Karen dos Santos Barros

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), especialista em Gestão da Segurança de Alimentos (SENAC), Mestre em Nutrição (UFRN).

Informações coletadas do Lattes em 22/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Nutrição

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: MANTEIGA DE BATI (Ouratea parviflora): CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E UTILIZAÇÃO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE LIPASE POR Aspergillus terreus EM FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Karla Suzanne F. da Silva Chaves Damasceno
Coorientador: Cristiane Fernandes de Assis. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos

2015 - 2016

Centro Universitário Senac
Título: Aproveitamento de resíduos de frutas na indústria de alimentos
Orientador: Tarcila Neves Lange

Graduação em Nutrição

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Comparação do tamanho das porções de alimentos e preparações padronizadas para idosos institucionalizados e as porções disponíveis em um programa computacional de análise de dietas.
Orientador: Lúcia de Fátima Campos Pedrosa Schwarzschild

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

INSTITUTO REIS MAGOS

Formação complementar

2016 - 2016

Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA-RJ, Inglaterra.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

Participação em eventos

II CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA-CONNAE. Avaliador de trabalhos tipo Posteres. 2016. (Congresso).

CIENTEC.A relação de afetividade entre a cozinheira Tia Nastácia e seus comensais por intermédio da cozinha na obra do Sítio do Pica-Pau Amarelo. 2012. (Outra).

I Jornada Nordestina de Alimentação e Nutrição. 2012. (Outra).

I Simpósio Norte-Riograndense de Geriatria e Gerontologia. 2011. (Simpósio).

I Jornada Norte-Riograndense de Oncologia. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BARROS, K. S. ; ARAÚJO, F. U. ; MEDEIROS, G. C. B. S. ; ROLIM, P. M. . SID - GESTÃO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA - INTEGRAÇÃO DOCENTE-DISCENTE COMO ATIVIDADE ESSENCIAL PARA A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN, 2014, Natal/RN. SID - GESTÃO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA - INTEGRAÇÃO DOCENTE-DISCENTE COMO ATIVIDADE ESSENCIAL PARA A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM, 2014.

  • BARROS, K. S. ; ARAÚJO, F. U. ; MEDEIROS, G. C. B. S. ; NOBREGA, A. B. N. . (SID) - GESTÃO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA: INTEGRAÇÃO DOCENTE-DISCENTE COMO ATIVIDADE ESSENCIAL PARA A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM,. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC)/IV Seminário Nacional do Pibid/ XI Seminário de Iniciação à Docência (SID), 2014, Natal/RN. (SID) - GESTÃO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA: INTEGRAÇÃO DOCENTEDISCENTE COMO ATIVIDADE ESSENCIAL PARA A RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM. NATAL/RN: EDUFRN, 2014. p. 205-206.

  • BARROS, K. S. . Gestão em alimentação coletiva: Integração docente-discente como atividade essencial para a relação ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Envelhecimento Humano e Saúde: A realidade dos idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN, Descrição: O objetivo da pesquisa foi avaliar as condições de saúde/doença dos idosos institucionalizados da cidade do Natal/RN. Para tanto, um estudo seccional com todos os idosos, residentes nas 12 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas na Vigilância Sanitária do município de Natal, foi desenvolvido, visando avaliar condições específicas relativas à alimentação e nutrição, saúde bucal, equilíbrio, à voz e deglutição e capacidade funcional, alterações bioquímicas, além das condições gerais de saúde desses indivíduos, destacando-se os principais agravos à saúde dos mesmos. A coleta de dados foi realizada por profissionais de diversas áreas, devidamente treinados e calibrados com os instrumentos de coleta de dados, os quais compreenderam um questionário com características de cada ILPI, características individuais (sócio-demográficas e sócio-culturais) de cada idoso, perfil de morbidade (agravos cardiometabólicos, neurológicos e oriundos da aterosclerose), exame epidemiológico das condições de saúde bucal, diagnóstico situacional das condições de alimentação e nutrição dos idosos e avaliação do consumo alimentar, antropometria, da capacidade funcional, da presença de tonturas e perda de equilíbrio e de alterações na voz e deglutição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karen dos Santos Barros - Integrante / Lucia de Fatima Campos Pedrosa Schwarzschild - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Nefron Clinica

Vínculo: Funcionária contratada, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

2014 - 2014

Nefron Clinica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiaria de Nutrição, Carga horária: 20

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora substituta de nutrição na área de alimentos.

2017 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente temporária, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente temporária da disciplina de Microbiologia de Alimentos - Nutrição/UFRN

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação a docência - Monitora, Carga horária: 12

2016 - 2018

Waynes Burguer Star

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutriocionista, Carga horária: 10

2018 - 2019

Sal e Brasa Grill Express

Vínculo: Responsável técnico, Enquadramento Funcional: Nutricionista de produção, Carga horária: 10

2019 - Atual

PRIMEIROS PASSOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista Escolar, Carga horária: 30