Gabriela Lotin Nuernberg

Médica psiquiatra e psicoterapeuta, com formação acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS (nota 7 CAPES), sob a orientação do professor Marcelo Fleck.Possuo uma experiência profissional bem diversificada.Trabalho há aproximadamente 15 anos em clínica privada, onde atuo nas áreas de psiquiatria clínica e psicoterapia. No momento estou me aprofundando nos estudos para o diagnóstico clínico de TEA em adultos. Sou professora de psiquiatria do curso de medicina na Unesc. Sou membro do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento. Ainda, trabalhei como professora de psiquiatria do curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) de 2019 a 2020. Também trabalhei como psiquiatra/preceptora de residência médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) de 2014 a 2019. Possuo residência médica em Psiquiatria e em Psicoterapia (R4) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ainda, cursei especialização em Psicoterapia Psicodinâmica pelo Centro de Estudo Luís Guedes em 2011.

Informações coletadas do Lattes em 09/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psiquiatria

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Desfechos clínicos e BDNF em pacientes com doença mental grave durante internação psiquiátrica em hospital geral
, Ano de obtenção: 2016. Marcelo Pio de Almeida Fleck. Coorientador: Neusa Sica da Rocha. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização - Residência médica

2011 - 2012

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Residência médica em: Especialização em Psicoterapia (R4)Número do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Especialização - Residência médica

2008 - 2011

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Residência médica em: PsiquiatriaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Especialização em andamento em AI in Healthcare

2025 - Atual

Stanford University

Especialização em Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica

2011 - 2011

Centro de Estudos Luiz Guedes
Título: Quando as coisas não ocorrem conforme planejamos
Orientador: Fernando Grillo Gomes

Aperfeiçoamento interrompido em 2025 em ADOS-2 Clinical Training

2025 - Atual

University of Maryland School of Medicine, -
Ano de finalização: 2025;Ano de interrupção: 2025

Graduação em andamento em Medicina

2002 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2010 - 2010

O paciente impossível. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos Luiz Guedes, CELG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em III Curso de Extensão sobre Àlcool e Drogas. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2006 - 2007

Estágio no Serviço de Medicina Interna (Bolsista). (Carga horária: 1000h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em ESPANHOL 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em AMBULATÓRIO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA. (Carga horária: 288h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

Estágio no Serviço de Cirurgia Plástica. (Carga horária: 150h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2005 - 2005

Estágio no Serviço de Neurologia. (Carga horária: 210h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE DEFEITOS CONGÊNITOS. (Carga horária: 144h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em PROJETO VIVA SAÚDE. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Estágio de Sutura - Serviço de Cirurgia Plástica. (Carga horária: 144h). , Hospital Cristo Redentor S/A, CRISTO REDENTOR, Brasil.

2003 - 2003

Estágio na Disciplina de Neuroanatomia. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2003

Estágio em Anatomia Humana I. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2000 - 2000

Examination of General Proficiency in English 2000. , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurociência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA.

Organização de eventos

NUERNBERG, GABRIELA LOTIN ; CRUZ, L. . I Simpósio Interdisciplinar de psiquiatria no HMV - Comportamento Suicida no Hospital Geral: Estamos preparados para enfrentá-lo. 2016. (Outro).

Participação em eventos

XIII Congresso Gaúcho De Psiquiatria. 2017. (Congresso).

I Simpósio Interdisciplinar De Psiquiatria Do Hospital Moinhos De Vento - Comportamento Suicida No Hospital Geral: Estamos Preparados Para Enfrentá-Lo?. 2016. (Simpósio).

XXVIII Jornada Sul-Rio-Grandense De Psiquiatria Dinâmica. 2016. (Outra).

Integrating Neuroscience In The Training Of Psychiatrists. 2015. (Seminário).

15th World Congress of Psychiatry. 2011. (Congresso).

I Simpósio de Atualização em Transtorno Obsessivo-Compulsivo. 2011. (Simpósio).

O paciente impossível. 2010. (Outra).

XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica. 2010. (Outra).

XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatri Dinâmica.Associações entre Estilo Defensivo, Relações Objetais e Sintomas Psiquiátricos em Pacientes Encaminhados para Psicoterapia Psicodinâmica em Hospital Geral. 2010. (Outra).

II Simpósio de Neurociência da Esquizofrenia e Transtorno Bipolar. 2009. (Simpósio).

XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2009. (Congresso).

XXIX Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica. 2008. (Outra).

27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Relação entre as características clínicas, demográficas, laboratoriais e assistenciais e a taxa de mortalidade dos pacientes na internação do Serviço de Medicina Interna do HCPA. 2007. (Outra).

27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Perfil assistencial na internação do Serviço de Medicina Interna do HCPA. 2007. (Outra).

27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Avaliação do tempo de permanência hospitalar no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2007. (Outra).

26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso identificam maior risco em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada. 2006. (Outra).

26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Mortalidade e indicadores de mau prognóstico em pacientes acompanhados em clínica multidisciplinar de insuficiência cardíaca em hospital universitário. 2006. (Outra).

26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP) identificam maior risco em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada. 2006. (Outra).

26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Pressão Proporcional de Pulso (PPP) e duração do intervalo QRS: ferramenta simples e acessível para avaliação de risco de mortalidade em pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca. 2006. (Outra).

7° Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Impacto econômico da indicação de dispositivos implantáveis em pacientes com insuficiência cardíaca. 2006. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. Uma ferramenta simples e acessível para avaliação de risco em pacientes com insuficiência cardíaca: duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP).. 2006. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. Mortalidade e indicadores de mau prognóstico em pacientes acompanhados em clínica multidisciplinar de insuficiência cardíaca em hospital universitário.. 2006. (Congresso).

XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. 2006. (Congresso).

XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Impacto econômico da indicação de dispositivos implantáveis para o tratamento da insuficiência cardíaca se utilizados critérios dos principais ensaios clínicos. 2006. (Congresso).

XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Pressão Proporcional de Pulso (PPP) e duração do QRS: ferramenta simples e acessível para avaliação de risco em pacientes com insuficiência cardíaca.. 2006. (Congresso).

XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP) identificam maior risco em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada. 2006. (Congresso).

XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Mortalidade e indicadores de mau prognóstico em pacientes acompanhados em clínica multidisciplinar de insuficiência cardíaca em hospital universitário. 2006. (Outra).

XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Pressão Proporcional de Pulso (PPP) e duração do intervalo QRS: ferramenta simples e acessível para avaliação de risco em pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca. 2006. (Outra).

XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP) identificam maior risco na admissão em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca. 2006. (Outra).

12ª Semana Acadêmica de Medicina do Centro Acadêmico Sarmento Leite.Programa de Monitoramento de Defeitos Congênitos: Experiência do Estudo Colaborativo Latino-Americano de Malformações Congênitas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2005. (Outra).

8° Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 2005. (Congresso).

Hematologia na Prática Clínica. 2005. (Outra).

III Encontro Científico Anual do Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia.Programa de Monitoramento de Defeitos Congênitos: Experiência do Estudo Colaborativo Latino-Americano de Malformações Congênitas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2005. (Encontro).

II Jornada de Arritimias do Hcpa. 2005. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. 2005. (Congresso).

7° Congresso Gaúcho de Clínica Médica e 4° Congresso Gaúcho de Medicina de Urgência. 2004. (Congresso).

X Encontro Gaúcho de Diabetes, II Simpósio de Obesidade do Mercosul e Consenso da SBD - Tratamento das Complicações Agudas do Diabetes no Jovem. 2004. (Congresso).

XII Curso de Atualização em Neurologia. 2004. (Outra).

Atendimento Básico a Emergências - Primeiros Socorros. 2003. (Outra).

Curso de Fisiopatologia. 2003. (Outra).

Curso de Medicina Interna - Módulo I. 2003. (Outra).

II Congresso Gaúcho de Neurologia e Neurocirurgia. 2003. (Congresso).

Como Eu Trato o Ensino da Oncologia Através de Casos Clínicos. 2002. (Outra).

Curso Saúde do Adolescente. 2002. (Outra).

Do Laboratório ao Paciente: As Bases Científicas da Terapêutica. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: André de Oliveira Lopes

CALDIERARO, M. K.; FLORISSI, S.; PIANCA, T. G.;NUERNBERG, G L. ASSOCIAÇÃO ENTRE MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA E SUICIDALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE COMUNITÁRIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Ciências do comportamento) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Primo de Carvalho Alves

SPANEMBERG, L.; CALDIERARO, M. K.;MMBIANCHIN,NUERNBERG, G L. Análise da Gravidade dos Sinais e Sintomas Melancólicos da Depressão Maior Através da Análise de Rasch e sua Associação com Marcadores Biológicos. 2019. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Ciências do comportamento) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

Monitoria

Disciplina de Introdução à Clínica Médica - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2006; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gabriela Lotin Nuernberg;

Monitoria

Disciplinas de Clínica Médica I, Clínica Médica II e Introdução à Clínica Médica - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2005; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gabriela Lotin Nuernberg;

Extensão

Projeto Viva Saúde - Domingo no Brique da Redenção; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gabriela Lotin Nuernberg;

Monitoria

Disciplina de Bioquímica II - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2003; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gabriela Lotin Nuernberg;

Produções bibliográficas

  • NUERNBERG, G L ; AGUIAR, B ; BRISTOT, G ; FLECK, M P ; ROCHA, N S . Brain-derived neurotrophic factor increase during treatment in severe mental illness inpatients. Translational Psychiatry , v. 6, p. e985, 2016.

  • NUERNBERG, Gabriela L. ; BAEZA, FERNANDA L. ; FLECK, MARCELO P. ; ROCHA, NEUSA S. . Outcomes of inpatients with severe mental illness: a naturalistic descriptive study. REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA , v. 38, p. 141-147, 2016.

  • TECHE, STEFANIA PIGATTO ; NUERNBERG, GABRIELA LOTIN ; SORDI, ANNE ORGLER ; SOUZA, LÍVIA HARTMANN ; REMY, LYSA ; CERESÉR, KEILA MARIA MENDES ; ROCHA, NEUSA SICA . Measurement Methods of BDNF Levels in Major Depression: A Qualitative Systematic Review of Clinical Trials. Psychiatric Quarterly , v. 84, p. 485-497, 2013.

  • GARCIA, DIEGO LIBRENZA ; SANSONOWICZ, TATIANA KLAUS ; NUERNBERG, GABRIELA LOTIN ; FLECK, MARCELO PIO DE ALMEIDA ; ROCHA, NEUSA SICA DA . Spirituality in psychiatric consultation: health benefits and ethical aspects. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso) , v. 35, p. 335-336, 2013.

  • MMBIANCHIN, ; Bragatti, J.A. ; TORRES, C. M. ; NUERNBERG, Gabriela L. ; RIEDER, C. R. . Decreased serum BDNF levels in patients with epileptic and psychogenic nonepileptic seizures. NEUROLOGY (ONLINE) , v. 76, p. 1772-1772, 2011.

  • BECK DA SILVA, Luís ; GOLDRAICH, Lívia ; BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; NUERNBERG, Gabriela L. ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Pulse Pressure and QRS Width Evaluation as an Inexpensive Tool for Heart Failure Assessment. Congestive Heart Failure , v. 15, p. 222-227, 2009.

  • GREVET, E. H. ; NUERNBERG, G L ; SCHESTATSKY, G. ; CORDIOLI, A. V. . O local onde ocorrem as psicoterapias: descrevendo os diferentes settings psicoterápicos. In: Aristides Volpato Cordioli, Eugenio Horacio Grevet. (Org.). Psicoterapias: Abordagens Atuais. 4ed.Porto Alegre: Artmed - GrupoA, 2018, v. 1, p. 100-.

  • NUERNBERG, G L ; LOVATO, L. M. ; CORDIOLI, A. V. . Psicoterapias no tratamento dos transtornos relacionados ao transtorno obsessivo-compulsivo. In: Aristides Volpato Cordioli; Eugenio Horacio Grevet. (Org.). Psicoterapias: Abordagens Atuais. 4ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. 1, p. 500-.

  • NUERNBERG, GABRIELA LOTIN ; CORDIOLI, AV . Dapoxetina - Informações medicamentosas. In: Cordioli, AV; Gallois, CB; Isolan, L. (Org.). Psicofármacos: Consulta Rápida. 5ed.Porto Alegre: Grupo A, 2015, v. , p. 60-.

  • NUERNBERG, G L ; CORDIOLI, AV . Rimonabanto - Informações medicamentosas. In: Aristides Volpato Cordioli; Carolina B. Gallois, Luciano Isolan. (Org.). Psicofármacos - Consulta Rápida. 5ed.Porto Alegre, RS: Artmed - GrupoA, 2015, v. 1, p. 110-.

  • CORDIOLI, AV ; NUERNBERG, Gabriela L. . Dapoxetina - Informações medicamentosas. In: Aristides Volpato Cordioli. (Org.). Psicofármacos - Consulta Rápida. 4ªed.Porto Alegre: Artmed, 2011, v. , p. 100-.

  • NUERNBERG, G L ; CORDIOLI, AV . Rimonabanto - Informações medicamentosas. In: Aristides Volpato Cordioli. (Org.). Psicofármacos - Consulta Rápida. 4ªed.Porto Alegre: Artmed - GrupoA, 2011, v. , p. 110-.

  • NUERNBERG, Gabriela L. . Síndrome de Edwards: Trissomia do 18. In: Júlio César Loguercio Leite; Lucas Otmar Dewes; Roberto Giugliani. (Org.). Manual de Defeitos Congênitos. 1ed.Porto Alegre: Livre, 2007, v. , p. 59-61.

  • Schaf, DV ; Hauck, S. ; Goi, JD ; Cordini, KL ; TORRES, M. B. ; Sordi, A.O. ; KREISCHE, F. ; Souza, LH ; Barcelos, MT ; TECHE, S. P. ; Hartmann, I.B. ; NUERNBERG, Gabriela L. ; Ceitlin, LF . Associação entre estilo defensivo, relações objetais e sintomas psiquiátricos em pacientes encaminhados para psicoterapia psicodinâmica em hospital geral.. In: : XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica, 2010, Gramado, RS. Anais da XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica, 2010.

  • ROCHA, N. S. ; NUERNBERG, G L . Multiple Psychiatric Readmissions and Quality of Life of patients with severe mental illness. In: 20th Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research, 2013, Miami, Fl, EUA. Abstracts - 20th Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research. Netherlands: Springer Netherlands - Quality of Life Research, 2013. v. 22. p. 1-137.

  • Schaf, DV ; Sordi, A.O. ; KREISCHE, F. ; NUERNBERG, Gabriela L. ; Souza, LH ; Hartmann, I.B. ; Barcelos, MT ; TECHE, S. P. ; Ceitlin, LF . Impacto da psicoterapia psicodinâmica na percepção da qualidade de vida, estilo defensivo e sintomatologia de pacientes atendidos no ambulatório de psiquiatria de um hospital geral: um estudo longitudinal naturalístico. In: : XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica, 2010, Gramado, RS. Anais da XXV Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica, 2010.

  • STELLA, S. F. ; DUNCAN, Michael S. ; WESTPHAL, Douglas ; NUERNBERG, Gabriela L. ; BARCELLOS, Pedro T. ; SEEWALD, Rafael A. ; CROCETTA, Rafaela ; FAULHABER, Gustavo ; SELIGMAN, Beatriz . Perfil assistencial na internação do Serviço de Medicina Interna do HCPA. In: 27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2007, Porto Alegre. Revista do Hospital de Cínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2007. v. 27. p. 115.

  • STELLA, S. F. ; WESTPHAL, Douglas ; NUERNBERG, Gabriela L. ; DUNCAN, Michael S. ; BARCELLOS, Pedro T. ; SEEWALD, Rafael A. ; CROCETTA, Rafaela ; FAULHABER, Gustavo ; SELIGMAN, Beatriz . Avaliação do tempo de permanência hospitalar no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. In: 27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2007, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2007. v. 27. p. 114-114.

  • STELLA, S. F. ; WESTPHAL, Douglas ; NUERNBERG, Gabriela L. ; DUNCAN, Michael S. ; BARCELLOS, Pedro T. ; SEEWALD, Rafael A. ; CROCETTA, Rafaela ; FAULHABER, Gustavo ; SELIGMAN, Beatriz . Relação entre as características clínicas, demográficas, labortatoriais e assistenciais e a taxa de mortalidade dos pacientes na internação do Serviço de Medicina Interna do HCPA. In: 27ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2007, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicasde Porto Alegre, 2007. v. 27. p. ***.

  • BECK DA SILVA, Luís ; BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; NUERNBERG, Gabriela L. ; ZUCCO, Antonio ; COSTA, Tiago G. ; FETT, Paulo ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Impacto econômico da indicação de dispositivos implantáveis para o tratamento da insuficiência cardíaca se utilizados critérios dos principais ensaios clínicos. In: XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2006, Gramado. Livro de Resumos do XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2006. p. 17.

  • BECK DA SILVA, Luís ; GOLDRAICH, Lívia ; ROSSI, Gabriela ; BONZANINI, Laísa ; NUERNBERG, Gabriela L. ; COSTA, Tiago G. ; FETT, Paulo ; ZUCCO, Antonio ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Pressão Proporcional de Pulso (PPP) e duração do QRS: ferramenta simples e acessível para avaliação de risco em pacientes com insuficiência cardíaca.. In: XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2006, Gramado. Livro de Resumos do XVI Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul, 2006. p. 16.

  • NUERNBERG, Gabriela L. ; BECK DA SILVA, Luís ; BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; COSTA, Tiago G. ; FETT, Paulo ; ZUCCO, Antonio ; GOLDRAICH, Lívia ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP) identificam maior risco em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada. In: 26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2006. v. 26. p. 71-72.

  • NUERNBERG, Gabriela L. ; BECK DA SILVA, Luís ; BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; COSTA, Tiago G. ; FETT, Paulo ; ZUCCO, Antonio ; GOLDRAICH, Lívia ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP) identificam maior risco em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada. In: 26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2006. v. 26. p. 71-72.

  • BONZANINI, Laísa ; BECK DA SILVA, Luís ; ROSSI, Gabriela ; NUERNBERG, Gabriela L. ; GOLDRAICH, Lívia ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Pressão Proporcional de Pulso (PPP) e duração do intervalo QRS: ferramenta simples e acessível para avaliação de risco de mortalidade em pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca. In: 26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2006. v. 26. p. 71-71.

  • ROSSI, Gabriela ; BECK DA SILVA, Luís ; BONZANINI, Laísa ; NUERNBERG, Gabriela L. ; AGUIAR, Wolfgang W.S. ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Mortalidade e indicadores de mau prognóstico em pacientes acompanhados em clínica multidisciplinar de insuficiência cardíaca. In: 26ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2006, Porto Alegre. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2006. v. 26. p. 77-77.

  • BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; NUERNBERG, Gabriela L. ; GOLDRAICH, Lívia ; BECK DA SILVA, Luís ; ROHDE, Luís Eduardo . Pressão Proporcional de Pulso (PPP) e duração do intervalo QRS: ferramenta simples e acessível para avaliação de risco em pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVIII Salão de Iniciação Científica e XV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre, 2006. p. 567-568.

  • ROSSI, Gabriela ; BONZANINI, Laísa ; NUERNBERG, Gabriela L. ; AGUIAR, Wolfgang W.S. ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Mortalidade e indicadores de mau prognóstico em pacientes acompanhados em clínica multidisciplinar de insuficiência cardíaca em hospital universitário. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006. p. 618.

  • BECK DA SILVA, Luís ; GOLDRAICH, Lívia ; BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; NUERNBERG, Gabriela L. ; ZUCCO, Antonio ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Uma Ferramenta Simples e Acessível para Avaliação de Risco em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP).. In: V Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, 2006, Goiânia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Goiânia, 2006. v. 87. p. 6-6.

  • ROSSI, Gabriela ; BONZANINI, Laísa ; NUERNBERG, Gabriela L. ; AGUIAR, Wolfgang W.S. ; BECK DA SILVA, Luís ; ROHDE, Luís Eduardo ; CLAUSELL, Nadine . Mortalidade e indicadores de mau prognóstico em pacientes acompanhados em clínica multidisciplinar de insuficiência cardíaca em hospital universitário. In: V Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, 2006, Goiânia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Goiânia, 2006. v. 87. p. 15.

  • NUERNBERG, Gabriela L. ; GOLDRAICH, Lívia ; BONZANINI, Laísa ; ROSSI, Gabriela ; COSTA, Tiago G. ; FETT, Paulo ; BECK DA SILVA, Luís . Duração do QRS e Pressão Proporcional de Pulso (PPP) identificam maior risco na admissão em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos do XVIII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006. p. 567-567.

  • NUERNBERG, G L . Manejo dos distúrbios de humor no paciente pós-AVE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUERNBERG, GABRIELA LOTIN . O que fazer para não entrar em depressão na época de festas de fim de ano?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUERNBERG, G L . Exercício Físico - Um aliado da saúde mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NUERNBERG, G L . Psiquiatria para o clínico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

NUERNBERG, G L . Tristeza, depressão e Final de Ano. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NUERNBERG, G L . Suicídio e saúde mental no ambiente universitário. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NUERNBERG, G L . Saudade: como viver este sentimento positivamente. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NUERNBERG, G L . JA Ideias: O que fazer para não entrar em depressão na época de festas de fim de ano?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NUERNBERG, G L . Estresse no ambiente de trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NUERNBERG, G L . Dia Internacional da Dança: conheça os benefícios da prática para saúde. 2019; Tema: Estilo de VIda. (Blog).

NUERNBERG, GABRIELA LOTIN . Dra Gabriela Lotin Nuernberg - Psiquiatra e psicoterapeuta - PhD em Psiquiatria. 2016; Tema: Psiquiatria e Psicoterapia. (Site).

NUERNBERG, GABRIELA LOTIN . O que o psicólogo deve saber sobre Psiquiatria. 2015. .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Formação de Multiplicadores para a Prevenção da Violência no Trabalho, Descrição: O projeto "Formação de Multiplicadores para a Prevenção da Violência no Trabalho" será desenvolvido através da realização de oficinas com funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e apresenta os seguintes objetivos: sensibilizar para a temática da violência no trabalho, incentivando a troca de conhecimentos e vivências; formar e capacitar multiplicadores para promover a prevenção e instrumentalizar quanto aos riscos e às condutas em situações de violência. O projeto é desenvolvido pela equipe do Programa de Saúde Mental do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Lotin Nuernberg - Coordenador / Desiree Luzardo Cardoso - Integrante / Ana Luiza Poersch - Integrante / Fabio Fernandes Dantas FIlho - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Avaliação e seguimento de pacientes com doença mental severa (DMS): fatores diagnósticos, prognósticos e de tratamento e sua associação com marcadores biológicos, Descrição: Os elevados índices de doenças mentais severas (DMS) têm desafiado o sistema público de saúde, por contribuírem para injúrias acidentais e não-acidentais, e por estarem associados a fatores de risco para doenças crônicas como tabagismo, atividade reduzida, dieta pobre, hipertensão. Este projeto desenvolve-se com vistas a identificar marcadores biológicos associados às DMS, além de fatores diagnósticos, prognósticos e de tratamento. Também objetiva acompanhar estes pacientes, avaliando a continuidade de seu tratamento e buscando avaliar a sua associação com re-internações e outros fatores que influenciam o prognóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriela Lotin Nuernberg - Integrante / Marcelo Pio de Almeida Fleck - Coordenador / neusa sica da rocha - Integrante.

Prêmios

2006

3° Melhor Tema Livre no Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, GEIC - Sociedade Brasileira de Cardiologia..

2006

Menção Honrosa de melhor trabalho de apresentação oral da 26ª Semana Científica, Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA.

2006

Destaque na sessão Cardiologia do XVIII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2005

Destaque na categoria Melhor Pôster da Mostra de Iniciação Científica da 12ª Semana Acadêmica de Medicina, Centro Acadêmico Sarmento Leite - Faculdade de Medicina - UFRGS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital Moinhos de Vento. , Rua Santa Catarina, 93, Comerciário, 88802260 - Criciúma, SC - Brasil, Telefone: (48) 991151704

Experiência profissional

2010 - Atual

Dra Gabriela Lotin Nuernberg - psiquiatria e psicoterapia, DRA GLN

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médica psiquiatra e psicoterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Consultório Médico localizado na Av. Mariland, 907 sala 603, Porto Alegre, RS e Clínica ARKOS - Rua Santa Catarina, 93, Criciúma, SC - Atendimento clínico e psicoterápico.

2023 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2022 - 2023

Prefeitura Municipal de Criciúma, PM/Criciúma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuando no CAPS infantil

2014 - 2019

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 30

2019 - 2020

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível I, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor da Faculdade de Medicina - UNISINOS

2019 - 2019

Prefeitura Municipal de Itajaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 15

Outras informações:
CAPS II adulto

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado/pesquisadora

2014 - Atual

Hospital Moinhos de Vento

Vínculo: Membro do Corpo Clínico, Enquadramento Funcional: Psiquiatra

2012 - 2012

Instituto Contemporâneo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da pós-graduação em Psicologia, Carga horária: 4

Outras informações:
Validação do MEC da Pós-graduação em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, disciplina de Nosologia Psiquiátrica.

2012 - 2012

Fundação Universitária Mário Martins

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Seminários de Psicofarmacologia para Residência Médica em Psiquiatria

2011 - 2012

ANGLO PRÉ-VESTIBULAR

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Psiquiatra

2014 - 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARICÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica Psiquiatra, Carga horária: 10

2012 - 2014

Prefeitura Municipal de Nova Hartz, PM/Nova Hartz

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 12