THAIS MASSANET

Doutora em Biotecnociência pela Universidade Federal do ABC. Mestra em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Tecnologista de Laboratório de Desenvolvimento no Instituto Butantan, atuando na assessoria técnica junto ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Experiência nas áreas de biologia molecular, microbiologia, fitossanidade e bioinformática, com ênfase em análise genômica e caracterização molecular de patógenos.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biotecnociência

2018 - 2023

Universidade Federal do ABC
Título: Análise genômica de metacaspases em Poaceae
Nathalia de Setta Costa.

Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio

2012 - 2015

Instituto Biológico
Título: Identificação de nova espécie bacteriana do gênero Xanthomonas patogênica ao jenipapeiro (Genipa americana L.) por meio de taxonomia polifásica, Ano de Obtenção: 2015
Suzete Aparecida Lanza Destéfano.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Gestão de Serviços Públicos de Saúde

2011 - 2012

Universidade Federal de São Paulo
Título: Percepção dos gestores e profissionais de saúde sobre possíveis mudanças nos serviços de saúde prestados em São Bernardo do Campo (SP): busca de melhorias na qualidade de atendimento à população

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

2008 - 2009

Centro Universitário Fundação Santo André
Título: Análise de variações polimórficas no gene CYP2C19 e sua possível relação com o carcinoma ovariano e o câncer de endométrio
Orientador: Cristina Valletta de Carvalho
Bolsista do(a): Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Centro Universitário Fundação Santo André

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Edificações

2001 - 2002

Escola Técnica Estadual "Júlio de Mesquita"

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Cerâmica

1993 - 1996

SENAI "Mario Amato"

Formação complementar

2021 - 2021

Treinamento sobre Política de Segurança da Informação. (Carga horária: 1h). , Instituto Butantan, IBU, Brasil.

2021 - 2021

Programa de Proteção à Integridade. (Carga horária: 2h). , Instituto Butantan, IBU, Brasil.

2018 - 2018

Como obter informações tecnológicas para inovar na pesquisa?. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2018 - 2018

Princípios e aplicações da bioinformática na genômica estrutural. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento em bases de dados Elsevier e ferramenta Mendeley. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2013 - 2013

Como usar o ResearcherID e o Endnote Basic?. (Carga horária: 4h). , Instituto Biológico, IB, Brasil.

2013 - 2013

Teoria e prática da aplicação de BIOLOG na identificação de fitopatógenos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Métodos moleculares de detecção de patógenos. (Carga horária: 1h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Workshop Web of Science & Journal Citation Reports. (Carga horária: 6h). , Instituto Biológico, IB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Biodiversidade. (Carga horária: 12h). , Instituto Butantan, IBU, Brasil.

2007 - 2007

II Mini Curso de Técnicas Histológicas. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.

2000 - 2001

Informática Aplicada. (Carga horária: 126h). , SOS Computadores, SOS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Etnobotânica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia.

Organização de eventos

MASSANET, T. . IV Semana do Meio Ambiente - FSA. 2009. (Exposição).

Participação em eventos

66° Congresso Brasileiro de Genética. Diversity of the metacaspase gene family in monocots. 2021. (Congresso).

66° Congresso Brasileiro de Genética. Deciphering the mobilome associated with monocot metacaspases gene family. 2021. (Congresso).

Seminários do Instituto Butantan: Etapas no processo de descobrimento de drogas para a doença de Chagas. 2021. (Seminário).

Desvendando o universo stricto sensu: como ingressar no Mestrado.A dor e a delícia. 2018. (Outra).

IV Congresso de Extensão Universitária da UFABC - IV CONEXÃO. 2018. (Congresso).

VII Semana da Biologia da UFABC. 2018. (Outra).

V Workshop do Programa de Pós Graduação em Biotecnociência.Análise genômica evolutiva e funcional associada ao estresse hídrico das metacaspases de monocotiledôneas, com ênfase em Setaria italica e Setaria viridis. 2018. (Outra).

1° Workshop de Genômica Comparada da Universidade Federal do ABC. 2017. (Outra).

11° Reunião Brasileira de Controle Biológico. 2013. (Outra).

46° Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Caracterização molecular de linhagens de Xanthomonas sp. patogênicas ao jenipapeiro (Genipa americana). 2013. (Congresso).

XXXVI Congresso Paulista de Fitopatologia. 2013. (Congresso).

I Congreso Latinoamericano de Ecología Urbana. Conhecimento popular e fitoterapia em atenção primária a saúde. 2012. (Congresso).

Liderança e Negociação. 2012. (Outra).

VI Seminário de Saúde Mental e trabalho do Grande ABC. 2011. (Seminário).

X Congresso de Ecologia do Brasil. Levantamento etnobotânico de frutas utilizadas como alternativa medicinal por comunidades urbanas do Grande ABC - Região Metropolitana de São Paulo/SP. 2011. (Congresso).

17º RAIBt - Reunião Anual do Instituto de Botânica.Padronização de metodologia para diagnóstico de arborização em áreas urbanas: Bairro Jardim Santa Cruz, Município de São Paulo - SP. 2010. (Outra).

3° Seminário de Áreas Verdes - Biodiversidade e Sustentabilidade: Experiências, Planos e Ações.Padronização de metodologia para inventário florístico arbóreo em áreas urbanas: Bairro Jardim Santa Cruz, Município de São Paulo, SP. 2010. (Seminário).

61° Congresso Nacional de Botânica. Padronização de metodologia para inventário florístico arbóreo em áreas urbanas: Bairro Jardim Santa Cruz, Município de São Paulo - SP. 2010. (Congresso).

61° Congresso Nacional de Botânica. Levantamento etnobotânico de frutas utilizadas como alternativa medicinal por comunidades urbanas da região do Grande ABC. 2010. (Congresso).

XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Plantas medicinais e etnoturismo orientado em Aldeia guarani - São Paulo. 2010. (Simpósio).

XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Elaboração de coleção botânica virtual de espécies nativas de Mata Atlântica com propriedades medicinais. 2010. (Simpósio).

16º RAIBt - Reunião Anual do Instituto de Botânica.Levantamento de espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani da Aldeia Krukutu: busca de uma alternativa sustentável. 2009. (Outra).

19º Congresso de Biólogos do CRBio-01. Aprimoramento de programa de ecoturismo orientado na Aldeia Krukutu (Parelheiros, São Paulo). 2009. (Congresso).

19º Congresso de Biólogos do CRBio-01. Levantamento de espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani da Aldeia Krukutu (Parelheiros, SP): busca de uma alternativa sustentável. 2009. (Congresso).

2º Seminário de Áreas Verdes: Contribuições à qualidade ambiental da cidade. 2009. (Seminário).

III SAPEX - Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão.Análise de polimorfismo no gene CYP2C19 e sua possível relação com a endometriose. 2009. (Simpósio).

III SAPEX - Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão.Levantamento e estudos de reintrodução de espécies vegetais de Mata Atlântica utilizadas no artesanato guarani (Aldeia Krukutu - Parelheiros/SP): busca de uma alternativa sustentável de extrativismo. 2009. (Simpósio).

59° Congresso Nacional de Botânica. Revegetação em aldeamento indígena guarani em áreas de mananciais: caracterização preliminar do espaço da aldeia. 2008. (Congresso).

Ciclo de debates "A saúde no ABC: um compromisso regional". 2008. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2008. (Outra).

XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Levantamento etnobotânico de espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani - Aldeia Krukutu - Parelheiros/SP. 2008. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Estudos para implantação de trilha ecológica para educação ambiental em área de mananciais - Aldeia Krukutu, Parelheiros - São Paulo/SP. 2008. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Diagnóstico ambiental de nascentes associadas a Represa Billings, localizadas na área indígena guarani - Aldeia Krukutu - São Paulo/SP. 2008. (Congresso).

4º Seminário de Etnobiologia e Etnoecologia do Sudeste - "Orientações para acesso ao conhecimento tradicional e repartição de benefícios associados aos recursos genéticos do Brasil". 2007. (Seminário).

II Semana do Meio Ambiente - FSA. 2007. (Outra).

II Simpósio - Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia. 2007. (Simpósio).

XXI Semana de Ciências - FSA. 2007. (Outra).

Simpósio - Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia. 2006. (Simpósio).

VI São Paulo Research Conference - Mecanismos de infecção e vacinas. 2006. (Simpósio).

VI Simpósio de biossegurança e descartes de produtos químicos perigosos em instituições de ensino e pesquisa. 2006. (Simpósio).

V São Paulo Research Conference - Teoria da evolução: Princípios e impacto. 2006. (Simpósio).

XX Semana de Ciências - FSA. 2006. (Outra).

Seminário Meio Ambiente e Saúde - "Educação ambiental para educadores, funcionários da saúde e setor produtivo". 2005. (Seminário).

XIX Semana de Ciências - FSA. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Marisa de Freitas Miranda

ROVERATTI, D. S.; CONDO, T.;MASSANET, T.. Estudo etnoveterinário sobre a utilização de fitoterápicos no tratamento de animais no município de São Caetano do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Aluno: ISABEL FIGUEIREDO FERNANDES

ROVERATTI, D. S.;MASSANET, T.; ZAMPIERI, R. A.. Levantamento etnobotânico de frutas utilizadas como alternativa medicinal por comunidades urbanas da região do Grande ABCDM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Produções bibliográficas

  • MARTINS, M. A. Z. ; SILVA, V. S. ; MASSANET, T. ; ROVERATTI, D. S. . Conhecimento popular e fitoterapia em atenção primária a saúde. In: I Congreso Latinoamericano de Ecología Urbana, 2012, Buenos Aires. Libro de resúmeres Primer Congreso Latinoamericano de Ecologia Urbana: Desafíos y escenarios de desarrollo para las ciudades latinoamericanas. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2012. v. 1. p. 2149-2155.

  • ARMAS, P. B. ; CORDEIRO, S. ; ZAMPIERI, R. A. ; MASSANET, T. ; PRADO,M. R. ; ROVERATTI, D. S. . Análise da oferta de alimento para fauna urbana através da caracterização da síndrome de dispersão das espécies arbóreas de área verde em São Caetano do Sul/ São Paulo/ Brasil. In: I Congreso Latinoamericano de Ecología Urbana, 2012, Buenos Aires. Libro de resúmeres Primer Congreso Latinoamericano de Ecologia Urbana: Desafíos y escenarios de desarrollo para las ciudades latinoamericanas. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2012. v. 1. p. 155-163.

  • PRADO,M. R. ; ZAMPIERI, R. A. ; MASSANET, T. ; PERES, P. S. ; ROVERATTI, D. S. . Padronização de metodologia para inventário florístico arbóreo em áreas urbanas: Bairro Jardim Santa Cruz, Município de São Paulo, SP. In: 3° Seminário de Áreas Verdes - Biodiversidade e Sustentabilidade: Experiências, Planos e Ações, 2010, São Paulo. 3° Seminário de Áreas Verdes - Biodiversidade e Sustentabilidade: Experiências, Planos e Ações. São Paulo: UNINOVE/SVMA, 2010. v. 3. p. 205-209.

  • FERNANDES, I. F. ; MASSANET, T. ; ZAMPIERI, R. A. ; ROVERATTI, D. S. . Levantamento etnobotânico de frutas utilizadas como alternativa medicinal por comunidades urbanas do Grande ABC - Região Metropolitana de São Paulo/SP. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço/MG. ANAIS do X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011.

  • MASSANET, T. ; SETTA, N. . Diversity of the metacaspase gene family in monocots. In: 66° Congresso Brasileiro de Genética, 2021. 66° Congresso Brasileiro de Genética, 2021.

  • RODRIGUES, J. M. ; MASSANET, T. ; SETTA, N. . Deciphering the mobilome associated with monocot metacaspases gene family. In: 66° Congresso Brasileiro de Genética, 2021. 66° Congresso Brasileiro de Genética, 2021.

  • SILVA, M. T. ; MASSANET, T. ; ALMEIDA,I. M. G. ; RODRIGUES NETO, J. ; DESTEFANO, S. A. L. . Análise bioquímica e fisiológica de linhagens de Xanthomonas sp. patogênicas ao jenipapeiro (Genipa americana L.). In: 11° Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CICAM), 2013, São Paulo. 11° Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais, 2013.

  • ROVERATTI, D. S. ; TROTI, A.C.P. ; MASSANET, T. ; PERES, P. S. ; ZAMPIERI, R. A. . Elaboração de coleção botânica virtual de espécies nativas de Mata Atlântica com propriedades medicinais. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. ANAIS do XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil:: Plantas medicinais - Avanços, utilização e conservação. João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba, 2010. v. 1.

  • PERES, P. S. ; MASSANET, T. ; ZAMPIERI, R. A. ; PRADO,M. R. ; ROVERATTI, D. S. . Plantas medicinais e etnoturismo orientado em aldeia guarani - São Paulo. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa/PB. ANAIS do XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil: Plantas Medicinais - Avanços, utilização e conservação. João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba, 2010. v. 1.

  • PRADO,M. R. ; ZAMPIERI, R. A. ; MASSANET, T. ; PERES, P. S. ; ROVERATTI, D. S. . Padronização de metodologia para inventário florístico arbóreo em áreas urbanas: Bairro Jardim Santa Cruz, município de São Paulo - SP. In: 61° Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus/AM. ANAIS do 61° Congresso Nacional de Botânica: Diversidade vegetal brasileira - conhecimento, conservação e uso. Manaus/SP: Sociedade Botânica do Brasil, 2010. v. 1.

  • PRADO,M. R. ; ZAMPIERI, R. A. ; MASSANET, T. ; PERES, P. S. ; ROVERATTI, D. S. . Padronização de metodologia para diagnóstico de arborização em áres urbanas: Bairro Jardim Santa Cruz, município de São Paulo - SP. In: 17º RAIBt - Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2010, São Paulo/SP. CD Room de Resumos do 17° RAIBt - Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2010.

  • FERNANDES, I. F. ; MASSANET, T. ; PERES, P. S. ; PRADO,M. R. ; ROVERATTI, D. S. . Levantamento etnobotânico de frutas utilizadas como alternativa medicinal por comunidades urbanas da região do Grande ABC. In: 61° Congresso Nacional de Botânica, 2010, João Pessoa/PB. ANAIS do 61° Congresso Nacional de Botânica: Diversidade vegetal brasileira - conhecimento, conservação e uso. Manaus/AM: Sociedade Botãnica do Brasil, 2010. v. 1.

  • MASSANET, T. ; ZAMPIERI, R. A. ; PERES, P. S. ; SARTORI, M. C. ; ROVERATTI, D. S. . Levantamento de espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani da Aldeia Krukutu (Parelheiros, SP): busca de uma alternativa sustentável. In: 19º Congresso de Biólogos do CRBio-01, 2009, São Pedro/SP. Programa e Resumos do 19° Congresso de Biólogos do CRBio-01. São Paulo: CRBio-01, 2009. v. 1. p. 71-71.

  • ROVERATTI, D. S. ; PERES, P. S. ; MASSANET, T. ; ZAMPIERI, R. A. ; SUGUIYAMA, V. F. . Aprimoramento de programa de ecoturismo orientado na Aldeia Krukutu (Parelheiros, São Paulo). In: 19º Congresso de Biólogos do CRBio-01, 2009, São Pedro/SP. Programas e Resumos do 19° Congresso de Biólogos do CRBio-01. São Paulo: CRBio-01, 2009. v. 1. p. 83-83.

  • MASSANET, T. ; ROVERATTI, D. S. . Levantamento de espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani da aldeia Krukutu: busca de uma alternativa sustentável. In: 16º RAIBt - Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2009, São Paulo. CD Room de Resumos do 16° RAIBt - Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2009.

  • ROVERATTI, D. S. ; MARCONDES, M. A. ; POLAQUINI, L.E.M. ; SUGUIYAMA, V. F. ; MASSANET, T. . Revegetação em aldeamento indígena guarani em áreas de mananciais: caracterização preliminar do espaço da aldeia.. In: 59° Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal/RN. ANAIS do 59° Congresso Nacional de Botânica: Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil. Natal: Imagem Gráfica, 2008. p. 261-261.

  • ROVERATTI, D. S. ; MARCONDES, M. A. ; POLAQUINI, L.E.M. ; ZAMPIERI, R. A. ; MASSANET, T. ; SUGUIYAMA, V. F. . Diagnóstico ambiental de nascentes associadas a Represa Billings, localizadas na área indígena guarani - Aldeia Krukutu - São Paulo/SP. In: CD Room XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo: Tendências e desafios do uso e da conservação da biodiversidade paulista, 2008, Guarulhos/SP. ANAIS do XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2008.

  • SUGUIYAMA, V. F. ; MASSANET, T. ; ZAMPIERI, R. A. ; PERES, P. S. ; MARCONDES, M. A. ; ROVERATTI, D. S. . Estudos para implantação de trilha ecológica para educação ambiental em área de mananciais - Aldeia Krukutu, Parelheiros - São Paulo/SP. In: XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2008, Guarulhos/SP. CD Room XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo: Tendências e desafios do uso e da conservação da biodiversidade paulista, 2008.

  • MASSANET, T. ; SUGUIYAMA, V. F. ; PERES, P. S. ; SARTORI, M. C. ; ROVERATTI, D. S. . Levantamento etnobotânico de espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani - Aldeia Krukutu - Parelheiros, SP. In: XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2008, Guarulhos/SP. CD Room XVII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo: Tendências e desafios do uso e da conservação da biodiversidade paulista, 2008.

  • MASSANET, T. . Bactérias fitopatogênicas de importância econômica e seus impactos na agricultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Análise genômica e funcional de metacaspases envolvidas no processo de senescência induzida por estresse hídrico em monocotiledôneas, com ênfase em Setaria italica e Setaria viridis, Descrição: Análise genômica e funcional de metacaspases envolvidas no processo de senescência induzida por estresse hídrico em monocotiledôneas, com ênfase em Setaria italica e Setaria viridis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thais Massanet - Integrante / Nathalia de Setta Costa - Coordenador / Luciano Freschi - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Taxonomia polifásica de fitobactérias de interesse agronômico, Descrição: Atualmente, são reconhecidos 30 gêneros de bactérias fitopatogênicas, sendo que representantes de muitos desses gêneros (incluindo espécies, subespécies e patovares) já foram assinalados em nosso país e responsáveis por graves prejuízos econômicos, chegando a constituir fator limitante à exploração comercial de diversas culturas de importância econômica. As espécies de fitobactérias estão separadas entre si por meio de características fenotípicas e genotípicas, e a avaliação da diversidade microbiana tem sido fortemente influenciada pelo uso de técnicas moleculares, a qual promoveu recentemente profundas alterações na taxonomia de alguns daqueles organismos, inclusive com a criação de novos gêneros e espécies bacterianas. No presente projeto as técnicas de MLSA e rep-PCR serão empregadas para a caracterização e classificação taxonômica de linhagens do complexo Burkholderia andropogonis isoladas de diferentes hospedeiros e de linhagens de Xanthomonas isoladas de jenipapeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Thais Massanet - Integrante / Lucilene Lopes dos Santos - Integrante / Suzete Aparecida Lanza Destéfano - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Prêmios

2009

Prêmio Bertha Lange de Morretes - Menção honrosa, 19° Congresso de Biólogos do CRBio-01.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Butantan, Laboratório Estratégico de Diagnóstico Molecular. , Avenida Vital Brasil, 1500, Butantã, 05503900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 26279403

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Biológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós- graduanda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Mestrado no Laboratório de Bacteriologia Vegetal do Instituto Biológico pela FAPESP - Proc. 2012/11760-3, para execução do projeto intitulado "Identificação de nova espécie bacteriana do gênero Xanthomonas patogênica ao jenipapeiro (Genipa americana L.) por meio de caracterização bioquímica, fisiológica, patogênica e molecular" e desenvolvimento de pesquisas relacionados a doenças de etiologia bacteriana em plantas, aplicando técnicas para identificação e medidas de controle como testes de patogenicidade, fisiológicos, bioquímicos e de biologia molecular.

2008 - 2012

Instituto Ibietá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos

Outras informações:
Diretora de projetos (voluntária) em organização não governamental (OSCIP) Instituto Ibietá que atua na área de meio ambiente, apoiando e desenvolvendo projetos sobre preservação e educação ambiental, entre outros.

2007 - 2009

Programa Petrobras Ambiental

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de projeto do Programa Petrobrás Ambiental - Projeto Arandu-Porã:: Educação e sabedoria da Mata Atlântica e das águas entre os Guarani Mbya - Aldeia Krukutu

2006 - 2007

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágio realizado no Laboratório de Fisiologia de Tripanossomatídeos - Departamento de Fisiologia Geral. Total de 512 horas.

2004 - 2012

Secretaria de Saúde - Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional da Área de Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Encarregada de serviços, atuando no setor de compras da Divisão de Administração da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo/SP e prestando assistência na aquisição de produtos e serviços relacionados à área de saúde.

2018 - 2020

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-graduanda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Doutorado no Laboratório de Genômica Evolutiva e Funcional da Universidade Federal do ABC com bolsa oferecida pela própria instituição, para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a ampliar os conhecimentos sobre a estrutura da família gênica metacaspase em monocotiledôneas, seu processo de diversificação, função e papel na morte celular programada associada ao estresse hídrico.

2018 - 2018

alpha escola técnica comercial Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de nível técnico, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora da disciplina de Microbiologia para alunos do curso técnico em Análises Clínicas (aulas práticas).

2020 - Atual

Fundação Butantan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnologista Lab. Desenvolvimento Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na linha de frente contra a COVID-19 no controle de amostras, análise de resultados e liberação de laudos referentes a doença. Assessora técnica junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).