Camila dos Santos Ferreira
Formada em bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo na Escola de Engenharia de São Carlos vinculada ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção.Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Atualmente desenvolve pesquisas nos temas: economia circular, modelo de negócio, gestão da mudança, gestão ambiental e sustentabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental
2017 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: Sistema de Gestão Ambiental como um instrumento de apoio para implementação de Modelo de Negócio Circular: proposta desenvolvida por meio do Design Science e múltiplos estudos de caso
Aldo Roberto Ometto. Coorientador: Marcelo Caldeira Pedroso. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Engenharia de Produção
2013 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Analise da relação entre normas de sistemas de gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e NBR 16001) e a sustentabilidade empresarial., Ano de Obtenção: 2015
Mateus Cecílio Gerolamo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ISO 9001; ISO 14001; NBR 16001; OHSAS 18001; Sustentabilidade empresarial.Grande área: Engenharias
Graduação em Gestão e Análise Ambiental
2009 - 2013
Universidade Federal de São Carlos
Título: Monitoramento da qualidade da água do rio Monjolinho: a limnologia como uma ferramenta para a gestão ambiental.
Orientador: Marcela Bianchessi da Cunha Santino
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
O Padrão Net-Zero. (Carga horária: 2h). , UN Global Compact - Academy, UN GLOBAL COMPAC, Estados Unidos.
2023 - 2023
Definir uma meta baseada na ciência. (Carga horária: 2h). , UN Global Compact - Academy, UN GLOBAL COMPAC, Estados Unidos.
2023 - 2023
How to Account for your Scope 1,2 and 3 Emissions. (Carga horária: 2h). , UN Global Compact - Academy, UN GLOBAL COMPAC, Estados Unidos.
2022 - 2022
Anticorrupção e Cadeia de Valor. (Carga horária: 6h). , Pacto Global da ONU no Brasil, UN GLOBAL COMPAC, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento: Escrita Científica. (Carga horária: 1h). , Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil.
2017 - 2017
Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. (Carga horária: 1h). , Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil.
2017 - 2017
EndNote Basic: Gerenciador de Referências. (Carga horária: 2h). , Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil.
2017 - 2017
Ciclo de Palestras: Informações Gerais e Regimento. (Carga horária: 1h). , Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil.
2017 - 2017
Detectando Plágio em Manuscrito. (Carga horária: 2h). , Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução aos recursos do Moodle 4.2 para tutores.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Comunicação como ferramenta chave na Pesquisa. (Carga horária: 2h). , Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Relacionamento Interpessoal nas Organizações. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Aprendizagem. (Carga horária: 600h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR-AR/SP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Ambiental Empresarial.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão da Qualidade e Mudança.
Organização de eventos
FERREIRA, C. S. dos ; CATOJO, A. ; COSTA, A. M. ; MILANO, C. B. ; CARVALHO, C. D. ; SANTIAGO, C. D. ; LOCATELLI, E. T. ; PUGLIESI, E. ; HANAI, F. Y. ; GONCALVES, J. ; LOPES, L. E. ; SAMPAIO, H. S. ; ESPINOSA, M. L. ; TOMAS, M. T. ; ASBAHR, P. D. ; SILVA, P. N. ; SIQUEIRA, P. P. ; PERES, R. B. ; BUCK, S. ; TAVARES, T. S. . I Jornada de Gestão e Análise Ambiental. 2012. (Congresso).
FERREIRA, C. S. dos ; MILANO, C. B. ; SANTIAGO, C. D. ; SEGUNDO, M. V. F. ; TAVARES, T. S. ; MELHADO, L. Z. . I Workshop da Gestão e Análise Ambiental. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Business and Innovation Network (BIN@) Brazil - Circularity and Sustainability". 2019. (Encontro).
X Semana: A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca. 2014. (Outra).
XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Análise dos contaminantes tóxicos da água e a hemerobia da bacia hidrográfica da bacia hidrográfica do rio Monjolinho.. 2013. (Congresso).
Ecoinovação para a melhoria ambiental de produtos e serviços: Experiências espanholas e brasileiras nos setores industriais, urbano e agrícola.. 2012. (Congresso).
I Jornada em Gestão e Análise Ambiental.Caracterização da qualidade da água do rio Monjolinho no período de cheia: uma ferramenta para a gestão ambiental.. 2012. (Outra).
I Jornada em Gestão e Análise Ambiental.Análise da percepção ambiental de moradores e visitantes da represa do Broa, Itirapina e Brotas - SP.. 2012. (Outra).
IV Jornada do curso de Engenharia Ambiental. 2012. (Outra).
I Workshop da Gestão e Análise Ambiental. 2012. (Outra).
Mesa Redonda para troca de experiências: Experiências de estágios nos setores público e privado.. 2012. (Outra).
Palestra: Aplicando a logística reversa - prospectos sustentáveis.. 2012. (Outra).
Palestra: Demanda Hídrica das Produções Agropecuárias: o método da pegada hídrica.. 2012. (Outra).
Palestra: Empregabilidade e Orientação Profissional.. 2012. (Outra).
Relacionamento interpessoal nas organizações. 2012. (Oficina).
IX Congresso de Iniciação Cientifica e Tecnológica. O processo de eutrofização: divulgação didática e o papel do gestor ambiental.. 2011. (Congresso).
IX Congresso de Iniciação Cientifica e Tecnológica. Monitoramento da qualidade da água da nascente do rio Monjolinho (São Carlos, SP).. 2011. (Congresso).
Universidade Aberta. 2011. (Exposição).
Universidade Aberta. 2009. (Exposição).
Noções de biologia molecular estrutural: O lado lúdico dos ácidos nucléicos.. 2006. (Oficina).
Participação em bancas
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Mapeamento da implementação de práticas da economia circular em uma empresa do setor alimentício. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. A ecoinovação como caminho para um modelo de negócio circular na indústria de eletrodomésticos brasileira. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Aplicação dos ODS em uma empresa de seguros. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Aplicação de Modelos de Negócios Circulares em uma empresa do setor agrícola no Brasil. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Performance financeira das empresas brasileiras listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Gestão da Inovação em Estações de Tratamento de Esgoto para Reuso de Água. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Viabilidade financeira de veículos elétricos no abastecimento de lojas no seguimento têxtil. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Economia Circular e Sustentabilidade: Estratégias adotadas nas empresas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Apuração de resultados da implementação de controle automatizado em tochas, visando redução de emissão fugitivas de gases de efeito estufa na indústria de petróleo e gás natural. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. O Desafio da inclusão de pessoas com maior idade no mercado de trabalho. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Eliminação de Bombonas Plásticas de Ácido Fosfórico utilizadas no Processo Cervejeiro, diminuindo a Quantidade de Resíduos Gerados. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Práticas sustentáveis aplicadas a cadeia produtiva de proteína bovina brasileira, segundo grandes empresas do setor. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Análise de Gestão Green Economy Mercado Financeiro ? Vantagens Competitivas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Segurança Alimentar e Economia Circular no Panorama das Políticas Públicas da Cidade de São Paulo. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Economia oriunda do uso de energia solar financiando medidas para o Carbono Zero. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. O impacto positivo dos players de saúde no ?S? (ESG) durante a Pandemia Sars-Cov-2 nos anos 2020 e 2021. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Coleta e tratamento de dados para indicadores ? desafios e sugestões para empresas de energia elétrica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Covid 19 e seus impactos na gestão de mudanças climáticas em empresas do setor financeiro: o caso da B3 e Nasdaq. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS; QUEIROZ, O. T. M. M.. Matriz de Aspectos e Impactos Socioambientais para subsidiar a área de Gestão de Riscos da empresa para os processos industriais no setor de celulose. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
PASSADOR, J. L.;FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Educação ambiental nas escolas: Contexto e importância da conscientização. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, C. S. dos; LEONETI, A. B.. Sustentabilidade empresarial: Práticas adotadas por uma das empresas brasileiras mais sustentáveis.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; COSTA, J. M. H.. Aplicando o Conceito de Economia Circular na Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; ROTONDARO, T. G.. Manutenção Autônoma aplicada para redução de ocorrências de perdas e aumento da produtividade.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; QUEIROZ, O. T. M. M.. Gestão de Resíduos Sólidos: um estudo de caso em uma rede atacadista do setor de autosserviços.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; COSTA, R. P.. Economia Circular e Logística Reversa: Revisão Sistemática e Aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; HOURNEAUX JUNIOR, F.. Avaliação do ciclo de vida: identificação de sua aplicabilidade em indústrias com operação no Brasil. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS; SHINYASHIKI, G. T.. O trabalho remoto como realidade definitiva para uma empresa de investimentos no contexto da COVID-19. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS; MARTINES FILHO, J. G.. Uma análise sobre as ações de sustentabilidade adotadas em indústria de alimentos. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS; LUPPE, M. R.. Fidelização como influenciador do comportamento de consumo. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS; SOUZA, C. A.. Economia circular aplicada em usina solar fotovoltaica em Minas Gerais. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
FERREIRA, C. S. dos; CALIA, R. C.. Gestão de mudanças em um projeto de modernização de estação de tratamento de efluentes: estudo de caso. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; MIRANDA, C. S.. Modelo de negócio para hamburgueria artesanal utilizando a ferramenta CANVAS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; RIBEIRO, M. L.. Melhoria no processo de manutenção em motores elétricos metroferroviários. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; KRAMER, B.. Risk Business Model Canvas: Um modelo de gestão de riscos baseado no PMBOK aplicado a modelos de negócio. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; IKEDA, A. A.. Descrição do processo de implementação da área de atendimento ao cliente baseado no conceito de serviço ao cliente. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C. S. dos; SILVA, R.. Elaboração e implantação do planejamento estratégico para a gestão de uma pequena empresa do ramo alimentício. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo.
OMETTO, A. R.; CASTILLO-OSPINA, DANIKA A.;FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Proposição de um Modelo de Negócio de um Sistema Produto Serviço para Energia Fotovoltaica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.
OMETTO, A. R.;FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS; GOMES, G. M.. Proposta de um modelo de maturidade de gestão de partes interessadas em relação ao sistema de gestão ambiental e às práticas da economia circular de uma organização. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.
OMETTO, A. R.; AZZOLINI JUNIOR, W.;FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Práticas circulares e suas relações com modelos de negócio circulares: Observações teóricas e práticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
OMETTO, A. R.; GOMES, G. M.;FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS. Journey for Circular Transformation: A Theoretical Step-by-Step to Implement Circular Economy into Organizayions. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.
OMETTO, A. R.;FERREIRA, C. S. dos; BRANDÃO, M. S. Desafios da implementação da certificação ISO 14001:2015 em organizações: estudo de caso na indústria de cosmético. 2019.
FERREIRA, C. S. dos. Ganhos ambientais e econômicos com a melhoria do processo de reciclagem dos termoplásticos no contexto da Economia Circular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos.
FERREIRA, C. S. dos. Avaliação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário como alternativa sustentável para recebimento de efluentes não domésticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos.
OMETTO, A. R.; IRITANI, D. R.;FERREIRA, C. S. dos. Proposta conceitual para inclusão da perspectiva do ciclo de vida em relatórios de sustentabilidade GRI: uma abordagem para medição, melhoria e comunicação de desempenho e implementação estratégica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade de São Paulo.
DAMIANOVIC, M. H. R. Z.;FERREIRA, C. S. dos; ZANON, A.. Planejamento de melhoria contínua, baseado no ciclo PDCA, aplicado ao gerenciamento de resíduos sólidos gerados na área de envasamento para garantia de atendimento legal e redução dos impactos ambientais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.
GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO; CAZARINI, E. W.;FERREIRA, C. S. dos. Abordagem para resolução de problemas e aprendizagem organizacional por meio da transformação interior do indivíduo - Uma descrição da Teoria U.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
Orientou
Mapeamento da implementação de práticas da economia circular em uma empresa do setor alimentício; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
A ecoinovação como caminho para um modelo de negócio circular na indústria de eletrodomésticos brasileira; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Aplicação dos ODS em uma empresa de seguros; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Aplicação de Modelos de Negócios Circulares em uma empresa do setor agrícola no Brasil; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Performance financeira das empresas brasileiras listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Gestão da Inovação em Estações de Tratamento de Esgoto para Reuso de Água; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Viabilidade financeira de veículos elétricos no abastecimento de lojas no seguimento têxtil; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Economia Circular e Sustentabilidade: Estratégias adotadas nas empresas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Apuração de resultados da implementação de controle automatizado em tochas, visando redução de emissão fugitivas de gases de efeito estufa na indústria de petróleo e gás natural; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
O Desafio da inclusão de pessoas com maior idade no mercado de trabalho; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Eliminação de Bombonas Plásticas de Ácido Fosfórico utilizadas no Processo Cervejeiro, diminuindo a Quantidade de Resíduos Gerados; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Práticas sustentáveis aplicadas a cadeia produtiva de proteína bovina brasileira, segundo grandes empresas do setor; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Análise de Gestão Green Economy Mercado Financeiro ? Vantagens Competitivas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Segurança Alimentar e Economia Circular no Panorama das Políticas Públicas da Cidade de São Paulo; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Economia oriunda do uso de energia solar financiando medidas para o Carbono Zero; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
O impacto positivo dos players de saúde no ?S? (ESG) durante a Pandemia Sars-Cov-2 nos anos 2020 e 2021; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Coleta e tratamento de dados para indicadores ? desafios e sugestões para empresas de energia elétrica; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Covid 19 e seus impactos na gestão de mudanças climáticas em empresas do setor financeiro: o caso da B3 e Nasdaq; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Matriz de Aspectos e Impactos Socioambientais para subsidiar a área de Gestão de Riscos da empresa para os processos industriais no setor de celulose; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Educação ambiental nas escolas: Contexto e importância da conscientização; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Gestão de Resíduos Sólidos: um estudo de caso em uma rede atacadista do setor de autosserviços; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Manutenção Autônoma aplicada para redução de ocorrências de perdas e aumento da produtividade; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Aplicando o Conceito de Economia Circular na Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Economia Circular e Logística Reversa: Revisão Sistemática e Aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Sustentabilidade empresarial: Práticas adotadas por uma das empresas brasileiras mais sustentáveis; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
O trabalho remoto como realidade definitiva para uma empresa de investimentos no contexto da COVID-19; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Uma análise sobre as ações de sustentabilidade adotadas em indústria de alimentos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Fidelização como influenciador do comportamento de consumo; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Economia circular aplicada em usina solar fotovoltaica em Minas Gerais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Avaliação do ciclo de vida: identificação de sua aplicabilidade em indústrias com operação no Brasil; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Modelo de negócio para hamburgueria artesanal utilizando a ferramenta CANVAS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Gestão de mudanças em um projeto de modernização de estação de tratamento de efluentes: estudo de caso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
'Melhoria no processo de manutenção em motores elétricos metroferroviários; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Risk Business Model Canvas: Um modelo de gestão de riscos baseado no PMBOK aplicado a modelos de negócio; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Descrição do processo de implementação da área de atendimento ao cliente baseado no conceito de serviço ao cliente; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Elaboração e implantação do planejamento estratégico para a gestão de uma pequena empresa do ramo alimentício; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege)) - Universidade de São Paulo; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Avaliação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário como alternativa sustentável para recebimento e tratamento de efluentes não domésticos; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Ganhos ambientais e econômicos com a melhoria do processo de reciclagem dos termoplásticos no contexto da Economia Circular; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
gestão Ambiental em Atividades de Mineração; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Procedimento para solicitação e obtenção de licenças ambientais para execução de desassoreamento e limpeza de uma represa de captação e abastecimento público; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Acompanhamento do Andamento das Compensações Ambientais Referentes às Construções das Novas Unidades Prisionais no Estado de São Paulo; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
A experiência do Estágio Supervisionado na Consultoria Ambiental: Estudos Ambientais desenvolvidos na ApoipRural Consultoria Ambiental - ME; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Projeto de melhoria do processo de injeção e reciclagem de plásticos, através da redução de perdas e geração de resíduos, objetivando ganhos ambientais e econômicos no contexto da Economia Circular; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Laboratório físico-químico para monitoramento do efluentes e estudos de tratabilidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Camila dos Santos Ferreira;
Produções bibliográficas
-
GOMES, LEONARDO AUGUSTO DE VASCONCELOS ; CASTILLO-OSPINA, DANIKA A. ; FACIN, ANA LUCIA FIGUEIREDO ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Circular ecosystem innovation portfolio management. TECHNOVATION , v. 124, p. 102745, 2023.
-
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GOMES, G. M. ; NATALENSE, J. C. ; ROIZ, G. A. ; OMETTO, ALDO ROBERTO ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO . Mapping organizational culture in the context of a circular economy: a case study for a Brazilian company. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas , v. 17, p. 18-45, 2022.
-
DOS SANTOS FERREIRA, CAMILA ; FABRICIO POLTRONIERI, CAMILA ; RODRIGUES IRITANI, DIEGO ; TANI VICENTE, MÔNICA ; DE NADAI, STEFANO ; ROBERTO OMETTO, ALDO ; CECÍLIO GEROLAMO, MATEUS ; RIBEIRO CARPINETTI, LUIZ CESAR . Roadmap for operational sustainability: an approach based on Integrated Management Systems and Business Process Management. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas , v. 16, p. 181-212, 2021.
-
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; POLTRONIERI, CAMILA FABRÍCIO ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO . ISO 14001:2015 and ISO 9001:2015: analyse the relationship between these management systems standards and corporate sustainability. GESTÃO & PRODUÇÃO (UFSCAR. IMPRESSO) , v. 26, p. 1-14, 2019.
-
ROSSI, EFIGÊNIA ; BERTASSINI, ANA CAROLINA ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; NEVES DO AMARAL, WEBER ANTONIO ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Circular Economy indicators for organizations considering Sustainability and Business Models: plastic, textile and electro-electronic cases. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION , v. 247, p. 119137, 2019.
-
FERREIRA, C. S. dos ; SILVA, F. L. ; MOITAS, M. L. ; FUSHITA, A. T. ; BIANCHINI JUNIOR, I. ; CUNHA-SANTINO, M. B. . River Monjolinho Watershed: water quality, sediment and Hemeroby Index. AMBIÊNCIA , v. 14, p. 522, 2018.
-
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO . Análise da relação entre normas de sistema de gestão (ISO 9001, ISO 14001, NBR 16001 e OHSAS 18001) e a sustentabilidade empresarial. GESTÃO & PRODUÇÃO (UFSCAR. IMPRESSO) , v. 23, p. 689-703, 2016.
-
FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA-SANTINO, M. B. ; BIANCHINI-JUNIOR, I. . Eutrofização: aspectos conceituais, usos da água e diretrizes para a gestão ambiental. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 6, p. 65-77, 2015.
-
FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA - SANTINO, M. B. . Monitoramento da qualidade do rio Monjolinho: a limnologia como uma ferramenta de gestão ambeintal. REVISTA DE ESTUDOS AMBIENTAIS (ONLINE) , v. 6, p. 27-37, 2014.
-
OMETTO, A. R. ; AMARAL, A. N. A. ; IRITANI, D. R. ; COSTA, J. M. H. ; CHAVIN, S ; PEDROSO, M. C. ; GEROLAMO, M. C. ; BERTASSINI, A. C. ; FERREIRA, C. S. dos ; IWASAKA, F. Y. ; COSTA, D. G. ; FERNANDES, S. C. ; LIMA, C. A. A. ; CASTRO, L. R. K. . CIRCULAR ECONOMY: OPPORTUNITIES AND CHALLENGES FOR THE BRAZILIAN INDUSTRY. 1. ed. Brasilia: National Confederation of Industry., 2018. v. 1. 76p .
-
DOS SANTOS FERREIRA, CAMILA ; Gomes, Giovana ; CASTILLO-OSPINA, DANIKA A. ; BERTASSINI, ANA CAROLINA ; Zaguetto, Camila ; Feltrin, Nathália ; ROSSI, EFIGÊNIA ; Carmo, Isadora Miyuki Kano ; Vasconcellos, Julia Carderan Nardy ; Barboza, Luisa ; Tonelli, Rodolfo ; Dionisio, Giovana ; Gerolamo, Mateus Cecilio ; Mello, Adriana Marotti ; de Vasconcelos Gomes, Leonardo Augusto ; Beal, Cara ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Organizational Practices, Values, and Mindsets as a Basis for Circular Economy Transition. Greening of Industry Networks Studies. 1ed.: Springer International Publishing, 2024, v. 12, p. 85-109.
-
OMETTO, A. R. ; FILHO, A. G. ; PERES, R. B. ; FERREIRA, C. S. dos . Gestão Ambiental de Empresas. In: Maria do Carmo Calijuri, Davi Gasparini Fernandes Cunha. (Org.). Engenharia Ambiental: Conceitos, Técnologias e Gestão. 2ed.Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2019, v. 2, p. 1-.
-
PUGLIESI, E. ; FERREIRA, C. S. dos ; OMETTO, A. R. . Certificação Ambiental. In: Maria do Carmo Calijuri, Davi Gasparini Fernandes Cunha. (Org.). Engenharia Ambiental: Conceitos, Técnologias e Gestão. 2ed.Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2019, v. 2, p. 1-.
-
SECCO, G. H. C. ; IRITANI, D. R. ; POLTRONIERI, C. F. ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO . Identificação de princípios, práticas e técnicas de Gestão por Processos de Negócio: uma revisão bibliográfica sistemática. In: XXIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016, Bauru-SP. Gestão de Operações em Serviços e seus Impactos Sociais, 2016.
-
SECCO, G. H. C. ; POLTRONIERI, C. F. ; FERREIRA, C. S. dos ; IRITANI, D. R. ; BRANDÃO, M. S . Identificação de princípios, práticas e técnicas de um sistema de gestão integrado: uma revisão bibliográfica sistemática.. In: V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (ConBRepro), 2015, Ponta Grossa - PR. V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (ConBRepro), 2015.
-
SCACHETTI, M. T. ; LOCATELLI, E. T. ; FERREIRA, C. S. dos ; PAVAN, A. L. R. ; OMETTO, A. R. . Avaliação do ciclo de vida do processo de produção da cana-de-açúcar. In: IV Congresso Brasileiro sobre Gestão pelo Ciclo de Vida, 2014, São Bernardo do Campo. IV Congresso Brasileiro sobre Gestão pelo Ciclo de Vida, 2014.
-
MILANO, C. B. ; FERREIRA, C. S. dos ; ASBAHR, P. D. ; HANAI, F. Y. ; PUGLIESI, E. ; PERES, R. B. ; GONCALVES, J. . Análise da percepção ambiental de moradores e visitantes da represa do Broa, Itirapina e Brotas, SP, Brasil. In: Actas 7mo Congreso de Medio Ambiente, 2012, La Plata, Argentina. Actas 7mo Congreso de Medio Ambiente, 2012.
-
BERTASSINI, A. C. ; FERREIRA, C. S. dos ; COSTA, D. G. ; OMETTO, A. R. . Value capturing by different stakeholders in the context of the circular economy. In: Circular Economy Disruptions? Past, Present and Future, 2018, Exeter. Circular Economy Disruptions? Past, Present and Future, 2018.
-
FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA - SANTINO, M. B. . Caracterização da qualidade da água do rio Monjolinho no período da cheia: uma ferramenta para a gestão e análise ambiental. In: I JORNADA DE GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL DA UFSCar, 2012, São Carlos, SP. I JORNADA DE GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL DA UFSCar, 2012.
-
ROSSI, EFIGÊNIA ; GOMES, G. M. ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; VASCONCELLOS, J. C. N. ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Cenários comparativos de práticas de Economia Circular na Indústria Têxtil por meio da Avaliação do Ciclo de Vida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELLOS, J. C. N. ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GOMES, G. M. ; ROSSI, EFIGÊNIA ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Quais são os benefícios de práticas gerenciais circulares no ciclo de vida do produto?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GOMES, G. M. ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Qual é a relação entre a Economia Circular e a ISO 14001:2015?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, C. S. dos . NBR ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambientaç. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, C. S. dos . ISO 14001: Escopo e atualizações.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SECCO, G. H. C. ; POLTRONIERI, C. F. ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; IRITANI, D. R. ; BRANDÃO, M. S . Identificação de princípios, práticas e técnicas de um Sistema de Gestão Integrado: uma revisão bibliográfica sistemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCACHETTI, M. T. ; LOCATELLI, E. T. ; FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; PAVAN, A. L. R. ; OMETTO, ALDO ROBERTO . Avaliação do ciclo de vida do processo de produção de cana-de-açúcar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA - SANTINO, M. B. . Análise dos contaminantes tóxicos da água e a hemerobia da bacia hidrográfica da bacia hidrográfica do rio Monjolinho.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA - SANTINO, M. B. . Caracterização da qualidade da água do rio Monjolinho no período de cheia: uma ferramenta para a gestão ambiental.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MILANO, C. B. ; FERREIRA, C. S. dos ; ASBAHR, P. D. ; HANAI, F. Y. . Análise da percepção ambiental de moradores e visitantes da represa do Broa, Itirapina e Brotas - SP.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA - SANTINO, M. B. . Monitoramento da qualidade da água da nascente do rio Monjolinho (São Carlos, SP).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BUZELLI, G. M. ; FERREIRA, C. S. dos ; CUNHA - SANTINO, M. B. . O processo de eutrofização: divulgação didática e o papel do gestor ambiental.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; BARATELLA, K. ; COLPAERT, T. . Os Desafios da Mineração Responsável. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO ; MUSETTI, M. A. . SEP0625 - Projeto Integrado de Melhoria. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS . ISO 14001: Escopo e Atualizações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS . Empreendedorismo. 2016. .
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS . Gestão Estratégica. 2016. .
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS . Gestão do Tempo. 2016. .
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS . Gestão de Recursos Humanos. 2016. .
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS . Gestõ por Competência. 2016. .
CARPINETTI, L. C. R. ; GEROLAMO, M. C. ; OMETTO, A. R. ; FERREIRA, C. S. dos ; POLTRONIERI, C. F. ; ALVES, G.L.L . Atualização nas normas ISO 9001:2015 e 14001:2015. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERREIRA, CAMILA DOS SANTOS ; GEROLAMO, MATEUS CECÍLIO . SEP0140 - Gestão da Mudança. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Proposta de um roadmap para transição de modelo de negócio circular através de práticas, mindset e nível de maturidade., Descrição: A pressão da sociedade, o aumento significativo do preço dos produtos/serviços e volatilidade dos negócios estão forçando os líderes e formuladores de políticas a repensar no uso dos materiais e energia. Como alternativa para mudança desse cenário, surge o conceito de economia circular que tem como objetivo manter os produtos, componente e materiais utilizáveis e úteis para que possam voltar ao ciclo técnico, quando a vida útil de um produto termina. Sendo assim, novos Modelos de Negócio (MN) devem ser desenvolvidos no Brasil para impulsionar a transição de uma economia linear (extrair, produzir e descarta) para uma circular. Diante desse contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um roadmap de transição para modelos circulares em empresas instaladas no Brasil. A metodologia de pesquisa proposta está baseada no Design Research Methodology (DRM), revisão bibliográfica e múltiplos estudos de caso em empresas brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila dos Santos Ferreira - Integrante / Prof. Dr. Aldo Roberto Ometto - Coordenador / Prof. Dr. Mateus Cecílio Gerolamo - Integrante / Giovana Fernanda Dionisio - Integrante / Giovana Monteiro Gomes - Integrante.
-
2013 - 2016
Roadmap para a integração dos sistemas de gestão visando a sustentabilidade baseado na gestão por processos de negócios e em níveis de maturidade, Descrição: As práticas de Gestão da Qualidade (GQ) têm sido utilizadas por muitas organizações em todo o mundo como parte da estratégia adotada por elas na busca da melhoria de sua competitividade e posicionamento no mercado. A implementação dessas práticas tem gerado um efeito positivo em termos de melhoria da qualidade e produtividade em diversos segmentos industriais. Porém, muitos, também, são os casos de insucesso ou resultados abaixo do esperado advindos da adoção dessas iniciativas. No Brasil, ainda a adoção das práticas de GQ tenha se disseminado nos últimos sendo justificável um estudo abrangente do real status dessa adoção nas empresas. Este projeto tem como objetivo identificar e analisar as práticas de GQ utilizadas em organizações brasileiras considerando aspectos como dificuldade na implementação, limitações quanto ao uso, aspectos que contribuem para o sucesso ou insucesso dessas iniciativas e benefícios obtidos a partir dessa implementação. Uma pesquisa survey será realizada em empresas brasileiras para fornecer um diagnóstico sobre o status do uso das práticas de GQ e contribuir para uma maior compreensão sobre as dificuldades e benefícios que uma implementação bem sucedida pode proporcionar. Os estudos focarão em empresas brasileiras e espera-se, com a realização desse projeto, fazer um estudo abrangente das empresas brasileiras possibilitando o entendimento dos principais fatores que contribuem para iniciativas de implementação de programas de gestão da qualidade, bem compreender as causas de sucesso e insucesso de tais implementações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Camila dos Santos Ferreira - Integrante / Prof. Dr. Aldo Roberto Ometto - Integrante / Prof. Dr. Mateus Cecílio Gerolamo - Coordenador / Camila Fabrício Poltronieri - Integrante / Diego Rodrigues Iritani - Integrante / Luiz Cezar Ribeiro Carpinetti - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2022
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto Integrado de Melhoria
-
04/2016 - 04/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atualização das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão da Mudança
2018 - 2018
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora Virtual da disciplina: Gestão Ambiental Empresarial.
2017 - 2017
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora Virtual da disciplina: Gestão Ambiental Empresarial
2016 - 2016
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora Vitual da disciplina: Gestão Ambiental Empresarial
2015 - 2016
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora virtual no curso de Engenharia Ambiental EAD.
Disciplina: Gestão ambiental empresarial
Atividades
-
04/2016 - 04/2016
Ensino, Gestão e Análise Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ISO 14001: Escopo e Atualizações
2012 - 2012
Tecumseh do BrasilVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Sistema de Gestão Integrado, Carga horária: 15
Outras informações:
Algumas das atividades desenvolvidas no estágio:
Correlação entre os requisitos da norma NBR ISO 14001 e 9001 para auxiliar a
Tecumseh do Brasil Ltda. melhorar continuamente o seu Sistema de Gestão
Integrado;
Levantamento dos dados das auditorias internas e externas nos anos de 2010 e
2011 para identificação dos pontos fortes e fracos da Tecumseh do Brasil Ltda.
que devem ser solucionados prioritariamente;
Auxilio no controle de documentos das RoHS de todos os fornecedores da
Tecumseh do Brasil independente do segmento.
2016 - 2016
Instituto de Educação e Tecnologia de São CarlosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações:
A docente ministra aulas das seguintes disciplinas:
* Empreendedorismo;
* Gestão estratégica;
* Gestão do tempo;
* Gestão de recursos humanos; e
* Gestão por competência.
Atividades
-
06/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Gestão do tempo, Gestão de Recursos Humanos, Gestão por Competência
2011 - 2012
FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SPVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduação, Carga horária: 30
2021 - 2023
GESTÃO SAMAÚMAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Sustentabilidade e ESG, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Elaboração de estratégias e planos de ações para implementar as questões ESG;Elaboração de estudo de materialidade;Pesquisa de concorrentes;Rating de sustentabilidade;Certificação B Corp;Certificação IRMA;Apoio aos clientes nos processos relacionados ao ISE B3;Participação de acompanhamento dos clientes;Entre outras atividades que envolve a gestão da sustentabilidade empresarial e ESG.
2023 - Atual
Grupo ReportVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Sustentabilidade Sênior, Carga horária: 44
Outras informações:
Consultora na elaboração de relatórios de sustentabilidade baseados no:GRI (Global Reporting Initiative); IFRS (International Financial Reporting Standards); IR (Relato Integrado); SASB (Sustainability Accounting Standards Board); Entre outras
2018 - Atual
Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de EmpresVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuo como Professora Orientadora do MBA PECEGE USP/ESALQ no curso Gestão de Negócio.
2021 - 2022
Enactus Brasil, Enactus BRVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Camila dos Santos Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?