Gizelya da Silva Morais
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialização em Literatura, Memória cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Acumula mais de 12 anos de experiência com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do ciclo básico Fundamental II e Ensino Médio, atuando no público e privado na região Norte (Pará) e Sudeste (Rio de Janeiro) do Brasil. Também possui Mestrado em Políticas Sociais. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação (interdisciplinar) em Políticas Sociais - PPGPS. Área de Concentração: Participação e Regulação. Linha de pesquisa: Educação, Cultura, Política e Cidadania, curso ofertado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Também atua como membro e ocupa a função de secretaria no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UENF). Com interesses de pesquisa em Educação e Relações Étnico-Raciais, Mulheres negras e políticas sociais.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Políticas Sociais
2024 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Orientador: Maria Clareth Gonçalves Reis
Coorientador: Erica Terezinha Vieira de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: histórias de vida; Negros e Negras; Questão Racial; Interseccionalidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Políticas Sociais
2022 - 2024
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: SANKOFA - HISTÓRIAS DE VIDA DE CATAORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro., Ano de Obtenção: 2024
Maria Clareth Goncalves Reis.Coorientador: Érica Terezinha Vieira de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Catadoras de materiais recicláveis; histórias de vida; Resistência; Interseccionalidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade
2018 - 2019
Instituto Federal Fluminense
Título: Classe, gênero e raça: Análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em Quarto de Despejo
Orientador: Felipe Gonçalves Figueira e Érica Luciana de Souza Silva
Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica
2021 - 2021
Universidade Federal do Ceará
Título: Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica.. Ano de finalização: 2021
Orientador: Amaury Gomes
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2009 - 2012
Universidade do Estado do Pará
Título: Sociolinguistica e o preconceito na fala dos moradores ribeirinhos da comunidade de Canaã /PA
Orientador: Dinair Barbosa Freitas
Formação complementar
2025 -
Curso de Aperfeiçoamento Educação Escolar Quilombola. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2024 - 2024
2º Curso de Formação para Atuar em Bancas de Heteroidentificação: Fundamen. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2023 - 2023
Capacitação em procedimento e métodos de heteroidentificação. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2022 - 2022
Formação para atuar em bancas de heteroidentificação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Étnico-raciais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Literatura Brasileira.
Organização de eventos
DA SILVA MORAIS, GIZELYA . XI Jornada de Políticas Sociais com o tema ?Contribuições das Políticas Sociais para o Desenvolvimento Humano e Socioeconômico. 2024. (Outro).
MORAIS, G. S. . V Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sudeste ? COPENE SUDESTE,. 2023. (Congresso).
EVELYN, J. ; GANTOS, M. ; MORAIS, G. S. . 9ª Jornada de Políticas Sociais do Programa de Pós-graduação - UENF. 2022. (Outro).
MORAIS, G. S. . I Encontro de Estudantes da ANEL Macaé - Escola sem Partido é Ditadura. 2016. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de Conflitos do Norte e Noroeste Fluminense. 2024. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as). 2024. (Congresso).
XI Jornada de Políticas Sociais com o tema ?Contribuições das Políticas Sociais para o Desenvolvimento Humano e Socioeconômico. 2024. (Outra).
V Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sudeste ? COPENE SUDESTE. SANKOFA - HISTÓRIAS DE VIDA DE CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro. 2023. (Congresso).
X Jornada do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais.Articulações Público-privadas na na ciência e na cultura. 2023. (Outra).
XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica / VIII Congresso Fluminense de Pós-Graduação. SANKOFA - HISTÓRIAS DE VIDA DE CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro. 2023. (Congresso).
Curso de Formação para Atuar em Bancas de Heteroidentificação: Fundamentos Conceituais e Metodológicos.Branquitude (o Significado de Ser Branco no Brasil) e a Heteroidentificação. 2022. (Outra).
Curso de Formação para Atuar em Bancas de Heteroidentificação: Fundamentos Conceituais e Metodológicos. 2022. (Outra).
Seminário de Cotas na Educação Pública: Perspectivas sobre as ações afirmativas no Brasil".. 2022. (Seminário).
CONINTER. CLASSE, GÊNERO E RAÇA: ANÁLISE DO DISCURSO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO. 2020. (Congresso).
Jornada de Formação Pedagógica.Os desafios da educação: A dimensão política na formação e na prática docente na conjuntura atual. 2017. (Oficina).
II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica. 2012. (Congresso).
UEPAna Escola.O Prazer de ler e produzir texto. 2012. (Oficina).
XV EPEL Marabá: Os Rios da Linguagem se encontram aqui.Narrativas Orais Míticas na comunidade ribeirinha do rio Jabuti Maior. 2012. (Encontro).
UEPA na Escola.HQ: A História de uma linguagem. 2011. (Oficina).
VI Congresso dos Estudantes da UEPA: Estatuinte na Universidade #Democraciarealjá!. Mesa: Opressões. 2011. (Congresso).
VII Semana Acadêmica da Universidade do Pará Campus VI.Literando com Prazer. 2011. (Oficina).
Curso de Extensão: Educação Sexual. 2010. (Oficina).
I Simpósio de Pesquisa Cientifico-Acadêmico da UEPA (campus VI).Caracteristicas do Realismo Refletidas na obra balzaquiana A Mulher de Trinta Anos. 2010. (Simpósio).
Painel Literário: Entre o Colonialismo e a Independencia a Literatura brasileira tinge seus papéis..Gregório de Matos o Boca do Inferno. 2010. (Oficina).
VI Semana Acadêmica: Os Fazeres da Pesquisa Acadêmica na UEPA: Rumos e Perspectiva.. 2010. (Outra).
XIV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras. 2010. (Encontro).
Semana do Calouro: Uma Perspectiva de Universidade. 2009. (Outra).
V Semana Acadêmica "Educação e Ciência em Paragominas: A UEPA na sociedade.. 2009. (Outra).
XIV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação: Educação e Desafios Conteporâneos na Amazônia. 2009. (Outra).
Participação em bancas
JESUS, Neila Ferreira da Silva; AZEVEDO, S. M.;DA SILVA MORAIS, GIZELYA. A CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS ESTÉTICAS AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO,. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura EAD em Pedagogia) - Universidade Cândido Mendes.
MORAIS, G. S.. comissão de heteroidentificação de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, do concurso INSS_22, regido pelo Edital nº 1 ? INSS, de 12 de setembro de 2022, realizado no dia 08 de janeiro de 2023. 2022. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.
MORAIS, G. S.; REIS, M. C.; AZEVEDO, S. M.. comissão de heteroidentificação de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, do concurso INSS_22, regido pelo Edital nº 1 ? INSS, de 12 de setembro de 2022, realizado no dia 08 de janeiro de 2023. 2023. Instituto Federal Fluminense.
Produções bibliográficas
-
MORAIS, G. S. ; ILDEFONSO, P. ; AMARAL, S. C. S. . Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em ?Quarto de despejo?. Revista Philologus , v. 26, p. 1160-1174, 2020.
-
CAMPOS, P. Samuel ; MORAIS, G. S. ; LIMA, M. Valdirene ; KUROSAWA, da S. Yuri . Análise Dialógica no Gênero Reportagem. In: Samuel Pereira Campos. (Org.). Letramento, Formação de Professores e Estudos Linguísticos: Perspectivas e Práticas de Análise.. 01ed.Brasilia: EX libris, 2011, v. 01, p. 146-158.
-
ILDEFONSO, P. ; AMARAL, S. C. S. ; MORAIS, G. S. . Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em ?Quarto de despejo?. írculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, Revista Philologus, p. 1160 - 1174, 29 dez. 2020.
-
MORAIS, G. S. ; ILDEFONSO, P. ; AMARAL, S. C. S. . CLASSE, GÊNERO E RAÇA: ANÁLISE DO DISCURSO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO. In: CÍRCULO FLUMINENSE DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS, 2020, CAMPOS DOS GOYTACAZES. XV JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. CAMPOS DOS GOYTACAZES: CIFEFIL, 2020. v. 26. p. 1161-1173.
-
APARECIDA ILDEFONSO FERREIRA DA SILVA, PAULINE ; DA SILVA MORAIS, GIZELYA ; CAMPOS DE SOUZA AMARAL, SHIRLENA . CLASSE, GÊNERO E RAÇA: ANÁLISE DO DISCURSO E MEMÓRIAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO.. In: CONINTER 2020, 2020, Campos dos Goytacazes RJ. São Paulo: Even3, 2020. v. 9.
-
DA SILVA MORAIS, GIZELYA . Oficina pedagógica: Saberes ancestrais e diversidade cultural. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ILDEFONSO, P. ; MORAIS, G. S. ; AMARAL, S. C. S. . CLASSE, GÊNERO E RAÇA: ANÁLISE DO DISCURSO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, G. S. . Expressões racistas na Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, G. S. . As narrativas orais míticas da comunidade ribeirinha do Jabuti Maior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAIS, G. S. . O gol na tela colorida. Cabo Frio: Campo ou Bola, 2022 (Conto).
Outras produções
MORAIS, G. S. ; ILDEFONSO, P. . Literatura-verdade: Classe, gênero e raça em Carolina Maria de Jesus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MORAIS, G. S. . No dia da mulher o pedido é por mais direitos e menos flores. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAIS, G. S. . A primavera chegou que nasçam as flores e cresçam as filhas da revolução: Ele Não!. 2018; Tema: Editorial. (Site).
MORAIS, G. S. . 56 anos da Reserva do Parque Nacional do Xingu e as demarcações de terras indígenas. 2017; Tema: Questões Étnico raciais e indígenas. (Site).
MORAIS, G. S. . 08 de Março e as mulheres não vistas. 2015. (Site).
MORAIS, G. S. ; REIS, M. C. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. 2025. .
MORAIS, G. S. ; LIMA, M. Valdirene ; KUROSAWA, da S. Yuri . O Poder do saber argumentar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, G. S. . PARÁ LUGAR MELHOR NÃO HÁ. 2010. Composição (estréia).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
HISTÓRIAS DE VIDA DE CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO, Descrição: Projeto de tese apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, do Centro de Ciências do Homem - CCH da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF, na área de Educação, cultura política e cidadania, como parte das exigências para a obtenção do título de Doutora em Políticas Sociais.Orientadora: Prof.Dr. Maria Clareth Gonçalves ReisCoorientadora: Prof Dr Érica Terezinha de Almeida. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gizelya da Silva Morais - Integrante / Maria Clareth Reis - Coordenador., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
-
2022 - Atual
SANKOFA - HISTÓRIAS DE VIDA DE CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: Retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gizelya da Silva Morais - Integrante / Maria Clareth Reis - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Prêmios
2012
X Concurso Literário de Paragominas, SECULT - Secretária de Cultura e Turismo.
2011
IX Concurso Literário de Paragominas, SECULT - Secretária de Cultura e Turismo.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2024
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisadora na linha de pesquisa: Educação, Cultura, Política e Cidadania.
Atividades
-
03/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências do Homem.Linhas de pesquisa
2013 - 2013
Prefeitura de Paragominas -Pará- Brasil.Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa., Carga horária: 125
2016 - 2016
Centro Educacional CarvalhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura e Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora substituta
2014 - 2015
Centro Educacional RADANVínculo: Setor Privado, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura e Língua Portuguesa, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2016 - 05/2016
Ensino,Disciplinas ministradas, Português
2018 - 2021
Centro Escola RiachueloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 120, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Escola Técnica José Rodrigues da SilvaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 80, Regime: Dedicação exclusiva.
2025 - Atual
Ministério da EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou como professora do módulo III ministrando a aula: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES QUILOMBOLAS, no curso de aperfeiçoamento Educação Escolar Quilombola do Norte e Noroeste Fluminense. Aplicado no Quilombo Lagoa Fea, Campos do sGoytacazes (RJ).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gizelya da Silva Morais e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?