Juscelino Bezerra dos Santos
possui Bacharelado em Matematica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004). Atualmente é pesquisador do IBGE onde exerce a função de professor na graduação em Estatística da Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: torres de corpos de funções algébricas sobre corpos finitos e curvas maximais.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Matemática
1999 - 2004
Instituto Nacional de matematica Pura e Aplicada
Título: Duas torres de corpos de funcoes algebricas sobre corpos finitos e as cotas de Drinfeld-Vladut e Zink
Orientador: Arnaldo Leite Pinto Garcia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Geometria Algébrica.
Mestrado em Matemática
1997 - 1999
Universidade Federal do Ceará
Título: Um Método para Representar semigrupos Numéricos Simétricos, Ano de Obtenção: 1999
Francisco Luiz Rocha Pimentel.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Geometria Algébrica.
Graduação em Bacharelado em Matematica
1993 - 1997
Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Geometria Algébrica.
Participação em eventos
CNAMC. Estratificação dos números inteiros via fractais de Sierpinski. 2018. (Congresso).
SINAPE. 2012. (Simpósio).
Ninth Meeting on Commutative Algebra and Algebraic Geometry. 2007. (Encontro).
Eighth Brazilian Meeting on Commutative Algebra and Algebraic Geometry. 2006. (Encontro).
Seventh Brazilian Meeting in Commutative Algebra and Algebraic Geometry. 2005. (Encontro).
Visita a Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal Fluminense.Curvas sobre corpos finitos e códigos. 2005. (Outra).
School on Commutative Algebra and Iteractions with Algebraic Geometry and Combinatorics. 2004. (Encontro).
Sixth meeting on commutative Algebra and Algebraic Geomtry. Uma torre de corpos de funções sobre um corpo finito com uma quantidade cúbica de elementos e a cota de T. Zink. 2004. (Congresso).
XVIII Escola de Álgebra. Uma torre de corpos de funções sobre um corpo finito com uma quantidade cúbica de elementos e a cota de T. Zink. 2004. (Congresso).
XVII Escola de Álgebra. 2002. (Encontro).
4th Meeting of the Brazilian Group in Commutative Algebra and Algebraic Geometry. 2001. (Encontro).
International Conference on Frontiers of Mathematics. 1999. (Simpósio).
21. Colóquio Brasileiro de Matemática. 1997. (Congresso).
XIV Escola de Álgebra. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
ABDON, M.; Mário Olivero Marques da Silva;Bezerra, Juscelino. Triângulo Retângulo Justificando a Trigonometria. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, P. N.;BEZERRA, J.; CRIPPA, H. R.; SANTOS, A. L. C.. Probabilidade - uma abordagem mais próxima do cotidiano. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ABDON, M.;BEZERRA, J.. Ensino Básico de Frações utilizando origami. 2014. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal Fluminense.
Nogueira, Patricia; João Strapasson;BEZERRA, J.. Bases de Grobner aplicadas a k-coloração de Grafos. 2010. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.
CONTE, Luciane QuoosArnaldo Garcia; Leal, G.;BEZERRA, J.. Generalizações de Códigos de Goppa. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BEZERRA, J.Arnaldo Garcia; Esteves, Eduardo; Pacheco, Amilcar; Stohr. Towers of function fields over cubic finite fields. 2009. Tese (Doutorado em Matemática) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
Arnaldo Garcia; Esteves, Eduardo; Pacheco, Amilcar; Torres, Fernando; Hefez, Abramo;BEZERRA, J.. On supersingular curves over finite fields. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
BEZERRA, J.. Base de Grobner e coloração de Grafos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Salomão, R.; FANTIM, S.;Nogueira, PatriciaBEZERRA, J.. Criptografia e primalidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Universidade estadual do rio de janeiro.
BEZERRA, J.; GUIMARAES, A. G.; Sabini, P.R.; Santos, C.H.. Interseções de Curvas Planas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BEZERRA, J.; GUIMARAES, A. G.; Sabini, P.R.. O Teorema dos Zeros de Hilbert. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sabini, P.R.;BEZERRA, J.; Peixoto, A.B.M.; Faustino, G.M.. Elementos de Análise Complexa na Modelagem de Problemas Físicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sabini, P.R.;BEZERRA, J.; Peixoto, A.B.M.; Salomão, R.. Teorema de Fourier. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BEZERRA, J.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2010. Universidade Federal Fluminense.
Santos, C.H.; Poncio Mineiro;Bezerra, Juscelino. Provimento de cargos de ensino básico tecnológico. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
PEREIRA, O. S.; MOTTA, C. E. M.; GUSMAO, P. H. C.; PAZOTO, A. F.; VILLELA, M. L. T.; CHAVES, M. C.; BUSSE, R. S.;BEZERRA, J.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ADJUNTO I EM MATEMÁTICA. 2007. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LEITE, S. Q. M.; VIANNA, C. S.;BEZERRA, J.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR- PROFESSOR ADJUNTO. 2006. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
BEZERRA, J.. Semana de Iniciação Científica. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Sobre equações algébricas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Aprendizagem de Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Curvas Planas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Aprendizagem em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Criptografia e primalidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Universidade estadual do rio de janeiro; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Interseções de Curvas Planas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
O Teorema dos Zeros de Hilbert; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Fractais, Congruências e Primos: Uma estratificação visual dos números inteiros via Fractais de Sierpinski; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, IBGE; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Geometria Fractal e as progressões aritmética e geométrica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, IBGE; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Números Primos: da aleatoriedade ao padrão, resultados e conjecturas; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Números primos: da aleatoriedade ao padrão, resultados e conjecturas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Geometria fractal e as progressões aritmética e geométrica; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Cadeias de Markov e o Google; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
O modelo de Ordenação do Google e o Teorema de Perron-Frobenius; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
O modelo de ordenação do Google e o Teorema de Perron-Frobenius; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Testes de Primalidade Aspectos estatísticos e probabilísticos; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Aplicações de Álgebra Linear Elementar via Teoria dos Grafos; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Testes de Primalidade e Criptografia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Números inteiros e outros anéis com divisão e fatoração única; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Juscelino Bezerra dos Santos;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, I. V. S. ; PINTO, L. M. S. ; BEZERRA, J. . Fractais, Congruências e Primos: Uma Estratificação Visual dos Números Inteiros via Fractais de Sierpinski. TENDÊNCIAS EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL , v. 21, p. 483, 2020.
-
Abdón, Miriam ; BEZERRA, J. ; Quoos, Luciane . Further examples of maximal curves. JOURNAL OF PURE AND APPLIED ALGEBRA , v. 213, p. 1192-1196, 2009.
-
BEZERRA, J. ; Nogueira, Patricia . A matemática e a transmissão de informação, uma introdução aos códigos. Cadernos IME. Série Matemática , v. 18, p. 11-18, 2006.
-
BEZERRA, J. ; Arnaldo Garcia ; STICHTENOTH, H. . An explicit tower of function fields over cubic finite fields and Zinks lower bound. JOURNAL FUR DIE REINE UND ANGEWANDTE MATHEMATIK , Berlim, v. 2005, n.589, p. 159-199, 2005.
-
BEZERRA, J. ; Arnaldo Garcia . A tower with non-Galois steps wich attains the Drinfeld-Vladut bound. Journal of Number Theory , v. 106, n.1, p. 142-154, 2004.
-
BEZERRA, J. ; CONTE, Luciane Quoos . Um exemplo de códigos de Goppa suportados em um ponto sobre uma curva não maximal. Cadernos IME. Série Matemática , v. 16, p. 37-41, 2004.
-
PINTO, L. M. S. ; RODRIGUES, I. V. S. ; BEZERRA, J. . Uma Estratificação Visual dos Números Inteiros via fractais n-gons. In: CNAMC, 2018, Campinas. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics. São Carlos: SBMAC, 2018. v. 6.
-
BEZERRA, J. . Duas torres de corpos de funções sobre corpos finitos e as cotas de Drinveld-Vladut e T. Zink.. Rio de Janeiro: Publicações do IMPA, 2004 (Tese de Doutorado).
Outras produções
BEZERRA, J. ; FANTIM, S. . Álgebra Linear. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2004
doutor, IMPA.
1999
mestre, UFC.
1997
Bacharel, Universidade Federal do Ceará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Nacional de Ciências Estatísticas. , R.André Cavalcanti, 106, Santa Tereza, 20231050 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 21423641
Experiência profissional
2009 - Atual
Escola Nacional de Ciências EstatísticasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
2003 - 2009
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Matemática e Estatistica.,Linhas de pesquisa
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Espcializacao em Aprendizagem Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Números Inteiros e Criptografia
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral II
-
09/2007 - 02/2008
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I
-
04/2007 - 07/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Real
-
04/2007 - 07/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Espcializacao em Aprendizagem Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Espcializacao em Aprendizagem Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos de Álgebra - Corpos Finitos e Aplicações
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo III
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo II
-
10/2003 - 02/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I
-
05/2003 - 08/2003
Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra I
2003 - 2003
Instituto Nacional de matematica Pura e AplicadaVínculo: Assistente de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitor de Álgebra I do Mestrado
2003 - 2003
Instituto Nacional de matematica Pura e AplicadaVínculo: Assistente de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitor do curso de Álgebra II do Mestrado
2003 - 2003
Instituto Nacional de matematica Pura e AplicadaVínculo: Assistente de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitor do curso Tópicos de Álgebra: Curvas algébricas sobre corpos finitos e teoria de códigos, Nível: Doutorado
2001 - 2001
Instituto Nacional de matematica Pura e AplicadaVínculo: Assistente de disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitor do curso de Álgebra I do Mestrado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juscelino Bezerra dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?