Arthur Blásio Rambo

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1959), graduação em Letras Clássicas pelo Colégio São José(1953), graduação em Licenciado em Teologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1963), graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1956), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1976) e pós-doutorado pela Université Paris-Descartes(1988). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Consultor do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Consultor Ad hoc do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural. Atuando principalmente nos seguintes temas:origem do homem, antropogênese, homem e transformismo.

Informações coletadas do Lattes em 30/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1972 - 1976

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A Origem do Homem; aspectos científicos, filosóficos e teológicos.
Orientador: Sem orientador parte da Livre-Docência
Palavras-chave: origem do homem; antropogênese; homem e transformismo.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Antropologia Filosófica. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Licenciado em Teologia

1960 - 1963

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação em História Natural

1957 - 1959

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Filosofia

1954 - 1956

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação em Letras Clássicas

1950 - 1953

Colégio São José

Pós-doutorado

1976 - 0000

Livre-docência. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Título: A origem do homem: aspectos científicos, filosóficos e teológicos, Ano de obtenção: 1976., Palavras-chave: origem do homem; antropogênese; homem e transformismo., Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica / Especialidade: Antropologia Filosófica. , Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

1988 - 1988

Pós-Doutorado. , Université Paris-Descartes. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural / Especialidade: Antropologia Rural.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural/Especialidade: Antropologia Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Participação em eventos

Centro Cultural José Boésio.Dilemas da pós-modernidade. 2010. (Outra).

Instituto Histórico de São Leopoldo - Sessão Mensal.O catolicismo social no sul do Brasil. 2010. (Outra).

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em História - Unisinos.O fazer história. 2009. (Outra).

Imigração: do particular ao geral - X Seminário de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.Deitando raízes. 2008. (Seminário).

Saúde: corporeidade - educação; XVIII Simpósio de História da Imigração e Colonização.Práticas de medicina. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Vinicius Pereira de Oliveira

RAMBO, A. B.; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. De Manoel Congo a Manoel de Paula: a trajetória de um africano ladino em terras meridionais (meados do século XIX). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carlos Christiano Krakhecke

RAMBO, A. B.; CONSTANTINO, Nuncia Maria Santoro de; FLORES, Moacyr. O assentamento do núcleo agrícola estadual Fazenda Lemmertz, em Taquari, e os modelos históricos de minifúndios no Rio Grande do Sul.. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Jacó Krug

RAMBO, A. B.; ALTENHOFEN, Cléo Vilson. Identidade e comportamento lingüístico na comunidade plurilíngüe alemão-italiano-português de Imigrante - RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina Seibert Schneider

RAMBO, A. B.; NODARI, Eunice; TRAMONTINI, Marcos Justo. Viribus unitis: cooperativas de crédito. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: André Carlos Werle

RAMBO, A. B.. O reino jesuítico germânico nas margens do Rio Uruguai: aspectos da formação da Colônia de Porto Novo (Itapiranga). 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Nunes

NUNES, E.;RAMBO, A. B.. A Igreja de Santa Vitória do Palmar: permanências e rupturas nas relações entre história e manifestações de arte religiosa. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Liliane da Costa Freitag

FREITAG, L. C.;RAMBO, A. B.. As fronteiras perigosas, migrações internas e ocupação de um espaço vital: o extremo-oeste paranaense (1937-1954). 1997. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cristina Silva Sauter

SAUTER, C. S.;RAMBO, A. B.. O comércio volante em Porto Alegre (1897-1918). 1997. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cristine Fortes Lia

LIA, C. F.;RAMBO, A. B.; DREHER, M. N.. Colonizadores silenciados: a historiografia brasileira e o cristão-novo no período colonial. 1997. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Haike Roselane Kleber da Silva

RAMBO, A. B.; GERTZ, René; WEBER, Regina; LUCA, Tania de. Trajetória de uma liderança étnica: Aloys Friedrichs (1868-1950). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antonio Dari Ramos

RAMBO, A. B.; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. Exemplaridade e mortificação no centro da ação missionária jesuítica nas reduções de Guaranis do século XVII. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: LERMEN, Gisela Anna Bütner

RAMBO, A. B.; WEyRAUCH, Cléia Schiavo; FLECK, Eliane Cristina Deckmann; DEIFELT, Wanda; DREHER, Martin Norberto. Mulheres e Igreja - memórias desafiadoras; contribuições ao resgate da história de mulheres imigrantes alemãs católicas, na região colonial alemã do Brasil Meridional, durante a época da Restauração Católica (1850-1939) . 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Isabel Rosa Gritti

GRITTI, I. R.;RAMBO, A. B.. Imigração e colonização polonesa no Rio Grande do Sul: a emergência do preconceito. 2002. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Márcia Neumann

RAMBO, A. B.. A imigração e colonização alemã no Brasil e estruturação das empresas colonizadoras particulares: a empresa de colonização Dr. Herrmann Meyer. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neli Schäfer da Silva

RAMBO, A. B.; TRAMONTINI, Marcos Justo; DREHER, M. N.. A identidade étnica teuto-brasileira: um instrumento do projeto de restauração católica regional (1946-1960). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gisela Anna Büttner Lermen

RAMBO, A. B.; TRAMONTINI, Marcos Justo; DREHER, M. N.. Nossa herança é nosso poder; contribuição ao resfate da história de mulheres imigrantes alemãs católicas na região colonial alemã do Brasil Meridional, durante a época da Restauração Católica (1870-1945). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aldino Luiz Segala

RAMBO, A. B.; DREHER, M. N.; HEINZ, F. M.. Movimentos e ideologias na América Latina: a dialética e militância de Ernani Maria Fiori. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marta Rosa Borin

RAMBO, A. B.; DREHER, M. N.; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. História e religiosidade popular: a resistência do peregrino João Luiz Pozzobon. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Orientou

Antonio Dari Ramos

Evangelização e catecismos em Anchieta e em Montoya; Início: 2002; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);

Marilene Scapin

Mulheres descendentes de imigrantes italianos na Quarta Colônia: mitos e estereótipos; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Isabel Cristina Arendt

Representações do colono teuto-brasileiro católico através da negação do outro nos escritos de Pe; Balduino Rambo, SJ; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cleusa Maria Gomes Graebin

Igreja, Poder e Educação: os Lassalistas na América Latina (1900 a 1930); ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Carine Haupt

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Leomar Tesche

A prática do Turnen entre os imigrantes alemães e seus descendentes no Rio Grande do Sul: 1867-1942; ; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Ângela Tereza Sperb

Mais que nunca é preciso cantar; a Sociedade de Canto em Hamburgerberg (São Leopoldo/Brasil) e Esperanza (Argentina) e a preservação da identidade étnica; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Neli Schäfer

Vida cotidiana e identidade étnica teuto-brasileira; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Silvana Rossetti Faleiro

O conceito de pecado entre brasileiros descendentes de imigrantes italianos: mutações e efeitos no advir histórico; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Walter Otmar Steyer

A implantação do Luteranismo confessional entre os imigrantes alemães no Rio Grande do Sul; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Gisela Anna Bütner Lermen

Mulheres e Igreja - memórias desafiadoras; contribuições ao resgate da história de mulheres imigrantes alemãs católicas, na região colonial alemã do Brasil Meridional, durante a época da Restauração Católica (1850-1939); 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Neli Schäfer Tesch da Silva

A identidade étnica teuto-brasileira: um instrumento do projeto de restauração católica regional (1946-1960); 2003; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Andreia Bohn

Historiografia e identidade teuto-brasileira (1918-1939): Subprojeto: A historiografia de matriz católica; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cristina Spengler

Historiografia e identidade teuto-brasileira (1918-1938): subprojeto a historiografia de matriz católica; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Bismark Beckenbauer Ferreira Leite

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Vanise Vanir Thielke

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cristiane Horst

Historiografia e identidade teuto-brasileira (1918-1939); a matriz católica; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cristiane Horst

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cristina Spengler

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Deisi Cristina Stella

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cátia Helena Cord

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Elizabeth Rosane Breunig

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Vitor Eduardo Simon

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Paulo Tigemann Wallauer

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Márcio Mügge

Recuperação do acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Justine Koppe

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Cláudia Elisa van Grol

Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arthur Blásio Rambo;

Produções bibliográficas

  • RAMBO, A. B. . Teuto-argentino, teuto-brasileiro, teuto-chileno: identidades em debate. Estudos Ibero-Americanos , Porto Alegre/RS, v. XXXI, n.1, p. 201-222, 2005.

  • RAMBO, A. B. . Restauração Católica: contexto histórico. Broteria. Revista de Cultura , Lisboa - Portugal, v. 156, n.1, p. 33-44, 2003.

  • RAMBO, A. B. . Restauração Católica: no sul do Brasil. Broteria. Revista de Cultura , Lisboa - Portugal, v. 156, n.2, p. 153-170, 2003.

  • RAMBO, A. B. . Imigração alemã na América Latina nos séculos XIX e XX: Argentina, Brasil e Chile. Estudos Ibero-Americanos , Porto Alegre - RS, v. XXIX, n.1, p. 107-136, 2003.

  • RAMBO, A. B. . A presença alemã na América Latina no período colonial. História Unisinos , São Leopoldo - RS, v. 6, n.5, p. 89-122, 2002.

  • RAMBO, A. B. . Restauração Católica no sul do Brasil. História. Questões e Debates , Curitiba - PR, v. 19, n.36, p. 279-304, 2002.

  • RAMBO, A. B. . O caixeiro viajante. Perspectiva Econômica Série Cooperativismo, São Leopoldo - RS, v. 37, n.117, p. 121-139, 2002.

  • RAMBO, A. B. . Caixeiro viajante - II. Perspectiva Econômica Série Cooperativismo, São Leopoldo - RS, v. 37, n.119, p. 95-111, 2002.

  • RAMBO, A. B. ; TESCHE, L. . Reconstructing the Fatherland: German Turnen in Southern Brazil. European Sports History Review , Frank Cass,London.Portland,OR, v. 3, p. 5-22, 2001.

  • RAMBO, A. B. . Theodor Amstad. Perspectiva Econômica , São Leopoldo, v. 35, n.110, p. 5-37, 2000.

  • RAMBO, A. B. . A identidade teuto-brasileira em debate. Estudos Ibero-Americanos , Porto Alegre, v. XXV, n.2, p. 185-196, 1999.

  • RAMBO, A. B. . Cortejo dos condenados de 1943. Estudos Leopoldenses , Editora Unisinos, v. 2, n.1, p. 27-42, 1998.

  • RAMBO, A. B. . Nacionalização e ação policial no Estado Novo. Estudos Leopoldenses , Editora Unisinos, v. 1, n.1, p. 149-182, 1997.

  • RAMBO, A. B. . Nacionalização e ação policial no Estado Novo (II). Estudos Leopoldenses , Editora Unisinos, v. 1, n.2, p. 75-112, 1997.

  • RAMBO, A. B. . Imigração alemã e ecologia. Estudos Leopoldenses , Editora Unisinos, v. 30, n.136, p. 71-90, 1994.

  • RAMBO, A. B. ; KREUTZ, L. . Germanismo pedagógico no Rio Grande do Sul: perspectivas de pesquisa. Estudos Leopoldenses , Editora Unisinos, v. 30, n.137, p. 79-92, 1994.

  • RAMBO, A. B. . Um sonho e uma realidade - A Unisinos (1953-1969). São Leopoldo: Unisinos, 2009. 240p .

  • RAMBO, A. B. (Org.) ; GRÜTZMANN, I. (Org.) ; ARENDT, I. C. (Org.) . Pe. Balduino Rambo - a pluralidade na unidade: memória, religião, cultura e ciência. 1. ed. São Leopoldo - RS: Ed. Unisinos, 2007. v. 1. 220p .

  • RAMBO, A. B. . Somando esforços - o associativismo teuto-brasileiro e os primórdios do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Santa Maria - RS: Ed. UFSM, 2007.

  • RAMBO, A. B. (Org.) . O rebento do carvalho; contos dialetais. São Leopoldo - RS: Unisinos, 2002. v. 2. 698p .

  • RAMBO, A. B. . A escola comunitária teuto-brasileira. Associação de Professores e a Escola Normal.. 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1996. v. 1. 276p .

  • RAMBO, A. B. (Org.) ; FÉLIX, L. O. (Org.) . A Revolução Federalista e os Teuto-Brasileiros. 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1995. v. 1. 185p .

  • RAMBO, A. B. . A escola comunitária teuto-brasileira católica. 1. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1994. v. 1. 276p .

  • RAMBO, A. B. . A religiosidade no quotidiano dos imigrantes. In: Nilza Huyer Ely. (Org.). Dom Pedro de Alcântara: marcas do tempo. Porto Alegre: Edições EST, 2010, v. , p. 78-87.

  • RAMBO, A. B. . Doctrina multiplex - veritas una. In: Miquéias H. Mugge, Erny Mugge, Iria Hauenstein. (Org.). Construindo diálogos; história, educação e ecumenismo. São Leopoldo: Oikos, 2010, v. , p. 233-246.

  • RAMBO, A. B. . Deitando raízes: os primeiros 70 anos de Ivoti. In: ARENDT, I. C., WITT, Marcos Antonio, GERBER, D. H. S., DILLY, Gabriela. (Org.). Imigração: do particular ao geral; Anais do X Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.. Porto Alegre: Corag, 2009, v. , p. 126-140.

  • RAMBO, A. B. . Práticas de Medicina. In: ARENDT, I. C., DREHER, M. N., MÜGGE, M., WITT, Marcos Antonio, SPINASSÉ, Karen P.. (Org.). Saúde: corporeidade - educação; XVIII Simpósio de História da Imigração e Colonização. São Leopoldo: Oikos, 2009, v. , p. -.

  • RAMBO, A. B. . Novas respostas para velhas perguntas. In: Arthur B. Rambo; Imgart Grützmann, Isabel C. Arendt. (Org.). Pe. Balduino Rambo - a pluralidade na unidade: memória, religião, cultura e ciência. 1ed.São Leopoldo - RS: Ed. Unisinos, 2007, v. , p. 11-33.

  • RAMBO, A. B. ; RABUSKE, Arthur ; ARENDT, I. C. . A produção bibliográfica de e sobre Balduino Rambo. In: Arthur B. Rambo; Imgart Grützmann; Isabel C. ARENDT. (Org.). Pe. Balduino Rambo - a pluralidade na unidade: memória, religião, cultura e ciência. 1ed.São Leopoldo - RS: Ed. Unisinos, 2007, v. 1, p. 204-218.

  • RAMBO, A. B. . Turnen und Identität. In: Gigliola Gori; Thierry Terret. (Org.). Sport and Education in History. 1ed.Sankt Augustin - Alemanha: Academia Verlag, 2005, v. , p. 158-161.

  • RAMBO, A. B. . Propaganda e realidade da imigração centro-européia para o sul do Brasil. In: josef opatrn. (Org.). Emigración centroeuropea a América Latina. Praga - República Checa: Universidad Carolina de Praga/Editorial Karolinum, 2005, v. III, p. 69-75.

  • RAMBO, A. B. . Imprensa em língua alemã no Rio Grande do Sul. In: Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Cultura alemã: 180 anos; deutsche Kultur seit 180 Jahren. Porto Alegre: , 2004, v. , p. 89-98.

  • RAMBO, A. B. . Na sombra do carvalho. In: Antonio Sidekum. (Org.). Às sombras do carvalho. 1ed.São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004, v. 1, p. 13-112.

  • RAMBO, A. B. . A história da imprensa teuto-brasileira. In: CUNHA, Jorge Luiz da; GÄRTNER, Angelika. (Org.). Imigração alemã no Rio Grande do Sul: história, linguagem, educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2003, v. , p. 59-79.

  • RAMBO, A. B. . O teuto-brasileiro e sua identidade. In: FIORI, Neide Almeida. (Org.). Etnia e educação: a escola "alemã" no Brasil e estudos congêneres. Florianópolis, Tubarão: Editora UFSC, Editora Unisul, 2003, v. , p. 63-90.

  • RAMBO, A. B. . A imprensa teuto-brasileira como instrumento de identidade. In: OPATRN , Josef. (Org.). Emigración Centroeuropea a América Latina - II. Praga: Editorial Karolinum, 2003, v. , p. 57-68.

  • RAMBO, A. B. . A igreja dos imigrantes. In: Martin Norberto Dreher. (Org.). 500 anos de Brasil e Igreja na América Meridional. 1ed.Porto Alegre: Edições EST, 2002, v. 1, p. 57-79.

  • RAMBO, A. B. . A ocupação do território. In: Ana Beatriz R. Gonçalves; Claudete Boff. (Org.). Turismo e cultura; história regional. 1ed.Santo Ângelo, RS: Gráfica Venâncio Ayres, 2001, v. 2, p. 31-38.

  • RAMBO, A. B. . Katholische Aktion. In: Hans Dieter Betz; Don S. Browning; Bernd Janowsky; Eberhard Jüngel. (Org.). Religion in Geschichte und Gegenwart; Handbuch für Theologie und Religionswissenschaft. 4ed.Tübingen: Mohr Siebeck, 2001, v. 4, p. 882-883.

  • RAMBO, A. B. . A Igreja da Restauração Católica no Brasil Meridional.. In: Martin Norberto Dreher. (Org.). Populações rio-grandenses e modelos de igreja.. 1ed.Porto Alegre; São Leopoldo: Edições EST; Ed. Sinodal, 1998, v. 1, p. 147-162.

  • RAMBO, A. B. . Dom João Becker, perfil de um bispo rio-grandense. In: Martin Norberto Dreher. (Org.). Populações rio-grandenses e modelos de igreja.. 1ed.Porto Alegre; São Leopoldo: Edições EST; Ed. Sinodal, 1998, v. 1, p. 226-241.

  • RAMBO, A. B. . A trajetória da integração do imigrante alemão. In: Luiz Augusto Fischer; René Ernaine Gertz. (Org.). Nós, os teuto-gaúchos. 1ed.Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1996, v. 1, p. 196-204.

  • RAMBO, A. B. . A Revolução Federalista e a Imprensa. In: Arthur Blásio Rambo; Loiva Otero Félix. (Org.). A Revolução Federalista e os teuto-brasileiros. 1ed.São Leopoldo: UNISINOS, 1995, v. 1, p. 125-134.

  • RAMBO, A. B. . Os católicos e a Revolução Federalista. In: Arthur Blásio Rambo; Loiva Otero Félix. (Org.). A Revolução Federalista e os teuto-brasileiros. 1ed.São Leopoldo: UNISINOS, 1995, v. 1, p. 39-56.

  • RAMBO, A. B. . Nacionalidade e cidadania. In: Cláudia Mauch; Naira Vasconcelos. (Org.). Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade, história. 1ed.Canoas: Editora da ULBRA, 1994, v. 1, p. 43-53.

  • RAMBO, A. B. . Nacionalização e imigração alemã. In: Telmo Lauro Müller. (Org.). Nacionalização e imigração alemã. 1ed.São Leopoldo: UNISINOS, 1994, v. 1, p. 75-86.

  • RAMBO, A. B. . Os jesuítas e a imigração. Sinos de São José, Porto Alegre - RS, , v. 177, p. 11 - 11, 26 dez. 2004.

  • RAMBO, A. B. . Os jesuítas e a imigração. Sinos de São José, Porto Alegre/RS, , v. 178.

  • RAMBO, A. B. . A dinâmica da expansão colonial. In: IV Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2002, Lajeado. Anais do IV e do V Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras. Lajeado: Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2000. v. 1. p. 17-24.

  • RAMBO, A. B. . Modelos de colonização. In: V Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2002, Santa Cruz do Sul. Anais do IV e do IV Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras. Lajeado: Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2001. v. 1. p. 97-104.

  • RAMBO, A. B. . Associativismo Teuto-Brasileiro. In: II Congresso Europeo de Latinoamericanistas. América Latina: cruce de culturas y sociedades. La dimensión histórica y la globalización futura, 1999, Halle-Wittenberg. II Congresso Europeo de Latinoamericanistas. América Latina: cruce de culturas y sociedades. La dimensión histórica y la globalización futura. Halle-Wittenberg: Martin-Luther-Universität, 1998.

  • RAMBO, A. B. . A Igreja da Restauração Católica no Brasil Meridional. In: Populações Rio-Grandenses e Modelos de Igreja, 1997, São Leopoldo/RS. Populações Rio-Grandenses e Modelos de Igreja. Porto Alegre e São Leopoldo: Edições EST e Editora Sinodal, 1997. v. 1. p. 147-162.

  • RAMBO, A. B. . Dom João Becker, perfil de um bispo rio-grandense. In: Populações Rio-Grandenses e Modelos de Igreja., 1997, São Leopoldo. Populações Rio-Grandenses e Modelos de Igreja.. Porto Alegre e São Leopoldo: Edições EST e Sinodal, 1997. v. 1. p. 226-240.

  • RAMBO, A. B. . Análise de "A fisionomia do Rio Grande do Sul", da obra clássica do Pe. Balduino Rambo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A religiosidade entre os imigrantes alemães. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A vida e obra de Pe. Balduino Rambo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Associativismo entre os imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMBO, A. B. . A obra colonizadora do Pe. Rick no oeste de Santa Catarina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A obra e personalidade de Pe. Rick. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Jesuítas no sul do Brasil após a Restauração da Ordem: o projeto educacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMBO, A. B. . Aculturação alemã na Argentina, no Brasil e no Chile. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Associativismo teuto-brasileiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Propaganda e realidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A proposta pedagógica da escola teuto-brasileira católica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Turnen, ginástica, exercícios físicos como instrumento de identidade alemã no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Turnen und Identität. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Pe. Werner von und zur Mühlen: a formação de elites intelectuais católicas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Acervos históricos da Uiversidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A imprensa teuto-brasileira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Igreja dos imigrantes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Modelos de colonização. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Cem anos de germanidade no RS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . Origem do Homem; Questões científicas, filosóficas e teológicas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A dinâmica da expanção colonial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A escola comunitária teuto-brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A expansão colonial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A igreja dos imigrantes dos séculos XIX e XX. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A igreja da restauração - protestantismo.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . O caixeiro viajante. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . A escola comunitária teuto-brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMBO, A. B. . 175 anos de Imigração Alemã: história e desenvolvimento. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMBO, A. B. . A figura do Musterreiter.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMBO, A. B. . O associativismo entre os imigrantes alemães no sul do Brasil.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMBO, A. B. . Palestra: O evolucionismo: aspectos científicos e teológicos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMBO, A. B. . A Igreja da Restauração Católica no Brasil Meridional.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMBO, A. B. . Dom João Becker, perfil de um bispo rio-grandense.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMBO, A. B. . Roteiro de Entrevistas, NETB-PPGH. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMBO, A. B. . Associativismo entre os imigrantes alemães. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMBO, A. B. . Apresentação do Programa de Pós-Graduação em História. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMBO, A. B. . Palestra: Imigração Alemã no Vale: aspectos históricos e econômicos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMBO, A. B. . A recuperação da memória teuto-brasileira.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMBO, A. B. . Ética na orientação e outras questões. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMBO, A. B. . O Brasil como império independente: analisado sob o aspecto histórico, mercantilístico e político. Santa Maria/RS: Editora UFSM, 2007 (Edição crítica).

  • RAMBO, A. B. . Apresentação. Santa Maria/RS, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RAMBO, A. B. ; GRÜTZMANN, I. ; ARENDT, I. C. . Apresentação. São Laeopoldo - RS, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RAMBO, A. B. . O Brasil como império independente: analisado sob o aspecto histórico, mercantilístico e político. Santa Maria /RS: Editora UFSM, 2007. (Tradução/Livro).

  • RAMBO, A. B. . A missão dos jesuítas alemães no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Unisinos, 2004. (Tradução/Livro).

  • RAMBO, A. B. ; RABUSKE, Arthur . Pe. João Evangelista Rick: cientista, colonizador, apóstolo social e professor. São Leopoldo: Unisinos, 2004. (Tradução/Livro).

  • RAMBO, A. B. . Apresentação. São Leopoldo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RAMBO, A. B. . Reminiscências. São Leopoldo: Unisinos, 2002. (Tradução/Livro).

  • RAMBO, A. B. . Cem anos de germanidade (1824-1924). São Leopoldo: UNISINOS, 2000. (Tradução/Livro).

Outras produções

RAMBO, A. B. . Projeto Editorial: Aparados da Serra - na trilha do Padre Rambo. 2007.

RAMBO, A. B. . Os 180 anos da imigração alemã. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMBO, A. B. . Comitê Científico del Simposio Internacional Emigración centroeuropea a America latina. 2002. (Comitê Científico).

RAMBO, A. B. . Coordenação de Seminário Temático: comunicações gerais, ligadas à imigração. 2002. (Coordenação de Seminário Temático).

RAMBO, A. B. . Recuperação do Acervo do Museu Histórico de São Leopoldo. 2001. (Relatório de pesquisa).

RAMBO, A. B. . Relatório Final (conclusivo). 1999. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    A Sociedade União Popular, Descrição: Entre as contribuições mais importantes dos imigrantes alemães nos Estados do Sul do Brasil constam certamente as múltiplas formas de associativismo que desenvolveram. A inesgotável versatilidade com que praticaram as formas mais diversas de associativismo, transformou-se na chave da sobrevivência dos imigrantes nas primeiras décadas. Depois garantiu a consolidação da obra colonizadora e assegurou-lhe finalmente um êxito duradouro e definitivo. Elegeram como lema de ação o dito bíblico "viribus unitis", "com a união das forças" e fundamentaram toda ação sobre o apelo cristão "omnibus omnia", tudo para todos. Motivados por essa concepção sócio-religiosa da promoção humana, as lideranças católicas teuto-brasileiras escolheram os meios e as estratégias capazes de assegurar o sucesso para os seus empreendimentos em todos os campos da atividade humana. Dentre as muitas modalidades de associativismo posta em prática apresentamos como projeto a ser desenvolvido a "Sociedade União Popular" conhecida na sua versão original como "Volksverein". A execução do Projeto prevê em primeiro lugar a identificação, a classificação e a análise das fontes e documentos existentes no arquivo da Sociedade União Popular; num segundo momento identificar a importância da Sociedade União Popular no período histórico em que atuou; num terceiro momento destacar os resultados obtidos com a prática do associativismo cristão. O Projeto exige um tratamento teórico que tem como pano de fundo uma concepção holística da realidade humana. Envolve necesariamente recurso à história social, cultural, econômica e religiosa, além da antropologia, à etnohistória, num esforço em que a visão transdisciplinar serve como instrumento de análise orgânico do que foi a Sociedade União Popular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Arthur Blásio Rambo - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 4

  • 2002 - 2004

    O caixeiro viajante, Descrição: A década de 1850 marca o início da transformação de Porto Alegre no centro de comércio do Rio Grande do Sul. Firmas e mais firmas comerciais, importadoras e exportadoras de médio e grande porte, foram-se instalando aí, para atender à demanda crescente de todo o Estado. As colônias instaladas nos vales dos rios dos Sinos, Caí, Taquari, Pardo e Jacuí exibiam um notável progresso. O mesmo pode-se afirmar da Campanha. Uma densa rede de casas de comércio enviava os seus produtos para a capital do Estado e de lá abastecia-se com mercadorias para cobrir a demanda do interior. Foi neste vaivém de mercadorias que entrou um personagem que se tornaria lendário entre os anos de 1870 e 1940: O Caixeiro Viajante. Montado em sua mula, carregando malas abarrotadas de amostras, cavalgava de "venda" em "venda", oferecendo as novidades das grandes casas de comércio de Porto Alegre. Recebia as encomendas, expedia faturas, levava pagamentos. Desempenhava ao mesmo tempo o papel de vendedor, de cobrador, de banco, de responsável pelo giro do capital. Como pessoas cultas os caixeiros viajantes faziam as vezes do jornal, do rádio e do correio, ao exercerem o papel de veículos de comunicação, mantendo seus fregueses informados sobre todo tipo de acontecimento regional, nacional ou internacional. Portadores de uma cosmovisão liberal difundiram essas idéias no ambiente colonial onde costumava predominar a cosmovisão católica e/ou protestante. O Caixeiro Viajante transformou-se assim no elo central que mantinha lubrificada a complexa máquina do comércio da época, partindo das grandes casas de importação e exportação de Porto Alegre, passando pelos entrepostos intermediários, alcançando as "vendas" mais afastadas, retornando depois à capital do Estado fechava o ciclo. A finalidade principal do Projeto consiste em analisar as técnicas e a dinâmica do comércio no RS nas décadas de 1870 - 1940, além de mostrar como atuavam os agentes do comércio de então: os caixeiros viajantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Arthur Blásio Rambo - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Reitoria, Biblioteca - Acervo Documental e de Pesquisa. , AV. UNISINOS, 950, CRISTO REI, 93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275, Telefone: (51) 35908802, Fax: (51) 5908393

Experiência profissional

2002 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Ad hoc, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Consultor Ad hoc.

1998 - Atual

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1998

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Consultor Ad hoc.

1995 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/1995

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Consultor ad hoc.

1992 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1992

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Consultoria Ad hoc.

1991 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Titular da Universidade de 1960-1987; retornando em abril de 1990 com Dedicação Exclusiva a partir de setembro de 1991 até a presente data.

Atividades

  • 04/1990

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Integrante do Conselho do Centro de Ciências Humanas.

  • 04/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Linhas de pesquisa

  • 04/1990

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Imigração na América Latina I, História da Imigração na América Latina II, Seminário de Pesquisa

  • 01/1994 - 12/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenador do PPGHistória.

  • 09/1997 - 09/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Integrante do Conselho Universitário - CONSUN.

  • 08/1996 - 03/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto PROIN/CAPES.

  • 09/1997 - 09/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Evento Populações Rio-Grandenses e Modelos de Igreja..

  • 04/1996 - 04/1996

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Semana dos Povos Indígenas - Direitos Indígenas - Direito à Cidadania.

  • 03/1990 - 12/1993

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros.

  • 10/1993 - 10/1993

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Seminário A Revolução Federalista na região de colonização alemã no RGS..

  • 03/1987 - 12/1987

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e Sociedade Ibero-Americanas, Imigração na Ibero-América

  • 03/1960 - 09/1987

    Ensino, Licenciatura Em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Antropológicos

1960 - 1990

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor da Pós-Graduação (Mestrado) a partir de 08/1978

Atividades

  • 08/1978 - 04/1990

    Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e Sociedade - Minorias étnicas no Brasil

  • 03/1960 - 04/1990

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural