Simone Bernardes
Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Metodologia de Pesquisa em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) na linha de pesquisa Aspectos pré-clínicos, clínicos e laboratoriais das doenças, na área de concentração Terapêutica Clínica e Cirúrgica. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição pela UFCSPA. Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFPR. Tem experiência na área da Assistência Nutricional Hospitalar e Ambulatorial e Comportamento Alimentar.
Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde
2018 - 2022
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: Aspectos nutricionais do paciente com DPOC: comprometimento nutricional e intervenção dietética
Paulo José Zimermann Teixeira. Coorientador: Flávia Moraes Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares
2006 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estágios de Mudança de Comportamento Alimentar Relacionados ao Consumo de Frutas e Vegetais em Pacientes com Doença Aterosclerótica
, Ano de Obtenção: 2009.Paulo Ricardo Avancini Caramori.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Especialização em Metodologia de Pesquisa em Saúde
2000 - 2001
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2023 - 2023
Understanding Clinical Research: Behind the Statistics. (Carga horária: 27h). , University of Cape Town, UCT, África do Sul.
2023 - 2023
Writing in the Sciences. (Carga horária: 30h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2021 - 2021
Gerenciamento de Dados em Pesquisa Científica. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
2020 - 2020
Revisão Sistemática e Meta-análise. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas/Coursera, UEC, Brasil.
2018 - 2018
Workshop sobre Práticas Inovadoras para Sala de Aula. (Carga horária: 14h). , CODE.Escola de inteligências livres, CODE, Brasil.
2014 - 2014
IX Seminário de Extensão: Elaboração de Projetos S. (Carga horária: 16h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2013 - 2013
Ambiente Virtual Blackboard. (Carga horária: 34h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012
Formação Pedagógica. (Carga horária: 3h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012
Entrevista Motivacional. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Simpósio de Nutrição em Cardiologia 2012. (Carga horária: 18h). , Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, SOCERGS, Brasil.
2012 - 2012
VII Seminário de Extensão Feevale - Viv. Comunitár. (Carga horária: 7h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012
Formação Pedagógica. (Carga horária: 3h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2004 - 2004
III Simpósio de Nutrição em Cardiologia. (Carga horária: 13h). , Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, SBC -RS, Brasil.
2003 - 2003
VI Encontro de Incentivo e Promoção ao Aleitamento. , Prefeitura Municipal de Porto Alegre, PMPA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação:Banco de Leite Humano. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde RS, SES, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Condutas no Tratamento da Obesidade Mórbida. (Carga horária: 11h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , Núcleo, NÚCLEO, Brasil.
2000 - 2000
Terapia Nutricional Parenteral e Enteral. (Carga horária: 52h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS, ISCMPA, Brasil.
1999 - 1999
Terapia Nutricional Parenteral e Enteral. (Carga horária: 13h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS, ISCMPA, Brasil.
1999 - 1999
Medicina Intensiva Pediátrica- Emergência e UTI. , Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Biodisponibilidade de Nutrientes. (Carga horária: 1998h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1998 - 1998
Assistência em Transplante Medula Óssea. (Carga horária: 1998h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Bioquímica Clínica para Nutricionistas. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Organização de eventos
BERNARDES, S. ; WESCHENFELDER, S. ; WEBER, M. H. . XI Jornada de Nutrição ? Avanços e Controvérsias em Nutrição. 2014. (Outro).
BERNARDES, S. ; KOSMINSKY, G. M. M. R. ; WEBER, M. H. ; BASSANI, L. . X Jornada de Nutrição ? A Prática da Nutrição: da Avaliação ao Acompanhamento - Cases de Sucesso. 2013. (Outro).
BERNARDES, S. ; LINDEN, S. L. R. ; WEBER, M. H. . IX Jornada de Nutrição. 2012. (Outro).
BERNARDES, S. . Facilitando a Mudança de Comportamento Alimentar: Ferramentas para intervenções efetivas do nutricionista. 2011. (Outro).
BERNARDES, S. ; CARAMORI, P. R. A. . Simpósio de Nutrição Pré-CAAT. 2010. (Outro).
MARCHESE, C. ; KIK, R. M. E. ; BERNARDES, S. . VIII Encontro de Nutrição do Hospital São Lucas da PUCRS. 2006. (Outro).
BERNARDES, S. ; WESCHENFELDER, S. ; WEBER, M. H. . XI Jornada de Nutrição ? Avanços e Controvérsias em Nutrição. 2014. (Outro).
BERNARDES, S. ; KOSMINSKY, G. M. M. R. ; WEBER, M. H. ; BASSANI, L. . X Jornada de Nutrição ? A Prática da Nutrição: da Avaliação ao Acompanhamento - Cases de Sucesso. 2013. (Outro).
Participação em eventos
X Jornada do Curso de Nutrição e II Ciclo de Palestras do Programa de Pós- Graduação Ciências da Nutrição. 2023. (Outra).
Semana Mundial de Alimentação.Facilitando a mudança de comportamento na infância e adolescência: estratégias de intervenção para o nutricionista. 2014. (Outra).
Simpósio de Nutrição em Cardiologia. 2013. (Simpósio).
10 Encontro Nutrição/11 Jornada Nutrição Enteral e Parenteral GHC.O desafio da modificação do estilo de vida nas DCNT. 2012. (Encontro).
II Simpósio de Nutrição Clínica - Região Sul.Alimentação da Região Sul: cultura alimentar x adequação x recomendações na nutrição clínica. 2012. (Simpósio).
I Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA.Estratégias de Aconselhamento para a Adesão à Intervenção Nutricional. 2012. (Outra).
Simpósio de Nutrição em Cardiologia.Cocção em baixa temperatura. 2012. (Simpósio).
Simpósio de Nutrição em Cardiologia RS. 2012. (Simpósio).
66º Congresso Brasileiro de Cardiologia - 16º Fórum de Nutrição em Cardiologia. Na insuficiência cardíaca é aconselhável manter o excesso de peso. 2011. (Congresso).
66º Congresso Brasileiro de Cardiologia - 16º Fórum de Nutrição em Cardiologia. 2011. (Congresso).
Curso de Extensão.Facilitando a Mudança de Comportamento Alimentar: Ferramentas para intervenções efetivas do nutricionista. 2011. (Outra).
I Simpósio de Nutrição Clínica da Região Sul -Federação Nacional dos Nutricionistas.Comportamento Alimentar. 2011. (Simpósio).
Curso Avançado em Aterotrombose CAAT 2010.Inflamação à Mesa. 2010. (Simpósio).
Curso Extensão Mudanças no Comportamento Alimentar: Ferramentas para Intervenção Efetiva em Nutrição Clínica.Mudanças no Comportamento Alimentar: Ferramentas para Intervenção Efetiva em Nutrição Clínica. 2010. (Outra).
Nutrição e Doenças Cardiovasculares: repensando a prevenção primária frente às novas evidências.Estratégias motivacionais para adesão à dieta: um case de sucesso.. 2010. (Outra).
Semana de Qualidade de Vida no Trabalho Banco do Brasil.Alimentação Saudável como forma de Manutenção da Saúde. 2010. (Oficina).
Semana de Qualidade de Vida no Trabalho Banco do Brasil.Alimentação Saudável como forma de manutenção da Saúde. 2010. (Oficina).
VII Jornada de Nutrição da Universidade FEEVALE.Formas de Promoção de Mudança do Comportamento Alimentar. 2010. (Outra).
Curso Avançado em Aterotrombose CAAT 2009. Adoção de uma Dieta Saudável: Como facilitar a mudança comportamental. 2009. (Congresso).
Hospital Mãe de Deus/RS Curso de Extensão ?AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES HOSPITALIZADOS?.Antropometria e Determinação das Necessidades Nutricionais (4 horas/aula) e Discussão Casos Clínicos (4 horas/aula). 2008. (Outra).
Curso: A Nutrição e a Gastronomia no Diabetes Com Ênfase na Contagem de Carboidratos.Educaco alimentar com o paciente diabetico: papel do nutricionista e estrategias de motivacao para adesao ao tratmento. 2007. (Outra).
Curso de Assistência Multidisciplinar na Obesidade/UNISINOS.Papel do Nutricionista como facilitador da Mudançaa de Comportamento no paciente Obeso. 2007. (Outra).
Curso de Assistência Multidisciplinar na Obesidade/UNISINOS.Pós-operatório: Assistência de Nutrição. 2007. (Outra).
IX Workshop de Terapia Nutricional - Hospital Mae de Deus.O Nutricionista como Facilitador do Processo de Mudanca de Comportamento Alimentar. 2007. (Outra).
XX Jornada de Nutricao e I Curso Pre-Jornada de Nutricao/ Hospital de Clinicas de Porto Alegre.Terapia Nutricional na Sepse e no Trauma. 2007. (Outra).
Curso: A Nutricao e a Gastronomia no Diabetes/ UNISINOS.Educacao Alimentar com o Paciente Diabetico. 2006. (Outra).
Curso de Extensão: Atualização na Assistência Nutricional em Cardiologia FAENFI/PUCRS.Insuficiência Cardíaca: avaliação e manejo nutricional/ Alimentos Funcionais em Cardiologia. 2006. (Outra).
Curso de Assistencia Multidisciplinar na Obesidade/UNISINOS.Pos-operatorio: Assistencia de Nutricao. 2005. (Outra).
Curso de Assistencia Multidisciplinar na Obesidade/UNISINOS.Papel do Profissional como facilitador da Mudanca de Comportamento no Paciente Obeso. 2005. (Outra).
Curso de Extensao: A Mudanca de Comportamento Alimentar/ UNISINOS.Desenvolvimento Comportamento Alimentar, Teorias de Comp., Aconselhamento Nutricional. 2005. (Outra).
Curso: Assistencia Nutricional Ambulatorial em Situacoes Especiais UNISINOS.Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica. 2004. (Outra).
Curso de Extensão.Intervenções Efetivas em Nutrição Clínica. 2004. (Outra).
Disciplina de Educacao Nutricional - Graduacao em Nutricao UFRGS.Adesao a Dieta e Mudanca de Comportamento - Aconselhamento Nutricional. 2004. (Outra).
Disciplina Seminário de Estágio 2 - Curso Nutrição.Bases para Mudança de Comportamento Alimentar. 2004. (Outra).
I Encontro de Nutrição da FAENFI/PUCRS.Análise Crítica das Dietas da Moda. 2004. (Encontro).
III Congresso da Sociedade Brasileira de Nutrição Clínica. Estratégias para Modificação de Comportamento Alimentar. 2004. (Congresso).
III Simpósio de Nutrição em Cardiologia.Dietas da Moda: Riscos ou Benefícios para o Coração?. 2004. (Simpósio).
Reunião Científica da Sociedade de Coloproctologia RS.Terapia Nutricional na Síndrome do Intestino Irritável. 2004. (Outra).
Seminario de atualizacao no tratamento de feridas.Cuidados Nutricionais na Cicatrizacao. 2004. (Seminário).
Curso Avançado de Terapia Nutricional- Módulo Paciente Cirúrgico.Síndrome do Intestino Curto. 2003. (Outra).
Curso Avançado de Terapia Nutricional - Módulo Paciente Clínico.Insuficiência Respiratória. 2003. (Outra).
Curso Avançado de Terapia Nutricional - Módulo Paciente Crítico.DPOC. 2003. (Outra).
II Simpósio de Nutrição em Cardiologia.A Dieta Aterogênica como Fator de Risco Independente. 2003. (Simpósio).
II Simpósio de Nutrição em Cardiologia.Bases para Modificação de Comportamento Alimentar. 2003. (Simpósio).
Seminário de Estágio de Nutrição III.Nutrição e Doença Broncopulmonar Obstrutiva Crônica. 2003. (Outra).
V Encontro do Hospital São Lucas da PUCRS.Uso de Fortificantes do Leite Humano:Sim ou Não?. 2003. (Encontro).
XXIV Semana Academica de Nutricao - IPA.Sindrome do Intestino Curto. 2003. (Outra).
Curso de atualização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral - 4ª edição.Cuidando da Nutrição do Paciente Pós Cirurgia Bariátrica. 2002. (Outra).
Curso de Extensão Abordagens do Profissional Nutricionista em Mudanças de Comportamento Alimentar.Abordagens do Profissional Nutricionista em Mudanças de Comportamento Alimentar. 2002. (Outra).
I Simpósio de Nutrição em Cardiologia.A Dieta do Meditarrâneo. 2002. (Simpósio).
Curso de atualização para Nutricionistas.Adequação da Dieta na Insuficiência Respiratória. 2000. (Outra).
Curso de Atualização para Nutricionistas.Adequação da Dieta a Diabetes. 2000. (Outra).
I Simpósio Interdisciplinar Sobre DPOC do Pavilhão Pereira Filho.Terapia Nutricional na Insuficiência Respiratória. 2000. (Simpósio).
XII Seminário de Educação Alimentar e Nutricional UNISINOS.Educação Alimentar e Nutricional: um desafio constante. 2000. (Seminário).
Curso de Atualização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral.Insuficiência Respiratória. 1999. (Outra).
Curso de Atualização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral.Terapia Nutricional na Insuficiência Respiratória. 1999. (Outra).
I Congresso Latino-Americano de Nutrição Humana. Impacto da Nutrição no Sucesso dos Transplantes: Conduta Nutricional no Transplantado. 1999. (Congresso).
Curso de Extensão:Aspectos Psicossomáticos em Pacientes com Transtornos Respiratórios.Intervenção em Pacientes Portadores de Doenças Respiratórias. 1998. (Outra).
Disciplina:Seminário Avançado de Estágio do Curso de Nutrição.Estudo de Caso de Paciente Cardiopata. 1995. (Outra).
Participação em bancas
BERNARDES, S.; SENA, G. R.; MELLO, M. J. G.; VIDAL, S. A.. Sarcopenia como preditor de óbito precoce em idosos recém diagnosticados com câncer. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Integral) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
BERNARDES, S.; ROSA, S. C.. Espessura do músculo adutor do polegar na avaliação nutricional de pacientes críticos.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; MICHALOWSKI, M. B.. Terapia nutricional em crianças e adolescentes submetidos ao transplante de células tronco hematopoiéticas: análise retrospectiva da Unidade de Oncologia Pediátrica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
BERNARDES, S.; WINTER, C. D.; BAPTISTA, G. L.. A educação permanente de uma equipe de alimentação coletiva no Vale do Rio dos Sinos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; OSORIO, D. R. D.. Avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes ao diagnóstico de leucemia linfocítica aguda.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; OSORIO, D. R. D.. Propensão ao desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes estudantes de escolas particulares da região do Vale do Rio dos Sinos/RS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; OSORIO, D. R. D.. Fidedignidade das fórmulas de peso e estatura estimadas em pacientes hospitalizados.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; OSORIO, D. R. D.. Percepção de alteração da imagem corporal e risco de transtornos alimentares em universitárias.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; CORDOVA, M. E.. Avaliação do IMC em pacientes pós-operatório de cirurgia bariátrica através da técnica de bypass gástrico: uma revisão da literatura.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; SICA, C. D.. Relação da circunferência do pescoço, índice de massa corporal e circunferência abdominal com fatores de risco cardiovascular.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERNARDES, S.; CORDOVA, M. E.. Morningness: influences on eating behavior and prevalence of chronic non-communicable diseases.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BROILO, M. C.; KOSMINSKY, G. M. M. R.;BERNARDES, S.. Associação entre insatisfação com a imagem corporal e a suscetibilidade ao desenvolvimento de transtornos alimentares entre universitárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WESCHENFELDER, S.; KOSMINSKY, G. M. M. R.;BERNARDES, S.. Avaliação da rotulagem nutricional do macarrão instantâneo e do teor de sódio apresentado na porção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WINTER, C. D.; SANTOS, M. O.;BERNARDES, S.. A mídia e o consumo alimentar entre crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BROILO, M. C.; VINHOLES, D. B.;BERNARDES, S.. Crenças e atitudes relacionadas ao comportamento alimentar entre sacerdotes da Igreja Católica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
NUNES, L. M.; OSORIO, D. R. D.;BERNARDES, S.. Prevalência de fatores de risco cardiovasculares em adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
BERLEZE, D. B.; WEBER, M. H.;BERNARDES, S.. Orientação nutricional no diabetes Mellitus tipo 2: Uma revisão da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WIECK, F. P.; OSORIO, D. R. D.;BERNARDES, S.. Tratamento nutricional do câncer: a importância do atendimento nutricional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WEBER, M. H.;BERNARDES, S.; RIETH, C. E.. Autopercepção Corporal e Consumo Alimentar de Praticantes de Musculação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WIECK, F. P.;BERNARDES, S.; NUNES, L. M.. Relação da qualidade da dieta e síndrome metabólica em adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WIECK, F. P.;BERNARDES, S.; NUNES, L. M.. Trabalho noturno: Implicações nos hábitos alimentares de um grupo de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
LINDEN, S. L. R.; WINTER, C. D.;BERNARDES, S.. Hábitos alimentares e avaliação nutricional: jovens ex- usuários de crack. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WEBER, M. H.; KOSMINSKY, G. M. M. R.;BERNARDES, S.. Avaliação dietética e bioquímica em atletas de futebol masculino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WIECK, F. P.;BERNARDES, S.; MASSAIA, E.. Análise do estado nutricional e sua relação com mobilidade/equilíbrio em um grupo de idosos obesos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
LINDEN, S. L. R.;BERNARDES, S.; KUNZLER, I. M.. Hábitos e escolhas alimentares de puérperas nutrizes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WIECK, F. P.;BERNARDES, S.; WEBER, M. H.. Estudo e comparação dos métodos de avaliação e rastreamento nutricional e sua aplicabilidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WINTER, C. D.;BERNARDES, S.; COSTA, C. C.. Relação entre o consumo de carboidrato da dieta e o volume expiratório em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale.
WEBER, M. H.;BERNARDES, S.. Feira de Iniciação Científica. 2010. Universidade Feevale.
Orientou
Padrões dietéticos, risco de doença pulmonar obstrutiva crônica e desfechos clínicos em portadores da doença; 2024; Dissertação (Mestrado em Programas de Pós Graduação em Ciências da Nutrição) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, ; Coorientador: Simone Bernardes;
Avaliação nutricional de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: comparação entre métodos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
O Efeito de Diferentes Fontes Protéicas Dietéticas no Manejo da Hipertensão Arterial em Adultos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Percepção Feminina das Desordens Estéticas Associadas à Alimentação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica e Estética) - Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde; Orientador: Simone Bernardes;
Aspectos Preventivos do Chá Verde na Incidência de Câncer de Próstata; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Efeito dos Compostos Bioativos do Chá Verde na Termogênese em Adultos com Excesso de Peso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Percepção Feminina das Desordens Estéticas associadas à Alimentação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Nutrição Clínica e Estética) - Instituto de Ensino, Pesquisa e Gestão em Saúde; Orientador: Simone Bernardes;
Eficácia do Uso de Fitoterápicos no Controle do Peso Corporal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica e Estética) - Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde; Orientador: Simone Bernardes;
Efeitos Clínicos e Nutricionais da Suplementação Dietética do Ácido Eicosapentaenóico em Pacientes Adultos com Câncer; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Dieta Cetogênica no Tratamento da Epilepsia na Infância; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Avaliação do consumo de frutas e verduras de grupos de diabéticos e hipertensos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Avaliação do estado de prontidão para mudança de comportamento alimentar em relação ao consumo reduzido de gorduras em pacientes dislipidêmicos atendidos em um centro de saúde de referência na cidade de Porto Alegre; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Simone Bernardes;
Complementaridade da triagem nutricional com os critérios GLIM para diagnóstico de desnutrição em pacientes críticos: análise comparativa de diferentes ferramentas; (COORIENTADOR); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Simone Bernardes;
Comparação das ferramentas SARC-F e SARC-CALF para triagem de sarcopenia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica estáveis e em exacerbação: uma análise secundária; (COORIENTADOR); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Simone Bernardes;
Perfil clínico-nutricional de pacientes oncológicos em terapia nutricional enteral domiciliar; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Influência da cirurgia bariátrica nos parâmetros da síndrome metabólica: uma revisão integrativa; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Insatisfação com a imagem corporal entre adolescentes do ensino médio de uma escola do município de Campo Bom (RS); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Percepções sobre a alimentação entre idosos institucionalizados; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Elaboração e aceitação de uma preparação de frango hipossódica como alternativa para hipertensos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Metas alimentares versus dieta: qual oferece melhores resultados em pacientes com excesso de peso?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Percepções sobre a nutrição em um grupo de pacientes com câncer; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Sintomas climatéricos: modificação corporal e padrão de consumo alimentar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Nutrição e emagrecimento na internet: análises das orientações dietéticas veiculadas em um site; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Prevalência e gravidade da perda ponderal em pacientes com câncer; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Fatores de risco para doenças cardiovasculares em pré-escolares do município de Picada Café (RS); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Nutrição enteral domiciliar no paciente com câncer: a dosagem prescrita é a administrada?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Aspectos socioculturais e emocionais da alimentação discurso de pré-obesas e obesas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Perfil nutricional de hipertensos usuários do Programa Hiperdia em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Padrão alimentar do lanche escolar trazido de casa e/ou comprado na cantina, por crianças de duas escolas do município de Feliz (RS); ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Perfil Nutricional no Câncer de Mama; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
A percepção de pacientes bariátricos sobre mudanças alimentares no pós-operatório e seu impacto na adesão dietética e perda ponderal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
O Grau de Satisfação com o Método de Contagem de Carboidratos entre Diabéticos Tipo 1 de uma clínica médica da região do Vale do Paranhana (RS); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Percepção de trabalhadores sobre o tamanho da porção dos alimentos no almoço de um restaurante de autosserviço; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Percepções sobre a alimentação entre pacientes diabéticos do Tipo 2; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
O processo de adaptação alimentar de imigrantes brasileiros na China e o impacto no ganho de peso corporal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Conhecimento nutricional e a satisfação com a imagem corporal de mulheres submetidas à lipoaspiração; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Prevalência de transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) entre pacientes em atendimento na clínica de nutrição de uma instituição de educação superior do Vale do Sinos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Índice glicêmico de dietas consumidas por indivíduos obesos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Avaliação da qualidade da dieta em adolescentes do gênero feminino e sua relação com variáveis antropométricas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Avaliação das mudanças no comportamento alimentar durante a gestação de um grupo de mulheres adultas de um município do vale do cai; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Índice de qualidade da dieta entre mulheres submetidas a procedimentos estéticos da face; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Efeito de uma intervenção educativa na qualidade da alimentação, controle de peso e níveis pressóricos de um grupo de hipertensos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Feevale; Orientador: Simone Bernardes;
Produções bibliográficas
-
SILVA, FLÁVIA MORAES ; ADEGBOYE, AMANDA RODRIGUES AMORIM ; NAUDE, CELESTE ; CURIONI, CINTIA ; GOMES, FABIO S. ; COLLINS, GARY S. ; KAC, GILBERTO ; DE BEYER, JENNIFER ANNE ; COOK, JONATHAN ; ISMAIL, LEILA CHEIKH ; PAGE, MATTHEW J. ; KHANDPUR, NEHA ; LAMB, SARAH SALLIE ; HOPEWELL, SALLY ; SALEH, SHAIMA ; KIRTLEY, SHONA ; BERNARDES, SIMONE ; DURÃO, SOLANGE ; VORLAND, COLBY J. ; SCHLUSSEL, MICHAEL MAIA ; et.al . Describing the landscape of nutrition- and diet-related randomized controlled trials: meta-research study of protocols published between 2012 and 2022. AMERICAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION , v. 121, p. 882-891, 2025.
-
BERNARDES, SIMONE ; STELLO, BRUNA BARBOSA ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; SILVA, FLÁVIA MORAES . Absence of association between low calf circumference, adjusted or not for adiposity, and ICU mortality in critically ill adults: A secondary analysis of a cohort study. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition , v. 48, p. 291-299, 2024.
-
FOLETTO, ESTÉFANI ; BERNARDES, SIMONE ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; SILVA, FLÁVIA MORAES . Complementarity of nutrition screening with Global Leadership Initiative on Malnutrition criteria for diagnosing malnutrition in critically ill patients: A comparison study of Nutritional Risk Screening 2002 and modified Nutrition Risk in the Critically Ill Score. JOURNAL OF PARENTERAL AND ENTERAL NUTRITION , v. 48, p. 440-448, 2024.
-
SILVA, FLÁVIA MORAES ; AMORIM ADEGBOYE, AMANDA RODRIGUES ; CURIONI, CINTIA ; GOMES, FABIO ; COLLINS, GARY S. ; KAC, GILBERTO ; COOK, JONATHAN ; ISMAIL, LEILA CHEIKH ; PAGE, MATTHEW J. ; KHANDPUR, NEHA ; LAMB, SARAH SALLIE ; HOPEWELL, SALLY ; SALEH, SHAIMA ; KIRTLEY, SHONA ; BERNARDES, SIMONE ; DURÃO, SOLANGE ; VORLAND, COLBY J. ; LIMA, JÚLIA ; REBELO, FERNANDA ; CUNHA FIGUEIREDO, AMANDA C. ; et.al . Reporting completeness of nutrition and diet-related randomised controlled trials protocols. CLINICAL NUTRITION , v. X, p. X-X, 2024.
-
BERNARDES, S. ; STELLO, BRUNA BARBOSA ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, E. L. ; SILVA, F. M. . Refeeding syndrome risk at ICU admission is an independent predictor of ICU readmission but it was not associated with mortality or length of stay in critically ill patients. Intensive and Critical Care Nursing , p. 103716, 2024.
-
CARLOTTO, C. I. ; ZANELLA, P. ; BERNARDES, S. ; SILVA, F. M. . Dietary patterns and risk of Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) and clinical outcomes in diagnosed patients: A scoping review. RESPIRATORY MEDICINE , v. 233, p. 107773, 2024.
-
LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, S. ; SILVA, F. M. . Body mass index is not accurate to diagnose malnutrition in hospitalized patients: a cross-sectional analysis. BRASPEN JOURNAL , v. 37, p. 384-389, 2023.
-
JOBIM MILANEZ, DANIELLE SILLA ; RAZZERA, ELISA LOCH ; DA SILVEIRA KNOBLOCH, INGRID ; LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, SIMONE ; SILVA, FLÁVIA MORAES . A scoping review on the GLIM criteria for malnutrition diagnosis: Understanding how and for which purpose it has been applied in studies on hospital settings. CLINICAL NUTRITION , v. 42, p. 29-44, 2023.
-
LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, SIMONE ; STELLO, BRUNA BARBOSA ; RICHROT, THAMY SCHOSSLER ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; SILVA, FLÁVIA MORAES . Remote nutrition care during the first wave of COVID-19 pandemic: Did it impact nutrition therapy goals?. Nutrition in Clinical Practice , v. X, p. X-X, 2023.
-
BERNARDES, S. ; TEIXEIRA, PAULO JOSÉ ZIMERMANN ; SILVA, FLÁVIA M. . Association of Reduced BMI, length of hospital stay, mortality, and malnutrition diagnosis in COPD patients with acute exacerbation: A secondary analysis of a cohort study. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition , p. X-X, 2022.
-
BERNARDES, SIMONE ; ECKERT, IGOR C. ; BURGEL, CAMILA F. ; TEIXEIRA, PAULO JOSÉ ZIMERMANN ; SILVA, FLÁVIA M. . Increased energy and/or protein intake improves anthropometry and muscle strength in COPD patients: a systematic review with meta-analysis on randomized controlled clinical trials. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION , v. X, p. 1-55, 2022.
-
GUERRA, BRUNO A. ; PEREIRA, THAINÁ G. ; ECKERT, IGOR C. ; BERNARDES, SIMONE ; SILVA, FLÁVIA M. . Markers of respiratory function response to high¿carbohydrate and high¿fat intake in patients with lung diseases: a systematic review with meta¿analysis of randomized clinical trials.. JOURNAL OF PARENTERAL AND ENTERAL NUTRITION , v. X, p. X-XX, 2022.
-
LIMA, JÚLIA ; BRIZOLA DIAS, AIANA JULIA ; BURGEL, CAMILA FERRI ; BERNARDES, SIMONE ; GONZALEZ, MARIA CRISTINA ; SILVA, FLÁVIA MORAES . Complementarity of nutritional screening tools to GLIM criteria on malnutrition diagnosis in hospitalised patients: a secondary analysis of a longitudinal study. CLINICAL NUTRITION , v. X, p. X-XX, 2022.
-
BERNARDES, SIMONE ; SILVA, FLÁVIA MORAES ; CINARA DA COSTA, CASSIA ; SOUZA, RAFAEL MACHADO ; ZIMERMANN TEIXEIRA, PAULO JOSÉ . Reduced Calf circumference is an independent predictor of worse quality of life, severity of disease, frequent exacerbation, and death in COPD patients admitted to a Pulmonary Rehabilitation Program: a historic cohort study. JOURNAL OF PARENTERAL AND ENTERAL NUTRITION , v. 46, p. 546-555, 2021.
-
TEIXEIRA, PAULO JOSÉ ZIMERMANN ; BERNARDES, SIMONE ; NOGUEIRA, MARCELO . Pulmonary rehabilitation: various diseases, many approaches, and multiple questions. Jornal Brasileiro de Pneumologia , v. 45, p. e20190351, 2019.
-
OLIVEIRA, P. T. G. ; BERNARDES, S. . Estado de hidratação em um time de futebol profissional feminino do sul do país. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 13, p. 74, 2019.
-
LIMA, C. ; BERNARDES, S. . MINDLESS EATING: INFLUÊNCIAS NAS QUANTIDADES DE CONSUMO. REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO , v. 12, p. 368-379, 2018.
-
GOLLE, C. S. ; BERNARDES, S. ; NUNES, L. M. . Prevalência de fatores de risco cardiovasculares em adolescentes portadores de diabetes mellitus tipo 1.. ADOLESCÊNCIA & SAÚDE , v. 15, p. 26-33, 2018.
-
NEIS, C. V. ; BERNARDES, S. . Influência do bypass gástrico em Y de Roux nos parâmetros da Síndrome Metabólica: uma revisão integrativa.. REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO , v. 12, p. 563-570, 2018.
-
SILVA, C. O. ; BERNARDES, S. . Prevalência e gravidade da perda ponderal em pacientes com câncer. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO , v. 8, p. 70-74, 2017.
-
DEMENECH, M. C. ; BERNARDES, S. . Metas alimentares versus dieta: qual oferece melhores resultados em pacientes com excesso de peso?. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO , v. 8, p. 26-2017, 2017.
-
AREND, A. ; BERNARDES, S. . Padrão Alimentar do Lanche Escolar Trazido de Casa e/ou Comprado na Cantina, por Crianças de duas Escolas do Município de Feliz (RS).. NUTRIÇÃO EM PAUTA , v. XXIII, p. 1-4, 2015.
-
BERNARDES, S. ; CARAMORI, P. R. A. . Stages of change for fruit and vegetable intake among patients with atherosclerotic disease. APPETITE , v. 57, p. 656-660, 2011.
-
BERNARDES, S. . Nutrição e estética. 1. ed. Canoas: ULBRA, 2010. 127p .
-
BERNARDES, SIMONE . Sarcopenia. In: Aline Marcadenti de Oliveira. (Org.). Dietoterapia nas Doenças do Idoso. 1ed.Rio de Janeiro: Rubio, 2025, v. 1, p. 21-24.
-
BERNARDES, S. . Fibrose Pulmonar Idiopática. In: Marcadenti, AO; Silva, FM. (Org.). Marcadenti, AO; Silva, FM. DIETOTERAPIA NAS DOENÇAS DO ADULTO. 2ed.Rio de Janeiro: Rúbio, 2021, v. , p. 195-200.
-
BERNARDES, S. . Reeducação Alimentar. Revista do Conselho Federal de Nutricionistas, Brasília, p. 8 - 11, 01 maio 2004.
-
BERNARDES, S. ; RAZZERA, ELISA LOCH ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; STELLO, BRUNA BARBOSA ; SILVA, FLÁVIA M. . Circunferência da panturrilha ajustada ou não para adiposidade tem um valor prognostico ruim em pacientes críticos: uma análise secundária de um estudo de coorte. In: XXV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2023, Campinas. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2023. v. 38. p. 26-26.
-
SCHLUSSEL, MICHAEL ; MORAES, FLAVIA ; BERNARDES, SIMONE ; DURÃO, SOLANGE . Reproducibility and Transparency Practices in a Sample of Nutrition- or Diet-Related Randomised Controlled Trial Publications: A Cross-Sectional Meta-Research. In: European Nutrition Conference, 2023, Belgrade. The 14th European Nutrition Conference FENS 2023. Basel Switzerland: MDPI, 2023. v. 91. p. 62.
-
TARTARI, R. ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, S. ; FOLETTO, E. ; SILVA, F. M. . Nutritional Risk In Critically Ill Patients: Preliminary Results On The Accuracy Of Different Screening Tools. In: ESPEN 2022 - 44th European Congress for Clinical Nutrition and Metabolism, 2022, Vienna. Abstracts Clinical Nutrition ESPEN, 2022. v. 54. p. P49-P49.
-
TARTARI, R. ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; OLIVEIRA, A. ; FREITAS, L. ; RAZZERA, ELISA LOCH ; LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, S. ; SILVA, F. M. . Low Calf Circumference Classified By Measured Or Body Mass Index-Adjusted Values: Prevalence In Hospitalized Patients. In: ESPEN 2022 - 44th European Congress for Clinical Nutrition and Metabolism, 2022, Vienna. Abstracts Clinical Nutrition ESPEN, 2022. v. 54. p. P535-P535.
-
TARTARI, R. ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, S. ; FOLETTO, E. ; SILVA, F. M. . Malnutrition In Critically Ill Patients: Concurrent Validity Of Glim Criteria. In: ESPEN 2022 - 44th European Congress for Clinical Nutrition and Metabolism, 2022, Vienna. Abstracts Clinical Nutrition ESPEN, 2022. v. 54. p. P638.
-
TARTARI, R. ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, S. ; SILVA, F. M. . Body Mass Index Is Not Accurate To Diagnose Malnutrition In Hospitalized Patients: A Cross-Sectional Analysis. In: ESPEN 2022 - 44th European Congress for Clinical Nutrition and Metabolism, 2022, Vienna. Abstracts Clinical Nutrition ESPEN, 2022. v. 54. p. P535.
-
PORCHER, M. A. ; BERNARDES, S. . NUTRIÇÃO ENTERAL DOMICILIAR NO PACIENTE COM CÂNCER: A DOSAGEM PRESCRITA É A ADMINISTRADA?. In: XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, 2017, Salvador. Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Nutrição Parental e Enteral/2017, 2017.
-
SILVA, F. M. ; AMORIM ADEGBOYE, AMANDA RODRIGUES ; CURIONI, CINTIA ; GOMES, FABIO ; COLLINS, GARY S. ; KAC, GILBERTO ; COOK, JONATHAN ; ISMAIL, LEILA CHEIKH ; PAGE, MATTHEW J. ; KHANDPUR, NEHA ; LAMB, SARAH SALLIE ; HOPEWELL, SALLY ; KIRTLEY, SHONA ; BERNARDES, S. ; DURÃO, SOLANGE ; VORLAND, COLBY J. ; REBELO, FERNANDA ; TIBAES, J. ; FINK, J. ; TUNN, R. ; et.al . Reporting completeness of systematic reviews of nutrition or diet-related randomised controlled trials: a meta-research on adherence to PRISMA items. Nutrition Reviews , 2025.
-
TARTARI, R. ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; LIMA, JÚLIA ; FOLETTO, E. ; BERNARDES, SIMONE ; SILVA, FLÁVIA MORAES . Malnutrition In Critically Ill Patients: Concurrent Validity Of Glim Criteria. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TARTARI, R. ; MILANEZ, DANIELLE SILLA JOBIM ; RAZZERA, ELISA LOCH ; LIMA, JÚLIA ; BERNARDES, SIMONE ; FOLETTO, E. ; SILVA, FLÁVIA MORAES . Nutritional Risk In Critically Ill Patients: Preliminary Results On The Accuracy Of Different Screening Tools. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, S. . Estratégias de Aconselhamento para a Adesão à Intervenção Nutricional.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORCHER, M. A. ; BERNARDES, S. . Nutrição enteral domiciliar no paciente com câncer: a dosagem prescrita é a administrada?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, S. . Estratégias de Aconselhamento Nutricional para Facilitar a Mudança de Comportamento Alimentar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Competência alimentar entre pais/cuidadores de escolares com sobrepeso/obesidade: associações com o comportamento alimentar, qualidade da dieta e IMC da criança, Descrição: O aumento do excesso de peso infantil no Brasil se associa ao maior consumo de alimentos ultraprocessados (AUP). O crescimento na proporção de energia dietética proveniente de AUP e no excesso de peso entre crianças pode ser em parte atribuído aos seus comportamentos alimentares. Neste contexto, o Modelo de Competência Alimentar (MCtA) propõe uma abordagem mais ampla e inclusiva às atitudes e comportamentos alimentares, focando em confiança e autonomia individual para promover a excelência nutricional. Contudo, na realidade brasileira desconhecemos a relação entre a CtA de pais/cuidadores de crianças com excesso de peso e o comportamento alimentar infantil. Assim, por meio de um estudo observacional transversal investigaremos se há associação entre a CtA dos pais/cuidadores e o comportamento alimentar, a qualidade da dieta e o índice de massa corporal para a idade (IMC/I) de crianças com excesso de peso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Simone Bernardes - Coordenador / Claudia Choma Bettega Almeida - Integrante / Márcia Regina Messagi Gomes Dias - Integrante / Nilse Chiapetti - Integrante / Giovanna Perussulo - Integrante.
-
2022 - Atual
Avaliação de parâmetros de massa muscular e de hidratação durante a internação na UTI e associação com desfechos clínicos: um estudo de coorte prospectivo, Descrição: Estudo de coorte prospectivo com amostra de pacientes adultos (#8805; 18 anos),em ventilação mecânica (VM), admitidos na UTI nas últimas 24 horas com previsão depermanência na UTI por pelo menos 72 horas que visa avaliar a alteração de parâmetros de massa muscular e de hidratação durante a internação na UTI e sua associação independente com desfechos clínicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Bernardes - Integrante / Flávia Moraes Silva - Coordenador / BURGEL, CAMILA F. - Integrante / Juliana Umbelino Carneiro - Integrante / isadora freitas martins - Integrante / Bruna Zardo Oliveira de Carvalho - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2022
Aspectos nutricionais e desfechos clínicos em pacientes críticos com COVID-19: um estudo de coorte retrospectivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Simone Bernardes - Integrante / Flávia Moraes Silva - Coordenador / LIMA, JÚLIA - Integrante / Danielle Silla Jobim Milanez - Integrante / RICHROT, THAMY SCHOSSLER - Integrante.
-
2021 - Atual
Securing Transparency And Reproducibility in studies of NUTritional interventions (STAR-NUT): A research programme to consolidate reporting standards for randomised controlled trials and systematic reviews of nutritional interventions., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Bernardes - Integrante / Flávia Moraes Silva - Integrante / GOMES, FABIO - Integrante / KAC, GILBERTO - Integrante / COOK, JONATHAN - Integrante / LAMB, SARAH SALLIE - Integrante / HOPEWELL, SALLY - Integrante / KIRTLEY, SHONA - Integrante / ADEGBOYE, AMANDA RODRIGUES AMORIM - Integrante / SCHLUSSEL, MICHAEL MAIA - Coordenador.
-
2020 - 2025
Validade de ferramentas de triagem nutricional e diagnóstico de desnutrição em pacientes críticos adultos: estudo longitudinal, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Simone Bernardes - Integrante / Flávia Moraes Silva - Coordenador / Danielle Silla Jobim Milanez - Integrante / RAZZERA, ELISA LOCH - Integrante / STELLO, BRUNA BARBOSA - Integrante / FOLETTO, ESTÉFANI - Integrante., Financiador(es): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - Auxílio financeiro.
-
2020 - 2022
Intervenções nutricionais e desfechos clínicos em pacientes com DPOC: revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Bernardes - Integrante / Flávia Moraes Silva - Coordenador / Veronike Hossa Kowalski - Integrante / Paulo José Zimermann Teixeira - Integrante.
-
2018 - 2020
Suplementação oral de Beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB) em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: ensaio clínico randomizado, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Bernardes - Integrante / Paulo José Zimermann Teixeira - Coordenador / SILVA, FLÁVIA M. - Integrante.
Prêmios
2018
Professora paraninfa de formandos curso de Nutrição 2017/2, Universidade Feevale.
2018
Professora homenageada da turma de formandos 2018/1 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2017
Professora homenageada da turma de formandos 2016/2 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2016
Professora paraninfa da turma de formandos 2016/1 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2016
Professora paraninfa da turma de formandos 2015/2 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2015
Professora homenageada da turma de formandos 2015/1 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2014
Professora paraninfa da turma de formandos 2014/1 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2013
Professora paraninfa da turma de formandos 2012/2 - Curso de Nutrição, Universidade Feevale.
2010
Professora homenageada da turma de formandos 2010/2 - Curso de Nutrição, Universidade FEEVALE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2024
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações:
Participa como membro colaborador do grupo de pesquisa de Nutrição Clínica Baseada em Evidências, participando das reuniões científicas do grupo e de projetos de pesquisa.
2022 - 2023
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Docente de graduação Nutrição e pós-graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
GRADUAÇÃO: Avaliação Nutricional II (professora colaboradora), Nutrição Experimental (professora regente), Terapia Nutricional II (professora colaboradora), Terapia Nutricional Pediátrica II (professora regente), Estágio obrigatório em Nutrição Clínica, Estágio em especialidade em Nutrição Clínica, Estágio em Saúde Coletiva. Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (REMIS) - Atenção em Terapia Intensiva: Tutoria REMIS, Disciplina de Seminário de Núcleo em Nutrição II e IV (professora regente).
2018 - 2022
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado
2019 - 2023
Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em SaudeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação em Nutrição
Outras informações:
Docente nos cursos de Pós-graduação em Comportamento Alimentar, Nutrição Clínica em Patologias e em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
2009 - 2009
Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em SaudeVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0
2009 - 2009
Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em SaudeVínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico
Outras informações:
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Psicologia e Reeducação do Comportamento Alimentar.
Atividades
-
12/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia e Reeducação do Comportamento Alimentar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Influências Psicológicas no Comportamento Alimentar, Aspectos Socioculturais do Comportamento Alimentar
-
07/2009 - 07/2009
Ensino, Nutrição Clínica e Estética, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Terapia Cognitivo Comportamental
2016 - 2018
Universidade FeevaleVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Residência Multiprofissional, Carga horária: 2
Outras informações:
Tutoria na Residência multiprofissional - Urgência e trauma (NUTRIÇÃO) , Nível: Pós-Graduação.
2010 - 2018
Universidade FeevaleVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente da Graduação em Nutrição, Carga horária: 20
2016 - 2016
Universidade FeevaleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Pós-Graduação Microb. Alimentos, Carga horária: 4
Outras informações:
Pós-graduação em Microbiologia dos Alimentos.
2015 - 2015
Universidade FeevaleVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Urgência e Trauma
Disciplina: Seminário de Área IV
Atividades
-
10/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Fisioterapia.,Linhas de pesquisa
-
08/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão Estágio II - Nutrição Clínica, Dietoterapia II, Biodisponibilidade de Nutrientes, Dietética, Supervisão Estágio III - Nutrição Social, Plantas, Fitoterápicos, Alimento Funcionais, Trabalho De Conclusão I
1994 - 2003
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44
Atividades
-
09/2002 - 03/2003
Serviços técnicos especializados , Hospital Santa Rita.,Serviço realizado, Assistência Nutricional Ambulatorial em Oncologia.
-
07/2001 - 03/2003
Serviços técnicos especializados , Policlínica Santa Clara.,Serviço realizado, Assistência Nutricional em Unidades de Internação de Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Neurologia , Cirurgia e Terapia Intensiva, Grupo de Transplante Hepático, Supervisão de Estágios Curriculares.
-
02/1999 - 06/2001
Serviços técnicos especializados , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS.,Serviço realizado, Supervisora Técnica da Área de Nutrição Clínica. Assistência Nutricional em Unidades de Terapia Intensiva e Cirúrgica (Policlínica Santa Clara), Supervisão de Estágios Curriculares, Gerenciamento dos Processos de Trabalho e de Pessoal.
-
03/1997 - 01/1999
Serviços técnicos especializados , Pavilhão Pereira Filho.,Serviço realizado, Assistência Nutricional em Unidade de Internação de Pneumologia. Nutricionista do Grupo de Transplante Pulmonar.
-
03/1995 - 03/1997
Serviços técnicos especializados , Policlínica Santa Clara.,Serviço realizado, Assistência Nutricional em Unidades de Internação de Traumatologia, Emergência e Gastroenterologia. Supervisão de Estágio e Atendimento Ambulatório Central. Nutricionista do Grupo de Transplante Hepático.
-
01/1994 - 03/1995
Serviços técnicos especializados , Hospital São Francisco.,Serviço realizado, Assistência Nutricional em Unidades de Internação de Cardiologia e Terapia Intensiva Adulto e Ambulatório de Cardiologia. Nutricionista do Grupo de Transplante Hepático.
2003 - 2007
Hospital São Lucas PUCRSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 42
Atividades
-
05/2005 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Unidades de Terapia Coronariana e Intensiva.,Serviço realizado, Assistência Nutricional nas Unidades de Internação e Ambulatório de Cardiologia. Gerenciamento de Pessoal.
-
06/2004 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Unidades de Internação Geriátrica e Pronto-atendimento Adulto.,Serviço realizado, Assistência Nutricional e Gerenciamento de Pessoal.
-
03/2003 - 05/2004
Serviços técnicos especializados , Unidades de Atendimento Pediátrico (Internação, UTI, Ambulatório e Emergên.,Serviço realizado, Assistência Nutricional em Unidades de Internação e Ambulatorial, Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, Gerenciamento de Pessoal, Gerenciamento Banco de Leite Humano e Lactário.
2005 - 2011
NTR cursosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0
Atividades
-
06/2010 - 03/2011
Ensino, Aprimoramento nos Processos da UPR / UAN - uma vis, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Atendimento Clínico Aplicado, Produção Funcional, Educação Nutricional
-
04/2010 - 02/2011
Ensino, Formação do Personal Diet Clínico e Domiciliar, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Técnica Dietética Aplicada à Clínica - CICLOS DA VIDA
-
07/2008 - 02/2011
Ensino, Formação do Personal Diet Clínico e Domiciliar, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cozinha Saudável / Supermercado/ Microondas e Congelamento, Treinamento de Cozinheiras / Cardápios
-
03/2010 - 03/2010
Ensino, Curso Prático de Atendimento Clínico Nutricional, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Avaliação Nutricional, Plano Alimentar, Adesão e Marketing
-
07/2005 - 03/2010
Ensino, Curso Prático de Atendimento Clínico Nutricional, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Adesão e Aconselhamento Nutricional, Alimentos Funcionais, Nutrição em Gerontologia e Geriatria, Sistema Renal / Terapia Nutricional Enteral e Home Care, Sistemas Cardiovascular e Neuro Endócrino, Obesidade e Transtornos Alimentares, Suplementação Dietética e Fitoquímicos
-
11/2008 - 07/2009
Ensino, Funcionais, Fitoterápicos, Suplementação e Técnica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Fitoterápicos - Capacitação para o atendimento nutricional, Funcionais (Compostos Bioativos Alimentares) - uma visão clínica
2015 - 2015
Universidade de Caxias do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplina Comportamento Alimentar no Curso de Pós graduação Lato Sensu: Nutrição Clínica.
2013 - 2013
Universidade de Caxias do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 12
2011 - 2011
Universidade de Caxias do SulVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Disiciplina "Aconselhamento Nutricional", no Curso de Especialização em Nutrição Clínica. Garga horária: 15 horas.
Atividades
-
11/2011 - 11/2011
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aconselhamento Nutricional
2006 - 2012
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2011 - 08/2011
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Assistência Nutricional na Insuficiência Respiratória
-
07/2011 - 07/2011
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento Alimentar
-
08/2010 - 08/2010
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento Alimentar
-
07/2010 - 07/2010
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Assistência Nutricional na Insuficiência Respiratória
-
11/2009 - 11/2009
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento Alimentar
-
08/2008 - 08/2008
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Recomendações Dietéticas na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Insuficiência Respiratória Aguda e no Transplante Pulmonar
-
11/2007 - 11/2007
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mudança do Comportamento Alimentar
-
05/2007 - 05/2007
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Recomendações Dietéticas na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Insuficiência Respiratória Aguda
-
11/2006 - 11/2006
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mudança de Comportamento Alimentar
-
10/2006 - 10/2006
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mudança do Comportamento Alimentar, Nutrição na Cirurgia Bariátrica
-
09/2006 - 09/2006
Ensino, Nutrição Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Patologias do Sistema Biliar e Pâncreas Exócrino- Recomendações Dietéticas, Patologias do Fígado e Transplante Hepático ? Recomendações Dietéticas
2009 - 2009
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista EAD
Atividades
-
01/2009 - 01/2009
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Beleza - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Estética
2009 - 2009
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0
Atividades
-
06/2009 - 06/2009
Ensino, Dietoterapia nos Ciclos da Vida, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mudança de Comportamento Alimentar
2009 - 2009
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0
Atividades
-
04/2009 - 04/2009
Ensino, Nutrição Clínica com Ênfase nas Doenças Cardiovasc, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias de mudança do comportamento alimentar
2009 - 2009
Universidade FranciscanaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0
Atividades
-
05/2009 - 05/2009
Ensino, Nutrição Humana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nutrição e Câncer
-
03/2009 - 03/2009
Ensino, Nutrição Humana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nurição Hospitalar (Desnutrição hospitalar e dietas hospitalares, Iatrogenia, Imunomoduladores, Nutrição no paciente Crítico, Nutrição Enteral e Parenteral)
2005 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2007 - 01/2007
Ensino, Terapia Nutricional Parenteral e Enteral, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Terapia Nutricional no Doente Criticamente Enfermo
-
03/2005 - 03/2005
Ensino, Geriatria e Gerontologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Nutricionais nas Diarréias e Constipação Intestinal
-
01/2005 - 01/2005
Ensino, Terapia Nutricional Parenteral e Enteral, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Terapia Nutricional em Doenças Endócrino-Metabólicas, Terapia Nutricional em Transplantes
2013 - 2013
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 12
2004 - 2004
Universidade de Santa Cruz do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0
Atividades
-
07/2004 - 07/2004
Ensino, Nutrição Clínica Com Ênfase nas Doenças Crônico Nã, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Abordagem Nutricional: O Modelo Centrado no Paciente, Modificação do Comportamento Alimentar
1999 - 2012
Equipe Cirurgia Bariátrica Dr. Gerson Junqueira JúniorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4
Outras informações:
Avaliação Pré-operatória e Acompanhamento Nutricional dos Pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica.
1995 - 1995
Instituto Metodista de Educacao e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/1995 - 09/1995
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dietoterapia II
1995 - 2014
Consultório de Nutrição Clínica ParticularVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 4
Outras informações:
Atendimento de Nutrição
2024 - 2024
Prefeitura Municipal de São LeopoldoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30
Outras informações:
Nutricionista do Ambulatório LGBT+ de São Leopoldo (RS).
2024 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas na Graduação: Terapia Nutricional das Doenças Catabólicas e Carenciais, Terapia Nutricional em Ciências Pediátricas, Processos do Cuidado em Nutrição Clínica, Trabalho de Conclusão de Curso I e Estágio Obrigatório em Nutrição Clínica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Simone Bernardes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?