Talita Costa Santos
Mestra do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília (2015). Graduada em Psicologia, Bacharel e Licenciatura pela Universidade de Brasília (2012 e 2013).
Atua como Psicóloga Escolar em uma rede educacional. Executa planos de ação, realiza atendimentos a estudantes, responsáveis, professores e profissionais. Faz trabalhos preventivos com os adolescentes, utiliza temática de bullying, drogas, sexualidade, depressão, orientação de estudos e Projeto de Vida. Realiza orientação profissional para ajudar os jovens formandos. Atua juntamente com uma rede de professores, fazendo formação continuada, observando atuação e realizando feedbacks. Trabalha com outras psicólogas da rede, tem em sua equipe coordenadores, pedagogos e licenciados. Recebe consultoria do Laboratório de Psicologia Escolar da UnB com a professora Claisy Marinho.
Tem experiência em clínica particular e como profissional voluntária no Centro de Atendimentos e Estudos Psicológicos (CAEP - UnB) atendendo a crianças, adolescentes e adultos com supervisão da professora Doutora Dione Zavarroni.
Trabalhou em Instituição Filantrópica, conveniada com o governo, que presta Serviço de Convivência para cerca de 200 crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Realizou atendimentos com pais e estudantes, fez visitas, acompanhou o desempenho escolar. Elaborou Plano de Trabalho, e calendário anual. Ministrou palestras e intervenções com professores e estudantes da creche-escola na mesma instituição. Programa projetos preventivos e educacionais. Executa atividades em equipe multidisciplinar de pedagogas e assistente social.
Ministrou em Semanas Psicopedagógicas de Colégios Públicos e Particulares.
Foi professora de Inglês para crianças de 4 a 12 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em escola particular.
Atuou como psicóloga facilitadora em curso franqueado internacional (FasTracKids) de desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades verbais, de aplicação do conhecimento e de desenvolvimento de auto-confiança para crianças de até 6 anos.
Informações coletadas do Lattes em 10/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE)
2018 - 2020
Universidade de Brasília, UnB
Título: Protagonismo na Cultura Digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes
Orientador: Wilsa Maria Ramos
, Ano de Obtenção: 2020.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Ludoterapia Centrada na Criança e no Adolescente
2018 - 2018
Instituto DIBS
Título: Ludoterapia na Clínica com Adolescentes
Orientador: Milene Bernardes
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2014 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: Diagnóstico Psicopedagógico de uma Criança com Suspeita de Epilepsia: Impactos, Influências e Resultados
Orientador: Elizabeth Queiroz
Formação complementar
2019 - 2019
II Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2018 - 2018
XII Colóquio de Psicologia Escolar. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2010
TESOL. , Rennert New York Language School, RENNERT, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Orientou
Escola Conectada; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE)) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
SANTOS, T. C. ; Ramos, W. M. . Configuração subjetiva da aprendizagem e as novas ecologias de jovens estudantes no Século XXI.. Configuração subjetiva da aprendizagem e as novas ecologias de jovens estudantes no Século XXI. , v. 2, p. 31-41-41, 2020.
-
SANTOS, T. C. ; Ramos, W. M. . Protagonismo na Cultura Digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes.. Critical Social Studies , v. 1, p. 1, 2019.
-
SANTOS, T. C. ; Ramos, W. M. . XI Colóquio de Psicologia Escolar Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
Protagonismo na Cultura Digital: configuração subjetiva da aprendizagem de jovens estudantes, Descrição: O cenário educacional do Século XXI destaca a importância de se reconhecer novas formas de aprendizagem que os estudantes e professores têm desenvolvido em sua rotina; e principalmente a compreensão de como os processos subjetivos individuais e singulares configuram essas relações de aprendizagem produzidas pela e na cultura digital nesses jovens estudantes. As grandes transformações que vivenciamos na cultura digital atual proporcionam mudanças nos modos de acesso ao saber, emergindo novas oportunidades comunicacionais e informacionais aos usuários. Essas oportunidades, por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICS) são dinâmicas, interativas, plurais e podem propiciar novas formas de aprendizagem. Os jovens estudantes têm hoje acesso à ferramentas que podem permitir a expressão da condição de sujeito nos seus processos de aprendizagem gerando uma posição ativa e co-participativa. A pesquisa tem por objetivo compreender como a configuração subjetiva da aprendizagem gerada nas/pelas práticas de uso das TICs constitui as trajetórias pessoais e singulares de jovens estudantes. A perspectiva da psicologia histórico-cultural adotada na pesquisa, compreende que a pessoa não pode ser percebida ou analisada fora do seu contexto e que sua experiência e história de vida são também configuradas pelos sentidos subjetivos que ele mesmo imprime, de forma não consciente, em seu processo de desenvolvimento. A metodologia construtivo-interpretativa dará a base epistemológica para o estudo da experiência de aprendizagem e possibilitará a compreensão dos processos subjetivos emergentes na experiência de aprendizagem na cultura digital. A análise da configuração subjetiva da aprendizagem nas vivências e experiências constituídas pelas ecologias de aprendizagem nas trajetórias pessoais serão analisadas no marco epistemológico e metodológico da teoria da subjetividade. A teoria da subjetividade possibilitará a compreensão das práticas de uso e vivência online no universo midiatizado, repleto de mídias sociais e tecnologias da comunicação e informação (TIC) contemplando, principalmente, as questões de como os jovens têm subjetivado as formas de aprender a partir de suas próprias ecologias tensionadas pela aprendizagem escolarizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Talita Costa Santos - Integrante / Wilsa Maria Ramos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2018 - Atual
Relações entre desenvolvimento, subjetividade e processos de ensino e aprendizagem na cultura digital, Descrição: O projeto tem como foco as práticas culturais de uso das tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. Visa compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm produzido novas formas de aprendizagem e demandado novas formas de ensino. Pretende-se também compreender os processos de produção subjetiva e configuração subjetiva da aprendizagem mediadas pelos usos das TIC nos contextos ampliados de aprendizagem formal e informal. Tomamos como ponto de partida que o uso intensivo e globalizado de diversos recursos multimídias disruptivos e, ao mesmo tempo, adaptativos à necessidade humana tem sido o portal de entrada para a criação de uma nova ecologia da aprendizagem. Esse fenômeno tem resultado em mudanças nas trajetórias pessoais de aprendizagem, como via de acesso ao conhecimento na sociedade da informação. A cultura digital é um pano de fundo apropriado para discutir como esses processos de mudanças têm repercutido nos processos de desenvolvimento humano. Na perspectiva da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, pretende-se investigar os impactos e as influencias na produção subjetiva e na configuração subjetiva da aprendizagem das práticas de usos das TIC , que tem o potencial para integrar a educação formal e informal. Nesse cenário, outro desafio é estudar os processos de personalização do ensino que visam que os estudantes atribuam o sentido ao aprender na educação escolarizada, também abre perspectivas de pesquisa sobre a configuração subjetiva da identidade de aprendiz no Século XXI. Incluindo os estudos sobre as trajetórias de aprendizagem, as novas ecologias de aprendizagem e as formas de personalização do ensino. Palavras-chave: cultura digital; ecologia de aprendizagem; teoria do desenvolvimento humano; subjetividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Costa Santos - Integrante / Wilsa Maria Ramos - Coordenador / Mozaniel Mendes Pereira Lima - Integrante.
-
2011 - Atual
Grupo de Atendimento a Crianças com Dificuldades e Transtornos de Alimentação, Descrição: Área de Estudos: psicologia clínica e da psicanálise, da psicologia do desenvolvimento e da promoção em saúde materno-infantil. Caracterização: estudo de observação de crianças de até seis anos de idade em interação com o adulto que se ocupa dela no momento da alimentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Talita Costa Santos - Coordenador / Dione Zavaroni - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Colégio Militar Tiradentes (DF)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 40
2020 - 2021
Colégio SeriosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 40
2017 - 2020
colegio projecaoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 24
2012 - 2014
Universidade de Brasília, UnBVínculo: , Enquadramento Funcional: Profissional Voluntária, Carga horária: 15
2016 - 2017
CEAV Jr.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40
2013 - 2016
Centro comunitario são lucasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
2007 - 2009
Colégio Batista de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2011 - 2013
FastrackidsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora Infnatil, Carga horária: 24
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Talita Costa Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?