Laura Peres Arruda
Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Roraima (2005). No Serviço Público, é Escrivã de Polícia Civil do Governo do Estado de Roraima, tendo atuado em diversos setores sensíveis. Respondeu como Chefe da Unidade Gestora de Atividade Meio da Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração - SEGAD e como Chefe do Controle Interno da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (FAPERR). Atualmente está lotada da Delegacia-Geral de Polícia Civil e atua como Monitora de Financeira e de Contratos do Curso de Formação da Polícia Civil. No Setor Privado, atuou como professora universitária (Curso de Direito) e foi Coordenadora Adjunta do Curso de Direito no Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós-Graduação (latu sensu) em Ciências Penais
2007 - 2008
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: A interrupção da gravidez nos casos de anencefalia: crime ou inexigibilidade de conduta diversa?
Orientador: Eliana Becker
Graduação em Bacharelado em Direito
1999 - 2005
Universidade Federal de Roraima
Título: O Desamor como causa de separação judicial
Orientador: Rodrigo Furlan
Formação complementar
2016 - 2016
Coordenador Gestor. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2009 - 2009
Curso Básico de Inteligência Policial. (Carga horária: 40h). , Academia de Polícia Integrada de Roraima, API, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Instrutores do PROACC. (Carga horária: 40h). , Academia de Polícia Integrada de Roraima, API, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Processo Administrativo Disciplinar. (Carga horária: 40h). , Academia de Polícia Integrada de Roraima, API, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Uso Legal de Arma de Fogo - Método Giraldi. (Carga horária: 80h). , Academia de Polícia Integrada de Roraima, API, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formação Profissional da Polícia Civil de Roraima. (Carga horária: 720h). , Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima, ISSEC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Penal.
Organização de eventos
ARRUDA, L. P. . Aspectos Jurídicos e Polêmicos da Decisão do HC 126.292 - Prisão a partir da Decisão de Segunda Instância. 2016. (Outro).
Participação em eventos
VIII Congresso Jurídico do Estado de Roraima. "Novas Regras para alimentos no atual CPC". 2016. (Congresso).
Participação em bancas
ARRUDA, L. P.. Judicialização do Direito à Saúde e Medidas para Efetividade desta Garantia Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; CERINO, P. J.. A Mediação como Alternativa na Resolução de Conflitos Familiares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; SERRA SOBRINHO, H. D.. Crimes Contra a Administração Publica: Corrupção Passiva e Corrupção Ativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; LOPES, S. J.. Guarda Compartilhada sob a Ótica da Lei 13.058 de 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
SOLEK, R. C.;ARRUDA, L. P.. A Importância da Guarda Compartilhada como um meio Preventivo da Alienação Parental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
RIBEIRO, W. V.;ARRUDA, L. P.. Usucapião por Abandono do Lar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
SOLEK, R. C.;ARRUDA, L. P.. Alienação Parental: Discussões Acerca dos Reflexo Deste na Criação ou Adolescente e na Família Pautado na Lei 12.318/2010. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; REMOR, A. R.. Mediação de Conflitos e as Práticas Restaurativas: Alternativas para a Resolutividade de Conflitos Familiares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; FIGUEIREDO, V. S.. A Violação do Direito a Vida Privada Diante da Autoexposição Promovida por Usuários de Redes Sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; LOPES, S. J.. Atribuição do Artigo 39 Quando Invocada a Coação Moral Irresistível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; LOPES, S. J.. A Efetividade da Prescrição Virtual como Método de Diminuição da Demanda do Poder Judiciário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; LOPES, S. J.. Importância do Desenvolvimento das Medidas Integradas de Prevenção da Lei Maria da Penha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
FIGUEIREDO, V. S.;ARRUDA, L. P.. O Licenciamento Ambiental como Mecanismo Primordial para Efetivação do Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibradi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; LOPES, S. J.. A Descriminalização do Aborto no Brasil e a Tutela Constitucional da Vida Humana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
SOLEK, R. C.;ARRUDA, L. P.. Violência Sexual Intrafamiliar: Dispositivos Jurídicos que Auxiliam Crianças e Adolescentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ANJOS, S. E. S.;ARRUDA, L. P.. A Violação do Direito ao Acesso a Educação do Reeducando Assegurando Pela Lei de Execução Penal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ANJOS, S. E. S.;ARRUDA, L. P.. O Tráfico Internacional de Pessoas para Fins de Exploração Sexual no Brasil: Análise das Ações do Estado para Combatê-lo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; MELO, M. T.. Limitações Legais da Produção de Provas em Organizações Criminosas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; BARBOSA, E. B.. O Reconhecimento da Família Homoafetiva nos Tribunais Superiores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; BARBOSA, E. B.. A Violação do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana no Sistema Prisional Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; CAMARGO, S. A. F.. Crime Cibernético: Um Desafio do Direito Penal na Era Digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
CAMARGO, S. A. F.;ARRUDA, L. P.. Processo de Execução Penal: Natureza Dúplice, Seus Objetivos e os Fatores Impeditivos para a Sua Efetivação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; BARROS, T. A. A.. O Instituto da Colaboração Premiada na Lei de Organização Criminosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. Inidoneidade e Ineficácia Absoluta - Uma Reflexão Acerca do Crime de Falso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. Lei Maria da Penha: O Antes e o Depois da Lei de Violência Doméstica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. A Aplicação da Teoria da Personalidade Jurídica na Seara Tributária I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; ALVES, M. A.. Os Benefícios Proporcionais pela Lei 12737/12 às Vítimas de Crimes Cibernéticos e suas Limitações de Aplicabilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; ALVES, M. A.. Lei Maria da Penha: A Ineficácia das Medidas Protetivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. A Falha no Cumprimento das Sentenças Penais Frente à Legislação de Execução Penal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; ALVES, M. A.. Colaboração Premiada à Luz do Direito Penal Brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; ANJOS, S. E. S.. A Extensão da Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as Pessoas do Sexo Masculino e Homoafetivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; ALVES, M. A.. Necessidade da Posse Manda e Pacífica para a Consumação do Delito de Furto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. O Excesso na Legítima Defesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. A Responsabilidade Penal de Pessoa Jurídica em Crimes Ambientais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. A Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
GOMES, R. A.;ARRUDA, L. P.; CUNHA, H. A. C.. A Despenalização dos Crimes de Menor Potencial Ofensivo no Âmbito do Juizado Especial Criminal com Base na Lei9099/95. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
BARROS, T. A. A.;ARRUDA, L. P.; SILVA, C. S.. A Credibilidade da Prova Testemunhal no Processo Criminal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
BARROS, T. A. A.;ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. O Acordo de Leniência e as Perspectivas de Sua Aplicação no Direito Penal Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
BARROS, T. A. A.;ARRUDA, L. P.; SOLEK, R. C.. As Prisões Provisórias na Investigação Criminal sob a Ótica do Princípio da Presunção da Inocência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
BARROS, T. A. A.;ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. Audiência de Custódia e seus Reflexos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
BARROS, T. A. A.;ARRUDA, L. P.; MENEZES, B. P.. Bullying e a Repressão Penal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
MENEZES, B. P.;ARRUDA, L. P.; GOMES, R. A.. Extração Mineral Ilegal e o Conflito Aparente de Normas entre o Artigo 55 da Lei 9.605/98 e o Artigo 2º da Lei 8.176/91. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
GOMES, R. A.;ARRUDA, L. P.; BARROS, T. A. A.. Da Constitucionalidade do Artigo 593, III, "D" do Código de Processo Penal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.
CERINO, P. J.;ARRUDA, L. P.; SOLEK, R. C.; ANTUNES, G. F.; NOGUEIRA, M. G. S. M.. Direito Previdenciário. 2015. Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; SOLEK, R. C.; ANTUNES, G. F.; NOGUEIRA, M. G. S. M.. Processo Civil I. 2015. Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; SOLEK, R. C.; ANJOS, S. E. S.; NOGUEIRA, M. G. S. M.. Da Prescrição e da Decadência. 2015. Centro Universitário Estácio da Amazônia.
CERINO, P. J.;ARRUDA, L. P.; NOGUEIRA, M. G. S. M.. Destinatários dos Direitos Fundamentais. 2014. Centro Universitário Estácio da Amazônia.
CERINO, P. J.;ARRUDA, L. P.; SOLEK, R. C.; ANTUNES, G. F.; NOGUEIRA, M. G. S. M.. Direito Previdenciário. 2015. Centro Universitário Estácio da Amazônia.
ARRUDA, L. P.; SOLEK, R. C.. Direito das Obrigações: conceito, elementos constitutivos, fontes e obrigações. 2015. Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Orientou
Lei Maria da Penha e o Feminicídio no Sistema Penal Vigente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Lei Maria da Penha: O Necessário Afastamento do Agressor Familiar do Lar e a Garantia a sua Dignidade, Moradia e Tratamento Não Degradante; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Oferta pelo Estado de Itens de Higiene às Reeducandas da Cadeia Pública de Boa Vista; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
A Prisão Preventiva, as Audiências de Custódia e os Princípios Constitucionais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Os Crimes de Trânsito Praticados por Autor Alcoolizado e o Dolo Eventual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
O Crime de Infanticídio e as Divergências Doutrinárias Quando a Necessidade de Perícia Médica para Comprovação do Estado Puerperal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
O Arrefecimento da Maioridade Penal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
A Lavagem de Dinheiro e a Responsabilização dos Agentes Conforme a Legislação Brasileira; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
O Estupro de Vulnerável com Relação à Idade e o Advento da Lei Nº12015/09; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
O Julgamento do Supremo Tribunal Federal na Discriminalização do Aborto de Feto Anencéfalo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Feminicídio Crime de Ódio no Âmbito Doméstico um Crime que Poderia Ser Evitado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Delação Premiada: O Instituto da Delação Premiada e sua Eficácia no Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Análise sobre a ausência de Legislações antiterroristas específicas na Aviação Civil do Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Estácio da Amazônia; Orientador: Laura Peres Arruda;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado de Rorâima, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Roraima, Polícia Civil de Roraima - PCRR. , Avenida Ville Roy,5604, Centro, 69301000 - Boa Vista, RR - Brasil, Telefone: (95) 21218463
Experiência profissional
2004 - Atual
Governo do Estado de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Escrivã de Polícia Civil, Carga horária: 40
Outras informações:
Já atuou nos seguintes setores: - Delegacia Geral de Policia Civil (atual) - Curso de Formação Profissional da Polícia Civil (Monitora Financeira e de Contratos)- Corregedoria Geral de Polícia Civil- Departamento de Polícia Judiciária do Interior- Departamento de Inteligência- Delegacia de Roubos e Furtos de Veiculos Autormotores Terrestres
2021 - 2022
Governo do Estado de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SEGAD/ Chefe da UGAM, Carga horária: 40
Outras informações:
Respondeu pela chefia da Unidade Gestora de Atividade Meio no período de 05/2021 a 11/2021. Atuou na Auditoria da Folha de Pagamento de 11/2021 a 02/2022.
2022 - 2023
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de RoraimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Controle Interno, Carga horária: 40
2013 - 2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como Coordenadora Adjunta do Curso de Direito
2011 - 2012
Faculdades Cathedral de Ensino SuperiorVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/2011
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Internacional Público e Privado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Laura Peres Arruda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?