Carla Chilanti Pinheiro
Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (ESP) e Itaú Cultural, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é consultora em gestão e produtora cultural. Atuou na Federação dos Municípios do RS como assessora técnica de Cultura e Turismo(2007 a 2010); Foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, para o Sistema Nacional de Cultura com área de atuação no Rio Grande do Sul através do projeto de cooperação técnica com o Ministério da Cultura no programa Intersetorialidade, Descentralização e Acesso à Cultura no Brasil(2011 a 2013); Secretária de Turismo e Cultura em Antônio Prado - RS (2015-2016).
Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestión y Políticas Culturales
2015 - 2016
Universitat de Girona e Itaú Cultural
Título: Gestão Cultural nos Municípios
Orientador: José Teixeira Coelho Neto
Graduação em Ciências Sociais
2004 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A precarização das relações de trabalho sob uma forma de terceirização: o trabalhador pessoa jurídica.
Orientador: Cinara Lerrer Rosenfield
Formação complementar
2014 - 2014
Análise qualitativa texto,som,imagens,mapas,redes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Operacional Cidade Compras. , Escola de Gestão Pública da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, EGP FAMURS, Brasil.
2006 - 2006
Servidor Municipal: Direitos e Deveres. , Escola de Gestão Pública da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, EGP FAMURS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Gestão Pública de Cultura.
Organização de eventos
PINHEIRO, C. C. . Festival Nacional da Massa. 2015. (Festival).
PINHEIRO, C. C. . 18º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. 2011. (Congresso).
PINHEIRO, C. C. . 17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. 2010. (Congresso).
PINHEIRO, C. C. . Prêmio Cultura FAMURS/CODIC. 2010. (Concurso).
PINHEIRO, C. C. . 2ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. 2010. (Outro).
PINHEIRO, C. C. . 16º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. 2009. (Congresso).
PINHEIRO, C. C. . 28º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul. 2008. (Congresso).
PINHEIRO, C. C. . 27º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).
PINHEIRO, C. C. . 26º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
4ª Conferência Estadual de Cultura. 2013. (Outra).
III Conferência Nacional de Cultura.Sistematização e relatoria. 2013. (Outra).
Oficinas do Sistema Nacional de Cultura.Diagnóstico da implantação do SNC no Rio Grande do Sul. 2013. (Oficina).
19 Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. Sistema Nacional de Cultura: Diagnóstico dos Municípios do RS. 2012. (Congresso).
18ª Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. Apresentação da Pesquisa: Situação dos componentes dos Sistemas Municipais de Cultura no RS. 2011. (Congresso).
3ª Conferência Estadual de Cultura. 2011. (Outra).
28 Congresso dos Municípios. 2008. (Congresso).
Democracia em Debate. 2008. (Seminário).
I Seminário Nacional "A Mulher no Cenário Político". 2006. (Seminário).
Seminário: Sistema Nacional de Cultura. 2006. (Seminário).
XXI ENECS - Encontro Nacinal de Estudantes de Ciências Sociais. 2006. (Encontro).
ALAS - XXV Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia. 2005. (Congresso).
Outras produções
PINHEIRO, C. C. . Administração Pública - Patrimônio Cultural. 2014. .
PINHEIRO, C. C. . AVALIAÇÃO FINAL DA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA. 2014. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . Organização de Conferências Municipais e Intermunicipais de Cultura. 2013. .
PINHEIRO, C. C. . Organização de Conferências Municipais e Intermunicipais de Cultura. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PINHEIRO, C. C. . AVALIAÇÃO FINAL DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO REFERENTE AO ESTADO E MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO SNC, MEDIANTE O COTEJAMENTO ENTRE A METODOLOGIA PROPOSTA.. 2013. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA MONITORAMENTO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS, INTERMUNICIPAIS E ESTADUAL DE CULTURA NO RIO GRANDE DO SUL, VINCULADAS À 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA.. 2013. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM TERRITORIAL COM O OBJETIVO DE MOBILIZAR O ESTADO E OS MUNICÍPIOS PARA SUA INTEGRAÇÃO AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA.. 2013. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS ELEMENTOS COMPONENTES DO SNC NO ESTADO E MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. 2012. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . ESTRUTURAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS DO ESTADO E MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA. 2012. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . CONJUNTO DE ORIENTAÇÕES AO ESTADO E MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL PARA O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO AO SNC E PARA A IMPLANTAÇÃO DOS COMPONENTES DOS SISTEMAS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE CULTURA NO RIO GRANDE DO SUL. 2012. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. . PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM TERRITORIAL PARA A ANÁLISE E A ORIENTAÇÃO DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL PARA INTEGRAÇÃO AO SNC. 2012. (DOCUMENTO TÉCNICO).
PINHEIRO, C. C. ; SANTANA, E. . Cartilha da Cultura: Orientações sobre Patrimônio Histórico e Cultural. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
PINHEIRO, C. C. . Guia dos Municípios do Rio Grande do Sul. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Fundação de Apoio à Pesquisa e ExtensãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor EAD
Outras informações:
Tutor EAD da Formação para Elaboração de Planos Municipais de Cultura - 2ª Edição. Interação com os participantes da formação oferecendo informações sobre os conteúdos dos módulos conceituais e metodologia de elaboração de planos municipais de cultura.
2015 - 2016
PREFEITURA DE ANTÔNIO PRADOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretaria Municipal de Comércio e Turismo e Departamento de Cultura
2012 - 2014
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e CulturaVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Projeto 914BRZ4013 - Intersetorialidade, Descentralização e Acesso à Cultura no Brasil. Consultoria de trabalho técnico especializado para elaboração das diretrizes de atuação e metodologia para a adesão e integração dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura. Diagnóstico da implantação dos componentes do Sistema Nacional de Cultura no Estado e Municípios do Rio Grande do Sul.Monitoramento e avaliação das Conferências Estaduais e Municipais e da participação dos entes na III Conferência Nacional de Cultura. Área 1 : Rio Grande do Sul.
Atividades
-
03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Consultoria, .,Linhas de pesquisa
-
03/2012
Serviços técnicos especializados , Consultoria, .,Serviço realizado, Diagnóstico da implantação dos componentes do Sistema Nacional de Cultura nos Municípios do RS; Orientações técnicas aos gestores municipais sobre SNC; Diagnóstico da implantação do Sistema Estadual de Cultura no RS.
2009 - 2012
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica de Cultura e Turismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2009
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2006
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do SulVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária no Setor de Pesquisa.
Atividades
-
04/2009 - 02/2012
Serviços técnicos especializados , Área de Educação, Cultura e Turismo - FAMURS, .,Serviço realizado, Assessora técnica de Cultura e Turismo; Elaborar pareceres, estudos e diagnósticos; Coordenar pesquisas e levantamento de informações; Assessorar a presidência, a diretoria, as associações regionais de municípios, os prefeitos e os gestores municipais de Cultura e de Turismo em temas concernentes a gestão pública municipal de Cultura e de Turismo nos Municípios do Rio Grande do Su; Coordenar os trabalhos e estimular o funcionamento do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (CODIC) vinculado à Federação; Realizar reuniões, encontros e seminários para tratar de temas pertinentes à Gestão Municipal de Cultura e de Turismo dos Municípios do Rio Grande do Sul.; Realizar articulação institucional da Federação com instituições públicas e privadas com atuação na área de cultura e de turismo.
-
06/2006 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , Área de Pesquisa e Tecnologia - FAMURS, .,Serviço realizado, Elaboração de instrumento de pesquisa, coleta, sistematização, estruturação de dados e informações.; Elaboração e realização de pesquisas através de ferramenta web, em temas concernentes a atuação da instituição..
-
05/2004 - 05/2006
Estágios , Área de Pesquisa e Tecnologia - FAMURS, .,Estágio realizado, Pesquisa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carla Chilanti Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?