Stênio Lima Rodrigues
Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). Possui especialização em Gestão Estratégica de Custos e Finanças (Prominas), Logística e Distribuição pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduação em Administração também pela UFPI. Exerce a função de Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico(EBTT) no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão(IFMA), Campus Codó. Possui experiência nas áreas de planejamento da produção e consultorias para micro empresas. Experiência em projetos de pesquisa e extensão com captação de recursos. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Agronegócio, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Logística e Inovação.
Informações coletadas do Lattes em 31/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2021 - Atual
Universidade Federal do Piauí
Título: Abordagem do Custeio do Ciclo de Vida Ambiental no Ensino
Elaine Aparecida da Silva. Grande área: Outros
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2019 - 2021
Universidade Federal do Piauí
Título: EXPANSÃO DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum officinarum L.) E SEUS REFLEXOS SOBRE A COBERTURA DA TERRA EM MUNICÍPIOS DO MARANHÃO, Ano de Obtenção: 2021
Jaíra Maria Alcobaça Gomes.Coorientador: Emiliana Barros Cerqueira. Grande área: Outros
Especialização em Gestão Estratégica de Custos e Finanças
2018 - 2018
Instituto Prominas Serviços Educacionais
Título: GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Especialização em Logística e Distribuição
2014 - 2015
Universidade Federal do Piauí
Título: LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS
Orientador: Francisco de Tarso Ribeiro Caselli
Graduação em Bacharelado em Administração
2010 - 2014
Universidade Federal do Piauí
Título: Manual de Consultoria em Práticas Processuais: Estudo de Caso de Hospital Privado em Teresina-PI.
Orientador: Paulo Jordão de Oliveira Cerqueira Fortes
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Agronegócio.
Participação em eventos
VIII Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida. CUSTEIO DO CICLO DE VIDA AMBIENTAL DE AUTOMÓVEIS: avaliação de opções a partir da perspectiva do consumidor. 2023. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida. CUSTEIO DO CICLO DE VIDA AMBIENTAL: perspectivas para a abordagem no ensino médio brasileiro. 2023. (Congresso).
Participação em bancas
CHAGAS, A. C. C.; OLIVEIRA, D. A. B.;RODRIGUES, S. L.. O GESTOR E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GESTORES. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO ESTRÁTEGICA DE PESSOAS) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.; OLIVEIRA, D. A. B.;RODRIGUES, S. L.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO DOS ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.das;RODRIGUES, S. L.; HOLLANDA, A. P. P.. ESTUDO DA APLICAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS A GESTÃO DE PROCESSOS E AÇÕES EM BANCOS PÚBLICOS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Inovação e Marketing Digital) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.das;RODRIGUES, S. L.; HOLLANDA, A. P. P.. EXPANSÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO CANAIS DE VENDAS: CLIQUE E RETIRE- A NOVA FORMA DE COMPRAR DA PAGUE MENOS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Inovação e Marketing Digital) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.das;RODRIGUES, S. L.; HOLLANDA, A. P. P.. Vídeo publicitário para o MBA em inovação e Marketing digital. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Inovação e Marketing Digital) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.das;RODRIGUES, S. L.; HOLLANDA, A. P. P.. CRIACE 2.0: PROPOSTA DE MARKETING DIGITAL PARA UM NOVO MODELO DE ATUAÇÃO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Inovação e Marketing Digital) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.das;RODRIGUES, S. L.; HOLLANDA, A. P. P.. PLANO DE MARKETING PARA O FRIGORÍFICO JOACYR JÚNIOR. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Inovação e Marketing Digital) - Centro Universitário Fametro.
RODRIGUES, S. L.; TRINDADE JUNIOR, O. C.; PEREIRA, A. I. S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: estudo sobre as percepções dos alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Maranhão. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - IFMA/Campus Codó.
CHAGAS, A. C. C.das; OLIVEIRA, D. A. B.;RODRIGUES, S. L.. SIMBIOSE INDUSTRIAL: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE UM GESTOR DA ÁREA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO CEARÁ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro.
CHAGAS, A. C. C.das; OLIVEIRA, D. A. B.;RODRIGUES, S. L.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO SOBRE A VISÃO DOS GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO NORDESTE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro.
RODRIGUES, S. L.; OLIVEIRA, G. P.; PEREIRA, A. I. S.. FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL: Perspectiva de inserção no mercado de trabalho de discentes e egressos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMA - Campus Codó. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias) - IFMA/Campus Codó.
RODRIGUES, S. L.; CARVALHO, L. M. S.; PEREIRA, A. I. S.. LOGÍSTICA REVERSA NA CADEIA DE PRODUÇÃO DO QUEIJO: um estudo de caso no município de Governador Newton Belo, MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca.
PEREIRA, A. I. S.; RIBEIRO, F. A. A.;RODRIGUES, S. L.. POTENCIAL QUÍMICO E FARMACOLÓGICO DA ESPÉCIE Rosimarinus Offinalis L. (ALECRIM): UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA- TERAPEUTICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Maranhão.
PEREIRA, A. I. S.; MENEZES JUNIOR, J. B.;RODRIGUES, S. L.. A QUIMICA DOS ALIMENTOS: construindo um olhar reflexivo na perspectiva da educação alimentar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Maranhão.
Orientou
IMPACTOS AMBIENTAIS DO DESCARTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE BACABINHA DE CODÓ - MA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);
A definir; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - IFMA/Campus Codó; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DO CAMPO AGRÍCOLA DO FOMENTO DE CODÓ - MARANHÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias) - IFMA/Campus Codó; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
GESTÃO RESÍDUOS SÓLIDOS DA COMUNIDADE ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFMA), CAMPUS CODÓ2; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - IFMA/Campus Codó; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NUMA INDÚSTRIA DE TINTAS A BASE DE SOLVENTES ORGÂNICOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - IFMA/Campus Codó; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
LOGÍSTICA REVERSA NA CADEIA DE PRODUÇÃO DO QUEIJO: um estudo de caso no município de Governador Newton-Bello, MA?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL: expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho dos discentes do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Agropecuária do IFMA/Campus-Codó; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
GESTÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS: LIÇÕES NO CONTEXTO DA FABRICAÇÃO DE POLPAS DE FRUTAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
REPRESENTAÇÃO SOCIAL: A MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnico em Administração) - Instituto Federal do Maranhão Campus Araioses; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
LOGÍSTICA REVERSA EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE; 2019; Iniciação Científica - Instituto Federal do Maranhão/ Campus Zé Doca, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
LOGÍSTICA REVERSA EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE; 2019; Iniciação Científica - IFMA/Zé Doca, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
SUSTENTABILIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão/ Campus Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
SUSTENTABILIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão/ Campus Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão/ Campus Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão/ Campus Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA PARA O SETOR VAREJISTA DE CODÓ, MARANHÃO (Projeto de Extensão); 2021; Orientação de outra natureza; (- Licenciatura em Ciências Agrárias) - IFMA/Campus Codó, FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO, PESQ, ENS; PROFISSIONAL; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA PARA O SETOR VAREJISTA DE CODÓ, MARANHÃO (Projeto de Extensão); 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Agronomia) - IFMA/Campus Codó, FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO, PESQ, ENS; PROFISSIONAL; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA PARA O SETOR VAREJISTA DE CODÓ, MARANHÃO (Projeto de Extensão); 2021; Orientação de outra natureza; (- Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - IFMA/Campus Codó, FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO, PESQ, ENS; PROFISSIONAL; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA PARA O SETOR VAREJISTA DE CODÓ, MARANHÃO (Projeto de Extensão); 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - IFMA/Campus Codó, FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO, PESQ, ENS; PROFISSIONAL; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA PARA O SETOR VAREJISTA DE CODÓ, MARANHÃO (Projeto de Extensão); 2021; Orientação de outra natureza; (Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio na Modalidade EJA) - IFMA/Campus Codó, FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO, PESQ, ENS; PROFISSIONAL; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA PARA O SETOR VAREJISTA DE CODÓ, MARANHÃO (Projeto de Extensão); 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Agronomia) - IFMA/Campus Codó, FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO, PESQ, ENS; PROFISSIONAL; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Alimentação Escolar (proeja)) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Análises Químicas) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Análises Químicas) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Biocombustíveis) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Biocombustíveis) - IFMA/Zé Doca, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Biocombustíveis) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
I Workshop sobre Finanças Pessoais (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
CURSO DE GESTÃO APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES) (Projeto de Extensão); 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - IFMA/Zé Doca; Orientador: Stênio Lima Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
Rodrigues, Stênio Lima ; DA SILVA, ELAINE APARECIDA . Implementation of environmental life cycle costing: Procedures, challenges, and opportunities. The International Journal of Life Cycle Assessment , v. 29, p. 1-35, 2024.
-
SOUSA, CAÍQUE RODRIGUES DE CARVALHO ; MORAES, LORRAN ANDRÉ ; BEZERRA, FRANCISCO FRANCIRLAR NUNES ; CARVALHO, FRANCISCO ANTONIO GONÇALVES DE ; SANTOS, LUAN VICTOR BRANDÃO DOS ; Rodrigues, Stênio Lima . Abordagem socioeconômica e ambiental em parque urbano e polo cerâmico de uma capital brasileira. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e4238-26, 2024.
-
RODRIGUES, S. L. ; GOMES, J. M. A. ; CERQUEIRA, E. B. . Agricultura canavieira no Maranhão: espacialização, características socioeconômicas e ambientais dos municípios produtores. RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 16, p. 1-24, 2023.
-
RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; CARVALHO, FRANCISCO ANTÔNIO GONÇALVES DE ; OLIVEIRA, EGBERTO BATISTA DE ; GUIMARÃES, JAIRO DE CARVALHO . Sustainability in practice: a study on the municipal public management of Teresina. GESTÃO & PRODUÇÃO , v. 29, p. 1-20, 2022.
-
RODRIGUES, S. L. ; GOMES, J. M. A. ; CERQUEIRA, E. B. . Dinâmica do uso e cobertura da terra nos municípios produtores da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum l.) no Maranhão. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE , v. 60, p. 293-312, 2022.
-
RODRIGUES, S. L. ; GOMES, J. M. A. ; CERQUEIRA, E. B. . EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum officinarum L.) E SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA NOS MUNICÍPIOS DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS E CAMPESTRE DO MARANHÃO (MA), BRASIL. Caminhos de Geografia) , v. 23, p. 306-327, 2022.
-
SOUSA, C. R. C. ; BEZERRA, F. F. N. ; CARVALHO, F. A. G. ; SANTOS, L. V. B. ; RODRIGUES, S. L. . A economia cafeeira e suas implicações no Brasil. REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA E HISTÓRIA ECONÔMICA , v. 16, p. 140-148, 2021.
-
RODRIGUES, S. L. ; SOUSA, J. V. de O. ; CARVALHO, F. A.G. ; CHAGAS, A. C. C.das ; LIMA, L. B. . ORGANIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS NO COMERCIO DE AUTOCENTROS EM TERESINA ? PI. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO , v. 1, p. 1-19, 2019.
-
RODRIGUES, S. L. ; FORTES, P. J. de O. C. ; SOUSA, J. V. de O. . HOW TO CONDUCT A BPM CONSULTING PROJECT? A CASE STUDY AT A PRIVATE HOSPITAL IN BRAZIL. BUSINESS MANAGEMENT REVIEW (BMR) , v. 4, p. 25-39, 2015.
-
RODRIGUES, S. L. ; SOUSA, J. V. de O. ; FORTES, P. J. de O. C. . CONSULTORIA EM GESTÃO DE PROCESSOS: ESTUDO DE CASO DE HOSPITAL PRIVADO EM TERESINA-PI. RAHIS. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E INOVAÇÃO EM SAÚDE , v. 12, p. 1-20, 2015.
-
RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; SOUSA, JOÃO VITOR DE OLIVEIRA . Modelagem de Processos de Negócios: Um Estudo Sobre os Processos de Gestão de Compras Farmacêuticas em Hospital da Rede Privada de Teresina-PI. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde , v. 04, p. 83-99, 2015.
-
Abreu, Rafael Levi Vieira de ; Costa, Erick Henrique de Sousa ; Sousa, José Janielson da Silva ; CARVALHO, FRANCISCO ANTÔNIO GONÇALVES DE ; Cantalice, Aníbal da Silva ; Silva, Jessica Alves da ; Rocha, José Santana da ; RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; Araújo, Wesley Fernandes ; Macedo, Luzia Rodrigues de . ESTRATÉGIA COMO FONTE DE CAPTAÇÃO DE CLIENTES PARA EMPRESA THE WORK FIT ACADEMIA EM TERESINA PI. In: DA SILVA, C. R. M. (ISBN 9786557067796). (Org.). Administração, Finanças e Geração de Valor. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 210-223.
-
Nascimento, Neemias da Silva ; Costa, Francisco Sousa ; RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; Santos, Marali Silva ; SOUSA, JOÃO VITOR DE OLIVEIRA ; Chagas, Ana Carla Cavalcante das . Logística reversa do óleo de cozinha usado na cidade de Zé DocaMA. In: OLIVEIRA, E. de J. (ISBN: 978-65-86127-49-2). (Org.). Tópicos em Administração - Volume 30. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 30, p. 100-108.
-
Reis, Hugo da Costa ; Reis, Alexandre da Costa ; RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; Santos, Marali Silva ; Chagas, Ana Carla Cavalcante das ; SOUSA, JOÃO VITOR DE OLIVEIRA . Fatores limitantes para a inovação em micro e pequenas empresas no município de Zé Doca, Maranhão. In: OLIVEIRA, E. de J. (ISBN: 9786586127492). (Org.). Tópicos em Administração - Volume 30. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 30, p. 120-128.
-
CHAGAS, A. C. C.das ; RODRIGUES, S. L. ; CARVALHO, F. A.G. ; SOUSA, J. V. de O. ; SANTOS, M. S. . INOVAÇÃO NA CADEIA DE SERVIÇOS: DIAGNÓSTICO DAS AÇÕES QUE IMPULSIONARAM A INOVAÇÃO NO SEGMENTO DE EDUCAÇÃO EM IMPERATRIZ, MARANHÃO. In: LUZ, T. R. (ISBN: 978-65-990896-5-7). (Org.). Coletânea de Administração, Marketing e e Inovação. 1ed.Itajubá: Kreatik, 2020, v. 1, p. 1-113.
-
RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; Chagas, Ana Carla Cavalcante das ; CARVALHO, FRANCISCO ANTÔNIO GONÇALVES DE ; Santos, Marali Silva ; SOUSA, JOÃO VITOR DE OLIVEIRA . INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO MARANHÃO: um estudo comparativo entre os setores de comércio e serviços. In: BARBOSA, F. C. (ISBN: 9786586072). (Org.). ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 4ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2020, v. IV, p. 1-826.
-
CARVALHO, FRANCISCO ANTÔNIO GONÇALVES DE ; Araújo, Wesley Fernandes ; Morais, Neila Pio de ; RODRIGUES, STÊNIO LIMA ; Sousa, José Janielson da Silva ; Macedo, Luzia Rodrigues de ; Sousa, Neilany Araujo de ; Sousa, Ana Maria Soares de . A BRASILEIRA EMPREENDEDORA DO SÉCULO XXI: O PERFIL, MOTIVAÇÕES E DESAFIOS. In: SILVESTRE, L. P. F. (ISBN 9786557062487). (Org.). Ciências Sociais Aplicadas: Avanços, Recuos e Contradições. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 1-13.
-
CHAGAS, A. C. C.das ; MENDES, D. P. ; RODRIGUES, S. L. ; CARVALHO, F. A.G. . DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DE EMPRESAS INCUBADAS: ANÁLISE DE UMA EMPRESA SERTANEJA EXPORTADORA DE JOIAS. In: BARBOSA, F. C. (ISBN: 9786586072358). (Org.). ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 4ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2020, v. IV, p. 1-826.
-
RODRIGUES, S. L. ; GOMES, J. M. A. ; CERQUEIRA, E. B. . EXPANSÃO DA AGROPECUÁRIA E SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA EM MUNICÍPIOS PRODUTORES DA CANA-DE-AÇÚCAR NO MARANHÃO. In: 58 Congresso da SOBER, 2020, Foz do Iguaçu. Anais do 58 Congresso da SOBER (ISBN: 978-65-88243-90-9). Foz do Iguaçu: SOBER, 2020. v. 58.
-
NASCIMENTO, N. da S. ; COSTA, F. de S ; RODRIGUES, S. L. ; SANTOS, M. S. . LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO DE COZINHA USADO NA CIDADE DE ZÉ DOCA ? MA. In: IV CONASI ((ISBN: 978-85-5722-331-8), 2019, Santa Ines. Anais do IV CONASI. Santa Inês: Even3, 2019. v. 4. p. 1-15.
-
REIS, H. da C. ; REIS, A. C. ; RODRIGUES, S. L. ; SANTOS, M. S. . FATORES LIMITANTES PARA A INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA ? MA. In: IV CONASI ? CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA INÊS, 2019, SANTA INES. Anais do IV CONASI (ISBN: 978-85-5722-331-8). Santa Inês: Even3, 2019. v. 4. p. 1-15.
-
MOREIRA, A. L. ; PEREIRA, S. I. A. ; SILVA, L. J. ; PEREIRA, S. G. A. ; SILVA, S. ; SILVA, N. A. ; ABREU, R. G. W. ; RODRIGUES, S. L. ; J. JUNIOR, M. B. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE TERMODINÂMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS-CODÓ-MA. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIENCIAS AGRÁRIAS COINTER PDVAgro 2019 (ISSN: 2526-7701), 2019, Recife. Anais do IV Cointer PDVAgro, 2019. v. 4.
-
RODRIGUES, S. L. ; CHAGAS, A. C. C.das ; SOUSA, J. V. de O. ; COSTA, G. M. . MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA: uma análise bibliométrica das publicações do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. In: XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ISSN: 2359-1048), 2019, São Paulo. Anais do XXI ENGEMA, 2019. v. 21.
-
RODRIGUES, S. L. ; CHAGAS, A. C. C.das ; SOUSA, J. V. de O. ; COSTA, G. M. . SUSTENTABILIDADE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: o caso de uma empresa maranhense de sucesso. In: XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2019, São Paulo. Anais do XXI ENGEMA (ISSN: 2359-1048), 2019. v. 21.
-
RODRIGUES, S. L. ; CERQUEIRA, E. B. ; GOMES, J. M. A. . ANÁLISE DA EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum officinarum L.) NO MARANHÃO (1974-2017). In: XIV SOBER (ISBN: 978-65-00-05734-8), 2019, Bacabal. Anais da XIV SOBER, 2019. v. XIV. p. 1-16.
-
RODRIGUES, S. L. . MENSURAÇÃO DO GRAU DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE VESTUÁRIO EM CAXIAS, MARANHÃO. In: VI Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP 2018, 2018, Salvador. Anais do VI Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP (ISSN: 2318-9258). Salvador: Even3, 2018. v. VI. p. 1-12.
-
RODRIGUES, S. L. . O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG) COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. In: VI Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP 2018 (ISSN: 2318-9258), 2018, Salvador. Anais do VI Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP. Salvador: Even3, 2018. v. VI. p. 1-15.
-
RODRIGUES, S. L. ; CHAGAS, A. C. C.das . EVOLUÇÃO DO GRAU DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENOPORTE(EPPs) NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018, 2018, São Paulo. Anais do XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018 (ISSN: 1518-6539). São Paulo: SIMPOI, 2018. v. XXI.
-
CHAGAS, A. C. C.das ; RODRIGUES, S. L. . MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE LOGÍSTICA REVERSA NA SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) NO PERÍODO DE 2006 A 2017. In: XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018 (ISSN: 1518-6539), 2018, São Paulo. Anais do XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018. São Paulo: SIMPOI, 2018. v. XXI.
-
NASCIMENTO, N. da S. ; REIS, H. da C. ; RODRIGUES, S. L. ; LIMA, L. B. . INOVAÇÃO PROCESSUAL EM PEQUENAS EMPRESAS. In: XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2018, Olinda. CONNEPI 2018 (ISBN: 978-85-67452-15-9). Recife: IFPE, 2018. p. 1-10.
-
SOUSA, J. V. de O. ; RODRIGUES, S. L. . ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA REDE DE AUTO CENTROS EM TERESINA, PIAUÍ. In: III Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP) (ISSN: 2318-9358), 2015, João Pessoa. ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA REDE DE AUTO CENTROS EM TERESINA, PIAUÍ.. Campina Grande: UFCG, 2015. v. III. p. 1-15.
-
RODRIGUES, S. L. ; SOUSA, J. V. de O. . MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE AS COMPRAS FARMACÊUTICAS EM UM HOSPITAL NA CIDADE DE TERESINAPI. In: III Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), 2015, Campina Grande. Anais do III Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), 2015. v. III. p. 1-16.
-
RODRIGUES, S. L. ; SOUSA, J. V. de O. . LOGÍSTICA HOSPITALAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE PROCESSOS NA GESTÃO DE COMPRAS DE MEDICAMENTOS. In: X Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2014, Niterói. Anais do X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Niterói: UFF, 2014. v. 10. p. 1-13.
-
SOUSA, J. V. de O. ; RODRIGUES, S. L. . SISTEMA DE LOGISTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS NA CIDADE DE TERESINA: um estudo exploratório da aplicação prática da resolução de n 416/2009 do CONAMA. In: XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2014, São Paulo. Anais do XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente FEA-USP. São Paulo: FEA-USP, 2014. v. XVI. p. 1-12.
-
SOUSA, J. V. de O. ; RODRIGUES, S. L. . LOGÍSTICA REVERSA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS: estudo de caso em uma rede autocentros do Estado do Piauí. In: XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2014, São Paulo. Anais do XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente FEA-USP,. São Paulo: FEA-USP, 2014. v. XVI. p. 1-12.
-
RODRIGUES, S. L. ; SILVA, E. A. . CUSTEIO DO CICLO DE VIDA AMBIENTAL: perspectivas para a abordagem no ensino médio brasileiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. L. ; SILVA, E. A. . CUSTEIO DO CICLO DE VIDA AMBIENTAL DE AUTOMÓVEIS: avaliação de opções a partir da perspectiva do consumidor. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. L. ; CERQUEIRA, E. B. ; GOMES, J. M. A. . ANÁLISE DA EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum officinarum L.) NO MARANHÃO (1974-2017). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. L. ; CERQUEIRA, E. B. ; GOMES, J. M. A. . EXPANSÃO DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum Officinarum L.) E SEUS REFLEXOS SOBRE A COBERTURA DA TERRA EM MUNICÍPIOS DO MARANHÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, S. L. ; CHAGAS, A. C. C.das ; SOUSA, J. V. de O. ; COSTA, G. M. . SUSTENTABILIDADE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: o caso de uma empresa maranhense de sucesso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, S. L. ; CHAGAS, A. C. C.das ; SOUSA, J. V. de O. ; COSTA, G. M. . MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA: uma análise bibliométrica das publicações do Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, N. da S. ; COSTA, F. de S ; RODRIGUES, S. L. ; SANTOS, M. S. . LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO DE COZINHA USADO NA CIDADE DE ZÉ DOCA ? MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, H. da C. ; REIS, A. C. ; RODRIGUES, S. L. ; SANTOS, M. S. . FATORES LIMITANTES PARA A INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA ? MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
LOGÍSTICA REVERSA EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE, Descrição: Projeto tem finalidade estudar a viabilidade de implantação da logística reversa em empresas de pequeno porte do setor de farmácia em Zé Doca, MA. Aprovado pelo edital 01/2018, Geração Ciência/ Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stênio Lima Rodrigues - Coordenador / Carlos Gabriel Rodrigues - Integrante / Samantha Almeida Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
-
2019 - 2020
REPRESENTAÇÃO SOCIAL: A MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO, Descrição: Na contemporaneidade, principalmente no mercado de trabalho, apresentar competência matemática se tornou requisito indispensável nos profissionais experientes e ingressantes. Facilidade com operações numéricas/lógicas e estatística fazem dos profissionais recursos importantes para suprir a empresa com dados que ajudarão na tomada de decisão. Nesse sentido, Joensen e Nielsen (2015) verificaram uma relação entre ter pouca habilidade com matemática e os baixos salários. A partir do exposto, saber como os alunos percebem a matemática se faz necessário para se identificar e reverter esse sentimento ainda na fase de preparação dos alunos para a vida profissional, neste caso, os discentes do técnico em administração. Além disso, o conhecimento sobre o tema no Brasil centram-se basicamente na reflexão e discussão do método de ensino adotado, nos reflexos das diferentes tendências pedagógicas de ensino (tendência formalista, empírico-ativista, formalista moderna, tecnicista e socioetnocultural) e nos significado do erro na disciplina, mas poucos voltaram-se a entender qual a imagem/representação que os alunos tem da matemática (FIORENTINI, 1995; FUENTES; LIMA; GUERRA, 2009; BIANCHINI; VASCONCELOS, 2014; PENALOZA; QUEZADO; PENALOZA, 2018). Assim, a questão de partida deste estudo é: Quais os temas emergem, a partir da representação social, dos discentes em relação à matemática? Logo, o objetivo geral desta pesquisa é identificar, por meio das representações sociais, como os alunos do técnico em administração representam a disciplina de matemática. Ademais, essa pesquisa se caracteriza como aberta por utilizar a evocação livre de palavras dos respondentes. A amostra desta pesquisa será de natureza não probabilística e por conveniência. O instrumento terá o IFMA ? Campus Araioses como lócus de pesquisa. A operacionalização da pesquisa ser dará por meio da técnica de evocação de palavras, no qual parte de uma pergunta indutora para se conhecer os sentimentos, ideias, emoções e percepções que o respondente tem sobre determinado assunto (a Matemática).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Stênio Lima Rodrigues - Integrante / Helder Araújo de Carvalho - Coordenador / Gabriel Costa De Sousa - Integrante.
-
2018 - 2019
INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, Descrição: Projeto aprovado no PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA ? PIP, objeto do EDITAL N 12, de 08 de novembro de 2018. No atual ambiente competitivo em que se observam turbulências de ordem econômica e competição acirrada entre as empresas, a inovação se torna uma questão de sobrevivência e também um diferencial competitivo, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que sustentam a economia brasileira. Esta pesquisa será norteada pela seguinte problemática: quais fatores críticos de sucesso propiciam a inovação em empresas de pequeno porte do município de Zé Doca? Para se responder tal questionamento, será desenvolvido uma pesquisa em empresas locais. A pesquisa a ser desenvolvida será do tipo qualitativa e possuirá natureza exploratória, sendo desenvolvida pelo método estudo de caso múltiplo. Os dados serão coletados por meio de entrevistas, observação direta e pela construção de um questionário semi- estruturado apoiado na literatura. Espera-se ao final da pesquisa a identificação dos fatores críticos de sucesso nas empresas pesquisadas que ora facilitam, ora dificultam a adoção de inovações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stênio Lima Rodrigues - Coordenador / Hugo da Costa Reis - Integrante / MARALI SILVA SANTOS - Integrante / Alexandre da Costa Reis - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2018 - 2019
SUSTENTABILIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS, Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA ? PIP, objeto do EDITAL N 12, de 08 de novembro de 2018. A presente pesquisa tem como objetivo Identificar os benefícios da adoção de práticas logística reversa em empresas de pequeno porte do município de Zé Doca, Maranhão.sustentabilidade e a adoção de práticas de logística reversa não são temas aplicáveis apenas às grandes empresas, mas que podem ser desenvolvido também no ambiente das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as MPEs, são a grande maioria dos estabelecimentos comerciais brasileiros (em torno de 99 %), portanto merecem especial atenção na realização de pesquisas cientificas que venham trazer disseminar boas práticas e necessidades de melhorias nesse segmento.Tendo em vista que a importância das micro e pequenas empresas para a economia do município de Zé Doca, verifica-se a necessidade de pesquisas que identifiquem gargalos e apontem soluções para este segmento. A pesquisa aqui proposta segue essa linha de raciocínio e proporcionará um instrumento de diagnóstico, contendo a viabilidade e os benefícios que adoção de práticas de logística reversa podem proporcionar para as empresas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stênio Lima Rodrigues - Coordenador / Neemias da Silva Nascimento - Integrante / MARALI SILVA SANTOS - Integrante / Francisco das Chagas Sousa - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. , Estr. Puraque, Zona Rural, 65400000 - Codó, MA - Brasil, Telefone: (99) 36693000
Experiência profissional
2019 - 2019
Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MAVínculo: , Enquadramento Funcional:
2014 - 2015
Houston BikeVínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de Planejamento, Carga horária: 44
2019 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico,Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Campus IFMA Codó
2017 - 2018
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico,Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Campus Zé Doca, Maranhão.
Atividades
-
12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Maranhão - Campus Zé Doca.,Linhas de pesquisa
-
02/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Formação empreendedora, Gestão de Pessoas, Projetos
-
02/2018
Ensino, Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gestão da qualidade e empreendedorismo, Gestão de Projetos
2015 - 2017
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Local de Inovação, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável por levar a cultura da inovação para 40 empresas na cidade de Caxias-MA.
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é um acordo de cooperação técnica entre o CNPq e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada.
Esta orientação é realizada por agentes, bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae, para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte.
Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos. O programa tem as seguintes etapas:
Sensibilização: momento em que a empresa tem contato com a proposta do programa ALI. Para que uma empresa participe do programa, ela não pode estar participando de projetos coletivos Sebrae.
Adesão: momento em que a empresa formaliza seu compromisso com o programa ALI.
Diagnóstico Empresarial: preenchimento, pelo ALI, junto ao empresário. O modelo de diagnóstico utilizado é o mesmo do MPE Brasil.
Radar da inovação: preenchimento pelo ALI, junto ao empresário.
Devolutiva: elaborada pelo ALI, a devolutiva é resultado da análise dos dados e evidências coletadas no Diagnóstico Empresarial e do Radar da Inovação.
Matriz FOFA (forças/fraquezas/ameaças/oportunidades) + Plano de Ação: após a entrega da devolutiva, o ALI deverá elaborar a Matriz FOFA e o Plano de ação juntamente com o empresário. Este plano deverá conter no mínimo cinco ações distintas.
Início do Plano de Ação T0, T1, T2 e T3 e Monitoramento do Plano de Ação: o empresário, acompanhado pelo ALI e supervisionado pelo Consultor Sênior.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Stênio Lima Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?