Adeilson Antônio Costa Pinheiro
Possui graduação em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (2003).É especialista em Semiótica e Cultura Visual pelo Instituto de Ciência das Artes ICA/UFPA (2008). Atualmente é professor de desenho técnico do Instituo de Educação Permanente da Amazônia-IEPAM, professor de artes - Sistema de Ensino Vestibulando e professor ad-4/ARTES - Secretaria Executiva de Educação. Tem larga experiência na área de Artes, possuindo habilidades como desenhista profissional e coordenador de eventos Nipônicos como Japan Rock Festival e Ronin: Nippon Ritsudō e exercendo atividades na área de música como compositor, cantor e músico instrumentista. Atua profissionalmente em sala de aula como Arte-educador a mais de 20 anos em redes privadas ? Rede Impacto de Ensino-BELÉM/PA, Sistema de Ensino Vestibulando-Abaetetuba/PA, Inove Sistema de Ensino-Abaetetuba/PA; Escola Técnica Maia's-Abaetetuba/PA e Instituto de Educação Permanente da Amazonia - IEPAM-Abaetetuba/PA ? e rede pública de ensino como concursado da SEDUC-PA, a saber Escola Estadual São Francisco Xavier-Abaetetuba/PA, Escola Estadual Stella Maria-Abaetetuba/PA, Escola Estadual Pedro Teixeira-Abaetetuba/PA, Escola Estadual Esmerina Bou Habib-Abaetetuba/PA e atualmente Escola Estadual BEM VINDA PONTES (EMI)-Abaetetuba/PA, exercendo até o presente momento as mesmas atividades de sua competência como arte-educador e promotor de eventos.
Informações coletadas do Lattes em 18/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em SEMIÓTICA E CULTURA VISUAL
2005 - 2008
Universidade Federal do Pará
Título: AKIRA DE KATSUHIRO OTOMO: DIALOGOS ENTRE O MANGÁ E O ANIMÊ
Orientador: JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Graduação em Educação Artistica/Artes Plásticas
1999 - 2003
Universidade Federal do Pará
Título: O Mangá e o Comics: HQ's como Mídias de Expressão e Comunicação Artística
Orientador: Neder Roberto Charone
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Gravura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Desenho Técnico.
Organização de eventos
PINHEIRO, Adeilson A. C. . RONIN: NIPPON RITSUDŌ: 01 AO 17 (2011-2022). 2022. (Festival).
PINHEIRO, Adeilson A. C. . JAPAN ROCK FESTIVAL. 2010. (Festival).
PINHEIRO, Adeilson A. C. . JAPAN ROCK FESTIVAL 2. 2009. (Festival).
Participação em eventos
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROJETO CONTEÚDO DIGITAIS NA ESCOLA. 2013. (Encontro).
Outras produções
PINHEIRO, Adeilson A. C. . Exposição Coletiva ?Plasticidades Invisíveis?. 2003.
PINHEIRO, Adeilson A. C. . Exposição Coletiva ?Grupo A9?. 2002.
PINHEIRO, Adeilson A. C. . Exposição Coletiva ?Visões do Folclore?. 2002.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
Secretaria Executiva de EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor AD-4, Carga horária: 60
Outras informações:
Atuação em sala de aula como professor de Artes dos ensinos fundamental e médio(Escola Pedro Teixeira). Professor de Educação Especial em Altas Habilidades(Escola São Francisco Xavier). Participação direta em projetos como: Escola de Portas Abertas (monitor da oficina Instrumental-bateria/Pedro Teixeira); Professor formador do curso Introdução à Educação Digital Eproinfo/MEC (NTE-ABAETETUBA/Pedro Teixeira); Orientador-colaborador do Projeto leitores em ação (sala de leitura da Escola Pedro Teixeira). Coordenador-Professor do Projeto de Informática A.I. - Aluno Informatizado (laboratório de informática da Escola Pedro Teixeira).
2019 - Atual
ESCOLA ESTADUAL BEM VINDA PONTESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AD-4 (ARTES), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - Atual
Sistema de Ensino VestibulandoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação direta em sala de aula como professor de Artes. Atualmente desenvolvendo oficinas de artes nas dependencias da escola em horários ociosos, a saber desenho, teatro e música.
2014 - Atual
Instituto de educação permanente da amazoniaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE DESENHO TÉCNICO, Carga horária: 10
2011 - 2013
Maias Escola TécnicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Desenho Técnico, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2011
Ensino,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico
2018 - Atual
Inove Sistema de EnsinoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES, Carga horária: 3
2005 - 2005
Colégio Leonardo da VinciVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES, Carga horária: 40
2003 - 2010
Colégio ImpactoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 19
Outras informações:
Além de desempenrhar o papel principal de Arte-Educador, estivemos em constantes realizações de eventos da referida escola, a frente de apresentções artisticas como coreografias, peças teatrais, exibições musicais, etc.
2001 - 2002
SESC - ANANINDEUA /PAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR DE OFICINAS DO DEPARTAMENTO CULTURAL, Carga horária: 60
2001 - 2001
Colégio AtualVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES, Carga horária: 40
2000 - 2001
ESCOLA MUNDO COLORIDOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adeilson Antônio Costa Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?