Adriano Caribe Cardoso Cardim
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós graduado em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Estudante do Programa de Pós Gradução em Educação do Campo, também na UESC.
É Militante, LGBTQ, Professor e Pesquisador.
Durante a graduação, pesquisou a relação existente entre a urbanização desigual e movimentos sociais urbanos, compondo o Grupo de Pesquisa "Urbanização e Produção de Cidades da Bahia", sob orientação pelo Prof. Dr. Jânio Santos, onde desenvolveu conceito próprio de Movimentos Sociais. Participou do Movimento Estudantil, coordenando alguns "Fóruns de Discentes das Universidades Estaduais Baianas" e, também, ocupou o cargo de "Coordenador de Gênero, Combate ao Racismo e Homofobia" no Diretório Central de Estudantes da UESB, campus Vitória da Conquista , gestão 2011/2012.
Na especialização em Ensino de Geografia, elaborou uma sequência didática para a abordagem dos Movimentos Sociais na Educação Básica, numa perspectiva de ampliação da formação cidadã.
Atualmente é professor da rede básica de ensino e em cursinhos pré-vestibulares de caráter popular, além de compor a equipe pedagógica da Escola Luíza Mahin (educação informal).
Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Educação do Campo
2018 - Atual
Universidade Estadual de Santa Cruz
Orientador: Emerson Antonio Rocha Melo de Lucena
Especialização em Especialização em Ensino de Geografia
2016 - 2017
Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS DE LUTA PELA MORADIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A QUESTÃO DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA
Orientador: Maria Cristina Rangel
Graduação em Geografia
2010 - 2014
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: No sentido da vida, a luta pela moradia na cidade de Vitória da Conquista/BA
Orientador: Janio Laurentino de Jesus Santos
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Urbanização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Agroecologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Organização de eventos
CARDIM, A. C. C. . Semana de Integração 2012.1. 2012. (Outro).
CARDIM, A. C. C. . Encontro baiano de geografia. 2011. (Outro).
CARDIM, A. C. C. . II Simpósio cidades médias e pequenas da Bahia. 2011. (Outro).
CARDIM, A. C. C. . iX Semana de Geografia da UESB: trajetória do mundo e do pensamento. 2010. (Outro).
CARDIM, A. C. C. . Encontro baiano de geografia. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Encontro nacional de geografos.No sentido do viver, a luta: a ação dos movimentos de busca pela moradia na cidade de Vitória da Conquista/BA. 2012. (Encontro).
III Simpósio do Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais.Reestruturação, precariedade do urbano e práticas de resistência dos trabalhadores sem moradia em Vitoria da Conquista/BA. 2012. (Simpósio).
XIII Jornada do Trabalho: ?A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do século XXI. Os novos desafios da Geografia do Trabalho.LUTA PELA MORADIA NO CONTEXTO DA PRECARIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO .VS.NEGAÇÃO DA CIDADE EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. 2012. (Outra).
Seminário aberto do grupo de estudos urbanos. 2011. (Seminário).
I SEMINARIO DE GEOGRAFIA DA INDUSTRIA: IMPACTOS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇAO NA ORGANIZAÇAO DO ESPAÇO - UMA ABORDAGEM HISTORICO-GEOGRAFICA. 2008. (Seminário).
V ACAMPAMENTO GEOGRAFICO. 2008. (Outra).
V ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA. 2008. (Encontro).
XV ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFOS. 2008. (Encontro).
XXV ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA. 2008. (Encontro).
XXV ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA.TERRITORIALIDADES CICLICAS NA RUA BARTOLOMEU MARIANO E PRAÇA DO TRABALHO, ITABUNA-BA.. 2008. (Encontro).
I SEMINARIO DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO. 2007. (Seminário).
IV ACAMPAMENTO GEOGRAFICO. 2007. (Outra).
IV ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA. 2007. (Encontro).
MINI-CURSO: "HISTORIA DAS CIDADES". 2007. (Outra).
PALESTRA: "AVALIAÇAO: MUDANÇAS E PERSPECTIVAS". 2007. (Outra).
PALESTRA: "SER PROFESSOR PADECER NO PARAÍSO". 2007. (Outra).
PALESTRA "APRESENTAÇAO DE TESE : REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA: UMA ABORDAGEM FENMENOLOGICA". 2007. (Outra).
SEMINÁRIO DO DIA DO GEÓGAFO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2007. (Seminário).
VIII ENCONTRO DE GEOGRAFOS DA UESC. 2007. (Encontro).
XXIV ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DO NORDESTE. 2007. (Encontro).
Orientou
Movimentos sociais urbanos em Ihéus/BA e a questão da cidadania na escola; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);
No sentido do viver, a luta pela moradia na cidade de Vitória da Conquista/BA; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
REESTRUTURAÇÃO DAS CIDADES MÉDIAS E NOVAS MORFOLOGIAS URBANAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
No sentido da vida, a luta pela moradia na cidade de Vitória da Conquista/BA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriano Caribe Cardoso Cardim;
?Reestruturação das cidades médias e novas morfologias urbanas em Vitória da Conquista/BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriano Caribe Cardoso Cardim;
Produções bibliográficas
-
CARDIM, A. C. C. ; SANTOS, J. . Reestruturação, precariedade do urbano e práticas de resistência dos trabalhadores sem moradia em Vitoria da Conquista/BA. In: III Simpósio do Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais, 2012, Catalão. III Simpósio do Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais, 2012.
-
CARDIM, A. C. C. ; PRATES, A. . A INSERÇÃO DA PAUTA LGBT ATRAVÉS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UESB.. In: Semana de Economia da UESB, 2012, Vitória da Conquista/BA. Semana de Economia da UESB, 2012.
-
CARDIM, A. C. C. ; SANTOS, J. . LUTA PELA MORADIA NO CONTEXTO DA PRECARIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO VS. NEGAÇÃO DA CIDADE EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. In: XIII Jornada do Trabalho: ?A irreformabilidade do capital e os conflitos territoriais no limiar do século XXI. Os novos desafios da Geografia do Trabalho, 2012, Presidente Prudente. Anais da XIII Jornada do Trabalho - A IRREFORMABILIDADE DO CAPITAL E OS CONFLITOS TERRITORIAIS NO LIMIAR DO SÉCULO XXI. OS NOVOS DESAFIOS DA GEOGRAFIA DO TRABALHO, 2012.
-
CARDIM, A. C. C. . NO SENTIDO DO VIVER, A LUTA: A AÇÃO DOS MOVIMENTOS DE BUSCA PELA MORADIA NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA.. In: Encontro Nacional de Geográfos, 2012, Belo Horizonte/MG. Anais XVII Encontro Nacional de Geógrafos - 2012, 2012.
Outras produções
CARDIM, A. C. C. . Urbanização e produção de cidades pequenas e médias na Bahia. 2011. (Bolsista de iniciação científica).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
Urbanização e produção de cidades na Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriano Caribe Cardoso Cardim - Integrante / Janio Santos - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Colégio AprovadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19
2017 - 2017
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Geografia UPT, Carga horária: 8
2016 - 2016
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Geografia UPT, Carga horária: 6
2015 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Geografia UPT, Carga horária: 6
2014 - 2014
Universidade do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Geografia UPT, Carga horária: 6
Outras informações:
Programa Universidade Para Todos.
2014 - 2015
Colégio Modelo Luís Eduardo MagalhãesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2014 - 2015
Colégio Campus de Educação IntegradaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
2011 - 2013
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
2020 - Atual
Colégio Fênix IlhéusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia e Atualidades, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriano Caribe Cardoso Cardim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?