VÂNIA DO CARMO NÓBILE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2010) e doutora em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2022). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Brasília, cedida para a Diretoria de EJA da Secadi/MEC e pesquisa os seguintes temas: políticas públicas, Proeja, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação Profissional

2019 - 2022

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: A TRAJETÓRIA DO PROEJA EMI NOS INSTITUTOS FEDERAIS (2005-2020)
Orientador: Dante Henrique Moura

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: A implementação do Proeja na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: visão dos gestores
Orientador: Maria Abádia da Silva
, Ano de Obtenção: 2010.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Proeja; Educação Profissional e Tecnológica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão Pública

2007 - 2008

Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte
Título: Políticas Públicas para a educação: uma análise a partir da Reforma do Estado na década de 1990.
Orientador: Elpidio Donizetti Nunes

Especialização em Administração da Educação

2006 - 2007

Universidade de Brasília, UnB
Título: A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico como estratégia para o fortalecimento da gestão democrática da escola pública
Orientador: José Vieira de Sousa

Graduação em Pedagogia

2003 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Orientador: Roberto Aparecido Algarte

Formação complementar

2020 - 2021

Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva. (Carga horária: 360h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.

2020 - 2020

Pós-graduação Aperfeiçoamento em Design Educacional. (Carga horária: 210h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2018 - 2019

Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2018 - 2018

Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Educação a Distância, INEAD, Brasil.

2018 - 2018

Estado e Políticas Educacionais - disciplina PPGEP. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

Ciência e Produção do Conhecimento - disciplina PPGEP. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

Gestão e Avaliação de Politicas na EP - disciplina PPGEP. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2017 - 2017

Missão Pedagógica no Parlamento. (Carga horária: 40h). , CENTRO DE FORMAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS, CEFOR, Brasil.

2017 - 2017

Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Educação para Democracia e o Parlamento. (Carga horária: 120h). , Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.

2017 - 2017

MOODLE AVANÇADO. (Carga horária: 123h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Produção de Material Didático. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação para a Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação para Uso de Novas Tecnologias da. (Carga horária: 154h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2015 - 2015

Ateliê de pesquisa: Pesquisa em Educação: pensar e organizar o pensamento.. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2015

Formação em Ead. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Formação para novos membros da Equipe Técnico-Pedagógica,. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2013 - 2013

FORMAÇÃO PROEJA. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.

2012 - 2012

Planejamento e Gestão de Políticas Educativas. (Carga horária: 180h). , Instituto Internacional de Planejamneto Educacional, IIPE, Argentina.

2011 - 2011

Gestão Pública. (Carga horária: 160h). , escola de administração fazendária, ESAF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Organização de eventos

Nóbile,V. C. ; MARQUES, I. B. A. S. . V SEMEAD. 2022. (Outro).

Nóbile,V. C. . IV SEMEAD - Seminário Internacional de Educação a Distância,. 2019. (Congresso).

Nóbile,V. C. ; SOUZA, A. A. ; PASSOS, E. P. ; NASCIMENTO, J. M. ; ANDRADE, M. A. F. J. ; Moura, D, H . V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional a produção do conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora. 2019. (Congresso).

Nóbile,V. C. . I Colóquio de Estágio Docente: o Projeto Integrador como Prática Pedagógica. 2017. (Outro).

Nóbile,V. C. . Encontro Nacional PROEJAFIC; diálogos e experiências. 2010. (Congresso).

Nóbile,V. C. ; SILVA, C. J. R. ; Lemes, J B . II Simpósio dos IFs: o modelo pedagógico dos IFs: dilemas e desafios. 2010. (Outro).

Nóbile,V. C. ; SILVA, C. J. R. ; Lemes, J B . Encontro dos coordenadores da Especialização Proeja. 2008. (Outro).

Nóbile,V. C. ; SILVA, C. J. R. ; Lemes, J B . Ciclo de Palestras sobre o PPP dos IFs. 2008. (Outro).

Nóbile,V. C. . Seminário do PROEJA. 2007. (Outro).

Participação em eventos

7.º CIAPAE. ATORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROEJA: RELATOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRÁTICAS ASSERTIVAS NO IFRN (2018-2022). 2023. (Congresso).

Encontro Pedagógico Unificado - 2023. 2023. (Encontro).

8º Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas SETA.?Políticas da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica?,. 2022. (Simpósio).

V Encontro Nacional da EJA-EPT.Integração curricular: relatos de experiências no PROEJA. 2022. (Encontro).

IV Encontro Nacional da EJA-EPT.DO PROEJAFIC A EJA INTEGRADA A EP. 2021. (Encontro).

III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal.A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA DESISTÊNCIA E DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO PROEJA DO IFRN: O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. 2020. (Encontro).

?Educação e Formação de Jovens e Adultos em diferentes espaços da vida: diálogos luso-brasileiros?. A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. 2019. (Congresso).

?Educação e Formação de Jovens e Adultos em diferentes espaços da vida: diálogos luso-brasileiros?. FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O MUNDO TRABALHO: NOTAS SOBRE A FORMULAÇÃO DO PROEJA. 2019. (Congresso).

Aula Inaugural do PPGEP- IFRN. 2019. (Outra).

Educação e Formação de Jovens e Adultos em diferentes espaços da vida: diálogos luso-brasileiros?. 2019. (Outra).

II ENCONTRO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL. 2019. (Encontro).

IV SEMEAD Seminário Internacional de Educação a Distância.A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA EAD ? ESPECIALIZAÇÃO PROEJA: CAMINHOS PERCORRIDOS. 2019. (Seminário).

V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional a produção do conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROEJA NAS TESES DE DOUTORAMENTO (2009-2018). 2019. (Congresso).

XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estado, Políticas e Gestão da Educação.FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL. 2019. (Simpósio).

III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (III ENAPPE).PROEJA NA REDE ESTADUAL DO RN: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO. 2018. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (III ENAPPE),.PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS/RN. 2018. (Encontro).

III Seminário Nacional da Rede Mapa e I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação.O PROEJA NO IFRN: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES (2014-2018). 2018. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DO IFRN. 2018. (Seminário).

IV INTERCRÍTICA ? Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2018. (Outra).

X Encontro Estadual da Anpae RN.Programa MedioTEC no IFRN: primeiras impressões da implantação. 2018. (Encontro).

X SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE ..Mulheres Mil no IFRN: capacitando para mudança. 2018. (Seminário).

IV Colóquio Nacional e I Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. 2017. (Outra).

II SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ? IFRN.?MULHERES MIL EM AÇÃO IFRN/PARNAMIRIM. 2016. (Simpósio).

V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO COM ÊXITO DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PARNAMIRIM/IFRN. 2016. (Congresso).

35º SEMINÁRIO DA EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA DO IFRN.Revisitando concepções, princípios e regulamentos do PROEJA. 2015. (Seminário).

I Encontro das Equipes Pedagógicas do IFPA.A identidade da Equipe Pedagógica na Educação Profissional. 2015. (Encontro).

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Acompanhamento pedagógico como ferramenta para permanência e conclusão com êxito dos estudantes do Campus Parnamirim. 2015. (Outra).

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2015. (Outra).

Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal. 2014. (Oficina).

II Oficina para elaboração do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. 2014. (Oficina).

II Workshop Nacional: Evasão na Educação Profissional. 2014. (Outra).

Oficina para elaboração do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. 2014. (Oficina).

VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. 2014. (Seminário).

?Bases teórico-conceituais e metodológicas para a avaliação da educação profissional e tecnológica?,. 2013. (Oficina).

?Organização e experiências de avaliação da educação profissional e tecnológica?. 2013. (Oficina).

Construção de Indicadores e padrões de qualidade de refência para a Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Oficina).

Construção de indicadores e padrões de qualidade de referencia para a Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Oficina).

Seminário Nacional Direitos à aprendizagem e ao Desenvolvimento na Educação Básica. 2013. (Seminário).

XIII ENEJA Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

XXVI Reunião da Comissão Regional Coordenadora de Educação Tecnológica/MERCOSUL/RME/CRC-ET. 2013. (Outra).

IV NUPAS - Núcleos de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura - IFPR. 2012. (Encontro).

XXV Reunião da Comissão Regional Coordenadora de Educação Tecnológica/MERCOSUL/RME/CRC-ET.REFERENCIAL CONCEITUAL PARA A EPT. 2012. (Outra).

Abertura do Curso de Especiaização PROEJA.PROEJA: uma política pública em implantação. 2011. (Outra).

Encontro Pedagógico Concepções da Educação Profissional.Concepções do PROEJA. 2011. (Encontro).

I Encontro de EJA da região CO.Políticas Públicas Federais EJA/CO: 2011-2014 e PNE. 2011. (Encontro).

III Seminário da Especialização PROEJA IFES.Ações do Proeja ( mesa de abertura). 2011. (Seminário).

IV Simpósio de Educação Ciencia, Inovação e Tecnologia / IFSudeste de MG.Oferta da Especialização PROEJA nos Institutos Federais. 2011. (Simpósio).

I Workshop CERTIFIC Pesca.Rede Certific Nacional. 2011. (Encontro).

Lançamento do Programa Nacional MULHERES MIL. 2011. (Outra).

Seminário Didática e Metodologias para o Ensino Técnico integrado à Educação Básica.Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade EJA - PROEJA. 2011. (Seminário).

Seminário e I Mostra de Extensão.A EPT como estratégia para o desenvolvimento e a inclusão social. 2011. (Seminário).

Seminário PROEJAFIC: primeiras experiências.Proeja FIC; olhares da implantação a partir da sua formulação. 2011. (Seminário).

Seminário PROEJA pelo Cumprimento da Meta 10 do PNE. 2011. (Seminário).

33ª Anped: educação no Brasil: o balanço de uma década.Da EJA ao PROEJA: a transição da Educação de Jovens e Adultos na RFEPT. 2010. (Encontro).

Curso de Formação de Avaliadores CERTIFIC.Itinerário Formativo na Rede Certific. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Avaliadores CERTIFIC.Itinerário Formativo na Rede Certific. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Avaliadores CERTIFIC.Itinerário Formativo na Rede Certific. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Avaliadores CERTIFIC.Itinerário Formativo na Rede Certific. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Avaliadores CERTIFIC.Itinerário Formativo na Rede Certific. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Avaliadores REDE CERTIFIC Música.Itinerário Formativo na Rede Certific. 2010. (Outra).

Encontro Estadual dos estudantes do PROEJA no RS.A importância do PROEJA para as instituições federais e estaduais de educação profissional. 2010. (Encontro).

Encontro Nacional PROEJAFIC: diálogos e experiências. 2010. (Encontro).

Fórum Estadual de Pesquisas e Experiencias em PROEJA/ UFSM.Políticas para o PROEJA no Brasil. 2010. (Outra).

Fórum Proeja Sul II.Proeja: análise e perspectivas (mesa redonda). 2010. (Outra).

Fórum Regional de pesquisas e experiencias PROEJA.Mesa de Abertura: o Proeja na Região Sudeste. 2010. (Outra).

Fórum Regional PROEJANorte: educação e diversidade compartilhando saberes e experiências.Mesa de abertura. 2010. (Outra).

I Congresso Ibero-Brasileiro e VI Congresso Luso-Brasileiro na Espanha e em Portugal. 2010. (Congresso).

I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos. Acesso e Permanencia no Proeja: Contextos e Estratégias. 2010. (Congresso).

I Fórum Regional de Pesquisas e Experiencias em PROEJA ne2.O Proeja nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. 2010. (Outra).

III Semana da Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Outra).

III Seminário da Especialização PROEJA: Integração e diversidade /IFES.Ações do PROEJA. 2010. (Seminário).

II Seminário Estadual de Pesquisa da Especialização PROEJA / IFRS.Sentidos das Políticas do PROEJA no âmbito da Educação Brasileira. 2010. (Seminário).

II Simpósio dos IFs. O modelo pedagógico dos IFs: dilemas e desafios.A educação profissional de jovens e adultos no âmbito da educação básica, na perspectiva do PROEJA. 2010. (Simpósio).

Reunião Tecnica Internacional sobre Indicadores de EJA para a América Latina e o Caribe. 2010. (Outra).

V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. (CONNEPI). Linguagem, Lógica e Ciência: a importância da linguagem e da lógica na produção do conhecimento.. 2010. (Congresso).

VI Conferência Internacional de Educação de Adultos CONFINTEA. 2010. (Outra).

VIII Seminário Internacional da RED ESTRADO.A Formação Continuada de profissionais para o Proeja: desafios na implementação. 2010. (Seminário).

VI Jornadas de Sociologia de la UNLP. O sentido do PROEJA no âmbito da Educação Brasileira. 2010. (Congresso).

2ª Oficina Nacional da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e EJA/ SECAD/MEC. 2009. (Oficina).

32ª Anped. 2009. (Encontro).

Abertura do Curso de Especialização PROEJA / IFFluminense.PROEJA: uma política pública em implantação. 2009. (Outra).

Diálogos PROEJA - Desafios e Possiblidades /IFRR.Diagnóstico do PROEJA no Brasil. 2009. (Outra).

Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada (NUPAS).ProejaFIC Pesca. 2009. (Encontro).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

Reunião do FORPOG CONIF.A formação docente para o PROEJA. 2009. (Outra).

Seminário pos-PROEJA/ UFRGS.Avaliação e Continuidade da Especialização em EP integrada a EB - EJA. 2009. (Seminário).

31ª Anped. 2008. (Encontro).

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e EJA/ SECAD/MEC. 2008. (Oficina).

III Seminário do Brasil Profissionalizado: Estratégias de implantação. 2008. (Seminário).

II Jornada de Produção Científica da EPT da Região Centro Oeste.Mesa de abertua. 2008. (Outra).

I Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de EP. 2008. (Outra).

I Seminário de Educação Profissional de Jovens e Adultos do CEFET am.Panorama geral do PROEJA no Brasil. 2008. (Seminário).

I Seminário Estadual do PROEJA.As ações do PROEJA como políticas. 2008. (Seminário).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Anped - Centro-oeste. 2008. (Encontro).

Seminário de pesquisa PROEJA/ UFRGS. 2008. (Seminário).

VII Seminário Regional Sudeste ANPAE e VII Encontro Estadual do Espírito Santo. 2008. (Seminário).

Seminário de Educação Profissional do governo da Bahia.A política do MEC para o PROEJA. 2007. (Seminário).

Seminário Ensino Médio Integrado: identidade, legislação, iniciativas, pe, perspectivas.A Legislação pertinente ao Ensino Médio Integrado. 2007. (Seminário).

Curso de Formação: Educação Profissional e Trabalho para pessoas com deficiência.O Programa Nacional de Educação Profissional integrado a Educação Básica (PROEJA). 2006. (Outra).

I Conferência Nacional de EPT. 2006. (Outra).

Jornada da Educação na Reforma Agrária. 2006. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2006. (Congresso).

VI Semana Universitária de Extensão da UnB. 2006. (Outra).

II Seminário de Formação de professores I Seminário de Integração Universidade/ Sistema de Ensino Secundário. 2005. (Seminário).

IV Semana de Extensão Universitária da UnB. 2004. (Outra).

III Semana de Extensão Universitária. 2003. (Outra).

I Jornada Latino- americana, II Colóquio Brasileiro Pluralidade e Realidade Latino Americana: desafios à mudança em educação. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Idenilde da Silva Assunção,

Nóbile,V. C.; Haroldo de Vasconcelos Bentes; GOMES, J. M.; Severino Joaquim Correia Neto. ?A vivência profissional dos alunos do PROEJA no curso técnico em Administração do IFMA Campus Açailândia?,. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica,) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Shirley Bernardes Winter

MARASCHIN, M. S.;Nóbile,V. C.; HENRIQUE, A. L. S.; NACIMENTO, C.; FERREIRA, L.; GOUVEIA, F. P. S.. A DIALÉTICA TRABALHO-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA E NO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA-EPT: A PRÁXIS EM DUAS REALIDADES DA REDE FEDERAL,. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós- Graduação em Educação,) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosimara Cargnin

Nóbile,V. C.; MARASCHIN, M. S.; DRESSLER, M.. ?Política De EJA Integrada: Historicidade e Sujeitos de uma Realidade?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Idenilde da Silva Assunção

Nóbile,V. C.; GOMES, J. M.; NOBILE, V. C.. A vivência profissional dos alunos do PROEJA como ação pedagógica e tecnológica integrada ao Curso Técnico em Administração no IFMA Campus Açailândia. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROGRAMA EM RE) - Instituto Federal do Pará.

Aluno: Maria Vitória Elida do Nascimento

Nóbile,V. C.; NASCIMENTO, F. L. S.; SILVA, A. N. B.. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS ? UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: BARBARA CRISTINA DO NASCIMENTO FELIPE

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.; BARACHO, M. G.. A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO ALVES DE MEDEIROS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Francisco de Oliveira Neto

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.; BARACHO, M. G.. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Diego Saturnino Romeiro

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.; BARACHO, M. G.. PROEJA AOS JOVENS MAXARANGUAPENSES: A INFLUÊNCIA DA CULTURA DO TRABALHO PROFISSIONAL NO ENSINO ESCOLAR DOS JOVENS E ADULTOS DO DISTRITO DE MARACAJAÚ NO MUNICÍPIO DE MAXARANGUAPE/RN. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wellison Galdino Alves

Nóbile,V. C.; SILVA, A. R. A.. CONCEPÇÃO IDENTITÁRIA DE UM DOCENTE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Igor Patrício Serra Vivas

SANTOS, A. D. G.;Nóbile,V. C.. MEMORIAS AFETIVAS E REFLEXOS DE UMA TRAJETÓRIA DOCENTE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ione dos Santos Sales

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.. CAMINHANDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: RESSIGNIFICANDO CAMINHOS: NOVAS PERSPECTIVAS DE VIDA

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.. RESSIGNIFICANDO CAMINHOS: NOVAS PERSPECTIVAS DE VIDA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Rodrigues de Novaes

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.. MEMORIAL DE TRAJETÓRIA E REFLEXÕES - EJA E PROEJA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOSEANE NUNES NASCIMENTO

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.. NA TRILHA DA MEMÓRIA FORMATIVA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jussara Borges Alves Abreu

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: VANIA SANTOS DE SOUZA

Nóbile,V. C.; ABRANTES, M. F.. SEMEANDO SEMENTES NA MINHA VIDA: REFLEXÕES DE UMA EDUCADORA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Viviane Matos de Souza

Nóbile,V. C.; ABRANTES, M. F.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ANALISANDO E RESSIGNIFICANDO A MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Zulei Fontes Lima

Nóbile,V. C.; ABRANTES, M. F.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: MEMÓRIAS E IDENTIDADE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carmem Geórgia Siqueira Patriota

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. ESCRITA E LEITURA NO ENSINO DA EJA ? PROJOVEM URBANO CARUARU - PE. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aldenir Pereira da Silva

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. Relembrando. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Paula de Albuquerque Brasil

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. MEMÓRIAS DE UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. MEMORIAL: MEU CAMINHAR FORMATIVO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cassiana Maria de Farias

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. BORDANDO MEMÓRIAS, CONSTRUINDO SENTIDOS: UMAANÁLISEDA MINHA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PRÁTICASASSERTIVAS EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALINTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA/PROEJA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mateus Ferreira Galvão

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR EJA/ PROEJA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariléa Gonçalves Ribeiro

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA EJA/PROEJA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Virgínio da Silva Júnior

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS SOBRE A MINHA ATUAÇÃONA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: FAUSTIANE MARKIELEN SALES DOS SANTOS

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. A TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gilvani Marques Pereira

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. MEMORIAL ACADÊMICO:RESILIÊNCIA PARA VENCER DESAFIOS SEMPRE FOI MINHA MAIOR MOTIVAÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gleicianie Eugênia de Lima Marques

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. MINHA VIDA, MINHA ESSÊNCIA: Visitando a história que construí em mim. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Aline Aires Silveira

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: JAIRO NETO DO NASCIMENTO FILHO

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Lenilson Ferreira de Melo

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. MEMORIAL : A ESCOLA COMO CAMINHO PARA ASCENSÃO SOCIAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOSÉ RUBENS SILVA LIMA

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.. MEMORIAL: UM CAMINHAR NA VIDA ACADÊMICA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Keille Barbosa de Sousa

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. A TRAJETÓRIA PARA REALIZAÇÃO DE UM SONHO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciana Alves de Andrade Lopes

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO: RESSIGNIFICANDO VIVÊNCIAS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: KATIUSCIA DA SILVA SANTOS

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. MEMÓRIAS FORMATIVAS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rubiane Moreira Rosa

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Soraia Castelo Dias

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Leal Pereira

Nóbile,V. C.; SILVEIRA, M. G. B.. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UM PROFESSOR APAIXONADO PELA EDUCAÇÃO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Klediane Carla de França e Silva

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. NARRANDO-ME COORDENADORA A PARTIR DE PROCESSOS EDUCATIVOS COTIDIANOS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Leidiane Rodrigues Gaia

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. CAMINHOS E APRENDIZADOS: O LIVRO DA VIDA EM MEMÓRIAS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciene Silva dos Santos

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. COSTURANDO MEMÓRIAS E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAL PARA O TRABALHO COM A EJA/PROEJA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Richard Islas Gonçalves Cardoso

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. A CONSTRUÇÃO FORMATIVA DE UM PROFESSOR. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sayonara Felismina da Conceição Mendonça

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. TRAJÉTORIA DE UMA EDUCADORA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Suleyma Roberta Ramos do Nascimento

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. EXPECTATIVAS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: APRENDIZAGENS E VIVÊNCIAS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Taumaturgo Bonfim Santos

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE TEMPORAL DE VIDA E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: TELMA MARILIA DE ALMEIDA E SILVA ALVES

Nóbile,V. C.; SILVA, R. A.. TRILHAS DE UMA EDUCADORA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Batista Rodrigues da Silva

Nóbile,V. C.; SOUSA, M. C. P.; SANTOS, J. R. O.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO DE UM EDUCADOR: SABERES, NARRATIVAS E EXPECTATIVAS PARA A EJA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: CAMILA COELHO SILVA

Nóbile,V. C.; BARACHO, M. G.. EVASÃO NA EJA E A GESTÃO EDUCACIONAL: Estudo de caso do curso proeja em edificações do IF Sertão-PE ? Campus Serra Talhada. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cleocione Iracema Graciano dos Santos

Nóbile,V. C.; CAMPOS, C. R. P.. A PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA E A PERMANÊNCIA DO ALUNO DO PROEJA: A experiência do bazar do PROEJA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduardo Garritano

Nóbile,V. C.; CRUZ, K. D. B.. A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EXPERIÊNCIA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DESENVOLVIDA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI/RJ. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliana Aparecida Casaloti

Nóbile,V. C.; PORTO, L. B.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA REFLEXÃO SOBRE A OFERTA DE NOVOS SONHOS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatiane dos Santos Coelho Trindade

Nóbile,V. C.; BARACHO, M. G.. AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlyanne do Nascimento Costa

Nóbile,V. C.; BARROS, R.. ATUAÇÃO DO DOCENTE NO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CODÓ (MA). 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Calislan Florêncio de Brito

Nóbile,V. C.; BARACHO, M. G.. PERSPECTIVA DE CURSOS INTEGRADOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA E..E.E.F.M AUGUSTO DOS ANJOS NO MUNICÍPIO DE MARI-PB. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silviane Alves da Silva

Nóbile,V. C.; MOTTA, T. C.. UMA ANÁLISE DAS METAS E ESTRATÉGIAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARILSON DONIZETTI SILVINO

Nóbile,V. C.; BEZERRA, E.C.. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA NO IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -PROEJA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silvia Cristina de Pádua Andrade

Nóbile,V. C.; SILVA, S. R. R.. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A EJA: Um olhar à luz do ensino de Física. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gislane Pereira de Oliveira

Nóbile,V. C.; MARQUES, A. I. B. A. S.; COSTA, K. R.; NOVAES, T. D.. O MEME COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marilu da Silva Dourado

Nóbile,V. C.; MARQUES, I. B. A. S.; NOVAES, T. D.; SOUZA , A. A.. UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO NO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL VICÊNCIA CASTELO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávia Maiele Pedroza Trajano

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.; TAVARES, O. A. A.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gibson Marcelo Galvão de Sousa

Nóbile,V. C.; BEZERRA, E.C.; TAVARES, O. A. A.. MINHA TRAJETÓRIA NUM MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roniele dos Santos

Nóbile,V. C.; MARQUES, I. B. A. S.. Tecnologias digitais, alfabetização e letramento na EJA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: DALVANISA RODRIGUES DE ARAUJO SALUSTIANO DA SILVA

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.; LIMA, Karina de Oliveira. UMA ANÁLISE SOBRE AS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DA EJA PARA O REGRESSO ESCOLAR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Lidiane Maria Silva de Araújo Oliveira

LIMA, A.A.;Nóbile,V. C.. . O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gibson Marcelo Galvão de Sousa

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.. Projetos de letramento e interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em português e matemática na perspectiva transdisciplinar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Rivânia Gomes Teixeira de Araújo

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. J.. O PAPEL DO PEDAGOGO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE (CIAD). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Darlan Bernardino de Souza Júnior

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.; CHAGAS, P.C.M.. Fatores Motivadores para a Aprendizagem: aprendizagem de jovens e adultos do PROEJA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daisy Tathiannie e Silva

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.. DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA: PRESSUPOSTOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aderleth Bezerra de Queiroz

Nóbile,V. C.; FARIAS, M.F. Ingresso de alunos da Educação de Jovens e Adultos na graduação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Taízia Patrícia Guimarães

Nóbile,V. C.; MARQUES, I. B. A. S.. O desenvolvimento de jogos educacionais para facilitar o processo e aprendizagem de forma lúdica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Conceição Felix da Silva

Nóbile,V. C.; MARQUES, I. B. A. S.. A relevância das práticas pedagógicas numa perspectiva transdiciplinar no processo de alfabetização. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiz Felipe Honorato da Silva

MARQUES, I. B. A. S.;Nóbile,V. C.. Aulas práticas de culinária: conexão entre os diferentes campos do conhecimento. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Silvina Júlia Damasceno de Oliveira

MARQUES, I. B. A. S.;Nóbile,V. C.. O uso das novas tecnologias para o ensino das operações matemáticas fundamentais no ensino fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; SOUZA JUNIOR, A.; AMORIM, F.V.. F. SILVA. Análise das Potencialidades do Facebook, como Recurso Pedagógico no Ensino de Ciências de uma Escola Pública em Barcelona-RN. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: SANTOS

Nóbile,V. C.; AMORIM, F.V.; BRANDAO, X. S. G.. A. M.. A importância da Didática, enquanto disciplina, na formação do professor da área das ciências da natureza e matemática. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hanna C

Nóbile,V. C.; DA SILVA, T.A.; SILVA, A. P.. T.D.. Atividades educacionais utilizando a problemática do lixo no Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cicero Henrique Rodrigues

Nóbile,V. C.. ESCOLA: UM ESPAÇO PARA O SABER OU PARA A REPRODUÇÃO DA POBREZA?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo Henrique Silva de Araújo

Nóbile,V. C.. CURRÍCULO E POBREZA: NOVAS ABORDAGENS SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DO CMEI JOSÉ CARLOS BEZERRA DE JESUS FILHO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAQUEL DO NASCIMENTO BARBOZA

Nóbile,V. C.. O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DAS 1ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO REGULAR, USUÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO ANO DE 2015, NA CIDADE DE PENDÊNCIAS/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luiza Helena da Silva

Nóbile,V. C.; SILVA, A. P.; DA SILVA, T.A.. O lixo no ambiente escolar: uma questão social e ambiental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: KATIA JULIANA BEZERRA DA SILVA

Nóbile,V. C.; SANTOS, W.D.Q.; LIMA, B.O. APRENDIZAGEM: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Aline Xavier de Queiroz

Nóbile,V. C.; ORIENTADORA, W. D. Q. S.; OLIVEIRA, D.. BOLSA FAMÍLIA E PERMANÊNCIA ESCOLAR: UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS REFLEXOS DO PROGRAMA NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM INÁCIO, MARTINS/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adayane Cristini Nascimento Rodrigues

Nóbile,V. C.; NOBREGA, D.R.R.; DA SILVA, A. M. UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávia Moura de Medeiros

Nóbile,V. C.; REIS, M.K.S; SANTOS, l.G. REFLEXÕES ACERCA DA POBREZA A PARTIR DA ATUAÇÃO COMO ASSISTENTE SOCIAL EM UMA UNIDADE DO CRAS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rárika de Araújo Bastos

Nóbile,V. C.; SOUSA, A.S.Q.; PEIXOTO, V.A.C.. CAPABILIDADES: Uma percepção das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família - PBF. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANDRIÊ ALEX DA SILVA

Nóbile,V. C.; OLIVEIRA, A.B.; SOUSA, A.S.Q.. O PERFIL ESCOLAR DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DA UNIDADE ESCOLAR XIV ? SENADOR CORTEZ PEREIRA ASSENTAMENTO PEDRA DE SÃO PEDRO ? SÍTIO NOVO/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria das Graças Gomes Penha Barbosa

Nóbile,V. C.; OLIVEIRA, A.B.; da silva, L.M.. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL: UMA POLÍTICA DE ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kátia Cristina de Souza Soares

Nóbile,V. C.; OLIVEIRA, A.B.; PEIXOTO, V.A.C. EDUCAÇÃO E DESEMPREGO: A REALIDADE DE ADOLESCENTES E JOVENS QUE CHEGAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARNAMIRIM/RN EM BUSCA DE EMPREGO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patricia Bandeira de Souza

Nóbile,V. C.; PEIXOTO, V.A.C; OLIVEIRA, M.P.C.. EVASÃO ESCOLAR: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA OS JOVENS DE 15 A 17 ANOS.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: BATISTA, Jercian Adeltrudes

Nóbile,V. C.. A transdisciplinaridade como instrumento didático metodológico: o pensamento complexo como gênese. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Mirlânia Penha dos Santos

Nóbile,V. C.. A experiência docente: uma inter-relação entre saberes teóricos e práticas profissionais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: JACIANE DOS SANTOS POLICARPO

Nóbile,V. C.. O trabalho com as questões sociais como violência escolar no ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar: limites e possibilidades.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: SAMARA EDJANILLY GOMES BARROSO

Nóbile,V. C.; SILVA, C. J. R.; BAHNIUK, C.. ADOLESCÊNCIA DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO SOL NASCENTE/PÔR DO SOL: REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Larissa Neves Diniz

Nóbile,V. C.; SILVA, C. J. R.; BAHNIUK, C.. A PEDAGOGIA E O PEDAGOGO PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (2017-2021). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Aluno: a Magali Aparecida dos Santos

Nóbile,V. C.; SCREMIN, R. R. T.; SANTOS, A. D. G.. Professores não licenciados nas áreas técnicas: dificuldades e superação na docência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gigliene Ledi Ferreira da Silva

Nóbile,V. C.; SCREMIN, R. R. T.; SANTOS, A. D. G.. A Educação Ambiental no contexto dos cursos técnicos profissionalizantes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Geovane de Souza Almeida

Nóbile,V. C.; SCREMIN, R. R. T.; SANTOS, A. D. G.. Plano Diretor Arborístico de Natal/RN: ferramenta de educação e gestão ambiental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eliossandra Pereira de Almeida Lima

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.; SCREMIN, R. R. T.. O uso do Kahoot!® como estratégia de aprendizagem ativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jair da Costa Carlos

Nóbile,V. C.; SANTOS, A. D. G.; SCREMIN, R. R. T.. MARKETING DIGITAL: UMA FERRAMENTA PARA O PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; MELO, ACC; FEITOSA, S. M. M.. Processo Seletivo para contratação de professor substituto para a área de Espanhol. 2022. Instituto Federal de Brasília.

Nóbile,V. C.; DIAS, B.; RAMOS, L. M. G. O.. Processo Seletivo para contratação de professor substituto para a área de Contabilidade. 2022. Instituto Federal de Brasília.

Nóbile,V. C.; REIS, L. M.; QUEIROZ, R. S.; SANTOS, C. B.. Processo Seletivo para contratação de professor substituto para a área de Eventos. 2022. Instituto Federal de Brasília.

Nóbile,V. C.; SILVA, A.H.; GOMES, B.E.G.. Sistemas de Informação. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária para equipe de apoio administrativo. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Tutores a Distância. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Professor substituto de História. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; SIQUEIRA, R. Redes de Computadores. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Construção Civil. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; FERNANDES, R. K. M.. Mecânica. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; SILVA, Lyssya Suelen Pereira da; SILVA, L. A.. ESQUEMAS DE ATERRAMENTO E FUNCIONAMENTO DO DISPOSITIVO DIFERENCIAL RESIDUAL (DR). 2014.

Nóbile,V. C.; SILVA, Lyssya Suelen Pereira da; SANTOS, ANDRÉ. Índices urbanísticos no projeto arquitetônico - tópico projeto arquitetônico. 2013.

Nóbile,V. C.; ANDRADE, M. A. F. J.; AMORIM, F.V.. Processo seletivo Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; BEZERRA, E.C.; SOUZA, A. T. C.; HENRIQUE, A. L. S.; TACCONI NETO, E. A.. Comissão Científica da Políticas e Institucionalização da EaD / SEMEAD. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Processo seletivo Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo de Alunos para Tutoria de Aprendizagem e Laboratório ? TAL. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Comissão de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Tutores a Distância -. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária para Equipe de Apoio Administrativo. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; OLIVEIRA, L. F. S.; NASCIMENTO, J. M.. Projeto Integrador: Design de Sobrancelhas. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; OLIVEIRA, L. F. S.; NASCIMENTO, J. M.. Projeto Integrador: A importância da Produção de materiais didáticos no contexto da educação inclusiva com foco no estudante surdo. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; OLIVEIRA, L. F. S.; NASCIMENTO, J. M.. Projeto Integrador: um projeto de cabeamento estruturado para prédio de Informática no IFRN - campus Currais Novos. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nóbile,V. C.; NASCIMENTO, J. M.; OLIVEIRA, L. F. S.. Alimentos seguros dentro e fora de casa. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Orientou

Silmara Karine Soares Barros da Silva

AS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

FRANCISCO AMARO DE BRITO

Reflexões sobre a integração das tecnologias educacionais aos processos de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

ALBERIONE DA SILVA MEDEIROS

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE LITERATURA POTIGUAR DA CONTEMPORANEIDADE; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Carlos Batista de Oliveira

UM OLHAR SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL POR MEIO DO WHATSAPP EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Kalina Lygia Prazeres Chaves

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Nara Iohanna Araújo Gomes

INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR NA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

José Gilberto Olímpio Bezerra Júnior

LIMITES E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Educacionais e EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Daiane Ramile de Oliveira Rodrigues

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Silvia Costa Ribeiro

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EJA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

José Helomar Rodrigues Júnior

PAULO FREIRE: Análise de uma pedagogia para a educação atual; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Editone Freitas de Morais

O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Rose Mary Gonçalves da Silveira

A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC ́S EM TEMPOS PANDÊMICOS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Samuel Gonçalves Lopes

"UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DAS TICs AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM VIVENCIADO NA MODALIDADE DE ENSINO EAD "; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

José Júnior Filho

TECNOLOGIA DIGITAIS NA EDUCAÇÃO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Marília Cardoso da Silva

INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO HÍBRIDO MEDIANTE O CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

André Lúcio da Silva Cabral

AS AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA E A VISÃO INTERDISCIPLINAR COMO APOIO ÀS DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E/OU MATEMÁTICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

ISAMARA DE SOUZA MORAIS OLIVEIRA

TRANSDISCIPLINARIDADE COMO PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

ISAMARA DE SOUZA MORAIS OLIVEIRA

A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: O DOCENTE E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

André Luiz Santos Patriota

IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PARA EGRESSOS DO PROEJA EM EDIFICAÇÕES NO IFSERTÃO - PE: Prospecção e viabilidade; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Ana paula Freitas Gomes

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA DESISTÊNCIA E DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO PROEJA DO IFRN: O mapeamento das dissertações e teses em periódicos científicos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Anderson Dias de Sousa

DESAFIOS DO DOCENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO PROEJA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Danielly de Araújo Nazareno

A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA TRANSDISCIPLINAR: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Andreza Kelle Barreto Queiroz

TRANSDISCIPLINARIDADE E LUDICIDADE: ENTRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Cinthia Hilária Silva do Nascimento

SABERES DIALOGADOS: UMA ANÁLISE TRANSDISCIPLINAR NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Antonia Joseana de Paiva Medeiros

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Valderlania Rafael Vieira

TRANSDICIPLINARIDADE E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: REPERCUSSÕES NO ENSINO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Ana paula Freitas Gomes

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA DESISTÊNCIA E DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO PROEJA DO IFRN: O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Anderson Dias de Sousa

DESAFIOS DO DOCENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

André Luiz Santos Patriota

IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PROEJA EM EDIFICAÇÕES NO IF SERTÃO - PE: PROSPECÇÃO E VIABILIDADE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

ELITON DA SILVA

PERCURSO DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFMS ? CAMPUS DOURADOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

EUSÂMIA PENHA DOS PASSOS

PROEJA na Rede Estadual do RN: entre desafios e possibilidades para a implantação; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Edileuza da Silva Fernandes

PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS/RN; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Carlos Lamarca Silva

INTERLIGAÇÃO DE SABERES DOS EDUCANDOS DA EJA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Elialdo Chibério da Silva

O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Arita Rayane de Freitas Bezerra

A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Wdália Maria da Conceição Soares da Mota

O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UMA FERRAMENTA FORMADORA PARA O DOCENTE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Mirtes Adriana da Costa Avelino

O USO DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Matemática n) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

TATIANE BARROS DA FONSECA E SILVA

A influência da condicionalidade de frequência escolar do Programa Bolsa Família no desempenho e permanência dos alunos beneficiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Nova Cruz; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Camilla Braz Arcanjo

Pobreza e aprendizagem escolar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Kelly da Silva Dantas

CURRÍCULO E POBREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Silvania Gomes de Sena

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E APRENDIZAGEM: CAMINHOS QUE SE ENLAÇAM; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Gilene Valentim de Araújo

RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PARNAMIRIM/RN; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

MARILÍDIA KRISLÂNDIA NASCIMENTO DOS SANTOS

O MODELO DE EDUCAÇÃO 4; 0 NO PROCESSO AVALIATIVO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETÉO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

MASTERLÚCIA SOARES ANTUNES

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS/RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

JOSÉ RIBEIRO DA SILVA JUNIOR

O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA ACADÊMICA DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DO CAMPUS MACAU IFRN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Diego Silveira Costa Nascimento

Ensino da disciplina de Fundamentos de Programação: uma investigação nos cursos de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no período de 2016 a 2019; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Francileuza Macário de Medeiros Teixeira

Organização e gestão dos cursos técnicos de nível médio em administração do PROEJA da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Paulo Augusto de Souza

Análise curricular da disciplina gestão de pessoas do curso técnico integrado em administração do IFRN, sob a ótica da psicologia organizacional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Antônio Moisés de Melo

O uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Daniel Salustiano da Silva

Educação na pandemia do Covid 19: adaptações da educação presencial para a educação à distância; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Ana Karla Bezerra da Costa Medeiros

ANÁLISE DA OFERTA DOS CURSOS DO PRONATEC NO SEGMENTO DE BELEZA DO SENAC/MACAÍBA-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Nancy Francisca da Silva

INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE AUXILIO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Talita Bezerra da Cunha Farias

Estágio Docente II; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Ana Karla Bezerra da Costa Medeiros

Estágio Docente II; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Nancy Francisca da Silva

Estágio Docente II; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Ana Karla Bezerra da Costa Medeiros

Estágio Docente III; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Talita Bezerra da Cunha Farias

Estágio docente III; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Carla Fabrine Martins Gurgel

Estágio Docente III; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Nancy Francisca da Silva

Estágio Docente I; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Talita Bezerra da Cunha Farias

Estágio Docente I; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Ana Karla Bezerra da Costa Medeirtos

Estágio Docente I; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

JORDANA TAVARES DE LIRA

Projeto de Intervenção Estágio: Libras: que Língua é essa?; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Vânia do Carmo Nóbile;

Produções bibliográficas

  • Nóbile,V. C. ; Moura, D, H . PROEJA EMI: entre a trajetória de contradições e a expectativa da materialização do direito. Formação em Movimento , v. 5, p. 1-23, 2023.

  • Nóbile,V. C. ; AVELINO, M. A. C. . O USO DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Querubim (Online) , v. 2, p. 127-139, 2019.

  • Nóbile,V. C. ; BEZERRA, A. R. F. . A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 47-62, 2019.

  • Nóbile,V. C. ; SILVA, E. C. . O USO DO PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Querubim (Online) , v. 2, p. 46-60, 2019.

  • Nóbile,V. C. ; SILVA, C. L. . INTERLIGAÇÃO DE SABERES DOS EDUCANDOS DA EJA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 99-112, 2019.

  • Nóbile,V. C. ; ALBUQUERQUE, J. C. L. ; SOUZA, A. A. . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DISSERTAÇÕES DO PPGEP (2015-2017). TEMAS EM EDUCACAO , v. 28, p. 20-40, 2019.

  • Nóbile,V. C. . PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: O QUE PODEMOS APRENDER COM SEUS FUNDAMENTOS E TRADIÇÕES?. Revista Querubim (Online) , v. 3, p. 133-137, 2019.

  • Nóbile,V. C. . A trajetória do PROEJA nos Institutos Federais: entre avanços possíveis e resistências necessárias. In: PACHECO, Eliezer; FIORUCCI, Rodolfo. (Org.). 15 anos dos Institutos Federais: história, política e desafios. 1ed.Fos do Iguaçu: Itaipu, 2023, v. 1, p. 1-217.

  • Nóbile,V. C. ; BARACHO, M. G. ; DANTAS, S.F. . A Educação para o Trabalho e para a Formação da Cidadania. In: Luís Alcoforado; Elenita Eliete de Lima Ramo; Nivia Maria Vieira Costa. (Org.). Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionais. 1ed.Coimbra: Minerva Coimbra, 2020, v. 1, p. 1-458.

  • Nóbile,V. C. ; Moura, D, H . Formação de Jovens e Adultos Para o Mundo Trabalho: Notas Sobre a Formulação do PROEJA. In: Luís Alcoforado; Elenita Eliete de Lima Ramo; Nivia Maria Vieira Costa. (Org.). Contextos do Mundo do Trabalho e Reafirmação da Cidadania. 1ªed.COIMBRA: MINERVA COIMBRA, 2020, v. 1, p. 1-458.

  • Nóbile,V. C. . O PROEJA como política de equidade. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Caminhos da Educação. 1ed.Veranópolis RS: Editora Diálogos Freiriano, 2019, v. 5, p. 25-38.

  • Nóbile,V. C. ; BARACHO, M. G. ; DANTAS, S.F. . Concepção de educação profissional: um olhar de coordenadores e professores da especialização PROEJA. In: José Mateus do Nascimento; Ana Lucia Henrique Sarmento. (Org.). A implementação do Proeja em foco: entre concepções e práticas. 1ed.Natal: Caule de Papiro, 2019, v. 1, p. 23-48.

  • Nóbile,V. C. ; BARACHO, M. G. ; DANTAS, S.F. . Concepção de Educação Profissional: um olhar de coordenadores e docentes da especialização Proeja. In: José Mateus do Nascimento; Ana Lucia Henquire Sarmento. (Org.). SUJEITOS DA ESPECIALIZAÇÃO PROEJA EM FOCO entre concepções e práticas. 1ed.Natal: Caule de Papiro, 2019, v. 1, p. 11-251.

  • Nóbile,V. C. ; FONSECA, T. B. . PARTE I EDUCAÇÃO, POBREZA E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. In: Alexandre Remo Miranda de Araújo; Bruno de Oliveira Lima; Janaína Lopes Barbosa; Kilza Fernanda Moreira de Viveiros; Maria da Paz Siqueira de Oliveira; Pedro Isaac Ximenes Lopes. (Org.). A INFLUÊNCIA DA CONDICIONALIDADE DE FREQUÊNCIA ESCOLAR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO DESEMPENHO E NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO CAMPUS NOVA CRUZ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 1ªed.João Pessoa: Ideia, 2018, v. 1, p. 529-546.

  • Nóbile,V. C. . ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO COM ÊXITO DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PARNAMIRIM/IFRN. In: Marcia Aparecida Alferes.. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação. 1ed.Ponta Grossa PR: Atena, 2018, v. 6, p. 40-68.

  • Nóbile,V. C. ; ARCANJO, C. . Pobreza e Aprendizagem Escolar. In: Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Alexandre Remo Miranda de Araújo, Bruno de Oliveira Lima, Janaína Lopes Barbosa, Maria da Paz Siqueira de Oliveira, Pedro Isaac Ximenes Lopes. (Org.). 978-85-463-0306-9. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2018, v. 1, p. 1373-1389.

  • Nóbile,V. C. . Os sentidos do PROEJA no âmbito da Educação Brasileira. In: BALZAN, Carina Fior Postingher; ZORZI, Fernanda; Iwaszko, Tania Beatriz. (Org.). Refletindo sobre o PROEJA. 1ed.Porto Alegre: CORAG Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas, 2013, v. 1, p. 5-382.

  • Nóbile,V. C. . A busca da integração curricular e a superação da evasão escolar: desafios na implementação do PROEJA. In: SANTOS, Simone Valdete. (Org.). Estudos sobre a implantçaão do PROEJA. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010, v. 1, p. 16-141.

  • Nóbile,V. C. ; Moura, D, H . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROEJA NAS TESES DE DOUTORAMENTO (2009-2018). In: V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional a produção do conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora,, 2019, Natal. Anais do V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional a produção do conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora,. Natal: IFRN, 2019. v. 1. p. 1-2068.

  • Nóbile,V. C. . FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II. Curitiba: ANPAE, 2019. v. II. p. 1-512.

  • Nóbile,V. C. ; SANTOS, W.J.D ; MONTEIRO, R. C. A. ; MENEZES, S. R. S. ; BEZERRA, M. H. M. . TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Avaliação: Processos e Políticas, 2019, Fortaleza CE. Anais VI CONEDU. Campina Grande PB: editora REALIZE, 2019. v. 1. p. 1-2.

  • Nóbile,V. C. . Programa MedioTEC no IFRN: primeiras impressões da implantação. In: X Encontro Estadual da Anpae RN, 2018, vvv. Conjuntura atual e política educacional brasileira. RESUMOS. Natal, 2018. v. 1.

  • Nóbile,V. C. . O PROEJA NO IFRN: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES (2014-2018). In: III Seminário Nacional da Rede Mapa e I Congresso Nacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação, 2018, Fortaleza. III Seminário Nacional da Rede Mapa e I Congresso Nacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação. Joaçaba, SC: Unoesc, 2018. v. 1. p. 569-574.

  • Nóbile,V. C. . Mulheres Mil no IFRN: capacitando para mudança. In: X SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE ., 2018, Pernambuco PE. X SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE .. Recife: UFPE, 2018. v. 1. p. 1-5.

  • Nóbile,V. C. . ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO COM ÊXITO DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PARNAMIRIM/IFRN. In: V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro, 2016, Goiânia - GO. Série Cadernos ANPAE. Goiania: biblioteca da ANPAE, 2016. v. 41. p. 1-1.

  • Nóbile,V. C. . Da EJA ao PROEJA: a transição da educação de jovens e adultos na Rede Federal. In: 33ª Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu/ MG. 33ª Reunião Anual da ANPED, 2010.

  • Nóbile,V. C. ; ANDRADE, M. A. F. J. ; CHAGAS, P.C.M. . DO PROEJAFIC A EJA INTEGRADA A EP. In: IV Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal, 2021, Manaus. Anais do Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal. Manaus: IFAM, 2021. v. 1. p. 1.

  • Nóbile,V. C. ; FERNANDES, E. S. . Prática docente na EJA: uma análise dos desafios dos professores em uma escola da rede pública no município de Santana dos Matos / RN. In: III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2018, Natal RN. Caderno de Programação. Resumos, 2018.

  • Nóbile,V. C. ; PASSOS, E. P. . PROEJA na Rede Estadual do RN: entre desafios e possibilidades para a implantação. In: III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2018, Natal. Caderno de Programação. Resumos, 2018.

  • Nóbile,V. C. . Políticas Públicas para EPT e EJA: regulação e implicações. In: XXVIII Congresso ALAS, 2011, Recife/ PE. XXVIII Congresso ALAS, 2011.

  • Nóbile,V. C. . Os sentidos do PROEJA no âmbito da educação pública brasileira. In: VI Jornadas de Sociologia de la UNLP: Debates y perspectivas sobre Argentina y America Latina en el marco del Bicentenario. Reflexiones desde las Ciencias Sociales, 2010, La Plata. VI Jornadas de Sociologia de la UNLP: Debates y perspectivas sobre Argentina y America Latina en el marco del Bicentenario. Reflexiones desde las Ciencias Sociales, 2010. v. 1.

  • Nóbile,V. C. . A Formação Continuada de profissionais para o Proeja: desafios na implementação. In: VII Seminário Internacional RED ESTRADO - UCH- CLASCO e II Seminário Internacional de Políticas Educativas en latinoamerica - UCH, 2010, Lima. Educacion y Trabajo Docente en el nuevo escenario latinoamericano: entre la mercantilizacion y la democratizacion del conocimiento, 2010. v. 1.

  • Nóbile,V. C. . Acesso e permanência no PROEJA: contextos e estratégias. In: I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa/ PB. I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, 2010.

  • Nóbile,V. C. ; FERREIRA, J. C. D. ; BATISTA, M. S. . O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE SUA IMPLANTAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2006 A 2018. TEMAS EM EDUCACAO , 2019.

  • Nóbile,V. C. . Concepções e princípios do PROEJA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. ; GOMES, A.P. F. . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA DESISTÊNCIA E DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO PROEJA DO IFRN: O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. ; ANDRADE, M. A. F. J. ; CHAGAS, P.C.M. . Memoriais de Formação de Educadores da EJA/PROEJA: escritas de si em rede. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. ; FONTES, M.C.F. ; OLIVEIRA, V. C. M. ; COSTA, J. R. B. ; AZEVEDO, E. C. S. . AS MÍDIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE KAHOOT! EM SALA DE AULA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbile,V. C. ; Moura, D, H . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROEJA NAS TESES DE DOUTORAMENTO (2009-2018). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbile,V. C. . FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Nóbile,V. C. ; ANDRADE, M. A. F. J. . A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA EAD ? ESPECIALIZAÇÃO PROEJA: CAMINHOS PERCORRIDOS,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. ; Moura, D, H . Formação de jovens e adultos para o mundo trabalho: notas sobre a formulação do PROEJA.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Nóbile,V. C. ; BARACHO, M. G. . A educação para o trabalho e para a formação da cidadania. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. ; Moura, D, H . Formação de Jovens e Adultos Para o Mundo Trabalho: Notas Sobre a Formulação do PROEJA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. . Programa MedioTEC no IFRN: primeiras impressões da implantação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Nóbile,V. C. ; FERNANDES, E. S. . PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS/RN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. ; PASSOS, E. P. . PROEJA NA REDE ESTADUAL DO RN: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nóbile,V. C. . O PROEJA NO IFRN: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES (2014-2018). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. . Programa Mulheres Mil no IFRN: capacitando para a mudanca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. ; BEZERRA, M. J. O. S. ; SOUZA, C. R. S. . Agindo para mudar!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Nóbile,V. C. . ?MULHERES MIL EM AÇÃO IFRN/PARNAMIRIM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Nóbile,V. C. . Acompanhamento pedagógico como ferramenta para permanência e conclusão com êxito dos estudantes do Campus Parnamirim. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Nóbile,V. C. . Desafios e perspectivas para a Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura e a articulação com as políticas de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. . A Educação Profissional e Tecnológica como estratégia para o desenvolvimento e a inclusão social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbile,V. C. . As perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia - PROEJAFIC e Rede CERTIFIC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbile,V. C. . Políticas Públicas Federais EJA/CO: 2011/2014 e PNE: 2011/2014.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbile,V. C. . Ações de formação continuada para profissionais do Proeja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbile,V. C. . Programa CERTIFIC: concepções e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. . PROEJAFIC: possibilidades e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. . O PROEJA nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbile,V. C. . Sentidos das políticas do Proeja no âmbito da educação brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbile,V. C. . A especialização PROEJA no estado do Mato Grosso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, C. J. R. ; Nóbile,V. C. . Estudos sobre a implantação do PROEJA. Pelotas, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Nóbile,V. C. ; SILVA, C. J. R. ; Lemes, J B . Entre o discurso governamental e o cotidiano escolar, uma composição polifônica: as vozes dos diferentes atores na proposta de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos. PORTO ALEGRE, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

Nóbile,V. C. . Coordenação Pedagógica e Revisão Pedagógica de Questões Edital 07/2015- Reitoria/IFRN (TAE). 2015.

Nóbile,V. C. . Logística e Revisão Pedagógica de Questões. 2015.

Nóbile,V. C. . Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do Campus Parnamirim 2016-2018. 2016.

Nóbile,V. C. . Rede Certific Orientação para implantação. 2010.

Nóbile,V. C. ; ANDRADE, M. A. F. J. . CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

Nóbile,V. C. ; DANTAS, A. C. C. . Contribuições para uma proposta de política sobre EALV vinculada à educação profissional e tecnológica: conceitos, características, referências bibliográficas e benchmarking. 2022. (elaborador).

Nóbile,V. C. ; BARACHO, M. G. . Políticas públicas para educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, presencial e a distância. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático do Curso de Pós-Graduação em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação).

Nóbile,V. C. ; BARACHO, M. G. . Fundamentos da educação profissional integrada a educação de jovens e adultos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

Nóbile,V. C. . Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do Campus Parnamirim 2016- 2018. 2016. (coordenação e sistematização).

Nóbile,V. C. . Documento base EMI Resumo executivo. 2015. (elaborador).

Nóbile,V. C. . Instrumentos de monitoramento do Pronatec Bolsa-Formação. 2014. (elaborador).

Nóbile,V. C. . Documento Orientador da Rede Certific. 2014. (elaborador).

Nóbile,V. C. . Documento Referência PRONATEC CERTIFIC. 2014. (elaborador).

Nóbile,V. C. . DOCUMENTO REFERÊNCIA PRONATEC EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2013. (coordenação e sistematização).

Nóbile,V. C. . Oficina Concepções de Proeja. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EJA-EPT) E A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES, Descrição: O projeto de pesquisa será desenvolvido na Linha de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio do Norte (NUPED/IFRN), vinculado ao Programa de PósGraduação em Educação Profissional (PPGEP), e tem por objetivo estudar as Práticas Pedagógicas na Educação Jovem e Adultos em relação com a Educação Profissional (EJA-EPT) e a permanência e êxito dos estudantes. Historicamente, especificamente, nos últimos anos, tem ocorrido uma diminuição de políticas da EJA e EJA-EPT em nosso país, repercutindo na diminuição da oferta de cursos, indo de encontro à Meta 10 presente no Plano Nacional de Educação (2014-2024), que prevê o incremento de 25 do total de matrículas para as modalidades. Nesse sentido, para além da macropolítica, temos a necessidade de pesquisar como são materializadas as práticas pedagógicas e sua relação com a permanência e êxito dos estudantes, entendendo que a natureza dessas práticas pode contribuir para diminuir a intermitência dos estudantes nos cursos EJA e EJA-EPT. Metodologicamente, será feita uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e de campo, com a realização de entrevistas e/ou questionários, com a técnica da Análise Textual Discursiva para tratamento das unidades de sentidos. Como aporte teórico, a análise dos dados se baseará na perspectiva da formação humana omnilateral fundamentada, principalmente, no pensamento de Gramsci, Freire, Frigotto, M. Machado, L. Machado, Moura e Araujo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia do Carmo Nóbile - Integrante / JOSÉ MATEUS DO NASCIMENTO - Coordenador / Maria Adilina Freire Jeronimo de Andrade - Integrante / Maria das Graças Baracho - Integrante / Ana Lúcia Sarmento Henrique - Integrante / Antônio Max Ferreira da Costa - Integrante / João Kaio Cavalcante de Morais - Integrante / Geovilda Soares de Oliveira Melo - Integrante / uis Claudio Machado Ferreira - Integrante / uliana de Assis Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora Fernandes Cardoso - Integrante / Wedson Nunes Gomes da Silva - Integrante / Pedro Henrique Moreira da Silva - Integrante.

  • 2019 - Atual

    A reforma do Ensino Médio (Lei no 13.415/2017): implicações para as redes estaduais e institutos federais da região Nordeste, Descrição: O projeto de pesquisa tem a finalidade de identificar, descrever e analisar ações realizadas, em desenvolvimento e/ou planejadas nos sistemas/redes estaduais de educação do Nordeste e nos institutos federais dessa região em decorrência da reforma do ensino médio preconizada pela Lei nº 13.415/2017 e com vistas à sua implantação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia do Carmo Nóbile - Integrante / Dante Henrique Moura - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    2018 - Atual ESPECIALIZAÇÃO PROEJA-IFRN (2006-2009): contribuições para a formação e a prática profissional dos egressos Descrição: Pesquisa sobre a contribuições dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, Descrição: Pesquisa sobre a contribuições dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, durante o período de 2006 a 2009, nos Campus Natal Central, Currais Novos e Mossoró. A investigação terá por foco refletir sobre a função social e pedagógica da formação oportunizada por cursos de especialização dessa natureza e as contribuições que trazem para a área de conhecimento e atuação dos profissionais da educação profissional integrada à educação permanente de pessoas jovens e adultas. Pesquisa qualitativa e de campo que oportunizará aos sujeitos envolvidos no processo de formação, especificamente os egressos, através de suas memórias de formação, revelar as consequências dos referidos cursos de especialização. O processo de avaliação deve partir desses profissionais que são capazes de dimensionar a abrangência da ação formativa empreendida pelo IFRN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (13) Doutorado: (5) . , Integrantes: Vânia do Carmo Nóbile - Integrante / JOSÉ MATEUS DO NASCIMENTO - Coordenador / Maria Adilina Freire Jeronimo de Andrade - Integrante / Maria das Graças Baracho - Integrante / Keila Moreira Cruz - Integrante / Ana Lúcia Sarmento Henrique - Integrante / Edneide da Conceição Bezerra - Integrante / Monica de Lima Pereira - Integrante / Suelli Rodrigues da Rocha - Integrante / Vandernúbia Gomes Cadete Nunes - Integrante / Silvania Francisca Dantas - Integrante / Eva Lídia Maniçoba de Lima - Integrante / Paloma Freitas da Silva - Integrante / Waleska Barroso dos Santos Kramer Marques - Integrante / Adda Kesia Barbalho da Silva - Integrante / Heriberto Silva Nunes Bezerra - Integrante / Juliana Kelle da Silva Freire Barbosa - Integrante / Alyne Campelo da Silva - Integrante / João Paulo da Costa Soares - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Acompanhamento pedagógico como ferramenta para permanência e conclusão com êxito dos estudantes do Campus Parnamirim, Descrição: O projeto teve como objetivo desenvolver ações de intervenção, a partir da prévia identificação das dificuldades apresentadas pelos estudantes, que contribuam para a permanência e a conclusão com êxito dos estudantes da educação profissional do campus Parnamirim do IFRN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vânia do Carmo Nóbile - Coordenador / RAQUEL PONTES MARTINS - Integrante / ANA LUIZA DIAS VAZ FERNANDES - Integrante / ARTHUR ANTUNES DE MELO RODRIGUES - Integrante.

Prêmios

2018

Menção de elogio, IFRN - campus Parnamirim.

2016

1° colocado na área educação (apresentação oral) do IV Simpósio de Extensão, IFRN - campus Parmamirim.

2011

Certificado de Reconhecimento no Projeto de Fortalecimento da Educação Técnica e Profissional do Paraguai, Ministério da Educação do Paraguai.

2010

Medalha Paulo Freire, Ministério da Educação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN - Campus Macau. , rua das margaridas RN-221, cohab, 59015300 - Macau, RN - Brasil, Telefone: (84) 35211230

Experiência profissional

2023 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cessão para a Diretoria de EJA da Secadi/MEC, Carga horária: 40

2022 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

2019 - 2022

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

2018 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 20

2014 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2019

    Direção e administração, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Aperfeiçoamento Tecnologias Educacionais - Função de Apoio à Gestão.

  • 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Membro da Comissão processo seletivo para o Curso de Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Campus de Educação à Distância, referente ao Edital n.º 01/2019- PROEN/IFRN ,.

  • 12/2018

    Ensino, Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas públicas para educação de jovens e adultos integrada a educação profissional, presencial e a distância

  • 12/2018

    Ensino, Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, tutoria nas disciplinas da área pedagógica do curso

  • 11/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, IFRN Campus Parnamirim.,Linhas de pesquisa

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino do IFRN.,Cargo ou função, Núcleo Central Estruturante (NCE) de Filosofia.

  • 10/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, IFRN Campus Natal.,Linhas de pesquisa

  • 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão de Elaboração do PPC do Curso de Licenciatura em Tecnologias Educacionais..

  • 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão Própria de Avaliação CPA.

  • 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio.

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Integrante da Comissão do Colegiado da Diretoria Acadêmica do Campus de Educação a Distância.

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão do Colegiado da Diretoria Acadêmica do Campus de Educação a Distância.

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão responsável pela organização do IV SEMEAD - Seminário Internacional de Educação a Distância.

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, COMISSÃO INTERNA DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES - EAD.

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, no âmbito do Campus de Educação a Distância.

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação Global das Ofertas.

  • 12/2017

    Serviços técnicos especializados , IFRN campus EaD.,Serviço realizado, Atividades técnico-pedagógicas do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

  • 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do PME de Parnamirim.

  • 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Formação Pedagógica.

  • 03/2018 - 03/2020

    Ensino, Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional integrada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESENCIAL E À DISTÂNCIA;, DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA, NOÇÕES DE DIDÁTICA

  • 10/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão responsável pelo processo seletivo Simplificado para Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos..

  • 09/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, Comissão de Adequação do PPC do Curso Superior de Licenciatura em Formação Pedagógica para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

  • 02/2018 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação Global das Ofertas - EAD.

  • 03/2018 - 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, COMISSÃO DE REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR - EAD.

  • 08/2017 - 08/2018

    Serviços técnicos especializados , IFRN campus EaD.,Serviço realizado, Supervisão Educacional no Programa MédioTEC.

  • 04/2018 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Tutores a Distância -.

  • 03/2018 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, COMISSÃO DE REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE ESPECIALIZAÇÃO PROEJA - EAD.

  • 03/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão de elaboração PPC de Extensão - Edital n.º 86/2017-MCTIC.

  • 03/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Literatura e Ensino - EAD.

  • 03/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN campus EaD.,Cargo ou função, Comissão de Seleção do Processo Seletivo de Alunos pata Tutoria de Aprendizagem e Laboratório-TAL.

  • 10/2017 - 12/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Tutor na disciplina Gestão da Educação Escolar, no IFRN - campus EaD, na Rede E-tec, Programa Profuncionário.

  • 10/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, vice coordenação de local de prova de cursos técnicos. Supervisão..

  • 09/2017 - 12/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão da Educação Escolar

  • 07/2016 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, integrante da comissão de avaliação da progressão docente.

  • 09/2015 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, no âmbito do Campus EaD.

  • 09/2015 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, integrante da comissão de elaboração dos horários de aulas.

  • 12/2014 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso superior de Tecnologia em sistemas para Internet.

  • 08/2014 - 12/2017

    Serviços técnicos especializados , IFRN Campus Parnamirim.,Serviço realizado, Atividades técnico-pedagógicas do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

  • 07/2017 - 09/2017

    Outras atividades técnico-científicas , IFRN Campus Natal, IFRN Campus Natal.,Atividade realizada, Avaliador de artigo no II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação,.

  • 03/2016 - 04/2017

    Estágios , IFRN Campus Parnamirim.,Estágio realizado, Orientação de Estágio Docente.

  • 08/2016 - 11/2016

    Ensino, Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissiona, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional

  • 07/2016 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, Comissão para elaboração de PPC do curso FIC Operador de Computador.

  • 03/2016 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, integrante de Processo Administrativo Disciplinar.

  • 07/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, integrante da comissão do processo seletivo de cursos técnicos edital n° 17 de 2015..

  • 05/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus Parnamirim.,Cargo ou função, presidente da Comissão de normas de vestimentas dos discentes do campus.

2016 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora orientadora de Trabalho de Conclusão de curso da Pós-graduação Educação Pobreza e Desigualdade Social da UFRN - Sedis/CONFOR

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor tutor no Curso de pós-graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, na modalidade Educação a Distância.

2022 - Atual

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais

2013 - 2019

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Asusntos Educacionais, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2014 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Samambaia.,Cargo ou função, integrante de comissão de revisão de Plano de Curso Técnico Subsequente em Controle Ambiental.

  • 02/2014 - 08/2014

    Direção e administração, Campus Samambaia.,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.

2006 - 2013

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Asusntos Educacionais, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2012 - 11/2013

    Direção e administração, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).,Cargo ou função, Coordenadora-Geral de Políticas da EPT.

  • 12/2008 - 12/2012

    Direção e administração, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).,Cargo ou função, Coordenadora Nacional do PROEJA.

2003 - 2006

Secretaria deEstado da Educação do Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
No período exerceu a função de professora e Coordenadora Pedagógica no Centro de Educação Infantil 01 do Paranoá/DF.

Atividades

  • 09/2005 - 08/2006

    Direção e administração, Centro de Educação Infantil 01 do Paranoá.,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.

1993 - 2000

Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo/SP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40