Pietro Graza de Lima

Tem experiência nas áreas de ensino de Literatura (Brasileira, Portuguesa e Africana Lusófona) e de idiomas (Português, Inglês e Espanhol). Formado em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela FUNESO (Olinda-pe - 2004).

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Literatura brasileira

2005 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Maria Gínia de Oliveira Gomes

Graduação em Licenciatura Plena em Letras Inglês

1990 - 2004

Fundação de Ensino Superior de Olinda

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1991

Escola Estadual de 1º e 2º Graus, Dom Bosco

Formação complementar

2007 - 0000

Língua Espanhola. , Universidade Federal de Pernambuco.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso Interuniversitário Atualização de Espanhol. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Paraíba.

2004 - 2004

Curso Leitura do Texto Literario - Luzilá Ferreira. (Carga horária: 20h). , Instituto Arqueologico, Historico e Geografico Pernambucano.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Africana.

Participação em eventos

FLIPORTO - Feira Literária Internacional de Porto de Galinhas - PE.Literatura Angolana. 2008. (Outra).

I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura da FACHO. A voz infantil na obra do Angolano Ondjaki. 2007. (Congresso).

Seminário Literatura, Valor e Crítica. 2007. (Seminário).

IV UNILETRAS. 2007. (Seminário).

I Seminário de Língua e Literatura Clássica: Confrontos e Confluências com a Modernidade. 2007. (Seminário).

III Encontro de Professores de Literatura Africanas: Pensando em África - Crítica, Ensino e Pesquisa.O recurso literário na obra do escritor angolano Ondjaki. 2007. (Encontro).

II Colóquio de Estudos Literários Contemporâneos.Análise da narrativa: E se amanhã o medo, do angolano Ondjaki.. 2007. (Outra).

III Encontro Literário da Funeso.Entendendo Euclides da Cunha. 2004. (Encontro).

XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. 2004. (Outra).

Produções bibliográficas

  • LIMA, P. G. . A voz infantil na obra do Angolano Ondjaki. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Padre Dehon. , Avenida Caxangá - N 3560, Iputinga, 50670000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 3276219

Experiência profissional

2013 - Atual

Escola Padre Dehon

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Prfessor de Portugues e Literatura, Carga horária: 200

2008 - 2010

Escola Alm Soares Dutra

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Inglês Instrumental, Carga horária: 7

2008 - 2008

Colégio Fernando Ferrari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Literatura e Inglês, Carga horária: 15

2007 - 2007

Vestibular Cidadão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Espanhol, Carga horária: 4

2000 - 2006

Wisdom Carlos Gomes - Escola de Idiomas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Inglês e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40