Edea Maria Zanatta Kapp

Pós graduada em Biologia: Interações Bióticas e Biodiversidade. Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990) e graduação em Ciências Licenciatura de Primeiro Grau pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985). Atualmente é especialista em Biologia: Interações Bióticas e Biodiversidade pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora de Biologia - Secretaria Estadual de Educação. Trabalho de pós graduação na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Microbiana.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Orientação Escolar

2021 - 2021

Prisma
Título: Orientação educacional

Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

2019 - 2020

Faculdade União das Américas
Título: VALORES HUMANOS E TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
Orientador: Inespecificado
Bolsista do(a): Particular própria, PROPRIA, Brasil.

Especialização em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2003 - 2005

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: "PADRÕES MICROBIOLÓGICOS DE QUALIDADE, EM ÁGUAS SUPERFICIAIS"
Orientador: MARIS LORENZONI ALMEIDA

Graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Biologia

1985 - 1990

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Licenciatura de Primeiro Grau

1982 - 1985

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2012 -

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

CONEXÃO DOCENTE: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO HÍBRIDO. (Carga horária: 8h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

2020 - 2020

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DOS COLÉGIOS TIRADENTES. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2019 - 2020

Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. (Carga horária: 390h). , Faculdade União das Américas, UNIAMERICA, Brasil.

2016 - 2016

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DOS COLÉGIOS TIRADENTES. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2014 - 2015

FORMAÇÃO SOBRE ESTUDOS À PESUISA CIENTÍFICA. (Carga horária: 72h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2014 - 2014

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DOS COLÉGIOS TIRADENTES. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2014 - 2014

III SEMINARIO DE ESTUDOS À PESQUISA CIENTÍFICA. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2013 - 2013

II SEMINARIO DE ESTUDOS À PESQUISA CIENTÍFICA. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2013 - 2013

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DOS COLÉGIOS TIRADENTES. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia Microbiana.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Participação em eventos

CURSO DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DOS COLÉGIOS TIRADENTES.FORMAÇÃO CONTINADA. 2021. (Outra).

EDEA MARIA ZANATTA KAPP.OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. 2021. (Outra).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. BIOLOGIA. 2019. (Olimpíada).

Saúde mental: Abordagens em situações de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. 2019. (Outra).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. OLIMIADAS BRASILEIRAS DE BOILOGIA. 2017. (Olimpíada).

2ª moeducitec. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS. 2016. (Feira).

2ª MOEDUCITEC. NEUROTRANSMISSORES. 2016. (Exposição).

2ª MOEDUCITEC. ESPORTES ELETRÔNICOS. 2016. (Exposição).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. PROVAS. 2016. (Olimpíada).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. PROVAS. 2015. (Olimpíada).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. Prova escrita sobre conteúdos de biologia. 2014. (Olimpíada).

PACTO do Ensino Médio.Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. 2014. (Encontro).

Olimpíadas Brasileiras de Biologia. Prova escrita sobre conteúdos de Biologia. 2013. (Olimpíada).

Curso de Formação. 2012. (Olimpíada).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. Prova escrita sobre conteúdos de biologia. 2012. (Olimpíada).

Curso de Formação. 2011. (Outra).

OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA. 2011. (Olimpíada).

3º EREBIO SUL e VII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. 2008. (Encontro).

Curso de Formação. 2008. (Outra).

Programa de melhoria e Expansão do Ensino Médio. 2006. (Outra).

Curso de Formação. 2004. (Outra).

Orientou

MILENA HUBER GARZELLA e LUCCA CORRCINI BISCAINO

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Edea Maria Zanatta Kapp;

Produções bibliográficas

  • KAPP, Edea Maria Zanatta . Educação ambiental: repensando os parâmetros de qualidade da água.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KAPP, Edea Maria Zanatta . 'Àguas superficiais: Padrões de Qualidade e Bioindicadores'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAPP, Edea Maria Zanatta . 'Padrões de Qualidade em águas superficiais'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    ?EDUCANDO E FORMANDO CIDADÃOS PARA O MUNDO", Descrição: JUSTIFICATIVA A idealização e planejamento do atual projeto de pesquisa foram motivados pela pretensão de atingir dois objetivos fundamentais. O primeiro diz respeito à criação de um espaço formal na organização escolar que tornasse efetiva a interdisciplinaridade entre as áreas do saber, na busca de cumprir, assim, com as já conhecidas recomendações da LDB. O segundo objetivo está voltado à necessidade percebida pelo grupo docente de estimular o espírito investigativo dos alunos, incorporando a prática da pesquisa científica como um elemento norteador de cada disciplina em particular e da escola como um todo, num processo sistemático e numa relação dialógica e cooperativa entre os componentes curriculares. A intenção é oportunizar aos alunos o enriquecimento da sua cultura pessoal e, pela prática da pesquisa, conduzi-los à reflexão sobre enfoques diferenciados da realidade vivenciada, à exploração planejada e objetiva das tecnologias e à construção de aprendizagens que tenham origem nas atividades interativas que o trabalho em equipe favorece. Ademais, decorre dessa prática um aluno como sujeito de sua aprendizagem, cujos conhecimentos são construídos mediante um progressivo processo de superação da fragmentação dos saberes e de problematização da imediaticidade das vivências cotidiana. Sabe-se que o aluno alcança a autonomia do pensar e do agir pela problematização de suas experiências, pelo questionamento incessante de suas convicções e anseios, enfim, pela capacidade de refletir sobre a própria vida e o mundo circundante numa contínua relação com o saber formal, cultural e historicamente constituído. Tal capacidade se revela em situações que exigem a tomada responsável de decisões, a resolução de problemas e a expressão de ideias e opiniões mediante argumentos complexos e logicamente elaborados. Com respeito às questões estruturais para esta terceira edição do projeto, destaca-se que os temas serão escolhidos pelos grupos de alunos de acordo com suas c. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edea Maria Zanatta Kapp - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, COLÉGIO DA BRIGADA MILITAR DE IJUI. , Rua Henrique Kopf, Centro, 98700000 - Ijuí, RS - Brasil, Telefone: (55) 33329416, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

COLÉGIO DA BRIGADA MILITAR DE IJUI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE BIOLOGIA, Carga horária: 40

2014 - 2014

COLÉGIO DA BRIGADA MILITAR DE IJUI

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE BIOLOGIA, Carga horária: 2

2013 - 2013

Colégio Evangélico Augusto Pestana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor colaborador cursinho pré vestibular Níveis 1 e 2.

2011 - 2011

Colégio Evangélico Augusto Pestana

Vínculo: Professor Hora Aula, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso preparatório para o PS 1 - UFSM.

2010 - 2010

Colégio Evangélico Augusto Pestana

Vínculo: Professor Hora Aula, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso preparatório para o PS 1 - UFSM.

2014 - Atual

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ORIENTADOR DE PESQUISA, Carga horária: 2

2011 - 2012

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO RUY BARBOZA

Vínculo: Hora aula temporário, Enquadramento Funcional: Seletista, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso preparatório para o PS 1 - UFSM.

2010 - 2010

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO RUY BARBOZA

Vínculo: Hora aula temporário, Enquadramento Funcional: Seletista, Carga horária: 4

Outras informações:
Cursinho preparatório para o PS 1 - UFSM.

1997 - 2010

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO RUY BARBOZA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: 40 HORAS SEMANAIS, Carga horária: 40

2013 - 2013

New Life Informática

Vínculo: Colaborador Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso preparatório ENEM 2013

1992 - Atual

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências, Biologia

2003 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20