GLAUBER HEITOR SAMPAIO

Graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (2011), bolsista em Graduação Sanduíche no Alabama Language Institute/GSCC (2010), Fulbright Foreign Language Teaching Assistant na School for International Training - SIT, Vermont (2013/2014) e mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é doutorando em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP). Tem experiência no ensino de línguas, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de línguas, educação e tecnologia, comunicação intercultural, linguística aplicada, cultura e sociedade, formação de professores e ensino de inglês para surdos. Membro dos grupos de pesquisa IndisciPLAr - Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (Unicamp/CNPq) e GRUPPELEHE - Grupo de pesquisas em Português, línguas estrangeiras e de Herança (UFV-DLA)

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lingüística Aplicada

2018 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Ensino de Inglês Língua Adicional para surdos (ILAs) em contextos de inclusão
Ana Cecilia Cossi Bizon. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Letras

2012 - 2015

Universidade Federal de Viçosa
Título: A NEGOCIAÇÃO DE CATEGORIAS DE PERTENCIMENTO EM INTERAÇÃO INTERCULTURAL NA SALA DE AULA DE LE, Ano de Obtenção: 2015
Wania Terezinha LADEIRA.Palavras-chave: COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL;; ANÁLISE DAS CATEGORIAS DE PERTENCIMENTO; ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Português/Inglês

2006 - 2011

Universidade Federal de Viçosa
Título: Português como língua estrangeira: Um estudo das relações entre experiências, crenças e motivações
Orientador: Ana Maria Ferreira Barcelos

Graduação em Graduação Sanduíche

2010 - 2010

Alabama Language Institute/Gadsden State C. College
Título: Exchange students? identity construction: What are their motivations and beliefs about studying abroad?
Orientador: Ana Maria Ferreira Barcelos
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Fundamental (1º grau)

1999 - 2003

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

Formação complementar

2014 -

Topics in TESOL: Becoming a Teacher Educator. (Carga horária: 15h). , School For International Training, SIT*, Estados Unidos.

2014 -

Intercultural Communication for Language Teachers. (Carga horária: 45h). , School For International Training, SIT*, Estados Unidos.

2014 -

Topics in TESOL: Sociolinguistics. (Carga horária: 15h). , School For International Training, SIT*, Estados Unidos.

2021 - 2021

Curso de Formação Continuada para Professores de Surdos. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Second Language Acquisition. (Carga horária: 45h). , School For International Training, SIT*, Estados Unidos.

2013 - 2013

Group Dynamics. (Carga horária: 15h). , School For International Training, SIT*, Estados Unidos.

2012 - 2012

Português como Segunda Língua e Língua Estrangeira. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2007 - 2010

Extensão universitária em Coral da UFV. , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

Teacher's Training Course (TTC). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

An Overview of American English Pronunciation. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

Arts Course. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Encontro com os clássicos da Literatura. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Conversation Though Drama. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

HEITOR-SAMPAIO, G. . Ciclo de Debates e Palestras. 2021. (Outro).

HEITOR-SAMPAIO, G. ; CHAVES, I. O. ; NASCIMENTO, M. P. ; CARVALHO E ALEMIDA, V. . I Encontro Mineiro de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira / Língua Adicional - I EMPPLE/PLA. 2018. (Congresso).

HEITOR-SAMPAIO, G. . SALA - Seminário dos Alunos de Linguística Aplicada). 2018. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Nacional de Educação Bilíngue (Libras-Português): "Alfabetização e letramento de crianças surdas: aspectos teóricos e práticos". 2024. (Seminário).

SEPLing - Simpósio de Ensino e Pesquisa em Linguagens.?Tá gravando??: o TikTok como recurso didático-pedagógico em uma aula de PLAc. 2024. (Simpósio).

III SINEPLA - Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adiadicional. 2021. (Simpósio).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ABRALITEC. 2020. (Seminário).

II MELP - Leitores e leituras na escola: ressignificações em tempos incertos,. 2019. (Simpósio).

I Encontro Mineiro de Ensino e Pesquisa em Português como Língua Estrangeira / Língua Adicional.A Interação Intercultural em um Microcontexto Multicultural: emergência e (re)negociações de categorias de pertencimento. 2018. (Encontro).

II SINEPLA - II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional.PLA, Ensino e cultura: reflexões sobre a formação de professores para a mediação e sensibilidade cultural. 2018. (Simpósio).

Simpósio Regional de Formação de Professores.A Comunicação Intercultural e a sala de aula de língua estrangeira. 2017. (Simpósio).

XXIII Seminário de Teses em Andamento (SETA). 2017. (Seminário).

I Jornada de Estudos Linguísticos e Literários ? Diálogos entre cultura e sociedade.REFLETINDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS CRENÇAS E O EMPENHO DE ALUNOS HISPANO-FALANTES PARA APRENDER PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS. 2016. (Outra).

SIA - Simpósio de Integração Acadêmica UFV. 2016. (Simpósio).

SIA - Simpósio de Integração Acadêmica UFV.Crenças de alunos hispano-falantes sobre a proficiência em português brasileiro como língua estrangeira em um curso preparatório para o Exame Celpe-Bras.. 2016. (Simpósio).

Sandadona Conference - A TESOL CONFERENCE.Negotiating cross cultural expectations in multicultural classroom interactions. 2014. (Outra).

19th Annual New England Conference on Multicultural Education (NECME). 2013. (Congresso).

Fulbright FLTA Mid-Year Conference.Brazil. 2013. (Encontro).

NE Regional Conference of the Comparative and International Education Society. 2013. (Congresso).

SIT Graduate Institute - Founder`s day.Portuguese: One Language, Two Ways of Speaking. 2013. (Oficina).

Dimensões Culturais no Ensino-Aprendizagem de Português Lingua Estrangeira. 2012. (Outra).

I SINEPLA - Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional.Unidade didática comunicativa para o ensino de Português como Língua Adicional: proposta de uma alternativa. 2012. (Simpósio).

I SINEPLA - Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional.Experiências de interação colaborativa com alunos de PLA em ambiente virtual. 2012. (Simpósio).

Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. 2012. (Oficina).

VIII PLERJ - VIII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro.Experiências, crenças e expectativas de um aprendiz de PLE: as suas faces e interfaces. 2012. (Encontro).

IX Semana Acadêmica de Letras.Experiências e reflexões sobre o desenvolvimento autônomo da oralidade de alunos adultos de língua estrangeira.. 2011. (Outra).

SIA - Simpósio de Integração Acadêmica.A RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS E SUAS EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2011. (Simpósio).

Algumas considerações sobre Erro e Correção em Língua Estrangeiras. 2009. (Oficina).

Discuso e Ensino de Língua Estrangeira. 2009. (Oficina).

II Congresso Internacional da ABRAPUI. Crenças de professores sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de língua inglesa em um curso de extensão. 2009. (Congresso).

III Simpósio de Ensino.A MÚSICA EM SALA DE AULA: CRENÇAS E SUAS RELAÇÕES COM A MOTIVAÇÃO DE APRENDIZES ADULTOS DE LÍNGUA INGLESA.. 2009. (Simpósio).

IV Seminar on English Teachinh Practicum - SETEP. 2009. (Seminário).

Recent Tendencies of Research on Metaphor. 2009. (Oficina).

The World English. 2009. (Oficina).

II International Symposium on Culture and Arts. 2008. (Simpósio).

III Seminar on English Teaching Practicum. 2008. (Seminário).

International Seminar on English Language - Tools for Communication. 2008. (Seminário).

Learning English through the music. 2008. (Oficina).

Seca Tuas Lágrimas, Eros: Representações de Gênero no Cinema Pós-68. 2008. (Oficina).

XI EMEL - Encontro Mineiro de Estudantes de Letras.Crenças de Professores sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. 2008. (Encontro).

XVIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, VIII SIMPÓS - MOSTRA CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO, VI SIMPÓSIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E II SEn ? SIMPÓSIO DE ENSINO. 2008. (Simpósio).

Group Sensitive Teaching - by Dr. Tim Murphey. 2007. (Oficina).

I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007. (Congresso).

I International Symposium on Culture, Language and Modern Arts. 2007. (Simpósio).

II Semana de Estudos Shakespearianos. 2007. (Outra).

II Seminar on English Teaching Practicum. 2007. (Seminário).

I Mostra de Cultura Internacional. 2007. (Outra).

I Seminar on English Teaching Practicum. 2007. (Seminário).

I Simpósio de Cognição e Uso. 2007. (Simpósio).

IV SEU - Simpósio de Extensão Universitária.Destravando a Língua: o Inglês para o vestibulando de comunidades carentes. 2007. (Seminário).

Leitura de Textos em Sala de Aula: A Contribuição da Linguística Sociocognitiva. 2007. (Oficina).

XVII Simpósio de Inicião Científica, VII Simpós - Mostra Cientía da Pós-graduação, V Simpósio de Extensão Universitária e I Sen - Simpósio de Ensino.DESTRAVANDO A LINGUA: O INGLÊS PARA O VESTIBULANDO CIDADÃO. 2007. (Simpósio).

XVII Simpósio de Inicião Científica, VII Simpós - Mostra Cientía da Pós-graduação, V Simpósio de Extensão Universitária e I Sen - Simpósio de Ensino.DESTRAVANDO A LINGUA: O INGLÊS PARA O VESTIBULANDO CIDADÃO. 2007. (Simpósio).

II International Cycle of Workshops on the English Language and the American Culture. 2006. (Outra).

Journée Française. 2006. (Outra).

VI Cycle of English Estudies. 2006. (Outra).

XII Semana de Letras, Artes e Cultura. 2006. (Outra).

XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra Científica da Pós-Graduação e III Simpósio de Extensão Universitária - "A Produção do Conhecimento e a Realidade Brasileira". 2006. (Simpósio).

8º Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).

Jules Verne: L'imaginaire au service d'une époque ou l'époque au service d'un imaginaire". 2005. (Outra).

X English Teacher Annual Seminar. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Alves Abrantes

HEITOR-SAMPAIO, G.; GOMES, S. G. S.. ?Português todo dia?: Uso da plataforma YouTube para o ensino de Português como Língua Estrangeira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lucas Araujo Silva

HEITOR-SAMPAIO, G.; GOMES, M. C. A.; MONTICO, R.; HERNECK, H. R.. LGBTQ+ e ensino de língua inglesa: conversando e experienciando com o CELIN-UFV. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Mateus Lopes de Souza

HEITOR-SAMPAIO, G.; CODINA, Antonio. Análise das Necessidades de Alunos Falantes de Alemão e Holandês nas aulas de Português para estrangeiros na Universidade Federal de Viçosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Tuane Martins Rosa

HEITOR-SAMPAIO, G.; VALADAO, M. N.. Educação inclusiva de alunos surdos: reflexões sobre um projeto de extensão realizado em escola municipal viçosense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Josiane de Freitas Santos Oliveira

HEITOR-SAMPAIO, G.; THURCK, A. L. N.; ZOLNIER, M. C. A. P.. ?Amo o que eu faço, mas odeio fazê-lo?: conflitos de emoções e identidades de uma professora de inglês. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Carolina Vaz Passos

HEITOR-SAMPAIO, G.; ZUIN, D. C.; COELHO, H. S. H.. O ensino de inglês a distância: há mudança no aprendizado de idiomas?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Talitha Kumi Silva

HEITOR-SAMPAIO, G.; COELHO, H. S. H.; GUIMARAES, N.. Professores de Ensino do Uso da Biblioteca (PEUBS) em Escolas Públicas: reflexes sobre papéis, espaços e funcionamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa.

CARVALHO E ALEMIDA, V.; MONTICO, R.;HEITOR-SAMPAIO, G.. Concurso para professor substituto de Língua Inglesa. 2021. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa.

MONTICO, R.;HEITOR-SAMPAIO, G.; ALMEIDA-MENDES, M. P.. Comissão Examinadora para a Seleção de Monitor de inglês para o Ensino Remoto, edital nº. 002/2020/DIE/CAF. 2020. Universidade Federal de Viçosa.

HEITOR-SAMPAIO, G.; CHAVES, I. O.. Examinador da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) - Edição 1. 2017. Universidade Federal de Viçosa.

HEITOR-SAMPAIO, G.; CHAVES, I. O.. Examinador da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) - Edição 1. 2016.

HEITOR-SAMPAIO, G.; CHAVES, I. O.. Examinador da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) - Edição 2. 2016.

HEITOR-SAMPAIO, G.. DENISE DE SOUZA ASSIS. Análise das relações de influência entre mídia e religião no programa ?De frente com Gabi?: o discurso do pastor Silas Malafaia em cena.. 2016. Universidade Federal de Viçosa.

HEITOR-SAMPAIO, G.; CARVALHO E ALEMIDA, V.. JOÃO MARCOS DE CASTRO SILVA. Conscientização Linguística quanto ao uso das colocações no aprendizado da língua inglesa. 2016. Universidade Federal de Viçosa.

HEITOR-SAMPAIO, G.; LEAL. V. A. L.. LUCAS SANTOS JARDIM. Crenças de estudantes do CAp-COLUNI sobre o uso das TDIC na aprendizagem da Língua Espanhola. 2016. Universidade Federal de Viçosa.

HEITOR-SAMPAIO, G.; CHAVES, I. O.. Examinador da Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) - Edição 2. 2015. Universidade Federal de Viçosa.

Orientou

Melissa Alves Padilha

O intercâmbio cultural (trans)local como complemento para a formação do profissional em Secretariado Executivo Trilíngue na UFV: um estudo de caso; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Luana Rodrigues

Cultura e Ensino de Português Língua Estrangeira: reflexões sobre a formação de professores como mediadores culturais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Mauro Sérgio Dias

O VIDEOGAME COMO FERRAMENTA IMPULSIONADORA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Ana Cristina Batista de Paula

COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL EM ORGANIZAÇÕES MULTINACIONAIS: OS NOVOS DESAFIOS DO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO EXECUTIVO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Marina de Paulo Nascimento

Crenças de alunos hispano-falantes sobre a proficiência em português brasileiro como língua estrangeira em um curso preparatório para o exame CELPE-Bras (provisório); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Marlette Nunes Gonzaga

Monitoria em Inglês Técnico III; 2020; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português-Inglês) - Instituto Federal Minas Gerais; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Letícia Tamara Cunha e Silva

Monitoria em Língua Inglesa III; 2020; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português-Inglês) - Instituto Federal Minas Gerais, Pro-Reitoria de Ensino - IFMG; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Bruna Romualdo Ribeiro

Monitoria em Inglês Técnico I; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras - Português-Inglês) - Instituto Federal Minas Gerais, Pro-Reitoria de Ensino - IFMG; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Marina de Paulo Nascimento

Professor Orientador do Curso: PORTUGUêS PARA ESTRANGEIROS: PREPARATóRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Glauber Heitor Sampaio;

Produções bibliográficas

  • CHAVES, I. O. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Percursos e desafios ao longo do processo de consolidação do português para estrangeiros na UFV. REVISTA ENTRELÍNGUAS , p. e021150-22, 2021.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; LADEIRA, W. T. . Emergência, relativização e (des)construção de estereótipos culturais pelo jogo de categorizações e posicionamentos. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 25, p. 162-185, 2021.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA EM CONTEXTO DIGITAL: PROPOSIÇÕES PARA O REALINHAMENTO DE UM PORTAL EDUCATIVO. Letra Magna (Online) , v. 16, p. 1079-1090, 2020.

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Ensino de PLE para surdo brasileiro. Revista Práticas de Linguagem , p. 218-226, 2019.

  • HEITOR SAMPAIO, GLAUBER HEITOR ; RODRIGUES, LUANA . PLA, ensino e cultura: reflexões sobre a formação de professores para a mediação e sensibilidade cultural. BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL , v. 10, p. 32647, 2019.

  • PAULA, A. C. B. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Comunicação Intercultural e os Desafios do Profissional em Secretariado Executivo em Organizações Multinacionais. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 9, p. 72-95, 2018.

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . ENSINO DE PLE PARA SURDO BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS DAS PARCERIAS EM UM PREPARATÓRIO PARA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS. Revista Práticas de Linguagem , v. 8, p. 218, 2018.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; MENDES, M. P. A. ; BARBOSA, E. M. . Unidade didática para ensino de PLE: um material-fonte de abordagem comunicativa. Revista Querubim (Online) , v. 2, p. 73-82, 2017.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; NASCIMENTO, M. P. . Crenças de alunos hispanofalantes sobre a proficiência em português no exame Celpe-Bras. Revista Querubim (Online) , v. 3, p. 106-113, 2017.

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças de alunos hispanofalantes sobre a proficiência em português no exame Celpe-Bras. Revista Querubim (Online) , v. 3, p. 113, 2017.

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: REFLEXÕES SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DE UM SURDO BRASILEIRO EM CURSO DE PLA. In: Thaíse de Santana Santos; Mariana Apolinário de Morais; Gerson Luiz Roani. (Org.). Linguagens e sociedade na perspectiva de jovens pesquisadores. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 1-185.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; MELO SILVA, R. . Lidando com estruturas: uma reflexão sobre abordagens no ensino de gramática para alunos de língua estrangeira. In: Seminário de Línguas Estrangeiras : a transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras, 2010, Goiânia. Anais do VII Seminário de Línguas Estrangeiras : a transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras. Goiânia: FUNAPE, 2010. p. 197-207.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças de professores sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de língua inglesa em um curso de extensão. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto / SP. Anais do II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009. p. 1-16.

  • CARVALO e ALMEIDA, C. B. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Percepções de professores de língua inglesa em relação ao mito do falante nativo: um estudo de crenças. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto / SP. Anais do II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009. p. 1-28.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . PLA, Ensino e cultura: reflexões sobre a formação de professores para a mediação e sensibilidade cultural. In: II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language, 2018, Londres, UK. II SINEPLA BOOK OF ABSTRACTS. London: King?s College London, 2018. p. 14-15.

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Relações entre crenças e o empenho de estudantes hispano-falantes na aprendizagem de PLE para o Exame Celpe-Bras. In: X Congresso Internacional da Abralin, 2017, Niterói, RJ. X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2017.

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: REFLEXÕES SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DE UM SURDO BRASILEIRO EM CURSO DE PLE. In: II Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (JELL), 2017, Viçosa. Jornada de Estudos Linguísticos e Literários: caderno de resumos, 2017.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Experiências, crenças e expectativas de um aprendiz de PLE: as suas faces e interfaces. In: VIIII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro, 2012, Niterói/RJ. Ensino de PLE: trajetórias e desafios - Caderno de Resumos, 2012. p. 20-21.

  • MELLO-BARBOSA, E. ; HEITOR-SAMPAIO, G. ; ALMEIDA-MENDES, M. P. . Unidade didática comunicativa para o ensino de Português como Língua Adiciional: proposta de uma alternativa. In: I SINEPLA - Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional, 2012, Porto Alegre, Rio Grande do Su. I SINEPLA - Simpósio Internacional Ensino de Português como Língua Adicional: Práticas de Ensino e Formação de Professores. Livro de resumos. Porto Alegre, RS.: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. p. 46-46.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Experiências de interação colaborativa com alunos de PLA em ambiente virtual. In: I SINEPLA - Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional, 2012, Porto Alegre, Rio Grande do Su. I SINEPLA - Simpósio Internacional Ensino de Português como Língua Adicional: Práticas de Ensino e Formação de Professores. Livro de resumos. Porto Alegre, RS.: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. p. 51-51.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; BARCELOS, A. M. F. . A relação entre identidade e motivação de futuros professores de inglês e suas experiências e crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: SIA - Simpósio de Integração Acadêmica, 2011, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica UFV, 2011.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Experiências, Crenças e Motivação na aprendizagem de Português Língua Estrangeira: um estudo de caso. In: I Congresso Nacional de Estudos Linguístios, 2011, Vitória. Anais do I CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos, 2011.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . O professor pre-serviço: relações entre suas crenças, identidades e motivações. In: XXVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2010, Jaú - São Paulo. O Processo de ensinar e aprender inglês na contemporaneidade - Caderno de Resumos, 2010.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças de professores sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de língua inglesa em um curso de extensão. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto / SP. II Congresso Internacional da ABRAPUI - Caderno de Resumos, 2009. p. 315-316.

  • CARVALO e ALMEIDA, C. B. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Perceptions of English language teachers concerning the myth of the native speaker: A study of beliefs. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto / SP. II Congresso Internacional da ABRAPUI - Caderno de Resumos, 2009. p. 163-163.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças e motivação: a música no ensino e aprendizagem de alunos iniciantes adultos de Língua Inglesa. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras, 2009, Goiânia / Goiás. A Transdisciplinaridade e o Ensino de Línguas Estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2009. p. 78-78.

  • MELO SILVA, R. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Lidando com estruturas: uma reflexão sobre abordagens no ensino de gramática para alunos de Língua Estrangeira. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras, 2009, Goiânia / Goiás. A Transdisciplinaridade e o Ensino de Línguas Estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2009. p. 94-95.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; BARCELOS, A. M. F. . A música em sala de aula: crenças e suas relações com a motivação de aprendizes adultos de língua inglesa.. In: III Simpósio de Ensino, 2009, Viçosa. III SEn - Simpósio de Ensino, 2009.

  • SANTOS, Edson Carlos Coelho dos ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Destravando a Língua: o Inglês para o vestibulando de comunidades carentes. In: IV SEU - Simpósio de Extensão Universitária, 2007, Viçosa. SIC/SEU/SIMPÓS - UFV, 2007 (CD-ROM), 2007.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; SOUZA, Luciana Auxiliadora de. ; GONÇALVES. G. R. . Destravando a língua: o inglês para o vestibulando cidadão.. In: XVII Simpósio de Inicião Científica, VII Simpós - Mostra Cientía da Pós-graduação, V Simpósio de Extensão Universitária e I Sen - Simpósio de Ensino, 2007, Viçosa. XVII SIC/ V SEU / VII SIMPÓS / I Sen - UFV, 2007 (CD-ROM), 2007.

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Teaching English to Deaf Students. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Teaching English to Brazilian Deaf Students: What now?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . My Fantasy Land: appreciating differences to build cultural tolerance. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . O Ensino de Inglês para Surdos: desafios e possibilidades. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . A Interação Intercultural em um Microcontexto Multicultural: emergência e (re)negociações de categorias de pertencimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . PLA, Ensino e cultura: reflexões sobre a formação de professores para a mediação e sensibilidade cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . A Comunicação Intercultural e a sala de aula de língua estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, M. P. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças de alunos hispano-falantes sobre a proficiência em português brasileiro como língua estrangeira em um curso preparatório para o Exame Celpe-Bras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAULA, A. C. B. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Comunicação Intercultural em Organizações Multinacionais: Os novos desafios do profissional de Secretariado Executivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARCELOS, A. M. F. ; HEITOR-SAMPAIO, G. ; OLIVEIRA, B. . To be or not to be English teachers? Beliefs, motivation, and identities of student teachers in Brazil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . A interculturalidade e seus desdobramentos no ensino de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Negotiating cross cultural expectations in multicultural classroom interactions. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Experiências, crenças e expectativas de um aprendiz de PLE: as suas faces e interfaces. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Experiências de interação colaborativa com alunos de PLA em ambiente virtual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELLO-BARBOSA, E. ; HEITOR-SAMPAIO, G. ; ALMEIDA-MENDES, M. P. . Unidade didática comunicativa para o ensino de Português como Língua Adiciional: proposta de uma alternativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Experiências e reflexões sobre o desenvolvimento autônomo da oralidade de alunos adultos de língua estrangeira.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; BARCELOS, A. M. F. . A RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS E SUAS EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALO e ALMEIDA, C. B. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Percepções de professores de língua inglesa em relação ao mito do falante nativo: Um estudo de crenças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO SILVA, R. ; HEITOR-SAMPAIO, G. . Refletindo sobre abordagens no ensino de gramática para alunos adultos de Língua estrangeira: um estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças de alunos iniciantes adultos sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em um curso de extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. . Crenças de professores sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de língua inglesa em um curso de extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; BARCELOS, A. M. F. . A MÚSICA EM SALA DE AULA: CRENÇAS E SUAS RELAÇÕES COM A MOTIVAÇÃO DE APRENDIZES ADULTOS DE LÍNGUA INGLESA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; CARVALO e ALMEIDA, C. B. . Crenças de Professores sobre o uso da música no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEITOR-SAMPAIO, G. ; GONÇALVES. G. R. . Destravando a Língua: O Inglês para o Vestibulando-Cidadão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

HEITOR-SAMPAIO, G. . Revista LínguaTec, volume 5, número 1 , do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.. 2020.

HEITOR-SAMPAIO, G. . Revista LínguaTec, volume 5, número 2, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.. 2020.

HEITOR-SAMPAIO, G. . Revista LínguaTec, volume 4, número 2, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.. 2019.

HEITOR-SAMPAIO, G. . Colaborador no dossiê 'Português para Estrangeiros: Ensino, Pesquisa e Extensão', Revista de Ciências Humanas, vol. 18, n. 1, jan./jun. 2018.

HEITOR-SAMPAIO, G. . A Comunicação Intercultural e a sala de aula de língua estrangeira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HEITOR-SAMPAIO, G. ; LADEIRA, W. T. . A negociação de categorias de pertencimento em interação intercultural na sala de aula de português como língua estrangeira. 2015. (Relatório de pesquisa).

HEITOR-SAMPAIO, G. . Preparatório para o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HEITOR-SAMPAIO, G. . TTC - Teachers Training Course. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HEITOR-SAMPAIO, G. . Why and how to use DVD acitivities in class?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HEITOR-SAMPAIO, G. . PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS, CRENÇAS E MOTIVAÇÕES.. 2011. (Relatório de pesquisa).

HEITOR-SAMPAIO, G. . A RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS E SUAS EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2010. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    A NEGOCIAÇÃO DE CATEGORIAS DE PERTENCIMENTO EM INTERAÇÃO INTERCULTURAL NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, Descrição: Ao considerarmos a sala de aula de língua estrangeira consistida de um intricado emaranhado de crenças, experiências e identidades culturais diversas, onde questões de ordem social, identitária, comunicativa e cultural estão em jogo a todo o tempo nas interações face-a-face, interessou-nos observar que tipos de fenômenos ocorreriam na conversa naturalística neste contexto específico. A partir da observação de dados empíricos coletados em aulas de português para falantes de outras línguas, chamou nossa atenção o modo como as categorias de pertencimento emergem pelas ações dos participantes e são relativizadas no decorrer da interação. Baseados nessas observações, apresentamos nesta dissertação os resultados de uma pesquisa que teve como escopo principal a análise das categorias de pertencimento que emergem da fala-em-interação entre estudantes que não compartilham dos mesmos sistemas simbólicos e experiencias culturais. Através da análise de ações dos participantes e, consequentemente, do modo como tais participantes se caracterizam e caracterizam o outro, promovemos uma reflexão a respeito da comunicação intercultural na sala de aula de língua estrangeira em contexto multicultural. Para tanto, nos apoiamos principalmente no aporte teórico-metodológico referente aos estudos da Comunicação Intercultural (SORRELSS, 2013; PATEL et al, 2011; RODRIGO, 2011; SPENSER-OATLEY E FRANKLIN, 2009, SCHRÖDER, 2008, ?EGARAC, 2008), da Análise da Categorização de Pertencimento (SACKS, 1995; WATSON, 1997; SCHEGLOFF, 2007) e da Análise da Conversa Etnometodológica (GARCEZ, 2008, SACKS, 1995; SCHEGLOFF, 1991, 2002; COULON, 1987; SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; GARFINKEL, 1967). Este é um estudo de caso, autoetnográfico, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Para sua realização, utilizamos dados gerados a partir da gravação de aulas em áudio. Os dados foram coletados na disciplina LET 483 - Português para Estrangeiros I -, durante o segundo semestre de 2012 e transcritos de acordo com o sistema Jefferson de transcrição (LODER, 2011).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Glauber Heitor Sampaio - Coordenador / Wânia Terezinha Ladeira - Integrante.

  • 2010 - 2011

    EXCHANGE STUDENTS´ IDENTITY CONSTRUCTION: WHICH ARE THEIR MOTIVATIONS AND BELIEFS ABOUT STUDYING ABROAD?, Descrição: The goal of this project is to observe exchange students? beliefs, identify their motivations to study a second language abroad, and observe the motivational influence of their cultural identities. In order to conduct this investigation, we will answer following research questions: 1. What are the exchange student?s beliefs about learning languages abroad? 2. What motivates exchange students? to study abroad? 3. How do their identities interfere with or influence the process of learning languages in another country?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Glauber Heitor Sampaio - Coordenador / Ana Maria Ferreira Barcelos - Integrante., Financiador(es): Consórcios em Educação Superior Brasil - Estados Unidos - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    A RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLES E SUAS EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, Descrição: Este projeto tem por objetivo geral investigar os tipos de crenças que alunos de Letras (professores pré-serviço) possuem a respeito do processo de ensino e aprendizagem de inglês, e a relação dessas crenças com suas experiências de aprendizagem e ensino de línguas, motivação para ensinar e construção de suas identidades de professores de línguas. Dessa forma, pretende contribuir com subsídios para os cursos de formação de professores de línguas ao procurar compreender como os alunos de Letras (professores em formação) se mostram motivados ou não, quais crenças possuem e quais experiências e identidades profissionais constroem durante os primeiros anos do curso, e ao identificar os fatores que motivam ou desmotivam esses professores em formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Glauber Heitor Sampaio - Integrante / Ana Maria Ferreira Barcelos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2011

Destaque pelo Excelente Desempenho Acadêmico da turma de formandos de Julho/2011 do Curso de Letras, Universidade Federal de Viçosa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. , Avenida Amazonas - de 4201 a 5319 - lado ímpar, Nova Suíssa, 30421169 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33197000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2021

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas - campus Congonhas.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas ? NAPNE - do IFMG Campus Congonhas,.

  • 12/2020

    Direção e administração, Instituto Federal de Minas - campus Congonhas.,Cargo ou função, Coordenador do PIBID Letras IFMG-Congonhas.

  • 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas - campus Congonhas.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês do IFMG Campus Congonhas.

  • 11/2020 - 04/2021

    Ensino, Licenciatura em Letras - Português-Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias digitais aplicadas ao ensino, Didática e metodologia do ensino de inglês

  • 03/2020 - 04/2021

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês III - Curso Técnico em Edificações, Inglês III - Curso Técnico em Mecânica, Inglês III - Curso Técnico em Mineração

  • 03/2020 - 11/2020

    Ensino, Licenciatura em Letras - Português-Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua inglesa III

  • 02/2020 - 10/2020

    Direção e administração, Instituto Federal de Minas - campus Congonhas.,Cargo ou função, Comissão organizadora para implementação do PIBID Letras no IFMG.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Licenciatura em Letras - Português-Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias digitais aplicadas ao ensino

  • 03/2019 - 12/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês II - Curso Técnico em Edificações, Inglês II - Curso Técnico em Mecânica, Inglês II - Curso Técnico em Mineração

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Curso Técnico em Mecânica, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês Técnico I - Curso Técnico Subsequente em Mecânica (T1), Inglês Técnico I - Curso Técnico Subsequente em Mecânica (T2)

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Licenciatura em Letras - Português-Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa I

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Abi - Letras - Português - Ingles, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - COMPREENSAO E PRODUCAO DE TEXTOS EM LINGUA INGLESA V (T1) - Letras, - COMPREENSAO E PRODUCAO DE TEXTOS EM LINGUA INGLESA V (T2) - Letras, - LÍNGUA INGLESA III (T1) - Relações Internacionais, - LÍNGUA INGLESA III (T2) - Relações Internacionais, - LINGUÍSTICA APLICADA: QUESTÕES ENSINO/APRENDIZAGEM (T2) - Licenciatura em Letras

2019 - 2019

Oficina do Estudante

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa - Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês - Ensino Médio - 1, 2 e 3 anos.

2016 - 2018

Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Letras

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Língua Inglesa II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras Licenciatura Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Língua Inglesa I, - Língua Inglêsa VII

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Letras Licenciatura Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Fundamentos de Língua Inglesa (Curso de Letras);, - Inglês Instrumental I - Curso de Ciências da Computação;, - Inglês VI

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Língua Inglesa I

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Letras Licenciatura Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Língua Inglesa I;, - Língua Inglesa III;

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa II;

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Letras Licenciatura Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Fundamentos da Língua Inglesa, - Inglês Instrumental I - Curso de Ciências da Computação, - Língua Inglesa IV

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Lingua Inglesa I

2015 - 2017

Colégio Nossa Senhora do Carmo - Viçosa-MG

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa 9 ano Ensino Fundamental (T1 e T2)

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa 1 ano Ensino Médio (T1 e T2), Lingua Inglesa 2 ano Ensino Médio (T1 e T2), Lingua Inglesa 3 ano Ensino Médio (T1 e T2)

  • 03/2016 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa 1 Ano Ensino Medio (T1 e T2), Lingua Inglesa 2 Ano Ensino Medio (T1 e T2), Lingua Inglesa 3 Ano Ensino Medio (T1 e T2)

  • 03/2016 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa 8 ano Ensino Fundamental (T1 e T2), Lingua Inglesa 9 ano Ensino Fundamental (T1 e T2)

  • 03/2015 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Inglesa 1 ano Ensino Médio (T1 e T2), Lingua Inglesa 2 ano Ensino Médio (T1 e T2), Lingua Inglesa 3 ano Ensino Medio (T1)

2015 - 2016

Univicosa - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa

Atividades

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Inglês Instrumental (formação geral), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental I (formação geral), Inglês Instrumental II (formação geral)

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Inglês Instrumental (formação geral), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental I (geral)

2014 - 2015

Núcleo de Língua Inglêsa - UFV

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
2014 5216 ? Preparatório para o TOEFL (nível 3) ? Carga horária: 64h/aula 6754 ? Preparatório para o TOEFL (nível 4) ? Carga horária: 64h/aula 7318 ? Leitura e Escrita para fins acadêmicos (nível 2)? Carga horária: 48h/aula 2015 5216 ? Preparatório para o TOEFL (nível 3) ? Carga horária: 64h/aula 6754 ? Preparatório para o TOEFL (nível 4) ? Carga horária: 64h/aula 7318 ? Leitura e Escrita para fins acadêmicos (nível 2)? Carga horária: 60h/aula

2013 - 2014

School For International Training

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Foreign Language Teacher Assistant, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Promoveu palestras sobre culturalidade Desenvolveu material para os cursos Realizou "language tables" durante o segundo semestre de atuação.

Atividades

  • 01/2014 - 04/2014

    Ensino, Educação Internacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pre-Intermediate Portuguese, Pre-Advanced Portuguese

  • 09/2013 - 01/2014

    Ensino, Educação Internacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Elementary Portuguese, Intermediate Portuguese

2014 - 2014

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor nível II Português para Estrangeiros, Carga horária: 13

Outras informações:
Ministrou aulas para os cursos LET 483 T1 e LET 483 T2.

2012 - 2013

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista FAPEMIG - BGCT IIII, Enquadramento Funcional: BOLSA DE GESTÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrou aulas de Português para Estrangeiros: 2012-2: Let 483 (Português para Estrangeiros I, Turmas 1 e 2); 2013-1: Let 483 (Português para Estrangeiros I) e LET 484 (Português para Estrangeiros II); desenvolveu material didático; ofereceu oficinas de treinamento para a prova do CELPE-Bras.

2011 - 2011

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Professor (curso de extensão), Enquadramento Funcional: Professor de Português como Língua Estrangeir, Carga horária: 8

2009 - 2009

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário de Língua Inglesa

Outras informações:
Professor voluntário no "Projeto de Educação Continuada de Professores de Língua Inglesa" (PECPLI). Atuou ministrando aulas de língua inglesa para os professores participantes do projeto.

2007 - 2008

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Projeto de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Inserido no Programa de Extensão Vestbulando-Cidadão: licenciaturas em parceria com os cursinhos populares , esse projeto teve como objetivo criar uma rede de cooperação mútua entre a direção de cursos especificamente desse caráter e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. No intuito de atender a população estudantil dependente dos cursos pré-vestibulares oferecidos por instituições não-governamentais, almejou-se atenuar a disparidade cultural apresentada pela comunidade, viçosense, enraizada em causas profundas de nível social. Dentro desse intento, forneceu-se aos alunos desses cursinhos o conhecimento básico da língua inglesa, presente nos requerimentos de ingresso de alunos nos principais programas de seleção às universidades. Para o desenvolvimento desse projeto foram utilizadas algumas estratégias metodológicas para se estimular tanto a aprendizagem dos alunos das instituições parceiras, quanto a prática pedagógica do bolsista, enumerando dentre elas: o desenvolvimento de materiais e métodos, questionários avaliativos a respeito do curso na perspectiva de se aprimorarem as técnicas utilizadas; uso de recursos audiovisuais apresentados na forma de oficinas sócio-culturais (músicas, filmes, gravuras), oficinas de leitura e produção de textos. Foi trabalhada também a importância de se desmistificarem as crenças acerca do ensino-aprendizado de uma língua estrangeira, mostrando quão transponíveis são as barreiras sociais em face à autodeterminação do indivíduo na aquisição do conhecimento. Carga Horária Total: 880h

Atividades

  • 04/2016

    Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LET 110 - LÍNGUA INGLESA I - Secretariado Executivo Trilingue (40 horas), LET 113 - FUNDAMENTOS DE LÍNGUA INGLESA - Letras (40 horas), LET 211 - LÍNGUA INGLESA IV - Letras (40 horas), LET 215 - INGLÊS INSTRUMENTAL I - Ciências da Computação (40 horas)

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LET 483 T1 Português para Falantes de Outras Línguas I, LET 483 T2 Português para Falantes de Outras Línguas I

  • 01/2011 - 07/2013

    Ensino, Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros 1 (LET 483), Portugues para Estrangeiros 2 (LET 484), Treinamento para CELPE-BRAS, Elaboraçao de Material Didático - Curso de Portugues para Falantes de Espanhol

  • 03/2007 - 02/2008

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Projeto:.

2013 - 2013

Uptime Comunicação em Inglês

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês., Carga horária: 15

2011 - 2011

Instituto Cultural Brasil Estados Unidos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 10

Outras informações:
de 03/2011 a 06/2011 ministrou aulas para os níveis basico 2, avançado 1 e 2 de 08/2011 a 11/2011 ministrou aulas para os níveis basico 1, intermediario 1 e avançado 2

2010 - 2010

Alabama Language Institute/Gadsden State C. College

Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 1

Atividades

  • 09/2010 - 11/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, TOEFL for Intermediate Students

  • 09/2010 - 11/2010

    Estágios , ALI - Alabama Language Institute.,Estágio realizado, Tutoring as part of "ENG 299: Teaching Practicum", Fall Semester 2010.

2010 - 2010

Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Ponte Nova

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 7

Outras informações:
Professor de Língua Inglesa. 6º, 7º e 8º anos, Ensino Fundamental.

Atividades

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, 6º, 7º e 8º anos

2009 - 2009

FISK - Viçosa

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa

Atividades

  • 03/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Breaking Free (Básico 1): (2:30 semanais)

2007 - 2009

Curso de Extensão em Língua Inglesa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Inglesa

Atividades

  • 08/2009 - 12/2009

    Estágios , Departamento de Letras/UFV.,Estágio realizado, Ministrou aulas para o curso de Extensão de Língua Inglesa (CELIN) para o nível 2I (intensivo).

  • 03/2009 - 06/2009

    Estágios , Departamento de Letras/UFV.,Estágio realizado, Ministrou aulas para os níveis STARTER A e 3A. Carga Horária Total: 110 Horas/Aula.

  • 08/2008 - 11/2008

    Estágios , Departamento de Letras/UFV.,Estágio realizado, Ministrou aulas para os níveis 1B e 2A. Carga Horária Total: 135 Horas/Aula.

  • 03/2008 - 06/2008

    Estágios , Departamento de Letras/UFV.,Estágio realizado, Ministrou aulas para uma turma de nível 1A e uma turma do nível 1B (extensivos). Carga Horária Total: 90 horas/aula.

  • 09/2007 - 12/2007

    Estágios , Departamento de Letras/UFV.,Estágio realizado, Ministrou aula para o nível 1I do Curso de Extensão Língua Inglesa. Carga Horária Total: 75 Horas/aula.

  • 04/2007 - 07/2007

    Estágios , Departamento de Letras/UFV.,Estágio realizado, Ministrou aulas para o nível 1B do Curso de Extensão de Língua Inglesa. Carga Horária Total: 45 Horas/aula.

2009 - 2009

Anglo Pre-Vestibulares Viçosa

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa

Atividades

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês Instrumental - Preparatório (90 minutos semanais)