Aline Fagundes Cerbaro

Doutoranda em Biotecnologia (2022) e Mestre em Biotecnologia aplicada à saúde (2018) pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com ênfase em estresse oxidativo, antioxidantes, produtos e compostos naturais em diferentes modelos. Possui graduação em Nutrição pela mesma Universidade (2013) e desde a formação atua nas áreas de nutrição clínica e esportiva em consultório particular, ministra cursos e palestras sobre nutrição em empresas, escolas e faculdades. É professora na Pós Graduação de Nutrição Funcional e Comportamental na UCS e Professora do Curso de Nutrição no Grupo Uniftec.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Biotecnologia

2022 - Atual

Universidade de Caxias do Sul
Título: Processamento de Resíduos Agroindustriais do Pinhão Visando a Obtenção de Cosméticos e Prebiótico
Cátia dos Santos Branco. Coorientador: Valéria Weiss Angeli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Biotecnologia

2016 - 2018

Universidade de Caxias do Sul
Título: FUNÇÃO MITOCONDRIAL E EXPRESSÃO DE SIRTUÍNA 3 EM CÉLULAS EA.hy926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS DE SEMENTES DE UVA EM ALTA CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE
, Ano de Obtenção: 2018.Mirian Salvador.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Proantocianidias; Diabetes; Sirtuína.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Biotecnologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Graduação em Nutrição

2008 - 2013

Universidade de Caxias do Sul
Título: Atividade apoptótica e antiproliferativa de diferentes extratos de sementes de uva em células tumorais de cólon
Orientador: Ana Carolina Pio da Silva

Formação complementar

2018 - 2018

Formação em Modulação Intestinal. (Carga horária: 80h). , Portal Murilo Pereira, MP, Brasil.

2018 - 2018

Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 4h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2018 - 2018

Estágio em Docência em Bioquímica Fisiológica para o curso de Nutrição. (Carga horária: 30h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Estatística Aplicada a Pesquisa e Desenvolvimento. (Carga horária: 20h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2017 - 2017

Uso de Fitoterápicos e Nutracêuticos na Performance Física e Saúde Humana. (Carga horária: 4h). , Farmellis, FARMELLIS, Brasil.

2017 - 2017

Desordens Estéticas e Modulação Hormonal. (Carga horária: 8h). , Bem Nutrir, BEM NUTRIR, Brasil.

2015 - 2015

Fisiologia da Nutrição na Prática Clínica. (Carga horária: 20h). , Atman Capacitação e Marketing, COURSES4U, Brasil.

2015 - 2015

Level One Anthropometrist. (Carga horária: 24h). , International Society for the Advancement of Kinanthropometry, ISAK, Nova Zelândia.

2015 - 2015

UPDATE em Obesidade para a Prática Clínica com Ênfase Genética. (Carga horária: 8h). , Nutrialliance, NUTRIALLIANCE, Brasil.

2015 - 2015

Nutrição Esportiva Funcional. (Carga horária: 10h). , VP Consultoria Nutricional, VP, Brasil.

2014 - 2014

Iridologia Nível 1. (Carga horária: 140h). , Projeto Plátano, PP, Brasil.

2013 - 2013

Estágio Curricular em Unidade Básica de Alimentação. (Carga horária: 180h). , Express Restaurantes Empresariais, EXPRESS, Brasil.

2013 - 2013

Estágio Curricular. (Carga horária: 240h). , Hospital Geral Fundação Universidade de Caxias do Sul, HG, Brasil.

2012 - 2012

Estágio Curricular no Ambulatório de Hemodiálise. (Carga horária: 60h). , Hospital Geral Fundação Universidade de Caxias do Sul, HG, Brasil.

2012 - 2012

Estágio Curricular no Ambulatório de Neonatologia. (Carga horária: 60h). , Hospital Geral Fundação Universidade de Caxias do Sul, HG, Brasil.

2012 - 2012

Estágio Curricular na Academia da Universidade de Caxias do Sul. (Carga horária: 60h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2012 - 2012

Estágio Curricular em Atendimento Especializado em Nutrição. (Carga horária: 120h). , Unidade Básica de Saúde, UBS, Brasil.

2012 - 2012

Estágio Curricular no Ambulatório de Oncologia. (Carga horária: 60h). , Hospital Geral Fundação Universidade de Caxias do Sul, HG, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica e Esportiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica e Fisiologia Metabólica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Antioxidantes e Alimentos Funcionais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Estresse Oxidativo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Gastronomia e Técnica Dietética.

Participação em eventos

Meeting de Nutrição Farmellis. 2022. (Encontro).

VII Semana Acadêmica Integrada da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e VI Mostra Científica. 2022. (Simpósio).

I Simpósio de Bases Fisiopatológicas da Depressão. 2018. (Simpósio).

Meeting de Nutrição Farmellis. 2018. (Encontro).

XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO MITOCONDRIAL DE CÉLULAS EA.HY926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS EM CONDIÇÃO DE HIPERGLICEMIA. 2018. (Encontro).

XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.?VIABILIDADE CELULAR E AVALIAÇÃO DO DANO OXIDATIVO DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EAHY926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS EM HIPERGLICEMIA. 2018. (Encontro).

XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE ESTRESSE OXIDATIVO DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EA.HY926 EXPOSTAS AO EXTRATO DE PROANTOCIANIDINAS EM CONDIÇÃO HIPERGLICÊMICA. 2018. (Encontro).

VIII Jornada de Nutrição UCS.Sou Nutricionista, e agora?. 2017. (Outra).

VI Simpósio Internacional de Estresse Oxidativo e Doenças Cardiovasculares.GRAPE SEED PROANTHOCYANIDINS IMPROVE MITOCHONDRIAL ACTIVITY OF ENDOTHELIAL CELLS EXPOSED TO HIGH GLUCOSE. 2017. (Simpósio).

XXV Encontro de Jovens Pesquisadores & VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.EFEITO ANTIOXIDANTE DE PROANTOCIANIDINAS EM CULTURA DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EAHY.926 EM HIPERGLICEMIA. 2017. (Encontro).

Dia do Nutricionista.Experiência profissional - Mestrado Acadêmicos. 2016. (Encontro).

II Jornada Científica de Nutrição da Faculdade da Serra Gaúcha. 2015. (Encontro).

I Jornada Científica de Nutrição da Faculdade da Serra Gaúcha. 2014. (Encontro).

Meeting de Nutrição, Educação Física e Fisioterapia. 2013. (Simpósio).

III Jornada de Nutrição e I Mostra de Trabalhos Científicos da Nutrição da Universidade de Caxias do Sul. 2012. (Encontro).

II Workshop sobre produtos naturais. 2012. (Encontro).

XX Encontro do Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.Avaliação da atividade apoptótica do extrato aquoso de resíduos de vinificação de Vitis labrusca em cultura de células de câncer de mama MFC7. 2012. (Encontro).

II Jornada de Nutrição e I Mostra de Trabalhos Científicos da Nutrição da Universidade de Caxias do Sul. 2011. (Encontro).

XIX Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.Efeito do resveratrol em células tumorais (HepG-2 e Hep-2) e não tumoral (HEK-293). 2011. (Encontro).

XXIII Jornada de Nutrição do HCPA. 2011. (Encontro).

I Jornada de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul. 2010. (Encontro).

IX Jornada de Terapia Nutricional e de Nutrologia do HCPA. 2010. (Encontro).

III Jornada Acadêmica de Nutrição UFRGS. 2009. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ronaldo da Silva Varela

CERBARO, A. F.; TASSO, LEANDRO. Análise dos resultados de nitrato e nitrito de sódio de embutidos cárneos de cidades da Serra Gaúcha ? RS e os potenciais efeitos tóxicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Juliane Mascarello

CERBARO, A. F.; FACCO, E. M. P.. ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE VINHOS ARTESANAL E INDUSTRIAL DA VARIEDADE BORDÔ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Dilan Silvani

CERBARO, A. F.; SANTOS, P. A.. Sobremesa de Gelatina: uma proposta saudável reaproveitando compostos bioativos do resíduo a casca de uva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Alicia Lodi

CERBARO, A. F.; CHILANTI, G.. Caracterização de kombucha produzida com resíduo da falha do pinhão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Caxias do Sul.

CERBARO, A. F.; ANGELI, V. W.; FACCO, E. M. P.. Trabalhos de Núcleo Fitomedicinal - Curso de Farmácia. 2023. Universidade de Caxias do Sul.

CERBARO, A. F.. XXXI Encontro de Jovens Pesquisadores & XIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. 2023. Universidade de Caxias do Sul.

CERBARO, A. F.. VII Semana Acadêmica Integrada da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e VI Mostra Científica. 2022. Universidade de Caxias do Sul.

CERBARO, A. F.; ANGELI, V. W.. Trabalhos de Núcleo Fitomedicinal - Curso de Farmácia. 2022. Universidade de Caxias do Sul.

CERBARO, A. F.. XXX Encontro de Jovens Pesquisadores & XII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. 2022. Universidade de Caxias do Sul.

CERBARO, A. F.; LODI, K. Z.. VI Mostra Científica da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. 2022. Universidade de Caxias do Sul.

Produções bibliográficas

  • CERBARO, ALINE FAGUNDES ; RODRIGUES, VICTORIA SOLDATELLI BORGES ; RIGOTTI, MARINA ; BRANCO, CATIA SANTOS ; RECH, GIOVANA ; DE OLIVEIRA, DIOGO LOSCH ; SALVADOR, MIRIAN . Grape seed proanthocyanidins improves mitochondrial function and reduces oxidative stress through an increase in sirtuin 3 expression in EA.hy926 cells in high glucose condition. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS , v. 47, p. 3319, 2020.

  • RIGOTTI, MARINA ; CERBARO, ALINE FAGUNDES ; SILVA, IOHANA DOS REIS ; AGOSTINI, FABIANA ; BRANCO, CATIA SANTOS ; MOURA, SIDNEI ; SALVADOR, MIRIAN . Grape seed proanthocyanidins prevent H 2 O 2 -induced mitochondrial dysfunction and apoptosis via SIRT 1 activation in embryonic kidney cells. JOURNAL OF FOOD BIOCHEMISTRY , v. 44, p. 13147, 2020.

  • PERGHER, DÁFINER ; PICOLOTTO, ALINE ; ROSALES, PAULINE FAGUNDES ; MACHADO, KEILLA GOMES ; CERBARO, ALINE FAGUNDES ; FRANÇA, RAQUELI TERESINHA ; SALVADOR, MIRIAN ; ROESCH-ELY, MARIANA ; TASSO, LEANDRO ; FIGUEIREDO, JOZI GODOY ; MOURA, SIDNEI . Antinociceptive and antioxidant effects of extract enriched with active indole alkaloids from leaves of Tabernaemontana catharinensis A. DC.. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 239, p. 111863, 2019.

  • RAOTA, CAMILA SULIANI ; CERBARO, ALINE FAGUNDES ; SALVADOR, MIRIAN ; DELAMARE, ANA PAULA LONGARAY ; ECHEVERRIGARAY, SERGIO ; DA SILVA CRESPO, JANAINA ; DA SILVA, THIAGO BARCELLOS ; GIOVANELA, MARCELO . Green synthesis of silver nanoparticles using an extract of Ives cultivar (Vitis labrusca) pomace: Characterization and application in wastewater disinfection. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. 7, p. 103383, 2019.

  • CERBARO, A. F. ; Barbosa, M. D. ; PEGORARO, A. P. ; FERREIRA, D. M. ; BRANCO, C. S. . Antioxidantes: nem muito, nem pouco, apenas o suficiente. In: Catia dos Santos Branco. (Org.). Radicais Livres: nem tão radicais, nem tão livres. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2024, v. , p. 38-64.

  • CERBARO, A. F. ; TOUGUINHA, L. B. A. ; FERREIRA, D. M. ; SCHUMANN, V. P. ; GARCIA, A. L. H. ; SILVA, J. ; BRANCO, C. S. . EVALUATION OF OXIDATIVE STRESS MARKERS AND TOTAL ANTIOXIDANT DEFENSE IN LONG-COVID PATIENTS. In: IV Latin American Congress of Clinical-Laboratory Toxicology, 2025, Porto Alegre. IV Latin American Congress of Clinical-Laboratory Toxicology, 2025.

  • BRANCO, C. S. ; MASCARELLO, J. ; CERBARO, A. F. ; ALVAREZ, A. C. ; CAMARGO, A. C. ; BRIDI, R. . GRAPE POMACE EXTRACTS FROM WINEMAKING ARTISANAL AND INDUSTRIAL PROCESSES FOR GREEN-BASED PRODUCTS. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial ? I COBBIND, 2024, Florianópolis. I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial ? I COBBIND, 2024.

  • STUANI, L. V. ; CERBARO, A. F. ; RIGOTTI, M. ; FINGER, L. F. ; TOUGUINHA, L. B. A. ; BRANCO, C. S. . Perfil de Segurança In Vivo e Composição Química do Extrato de Semente de Uva.. In: XXXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e na XV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2025, Caxias do Sul. XXXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e na XV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2025.

  • SILVA, V. S. ; CERBARO, A. F. ; FERREIRA, D. M. ; ANGELI, V. W. ; BRANCO, C. S. . Caracterização centesimal e potencial nutracêutico de resíduos vegetais de Araucaria bidwillii. In: XXXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e na XV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2025, Caxias do Sul. XXXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e na XV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2025.

  • PEGORARO, A. P. ; PAGANELLA, L. B. ; CERBARO, A. F. ; ANGELI, V. W. ; BRANCO, C. S. . Monitoramento da estabilidade físico-química de brácteas de Araucaria angustifolia e estudo de bioacessibilidade. In: XXXII Encontro de Jovens Pesquisadores e na XIV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2024, Caxias do Sul. XXXII Encontro de Jovens Pesquisadores e na XIV Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2024.

  • PAGANELLA, L. B. ; CERBARO, A. F. ; BRANCO, C. S. ; CAMASSOLA, M. . Obtenção e Caracterização Química de Nutracêutico a Base de Resíduos Naturais. In: XXXI Encontro de Jovens Pesquisadores & XIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2023, Caxias do Sul. XXXI Encontro de Jovens Pesquisadores & XIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2023.

  • NICOLETTO, B. B. ; MIGLIORANZA, M. V. ; CERBARO, ALINE FAGUNDES ; SARMENTO, R. A. ; ANTONIO, J. P. ; ALMEIDA, J. C. . ASSOCIAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DA DIETA E PARÂMETROS CLÍNICOS EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. In: XIX Congresso de Obesidade e Síndrome Metabólica, 2021, On Line. Anais do XIX Congresso de Obesidade e Síndrome Metabólica, 2021.

  • RODRIGUES, V. S. B. ; CERBARO, A. F. ; BRANCO, C. S. ; SALVADOR, M. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MITOCONDRIAL E APOPTÓTICA DE PROANTOCIANIDINAS EM MODELO DE CULTURA CELULAR DE ENDOTÉLIO VASCULAR FRENTE A CONDIÇÃO HIPERGLICÊMICA. In: XXVII Encontro de Jovens Pesquisadores e IX Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2019, Caxias do Sul. XXVII Encontro de Jovens Pesquisadores e IX Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2019.

  • RODRIGUES, V. S. B. ; CERBARO, A. F. ; BRANCO, C. S. ; SCUSCIATTO, M. A. O. ; SALVADOR, M. . AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE ESTRESSE OXIDATIVO DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EA.HY926 EXPOSTAS AO EXTRATO DE PROANTOCIANIDINAS EM CONDIÇÃO HIPERGLICÊMICA. In: XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2018, Caxias do Sul. XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2018.

  • SCUSCIATTO, M. A. O. ; CERBARO, A. F. ; RODRIGUES, V. S. B. ; SALVADOR, M. . VIABILIDADE CELULAR E AVALIAÇÃO DO DANO OXIDATIVO DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EAHY926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS EM HIPERGLICEMIA. In: XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2018, Caxias do Sul. XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2018.

  • MACCARI, P. A. ; CERBARO, A. F. ; RODRIGUES, V. S. B. ; SALVADOR, M. . AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO MITOCONDRIAL DE CÉLULAS EA.HY926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS EM CONDIÇÃO DE HIPERGLICEMIA. In: XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2018, Caxias do Sul. XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2018.

  • RODRIGUES, V. S. B. ; CERBARO, A. F. ; SALVADOR, M. . EFEITO ANTIOXIDANTE DE PROANTOCIANIDINAS EM CULTURA DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EAHY.926 EM HIPERGLICEMIA. In: XXV Encontro de Jovens Pesquisadores & VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2017, Caxias do Sul. XXV Encontro de Jovens Pesquisadores & VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, 2017.

  • Menin, E. ; SCOLA, G. ; SALVADOR, M. ; LAURINO, C. C. F. C. ; CERBARO, A. F. . Vitis labrusca extract induced apoptosis and suppression of oncoprotein Her-2 in breast cancer cells. In: VIII International Congress of the Society for Free Radical Biology and Medicine - South America Group, 2013, Buenos Aires. VIII International Congress of the Society for Free Radical Biology and Medicine - South America Group. Buenos Aires: Estudio Sigma S.R.L, 2013. v. 2013. p. 73-73.

  • CERBARO, A. F. ; SCOLA, G. ; LAURINO, C. C. F. C. ; SALVADOR, M. . Avaliação da atividade citotóxica de resíduos de vinificação de Vitis labrusca em células de câncer de mama. In: XX Encontro de Jovens Pesquisadores e da II Mostra de Inovação e Tecnologia, 2012, Caxias do Sul. XX Encontro de Jovens Pesquisadores e da II Mostra de Inovação e Tecnologia, 2012.

  • CERBARO, A. F. ; LAURINO, C. C. F. C. ; SALVADOR, M. ; HENRIQUES, J. A. P. . Avaliação da atividade antioxidante de células eucarióticas tratadas com resveratrol. In: XIX Encontro de Jovens Pesquisadores e da I Mostra de Inovação e Tecnologia, 2011, Caxias do Sul. XIX Encontro de Jovens Pesquisadores e da I Mostra de Inovação e Tecnologia, 2011.

  • CERBARO, A. F. . Nutrição Clínica e Esportiva. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Nutrição Clínica e Esportiva. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Nutrição Esportiva. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Bases Nutricionais para a Prescrição de Suplementos - Curso On Line. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Prescrição de Exames para Nutrição - Curso On Line. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Vivências de Consultório em Nutrição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Como Equilibrar sua Alimentação em 10 passos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Avaliação Nutricional na Prática Clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Experiência profisisonal - Mestrado Acadêmico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Experimentos em Alimentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Avaliação Nutricional na Prática Clínica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Saúde Hepática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Nutrição para Corredores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Descobrindo a Mente: da saúde a doença. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Nutrição e Imunidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Saúde Intestinal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . DETOX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. . Fibras Dietéticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARO, A. F. ; SILVA, A. C. P. . Potencial Apoptótico e Antiproliferativo de Diferentes Extratos de Sementes de Uva em Células Tumorais de Cólon. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CERBARO, A. F. . Nutricionista Aline Cerbaro. 2015; Tema: Nutrição. (Rede social).

CERBARO, A. F. . Workshop Culinária FIT. 2019. .

CERBARO, A. F. ; Ullian, K. . Workshop de Receitas Funcionais - Jantar Gourmet. 2016. .

CERBARO, A. F. ; Ullian, K. . Workshop de Receitas Funcionais - Lanches Light. 2016. .

CERBARO, A. F. ; Ullian, K. . Workshop de Receitas - Segunda Sem Carne. 2016. .

CERBARO, A. F. ; Ullian, K. . Workshop de Receitas Funcionais. 2015. .

CERBARO, A. F. ; Ullian, K. . Workshop de Receitas Funcionais - Sobremesas. 2015. .

CERBARO, A. F. ; Ullian, K. . Workshop de Receitas Funcionais - Fitness. 2015. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Estratégias biotecnológicas para a conversão dos resíduos da pinha de Araucaria angustifolia em produtos de alto valor agregado, Descrição: O Brasil constitui-se em uma reserva mundial de biodiversidade e infinita possibilidade de investigação das propriedades bioativas vegetais. Propomos aqui três alternativas para o uso sustentável das brácteas da A. angustifolia no desenvolvimento de produtos tecnológicos. Dessa forma, a realização do estudo proposto fornecerá subsídios para valorizar um resíduo natural da planta que é normalmente descartado, mas que se constituiu em um material valioso e inexplorado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Aline Fagundes Cerbaro - Integrante / Mirian Salvador - Integrante / Marina Rigotti - Integrante / Cátia dos Santos Branco - Coordenador / Valéria Weiss Angeli - Integrante / Elizete Maria Pesamosca Facco - Integrante / Ana Paula Vargas Visentin - Integrante / Giovana Rech - Integrante / Luciana Bavaresco Andrade Touguinha - Integrante / Carina Cassini - Integrante / Raquel Bridi - Integrante / Karina Zanella Lodi - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Avaliação da função mitocondrial, do estresse oxidativo e da expressão de sirtuínas em células HEK-293 tratadas com proantocianidinas de semente de uva, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Fagundes Cerbaro - Integrante / Mirian Salvador - Coordenador / Marina Rigotti - Integrante / Cátia dos Santos Branco - Integrante / Iohana dos Reis da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2018

    FUNÇÃO MITOCONDRIAL E EXPRESSÃO DE SIRTUÍNA 3 EM CÉLULAS EA.hy926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS DE SEMENTES DE UVA EM ALTA CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Fagundes Cerbaro - Integrante / Mirian Salvador - Coordenador / Marina Rigotti - Integrante / Cátia dos Santos Branco - Integrante / Victória Soldatelli Borges Rodrigues - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Potencial Apoptótico e Antiproliferativo de Diferentes Extratos de Sementes de Uva em Células Tumorais de Cólon, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Revisão Bibliográfica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Fagundes Cerbaro - Integrante / Ana Carolina Pio da Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Avaliação da atividade apoptótica do extrato aquoso de resíduos de vinificação de Vitis labrusca em cultura de células de câncer de mama MCF7, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aline Fagundes Cerbaro - Integrante / Mirian Salvador - Coordenador / Cláudia Cilene Fernandes Correia Laurino - Integrante / Gustavo Scola - Integrante / Eveline Menin - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Identificação do perfil proteico de células eucarióticas tratadas com o antioxidante resveratrol, Descrição: Avaliação de viabilidade celular e danos oxidativos em células tumorais Hep-2, HepG-2 e não tumoral HEK-293 tratadas com resveratrol e/ou peróxido de hidrogênio em diferentes tempos e concentrações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Fagundes Cerbaro - Integrante / Mirian Salvador - Coordenador / Cláudia Cilene Fernandes Correia Laurino - Integrante / João Antonio Pegas Henriques - Integrante.

Prêmios

2018

Menção honrosa: ?VIABILIDADE CELULAR E AVALIAÇÃO DO DANO OXIDATIVO DE CÉLULAS ENDOTELIAIS EAHY926 TRATADAS COM PROANTOCIANIDINAS EM HIPERGLICEMIA", XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores & VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Autônomo, Nutricionista. , Rua Alfredo Chaves, 1208. Sala 204., Centro, 95020460 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 999168353

Experiência profissional

2013 - Atual

Consultório Particular

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Cursos Particulares

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Professor Nutrição, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cursos particulares para estudantes de graduação e formados em Nutrição sobre Interpretação de exames bioquímicos voltados a nutrição, Bases bioquímicas para prescrição de suplementos nutricionais e Modulação intestinal na prática clínica.

2019 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação Nutrição Funcional, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor convidado do curso de Pós Graduação em Nutrição Funcional e Comportamental

2016 - 2018

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Avaliação da atividade apoptótica do extrato aquoso de resíduos de vinificação de Vitis labrusca em cultura de células de câncer de mama MCF7. Orientação: Profª Dra. Mirian Salvador.

2010 - 2011

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Identificação do perfil protéico de células eucarióticas tratadas com o antioxidante resveratrol. Orientador: Prof. Dr. João A. P. Henriques.

Atividades

  • 10/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Linhas de pesquisa

2013 - 2020

Clínica BioCare

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Progenes, Progenes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento em Nutrigenética

2025 - Atual

Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora da disciplina de Avaliação Nutricional