Rafael Deminice

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP 2003), Especialização em Fisiologia do Exercício (UFSCar 2004) e Especialização em Nutrição (HCFMRP/USP 2005). Mestre e doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, incluindo período de estágio sanduíche no Departamento de Bioquímica da Memorial University of Newfoundland (Canadá). Realizou estágio de pós-doutorado no Laboratório de Nutrição e Metabolismo - USP de 2010 a 2012 e no Laboratory of Exercise Biochemestry da University of Florida, Estados Unidos sob supervisão do Prof. Scott K, Powers em 2018. Atualmente é Professor Adjunto D do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física associado UEM-UEL (desde 2016), onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Líder do Laboratório de Bioquímica Integrativa e do Exercício da UEL onde desenvolve trabalhos de ensino e pesquisa em bioquímica aplicada ao exercício e a nutrição, com ênfase em metabolismo de exercício, radicais livres e antioxidantes aplicados ao tratamento de doenças que causam perda de massa muscular, em especial o câncer e o HIV/AIDS. Site do laboratório: https://rdeminice.wixsite.com/labbioquimica ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9246-1079 Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=en&user=7Tqj3G8AAAAJ

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Investigação Biomédica

2008 - 2010

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo
Título: Efeitos da Suplementação com Creatina Sobre os Niveis de Homocisteína e Peroxidação Lipídica em Ratos após Exercicio Agudo Aeróbio e Anaeróbio
Orientador: em Memorial University of Newfoundland ( John T Brosnan, Canadá)
com Alceu Afonso Jordão Júnior. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Medicina

2006 - 2008

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo
Título: Efeitos da suplementação com creatina sobre o níveis de homocisteína e peroxidação lipídica em ratos,Ano de Obtenção: 2008
Alceu Afonso Jordão Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em em Nutrição

2005 - 2006

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
Orientador: José Eduardo Dutra de Oliveira
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Especialização em Fisiologia do Exercício Fundamentos Para Atividade

2004 - 2005

Universidade Federal de São Carlos
Título: Determinação da Tolerancia à acidose e Relação com Parâmetros Anaeróbicos e Técnicos em Natação
Orientador: Vilmar Baldissera

Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física

2000 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Utilização de Métodos não-invasivos como indicadores da Capacidade Aeróbia e da Performance em Natação Competitiva
Orientador: Milton Vieira do Prado Júnior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , University of Florida, UF, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

2010 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2007

Extensão universitária em Técnicas Laboratoriais Aplicadas à Nutrição Humana. (Carga horária: 545h). , Faculdade de Medicina e Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, FMRP - USP, Brasil.

2004 - 2004

Metabolismo e Bioenergética. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DEMINICE, R. . VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2016. (Congresso).

DEMINICE, R. . V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2014. (Congresso).

DEMINICE, R. . IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Exercício resistido como tratamento do câncer. 2019. (Congresso).

42 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Exercício resistido como tratamento do câncer. 2019. (Simpósio).

XVII Jornada de Nutrição da UNAERP.Creatina: mais que um suplemento alimentar. 2015. (Simpósio).

Jornada de Nutrição da Unaerp.Suplementos Alimentares: atualidades. 2014. (Simpósio).

II Semana de Educação Física e do Esporte.Suplementação Nutricional Aplicada ao esporte. 2013. (Simpósio).

6th Congress of International Society of Nutrigenetics/Nutrigenomics. Creatine supplementation in fatty-liver disease. 2012. (Congresso).

advances and controversies b vitamin and choline. Creatine supplementation and homocysteine metabolism in rats fed choline-deficient diet.. 2012. (Congresso).

I Semana de Educação Física e do Esporte.Efeitos antioxidantes da suplementação com creatina. 2012. (Simpósio).

Congresso Nacional de Cirurgia Experimental-SOBRADPEC. Metabolismo metionina-homocysteína na esteatose hepática não alcoólica. 2011. (Congresso).

VII metting of the SFRBM South America group. Creatine supplementation reduces oxidative stress biomarkers after acute exercise in rats.. 2011. (Congresso).

Creatine in health, sport and medicine 2010. Creatine supplementation reduces increased plasma homocysteine induced by acute exercise in rats.. 2010. (Congresso).

17 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP... 2009. (Simpósio).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica após exercício agudo aeróbio e anaeróbio em ratos. 2009. (Congresso).

16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo... 2008. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Biodinâmica da Unesp. Estresse oxidativo induzido por treinamento intervalado de alta intensidade e relação com a performance competitiva em natação. 2008. (Congresso).

XI Encontro AAARL de medicina esportiva. Biomarcedores de estresse oxidativo no sangue e na saliva após sessão de treinamento intervalado resistido. 2008. (Congresso).

15 Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP... 2007. (Simpósio).

9 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Suplementação de creatina diminui os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica em ratos. 2007. (Congresso).

I Simpósio de controle do metabolismo.Aminoácidos e regulação do metabolismo da homocisteína por dieta deficiente em proteínas. 2007. (Simpósio).

14 Congresso Latinoamericano de Nutrição. Suplementação com creatina diminui a concetração de nitrato na aorta de ratos. 2006. (Congresso).

41 Congress of the Brazillian Physiological Society. Effects of creatine supplementation on glutathione levels and lipid peroxidation in rat liver. 2006. (Congresso).

XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Velocidade crítica e velocidade de limiar anaerobio se correlacionam mas não são concordantes em natação. 2006. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. Determinação da tolerancia a acidose e relação com parametros anaerobios e técnicos na predição da performance de natação. 2005. (Congresso).

XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Série de treinamento intervalado de alta intensidade como indice determiante da performance de 50, 100, 200 e 400 m em natação. 2005. (Congresso).

3 Congresso Ciêntifico latino-Americano de Educação Física. 3 Congresso Ciêntifico latino-Americano de Educação Física. 2004. (Congresso).

III Workshopem Fisiologia do Exercício da UFSCar.III Workshopem Fisiologia do Exercício da UFSCar. 2004. (Encontro).

XXVII Simpósio Internacional de Ciências do esporte.Cruzamento de braçada como indice determinante do limiar anaeróbio e da performance em natação. 2004. (Simpósio).

III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. 2003. (Congresso).

XV Congresso de Iniciação Cientifico da Unesp. XV Congresso de Iniciação Cientifico da Unesp. 2003. (Congresso).

XV Simpósio de Educação Física e Desporto do Sul do Brasil.XV Simpósio de Educação Física e Desporto do Sul do Brasil. 2003. (Simpósio).

XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2003. (Simpósio).

VI Reunião Cientifica: Ciência, Educação e Cultura Corporal.VI Reunião Cientifica: Ciência, Educação e Cultura Corporal. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliany de Souza Araujo

DANTAS, P. M.;DEMINICE, R.; CABRAL, B. G. A. T.. Efeito do destreinamento em componentes de aptidão física em pessoas com HIV/AIDS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edirley Guimarães de Souza

STANGANELLI, L. C. R.; MACEDO, C. S. G.;DEMINICE, R.. Efeito da imersão em água fria pós-jogo no desempenho em partidas e testes motores em dias subseguentes de futebolistas da categoria sub-16. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ricardo Dias de Andrade

DEMINICE, R.; DANTAS, P. M.; FONTES, E. B.. Efeito do treinamento concorrente no controle autonômico cardíaco, desempenho cardiorespiratório, força muscular e na composição corporal de pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruno José Frederico Pimenta

DEMINICE, R.; MAQUES, I.; SILVA JUNIOR, R. A.. Equilíbrio postural estático de pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Diego Brito de Souza

DEMINICE, R.; POLITO, M. D.; CASONATO, J.. Influência da suplementação aguda de cafeína sobre o desempenho muscular durante a extensão de joelhos unilateral com restrição do fluxo sanguíneo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Diego Brito de Souza

POLITO, M. D.;DEMINICE, R.; CASONATO, J.. Influência da suplementação com cafeína sobre desempenho muscular durante a extensão de joelhos unilateral com restrição do fluxo sanguíneo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Letícia Trindade Cyrino

DEMINICE, R.; Cardoso Junior, CG; RIBEIRO, A.. EFEITO DE DOIS ANOS DE TREINAMENTO COM PESOS SOBRE A FORÇA MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL LIPÍDICO DE MULHERES IDOSAS.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Nadia Candido

MORAES, S. M. F.;DEMINICE, R.; BERTOLINI, D. A.. Efeito do treinamento concorrente sobre citocinas pró e anti-inflamatórias em pessoas vivendo com HIV/aids: um ensaio cliínico aleatório. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Paulo Vitor da Silva Romero

DEMINICE, R.; PERES, S. B.; HERNANDES, L.. TREINAMENTO AERÓBIO NOS GENITORES REDUZ ADIPOSIDADE DA PROLE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Kamila Landucci Bonifácio

DEMINICE, R.; BARBOSA, D. S.; VENTURINI, D.. AVALIAÇÃO DE BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS E DE ESTRESSE OXIDATIVO EM ADOLESCENTE COM SÍNDROME METABÓLICA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Wellington Contiero

DEMINICE, R.; Guarnier, FA; TONON, J.. Avaliação da suplementação com L-glutamina na perda de massa muscular no diabetes induzido por streptozotocina. 2014. Dissertação (Mestrado em Patologia Experimental) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Susana Merino

DEMINICE, R.PORTARI, G. V.; Orsati, FL. Efeito da suplementação com ácido a-lipóico sobre parâmetros do sistema antioxidante no pós-exercício de camundongos treinados. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fábio Luiz Cheche Pina

CYRINO, E. S.; GURJAO, A. L. D.; TEIXEIRA, D. C.; FARINATTI, P. T. V.;DEMINICE, R.. Efeito de 24 semanas de treinamneto com pesos em diferentes frequencias semanais sobre a força muscular, composição corporal e biomarcadores sanguíneos em mulheres idosas. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Crisieli Maria Tomeleri

CYRINO, E. S.; TEIXEIRA, D. C.; DICHI, I.; BARBOSA, D. S.;DEMINICE, R.. Efeito de diferentes ordens de execução de exercícios resistidos sobre a força muscular, composição corporal, fatores de risco cardiometabólicos e marcadores inflamatórios em mulheres idosas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Cristiane de Fatima Travensolo

DEMINICE, R.; POLITO, M. D.; PITTA, F. O.; CORSO, S. D.; PROBST, V. S.. Proposta de utilização do teste de degrau de seis minutos em pacientes com doença arterial coronariana. 2016. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rafael Evangelista Pedro

DEMINICE, R.; Morais, SMF; MACHADO, F. A.; VOLTARELLI, F. A.; BERTOLINI, D. A.. Comportamento da variabilidade cardíaca em portadores de HIV/AIDS usuários da terapia antiretroviral submetidos a treinamento físico. 2016. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Débora Alves Guariglia

DEMINICE, R.; Morais, SMF; BERTOLINI, D. A.; VOLTARELLI, F. A.; PERES, S. B.. Efeito de diferentes estratégias de treinamento físico na composição corporal em portadores de HIV/AIDS usuários da terapia antiretroviral.. 2016. Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fernando Trevisan Frajácomo

DEMINICE, R.; Garcia SB; Souza HCD; da Silva AR; GOBATTO, Claudio Alexandre. Efeitos das modalidades de exercício aeróbio, resistido ou combinado na carcinogênese química experimental do cólon de camindongos. 2014. Tese (Doutorado em Medicina) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Salim Ferreira de Castro

DEMINICE, R.Vannucchi, Helio; RAMALHO, F. S.; Cintra DE; Martinelli ALC. Influência de ácidos graxos n-3 de diferentes fontes no metabolismo lipídico e expressão gênica de ratos com esteatose hepática não-alcoólica induzida por frutose. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina e Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ademar Avelar de Almeida Junior

DEMINICE, R.; Gualano, B; Ritti-Dias, RM; Altimari, LR; Morais, SMF. Efeitos da suplementação de creatina associada ao treinamento com pesos sobre variáveis morfológicas, metabólicas e de desempenho de indivíduos adultos jovens: uma comparação entre sexos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Júnior César da Silva

DEMINICE, R.; OLIVEIRA, A. R.; ALMEIDA, A. A.. Impacto da suplementação com glutamina associada ao exercício físico nos indicadores de estresse oxidativo de pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Bruno Frederico Pimenta

DEMINICE, R.; MAQUES, I.; SILVA JUNIOR, R. A.. Análise do equilibrio postural de indivíduos soropositivos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Wellington Contiero

DEMINICE, R.; CECCHINI, A. L.; Guarnier, FA. Avaliação da suplementação com L-glutamina na perda de massa muscular no diabetes induzido por streptozotocina. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Patologia Experimental) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Camila Aparecida João

DEMINICE, R.; Dutra-de-Oliveira JE; Silveira S. Relatório final para obtenção do título de especialista em nutrição. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Aluno: Ana Carolina João

DEMINICE, R.; Gonçalvez, V.; Dutra-de-Oliveira JE. Relatório final para obtenção de título de especialista em nutrição. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Vanessa Pinto de Oliveira

DEMINICE, R.; ZANCUL, M.; Dutra-de-Oliveira JE. Relatório final para obtenção de título de especialista em nutrição. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição) - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Aluno: Felipe Daudt França

DEMINICE, R.; Cardoso Junior, CG; CYRINO, E. S.. Resistência de força em homens e mulheres após alongamento ativo e balístico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Evelyn Caroline de Araujo e Silva

DEMINICE, R.; CYRINO, E. S.; Altimari, LR. Efeito de 16 semanas de treinamento com pesos sobre a resistência de força de homens e mulheres. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Paulo Henrique Zenatti

DEMINICE, R.; Cardoso Junior, CG; SILVA, K. E. S.. Efeitos do exercício físico nos parametros marcadores de saúde cardiovascular de mulheres com síndrome do ovário policístico: uma revisão sistemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thomas Batista Neto

DEMINICE, R.PORTARI, G. V.. Revisão Narrativa: Creatina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Deminice, Rafael; TEIXEIRA, D. C.; Buzzachera CF. Concurso de professor assistente na área de biodinâmica do movimento humano. 2013. Universidade Estadual de Londrina.

DEMINICE, R.; MARTINS-PINGE, M. C.; SILVA, B. M.. Suplementação com bebida energética e performance: revisão sistemática com meta-análise. 2016. Universidade Estadual de Londrina.

DEMINICE, R.; Cardoso Junior, CG; Glaner, MF. Avaliação internível de professor Assitente. 2012. Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Alice Rostom de Mello

MELLO, M. A.R, ou de MELLO, M. A., ou ROSTOM de MELLO M.A.. Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica em ratos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo.

Roberto Carlos Burini

Jordão, A.A.;BURINI, R. C.; Mello, M.A.R.. Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica em ratos. 2008. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade de São Paulo.

Ana de Lourdes Candolo Martinelli

NAVARRO, A. M.; VANUCCHI, H.;MARTINELLI, A. L. C.. Suplementação de anti-oxidantes no exercicio e no esporte. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Clínica Médica) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Carla Barbosa Nonino

JORDAO-JR, A. A.;Nonino C.B.; Portari, G V; Silveira, L R. Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica após exercício agudo aeróbio e anaeróbio em ratos. 2010 - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marcelo Papoti

PEREIRA, Ricardo Rocha;PAPOTI, M.. Utilização de métodos invasivos e não invasivos como indicadores da capacidade aeróbia e da performance em natação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista.

Marcelo Papoti

PAPOTI, M.. Indicadores de Performance em Natação: RElação entre Concentração de Lactato Sanguíneo e Parâmetros de Braçada. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.PAPOTI, Marcelo. Banca Examinadora de Projeto de Monografia - Rafael Deminice. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Alessandro Moura Zagatto

ZAGATTO, Alessandro MouraPAPOTI, Marcelo; PRADO JUNIOR, Milton Viera Do. UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NÃO-INVASIVOS COMO INDICADORES DA CAPACIDADE AERÓBIA E DA PERFORMANCE EM NATAÇÃO.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mariana de Senzi Zancul

ZANCUL, M. S.; DUTRA-DE-OLIVEIRA, J. E.. Relatório final de conclusão do Curso Especialização em Nutrição HC - FMRP/USP. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ USP.

Anderson Marliere Navarro

JORDÃO JÚNIOR, A. A.NONINO, Carla Barbosa; VANUCCHI, G.;Falcato, R.G.; Silveira LR;NAVARRO, A. M.. Efeitos da suplementação de creatina sobre homocisteína e estresse oxidativo após exercício aeróbio e anaeróbio em ratos.. 2010. Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo.

Anderson Marliere Navarro

VANNUCCHI, H.; MARTINELLI, A. L. C.;NAVARRO, A. M.. Suplementação de antioxidantes no exercício e no esporte. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo.

Guilherme Vannucchi Portari

JORDAO, A. A.; BORGES, C. B. N.;PORTARI, G. V.; CINTRA, R. M. G. C.; SILVEIRA, L. R.. Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica após exercício agudo aeróbio e anaeróbio em ratos. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Médicas (Clínica Médica)) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Leonardo dos Reis Silveira

SILVEIRA, L. R.. Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica após o exercício agudo aeróbio e anaeróbio em ratos. 2010 - Faculdade de Medicina USP Ribeirão Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jonathan Henrique Nunes

Exercício resistido como tratamento da atrofia muscular causado pelo câncer e seu tratamento com quimioterapicos; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Loriane R

L; Costa Godinho; AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE CAQUEXIA E FATORES DE RISCO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

José David González Cárdenas

Mecanismos moleculares da sarcopenia em pessoas vivendo com HIV/AIDS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mayra TJ Testa

Exercício resistido na prevenção da caquexia do cancer; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Paola Sanches Cella

Suplementação de creatina na prevenção da caquexia do cancer; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Diogo Farias Ribeiro

EEfeitos do treinamento físico sobre hiperhomocisteinemia induzida por dieta rica em metionina em ratos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Ana Lucia Borsari

Fatores mediadores da sarcopenia em pessoas vivendo com HIV/AIDS; Início: 2018 - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; (Orientador);

Ícaro Pires Búçu

EFEITO DO EXERCÍCIO SOBRE A PERDA DE MASSA MUSCULAR INDUZIDA POR HIPERHOMOCISTEINEMIA EM CAMUNDONGOS; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação araucária; (Orientador);

Lucélia Moraes e Silva

TARVMob: Autogestão da terapia antirretroviral usando aplicativo para aparelhos móveis para aumento da aderência em pessoas vivendo com HIV; ; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Londrina; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Philippe Bovo Guirro

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM CAMUNDONGOS COM ARTRITE E SARCOPENIA INDUZIDA POR DIÓXIDO DE TITÂNIO; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rafael Deminice;

Mayra Tardelli de Jesus Testa

EFEITO DO EXERCICIO RESISTIDO SOBRE A PERDA DE MASSA MUSCULAR INDUZIDA PELA CAQUEXIA DO CÂNCER; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rafael Deminice;

Paola Sanches Cella

Efeitos da suplementação de creatina sobre caquexia induzida por tumor de Walker-256 em ratos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rafael Deminice;

Diogo Farias Ribeiro

INFLUÊNCIA DE EXERCÍCIO FÍSICO AGUDO DE MODERADA E ALTA INTENSIDADE SOBRE OS MECANISMOS DO METABOLISMO DA HOMOCISTEÍNA EM RATOS; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

Vitor Hugo Fernando de Oliveira

Redução na força muscular é mais evidente em homens que em mulheres com HIV/AIDS em tratamento com terapia antiretroviral; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

CAMILA DE SOUZA PADILHA

EFEITO DO DOTREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A CAQUEXIA INDUZIDA POR TUMOR DE WALKER-256 EM RATOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

Vitor Hugo de Oliveira

Sarcopenia em pessoas vivendo com o virus da imunodeficiência humana; 2019; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

CAMILA DE SOUZA PADILHA

Efeitos do exercício sobre caquexia induzida por tumor Walker-256 em ratos; 2019; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rafael Deminice;

Donizete Cícero Xavier de Oliveira

Efeito da suplementação de antioxidantes na performance, resposta dos níveis de estresse oxidativo e DOMS em judocas de elite; 2015; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

Ademar Avelar de Almeida Junior

Efeitos da suplementação de creatina associada ao treinamento com pesos sobre variáveis morfológicas, metabólicas e de desempenho de indivíduos adultos jovens: uma comparação entre sexos; 2012; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rafael Deminice;

Fabrício Azevedo Voltarelli

2016; Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Rafael Deminice;

Fernando Trevisan Frajácomo

2015; Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Rafael Deminice;

Poliana Camila Marinello

2015; Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Rafael Deminice;

Gabriela Salim Ferreira de Castro

2014; Universidade Estadual de Londrina, Fundação araucária; Rafael Deminice;

Mayra Tardelli de Jesus Testa

Exercício resistido aumenta força muscular, previne a perda de massa muscular e diminui agressividade tumoral em camundongos portadores do tumor Ehrlich; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico e Esporte) - Centro Universitário Filadélfia; Orientador: Rafael Deminice;

Thama Borges Leite

Efeitos da suplementação de creatina sobre a concentração sanguínea e salivar; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição e Metabolismo) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo; Orientador: Rafael Deminice;

Luiz Felipe Charão

Alterações fisiológicas e metabólicas da meditação ? base para um estudo associado entre meditação e exercícios; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Educação Física) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Rafael Deminice;

Tiago Sicchieri

Intensidade de esforço e estresse oxidativo: treinamento resisitido intervalado tradicional vs treinamento em circuito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício Fundamentos Para Atividade) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Rafael Deminice;

Daniel Peres de Oliveira

Efeito da hiperhomocisteinemia na atrofia e função musculares de camundongos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Lucas Demarchi Matos

CONSUMO DE SUPLEMENTOS E PERCEPÇÃO DE IMAGEM CORPORAL EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO DE LONDRINA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

MATHEUS HENRIQUE SOUZA E SILVA

evolução do uso de suplementos entre PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO NAS ACADEMIAS DE LONDRINA-PR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Enzo Takahashi

EFEITO DE 16 SEMANAS DE TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE RESISTÊNCIA A INSULINA, PERFIL GLICÊMICO E PERFIL LIPÍDICO EM PORTADORES DE HIV/AIDS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

Guilherme Luiz Mantoani

EFEITO DO TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE A GLUTAMINA PLASMÁTICA EM INDIVIDUOS PORTADORES DE HIV+ DE LONDRINA - PR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Igor Demarchi Canuto

Efeito do treinamento resistido sobre a glutamina plasmática em ratos wistar portadores do tumor de Walker 256; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Paola Sanches Cella

Efeito da suplementação de creatina sobre distúrbios no metabolismo da homocisteína e estresse oxidativo induzidos por tumor de Walker - 256; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Humberto Lanziotti Filho

Utilização de suplementos alimentares em academias da cidade de Londrina-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Josiane Oliveira Targa

Utilização de suplementos alimentares em academias da cidade de Rolandia-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Laísa de Paula Possani

PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E A UTILIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Humberto Lanziotti Filho

AVALIAÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DA CIDADE DE LONDRINA-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Samuel Pereira Coutinho Junior

Análise da concentração de creatina e creatinina na saliva após suplementação aguda de creatina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

FELIPE DE SOUZA PALLANDRI

Benefício de exercício resistido no combate a doenças reumáticasmento em circuito; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Especialização em Fisiologia do Exercício) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Rafael Deminice;

Francislene Aparecida Chiconi

Composição corporal e perfil antropométrico de participantes do programa de integração comunitária (PIC) da secretaria municipal de saúde da cidade de Ribeirão Preto-SP; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Rafael Deminice;

Daniel Peres de Oliveira

EFEITO DA HIPERHOMOCISTEINEMIA SOBRE A MASSA MUSCULAR DE CAMUNDONGOS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Bruna Ribeiro Santana

Fatores mediadores da sarcopenia em pessoas vivendo com HIV/AIDS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação araucária; Orientador: Rafael Deminice;

Kessi Cassiane Iarosz

Efeitos do treinamento resistido sobre massa muscular em ratos com tumor Walker-256; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Philippe Bovo Guirro

Efeito do treinamento resistido sobre caquexia induzida por tumor Walker-256 em ratos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Artística) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Rafael Deminice;

Renan Vinícius Nogueira

Parâmetros funcionais e biológicos da caquexia muscular induzida pelas células tumorais Melanoma B16F10 em camundongos C57/Black; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Laísa de Paula Possani

Programa de atividade física e nutrição para portadores de HIV/AIDS; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação araucária; Orientador: Rafael Deminice;

Felipe André Corazza

COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO NO TESTE DE UMA REPETIÇÃO MÁXIMA ENTRE INDIVÍDUOS SOROPOSITIVOS E SORONEGATIVOS AO HIV; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

Enzo Takahashi

Efeitos de 16 semanas de treinamento com pesos na resistência à insulina e no perfil glicêmico em portadores de HIV/AIDS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

Aline Cruz Capello

Avaliação do estado nutricional em participantes do programa de atividade física e nutrição para portadores de HIV/AIDS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Centro Universitário Filadélfia, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

JADIA CRISTINA DOS SANTOS

Uma investigação acerca dos parâmetros psicológicos de depressão, ansiedade e qualidade de vida associados ao treinamento com pesos em indivíduos HIV positivos; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

Paola Cella

EFEITO DO DOTREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A CAQUEXIA INDUZIDA POR TUMOR DE WALKER-256 EM RATOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Felipe André Corazza

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE HOMOCISTEÍNA E ESTRESSE OXIDATIVO APÓS EXERCÍCIO AGUDO EM HUMANOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Pedro Francisco de Lima Sampaio

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE HOMOCISTEÍNA E ESTRESSE OXIDATIVO APÓS EXERCÍCIO AGUDO EM HUMANOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Esporte) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação araucária; Orientador: Rafael Deminice;

Leo Rodrigues Salles

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE HOMOCISTEÍNA E ESTRESSE OXIDATIVO APÓS EXERCÍCIO AGUDO EM HUMANOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Lucas Vieira Francisco

Effeitos da suplementação de creatina sobre homocisteína e marcadores de estresse oxidative em ratos submetidos dieta deficiente em colina; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição e Metabolismo) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Hugo Comparotto

Efeitos da suplementação de proteína do soro do leite sobre a concentração de glutationa e estresse oxidativo após exercício agudo aeróbio em ratos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição e Metabolismo) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael Deminice;

Larissa Rodrigues Neto Angéloco

utilização da bioimpedância elétrica na determinação da composição corporal de ratos: efeitos das dietas hiperlipídica e glicídica; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição e Metabolismo) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto a Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rafael Deminice;

Jason Lorne Robinson

Creatine supplementation prevents hyperhomocysteinemia and hepatic oxidative stress progression in Walker-256 tumor-bearing rats; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Canadian Institute of Health Research; Orientador: Rafael Deminice;

Mariana Ferreira de Souza

Programa de atividade física e nutrição para portadores de HIV/AIDS; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

Nadia Candido

Programa de atividade física e nutrição para portadores de HIV/AIDS; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR; Orientador: Rafael Deminice;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Eduardo Dutra de Oliveira

Impedância bioelétrica x pregas cutâneas na avaliação da composição corporal de atletas: uma revisão crítica; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento/Especialização) - Hospital das Clínicas da FMRP USP, Fundação de Ampara a Pesquisa; Orientador: José Eduardo Dutra de Oliveira;

Vilmar Baldissera

Determinação da Tolerância à Acidose e Relação com Parâmetros Anaeróbios e Técnicos na Predição da Performance; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Fisiologia do Exercício) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Vilmar Baldissera;

Alceu Afonso Jordão Júnior

Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica em ratos; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alceu Afonso Jordão Junior;

Alceu Afonso Jordão Júnior

"Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica após exercício agudo aeróbio e anaeróbio em ratos"; 2010; Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alceu Afonso Jordão Junior;

Alceu Afonso Jordão Júnior

Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lipídica em humanos; 2012; Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Alceu Afonso Jordão Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DASILVA, ROBIN P ; EUDY, BRANDON J ; Deminice, Rafael . One-Carbon Metabolism in Fatty Liver Disease and Fibrosis: One-Carbon to Rule Them All. JOURNAL OF NUTRITION , v. 150, p. 994-1003, 2020.

  • OLIVEIRA, VITOR HUGO FERNANDO DE ; CURRIE, JACKSON ; HORVAT DAVEY, CHRISTINE ; JOSEPHSON, RICHARD A. ; SILVA, DANILO RODRIGUES PEREIRA DA ; Deminice, Rafael ; WEBEL, ALLISON R. . Weekday and Weekend Physical Activity and Stationary Behavior Patterns of People Living With HIV. JANAC-JOURNAL OF THE ASSOCIATION OF NURSES IN AIDS CARE , v. 31, p. 337-345, 2020.

  • OLIVEIRA, VITOR H. F. ; ROSA, FLÁVIA T. ; SANTOS, JÁDIA C. ; WIECHMANN, SUSANA L. ; NARCISO, ARGÉRIA M. S. ; FRANZOI DE MORAES, SOLANGE M. ; WEBEL, ALLISON R. ; Deminice, Rafael . Effects of a Combined Exercise Training Program on Health Indicators and Quality of Life of People Living with HIV: A Randomized Clinical Trial. AIDS AND BEHAVIOR , v. 24, p. 1531-1541, 2020.

  • CELLA, PAOLA S. ; MARINELLO, POLIANA C. ; BORGES, FERNANDO H. ; RIBEIRO, DIOGO F. ; CHIMIN, PATRÍCIA ; TESTA, MAYRA T. J. ; GUIRRO, PHILIPPE B. ; DUARTE, JOSÉ A. ; CECCHINI, RUBENS ; GUARNIER, FLÁVIA A. ; Deminice, Rafael . Creatine supplementation in Walker-256 tumor-bearing rats prevents skeletal muscle atrophy by attenuating systemic inflammation and protein degradation signaling. EUROPEAN JOURNAL OF NUTRITION , v. 59, p. 661-669, 2020.

  • OLIVEIRA, VITOR HF ; ROSA, FLAVIA TRONCON ; WIECHMANN, SUSANA ; NARCISO, ARGÉRIA MARIA SERRAGLIO ; WEBEL, ALLISON R. ; FRANZÓI DE MORAES, SOLANGE MARTA ; Deminice, Rafael . Homocysteine-lowering exercise effect is greater in hyperhomocysteinemic people living with HIV: A randomized clinical trial. Applied Physiology Nutrition and Metabolism , v. 44, p. 1165-1171, 2019.

  • HYATT, HAYDEN ; Deminice, Rafael ; YOSHIHARA, TOSHINORI ; POWERS, SCOTT K. . Mitochondrial dysfunction induces muscle atrophy during prolonged inactivity: A review of the causes and effects. ARCHIVES OF BIOCHEMISTRY AND BIOPHYSICS , v. 662, p. 49-60, 2019.

  • Deminice, Rafael . Effects of dietary supplementation with creatine on homocysteinemia and systemic microvascular endothelial function in individuals adhering to vegan diets. FUNDAMENTAL & CLINICAL PHARMACOLOGY , p. 441-442, 2019.

  • DE OLIVEIRA, DONIZETE C.X. ; ROSA, FLAVIA TRONCON ; SIMÕES-AMBRÓSIO, LÍVIA ; Jordao, Alceu Afonso ; Deminice, Rafael . Antioxidant vitamin supplementation prevents oxidative stress but does not enhance performance in young football athletes. NUTRITION , v. 63-64, p. 29-35, 2019.

  • NABUCO, HELLEN C. G. ; TOMELERI, CRISIELI M. ; FERNANDES, RODRIGO R. ; SUGIHARA JUNIOR, PAULO ; VENTURINI, DANIELLE ; BARBOSA, DÉCIO S. ; Deminice, Rafael ; SARDINHA, LUÍS B. ; CYRINO, EDILSON S. . Effects of pre or post exercise whey protein supplementation on oxidative stress and antioxidant enzymes in older women. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS , v. 29, p. 1101-1108, 2019.

  • MARINELLO, P.C. ; CELLA, P.S. ; TESTA, M.T.J. ; GUIRRO, P.B. ; BRITO, W.A.S. ; BORGES, F.H. ; CECCHINI, R. ; CECCHINI, A.L. ; DUARTE, J.A. ; DEMINICE, R. . Creatine supplementation exacerbates ethanol-induced hepatic damage in mice. NUTRITION , v. 66, p. 122-130, 2019.

  • PADILHA, CAMILA S. ; CELLA, PAOLA S. ; RIBEIRO, ALEX S. ; VOLTARELLI, FABRÍCIO A. ; TESTA, MAYRA T.J. ; MARINELLO, POLIANA C. ; IAROSZ, KESSI C. ; GUIRRO, PHILIPPE B. ; Deminice, Rafael . Moderate vs high-load resistance training on muscular adaptations in rats. LIFE SCIENCES , v. 238, p. 116964, 2019.

  • PADILHA, CAMILA S. ; TESTA, MAYRA T. ; MARINELLO, POLIANA C. ; CELLA, PAOLA S. ; VOLTARELLI, FABRÍCIO A. ; FRAJACOMO, FERNANDO T. ; CECHINI, RUBENS ; DUARTE, JOSÉ ALBERTO R. ; GUARNIER, FLAVIA A. ; Deminice, Rafael . Resistance Exercise Counteracts Tumor Growth in Two Carcinoma Rodent Models. MEDICINE AND SCIENCE IN SPORTS AND EXERCISE , v. 51, p. 1-2011, 2019.

  • RIBERIO, DIOGO FARIAS ; CELLA, PAOLA SANCHEZ ; DA SILVA, LILIAN ESLAINE COSTA MENDES ; Jordao, Alceu Afonso ; Deminice, Rafael . Acute exercise alters homocysteine plasma concentration in an intensity-dependent manner due increased methyl flux in liver of rats. LIFE SCIENCES , v. 196, p. 63-68, 2018.

  • GUARIGLIA, DÉBORA A. ; PEDRO, RAFAEL E. ; DEMINICE, R. ; ROSA, F. T. ; PERES, SIDNEY B. ; Morais, SMF . Effect of combined training on body composition and metabolic variables in people living with HIV: A randomized clinical trial. CYTOKINE , v. 11, p. 1043-60, 2018.

  • TOMELERI, C. M. ; RIBEIRO, A. S. ; CAVAGLIERI, C. R. ; DEMINICE, R. ; SCHOENFELD, B. J. ; SCHIAVONI, D. ; DOS SANTOS, L. ; DE SOUZA, M. F. ; ANTUNES, M. ; VENTURINI, D. ; BARBOSA, D. S. ; SARDINHA, L. B. ; CYRINO, E. S. . Correlations between resistance training-induced changes on phase angle and biochemical markers in older women. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS , v. 28, p. 2173-2182, 2018.

  • FARAH, BRENO Q. ; RODRIGUES, SERGIO L. C. ; SILVA, GUSTAVO O. ; PEDROSA, RODRIGO P. ; CORREIA, MARILIA A. ; BARROS, MAURO V. G. ; Deminice, Rafael ; MARINELLO, POLIANA C. ; SMART, NEIL A. ; VIANNA, LAURO C. ; RITTI-DIAS, RAPHAEL M. . Supervised, but Not Home-Based, Isometric Training Improves Brachial and Central Blood Pressure in Medicated Hypertensive Patients: A Randomized Controlled Trial. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 961, 2018.

  • OLIVEIRA, VITOR H.F. ; PERAZZO, JOSEPH D. ; JOSEPHSON, RICHARD A. ; Deminice, Rafael ; WEBEL, ALLISON R. . Association Between the 6-Minute Walk Test Distance and Peak Cardiorespiratory Fitness Among People Living with HIV Varies by Fitness Level. JANAC-JOURNAL OF THE ASSOCIATION OF NURSES IN AIDS CARE , v. 29, p. 775-781, 2018.

  • SANTOS, C. ; FIGUEIREDO, D. H. ; FIGUEIREDO, D. H. ; DEMINICE, R. ; STANGANELLI, L. C. R. ; DOURADO, A. C. ; DARO, L. B. ; CAVAZZOTO, T. G. ; MACHADO, V. H. R. ; GONCALVES, H. R. . Cortisol and Creatine Kinase Concentrations during Consecutive Matches in Female Futsal Players. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE , v. 21, p. 58-63, 2018.

  • DE OLIVEIRA, DONIZETE C. X. ; FRISSELLI, ARIOBALDO ; DE SOUZA, EDIRLEY G. ; STANGANELLI, LUIZ CLÁUDIO R. ; Deminice, Rafael . Venous versus capillary sampling for total creatine kinase assay: Effects of a simulated football match. PLoS One , v. 13, p. e0204238, 2018.

  • PADILHA, C. S. ; Cella, PS ; SALLES, L. ; DEMINICE, R. . Oral creatine supplementation attenuates muscle loss caused by limb immobilization: a systematic review. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 30, p. 831-838, 2017.

  • MERINO, S. ; DEMINICE, R. ; Orsati, FL ; PORTARI GV . Effects of the supplementation with alpha-lipoic acid on muscular antioxidant biomarkers of trained mice. MEDICAL EXPRESS , v. 4, p. 1-6, 2017.

  • VOLTARELLI, FABRÍCIO A. ; FRAJACOMO, FERNANDO T. ; PADILHA, CAMILA DE SOUZA ; TESTA, MAYRA T. J. ; CELLA, PAOLA S. ; RIBEIRO, DIOGO F. ; DE OLIVEIRA, DONIZETE X. ; VERONEZ, LUCIANA C. ; BISSON, GABRIELA S. ; MOURA, FELIPE A. ; Deminice, Rafael . Syngeneic B16F10 Melanoma Causes Cachexia and Impaired Skeletal Muscle Strength and Locomotor Activity in Mice. Frontiers in Physiology , v. Sept, p. 715, 2017.

  • RIBEIRO, ALEX S. ; Deminice, Rafael ; SCHOENFELD, BRAD J. ; TOMELERI, CRISIELI M. ; PADILHA, CAMILA S. ; VENTURINI, DANIELLE ; BARBOSA, DÉCIO S. ; SARDINHA, LUÍS B. ; CYRINO, EDILSON S. . Effect of Resistance Training Systems on Oxidative Stress in Older Women. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORT NUTRITION AND EXERCISE METABOLISM , v. 27, p. 439-447, 2017.

  • PADILHA, CAMILA S. ; MARINELLO, POLIANA CAMILA ; GALVÃO, DANIEL A. ; NEWTON, ROBERT U. ; BORGES, FERNANDO H. ; FRAJACOMO, FERNANDO ; Deminice, Rafael . Evaluation of resistance training to improve muscular strength and body composition in cancer patients undergoing neoadjuvant and adjuvant therapy: a meta-analysis. Journal of Cancer Survivorship , v. 11, p. 339-349, 2017.

  • OLIVEIRA, VITOR H.F. ; WIECHMANN, SUSANA L. ; NARCISO, ARGÉRIA M.S. ; Deminice, Rafael . Knee extension and flexion strength asymmetry in Human Immunodeficiency Virus positive subjects: a cross-sectional study. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 21, p. 434-439, 2017.

  • PADILHA, CAMILA SOUZA ; BORGES, FERNANDO H. ; DA SILVA, LILIAN ESLAINE COSTA MENDES ; FRAJACOMO, FERNANDO TADEU TREVISAN ; Jordao, Alceu Afonso ; DUARTE, JOSÉ ALBERTO ; CECCHINI, RUBENS ; GUARNIER, FLÁVIA ALESSANDRA ; Deminice, Rafael . Resistance exercise attenuates skeletal muscle oxidative stress, systemic pro-inflammatory state, and cachexia in Walker-256 tumor-bearing rats.. Applied Physiology Nutrition and Metabolism , v. 42, p. 916-923, 2017.

  • OLIVEIRA, VITOR HF ; WIECHMANN, SUSANA L ; NARCISO, ARGÉRIA MS ; WEBEL, ALLISON R ; Deminice, Rafael . Muscle strength is impaired in men but not in women living with HIV taking antiretroviral therapy. ANTIVIRAL THERAPY , v. 23, p. 11-19, 2017.

  • DEMINICE, R. ; CASTRO, G. S. ; BROSNAN, M. E. ; BROSNAN, J. T. . Creatine supplementation as a possible new therapeutic approach for fatty liver disease: early findings. Amino Acids (Wien. Print) , v. 48, p. 1983-1991, 2016.

  • DEMINICE, R. ; Cella, PS ; PADILHA, C. S. ; BORGES, F. H. ; da Silva LE ; CAMPOS-FERRAZ, P. ; Jordão, A. A. ; ROBINSON, J. L. ; BERTOLO, R. ; Cecchini, R ; Guarnier, FA . Creatine supplementation prevents hyperhomocysteinemia, oxidative stress and cancer-induced cachexia progression in Walker-256 tumor-bearing rats. Amino Acids (Wien. Print) , v. 48, p. 2015-2024, 2016.

  • Deminice, Rafael ; ROSA, FLÁVIA TRONCON . Creatine supplementation decreased homocysteine plasma levels in rats but not humans: A critical review with meta-analysis. Journal of Nutrition & Intermediary Metabolism , v. 3, p. 50-57, 2016.

  • DEMINICE, R. ; RIBERIO, D. F. ; Frajacomo . The Effects of Acute Exercise and Exercise Training on Plasma Homocysteine: A Meta-Analysis. Plos One , v. 11, p. e0151653, 2016.

  • DEMINICE, R. ; PADILHA, C. S. ; BORGES, F. H. ; da Silva LE ; ROSA, F. T. ; ROBINSON, J. L. ; Guarnier, FA ; FRAJACOMO, FERNANDO TADEU . Resistance exercise prevents impaired homocysteine metabolism and hepatic redox capacity in Walker-256 tumor-bearing male Wistar rats. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. 32, p. 1153-8, 2016.

  • PEDRO, RAFAEL E. ; GUARIGLIA, DÉBORA A. ; OKUNO, NILO M. ; Deminice, Rafael ; PERES, SIDNEY B. ; MORAES, SOLANGE M. F. . Effects Of 16 Weeks Of Concurrent Training On Resting Heart Rate Variability And Cardiorespiratory Fitness In People Living With Hiv/Aids Using Antiretroviral Therapy. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 30, p. 3494-3502, 2016.

  • CAMPOS-FERRAZ, P. L. ; GUALANO, B. ; DAS NEVES, W. ; ANDRADE, I. T. ; HANGAI, I. ; PEREIRA, R. T. S. ; BEZERRA, R. N. ; DEMINICE, R. ; SEELAENDER, M. ; LANCHA, A. H. . Exploratory studies of the potential anti-cancer effects of creatine. Amino Acids (Wien. Print) , v. 48, p. 1993-2001, 2016.

  • PORTARI, GUILHERME VANNUCCHI ; OVIDIO, PAULA PAYÃO ; Deminice, Rafael ; Jordão, Alceu Afonso . Protective effect of treatment with thiamine or benfotiamine on liver oxidative damage in rat model of acute ethanol intoxication. Life Sciences (1973) , p. 21-4, 2016.

  • FRAJACOMO, F. T. ; PADILHA, C. S. ; MARINELLO, P. C. ; Guarnier, FA ; Cecchini, R ; DUARTE, J. A. ; DEMINICE, R. . Solid Ehrlich carcinoma reproduces functional and biological characteristics of cancer cachexia. Life Sciences (1973) , v. 162, p. 47-53, 2016.

  • DEMINICE, R. ; COMPAROTTO, H. ; JORDAO, A. A. . Whey protein supplementation increases methionine intake but not homocysteine plasma concentration in rats. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Print) , v. 40, p. 46-50, 2015.

  • DEMINICE, R. ; CASTRO, G. S. ; FRANCISCO, L. V. ; da Silva LE ; CARDOSO, J. F. ; FRAJACOMO, F. T. ; TEODORO, B. G. ; SILVEIRA, L. R. ; JORDAO, A. A. . Creatine supplementation prevents fatty liver in rats fed choline-deficient diet: a burden of one-carbon and fatty acid metabolism. Journal of Nutritional Biochemistry , v. 26, p. 391-397, 2015.

  • DEMINICE, R. ; SILVA, R. P. ; LAMARRE, S. G. ; KELLY, K. B. ; JACOBS, R. L. ; BROSNAN, M. E. ; BROSNAN, J. T. . Betaine supplementation prevents fatty liver induced by a high-fat diet: effects on one-carbon metabolism. Amino Acids (Wien. Print) , v. Jan, p. ., 2015.

  • CASTRO, G. S. ; DEMINICE, R. ; SIMOES-AMBROSIO, L. M. C. ; CALDER, P. ; JORDAO, A. A. ; Vannucchi, Helio . Dietary Docosahexaenoic Acid and Eicosapentaenoic Acid Influence Liver Triacylglycerol and Insulin Resistance in Rats Fed a High-Fructose Diet. Marine Drugs , v. 13, p. 1864-1881, 2015.

  • DEMINICE, R. ; JORDÃO AA . Creatine supplementation decreases plasma lipid peroxidation markers and enhances anaerobic performance in rats. Redox Report (Edinburgh) , v. 17, p. 150617093455007, 2015.

  • MARIM, RICARDO GUIMARÃES ; GUSMÃO, ALEX SILVA DE ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; DEMINICE, R. ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; JORDÃO AA ; ASSIS, M. R. ; TAIPEIRO, E. F. ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES . EFFECTS OF VITAMIN C SUPPLEMENTATION ON THE CHRONIC PHASE OF CHAGAS DISEASE. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 57, p. 245-250, 2015.

  • FRAJACOMO, FERNANDO TADEU ; KANNEN, VINICIUS ; Deminice, Rafael ; GERALDINO, THAIS HERRERO ; PEREIRA-DA-SILVA, GABRIELA ; UYEMURA, SERGIO AKIRA ; JORDÃO-JR, ALCEU AFONSO ; GARCIA, SERGIO BRITTO . Aerobic Training Activates Interleukin 10 for Colon Anticarcinogenic Effects. Medicine and Science in Sports and Exercise , v. 47, p. 1-1806-13, 2015.

  • DEMINICE, R. ; ROSA, F. ; PFRIMER, K. ; FERRIOLI, E. ; JORDAO, A. ; FREITAS, E. . Creatine Supplementation Increases Total Body Water in Soccer Players: a Deuterium Oxide Dilution Study. International Journal of Sports Medicine , v. 37, p. 149-153, 2015.

  • Deminice, Rafael . Elevated homocysteine levels in human immunodeficiency virus-infected patients under antiretroviral therapy: A meta-analysis. WORLD JOURNAL OF VIROLOGY , v. 4, p. 147, 2015.

  • SPIRLANDELI, A. ; DEMINICE, R. ; JORDAO, A. A. . Plasma malondialdehyde as biomarker of lipid peroxidation: effects of acute exercise. International Journal of Sports Medicine , v. 35, p. 14-18, 2014.

  • Deminice, Rafael ; ROSA, FLÁVIA TRONCON ; DA SILVA, LILIAN ESLAINE COSTA MENDES ; Jordao, Alceu Afonso . Taurine supplementation does not decrease homocysteine levels and liver injury induced by a choline-deficient diet. Life Sciences (1973) , v. Apr 24, p. In Press, 2014.

  • ROSA, FLÁVIA TRONCON ; FREITAS, ELLEN CRISTINI ; Deminice, Rafael ; Jordão, Alceu Afonso ; MARCHINI, JULIO SÉRGIO . Oxidative stress and inflammation in obesity after taurine supplementation: a double-blind, placebo-controlled study. European Journal of Nutrition (Print) , v. 53, p. 823-830, 2014.

  • Deminice, Rafael ; ROSA, FLÁVIA TRONCON ; FRANCO, GABRIEL SILVEIRA ; DA CUNHA, SELMA FREIREDE CARVALHO ; DE FREITAS, ELLEN CRISTINI ; Jordao, Alceu Afonso . Short-term creatine supplementation does not reduce increased homocysteine concentration induced by acute exercise in humans. European Journal of Nutrition (Print) , v. 53, p. 1355-1361, 2014.

  • DEMINICE, R. ; ROSA, F. T. ; Franco, GS ; JORDAO, A. A. ; Freitas EC . Effects of creatine supplementation on oxidative stress and inflammatory markers after repeated-sprint exercise in humans. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. 29, p. 1127-32, 2013.

  • DEMINICE, R. ; VASSIMON, H. ; MACHADO, A. ; de Paula FAJ ; Monteiro JP ; JORDAO, A. A. . Plasma homocysteine levels in HIV-infected men with and without lipodystrophy. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. Sep 14, p. 1-7, 2013.

  • RABITO, ESTELA IRACI ; LEME, IZABEL ARRUDA ; Demenice, Rafael ; PORTARI, GUILHERME VANNUCCHI ; Jordão, Alceu Afonso ; SANTOS, JOSÉ SEBASTIÃO ; MARCHINI, JÚLIO SÉRGIO . Lower Carnitine Plasma Values from Malnutrition Cancer Patients. Journal of Gastrointestinal Cancer (Print) , v. Apr 23, p. Epud of print, 2013.

  • Cury Rodrigues MF ; Stotzer U ; DEMINICE, R. ; Shiguemoto G ; Tomaz L ; de Souza N ; Ferreira F ; Leite R ; de Araujo HS ; JORDAO, A. A. ; Baldissera V ; PEREZ, S. . Effects of ovariectomy and resistance training on oxidative stress markers in rat?s liver. Clinics (USP. Impresso) , v. 68, p. 1247-54, 2013.

  • Garlipp-Picchi, Monike Ribeiro ; DEMINICE, R. ; OVIDIO, P. P. ; JORDAO, A. A. . Effects of ascorbic acid on oxidative stress biomarkers in high-performance swimmers. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 19, p. 394-398, 2013.

  • Batista TM ; Tomiyoshi LM ; Dias AC ; Malki LT ; DEMINICE, R. ; JORDAO, A. A. ; Cunha DA ; Rocha EM . Age-dependent changes in rat lacrimal gland anti-oxidant and vesicular related protein expression profiles.. Molecular Vision , v. 18, p. 194-202, 2012.

  • NETO ANGÉLOCO, LARISSA RODRIGUES ; DEMINICE, R. ; LEME, IZABEL DE ARRUDA ; LATARO, RENATA CRISTINA ; JORDAO, AA . Bioelectrical impedance analysis and anthropometry for the determination of body composition in rats: effects of high-fat and high-sucrose diets. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 25, p. 331-339, 2012.

  • MARIM, RICARDO GUIMARÃES ; GUSMÃO, ALEX SILVA DE ; CASTANHO, ROBERTO ESTEVES PIRES ; DEMINICE, R. ; THEREZO, ALTINO LUIZ SILVA ; JORDAO, AA ; JORDÃO JÚNIOR, ALCEU AFONSO ; MARTINS, LUCIAMARE PERINETTI ALVES . Effects of vitamin C supplementation on acute phase Chagas disease in experimentally infected mice with Trypanosoma cruzi QM1 strain. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso) , v. 54, p. 319-323, 2012.

  • Deminice, Rafael ; Sicchieri, Tiago ; Mialich, Mirele S ; Milani, Francine ; Ovidio, Paula P ; Jordao, Alceu A . Oxidative Stress Biomarker Responses to an Acute Session of Hypertrophy-Resistance Traditional Interval Training and Circuit Training. Journal of Strength and Conditioning Research , p. 1-804, 2011.

  • Deminice, Rafael ; Vannucchi, Helio ; Simões-Ambrosio, Lívia Maria ; Jordao, Alceu Afonso . Creatine supplementation reduces increased homocysteine concentration induced by acute exercise in rats. European Journal of Applied Physiology (Print) , v. 11, p. 1-7, 2011.

  • Chagas, Carlos Eduardo Andrade ; Bassoli, Bruna Kempfer ; de Souza, Camila Alexandre Soares ; Deminice, Rafael ; Júnior, Alceu Afonso Jordão ; Paiva, Sérgio Alberto Rupp ; Dagli, Maria Lúcia Zaidan ; Ong, Thomas Prates ; Moreno, Fernando Salvador . Folic acid supplementation during early hepatocarcinogenesis: Cellular and molecular effects. International Journal of Cancer (Print) , p. n/a-n/a, 2011.

  • DEMINICE, R. ; SILVA, R. P. ; LAMARRE, S. G. ; BROWN, C. ; FUREY, G. N. ; MCCARTER, S. A. ; JORDAO, A. A. ; KELLY, K. B. ; JACOBS, R. L. ; BROSNAN, M. E. ; BROSNAN, J. T. . Creatine Supplementation Prevents the Accumulation of Fat in the Livers of Rats Fed a High-Fat Diet. The Journal of Nutrition (Print) , v. 141, p. 1799-1804, 2011.

  • Deminice, Rafael ; Jordao, Alceu Afonso . Creatine supplementation reduces oxidative stress biomarkers after acute exercise in rats. Amino Acids (Wien. Print) , v. 19, p. Epub of print, 2011.

  • Sanches, S ; PORTARI, G. V. ; DEMINICE, R. ; Zucoloto, S ; VANNUCHI, Helio ; JORDAO, A. A. . Effects of lecithin and vitamin E supplementation on liver oxidative stress and steatosis induced by chronic ethanol consumption in rats.. Scandinavian Journal of Laboratory Animal Science , v. 37, p. 79-86, 2010.

  • VASSIMON, H. ; DEMINICE, R. ; MACHADO, A. ; Monteiro JP ; JORDAO, A. A. . The association of lipodystrophy and oxidative stress biomarkers in HIV-infected men.. Current HIV Research (Print) , v. 8, p. 364-369, 2010.

  • DEMINICE, R. ; SICCHIERI, T. ; Payão, P. O. ; Jordão, A. A. . Blood and Salivary Oxidative Stress Biomarkers Following an Acute Session of Resistance Exercise in Humans. International Journal of Sports Medicine , v. 31, p. 599-603, 2010.

  • DEMINICE, R. ; TRINDADE, C. S. ; DEGIOVANI, G. C. ; GARLIPP, M. R. ; PORTARI, G. V. ; Jordão, A. A. . Oxidative stress biomarkers response to high intensity interval training and relation to performance in competitive swimmers.. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato) , v. 50, p. 356-362, 2010.

  • DEMINICE, R. ; PORTARI, G. V. ; MARCHINI, J. S. ; VANNUCHI, Helio ; JORDAO, A. A. . Effects of a Low-Protein Diet on Plasma Amino Acid and Homocysteine Levels and Oxidative Status in Rats.. Annals of Nutrition and Metabolism , v. 15, p. 202-207, 2009.

  • DEMINICE, R. ; ROSA, F. T. . Pregas cutâneas vs impedância bioelétrica na avaliação da composição corporal de atletas: uma revisão crítica. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , v. 11, p. 536-542, 2009.

  • GARLIPP, M. R. ; DEGIOVANI, G. C. ; DEMINICE, R. ; OVIDIO, P. P. ; Chiarello ; JORDAO, A. A. . Effects of supplement consumption on homocysteine levels of competitive swimmers. International Sportmed Journal , v. 10, p. 194-204, 2009.

  • DEMINICE, R. ; Degiovanni, Gabriel Carvalho ; Garlipp-Picchi, Monike Ribeiro ; Nóbrega, Mariana T. ; Teixeira, Marcelo ; Jordão, Alceu Afonso . Evolução de biomarcadores de estresse oxidativo e relação com a performance competitiva em dois momentos da temporada de treinamento de natação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 15, p. 277-281, 2009.

  • DEMINICE, R. ; PORTARI, G. V. ; VANNUCHI, Helio ; JORDAO, A. A. . Effects of creatine supplementation on homocysteine levels and lipid peroxidation in rats.. British Journal of Nutrition , v. 15, p. 1-7, 2008.

  • DEMINICE, R. ; PAPOTI, Marcelo ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; PRADO JÚNIOR, Milton Vieira Do . Validade do teste de 30 minutos (T-30) na Determinação da Capacidade Aeróbia, Parâmetros de Braçada e Performance Aeróbia de Nadadores Treinados.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 13, n.(In Press), p. 195-199, 2007.

  • DEMINICE, R. ; GABARRA, Lucas ; RIZZI, Arthur ; Baldissera V . Série de treinamento intervalado de alta intensidade como índice determinate da tolerância à acidose na predição da performance anaerobia de natação.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 13, n.(submetido, p. 185-189, 2007.

  • DEMINICE, R. ; VILHENA, Rodrigo ; PORTARI, G. V. ; JORDAO, A. A. . Suplementação de Creatina, Homocisteína e Estresse Oxidativo. Medicina (Ribeirão Preto) , v. 40, p. 368-377, 2007.

  • DEMINICE, R. ; Laus MF ; Martins TM ; Silveira S ; Dutra-de-Oliveira JE . Impacto de um programa de educação alimentar sobre conhecimentos, praticas alimentares e estado nutricional de escolares. Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 18, p. 35-40, 2007.

  • GABARRA, Lucas ; DEMINICE, R. ; BALIKIAN, Pedro . Efeito da Ingestão de Cafeína Sobre Série de Treinamento Aeróbio em Natação. Nutrição em Pauta , v. 74, n.set/out, p. 49-54, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DEMINICE, R. . Consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Bolsa PQ. 2019.

DEMINICE, R. . Consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital Universal. 2018.

DEMINICE, R. . Consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Bolsas especiais. 2018.

DEMINICE, R. . Parecer Ad hoc Edital Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. 2017.

DEMINICE, R. . Parecer Ad hoc Edital PPSUS Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do SUL, FAPERGS. 2017.

DEMINICE, R. . Parecer Ad hoc para o Comitê Científico da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto, USP. 2017.

DEMINICE, R. . Edital CNPq Pós-Doutorado Júnior. 2017.

DEMINICE, R. . VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2018. (Membro comissão científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    TOXICIDADE MUSCULAR CARDIACA E ESQUELÉTICA INDUZIDA PELO QUIMIOTERÁPICO DOXORRUBICINA EM MODELO DE CARCINOMA: EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA E DO EXERCÍCIO, Descrição: A doxorrubicina (DOX) é uma antraciclina amplamente utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer. Entretando, ao mesmo tempo que atua sobre as células tumorais a DOX atinge células saudáveis do coração, músculo esquelético e outros órgãos, causando efeitos colaterais que comprometem fisicamente o indivíduo através de sintomas vasomotores, depressão e fadiga que podem se manifestar tanto a curto quanto a longo prazo, prejudicam a qualidade de vida dos pacientes (GANZ et al., 2008). Por essa razão, estratégias terapêuticas para tentar amenizar os efeitos colaterais da DOX são necessárias. Estudos com animais têm sido conduzidos visando a melhor compreensão dos mecanismos de cardiotoxidade e miotoxidade induzidos pela DOX assim como o desenvolvimento de novas estratégias. O aumento da geração de espécies reativas de oxigênio (ERO) e indução de estresse oxidativo provocados pela metabolização da DOX e consequente ativação de vias proteolíticas é um mecanismo importante já descrito que justifica a cardio e miotoxicidade provocados pela droga (SMUDER et al., 2011). A suplementação de creatina e o ER já demonstraram ser benéficos em doenças que promovem perda de massa muscular, como o câncer, através da amenização da perda de massa muscular e da força devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-atróficas. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos da suplementação de creatine e do ER sobre a toxicidade cardiaca e muscular induzida pelo binômio cancer e tratamento quimioterápico. Considerando os resultados anteriores, é razoável considerar que a suplementação com creatina e o ER possam diminuir a toxicidade que ativam as vias de degradação de proteinas e atrofia muscular ativadas pela DOX e, como conseguencia, amenizar perda de massa e função muscular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Flávia Alessandra Guarnier - Integrante / Paola S Cella - Integrante.

  • 2019 - Atual

    TARVMob: Autogestão da terapia antirretroviral usando aplicativo para aparelhos móveis para aumento da aderência em pessoas vivendo com HIV., Descrição: A terapia antirretroviral ativa (TARV) revolucionou o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), reduzindo a mortalidade dos pacientes. De fato, a TARV transformou significativamente o curso do HIV de doença terminal para doença crônica gerenciável. No entanto, para alcançar o resultado benéfico da supressão da replicação viral, aumento da contagem de células CD-4 e melhoria da qualidade de vida, a TARV requer taxas de aderência >95%. A aderência ao TARV abaixo deste limiar leva à falha do tratamento, progressão da AIDS e o aparecimento de cepas de HIV resistentes aos medicamentos. Assim, o sucesso do tratamento do HIV/AIDS é dependente da aderência sustentada e estrita da prescrição da TARV. Por este motivo, diversa estratégias têm sido estudadas na tentativa de monitorar e aumentar a aderência de pessoas vivendo com HIV (PVHIV) ao TARV. Dentre muitas, a tecnologia baseada em telefone celular tem sido usada para melhorar a prestação de serviços de saúde em muitos países e diversas situações. Estudos realizados no África e na Ásia demonstraram aumento significativo da aderência ao TARV através de programa de lembretes curtos usando mensagens de celular. No entanto, não há tecnologia baseada em telefone celular para monitorar e aumentar a aderência o TARV no Brasil e em língua portuguesa. O objetivo primário deste projeto é desenvolver aplicativo compatível com telefone celular para monitorar e aumentar aderência de PVHIV no Brasil. Este trabalho é significativo pois o monitoramento da aderência ao TARV por telefone celular pode atingir um grupo geograficamente remoto e culturalmente diversificado de pessoas no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Jacques Duílio Brancher - Integrante / Lucélia Moraes e Silva - Integrante / Gustavo Casarim Herrmann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    EFEITO DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO SOBRE A HIPERHOMOCISTEÍNEMIA INDUZIDA POR SOBRECARGA DE METIONINA, Descrição: A CONVERSÃO DO AMINOÁCIDO METIONINA PARA S-ADENOSILMETIONINA (SAM) É PASSO FUNDAMENTAL NAS REAÇÕES DE TRANSMETILAÇÃO QUE ENVOLVEM A DOAÇÃO DE GRUPAMENTOS METILA REQUERIDA PARA DIVERSAS FUNÇÕES NO ORGANISMO. A HOMOCISTEÍNA (HCY) É O PRINCIPAL SUBPRODUTO DESSAS REAÇÕES DE TRANSMETILAÇÃO E SUA FORMAÇÃO PODE REFLETIR MODULAÇÕES NO FLUXO DE REAÇÕES DE TRANSMETILAÇÃO. NOS ÚLTIMOS ANOS, ELEVADA CONCENTRAÇÃO DE HCY NO SANGUE TEM SIDO ASSOCIADA COM UMA SÉRIE DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS. O EXERCÍCIO FÍSICO AUMENTA A DEMANDA ENERGÉTICA E METABÓLICA E PODE MODULAR O FLUXO DE METILAÇÃO. CONTUDO, COMO O EXERCÍCIO FÍSICO ATUA SOBRE ESTE METABOLISMO AINDA É DESCONHECIDO, SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE PROJETO É ANALISAR O EFEITO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO DE NATAÇÃO DE SEIS SEMANAS SOBRE A HIPERHOMOCISTEINEMIA INDUZIDA POR SOBRECARGA DE METIONINA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Lilian Eslaine da Silva - Integrante / Alceu Afonso Jordão - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2017 - Atual

    Efeitos do exercício físico no tratamento e/ou reabilitação de pessoas vivendo com HIV em tratamento com antirretrovirais., Descrição: Diversos estudos têm demonstrado aumento da expectativa de vida de indivíduos HIV positivos que utilizam terapia antirretroviral (TARV). Entretanto, nos últimos anos, diversos efeitos colaterais têm sido associados à TARV entre eles, distúrbios metabólicos como dislipidemias, acúmulo de gordura central, perda de massa muscular, osteopenia e osteoporose, resistência à insulina, todos esses efeitos associados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Dessa maneira, o exercício físico e a nutrição adequada podem ser considerados estratégias de intervenção que possam contribuir para a melhoria da saúde dessa população. Assim, este projeto tem por objetivo principal promover programa de exercício de musculação e nutrição para portadores de HIV da região metropolitana de Londrina-PR que contribuam para a promoção de saúde e bem estar dessa população. Serão promovidas sessões de exercícios para portadores do vírus HIV que utilizam TARV durante 20 semanas. Avaliações envolvendo entrevistas, exames bioquímicos e coleta de dados antropométricos e nutricionais serão feitos antes e após programa para avaliar a efetividade da ação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Flávia Troncon Rosa - Integrante / Susana L. Wiechmann - Integrante., Financiador(es): Fundação araucária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA NA ESTEATOSE ALCOÓLICA HEPÁTICA, Descrição: A ESTEATOSE É CONSIDERADA UM GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL E A UTILIZAÇÃO DE MODELOS EXPERIMENTAIS TÊM CONTRIBUÍDO BASTANTE PARA O ESTUDO DE SUA PATOGÊNESE E INVESTIGAÇÃO DE NOVAS TERAPIAS. A SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA TEM DEMONSTRADO EFEITO PROTETOR SOBRE A ESTEATOSE HEPÁTICA NÃO ALCOÓLICA, EM MODELOS DE DIETA HIPERLIPÍDICA E DEFICIENTE EM COLINA, ATRAVÉS DA PREVENÇÃO DO ESTRESSE OXIDATIVO HEPÁTICO E PELA MODULAÇÃO DO METABOLISMO DE GRUPOS METIL. NO ENTANTO, A PARTICIPAÇÃO DA CREATINA NA ESTEATOSE ALCOÓLICA HEPÁTICA FOI MUITO POUCO ESTUDADA E A AÇÃO DA DROGA NESSA DOENÇA PERMANECE DESCONHECIDA. POR ESSA RAZÃO, O OBJETIVO DESSE PROJETO É INVESTIGAR E COMPARAR O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA NA ESTEATOSE HEPÁTICA INDUZIDA POR ETANOL EM DOIS TEMPOS EXPERIMENTAIS, 15 E 30 DIAS, AVALIANDO SUA AÇÃO EM PARÂMETROS MICROSCÓPICOS HEPÁTICOS, COMO O GRAU DE DEGENERAÇÕES CELULARES, NECROSE E INFLAMAÇÃO TECIDUAL, ALÉM DE CARACTERIZAR O PERFIL INFLAMATÓRIO SISTÊMICO E DETERMINAR O ESTRESSE OXIDATIVO HEPÁTICO. PARA ISSO, 80 CAMUNDONGOS SWISS MACHOS PESANDO APROXIMADAMENTE 20G SERÃO UTILIZADOS. OS ANIMAIS SERÃO DIVIDIDOS RANDOMICAMENTE EM 4 GRUPOS (N=20 ANIMAIS POR GRUPO): CONTROLE (C), CONTROLE TRATADO COM CREATINA (1% CREATINA-PESO/VOLUME: CC), ESTEATOSE (E) E ESTEATOSE SUPLEMENTADO COM CREATINA (EC), EM DOIS TEMPOS EXPERIMENTAIS, 15 (N = 10 POR GRUPO) E 30 DIAS (N = 10 POR GRUPO). AO FINAL DOS PERÍODOS EXPERIMENTAIS OS ANIMAIS SERÃO EUTANAZIADOS E AMOSTRAS DE PLASMA E FÍGADO SERÃO COLETADAS PARA ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA E BIOQUÍMICA. OS RESULTADOS SERÃO APRESENTADOS EM VALORES DE MÉDIA ERRO PADRÃO. ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA) ONE-WAY SEGUIDO DE POST-TEST DE TUKEY SERÃO UTILIZADOS PARA DETERMINAR POSSÍVEIS DIFERENÇAS ENTRE OS GRUPOS EXPERIMENTAIS. OS RESULTADOS SERÃO CONSIDERADOS SIGNIFICATIVOS QUANDO P < 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Poliana Camila Marinello - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - Atual

    Efeitos do exercício físico sobre caquexia induzida por tumor Walker-256 em ratos, Descrição: A perda de massa muscular é a mais proeminente característica da caquexia induzida pelo câncer. Aproximadamente metade da proteína corporal total é encontrada no músculo esquelético e os distúrbios causados pelo câncer podem gerar severo hipercatabolismo. Uma interação complexa de hormônios, citosinas e fatores humorais envolve a patogênese da perda de massa muscular induzida pelo câncer. Estudos recentes têm demonstrado que o estado catabólico induzido pelo câncer esta associado a elevados níveis de citosinas pró-inflamatórias, aumento do estresse oxidativo, disfunção mitocondrial e modulação de sinalizadores de síntese e degradação proteica no musculo esquelético. Dentre as muitas estratégias objetivando previnir, diminuir ou reverter a perda de massa muscular induzida pelo câncer, o exercício físico ganha destaque nos últimos anos. Estudos demonstram que o exercício tem a capacidade de aumentar a massa livre de gordura, função e força muscular, condicionamento cardiovascular, além de diminuir fatiga durante o esforço. No entanto, raros são os estudos empenhados em investigas os mecanismos biológicos pelo qual o exercício promove tais benefícios, especialmente o exercício resistido. Assim, o objetivo desse projeto será investigar o efeito do exercício sobre a modulação da caquexia induzida pelo câncer através de marcadores de estresse oxidativo, inflamatórios e sinalizadores de síntese/degradação proteica em ratos inoculados com tumor de Walker-256. Esse projeto é financiado pelo programa Professor Visitante Espacial PVE-Capes e conta com a colaboração da Universidade do Porto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Alceu Afonso Jordão - Integrante / Flávia Alessandra Guarnier - Integrante / José Albeto Duarte - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2013 - 2015

    Efeitos do treinamento resistido sobre caquexia induzida por tumor Walker-256 em ratos, Descrição: A caquexia induzida pelo câncer representa uma desordem metabólica complexa, caracterizada pela progressiva perda do peso corporal, catabolismo do tecido adiposo e muscular, fadiga e fraqueza que afeta aproximadamente 50% de pacientes com câncer, sendo a progressiva perda do peso corporal um importante fator prognóstico. A perda de massa muscular é a mais proeminente característica da caquexia induzida pelo câncer, pois é acompanhada pelo aumento da fragilidade e fraqueza, diminuição da habilidade funcional e redução da qualidade de vida do paciente com câncer, além de ser clinicamente importante, pois esta estritamente relacionada ao aumento de morbidade e mortalidade. Apesar da sua relevância, os mecanismos e tratamentos da perda de massa muscular induzida pelo câncer ainda são pouco claros. Dentre as muitas estratégias objetivando previnir, diminuir ou reverter a caquexia induzida pelo câncer, o exercício físico ganha destaque nos últimos anos. Estudo de revisão recente realizado por Gould et al. (2012) demonstrou que o exercício tem a capacidade de aumentar a massa livre de gordura, função e força muscular, condicionamento cardiovascular, além de diminuir fatiga durante o esforço. Donatto et al. (2013) demonstraram que o treinamento resistido previne a perda de massa muscular e diminui a massa tumoral (~40%) em ratos com câncer. No entanto, raros são os estudos empenhados em investigas os mecanismos pelo qual o exercício promove tais benefícios, especificamente o exercício resistido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Alceu Afonso Jordão - Integrante / Flávia Alessandra Guarnier - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2013 - Atual

    Efeitos de 16 semanas de treinamento com pesos na massa muscular, força e marcadores de estresse oxidativo em portadores de HIV/AIDS., Descrição: Este estudo investigará o impacto de um programa de treinamento com pesos sobre a massa muscular, força e marcadores de estresse oxidativo em indivíduos portadores do HIV. A amostra será composta por indivíduos adultos, portadores do vírus HIV, e usuários da terapia antirretroviral, que serão submetidos a 16 semanas de treinamento com pesos, em uma frequência de 3 vezes por semana. Antes e após a intervenção os indivíduos serão avaliados por meio de medidas antropométricas de massa corporal e estatura, composição corporal, força muscular através do teste de 1RM, e coletas sanguíneas. Procedimentos estatísticos para comparação entre grupos serão utilizados a partir da análise da distribuição dos dados. Espera-se que o presente estudo possa auxiliar no entendimento dos mecanismos e adaptações no metabolismo oxidativo e sistema de defesa antioxidante ao treinamento com pesos em indivíduos portadores do HIV.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Solange Marta Franzói de Moraes - Integrante., Financiador(es): SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2016

    efeitos da suplemetação de creatina sobre homocisteína e peroxidação lipídica em humanos após exercício agudo, Descrição: Inúmeras evidências têm mostrado a relação entre níveis elevados de homocisteína (Hcy) e diversas doenças, além de ser considerado um fator de risco independente para doenças cardiovasculares. Além disso, a hiperhomocisteinemia (HHcy) está diretamente ligada à formação de espécies reativas de oxigênio podendo provocar peroxidação lipídica e danos celulares. Estudos recentes têm demonstrado que o esforço físico agudo aumenta o metabolismo protéico e altera as concentrações plasmáticas de certos aminoácidos. Assim, o metabolismo da Hcy pode ser alterado pelo aumento ou diminuição do catabolismo da metionina e/ou turnover de grupos metila induzidos pelo esforço físico. Entretanto, a relação entre a intensidade de esforço físico e o metawbolismo da Hcy ainda é pouco conhecida. A síntese de creatina é responsável pela maioria das transferências de grupos metila no metabolismo hepático normal. Como a Hcy é um aminoácido formado exclusivamente a partir da desmetilação da metionina, acredita-se que a alta taxa de síntese de creatina é o responsável primário pelo aumento dos níveis de homocisteína no sangue. Por outro lado, a suplementação de creatina pode suprir a síntese de creatina inibindo a expressão da enzima arginina?glicina transaminase, além da sua possível capacidade antioxidante relatada por alguns autores. Esses efeitos são conhecidos em animais, diferente do encontrado para humanos. Assim, é objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar os efeitos da suplementação de creatina sobre a concentração de homocisteína e peroxidação lipídica após exercício agudo em humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Jordão, A. A. - Integrante / Ademar Avelar - Integrante., Financiador(es): Fundação araucária - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2015

    SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA, HOMOCISTEÍNA E ESTRESSE OXIDATIVO EM RATOS INOCULADOS COM TUMOR WALKER-256, Descrição: A homocisteína (Hcy) é considerada marcador de risco independe para doenças cardiovasculares. Nos últimos anos, cumulativas evidências tem surgido sobre a relação entre a hiperhomocisteinemia e diversas doenças como neuro-degenerativas, disfunções renais, diabetes e doenças do fígado. Recentemente, autores têm demonstrado a relação entre elevadas concentrações de Hcy no sangue e câncer de diversos tipos. Esse trabalhos sugerem que a proliferação de celulas tumorais pode promover disturbios no metabolismo da metionina e elevar a concentração de Hcy, que em grandes quantidades aumenta a toxicidade nas células, promove peroxidação lipidica e danos celulares. Devido aos seus possíveis efeitos no desempenho físico, a creatina tornou-se uma substância popular entre atletas amadores, profissionais e olímpicos durante muito tempo. Atualmente, a creatina tem recebido considerável atenção na área médica, especialmente por seus efeitos terapêuticos em miopatias e doenças neurodegenerativas. Alguns autores têm demonstrado o potencial da suplementação de creatina em diminuir os níveis de Hcy através da modulação do balanço de metilação, além de inibir a formação de EROs apontado propriedades antioxidantes dessa substância. Entretanto, pouco se sabe sobre os distúrbios no metabolismo da Hcy causados pelo câncer, além dos possíveis efeitos protetores da supplementação de creatina. Assim, o objetivo do presente estudo são investigar os efeitos da implantação de tumor walker-256 sobre o metabolismo da Hcy e estresse oxidativo e os efeitos da suplementação de creatina sobre esse metabolismo após implantação do tumor em ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Integrante / Alceu Afonso Jordão - Coordenador / Rubens Cecchini - Integrante / Flávia Alessandra Guarnier - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE OS NÍVEIS DE HOMOCISTEÍNA E PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA EM HUMANOS, Descrição: A hiperhomocisteinemia (HHcy) é considerada fator de risco independente para doenças cardiovasculares, além das recentes associações encontradas com doenças renais e demências. Autores têm demonstrado que associação entre a HHcy e tais doenças está relacionada ao potencial das elevadas concentrações de homocisteína em promover estresse oxidativo. A síntese de creatina (Cr) é responsável por considerável porção das transferências de grupos metila no metabolismo hepático normal. Como a homocisteína (Hcy) é um aminoácido formado exclusivamente a partir da desmetilação da metionina, acredita-se que a síntese de Cr é a responsável primária pela formação de Hcy. Estudos com animais realizados nos últimos dez anos têm demonstrado que a suplementação de Cr diminui a concentração de Hcy no sangue pela inibição da síntese endógena de Cr e consequente modulação do balanço de metilação. Além disso, estudos in vitro e com animais têm demonstrado a ação da creatina em inibir a formação de espécies reativas de oxigênio (EROs) sugerindo a propriedade antioxidante desse composto. Entretanto, tais efeitos ainda são pouco estudados em humanos. Assim, é proposta do presente projeto de pesquisa investigar os efeitos da suplementação de creatina sobre a concentração de homocisteína e peroxidação lipídica em humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Jordão, A. A. - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2009 - 2013

    Creatine supplementation attenuates the accumulation of fat in the liver induced by high fat diet in rats., Descrição: Nonalcoholic fatty liver disease (NAFLD) is recognized as one of most common and important chronic liver disease in word wide.Fat accumulation and NASH progression has been associated with impairment of methionine metabolism in liver, which is attributed to dysfunctions in specifics enzymes that result in a decrease in available S-adenosylmethionine (SAM), increase in homocysteine levels, antioxidant metabolic dysfunction, especially by decrease in GSH content, and oxidative stress. Previous studies showed that creatine supplementation down-regulates AGAT activity and consequently reduces endogenous formation of creatine, changing the methylation flux and reducing Hcy synthesis. These mechanisms may increase the SAM availability to phosphatidylcholine formation via phosphatidyethanolamine N-methyltransferase (PEMT), increasing VLDL secretion and diminishing fat accumulation in liver. Previous studies had shown the significant role of phosphatidylcholine via PEMT in VLDL secretion in addition to CTP-choline pathway.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Alceu Afonso Jordão - Integrante / John T. Brosnan - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2008 - 2011

    EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE HOMOCISTEÍNA E ESTRESSE OXIDATIVO APÓS EXERCÍCIO AGUDO AERÓBIO E ANAERÓBIO EM RATOS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alceu Afonso Jordão Junior em 24/01/2013., Descrição: Inúmeras evidências têm mostrado a relação entre níveis elevados de homocisteína (Hcy) e diversas doenças, além de ser considerado um fator de risco independente para doenças cardiovasculares. Além disso, a hiperhomocisteinemia (HHcy) está diretamente ligada à formação de espécies reativas de oxigênio podendo provocar peroxidação lipídica e danos celulares. Estudos recentes têm demonstrado que o esforço físico agudo aumenta o metabolismo protéico e altera as concentrações plasmáticas de certos aminoácidos. Assim, o metabolismo da Hcy pode ser alterado pelo aumento ou diminuição do catabolismo da metionina e/ou turnover de grupos metila induzidos pelo esforço físico. Entretanto, a relação entre a intensidade de esforço físico e o metawbolismo da Hcy ainda é pouco conhecida. A síntese de creatina é responsável pela maioria das transferências de grupos metila no metabolismo hepático normal. Como a Hcy é um aminoácido formado exclusivamente a partir da desmetilação da metionina, acredita-se que a alta taxa de síntese de creatina é o responsável primário pelo aumento dos níveis de homocisteína no sangue. Por outro lado, a suplementação de creatina pode suprir a síntese de creatina inibindo a expressão da enzima arginina?glicina transaminase, além da sua possível capacidade antioxidante relatada por alguns autores. Assim, é objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar os efeitos da suplementação de creatina sobre a concentração de homocisteína e peroxidação lipídica após exercício agudo aeróbio e anaeróbio em ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Integrante / Alceu Afonso Jordão - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2007 - 2009

    Efeitos do consumo de suplementos protéicos nos níveis de homocisteína atletas de natação de Ribeirão Preto-SP, Descrição: Diante do esforço para a prevenção de doenças cardiovasculares, o objetivo deste estudo é testar a hipótese de que o consumo aumentado de proteína, na dieta ou sob a forma de suplementos, poderia aumentar a ingestão de metionina e, consequentemente, os níveis de homocisteína. Utilizar uma amostra de atletas de elite, como o de nadadores profissionais, para avaliar o consumo de suplementos protéicos e possíveis efeitos na homocisteína, permite que os resultados sejam ajustados para dieta e exercício, já que pode nos fornecer dados padronizados quanto ao perfil dietético e intensidade de treinamento, minimizando alguns dos inúmeros fatores de interferência nos níveis de homocisteína, fornecendo resultados mais fidedignos. A metionina por ser um aminoácido, pode estar presente em vários suplementos protéicos existentes no mercado, e o uso indiscriminado pode aumentar consideravelmente sua ingestão, podendo acarretar um aumento nos níveis de homocisteína.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Integrante / Alceu Afonso Jordão - Coordenador / Monike Ribeiro Garlipp - Integrante / Gabriel Carvalho Degiovani - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2010

    Efeitos da suplementação de creatina sobre os níveis de homocisteína e peroxidação lípidica em ratos, Descrição: A síntese de creatina é responsável pela maioria das transferências de grupos metila no metabolismo hepático normal. Como a homocisteína (Hcy) é um aminoácido formado exclusivamente a partir da desmetilação da metionina proveniente da dieta ou do seu catabolismo, acredita-se que a alta taxa de síntese de creatina é o responsável primário pelo aumento dos níveis de homocisteína no sangue. Essa hiperhomocisteinemia (HHcy) tem sido apontada como fator de risco independente para doenças diversas doenças vasculares, renais e demências. Ainda, estudos têm mostrado que a hiperhomocisteinemia está diretamente ligada à promoção da formação de superóxido e peróxido de hidrogênio pela auto-oxidação da homocisteína e/ou da cisteína e que tal auto-oxidação provoca aumentos na produção intracelular de radicais livres e conseqüente aumento da peroxidação lipídica. Por outro lado, a suplementação de creatina pode suprir a síntese de creatina inibindo a expressão da enzima arginina?glicina transaminase. Assim, é proposta do presente projeto de pesquisa investigar os efeitos da suplementação de creatina sobre a concentração de homocisteína e peroxidação lipídica de ratos saudáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Integrante / Rodrigo Vilhena - Integrante / Guilherme Vannucchi Portari - Integrante / Alceu Afonso Jordão - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2008

    Estresse oxidativo induzido por treinamento intervalado de alta intensidade e relação com a performance competitiva em, Descrição: A finalidade principal do treinamento intervalado é acumular um bom ritmo em alta intensidade, o que não seria possível em esforço constante. Esse tipo de treinamento permite a melhora da capacidade anaeróbia que poderá tornar os nadadores mais rápidos principalmente por três mecanismos: aumento da taxa de produção de energia através metabolismo anaeróbio (taxa de produção de lactato); aumento da capacidade de tamponamento nos músculos e no sangue; e aumento de tolerância à dor causada pela acidose. Entretanto, uma única série de esforço anaeróbio de alta intensidade pode ser capaz de promover formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) e provocar danos celulares, prejudicando o desempenho muscular. Em contrapartida, o sistema de defesa antioxidante pode desempenhar importante papel atenuando modificações oxidativas provocadas por esses esforços ou promovendo a recuperação mais rápida, melhorando consequentemente o desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Deminice - Coordenador / Carlos Santana Trindade - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Validade do teste de 30 minutos (T-30) na Determinação da Capacidade Aeróbia, Parâmetros de Braçada e Performance Aeróbia de Nadadores Treinados, Descrição: O monitoramento e a avaliação de variáveis fisiológicas e da performance no treinamento esportivo podem ser fatores determinantes do sucesso em nadadores de alto nível. O Lan tem sido utilizado para o monitoramento do treinamento, prescrição da intensidade de treinamento aeróbio e predição da performance de provas de fundo. No entanto, a determinação do limiar anaeróbio utilizando a concentração de lactato sanguíneo necessita de equipamento específico, possuindo custo financeiro de aquisição e operacional, inviável para maioria das equipes de natação do Brasil. O teste de 30 min tem sido altamente correlacionada com a velocidade de limiar anaeróbioa. A mecânica de nado também desempenha um papel decisivo no complexo de fatores determinantes do rendimento da natação e deve ser considerada nas avaliações. No entanto, ainda é insuficiente na literatura estudos que investigaram o T-30 de modo a relacionar os parâmetros mecânicos e fisiológicos com teste de capacidade aeróbia e performances de nadadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rafael Deminice - Integrante / Milton Vieira do Prado Júnior - Coordenador / Marcelo Papoti - Integrante / Alessandro Moura Zagatto - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

2nd lugar Prêmio Sebastião Gobbi Destaque Científico do VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, COMBRAMENE.

2018

3nd lugar Prêmio Sebastião Gobbi Destaque Científico do VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, COMBRAMENE.

2016

Menção Honrosa, CHARACTERIZATION OF CACHEXIA AND HEMATOLOGICAL PROFILE IN RATS BEARING DIFFERENT CONCENTRATIONS OF WALKER-256 TUMOR CELLS: A PILOT STUDY, XXXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE..

2016

Menção Honrosa, EXERCÍCIO RESISTIDO AUMENTA A FORÇA MUSCULAR, PREVINE A PERDA DE MASSA MUSCULAR E DIMINUI A AGRESSIVIDADE TUMORAL EM CAMUNDONGOS PORTADORES DO TUMOR DE EHRLICH, XXXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE..

2016

Melhor poster, SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA INTENSIFICA A DEGENERAÇÃO CELULAR E O ACÚMULO DE LIPÍDEOS HEPÁTICOS EM UM MODELO DE ESTEATOSE ALCÓOLICA EM CAMUNDONGOS, 6 Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas, Universidade Estadual de Londrina..

2015

3rd Best Poster Award, Creatine Conference 2015 Alz Chem/Creapure.

2014

Travel Award, 36th Congress of the European Society of Clinical Nutrition and Metabolism.

2012

Segundo colocado na categoria Iniciação Científica (orientador) na 3ª edição do Prêmio Henri Nestlé, Nestlé - Brasil.

2010

Menção Honrosa - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Colaborador), Universidade de São Paulo.

2009

Finalista do 5 Premio kelogg's de investigação em Nutrição, Sociedade Latinoamericana de Nutrição.

2008

2 Melhor trabalho Apresentado no XI Encontro AAARL de Medicina Esportiva, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

2005

Melhor Trabalho da Area da Ciências da Saúde do 6 Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP/Petrobras.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos. , Rodovia Celso Garcia Cid Pr 445 Km 380, Campus Universitário, 86051980 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (043) 33714238

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2017

    Direção e administração, Centro de Educação Física e Desportos, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL.

  • 05/2013

    Direção e administração, Centro de Educação Física e Desportos, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) Associado em Educação Física - UEM/UEL..

  • 11/2012

    Direção e administração, Centro de Educação Física e Desportos, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Atividade Física Relacionada à Saúde..

  • 11/2012

    Ensino, Educação Física - Uel - Uem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientador de mestrado

  • 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Fundamentos da Educação Física.,Cargo ou função, Vice-coordenador Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação Fìsica CEFE-UEL.

  • 03/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Física e Desportos, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino na Graduação, Nutrição Aplicada a Atividade Física

2010 - 2010

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 12

2009 - 2009

MEMORIAL UNIVERSITY OF NEWFOUNDLAND

Vínculo: aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2010

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor convidado do Curso de Especialização em Nutrição

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Especialização em Nutrição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Fundamentos de Bioestatística

2010 - 2011

Faculdade de Medicina e Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador recém doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2010

Faculdade de Medicina e Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Clínica Médica, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Clínica Médica, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2007 - 07/2007

    Estágios , Curso de Nutrição e Metabolismo, .,Estágio realizado, Aluno do programa PAE junto a disciplina de Nutrição Experimental.

2002 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

2001 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2001 - 06/2002

    Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Ciências Biológicas.,Estágio realizado, Monitoria Voluntaria junto a Disciplina de Anatomia Humana I e II.