Núbia da Silva Cruz

Núbia da Silva Cruz é licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Jorge Amado (2005), Especialista em Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008). É mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEDUC/UNEB (2016). Atualmente é professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia onde atua como docente do Curso Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Literaturas. É membro da comissão de Estágio Curricular Supervisionado no respectivo curso. Foi coordenadora do colegiado de Letras Língua Espanhola e Literaturas no período de 2010 a 2012. Foi membro da Comissão Especial de Concurso Público Docente, realizado pela UNEB/ PGDP/GESAD em 2011 e 2012. Foi coordenadora de área do subprojeto Espanhol no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, campus I do Departamento de Ciências Humanas ? DCH, no período de de julho de 2016 a junho de 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia e Prática de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio, formação de professores de espanhol e ensino de espanhol como língua estrangeira. Atualmente dedica-se a pesquisar as trajetórias do professor de Espanhol, através de narrativas (auto) biográficas, bem como o Estágio como lócus de produção de conhecimento e o professor principiante e seus desafios para inserção no mercado de trabalho. É membro do GRAFHO ? Grupo de Pesquisa (Auto) Biografia, Formação e História Oral, vinculado à linha de pesquisa II do PPGeduc Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de Avaliação da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação e Contemporaneidade

2014 - 2016

Universidade do Estado da Bahia
Título: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: formação e inserção profissional das egressas do curso de letras Língua Espanhola ? Uneb/Campus I,Ano de Obtenção: 2016
Elizeu Clementino de Souza.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em metodologia do ensino de Língua Espanhola

2006 - 2008

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: La enseñanza del vocabulario en la secundaria
Orientador: Fernanda Almeida Vita

Graduação em LETRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESPANHOLA

2001 - 2005

Faculdades Jorge Amado
Título: Afetividade na aquisição de uma Língua Estrangeira
Orientador: Fernanda Almeida Vita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Actualización para profesores de español. (Carga horária: 30h). , Centro Alpha / Buenos Aires, CA, Argentina.

2009 - 2009

Curso de Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 40h). , Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia, APEEBA, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 40h). , Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia, APEEBA, Brasil.

2006 - 2006

I Curso de Actualización de Español. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CRUZ, N. S. ; SANTANA, C. S. . Mañana Hispánica. 2018. (Outro).

CRUZ, N. S. . III Seminário de avaliação PIBID/ UNEB-campus I, PIBID em pauta: avanços e desafios na iniciação à Docência. 2016. (Outro).

CRUZ, N. S. . Metodologia do Estágio do Ensino e Estágio em Língua Espanhola. 2015. (Outro).

CRUZ, N. S. . Aula Inaugural do curso de Letras Espanhol. 2012. (Outro).

CRUZ, N. S. . XVII Jornada Didáctica para Profesionales de E/LE en Brasil.. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Internacional " O Espanhol no contexto da integração latino-americana: interculturalidade, diversidade linguística política linguística e ensino".O Estágio como lócus de pesquisa na formação do professor de Espanhol - Uneb, campus I: desafios e implicações. 2019. (Seminário).

Mañana Hispánica.Relato de experiência; alunos egressos do cruso de Letras /Língua Espanhola e Literaturas da Uneb, campus I. 2018. (Outra).

VII Congresso Nordestino de Espanhol. O Estágio na modalidade de Oficinas didáticas de língua espanhola em uma escola pública de Salvador: relato de experiência. 2018. (Congresso).

VII Congresso Nordestino de Espanhol. 2018. (Oficina).

Encontro de Estágio da UNEB. 2017. (Encontro).

INVEDUC 2017 - X Congreso Internacional. Desenvolvimento Profissional Docente: formação e inserção profissional das egressas do curso de Letras Língua Espanhola. 2017. (Congresso).

A reforma do Ensino Médio (MP 746/2016) e seus impactos na Educação Básica e na Formação Docente.. 2016. (Outra).

Encontro de Estágio da UNEB. 2016. (Encontro).

III Seminário Local de Avaliação PIBID/UNEB - Campus I PIBID em pauta: avanços e desafios na Iniciação à Docência. 2016. (Seminário).

I SELEU - Semana de Letras da Uneb.Formação de Professores: subrojeto Pibid espanhol. 2016. (Outra).

Seminário de Pesquisa em Material Didático de Línguas.O espaços de Formação de Professores e o uso do Livro Didático. 2016. (Seminário).

VI CONGRESSO NORDESTINO DE ESPANHOL "O Nordeste em foco". DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: formação e inserção profissional das egressas do curso de letras Língua Espanhola ? Uneb/Campus I. 2016. (Congresso).

Simpósio Actualidades de la lengua del Quijote.Desenvolvimento Profissional Docente: interfaces entre formação e inserção profissional dos egressos do curso de Letras Espanhol, campus I. 2015. (Simpósio).

III Seminário de Estágio de Letras.: O estágio na formação do ?futuro? professor de E/LE na UNEB: desafios e anseios.. 2013. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de professores de Espanhol. Formação de professores de espanhol: um relato de experiência sobre o estágio na modalidade de oficinas didáticas de Língua Espanhola na Escola Publica.. 2013. (Congresso).

II Colóquio literatura, autoria e biografias. 2012. (Outra).

XVII Jornada Didáctica para Profesionales de E/LE en Brasil. 2011. (Oficina).

I Encontro de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.Ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio: abrindo caminhos para a democratização do ensino de idiomas na Escola Pública.. 2010. (Seminário).

Seminario de Español y Turismo.Seminario de Español y Turismo. 2009. (Seminário).

IV Jornada de Lengua Española. 2006. (Outra).

V Jornada de Lengua Española. 2006. (Outra).

Taller de Español- Carlos Romero Dueñas. 2005. (Oficina).

Taller Didáctico - Concha Moreno. 2005. (Oficina).

VIII Seminário de Linguística Aplicada ao Ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2005. (Seminário).

XI Congreso Brasileño de Profesores de Español. 2005. (Congresso).

I Fórum de Letras- Estágio em Debate. 2004. (Outra).

III Jornada de Lengua Española -Jesús Sánchez Lobato. 2004. (Outra).

II Jornada de Lengua Española. 2004. (Outra).

Práctica de Enseñanza del Español en la Enseñanza Media. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ieda Teles de Amorim

CRUZ, N. S.. O uso do micro relato literário nas aulas de língua estrangeira/Espanhol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Fabrício de Freitas de Assis

CRUZ, N. S.; SANTOS, F. M.; GOMES, A. S.. Análise da abordagem da literatura no livro didático de 6º ano ENTÉRATE,indicado pelo PNLD 2011. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Márcio de Jesus Santana

CRUZ, N. S.; GOMES, A. S.; SANTANA, C. S.. O estudo da Língua Espanhola em Salvador- Bahia: a realidade das escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ulisses Roberto da Silva Neto

CRUZ, N. S.; SANTOS, K. C.; TAVARES, L. O.. A musica no desenvolvimento das quatro habilidades nas aulas de Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Camila Lima Pires

CRUZ, N. S.; SANTANA, C. S.; PEREIRA, R. M.. ADEQUAÇÃO E AMPLIAÇÃO VOCABULAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA U ESPANHOLA:análise do livro didático SALUDOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Délia Ribeiro Cuotinho

CRUZ, N. S.; SANTANA, C. S.; PEREIRA, R. M.. Uso das Histórias em Quadrinhos para ensino-aprendizagem da Língua Espanhola:análise do material didático "Entérate". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Antonio Carlos de Jesus Bastos

CRUZ, N. S.. ENSEJOS E ESCASSEZ: O MERCADO DE TRABALHO PARA OS GRADUADOS EM LÍNGUA ESPANHOLA DA UNEB ? CAMPUS V- A PARTIR DA APROVAÇÃO DA LEI 11.161/2005. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nilton Pereira de Souza

CRUZ, N. S.. Espanhol no currículo, expectativas da inserção: as expectativas dos alunos sobre a inserção do ensino de Espanhol no Ensino Médio do município de Laje ? Bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ionara Peixoto

CRUZ, N. S.. O ENSINO DA CULTURA HISPÂNICA LATINOAMERICANA: em uma perspectiva intercultural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado da Bahia.

CRUZ, N. S.; MARIANO, L. V.; PAIM, M. A. N.. Banca para seleção de professores do Magistério Superior do DCH, campus V, edital n 033-2018. 2018.

TAVARES, L. O.; GOMES, A. S.;CRUZ, N. S.. Processo seletivo do subprojeto PIBID / Espanhol para bolsista de Iniciação à docência. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Almeida Vita

VITA, F. A.. Afetividade na Aquisição de uma língua estrangeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Jorge Amado.

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

SOUZA, E. C.; DANTAS, T. R.; ROMERO, T. R. S.. Desenvolvimento profissional docente: formação e inserção profissional dos egressos do curso de Letras Espanhol. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

SOUZA, E. C.; DANTAS, T. R.; ROMERO, T. R. S.. Desenvolvimento profissional docente: formação e inserção profissional dos egressos do Curso de Letras, Campus I. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Tânia Regina Dantas

DANTAS, Tânia Regina; SOUZA, E. C.; ROMERO, T. R. S.. Membro da Banca de Defesa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo

BAZZO, J. L.S; VITA, Fernanda. Afetividade na aquisição de uma língua estrangeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Jorge Amado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Aparecida Miranda Caetano de Jesus

A trajetória do professor de espanhol da Uneb, campus I: da universidade à sala de aula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Luana Alves Heliodoro

Metodologia para o ensino de Espanhol no nível fundamental II: relato de experiência do Pibid como espaço de intervenção metodológica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Silvai Gabriela Brito Barbosa

Saberes necessário à formação do professor de Espanhol; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Neide Lima de Lima

A motivação na formação do professor de E/LE: o componente motivacional do curso de Letras Língua Espanhola e Literaturas, do campus I, Uneb; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Daniela de Santana Bulcão

A concepção da Compreensão Leitora no Livro Entérate; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Ana Carolina Nascimento de Jesus

O papel mediador do livro didático para o ensino de cultura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Suian Letícia Silva Santos

O ensino da Língua Espanhola através da Literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Estela Regina Souza Ribeiro

A DIMENSÃO AFETIVA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: Estudo das contribuições dos fatores emocionais em sala de aula t; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Espanhola e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Fábio Sena

O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM OFICINAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: EXPERIÊNCIA MIDIÁTICA INTERCULTURAL; 2016; Orientação de outra natureza; (LETRAS/ESPANHOL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A Língua Espanhola no ensino médio do IFBA ? Campus Salvador; 2016; Orientação de outra natureza; (LETRAS/ESPANHOL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Núbia da Silva Cruz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Almeida Vita

La enseñanza / aprendizaje del léxico en la Secundaria; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Fernanda Almeida Vita;

Fernanda Almeida Vita

AFETIVIDADE NA AQUISIÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Fernanda Almeida Vita;

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

Desenvolvimento profissional docente: formação e inserção profissional dos egressos do curso de Letras Espanhol; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Elizeu Clementino de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, N. S. . LEIO, LOGO EXISTO.. Conhecimento Prático Língua Portuguesa, São Paulo, p. 08 - 09, 10 abr. 2010.

  • CRUZ, N. S. . O ensino do espanhol no Ensino Médio: abrindo caminhos para a democratização do ensino de línguas na Escola Pública. Webartigos, 15 jan. 2010.

  • CRUZ, N. S. . Español Nuestro de Cada día. Licenciatura Plena a Distancia: Letras/ Português Espanhol, 26 nov. 2008.

  • CRUZ, N. S. . Formação de professores de espanhol: um relato de experiência sobre o estágio na modalidade de oficinas didáticas de Língua Espanhola na Escola Publica.. In: XV Congresso brasileiro de professores de espanhol, 2013, Recife. XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 22 a 26 de julho de 2013, 2013.

  • CRUZ, N. S. . Ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio: abrindo caminhos para a democratização do ensino de idiomas na Escola Pública.. In: I Encontro de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas, 2010, Sergipe. Anais do I Seminário Nacional da COPESBRA e do I Encontro Sergipano de língua Espanhola e Literaturas Hispânicas., 2010. v. 01. p. 48.

  • CRUZ, N. S. . O ESTÁGIO COMO LÓCUS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL DA UNEB, CAMPUS I: desafios e implicações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, N. S. . o Estágio e o sentido da profissão docente: em foco o professor de espanhol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, N. S. . Histórias de vida de profesores de Espanhol em formação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, N. S. . O estágio na formação do ?futuro? professor de E/LE na UNEB: desafios e anseios.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, N. S. . ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO: abrindo caminhos para a democratização do ensino de idiomas na Escola Pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, N. S. . Jugando con la "V" y la "J" en las clases de Español. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRUZ, N. S. . Motivación en la clase de Lengua Española. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, N. S. . Afetividade na aquisição de uma língua estrangeira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, E. C. ; CRUZ, N. S. . Pesquisa (auto)biográfica: sentidos e implicações para o campo educacional. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2017 (Artigo publicado em livro).

  • CRUZ, N. S. . O ESTÁGIO E O SENTIDO DA PROFISSÃO DOCENTE: em foco o professor de espanhol em formação. SALVADOR: EDUNEB, 2015 (Artigo publicado em livro).

  • CRUZ, N. S. . Maria Tempestade. Pernambuco: Prazer de Ler Ltda., 2012 (Ficção infantojvenil).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CRUZ, N. S. . Construção de objetos de aprendizagem. 2009.

CRUZ, N. S. . III Seminário de Estágio de Letras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CRUZ, N. S. . I Curso de Extensão - Espanhol Prático. 2008. .

CRUZ, N. S. . La motivación en las clases de Lengua Española. 2006. .

CRUZ, N. S. . Jugando con la v y la J en las clases de Español. 2006. .

CRUZ, N. S. . O menino e o Livro. 2009. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Professora homenageada da turma Gabriel García Marquez, curso de Letras Espanhol, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - campus I. , Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, 41150000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31175400, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2010

Colégio Anatereza

Vínculo: celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplina ministrada: Língua Espanhola

2009 - 2009

Unex

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina ministrada: Língua Espanhola, básico I.

2010 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Estágio I (diagnóstico da prática docente), Aquisição de Língua Espanhola, Língua Espanhola aplicada ao Turismo II, Pesquisa orientada, Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, Estágio II, Leitura e produção de texto em Língua Espanhola I, Pesquisa e prática de ensino de Língua Espanhola IV, Leitura e produção de texto em Língua Espanhola II.

2011 - 2012

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de tutoria Ead, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas - campus I, .,Cargo ou função, Comissão de Estágio.

  • 08/2009

    Ensino, letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I e NEI - Núcleo de Estudos Interdisciplinares

  • 12/2012 - 12/2012

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - campus I, .,Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado de Letras Espanhol.

  • 09/2011 - 01/2012

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - campus I, .,Cargo ou função, Coordenadora de tutoria EAD - curso de Letras Espanhol.