Marco Antonio Gonçalves Flexa

Possui graduação em Oficial do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (1975).Graduação em Direito pela Faculdade Ideal (2008) . Especialização na área de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Especialização em Direito Ambiental e Urbanístico com Formação para o Magistério Superior(2013). Mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1985) e Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito (1992).Curso de Auditoria Interna de Sistema de Gestão Ambiental NBR ISO 14001:2004 (2013). Curso de Sistema de Gestão Ambiental NBR 14001:2004 (2013) e Curso de Legislação Ambiental na ComExito Consultoria e Engenharia Ltda (2013). Curso de Extensão de Licenciamento e Gestão Ambiental na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - FATEA.

Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares

1991 - 1992

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
Título: A Reformulação do Ensino Militar
Orientador: Mario Jorge de Campos

Mestrado em Mestre em Aplicações Militares

1984 - 1985

Escola de Aperfeicoamento de Oficiais
Título: A Importancia da Instrução Especial na Formação do Oficial do Exercito,Ano de Obtenção: 1985
Orientador: Juarez Genial

Especialização em Direito Ambiental e Urbanístico

2011 - 2013

Universidade Anhanguera-Uniderp
Título: Licenciamento Ambiental: Aspectos Jurídicos e os efeitos da Lei Complementar No 140 de 08 de dezembro de 2011
Orientador: Edi Carlos Ribeiro Machado

Especialização em Atualização Pedagógica

1997 - 1997

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Questões críticas da educação brasileira: a modernização do processo ensino-aprendizagem.
Orientador: Nelly Aleotti Maia

Graduação em Direito

2004 - 2008

Faculdade Ideal
Título: O Papel da Advocacia nas Resoluções Alternativas de Conflitos
Orientador: Augusto César Ferreira

Graduação em Oficial de Infantaria

1972 - 1975

Academia Militar das Agulhas Negras

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Direito Eleitoral. (Carga horária: 35h). , Cursos Online SP do Brasil, CURSOS ONLINE SP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Formação para Conciliadores e Mediadores Judiciais. (Carga horária: 48h). , Mestra Educacional, MESTRA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Licenciamento e Gestão Ambiental. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Capacitação em Auditoria Interna de SGA. (Carga horária: 16h). , ComExito Consultoria e Engenharia, COMEXITO, Brasil.

2013 - 2013

Curso de SGA NBR ISO 14001:2004. (Carga horária: 16h). , ComExito Consultoria e Engenharia Ltda, COMEXITO, Brasil.

2013 - 2013

Legislação Ambiental Brasileira. (Carga horária: 8h). , ComExito Consultoria e Engenharia Ltda, COMEXITO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

Curso de Legislação Ambiental.Legislação Ambiental. 2013. (Seminário).

Jornada de Direito Ambiental. 2013. (Simpósio).

Semana do Meio Ambiente. 2012. (Congresso).

Semana do Meio Ambiente. 2011. (Congresso).

II Congresso Jurídico de Salinas. 2008. (Congresso).

A Crise do Tráfego Aéreo Brasileiro. 2007. (Seminário).

A Redução da Maioridade Penal: Dilemas e Perspectivas. 2007. (Seminário).

As Funções da Polícia Judiciária. 2007. (Seminário).

As Recentes Reformas do CPC. 2007. (Seminário).

I Simposio Estadual de Análise da Lei 11.441, de 04/01/2007. 2007. (Simpósio).

Semana Jurídica Daniel Coelho de Souza. 2007. (Congresso).

Tutela Constitucional dos Direitos Fundamentais. 2007. (Seminário).

Um novo olhar para a Mulher: "Dos Direitos que se têm aos Direitos que se quer". 2007. (Seminário).

Abordagem de Direito Cosntitucional nas Diferentes Dimensões dos Direitos Fundamentais". 2006. (Seminário).

I Simposio Pan-Amazônico "O Futuro da Amazônia e os Direitos da Humanidade". 2005. (Simpósio).

Pré-Ened "Terra, Trabalho, Educação e Liberdade". 2005. (Congresso).

A Formação Cultural e Social da Amazônia. 2004. (Congresso).

III Semana de Direito da FACI. 2004. (Seminário).

II Jornada de Direito Tributário do Pará. 2004. (Congresso).

Advocacia, Segurança e Cidadania. 2003. (Seminário).

A Ordem Econômica na Constituição. 2003. (Seminário).

A Reforma da Previdência e os Direitos do Trabalhador. 2003. (Seminário).

II Seminario de Direito da FACI. 2003. (Seminário).

Subsídios da Língua Latina para a Linguagem Jurídica. 2003. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • FLEXA, M. A. G. . Respeitemos o meio ambiente e a sociedade de Resende. Jornal Beira Rio, Resende/RJ, 02 mar. 2012.

  • FLEXA, M. A. G. . Licenciamento Ambiental: Aspectos Jurídicos e os efeitos da Lei Complementar No 140, de 08 de dezembro de 2011. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FLEXA, M. A. G. . Legislação Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Grandiflora Ambiental

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor Jurídico e Professor., Carga horária: 4

Outras informações:
Consultor Jurídico na Área Ambiental e professor dos Cursos de Extensão de Direito Ambiental.

2011 - Atual

Instituto Agulhas Negras

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor Jurídico e Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Consultor Jurídico e Ambiental. Professor de Direito Ambiental.

2000 - 2009

GRUPO EDUCACIONAL IDEAL

Vínculo: carteira de trabalho assinada, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino/Ger Administrativo-Fin, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desempenhei a função de Coordenador de Ensino das turmas Militares no período de jan 2000 a jun 2004. Neste período criou-se a infraestrutra necessária a implementação de um programa de ensino que permitisse o Jovem paraense concorrer em igualdade de condições com os de outros estados da Federação em vestibulares com alto grau de dificuldade como o ITA e o IME. De Jul 2004 a Abr de 2009 desempenhei a função de Gerente Administrativo Financeiro do Grupo com a meta de Reformular o Processo de Gestão permitindo o crescimento do Grupo.

1970 - 2000

Exército Brasileiro

Vínculo: Oficial do exercito, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trinta anos de atividade profissional dentro do Exercito Brasileiro, sendo vinte anos dedicados a área de ensino. Tendo desempenhado a função de Chefe da Divisão de Ensino de uma Escola Militar de Nível Mestrado e Professor na Academia Militar das Agulhas Negras.