Caroline Alves Gonzaga

Profissional formada em Engenharia de Produção na UFF, Bacharelado e Licenciatura Plena em Matemática na UERJ e em Tecnologia em Construção Naval na UEZO, com 16 anos de experiência na área, sendo 11 anos com gestão pública, liderando equipe e projetos. Altamente comprometida na entrega de resultados e na resolução de problemas.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Montagem Industrial

2025 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: A reciclagem de embarcações como estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento econômico no setor Marítimo Brasileiro, com foco na implementação de uma unidade no Porto do Açu., Ano de Obtenção:
Orientador: Newton Narciso Pereira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Descomissionamento; Reciclagem Sustentável; Economia Circular.

Graduação em Engenharia de Produção

2019 - 2022

Universidade Federal Fluminense
Título: O Transporte Público Aquaviário de Passageiros no Rio de Janeiro e seus desafios durante a Pandemia de COVID-19.
Orientador: Conny Cerai Ferreira

Graduação em Bacharel em Matemática

2011 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Uma Solução Pré-cálculo das Variações para o Problema da Braquistócrona
Orientador: José Júlio Pedrosa Filho

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Testes de Primalidade e a Criptografia
Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos

Graduação em Tecnologia em Construção Naval

2006 - 2009

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
Título: O Controle Naval no Tráfego Marítimo - AIS
Orientador: Gustavo Corrêa Pereira

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2005

Colégio Gunnar Vingren

Formação complementar

2023 -

Especialista em Lean Six Sigma ? Green Belt. (Carga horária: 80h). , FM2S Consultoria e Educação, FM2S, Brasil.

2024 - 2024

Hidrogênio Verde: oportunidades da Transição Energética. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, IBEF-RJ, Brasil.

2024 - 2024

Repetro-Sped e Alterações. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, IBEF-RJ, Brasil.

2024 - 2024

Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono: Riscos, Desafios e Oportunidades. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, IBEF-RJ, Brasil.

2024 - 2024

Logística Portuária. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, IBEF-RJ, Brasil.

2023 - 2023

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a sua correta aplicação prática. (Carga horária: 8h). , DataShield, DATASHIELD, Brasil.

2023 - 2023

INTRODUÇÃO A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (LEI 14.133/2021). (Carga horária: 6h). , Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Rio de Janeiro, SEPLAG, Brasil.

2022 - 2022

Métodos Ágeis de Gestão. (Carga horária: 24h). , ECT TCE/RJ, ECT TCE/RJ, Brasil.

2022 - 2022

Excel + Business Program. (Carga horária: 40h). , BTCompany, BTC, Brasil.

2022 - 2022

Métodos Ágeis de Gestão. (Carga horária: 20h). , Escola de Contas e Gestão, ECG-TCERJ, Brasil.

2021 - 2021

Design Thinking. , Fund. Centro Est. de Estatísticas, Pesquisas e Form. de Serv. Púb. do RJ, CEPERJ, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao Agile Scrum. (Carga horária: 3h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de Resultados. , FALCONI - Consultores de Resultado, FALCONI, Brasil.

2012 - 2012

Qualidade em laboratórios - ABNT NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 16h). , Qualidade e Metrologia, QM, Brasil.

2011 - 2012

Inglês. (Carga horária: 360h). , Wiseup, WISEUP, Brasil.

2008 - 2008

Matemática para professores do Ensino Fundamental. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2008 - 2008

Princípios Básicos de Petróleo e Gás. (Carga horária: 16h). , CHR Offshore, CHR, Brasil.

2005 - 2005

Auxiliar em Montagem e Manutenção de Micros - Rede. (Carga horária: 166h). , Centro de Educação Profissional Campo Grande, SENAC RIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Tecnologia de Construção Naval e de Sistemas Oceânicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Transporte e Mobilidade Urbana.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Descomissionamento e Reciclagem Sustentável.

Participação em eventos

1º Seminário de Descomissionamento: desafios e oportunidades. 2024. (Seminário).

2º Workshop sobre a Transformação Digital na Indústria Naval e Offshore. 2024. (Oficina).

8º Workshop sobre Descomissionamento e Desmantelamento de Navios e Ativos Offshore. 2024. (Oficina).

I Workshop sobre Sistema de Gestão de Inventário de Materiais Perigosos para Ativos Marítimos ? Aplicação das Tecnologias RFID e NFC. 2024. (Oficina).

Seminário Internacional de Transição Energética no Mar: desafios e oportunidades para o Brasil. 2024. (Seminário).

Workshop para Mapeamento Inicial da Capacidade Tecnológica para a Reciclagem Sustentável de Plataformas Offshore no Brasil.Aspectos Regulatórios: Lei 10.028/2023 e a Reciclagem de embarcações. 2024. (Oficina).

17ª Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima. 2023. (Feira).

7º Workshop sobre Descomissionamento e Desmantelamento de Navios e Ativos Offshore. 2023. (Oficina).

29º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore. O TRANSPORTE PÚBLICO AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NO RIO DE JANEIRO E SEUS DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. 2022. (Congresso).

11ª NavalShore - Marintec South America. 2014. (Feira).

20ª Uerj sem Muros - 18ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Testes de Primalidade e Criptografia. 2009. (Outra).

1ª Jornada de Educação Matemática na Faculdade de Formação de Professores da Uerj. 2008. (Outra).

22º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore - SOBENA 2008. 2008. (Congresso).

5º ENAV - Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Naval. 2008. (Encontro).

V Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • LIMA, PAULO ; GONZAGA, CAROLINE ; FERRAZ, KEITY ; PINTO, FERNANDO ; MARTINS, RAQUEL ; COELHO, SÉRGIO . Além da costa: o papel da Seenemar na economia azul do Rio de JaneiroBeyond the coast: Seenemar's role in Rio de Janeiro's blue economy. Revista Internacional em Lingua Portuguesa , v. IV, p. 103-118, 2024.

  • GONZAGA, CAROLINE ALVES ; VASCONCELOS, KAREN AZEVEDO ; MARCHIORI, RENATO LEAL ; PEDROZA, BRUNO CAMPOS . CONSTRUTABILIDADE: PLANEJAMENTO DAS INSTALAÇÕES NO ÂMBITO DO DESCOMISSIONAMENTO OFFSHORE. In: CNEG 2025 XIX Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2025, Online, 2025.

  • ALVES GONZAGA, CAROLINE . O TRANSPORTE PÚBLICO AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NO RIO DE JANEIRO E SEUS DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: 29TH INTERNATIONAL CONGRESS ON WATERBORNE TRANSPORTATION, SHIPBUILDING AND OFFSHORE CONSTRUCTIONS, 2022, Rio de Janeiro. 29th International Congress on Waterborne Transportation, Shipbuilding and Offshore Constructions, 2022. v. 29.

  • GONZAGA, C. A. ; CERAI FERREIRA, CONNY . O TRANSPORTE PÚBLICO AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NO RIO DE JANEIRO E SEUS DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONZAGA, C. A. . Testes de Primalidade e Criptografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GONZAGA, CAROLINE . Workshop para Mapeamento da Capacidade Tecnológica para a Reciclagem Sustentável de Plataformas Offshore no Brasil. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio em Construção Naval, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de Construção Naval com participação em toda a produção desde o delineamento e orçamento do projeto até a entrega do reparo ou construção da embarcação.

2008 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Números Inteiros e Criptografia. Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos.

2006 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário (Voluntário), Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Precondicionadores para sistemas lineares de grande porte.Orientador: Luis Mariano Paes de Carvalho Filho.

2008 - 2008

Instituto Unibanco

Vínculo: Estágio em Educação, Enquadramento Funcional: Turota de Matemática, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação do Projeto Entre Jovens do Instituto Unibanco, sendo tutora de Matemática para alunos do 1º ano do 2º grau no Colégio Estadual Hélio Pelegrino, preparando e ministrando aulas de reforço.

2007 - 2007

Instituto Unibanco

Vínculo: Estágio em Educação, Enquadramento Funcional: Tutora de Matemática, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação do Projeto Entre Jovens do Instituto Unibanco, sendo tutora de Matemática para alunos do 1 ano do 2 grau no Colégio Estadual Vilma Atanázio, preparando e ministrando aulas de reforço.

2011 - 2013

Laboratório de Tecnologia Oceânica

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerência de projetos navais com modelos em escala reduzida, desde o planejamento até a entrega do relatório final e mantendo contato com os clientes.

2010 - 2011

Laboratório de Tecnologia Oceânica

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tecnóloga em Construção Naval, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de acompanhamento, análise e suporte na realização de projetos; Auxílio na implantação do sistema de gestão integrada no laboratório segundo a ISO/IEC 17025:2005.

2010 - 2010

Laboratório de Tecnologia Oceânica

Vínculo: Estágio em Construção Naval, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2023 - 2023

Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora-Chefe de Transporte Aquaviário, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de planejamento, definição das diretrizes, supervisão de equipe e gestão referente a Concessão de Transporte Aquaviário; Acompanhamento e fiscalização de docagem de embarcações de transporte de passageiros de propriedade do Estado e elaboração de relatórios; Confecção de termo de referência para licitação e pareceres técnicos referentes a área; Fiscalização e gestão de contratos; Responsável técnico pelas cinco embarcações de transporte de passageiros de propriedade do Estado; Experiência com Sociedades Classificadoras e Autoridade Marítima através da Capitania dos Portos e DPC; Participação de audiências públicas representando tecnicamente o Estado.

2021 - 2023

Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente de Transporte Aquaviário, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de planejamento, definição das diretrizes, supervisão de equipe e gestão referente a Concessão de Transporte Aquaviário; Acompanhamento de processos relacionados ao setor, como análise e suporte técnico em demanda de novas linhas para o transporte aquaviário; Acompanhamento de registro de embarcações junto a Capitania dos Portos e Tribunal Marítimo; Auxílio técnico na preparação de Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Edital de Licitação; Responsável pelo Patrimônio e depreciação das cinco embarcações de propriedade do Estado; Acompanhamento e fiscalização de docagem de embarcações de transporte de passageiros de propriedade do Estado e elaboração de relatórios; Membro de comissão de licitação; Fiscalização e gestão de contratos; - Confecção de pareceres técnicos referentes a área; Participação de audiências públicas representando tecnicamente o Estado.

2013 - 2021

Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Transporte Aquaviário, Carga horária: 40

Outras informações:
Acompanhamento e fiscalização na construção e entrega de embarcações de propriedade do Estado na China e no Brasil, desde observações e aprovações de planos até o acompanhamento do cronograma (MSProject Professional) e pagamento de eventos, mantendo contato com os estaleiros; Elaboração de pareceres técnicos referentes a área; Preparação e acompanhamento de processo licitatório para Concessão de Transporte Aquaviário no ERJ; Registro de embarcações na Capitania dos Portos e Tribunal Marítimo; Fiscalização de contratos.

2023 - 2024

Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Indústria Naval, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de planejamento, definição das diretrizes, com intuito de cumprir ações de curto, médio e longo prazos afetas à Coordenadoria de Indústria Naval; Ponto focal do grupo de trabalho de Indústria Naval e do grupo de trabalho de Descomissionamento e Reciclagem Sustentável da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR); Auxílio na identificação de possíveis gargalos na cadeia produtiva, com vistas a otimizar os benefícios da produção da Indústria Naval no Estado; Auxílio na busca para garantir benefícios econômicos, sociais e fiscais, junto aos setores competentes, bem como fomentar políticas públicas que incentivem a construção naval e os demais setores da Indústria Naval; Gestão do projeto de retirada de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara; Confecção de estudo técnico preliminar e termo de referência para licitação e pareceres técnicos referentes a área.

2024 - 2025

EMBRAPII

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Técnico, Carga horária: 40

2025 - Atual

Brazilship / Scanbrasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Comercial Pleno, Carga horária: 44