LEONARDO RAMOS NICOLAU DA COSTA
Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará (2002). Pós- Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Cardiorrespiratória - UNICAMP (2003). Mestre em Clinica Médica - UNICAMP (2006). Doutor em Neurociência e Biologia Celular - UFPA (2025). Atualmente é Docente Estágio Supervisionado de Fisioterapia em UTI do CESUPA, Docente das Disciplinas de Patologia e Exames Complementares do CESUPA. Coordenador dos Cursos de Pós graduação de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e de Fisioterapia em UTI do CESUPA. Coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do HOSPITAL METROPOLITANO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, Coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde do HOSPITAL METROPOLITANO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA/UEPA. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardio-respiratória com ênfase em UTI. Especialista pelo COFFITO em Terapia Intensiva Adulto e Fisioterapia Respiratória.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Neurociências e Biologia Celular
2017 - 2025
Universidade Federal do Pará
Título: Discrimação de corem em nível de saturação fixo de pacientes com traumatismo cranioencefálico em fase aguda.
Givago da Silva Souza.
Mestrado em Clínica Médica
2005 - 2007
Universidade Estadual de Campinas
Título: Avaliação dos Efeitos do Exercício Físico Voluntário no Diabetes Mellitus tipo 1 em Camundongos NOD (non obese diabetic)
, Ano de Obtenção: 2007.Dr. Ricardo de Lima Zollner.Palavras-chave: Exercício Físico; Diabetes Mellitus; Camundongo NOD.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Educação.
Especialização em Emergência no SUS
2016 - 2016
Hospital Sirio-Libanes
Título: CAPACITAR PARA EVITAR O CAOS NAS UNIDADES DE EMERGÊNCIAS BRASILEIRAS
Orientador: Carla Maria Vieira
Especialização em Preceptores para o SUS
2014 - 2014
Hospital Sirio-Libanes
Título: O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO
Orientador: Kellyne Mourão
Especialização em Emergência no SUS
2013 - 2014
Hospital Sirio-Libanes
Título: A minha parcela de contribuição para o Sistema Único de Saúde.
Orientador: Lia
Especialização em Fisioterapia nas Disfunções Cárdio Respiratórias
2003 - 2004
Universidade Estadual de Campinas
Título: Proposta de Protocolo de Atendimento Ambulatorial em Fisioterapia Cardiorrespiratoria do HC - UNICAMP
Orientador: Ivete Alonso Breda Saad
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Graduação em Fisioterapia
1998 - 2002
Universidade do Estado do Pará
Título: Estudo Comparativo entre as tecnicas de ventilação não invasiva do tipo cpap e ipap com retardo expiratorio em pacientes submetidos a revascularização do miocardio
Orientador: José Wagner Cavalcante Muniz
Formação complementar
2010 -
Programa de Atualização em Medicina Intensiva. (Carga horária: 80h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.
2010 -
Programa de Atualizacao em Fisioterapia em Terapi. (Carga horária: 180h). , ASSOBRAFIR, ASSOBRAFIR, Brasil.
2014 - 2015
Especialista em Fisioterapia Respiratória. , Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, COFFITO, Brasil.
2012 - 2012
Especialista em UTI Adulto. , Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, COFFITO, Brasil.
2004 - 2004
Imunologia e Alergia experimental. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia Cardiorrespiratória. (Carga horária: 585h). , Instituto do Coração do Para, INCOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: UTI.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: CARDIO-RESPIRATÓRIA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA.
Organização de eventos
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . XI Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusao da Residencia Multiprofissional. 2024. (Outro).
Leonardo Ramos Nicolau da COSTA . XIII Jornada de Qualificação dos TRabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional. 2024. (Outro).
Leonardo Ramos Nicolau da COSTA . IX Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusão da Residência Médica do Hospital Metropolitano. 2024. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . X Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusão da Residencia Multiprofissional. 2023. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . VIII Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusão da Residência Médica. 2023. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . XII Jornada de Qualificaçao dos Trabalhos de Conclusao da Residencia Multiprofissional. 2023. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . XI Jornada de Qualificação dos Projetos de Conclusão da Residencia Multiprofissional. 2022. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . VII Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusão da Residência Médica. 2022. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . X Jornada de Qualificação dos Projetos de Monografia da Residencia Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. 2021. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . IX Jornada de Defesa dos Projetos de Monografia da Residencia Multiprofissional. 2021. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . V Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusão da Residência Médica. 2020. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . VII Jornada de Defesa dos Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional. 2020. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . VI Jornada de Defesa dos Projetos de Monografia da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. 2019. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . VII Jornada de Qualificação dos Projetos de Monografia da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. 2018. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . IV Jornada de Defesa de Monografia da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. 2017. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . VI Jornada de Qualificação dos Projetos de Monografia da Residência Multiprofissional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2017. (Outro).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . V Jornada de Qualificação de Projetos de Monografia da Residencia Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma. 2016. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . II Simpósio de Enfermagem do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2015. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . XVII Congresso Médico Amazônico - Seminário das Residencias em Saúde. 2014. (Congresso).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . I Semana Acadêmica de Fisioterapia. 2000. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Comissão Organizadora do Stand do Curso de Fisioterapia da Feira do Vestibular. 2000. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Curso de Osteopatia na Síndrome do Impacto, ministrado pelo Prof. Helder Montenegro da UNIFOR. 2000. (Outro).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . I Congresso Paraense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2000. (Congresso).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Seminário ?O Uso do Corpo: Religião, Signos e Hábitos Corporais. 1999. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro Estadual de Diálogo sobre Cenários de Práticas.Cenários de Práticas. 2025. (Encontro).
Construindo Slides de Alto Impacto. 2024. (Oficina).
Inteligencia Artificial na Educação. 2024. (Oficina).
VII Forum de Aprendizagem Ativa e Inovaçao Academica. 2024. (Outra).
I Congresso Paraense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2023. (Congresso).
3 Forum de Aprendizagem Ativa e Inovaçao Academica. 2020. (Outra).
Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa, e de Extensão das IES Particulares.. 2018. (Encontro).
Oficina de Metodologias Ativas de Ensino. 2018. (Oficina).
VII Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CESUPA. 2016. (Outra).
XVIII Simposio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2016. (Simpósio).
I Congresso Brasileiro de Fisioterapia no Trauma Ortopédico. 2015. (Congresso).
II Simposio de Enfermagem do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2015. (Simpósio).
CURSO DE VENTILAÇÂO MECÂNICA INVASIVA - XVII Simposio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2014. (Outra).
Reunião de Investigadores do Estudo ART. 2014. (Oficina).
VI Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CESUPA. 2014. (Simpósio).
XVII Simposio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2014. (Congresso).
Curso de Capacitação para Membros da CIPA. 2013. (Oficina).
Curso de Formação da Brigada de incêndio do Hospital Metropolitano e Urgência e Emergengia. 2013. (Outra).
IV Jornada Academica de Fisioterapia do CESUPA. 2012. (Outra).
Curso de Capacitação Docente em Metodologias Ativas ? Problematização, PBL e Protfólio. 2010. (Outra).
Curso de Elaboração de Questões Baseado na Teoria da Resposta ao Item. 2010. (Outra).
Curso de Capacitação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2010. (Oficina).
Feira de Informação Profissional.Curso de Fisioiterapia. 2009. (Outra).
I Congresso Paraense de Fisioterapia. 2009. (Congresso).
Atenção Domiciliar em Doenças Respiratórias. 2005. (Outra).
I Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva e II Simpósio em Neurointensiva. 2004. (Simpósio).
III Seminário dos Cursos de Aprimoramento da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. 2003. (Seminário).
III Jornada de Ventilação Mecânica no Paciente Semi-Crítico. 2003. (Outra).
III Congresso Norte e Nordeste de Fisioterapia, I Congresso Multiprofissional da Amazônia e II Encontro Amazônico de Fisioterapia. 2002. (Congresso).
III Jornada Acadêmica Científica de Fisioterapia da Universidade da Amazônia. 2002. (Outra).
III Semana Acadêmica de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará. 2002. (Outra).
I Jornada de Terapia Intensiva da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. 2002. (Outra).
Palestra e Work Shop de ?I Curso de Resistência Isocinética: Aplicações a Medicina Esportiva?, ministrado pelo Dr. José Alberto Fregnani Gonçalves (Sport Club Corinthians Paulista). 2001. (Outra).
II Semana Acadêmica de Fisioterapia da UEPA. 2001. (Outra).
XI Congresso Paraense de Cardiologia. 2001. (Congresso).
Curso de Osteopatia na Síndrome do Impacto. 2000. (Outra).
I Congresso Paraense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2000. (Congresso).
XI Congresso Paraense de Ortopedia e Traumatologia. 2000. (Congresso).
Curso ?Atualização na Abordagem da LER / DORT. 1999. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1999. (Congresso).
IX Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Respiratória. 1998. (Simpósio).
Jornada ?Avanços em Cirurgia. 1998. (Outra).
Participação em bancas
CORDOVIL, D. G. V.;DA COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU. Elaboração de um protocolo de treinamento muscular inspiratório com resistor linear nas complicações pulmonares em pacientes adultos politraumatizados em um hospital de trauma referência no estado do Pará.. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Elaboraçao e validaçao de tecnologia educativa com orientaçoes para alta hospitalar de pacientes em pos operatorio de osteossintese de femur. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Utilização da escala comportamental de dor (BPS) como preditor de sucesso em desmame da ventilação mecânica em um hospital de referência em trauma no Pará. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - HOSPITAL METROPOLITANO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Mobilidade de pacientes em uso de fixador externo no membro inferior: construçao e validaçao de uma tecnologia educacional. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Avaliaçao de equilibrio em pacientes com queimaduras por eletrocussao. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Utilização do escore VISAGE como preditor de extubação de pacientes vitimas de traumatismo crânio encefálico em um hospital de referência na Amazônia. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - HOSPITAL METROPOLITANO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
MARIA, E. S. C.;COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Estudo-Piloto, controlado, randomizado e cego, para avaliar a espessura muscular do reto femoral de pacientes com TCE submetidos a eletroestimulação neurofuncional em um hospital referência na Amazônia.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Análise da Capacidade Preditiva da Escala Comportamental de Dor (BPS) no Desmame da Ventilação Mecânica.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Criação e aplicação de um instrumento para Avaliação de risco de extubação acidental em uma Unidade de Terapia Intensiva em um Hospital referência em Trauma.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Mobilização precoce e a incidência de Delirium em pacientes com Traumatismo Cranioencefálico em um hospital de referência na Amazônia: um ensaio Clínico Controlado e Randomizado.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Análise do estresse oxidativo na interrupção da ventilação mecânica em pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da; SANTOS, M. C. S.. Avaliação do estresse oxidativo nas etapas do processo de desmame ventilatório em pacientes vítimas de TCE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Correlação da Força de Preensão Manual e a Funcionalidade de Pacientes com Hanseníase. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Treinamento Muscular Respiratório com POWERBREATHE no desmame dificil de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de referência no Trauma. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Efeitos da Mobilização Precoce em Crianças com Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica: Efeitos sobre variáveis não lineares da variabilidade da frequência cardíaca.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Aplicação do Kinesio Taping em vitimas de Traumatismo Raquimedular atendidos em unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência em trauma.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Avaliação do Conhecimento e aplicação da mobilização precoce pelos fisioterapeutas das Unidades de Terapia Intensiva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Mobilização precoce no paciente crítico internado em Unidade de Terapia Intensiva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Análise sobre a influência da intervenção fisioterapêutica em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica associada à qualidade de sono: um revisão bibliográfica.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Desmame Ventilatório em Pediatria: Uma revisão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. . Complicações em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à ventilação mecânica invasiva na unidade de terapia intensiva: revisão bibliográfica.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Abordagem do fisioterapeuta no paciente grande queimado na fase aguda.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. . Mobilização precoce em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): Revisão da literatura.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Fatores relacionados às principais complicações apresentadas pela cirurgia de Revascularização do miocardio no Hospital Beneficente Portuguesa do Pará, Brasil.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Impacto da fisioterapia na reabilitação de pacientes submetidos a drenagem de tórax em um hospital de referencia na Amazônia Oriental.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Prevalência de pneumotórax espontâneo em crianças com broncopneumonia.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. . Atuação fisioterapêutica em pacientes com Câncer em Cabeça e Pescoço: uma revisão da literatura.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Efeitos da fisioterapia na função cardiopulmonar de recém-nascido em unidade de Terapia Intensiva Neonatal: revisão sistemática de literatura.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. A importância da mobilização precoce na Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão de literatura. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Tempo de internação sob assistencia fisioterapeutica em unidades de terapia intensiva: revisão bibliográfica.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Estrategias de ventilação mecânica não invasiva em crianças: um revisão de literatura. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Estratégias ventilatórias no paciente com lesão inalatória.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Avaliação do Estresse Oxidativo nas diferentes etapas do processo de desmame ventilatório em pacientes vítimas de TCE.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Comportamento do Estresse Oxidativo frente à Interrupção da Ventilação Mecânica em Pacientes Vítimas de TCE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Aplicação do Kinesio taping em vítimas de Traumatismo Raquimedular atendidos em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência no trauma. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. PERFIL DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO INTERNADAS NO HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, ESTADO DO PARÁ.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo: Definição, características, tratamento e Fisioterapia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Ventilação Mecânica em Cirurgia Cardíaca. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Estado do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Perfil Epidemiológico dos pacientes vítimas de Traumatismo Vascular atendidos em um Hospital de Trauma no Estado do Pará.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. A atuação da Fisioterapia na crise miastênica em uma unidade de terapia intensiva: Relato de experiência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
Santos, Renato Caldas dos;COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Os efeitos da Mobilização Precoce em Pacientes Cardiopatas em uma Unidade de Terapia Intensiva: Uma Revisão Bibliofágica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Treinamento Muscular Respiratório em Pacientes Submetidos ao Desmame da Ventilação Mecânica Invasiva: Revisão de Literatura.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Abordagem Fisioterapeutica em recem nascidos pre-termos: Revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Atuação da fisioterapia na disautonomia cardiovascular - Uma revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Perfil Epidemiológico de individuos queimados em um centro de referencia de Ananindeua - PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Estado do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA; VALENTE, L. S. S.. Avaliação da qualidade de vida em pacientes submetidos à cirurgia cardiaca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Revisão Bibliografica: Perfil epidemiológico de crianças neonatos internadas na Unidade de Terapia Intensiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Análise do exercício ativo através do TNF em ratos submetidos à SEPSE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Perfil Clínico Epidemiológico das crianças vítimas de queimaduras internadas em hospital de referencia em trauma, no município de Ananindeua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará.
SILVA, Daniel F. A.;COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Analise do Consumo Maximo de Oxigenio em portadores de DPOC do Ambulatorio de Fisioterapia Respiratoria da UEPA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Análise dos Efeitos de um Protocolo de Fisioterapia Aquática nos Marcadores Cardiovasculares da Hipertensão Arterial Sistêmica Moderada: Um Estudo de Caso. 2008.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Perfil Clínico e Epidemiológico dos Pacientes Obesos da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono Submetidos à Cirurgia Bariátrica.. 2008.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Intervenções da Fisioterapia na Fibrose Cística: Uma revisão de Literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Análise Comparativa de Reabilitação Cardiovascular no Solo e na Hidroterapia em Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica. 2007.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Incidência de Pacientes com Traumatismo Crânio-Encefálico que Evoluiram com Pneumonia no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2007.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Banca Julgadora de Tema Livre na I Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CESUPA. 2006.
DA COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU. Avaliação de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. 2024. Ministério da Educação.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Avaliação de Poster - XVIIII Congresso Médico Amazônico. 2016. Sociedade Médico Cirúrgica do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Avaliação de Trabalho Cientifico. 2016. Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Atuação da fisioterapia na disautonomia cardiovascular - Uma revisão bibliográfica. 2016. Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Atuação da fisioterapia na disautonomia cardiovascular - Uma revisão bibliográfica. 2016. Centro Universitário do Pará.
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA. Avaliação de Trabalho Cientifico. 2016. Centro Universitário do Pará.
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da. Prevalência de lesões musculoesqueléticas em atletas de voleibol masculino das categorias juvenil e adulto da Assembleia Paraense em Belém do Pará.. 2014. Centro Universitário do Estado do Pará.
Orientou
Criação e Aplicação de um instrumento para avaliação de risco de extubação acidental em uma Unidade de Terapia Intensiva em um Hospital referência em Trauma; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; (Orientador);
Analise retrospectiva dos casos de extubação acidental em unidades de terapia intensiva de um hospital referência em trauma e a criação de uma proposta de intervenção; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - HOSPITAL METROPOLITANO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Capacidade Funcional e a relação com o desmame da ventilação mecânica em pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE); ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Avaliação visual de cor e luminância em sujeitos com trauma crânio-encefálico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ministério da Saúde; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Funcionalidade e Qualidade de Vida em Pacientes Vítimas de Trauma Ortopédico em um Hospital Referência na Amazônia; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Desmame da Ventilação mecânica com diferentes níveis de PEEP em vitimas de traumatismo crânio-encefálico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Perfil Clínico Epidemiológico de idosos vítimas de trauma atendidos no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará, no periodo de 2007 a 2012; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ministerio da Saude; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Desmame da Ventilação mecânica com diferentes níveis de PEEP em vitimas de traumatismo crânio-encefálico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Perfil Clínico Epidemiológico dos idosos vítimas de trauma atendidos no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Traumatismo Cranioencefálico: Traçando o perfil epidemiológico em um hospital publico de referência no trauma em Ananindeua/PA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
O impacto do Protocolo de Desmame de Traqueostomia em Pacientes internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Analise clínica e fisioterapeutica de pacientes queimados com lesão inalatória internados em hospital de referência na região Amazônica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Perfil dos Pacientes Vitima de Queimadura no Estado do Para nos ultimos 5 anos - Revisao de Literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Caracteristicas clínico epidemiologico de pacientes internados em um hospital de referencia em queimaduras na amazonia brasileira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Estratégias Utilizadas para prevenção de Pneumonia Associada à ventilação Mecânica: Uma Revisão de Literatura; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Funcionalidade e qualidade de vida em pacientes vítimas de trauma ortopédico de um hospital referência na amazônia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Principais complicações pulmonares em pacientes queimados de um hospital de referência em queimaduras no Pará; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Análise da força muscular e função ventilatória na influência do sucesso ou insucesso do desmame da ventilação mecânica em pacientes politraumatizados; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Atuação Fisioterapêutica no Serviço de Pronto-Atendimento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Uso da Ventilacao Mecanica Nao Invasiva pos Extubacao; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Os efeitos do exercício terapêutico nos membros inferiores em pacientes queimados internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Avaliação dos fatores que contribuem para o insucesso do desmame ventilatório em pacientes vítimas de trauma de alta complexidade; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Estudo Comparativo do Desmame com 3 Níveis de PEEP em Pacientes Vítimas de Traumatismo Crânio-encefálico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Perfil Clínico dos Pacientes Internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Metropolitano com Insucesso no Desmame; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Atuação Fisioterapêutica na Síndrome da Hipoventilação Central Congênita - Um Estudo de Caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Incidência de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica em Unidade de Terapia Intensiva de Alta Complexidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Desmame no paciente com TCE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE FISIOTERAPIA) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Leonardo Ramos Nicolau da Costa;
Produções bibliográficas
-
NICOLAU DA COSTA, LEONARDO R. ; SOUSA, JOYCE B. ; BRITO, FELIPE ANDRÉ C. ; IGARASHI, YUZO ; GOMES, JANILDES MARIA SILVA ; LOBÃO, CARLOS AUGUSTO ; COSTA, MARCELO FERNANDES ; MIQUILINI, LETICIA ; SOUZA, GIVAGO SILVA . Color discrimination in fixed saturation level of patients with acute traumatic injury. Frontiers in Neurology , v. 15, p. 01-08, 2024.
-
Souza, BR ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Aplicação de terapia por pressão negativa adaptada em lesão por queimadura no norte do Brasil: Relato de Caso. REVISTA BRASILEIRA DE QUEIMADURAS , v. 21, p. 96-100, 2023.
-
FERNANDES, CAMILA ALCÂNTARA ; FURTADO, MARCOS VINÍCIUS DA CONCEIÇÃO ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . SEQUELAS FUNCIONAIS EM PACIENTE PEDIÁTRICO PÓS ACIDENTE OFÍDICO E A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UM HOSPITAL DE TRAUMA NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA CPAQV , v. 14, p. 1-5, 2023.
-
FERNANDES, CAMILA ALCÂNTARA ; FURTADO, MARCOS VINÍCIUS DA CONCEIÇÃO ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NAS COMPLICAÇÕES NEUROLÓGICAS DECORRENTES DE QUEIMADURA ELÉTRICA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE CASO. REVISTA CPAQV , v. 14, p. 1-6, 2023.
-
IGARASHI, YUZO ; MEIRELES, LUIZA KARINA GONÇALVES ; COSTA BRITO, FELIPE ANDRÉ ; DA COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU ; DOS SANTOS FREITAS, JOYCE ; MIQUILINI, LETICIA ; PORTNOI BARAN, LUIZ CLAUDIO ; HENRIQUES, LEONARDO DUTRA ; HAUZMAN, EINAT ; OLIVEIRA BONCI, DANIELA MARIA ; COSTA, MARCELO FERNANDES ; VENTURA, DORA FIX ; GOULART, PAULO RONEY KILPP ; SOUZA, GIVAGO SILVA . Chromatic discrimination in fixed saturation levels from trichromats and subjects with congenital color vision deficiency. Scientific Reports , v. 12, p. 5603, 2022.
-
ALMEIDA, INGRID DA COSTA NORONHA DE ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA ; COSTA, LORENA DE ALMEIDA ; CARNEIRO, LUCAS MONTEIRO ; SANTOS, MARIA ISABEL GALLETTI DOS ; MACÊDO, RAFAELA CORDEIRO DE . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL REFERÊNCIA EM TRAUMA E QUEIMADOS DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE. REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE , v. 15, p. 791-805, 2017.
-
AMARAL, JULIANA ANÉZIA RODRIGUES DO ; SILVA, EDUARDO DO CARMO ; BOULHOSA, FABIANO JOSÉ DA SILVA ; LIMA, GABRIELA MARTINS ; GONÇALVES, KÉVEN LORENA DE PAULA ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA ; SILVA, PAOLA KATHERINE ESTEVES DA ; PICANÇO, PATRÍCIA GAZEL ; MACÊDO, RAFAELA CORDEIRO DE ; TEIXEIRA, RENATO DA COSTA . PERFIL DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO INTERNADAS EM HOSPITAL REFERÊNCIA EM TRAUMA NO ESTADO DO PARÁ: região amazônica. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 14, p. 466-480, 2016.
-
LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; BOULHOSA, FABIANO JOSÉ DA SILVA ; SOUZA, JULIANA ANEZIA RODRIGUES DE ; GONÇALVES, KÉVEN LORENA DE PAULA ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA ; NICOLAU, MANUELLE VIEIRA ; SILVA, PAOLA KATHERINE ESTEVES DA ; PICANÇO, PATRÍCIA GAZEL ; MACÊDO, RAFAELA CORDEIRO DE ; ARAÚJO, RODRIGO ALCÂNTARA CARNEVALLI DE . PERFIL CLÃ?NICO-EPIDEMIOLÃ?GICO DOS PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÃ?TRICA DE UM HOSPITAL REFERÃ?NCIA EM TRAUMA NA AMAZÃ?NIA. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 14, p. 13-23, 2016.
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; ROCHA, A. C. P. ; PRAIA, B. L. R. ; BOULHOSA, F. J. S. ; LIMA, G. M. ; AMARAL, J. A. R. ; GONCALVES, K. L. P. ; SILVA, P. K. E. ; PICANCO, P. G. ; MACEDO, R. C. . Transporte intra-hospitalar de pacientes críticos em hospital referencia em trauma na Amazônia. Prática Hospitalar (Online) , v. XVII, p. 33-38, 2015.
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; BOULHOSA, F. J. S. ; LIMA, G. M. ; GONCALVES, K. L. P. ; AMARAL, J. A. R. ; SILVA, P. K. E. ; PICANCO, P. G. ; MACEDO, R. C. ; TEIXEIRA, R. C. ; FEIO, S. C. A. . O IMPACTO DO PROTOCOLO DE DESMAME DE TRAQUEOSTOMIA EM PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO INTERNADOS NO HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO PARÁ. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , p. 313-323, 2015.
-
LIMA, G. M. ; COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; BOULHOSA, F. J. S. ; GONCALVES, K. L. P. ; SILVA, P. K. E. ; PICANCO, P. G. ; MACEDO, R. C. ; Medeiros, A. S ; Medina, J.M.R. ; Silva, R.C. . Características dos pacientes que apresentaram queimadura de face em hospital de referência na região amazônica. Revista Brasileira de Queimaduras , v. 14, p. 133-139, 2015.
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; LIMA, G. M. ; MACEDO, R. C. ; BOULHOSA, F. J. S. ; SANTOS, A. K. F. ; WARISS, B. R. ; SILVA, M. M. ; GONCALVES, K. L. P. ; AMARAL, J. A. R. ; TEIXEIRA, R. C. . Impacto da Fisioterapia na Reabilitação de Pacientes Submetidos à Drenagem Torácica em um Hospital de Referência em Urgência e Emergência da Região Metropolitana de Belém - PA. Prática Hospitalar (Online) , v. Ano XVII, p. 21-25, 2015.
-
SILVA, P. K. E. ; PICANCO, P. G. ; COSTA, L. A. ; COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; BOULHOSA, F. J. S. ; MACEDO, R. C. ; TEIXEIRA, R. C. ; LIMA, G. M. . Caracterização das crianças vítimas de queimaduras em hospital de referência na região Amazônica. Revista Brasileira de Queimaduras , v. 14, p. 218-223, 2015.
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . A aplicaçao da eletroestimulaçao neuromuscuar em pacientes criticos internados em unidade de terapia intensiva. In: III Simposio LAFICARTI, 2021, Belem. Anais do III Simpósio LAFICARTI : atualizações em fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva. Belem: Neurus, 2021. v. 1. p. 22-23.
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . A atuaçao dos academicos de Fisioterapia em um Hospital de Urgencia e Emergencia em Trauma na Amazonia. In: III Simposio LAFICARTI, 2021, Belem. Anais do III Simpósio LAFICARTI : atualizações em fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva. Belem: Neurus, 2021. v. 1. p. 40-41.
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; PRAIA, B. L. R. ; GONCALVES, K. L. P. ; SILVA, P. K. E. ; ROCHA, A. C. P. ; BOULHOSA, F. J. S. . Transporte intra-hospitalar de pacientes críticos internados em hospital de referência em trauma do Estado do Pará: eventos adversos e repercussões cardiorrespiratórias. In: 2 Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal do PIauí, 2014, Terezina. Fisioterapia e saúde funcional. Fortaleza, 2014. v. 3. p. 7-7.
-
FEITEIRO, N. R. ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . A canoagem como terapia para a qualidade de vida de pessoas com deficiência. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, D. P. ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Atuação da fisioterapia na prevenção de lesões no tornozelo de atletas profissionais de futebol de campo e futsal. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, N. Q. ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Atuação ergonômica da fisioterapia aplicada a equipe de enfermagem. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BATISTA, C. A. S. ; COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atuação da fisioterapia neurofuncional nos esportes de contato. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Leonardo Ramos Nicolau da COSTA ; Campos, JohnnY ; Beckman, Keven ; Campos Netos, Luiz Carlos . Atuação da Fisioterapia na recuparação de atletas com lesão do ligamento cruzado anterior.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Fisioterapia e o Mercado de Trabalho. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Braga, Sidney de Assis da Serra ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Perfil dos pacientes vitimas de queimaduras no estado do Para nos ultimos 5 anos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Suporte Básico de Vida. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atuação do Fisioterapeuta na UTI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atuação do Fisioterapeuta no Atendimento ao Paciente Crítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, RODRIGO ALCÂNTARA CARNEVALLI DE ; ARAUJO, L. A. ; MORAES, A.A.C. ; COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; LIMA, G. M. ; PICANCO, P. G. ; COSTA, L. A. . Avaliação do Estresse Oxidativo nas etapas do processo de desmame ventilatório em pacientes vitimas de TCE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leonardo Ramos Nicolau da COSTA . Atuação da Fisioterapia no Politrauma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pereira. Letícia Ramos ; VALE, Gabriela. Nadile. Margalho. ; LOPES, N. L. S. ; COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Congresso Paraense de Urgência e Emergência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Como e porque avaliar o estresse oxidativo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Ventilação Mecânica no Neurocrítico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; Medeiros, A. S ; NUNES, E. F. C. ; NEGRAO, R. C. . Analise do procedimento de decanulação de traqueostomia no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . PRMS Urgencia e emergencia no taruma - HMUE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Neurointensivismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; GONCALVES, K. L. P. ; COSTA, L. A. ; MACEDO, R. C. ; Silva, R.C. . Atuação da Fisioterapia na Urgência e Emergência de um hospital referencia em trauma e queimados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Pós Graduação em Fisioterapia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Atuação da Fisioterapia na UTI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Ventilação Mecânica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA ; COSTA, L. A. ; BOULHOSA, F. J. S. ; AMARAL, J. A. R. ; GONCALVES, K. L. P. ; MACEDO, R. C. ; PICANCO, P. G. ; SILVA, P. K. E. . Perfil Clínico de Pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Referência em Urgência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA ; PICANCO, P. G. ; BOULHOSA, F. J. S. ; MACEDO, R. C. ; TEIXEIRA, R. C. ; COSTA, L. A. ; Silva, R.C. . ´Níveis de PEEP no desmame ventilatório em traumatismo crânio-encefálico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. A. ; MORAES, A.A.C. ; ARAUJO, L. A. ; Santos, M. I. G. ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Efeitos da Ventilação Mecânica não-invasiva intermitente na força muscular e no volume corrente em queimadura de tórax - um relato de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Residência e Pós Graduação em Fisioterapia no Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, MARIA ISABEL GALLETTI DOS ; ALMEIDA, INGRID DA COSTA NORONHA DE ; CARNEIRO, LUCAS MONTEIRO ; COSTA, L. A. ; COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atuação da Fisioterapia em um serviço de urgência e emergência no estado do Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Perfil Clínico-epidemiológico de idosos vítimas de fraturas de fêmur atendidos em um hospital de referência em Urgência e Emergência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Perfil Epidemiológico de idosos vítimas de acidentes de trânsito internados em um hospital de referência em urgência e emergência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Perfil clínico-epidemiológico de idosos com fratura em membros superiores atendidos em um hospital de referência em urgência e emergência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da ; BOULHOSA, F. J. S. ; COSTA, L. A. ; BASTOS, C. C. . Perfil Clínico Epidemiologico de unidade de terapia intensiva pediatrica no estado do Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Fisioterapia aplicada em Unidades de Terapia Intensiva - UTI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . I Simpósio de Atendimento ao Politraumatizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atendimento ao Politraumatizado - O Papel do Fisioterapeuta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atuação da Fisioterapia na UTI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Caracterização dos idosos vítimas de acidente com motocicletas internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Perfil Epidemiologico de idosos vítimas de trauma por causas externas internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência no ano de 2010. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Perfil Epidemiológico de menores vítimas de trauma por causas externas internados no estado do Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Atuação fisioterapeutica na Urgência e Emergência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Ventilação Mecânica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Atuação Fisioterapeutica no Paciente Neurocritico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Curso de Ventilação Mecânica e Principais patologias Pulmonares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Papel da Fisioterapia no Atendimento ao Politraumatizado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Assistência Ventilatória no Paciente Neurocrítico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA AO PACIENTE NEUROCRÍTICO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Assistencia Ventilatoria no Paciente Neurocritico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Ventilação Mecânica no TCE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Ventilação Mecânica no TCE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . II Jornada Acadêmica de Fisioterapia do CESUPA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Visualizando a Profissionalização em Saúde: Experiência de ex-aprimorandos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Complicações pulmonares em pacientes imunodeficientes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Proposta de protocolo de Atendimento Ambulatorial em Fisioterapia Cárdio-Respiratória do HC-UNICAMP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Fisioterapia nas Disfunções Cárdio-Respiratórias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Estudo Comparativo entre o Uso das Técnicas CPAP (Continuous Positive Airwey Pressure) e IPAP (Inspiratory Positive Airwey Pressure) com Retardo Expiratório, em Pacientes Submetidos à Revascularização do Miocárdio no INCOR. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Estudo Comparativo entre IPAP com Retardo Expiratório e CPAP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Estudo Comparativo entre as Técnicas de Ventilação por Pressão Positiva não Invasiva do Tipo IPAP e CPAP em Pacientes de Revascularização do Miocárdio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Residentes do Hospital Metropolitano publicam artigo em revista cientifica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Pesquisa produzida no Metropolitano é destaque nacional na Revista Prática Hospitalar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Politrauma. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Reabilitação Multiprofissional no Grande Queimado. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Metodologias Ativas. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Fisioterapia em Pneumologia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Módulo: Suporte Básico de Vida - Residência Multiprofissional CESUPA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . II Curso de Capacitação em Suporte Básico de Vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Curso de Ventilação Mecânica no Traumatismo Cranioencefálico.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . I Curso de Capacitação em Suporte Básico de Vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Curso básico de Ventilação Mecânica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Disciplina: Exames Complementares em Fisioterapia Hospitalar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Disciplina: Fisioterapia no Paciente Neurocrítico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Disciplina: Urgência e Emergência - Suporte Básico e Avançado de Vida. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA . Fisioterapia em Pneumologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Disciplina: Exames Complementares em Terapia Intensiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . II Curso de Ventilação Mecânica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . I Curso de Ventilação Mecânica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, Leonardo Ramos Nicolau da . Workshop de Ventilação Mecânica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Ciência Visual, Descrição: Ciências Biológicas - Fisiologia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Leonardo Ramos Nicolau da Costa - Coordenador / Givago da Silva Souza - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante.
-
2004 - 2004
Projeto Cientifico no Laboratorio de Imunologia e Alergia Experimental, Descrição: Praticipação em Projeto Cientifico no Laboratorio de Imunologia e Alergia Experimental, da Faculdade de Ciencias Medicas da UNICAMP, no periodo de marco a dezembro de 2004, com orientacao do Prof. Dr. Ricardo de Lima Zollner.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Ramos Nicolau da Costa - Coordenador / Ricardo de Lima Zollner - Integrante.
Prêmios
2024
Agradecimento como Coordenador Residencia Multiprofissional, CESUPA.
2023
Agradecimento, Hospital Ophir Loyola - Jornada de Acolhimento dos Residentes.
2023
Agradecimento como Coordenador Residencia Multiprofissional, CESUPA.
2018
Portaria de Elogio, Universidade do Estado do Pará.
2018
Certificado de Agradecimento, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
2018
Certificado de Menção Honrosa, Congresso Paraense de Urgência e Emergência.
2018
Certificado de Agradecimento, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
2017
TOP TEACHER 2017.2, CESUPA.
2016
Melhor Trabalho Apresentado no 1 Congresso de Fisioterapia, UNAMA.
2016
Menção de ELOGIO, CCBS - UEPA.
2016
Amigo do HMUE, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
2015
Conceder Menção de ELOGIO pelo desempenho na Coordenação da Residencia Multiprofissional UEPA/CCBS, CCBS - UEPA.
2010
Professor Homenageado, CESUPA.
2009
Professor Homenageado, Alunos CESUPA.
2008
Professor Homenageado, Alunos CESUPA.
2008
Agradecimento, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
2007
Professor Homenageado, Alunos CESUPA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Departamento de Ensino e Pesquisa. , Rod. Br 316 - Km 3 S/N, Coqueiro, 67113000 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 30733702, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
HOSPITAL METROPOLITANO URGENCIA E EMERGENCIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Ensino e Pesquisa, Carga horária: 30
2012 - Atual
HOSPITAL METROPOLITANO URGENCIA E EMERGENCIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Residência Multiprofissional, Carga horária: 20
2012 - Atual
HOSPITAL METROPOLITANO URGENCIA E EMERGENCIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor Residência Multiprofissional, Carga horária: 20
2010 - 2012
HOSPITAL METROPOLITANO URGENCIA E EMERGENCIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor Núcleo de Reabilitação, Carga horária: 30
2006 - 2009
HOSPITAL METROPOLITANO URGENCIA E EMERGENCIAVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: UTI Adulto, Carga horária: 30
Atividades
-
12/2012
Ensino, Residência Multiprofissional, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Preceptor da Residência Multiprofissional - FISIOTERAPIA
2010 - 2012
HOSPITAL LAIR MAIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 30
2006 - 2006
Hospital Ofir LoyolaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 30
2025 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Cargo de Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Educação Médica, do Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA.
2024 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pos Graduaçao Lato Sensu Saude, Carga horária: 8
2022 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Centro Simulação Realistica, Carga horária: 20
2017 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador COREMU CESUPA, Carga horária: 12
2015 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pós Graduação - Fisioterapia UTI
2014 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pós Graduação - Fisioterapia Hosp
2010 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor Pos-Graduação em Fisioterapia Hospi, Carga horária: 20
2006 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: DOCENTE ESTÁGIO FISIOTERAPIA EM UTI, Carga horária: 22
2006 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular - Exames Complementares
2006 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular - Patologia
2006 - 2006
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Disciplina Fisioterapia em Cardiologia
2006 - 2006
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Disciplina Clínica Cardiológica
2004 - 2004
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade da AmazôniaVínculo: Docente de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Docente do Módulo de Meios de Diagnose por Imagem.
2012 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Coordenador da Residencia Mult, Enquadramento Funcional: Coordenador da Residencia Multiprofissional
Outras informações:
Área de Concentração - Urgência e Emergência no Trauma
2011 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Prof. de Concursos de Fisio, Enquadramento Funcional: Prof. de Concursos de Fisio
Outras informações:
Professor para elaboração de concursos públicos na área de Fisioterapia
2013 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Preceptor Projeto PET SAUDE
2013 - Atual
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do ParáVínculo: Prof. de Concursos de Fisio, Enquadramento Funcional: Prof. de Concursos de Fisio
Outras informações:
Professor de concursos de fisioterapia (elaboração de itens).
2008 - 2008
Hospital Regional Público do AraguaiaVínculo: Consultoria e Capacitação, Enquadramento Funcional: Capacitação dos fisioterapeutas do hospital
2012 - Atual
HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa de Residência Multipr, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LEONARDO RAMOS NICOLAU DA COSTA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?