Paloma Cristina da Silva Feitosa

Graduação em Letras (Português / Literatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Formação de Professores. Pós-graduação (lato sensu) em Leitura e Produção de Textos - Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Letras. Mestrado em Língua Portuguesa - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Instituto de Letras. Áreas de interesse: Linguagem, Leitura, Letramento, Letramento Crítico, Educação, Psicopedagogia, Psicolinguística e Psicologia. Atualmente, professora e coordenadora da equipe de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Cruzeiro, unidade Centro - RJ.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2019 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Argumentar pela intertextualidade nas redações do Vestibular Estadual 2018, Ano de Obtenção: 2021
Denise Salim Santos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em andamento em Psicopedagogia clínica e institucional

2021 - Atual

centro universitario celso lisboa
Título: A habilidade interpretativa em indivíduos com TDAH: uma análise do déficit, sua implicância em compreensão textual e a intervenção psicopedagógica

Especialização em Leitura e Produção de Textos

2014 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: Um breve estudo sobre dúvidas: o que é ler e como se lê? - O processamento de leitura sob dois autores
Orientador: Sônia Monnerat Barbosa

Graduação em Letras

2007 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Educação para Jovens e Adultos privados de liberdade: Um diálogo sobre linguagens nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Prisional
Orientador: Márcia Soares de Alvarenga

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2003 - 2005

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.

Organização de eventos

FEITOSA, Paloma. ; CO EREH SE 2011 . Encontro Regional de Estudantes de História - Sudeste. 2011. (Outro).

FEITOSA, Paloma. ; Conselho de CA's . Calourada Unificada. 2009. (Outro).

FEITOSA, Paloma. ; CO ENEL 2009 . Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2009. (Congresso).

FEITOSA, Paloma. ; CO EREL SE 2009 . Encontro Regional de Estudantes de Letras - Sudeste. 2009. (Outro).

FEITOSA, Paloma. ; CO CELERJ 2008 . Congresso de Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro Paulista de Estudantes de Letras. 2009. (Encontro).

Congresso Nacional de Ligüística e Filologia. 2008. (Congresso).

Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2008. (Encontro).

Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FEITOSA, Paloma. . Negro, sem pena. In: Líbano-Soares, J.D.; Nogueira, S.E. (Org). (Org.). Era uma vez. Realidade talvez. Contos e reflexões sobre vulnerabilidade social.. 1ed.Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014, v. , p. 0-.

  • FEITOSA, Paloma. . Redução de danos: a Língua Portuguesa como terapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

FEITOSA, Paloma. . Consultoria Pedagógica CEBRASPE. 2016.

FEITOSA, Paloma. . Consultoria Pedagógica CEBRASPE. 2015.

FEITOSA, Paloma. . Consultoria Pedagógica CEBRASPE. 2014.

FEITOSA, Paloma. . Transtornos do aprendizagem e a escola. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Oficineira

Outras informações:
Centro de Referência Integrado de Apoio ao Adolescente (CRIAA) Trabalho com oficinas de leitura e escrita para jovens e adultos com comprometimento social ou psicológico.

2010 - 2016

Pré-vestibular social cederj

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora

Outras informações:
Aulas de Redação para fins de aprovação em vestibular. Perfil social, jovens e adultos. Orientação acadêmica e coordenação de equipe.

2013 - 2015

Colégio e Curso Intellectus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Apoio a alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

2013 - 2016

Colégio e Vestibular _A_Z

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Apoio a alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Produção de materiais. Produção de revista escolar. Participação em treinamentos, reuniões pedagógicas e correções de textos. Aulas de Língua Portuguesa, Interpretação de Textos e Produção Textual.

2014 - Atual

PenseBem Curso Profissionalizante e Aperfeiçoamento Profissional

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora / Coordenadora Pedagógica

Outras informações:
Aulas particulares na área de Linguagens. Coordenação de equipe docente. Gestão de relacionamento com alunos e responsáveis.

2015 - 2019

TTH Bar-ilan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora de Área

Outras informações:
Aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual para alunos de Ensino Fundamental II. Coordenação da área de Língua Portuguesa, Fundamental I e II.

2016 - 2017

Moderna Organização Pedagógica Infantil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual, Projeto de Leitura, Interpretação e Produção de Texto, Ensino Fundamental II.

2019 - Atual

Colégio Cruzeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Redação; Coordenadora da equipe de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Fundamental II.