Maria Agnolia Teixeira Gardino

Possui Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca - CESAMA,Graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL e Graduação em Design de Interiores- IFAL ao qual fez parte do Núcleo de Pesquisa em Design (NPDesign)e . Atualmente é Docente na Instituição Maurício de Nassau, atuando nos Cursos Técnicos de Comunicação Visual , Pré- Impressão Gráfica e Design de Embalagem,ministrando as disciplinas de Introdução ao Planejamento Visual e Projeto Gráfico, Produção Gráfica Editorial , Projeto de Publicação de Editoriais, Projeto de Conclusão de Curso, Serigrafia e Projeto Integrador.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura

2010 - 2011

Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca
Título: Considerações sobre o professor leitor e a sua prática pedagógica
Orientador: Rosatricia da Silva Moura

Graduação em andamento em Design de Interiores

2010 - Atual

Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Título: Design & Psicologia: Análise Elementares para Elaboração de Projetos
Orientador: Nádia Mara da Silveira

Graduação em letras portugues literatura

2001 - 2006

Universidade Federal de Alagoas
Título: Considerações sobre o professor leitor e a sua prática pedagógica
Orientador: Adna de Almeida Lopes

Curso técnico/profissionalizante em MAGISTÉRIO

1996 - 1998

Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Curso técnico/profissionalizante em CONTABILIDADE E CUSTO

1994 - 1996

Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Formação complementar

2009 - 2009

Extensão universitária em FILOSOFIA LATINO AMERICANA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em WEBDESIGN. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Desenvolvimento de Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Estudos da Habitação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PROJETO DE PUBLICAÇÃO E EDITORIAL.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: DESIGN DE INTERIORES.

Produções bibliográficas

  • GARDINO, M. A. T. ; AS INTERFACES DO DESIGN DE INTERIORES E A LINGUAGEM UTILIZADA EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS NOS ANOS 90. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GARDINO, M. A. T. ; APLMOB+TECNOLOGIA LIMPA PARA ESTOFADOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

GARDINO, M. A. T. ; CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ANOS 90 X DESIGN. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Faculdade Maurício de Nassau de Maceió

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, PRÉ IMPRESSÃO GRÁFICA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO VISUAL, PROJETO INTEGRADOR I, PROJETO INTEGRADOR II, PROJETO INTEGRADOR III, SERIGRAFIA

  • 08/2014

    Ensino, DESIGN DE EMBALAGEM, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, DESIGN DE EMBALAGEM, INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO VISUAL E PRODUÇÃO GRAFICA, PROJETO INTEGRADOR I, PROJETO INTEGRADOR II

  • 10/2013

    Ensino, COMUNICACÃO VISUAL, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO VISUAL E PRODUÇÃO GRÁFICA, Produção Gráfica Editorial, Projeto de Publicação de Editoriais, PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO II, PROJETO IDENTIDADE VISUAL E SINALIZAÇÃO

2013 - 2014

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
A presente pesquisa se propõe a organizar e sistematizar conteúdos e imagens relacionados aos estilos decorativos no campo do design, tema importante para a área de design de interiores, de modo a garantir maior dinâmica de conteúdos em sala de aula entre professores e alunos, no âmbito da comunidade escolar e grupo de pesquisa. Além de debate teórico interdisciplinar sobre as características dos estilos decorativos e suas relações com espaços, tempos, técnicas e culturas. A caracterização imagética de cada estilo e sua organização em forma de glossário possibilita a discussão sobre o interior e seu cotidiano e poderá ser utilizada como fonte de pesquisa em diversas abordagens (psicológicas, filosóficas, antropológicas, sociológicas e históricas). Dessa forma, a pesquisa disponibilizará material impresso e digital em forma de glossário que ajudará não somente aos professores mas, principalmente, aos alunos, em reflexões direcionadas à apreensão de conteúdos e fixação das características de cada estilo decorativo. .

2012 - 2012

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
A presente pesquisa se propõe a organizar e sistematizar conteúdos e imagens publicados em periódicos que integram o acervo do Núcleo de Pesquisa do curso de Design de Interiores do IFAL relacionados ao design de interiores para garantir maior dinâmica de conteúdos em sala de aula, no âmbito da comunidade escolar, grupo de pesquisa e professores. A meta dessa metodologia possibilita o debate teórico interdisciplinar sobre as características pertinentes aos ambientes internos em cada período, pertinentes às décadas, 70, 80, 90 e 2000. Todos os periódicos que serão utilizados na pesquisa são provenientes de doação já efetuadas por professores e alunos..

2011 - 2011

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudo de IC vinculado ao Programa APLmob+ 2011 do NPDesign/IFAL que objetiva promover pesquisas aplicadas à produção local de móveis nas empresas do APL de Móveis do Agreste do Estado de Alagoas para melhoria dos processos produtivos e produtos, visando o não desperdício de materiais e o uso adequado às demandas de mercado, através do design sustentável e da tecnologia limpa..

Atividades

  • 02/2013 - 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MACEIO, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MACEIO, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2011 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MACEIO, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2008

EDITORA E COMERCIO DE LIVROS JURIDICOS LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 44

2006 - 2007

Rcl Obras e Servicos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: RECEPCIONISTA, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal

2005 - 2006

Centro de Integração Empresa Escola

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal

2004 - 2005

SERVITIUM LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: auxiliar de processamento de dados, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal

2004 - 2004

cactus locação de mão de obra

Vínculo: , Enquadramento Funcional: bancario temporário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal

2004 - 2004

TREVISAN LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: bancario temporário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal

2003 - 2004

Worktime Assessoria Empresarial

Vínculo: , Enquadramento Funcional: auxiliar de processamento de dados, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal

2001 - 2003

Tecnocoop

Vínculo: cotista, Enquadramento Funcional: auxiliar de processamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimentos a clientes na Caixa Econômica Federal