade e requisitos de documentação.- Acompanhar o fluxo logístico completo de importação e exportação, desde a emissão do pedido (compra ou venda) até a entrega final.- Desenvolver estratégias para otimizar custos logísticos, despesas aduaneiras, impostos e tarifas.- Monitorar as flutuações das moedas e propor ações para minimizar seus impactos nos custos de importação e exportação.- Revisar documentação de importação e exportação para assegurar conformidade com regulamentos aduaneiros, leis de comércio interna-cional e requisitos de importação e exportação.- Elaborar relatório de custos, prazos de entrega e eficiência logística e traçar planos de melhorias.- Monitorar o desempenho de entrega de fornecedores e auxiliá-los na elaboração de plano de ação para corrigir as causas raiz dos proble-mas e identificar oportunidades de melhoria no fornecimento.- Identificar e mitigar riscos associados com o negócio internacional, tais como flutuação de moedas, atrasos da alfândega, problemas de transporte e mudanças regulatórias.- Buscar e identificar oportunidades para digitalizar e inovar o fluxo de trabalho.- Abrir, controlar e encerrar atos concessórios de Drawback.- Elaborar pleito de regime de Ex-tarifário.
2011 - 2022
Heller Máquinas Operatrizes Ind. Com. LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comprador Internacional Pleno, Carga horária: 42
Outras informações:
Experiência em Importação, Exportação, Logística Internacional e Drawback.Importação:- Análise de MRP I, conversão de Ordens Planejadas em Requisições de Compra;- Orçamentos (Cotações RFQ e RFI), Negociação de preços, prazos, Incoterms, condições de pagamento e garantia;- Elaboração de Mapas Comparativos com foco em Strategic Sourcing para redução de custos;- Elaboração de Contratos e Acordos de Fornecimento;- Emissão e acompanhamento (follow up) de pedidos de compra na importação;- Análise e conferência de documentação de embarque (Invoice e Packing List);- Emissão de Solicitação de Fechamento de Câmbio;- Conferência de valores nos fechamentos dos processos;- Coordenação de Admissão Temporária de máquinas para feiras;- Elaboração e manutenção de indicadores (KPI);- Elaboração de Relatórios para Fluxo de Caixa (Cash Flow) de Importação e Exportação;Logística Internacional:- Negociação e Contratação de Coleta de cargas e Fretes (Internacional e Rodoviário);- Auxílio aos despachantes para emissão de Licença de Importação (LI), Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA), Declaração de Importação (DI) e Declaração Única de Exportação (DU-E).- Prospecção de fornecedores de serviços de comércio exterior (Agentes de cargas, Terminais de Cargas, Despachantes Aduanei-ros e Transportadoras Rodoviárias);- Preparação e emissão de processos de concorrência (BID) para os serviços de comércio exterior;Drawback:- Abertura, Controle e Baixa de Ato Concessório de Drawback (Suspensão e Isenção);
2007 - 2011
Heller Máquinas Operatrizes Ind. Com. LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Importação e Exportação Pleno, Carga horária: 42
Outras informações:
Exportação:- Exportação de partes e peças e máquinas com e sem excesso de dimensões;- Gerenciamento de pedidos de clientes;- Solicitação de reservas (Booking);- Elaboração de documentos de exportação (Invoice e Packing List) e certificado de origem (Form-A);- Coordenação de estufagem e carregamento de contêiner;- Acompanhamento (follow up) do embarque até o destino final;- Coordenação de Exportação Temporária de materiais para conserto;Logística Internacional:- Negociação e Contratação de Coleta de cargas e Fretes (Internacional e Rodoviário);- Auxílio aos despachantes para emissão de Licença de Importação (LI), Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA), Declaração de Importação (DI) e Declaração Única de Exportação (DU-E).- Prospecção de fornecedores de serviços de comércio exterior (Agentes de cargas, Terminais de Cargas, Despachantes Aduanei-ros e Transportadoras Rodoviárias);- Preparação e emissão de processos de concorrência (BID) para os serviços de comércio exterior;
2025 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Administração Financeira, Gestão de Operações Produtivas e Pesquisa Operacional do curso de Administração de Empresas.
2020 - 2021
Centro Hermes de Educação Superior LtdaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor Executivo na disciplina de Empreendedorismo e Inovação no curso de Pós-graduação em Administração de Empresas.
2020 - 2020
FHO Uniararas (Fundação Hermínio Ometto)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor na disciplina de Gestão de Projetos no curso de MBA em Engenharia de Produção com ênfase em Lean Six Sigma.
2018 - 2018
FHO Uniararas (Fundação Hermínio Ometto)Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor na disciplina de Gestão em Projetos.
2020 - 2020
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de SorocabaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Câmbio, Tributação de Comércio Exterior, Logística Internacional e Desembaraço Aduaneiro do MBA em Negócios Internacionais.Atuei ainda nessa IES em Fev/2020 e Mar/2020 como Professor nas mesmas disciplinas.
2020 - 2020
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de SorocabaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Câmbio, Tributação de Comércio Exterior, Logística Internacional e Desembaraço Aduaneiro do MBA em Negócios Internacionais.
2019 - 2019
Faculdade Campo Limpo Paulista - ItapetiningaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor na disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Processos e Gestão da Qualidade no curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
2015 - 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SPVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor na disciplina de Gestão de Operações de Comércio Exterior
2014 - 2014
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SPVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor no módulo Gestão Estratégica da Empresa Internacional do curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais.
2014 - 2014
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SPVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor no módulo Gestão das Operações de Comércio Exterior do curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais.
2013 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SPVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor no módulo Logística Internacional do curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais.
2012 - 2012
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SPVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor no módulo Logística Internacional do curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais.
2013 - 2014
Faculdade Anhanguera de SorocabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Administração de Produção e Operações, e Gestão de Projetos no curso de Administração de Empresas.
2008 - 2011
Faculdade Anhanguera de SorocabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor nas disciplinas de TGA Teorias Gerais de Administração, Tecnologias de Gestão, Administração Financeira, Administração de Materiais e Logística e Estratégia e Dinâmica Competitiva no curso de Administração de Empresas.
2002 - 2007
Cooper Tools Industrial Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Importação Jr., Carga horária: 44
Outras informações:
Estagiário nas áreas de: Contabilidade, efetuando Classificação de documentos para lançamentos contábeis; Conciliações de contas contábeis; Conferência Contábil do Movimento de Entrada de Ma-teriais; Apuração do Faturamento da Divisão Power Tools (Assembly e Portable) e; Contas a Rece-ber, realizando as atividades da rotina diária de recebimentos; Lançamentos Manuais de Entradas de Notas Fiscais; Conciliações de Contas Contábeis; Operações Vendor; Atendimento a Clientes em Geral.
Promovido em 2003 para Assistente Financeiro Jr., responsável pela rotina diária de recebimentos; Lançamentos de Entradas de Notas Fiscais de Venda, Serviço, Devolução e Retorno; Atualização de duplicatas (Abatimento, Prorrogação, Devolução, Desmembramento e Carta de Correção); Cálculo e lançamento de variação cambial nas Faturas de Exportação; Operações de Câmbio de Exportação e Importação, bem como de Vendor (Desconto de duplicatas); Análise e envio de Borderô ao banco; Análise de crédito de novos clientes e Liberação de pedidos;
Promovido em 2004 para Analista de Importação Jr., realizando o acompanhamento do planeja-mento das necessidades de matéria-prima, produto acabado e consumo; Análise de requisições de compra; Criação e envio de pedidos aos fornecedores internacionais; Cotação; Negociação de prazos e valores; Follow-up dos pedidos abertos e em trânsito; Atualização e Controle das importações no sistema; Análise documental dos embarques; Solicitação de remoções para armazéns alfandegados; Envio dos detalhes da importação ao despachante para registro da DI; Manutenção no pedido para emissão da 1ª NF; Acompanhamento do desembaraço; Contratação de transporte interno e Prepara-ção de documentos para fechamento de câmbio. Envio de amostras via serviço expresso (courier); Elaboração de Fluxo de Caixa de compras internacionais e Relatório de Previsão de Compras Inter-nacionais para a Matriz.
1998 - 2002
New Action Informática Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e Instrutor, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenador e Instrutor nos cursos de IPD, Windows Me e XP, Office 2000 e Internet Explorer; E-laboração de Apostilas de Windows 98 e XP, Word 2002 com exercícios de Secretariado e Excel 2002 com exercícios de Contabilidade; Auxílio no desenvolvimento das apostilas de outros programas do Office 2000; Auxílio aos alunos no Laboratório ?Plantão Tira-dúvidas? e pesquisas na Web; Trei-namento em manutenção de software e hardware para os professores; Planejamento e controle das atividades de ensino.
1996 - 1998
Data Control ? Comércio e Serviço de Informática Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor e Instrutor, Carga horária: 44
Outras informações:
Monitor e Instrutor nos cursos de IPD, Windows 95, Office 97, Corel Draw 5.0, PageMaker 5.0 e Internet Explorer 4.0; Elaboração de Exercícios para Aulas Práticas; Treinamento diário com os Apli-cativos do Office 97.
1994 - 1996
Jornal Folha de Mairinque Promoção e Publicidade Ltda.Vínculo: Sem registro, Enquadramento Funcional: Diagramador, Carga horária: 44
Outras informações:
Diagramador responsável pela Digitação e Diagramação de matérias; Elaboração de Logotipos para Anúncios em geral; Auxílio no Past-up (montagem) das edições.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Eduardo de Mattos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?