Antonio Diego Dantas Cavalcante
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER, Especialização em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA - UNINTA. Atualmente é Professor no Centro Universitário INTA - UNINTA. Atualmente é Orientador Educacional (tutor) na disciplina de Introdução a Educação a Distância e Metodologia da Pesquisa Científica no curso de Engenharia Civil a Distância no Centro Universitário INTA - UNINTA. Orientador Educacional (tutor) na disciplina de Introdução a Educação a Distância e Unidade Curricular de Extensão I no curso de Farmácia a Distância no Centro Universitário INTA - UNINTA.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Supe
2017 - 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: A Importância da Tutoria no Processo de Aprendizagem dos Estudantes a Distância
Orientador: João José Saraiva da Fonseca
Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
2012 - 2014
Centro Universitário Internacional
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Orientador: Márcia Regina Mocelin
Graduação em pedagogia
2007 - 2011
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMETAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SOBRAL
Orientador: RITA DE CASSIA MARQUES COSTA
Formação complementar
2022 - 2022
História do Jornalismo. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2022 - 2022
Texto Jornalístico. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2022 - 2022
Legislação e Ética em Jornalismo. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2022 - 2022
Comunicação e Escrita para EAD. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2018 - 2018
Introdutório a Educação a Distância. (Carga horária: 45h). , Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação de Tutores EAD. (Carga horária: 45h). , Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2016 - 2016
Curso De Produção De Material Digital Em Ead. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2016
Curso De Aperfeiçoamento Em Didática E Metodologia Para Formação De Tutores. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2015 - 2015
Educominicação. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2013
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Associação Nacional de Tutores de Educação a Distância, ANATED, Brasil.
2012 - 2012
Novos Caminhos para a Educação a Distância. (Carga horária: 2h). , Associação Nacional de Tutores de Educação a Distância, ANATED, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em EXTERSÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, UVA, Brasil.
2011 - 2011
CONHECENDO SOBRE A DISLEXIA. (Carga horária: 40h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2011 - 2011
PAULO FREIRE: CURRICULOS DE CULTURA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2011 - 2011
PEDAGOGIA DE PROJETOS. (Carga horária: 40h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2010 - 2010
ORATORIA. (Carga horária: 8h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2010 - 2010
DISTURBIO DE CONDUTA E DE APRENDIZAGEM: DIAGNOSTIS. (Carga horária: 10h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2009 - 2009
PAPEL E FUNÇÃO DO ERRO NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 16h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2009 - 2009
EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGOGICAS. (Carga horária: 80h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2008 - 2008
CONTAÇÃO DE HISTORIAS. (Carga horária: 15h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2006 - 2006
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS. (Carga horária: 40h). , SERVICO SOCIAL DO COMERCIO-SESC, SESC, Brasil.
2006 - 2006
Informática Avançada. (Carga horária: 82h). , Softwares Informática, SI, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
CAVALCANTE, A. D. D. . SEMANA DA PEDAGOGIA. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Ensino de história da cultura afro-brasileira na educação básica. 2020. (Oficina).
II Encontro de Educação Aberta, Pública e a Distância do Estado do Ceará.?A importância dos Softwares Educativos como Prática Pedagógica no Ensino de Matemática. 2015. (Encontro).
I Encontro de Educação Aberta e a Distância do Ceara.Motivação e presencialidade: uma experiência bem sucedida na EaD. 2014. (Outra).
VI ENCONTRO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - ENPENEX.INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. 2014. (Encontro).
II FÓRUM DE EDUCAÇÃO ?BULLYING: CONSEQUÊNCIAS E RESPONSABILIDADES?. Realização Colégio Luciano Feijão.. 2013. (Outra).
FÓRUM DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE ? TDAH. 2012. (Outra).
VIII Seminário de Educação-Sesc Sobral "A paixão de educar com afeto". 2012. (Seminário).
Participação no I Seminário de Educação e Saúde, Sesc. 2011. (Seminário).
SEMANA DA PEDAGOGIA "REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO: (DES)CAMINHOS DE IDENTIDADE. 2011. (Seminário).
SEMANA DA PEDAGOGIA "FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL: PERSPECTIVAS PARA O SECULO XXI. 2010. (Seminário).
VII SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO SESC SOBRAL " APRENDENDO A INCLUIR E INCLUINDO PARA APRENDER. 2010. (Seminário).
SEMANA DA PEDAGOGIA "EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: PRAXIS E (IN)CERTEZAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2009. (Seminário).
VI SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO SESC SOBRAL "AVALIAÇÃO: PRINCIPIOS E PROCEDIMENTOS".. 2009. (Seminário).
V SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO SESC SOBRAL "HISTORIAS, MEMORIAS E IDENTIDADE". 2008. (Seminário).
Participação em bancas
CAVALCANTE, A. D. D.. O desafio de alfabetizar em salas multisseriadas no contexto da Educação do Campo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A Ludicidade na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A importância do lúdico no processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A contação de histórias na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. Os desafios do ensino e aprendizagem nas salas multisseriadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A motivação como elemento determinante para a aprendizagem dos alunos nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.CAVALCANTE, A. D. D.. Um olhar sobre a avaliação infantil na perspectiva do processo de ensinar e aprender. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. O brincar, o brinquedo e as brincadeiras em relação as questões de gênero na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. Análise da importância da alimentação saudável na infância: Incentivos desde a educação infantil para crianças do CEI Joaquim Ferreira em Martinópole-Ce.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A importância da família na educação infantil: Um estudo de caso no CEI Dona Clarice.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A relação família e escola: Caminhos possíveis para o sucesso escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.. A contribuição da família no processo de Ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAVALCANTE, A. D. D.CAVALCANTE, A. D. D.. REFLEXÕES ACERCA DOS IMPACTOS EMOCIONAIS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Orientou
Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais da E; M; E; B; Antônio Ferreira Lima em IPUCE; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
Contação de Histórias na Alfabetização: A importância dessa ferramenta lúdica no processo de ensinoaprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
Estratégias de Leitura aplicadas no Ciclo de Alfabetização da Escola Maria Laura Sampaio no Município de IPU ? CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
A adaptação de crianças na Escola de Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
A inclusão de alunos com Déficit de Aprendizagem na E; E; M; B; Luiz Gonzaga da Costa: Propostas pedagógicas usadas pelos professores do Ensino Fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
A alfabetização contextualizada e o letramento no favorecimento da aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
DIFICULDADES DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL I DA E; E; F; CEL; DOMINGOD ALVES PEREIRA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO METAFÔNICO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NO TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA E E M GOV ADAUTO BEZERRA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
Silva, Maria I; G; da Silva; Uma Análise Histórica do Processo Econômico-Social do Assentamento Valparaíso em Tianguá-Ceará; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Antonio Diego Dantas Cavalcante;
Produções bibliográficas
-
CAVALCANTE, A. D. D. . MULTIDISCIPLINARIDADE E SEUS CAMINHOS NA CONTEMPORANEIDADE. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2018. v. 1. 278p .
-
CAVALCANTE, A. D. D. . A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SER. In: FRANCISCO RICARDO MIRANDA PINTO; ANAISA ALVES DE MOURA; FRANCION MACIEL ROCHA; ANTONIO DIEGO DANTAS CAVALCANTE. (Org.). MULTIDISCIPLINARIDADE E SEUS CAMINHOS NA CONTEMPORANEIDADE. 1ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 71-82.
-
CAVALCANTE, A. D. D. . Fatores que exercem influência na aprendizagem de adultos. In: Osmar Hélio Alves Araújo; Célia de Jesus Silva Magalhães; Francisca Clara de Paula Oliveira. (Org.). A educação brasileira sobe múltiplas abordagens e perspectivas. 26ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. 1, p. 86-97.
-
CAVALCANTE, A. D. D. . INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: um estudo de caso a partir da compreensão de professores. In: Francisco Ari de Andrade; Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim; Flavio Muniz Chaves. (Org.). EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS. 24ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 39-46.
-
CAVALCANTE, A. D. D. ; RODRIGUES, M. A. A. . MOTIVAÇÃO E PRESENCIALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NA EAD. REVISTA FORMAR INTERDISCIPLINAR, Sobral, p. 35 - 44, 03 jun. 2014.
-
CAVALCANTE, A. D. D. ; RODRIGUES, M. A. A. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. FORMAR INTERDISCIPLINAR, SOBRAL, p. 16 - 24, 02 jun. 2014.
-
CAVALCANTE, A. D. D. . INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - ENPENEX, 2014, TERESINA. VI ENCONTRO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - ENPENEX, 2014.
-
CAVALCANTE, A. D. D. . Determinantes Sociais da Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . Propostas pedagógicas EAD: os cursos das atividades complementares, como utilizar a educação a distância na formação continuada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . ?A importância dos Softwares Educativos como Prática Pedagógica no Ensino de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . Motivação e Presencialidade: uma experiência bem sucedida na EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . Um relato de experiência: avaliação da disciplina de Antropologia Teológica na modalidade da Educação a Distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, A. D. D. . Oficina 'netiqueta' como se comportar na internet. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PARFOR, Carga horária: 20
2014 - 2016
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2014 - 2016
FAculdade IEDUCAREVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2014 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Especialização
Outras informações:
Professor na Especialização em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitalar, Disciplina de Teorias do Conhecimento: Bases Epistemológicas - 30 h/a.Professor na Especialização em Formação de Docente: Habilitação em História e Língua Portuguesa, Disciplina de Planejamento Educacional - 30 h/a.
2014 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 40
Outras informações:
Tutor na Disciplina de Introdução a Educação e Metodologia da Pesquisa Científica no curso de Engenharia Civil a Distância.Tutor na disciplina de Introdução a Educação a Distância e Unidade Curricular de Extensão I no curso de Farmácia a Distância
2014 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2013 - 2014
Prefeitura Municipal de SobralVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Inclusão Produtiva - PRONATEC/BSM, Carga horária: 40
2013 - 2014
Instituto Educacional do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2012 - 2014
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2011 - 2014
Serviço Social do Comércio-SESCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EJA, Carga horária: 20
2011 - 2011
Escola Lysia PimentelVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ENSINO INFANTIL V, Carga horária: 20
2010 - 2010
Escola CAICVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FUNDAMENTAL 1, Carga horária: 20
2008 - 2009
Prefeitura Municiapal de Sobral - Fundação da Ação SocialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador Social - PETI, Carga horária: 20
2008 - 2008
PREFEITURA MUNICIAPAL DE SOBRAL-AVALIAÇÃO EXTERNAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: AVALIADOR EXTERNO, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Diego Dantas Cavalcante e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?