Lucas Paulo Rigoni
Psicólogo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em terapia Cognitivo-comportamental (InTCC). Terapeuta EMDR. Proficiente em Supervisão Clínica (InTCC). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSICO/UFRGS). Coordenador do Núcleo de Atenção à terceira Idade (InTCC). Atualmente, é Psicólogo Membro do Corpo Clínico do inTCC. Professor e Supervisor no InTCC. Atua em Consultório Particular em Porto Alegre. Palestrante sobre diversos temas em Psicologia.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia
2016 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Perfil de Interesses Vocacionais de Jogadores de Videogames - Construção e validação de um Instrumento,Orientador:
Marco Antonio Pereira Teixeira.
Especialização em Especialização em Terapias Cognitivo-Comportament
2015 - 2016
InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar
Título: Terapia Cognitivo-comportamental para o Tratamento da depressão em Idosos - Uma revisão narrativa da literatura.
Orientador: Marcelo Montagner Rigoli
Graduação em andamento em Psicologia
2010 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Formação complementar
2015 -
EMDR. , InTCC - Ensino, pesquisa e atendimento individual e familiar, INTCC, Brasil.
2017 - 2017
EMDR. , InTCC - Ensino, pesquisa e atendimento individual e familiar, INTCC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
Demonstração sobre o portal Web of Knowledge, base de dados Web of Science e Journal Citation Reports e sobre o gerenciador de referências bibliográficas EndNote Web. 2011. (Outra).
Palestra: Iniciando o Atendimento Clínico -. 2011. (Encontro).
XXIII Salão de Iniciação Científica UFRGS. INTERESSE POR TECNOLOGIAS DE ADOLESCENTES E SEUS PAIS. 2011. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
RIGONI, LUCAS PAULO ; SOUZA, LUCIANA KARINE DE ; VIACAVA, KEITILINE R. ; BIZARRO, LISIANE . Técnicas persuasivas de comunicação em comerciais de alimentos para o telespectador brasileiro. PSICO (PUCRS. IMPRESSO) , v. 49, p. 274, 2018.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2012
Viés atencional para pistas associadas a alimentos em adultos obesos com e sem o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica,, Descrição: Voluntário em pesquisa de mestranda, Michelle Deluchi. Orientadora: Lisiane Bizarro Araujo LPNec UFRGS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2009 - 2011
Qualidade de vida e Bem-estar na Adolescência: estudo comparativo, Descrição: Projeto realizado em parceria com as Universidades de Buenos Aires e de la Mataza da Argentina, com 5000 adolescentes de 12 a 16 anos, escolarizados, com estudo qualitativo sobre Significado sobre Bem-estar em adolescentes, utilizando grupos focais, e quantitativo com instrumentos de Bem-estar, Satisfação, Felicidade, Apoio Social, Crenças, Valores, Organização e Satisfação do Tempo Livre e uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação. Estudo apoiado pelo processo número 23038.000501/2009-19 AUX-PE MINCYT... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Lucas Paulo Rigoni - Integrante / Jorge Castellá Sarriera - Coordenador / Tamíris Kreibich da Silva - Integrante / Angela Carina Paradiso - Integrante / Livia Maria Bedin - Integrante / Enrique Teófilo Saforcada - Integrante / Tiago Zanatta Calza - Integrante / Eveline Favero - Integrante / Fabiane Schutz - Integrante / Anelise Lopes Rodrigues - Integrante / Graciela Tonon - Integrante / Carla Oliveira Mello - Integrante / Daniel Viana Abs da Cruz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
-
2008 - 2012
Juventude e Novas Tecnologias: um estudo sobre Relações Sociais através dos Massively Multiplayer Online Games, Descrição: Esta é uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Objetiva estudar as relações sociais que ocorrem entre adolescentes e outros usuários através dos chamados massive multiplayer online games, e suas formas de envolvimento nesses jogos. É um estudo, portanto, sobre o que a produção de novas tecnologias implica no desenvolvimento social juvenil, e para tanto serão utilizadas metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa. Ao todo, na pesquisa, serão realizados três estudos. O primeiro será um estudo qualitativo objetivando a compreensão da construção de Avatares por adolescentes jogadores. O segundo estudo consiste no desenvolvimento de um instrumento de autorrelato dos jovens sobre o seu envolvimento e interação social em games online. O terceiro estudo consiste na coleta online com adolescentes usuários, buscando dados para compor um perfil desses jogadores e também para compreender como vivenciam o seu envolvimento e a interação social no jogo e como percebem a influência que os jogos têm nas suas outras formas de relação social... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas Paulo Rigoni - Integrante / Jorge Castellá Sarriera - Coordenador / Daniel Viana Abs da Cruz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2012 - 2012
escola de educação física ufrgsVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de observação em psicologia
2013 - 2013
Servico de Orientacao Profissional UfrgsVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Clínica
2014 - 2014
InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e FamiliarVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Paulo Rigoni e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?