Jamile Almeida Lopes Vitena
Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Especialização em Nutrição Clínica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais pela Universidade Gama Filho (2009) e Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Membro do Centro de Estudo e Intervenção na Área de Envelhecimento (CEIAE) da Escola de Nutrição da UFBA. Atua em pesquisa populacional envolvendo Avaliação Nutricional e Ingestão Alimentar. Tem experiência na área de Nutrição Clínica e docência.
Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde
2012 - 2014
Universidade Federal da Bahia
Título: INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: AVALIANDO A DIETA DE IDOSOS E AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO,Ano de Obtenção: 2014
Lilian Barbosa Ramos.Coorientador: Adriana Lima Mello. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: idosos; Instituições de Longa Permanência para Idosos; ingestão alimentar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População. Setores de atividade: Alimentação.
Especialização em Nutrição Clínica
2008 - 2009
Universidade Gama Filho
Título: Estado Nutricional de Idosas Institucionalizadas em Salvador-Ba.
Orientador: Vanessa Fernandes Coutinho
Formação complementar
2019 - 2019
Formação em Modulação Intestinal. (Carga horária: 80h). , Murilo Pereira, MP, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos Científicos para Prescrição Nutriciona. , Courses 4U, COURSES 4U, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento avançado - SD 2000 PLUS. (Carga horária: 32h). , Glauco Informática, GLAUCO, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento básico - SD 2000 PLUS. (Carga horária: 24h). , Glauco Informática, GLAUCO, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Gestão para nutricionistas do PNAE. (Carga horária: 24h). , Centro Colaborador em Alimentos e Nutrição do Escolar, CECANE FNDE-UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Conferência Municipal de Educação. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Itaparica, P/ITAPARICA, Brasil.
2010 - 2010
Boas Práticas nos Serviços de Alimentação - BPSA. (Carga horária: 40h). , Educação Sebrae, SEBRAE, Brasil.
2007 - 2007
Fund. da Nutrição Enteral e Parenteral Aplicada. (Carga horária: 4h). , Educação Nutrimaster, NUTRIMASTER, Brasil.
2007 - 2007
Nutrição Enteral e Parenteral na Prática Clínica. (Carga horária: 10h). , Educação Nutrimaster, NUTRIMASTER, Brasil.
2007 - 2007
Workshop Avaliação da Composição Corporal.. (Carga horária: 4h). , Educação Nutrimaster, NUTRIMASTER, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Nutrição e Saúde Coletiva: No Bairro da Paz. (Carga horária: 80h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ambulatório de Nutrição e Obstetrícia no Hospital. (Carga horária: 144h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2004 - 2004
Legislação Brasileira de Alimentos. (Carga horária: 4h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Envelhecimento.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Inquéritos Alimentares.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Envelhecimento/Especialidade: Avaliação Nutricional.
Participação em eventos
3ª Concenção Norte-Nordeste Vitafor - Nutrição, Saúde e Esporte. 2016. (Outra).
Nutrição e Suplementação no Esporte. 2016. (Outra).
Fundamentos Científicios para Prescrição Nutricional. 2015. (Outra).
Formação de Gestão para Nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. 2014. (Outra).
Conferência Municipal de Educação. 2013. (Outra).
I Curso de Extensão em Geriatria e Gerontologia. 2013. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Diagnóstico Nutricional de Idosos Longevos Atendidos Ambulatorialmente.. 2012. (Congresso).
Atualização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2011. (Outra).
I Simpósio Baiano de Assistência Domiciliar ao Paciente Idoso - Atenção ao Idoso em Domicílio: da Prevenção aos Cuidados Paliativos.. 2011. (Simpósio).
VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Caracterização do Estado Nutricional e das Morbidades de Idosos Ativos Atendidos Ambulatorialmente.. 2011. (Congresso).
VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Caracterização do Estado Nutricional e das Morbidades de Idosos Ativos Ambulatorialmente.. 2011. (Congresso).
Workshop Performance Nutrition - Suplementação para Praticantes de Atividades Físicas.. 2009. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, International Conference of Nutritional Oncology e Ganepão. Estado Nutricional de Idosas Institucionalizadas em Salvador-Ba.. 2008. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, International Conference of Nutritional Oncology e Ganepão. Estado Nutricional de Idosas Institucionalizados em Salvador-Ba.. 2008. (Congresso).
Saúde dos Idosos.Idosos Institucionalizados: uma abordagem coletiva. 2008. (Seminário).
III Fórum de Pesquisa e Conhecimento em Nutrição e III Simpósio de Nutrição Avançada.. 2007. (Simpósio).
I Semana de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC.. 2007. (Simpósio).
I Simpósio de Nutrição e Cirurgia.. 2007. (Simpósio).
I Mostra de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC..Aleitamento Materno. 2005. (Outra).
I Seminário de Fisiologia da Nutrição.. 2005. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa - Interdisciplanaridade e Desenvolvimento Científico promovido pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC/SSA). 2004. (Seminário).
I Simpósio Anual de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças Cardiovasculares do Estado da Bahia.. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
MOREIRA, P. A.;LOPES, J.A; ALENCAR, D.. Avaliação qualitativa das preparações de um cardápio de uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
LOPES, J.A; MOREIRA, P. A.; ALENCAR, D.. Efeito Da Suplementação Nutricional no idoso com sarcopenia: Uma Revisão Sistemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
LOPES, J.A; SILVA, E. C.; RORIZ, A. K. C.. Correlação entre o índice de adiposidade visceral e fatores de risco cardiovascular em idosos institucionalizados.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, J.A; SILVA, E. C.; RORIZ, A. K. C.. Condição clínica e nutricional de idosos institucionalizados.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, J.A; SILVA, E. C.; RORIZ, A. K. C.. Correlação do produto de acumulação lipídica e fatores de risco cardiometabólicos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
LOPES, J.A; RAMOS, F. P.; MOREIRA, P. A.. Métodos para avaliação da sarcopenia em idosos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
LOPES, J.A. Perfil nutricional antropométrico de escolares de uma escola privada no município de Salvador, Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NUTRIÇÃO) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.
LOPES, J.A. Prevalência de anemia em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência na cidade de Salvador-BA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.
Orientou
AVALIAÇÃO DA ADESÃO E ACEITABILIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR OFERECIDA AOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE SALVADOR/Ba; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE TRÊS A SEIS ANOS MATRICULADAS EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA NA CIDADE DE SALVADOR-BA, SEGUNDO PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E DIETÉTICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SEUS FATORES DETERMINANTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Promoção, Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo Até os Seis Meses de Vida: Uma Revisão Bibliográfica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Efeito Da Suplementação Nutricional Na Prevenção De Perda De Massa Muscular Em Idosos Saudáveis: Uma Revisão Bibliográfica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Avaliação do estado nutricional de pacientes com fibrose cistica cadastrados no hospital especializado Octávio Mangabeira - HEOM, Salvador-Ba; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Santo; Cuidados nutricionais para gestantes com pré-eclâmpsia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Efeito suplementar de BCAA no desempenho de praticantes de exercício físico: uma revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
P; ea Silveira e Gessica Cristina R; de S; ; Terapia nutricional no diabetes mellitus gestacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Avaliação do estado nutricional de pré-escolares matriculados em uma escola privada na cidade de Salvador, Ba; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Salvador; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Capacidade funcional, cognitiva, sinais de depressão e estado nutricional de idosos institucionalizados na cidade de Salvador-Ba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Avaliação do cardápio ofertado aos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência na cidade de Salvador ? BA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Estado nutricional e consumo energética e de macronutrientes de idosos institucionalizados; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Pesagem Direta Total dos Alimentos Para Avaliação da Ingestão Alimentar de Idosos Institucionalizados: Uma Descrição Metodológica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Avaliação estrutural e Higiênico-Sanitárias de Unidade de Alimentação e Nutrição de Instituições de Longa Permanência para Idosos na Cidade de Salvador-BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jamile Almeida Lopes Vitena;
Produções bibliográficas
-
LOPES, J.A ; FIDELES, I. C. ; MELLO, A.L. ; RORIZ, A. K. C. ; FARIA, V. M. ; AMARAL, M. T. R. ; Sampaio, L.R . Avaliação das Unidades de Alimentação e Nutrição em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Geriatria & Gerontologia , v. 8, p. 98-103, 2014.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Perfil dos níveis séricos do magnésio e associação com as complicações crônicas e comorbidades do diabtes tipo 2 em uma unidade de referência em doenças cardiovasculares do SUS na cidade de Salvador-Ba, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jamile Almeida Lopes Vitena - Coordenador / Rosângela Pereira Andrade - Integrante / Marcos Antônio Almeida Matos - Integrante.
-
2011 - 2013
AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DOS IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE SALVADOR-BA., Descrição: O envelhecimento populacional é atualmente reconhecido como fenômeno característico tanto dos países desenvolvidos, como dos países em desenvolvimento. No Brasil o processo de envelhecimento da população tem ocorrido de forma rápida e intensa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1999 e 2009, o percentual das pessoas com 60 anos ou mais no conjunto da população brasileira passou de 9,1% para 11,3%. Estas alterações demográficas no país vêm sendo acompanhadas pelo aumento da oferta e demanda por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). As ILPIs constituem alternativas de cuidados para as pessoas idosas, que por razões de ordem médico-sociais, não podem ser mantidas em suas residências. Essas Instituições emergem como uma forma alternativa de suporte social e de saúde para esses indivíduos que, ademais, requerem uma abordagem mais ampla, em que muitos aspectos devem ser contemplados. Há poucos dados estatísticos relativos a essas instituições nos países em desenvolvimento e especificamente no Brasil esses dados possivelmente são subestimados, considerando-se as instituições não regulamentadas e informalmente instaladas. Também são observados poucos dados que retratem as condições de vida dos indivíduos que residem nestas instituições. Assim, a proposta do presente estudo é avaliar os aspectos biopsicossociais dos idosos residentes em ILPIs na cidade de Salvador. O desenho do estudo será transversal, com coleta de dados primários, a ser realizado com indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em ILPIs, de caráter público (filantrópicas e mantidas por organizações governamentais e não governamentais) e privado, cadastradas ou não junto ao Ministério Público e situadas na zona urbana da cidade de Salvador ? BA. Foram levantadas na cidade de Salvador 29 ILPIs, perfazendo um total de 1143 idosos, sendo 833 mulheres e 310 homens. O cálculo da amostra foi realizado de forma a garantir. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Jamile Almeida Lopes Vitena - Integrante / Ana Karla C. Roriz - Integrante / Maria Luiza Sena - Integrante / Carolina Cunha de Oliveira - Integrante / Lilian Ramos Sampaio - Coordenador / Adriana Lima Mello - Integrante / Christiane Machado Santana - Integrante / Marcos Alfredo Neiva Souza - Integrante / Magali Teresópolis Reis Amaral - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, CEIAE - Centro de Estudo e Intervenções na Área do Envelhecimento. UFBA. , Avenida Araújo Pinho, Canela, 40110150 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32837719, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - 2020
Santa Casa de Misericórdia da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: nutricionista, Carga horária: 36
Outras informações:
Nutricionista clínica, realizando atendimento ambulatorial nutricional em pacientes com Doenças Crônicas Não transmissíveis.
2016 - 2018
Faculdade Maurício de Nassau - Salvador, FMN/SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrei as seguintes matérias: Nutrição e Dietética II, Nutrição e Desenvolvimento Humano, Nutrição na Prática Esportiva e Funcional, Nutrição Clínica, Tópicos Integradores Aplicados à Nutrição, Supervisora do Estágio em Nutrição Clínica
2013 - 2017
Clínica ViterboVínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 10
Outras informações:
Nutricionista clínica, realizando atendimento ambulatorial nutricional.
2016 - 2017
Clínica Art & FisioVínculo: profissional autônomo, Enquadramento Funcional: nutricionista clínica, Carga horária: 10
Outras informações:
Nutricionista clínica, realizando atendimento ambulatorial nutricional.
2014 - 2016
Sansim Serviços MédicosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: nutricionista, Carga horária: 40
Outras informações:
Nutricionista clínica do trabalho, realizando atendimento ambulatorial nutricional em funcionários da empresa Petrobrás e atuando no programa de educação nutricional.
2013 - 2014
Prefeitura Municipal de ItaparicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: nutricionista, Carga horária: 20
Outras informações:
Nutricionista responsável pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar no município de Itaparica.
2013 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Aula ministrada sobre Inquéritos Alimentares, na disciplina NUT 143 - Avaliação Nutricional, do curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Bahia.
2013 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações:
Coordenou e supervisionou as atividades de aula prática em atenção nutricional a crianças, na disciplina NUT 157 - Nutrição Normal IV, do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Bahia.
2011 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista colaboradora, Carga horária: 5
Outras informações:
Nutricionista colaboradora do Ambulatório de Nutrição e Geriatria do Ambulatório Prof. Francisco Magalhães Neto - da Universidade Federal da Bahia- UFBA, cumprindo carga horária de 350 horas.
2013 - 2013
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Palestra ministrada sobre Tipos de dietas e necessidades energéticas para acadêmicos do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
2010 - 2016
Scar Alimentos Congelados Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 5
Outras informações:
Responsável técnica
2008 - 2013
Angel Indústria, Exportação e Importação de Produtos Vegetais Ltda.Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável técnica
2009 - 2010
Athon Group Health SolutionsVínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista visitadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Nutricionista clínica responsável por atendimetno domiciliar de pacientes com doenças crônicas, realizando atividades de: avaliação nutricional, prescrição dietética, terapia nutricional enteral.
2008 - 2008
Faculdade Regional da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: nutricionista, Carga horária: 5
Outras informações:
Palestra ministrada sobre Idosos Institucionalizados: uma abordagem coletiva.
2019 - 2020
Instituto Márcio CaféVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: nutricionista clínica, Carga horária: 5
Outras informações:
Nutricionista da equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jamile Almeida Lopes Vitena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?