Marciana Bizerra de Morais
Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Graduada em Psicologia com especialização em Neuropsicologia pela UniCatólica do Rio Grande do Norte (FCRN), capacitação em Psicopedagogia pela Rede Sarah (Brasília-DF), formação em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar (SP) e luto (Apego e Perdas, em andamento). Mestra em Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Doutora em Biotecnologia/RENORBIO pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui pós-doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), em que atuou na formação de recursos humanos, principalmente na orientação de estudantes da Pós-Graduação. Atualmente atua como docente da UniCatólica do Rio Grande do Norte. Na área de Biotecnologia possui experiência com ênfase em Biotecnologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento de plantas in vitro, tolerância de plantas ao estresse abiótico e proteômica de plantas. Em Psicologia atua em temas relacionados a Cuidados Paliativos ao luto e sofrimento humano nos cenários de saúde. É autora ou co-autora de trabalhos publicados em periódicos especializados e capítulos publicados em livros.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO
2013 - 2017
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Proteômica diferencial e resposta do metabolismo oxidativo no potencial fitorremediador de Lemnaceae
Tercilio Calsa Junior. Coorientador: Lilia Gomes Willadino. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)
2011 - 2013
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Ação combinada de fatores abióticos de estresse em variedades de cana-de-açúcar: variáveis fisiológicas e bioquímicas
, Ano de Obtenção: 2013.Lilia Gomes Willadino.Coorientador: Ricardo Antunes de Azevedo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Especialização em Neuropsicologia
2021 - 2022
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
Título: Reabilitação cognitiva em pacientes idosos que sobrevivem à covid com sequelas graves
Orientador: Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz
Aperfeiçoamento em Curso Avançado de Psicologia em Cuidados Paliativos
2023 - 2023
Casa do Cuidar Prática Ensino Cuidados Paliativos, Casa do Cuidar
Título: Relatório de Vida. Ano de finalização: 2023
Orientador: Maria Flávia Vieira
Graduação em Psicologia
2019 - 2024
UNICATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
Título: E se eu morrer amanhã? Um diálogo sobre a finitude e o cuidado integral do ser.
Orientador: Maria Flávia Vieira da Silva
Graduação em Ciências Biológicas
2006 - 2010
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Percepção de alunos do 3ª ano do ensino médio sobre energia, biocombustíveis e biodiesel
Orientador: Cynthia Cavalcanti de Albuquerque
Pós-doutorado
2017 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Outros, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.
Formação complementar
2024 - 2024
Psicologia na área de Cuidados Paliativos no Hospital da Liga de Mossoró. (Carga horária: 75h). , Hospital da Liga de Mossoró, LIGA MOSSORÓ, Brasil.
2023 - 2023
Abordagem Domiciliar de Pacientes em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNASUS, Brasil.
2023 - 2023
Programa de Capacitação Profissional na Área de Psicopedagogia. (Carga horária: 40h). , Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, SARAH, Brasil.
2017 - 2017
Técnicas para análises histológicas de tecidos de plantas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Preparo de amostras para microscopia de luz. (Carga horária: 4h). , Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XV CBFV, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação de tutores à distância. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação de tutores à distância. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Anál. histológicas como ferramenta p/ fisiologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2012 - 2012
1º Curso Teórico-prático em Análise Proteômica. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia Científica ao Alcance de Todos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2010 - 2010
Lingua Inglesa Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2009 - 2009
Tóp de Espec. de Massa e Int. Bioinf. em proteoma. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Met. para Avaliar o Pot. Fisiológico das Sementes. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Educação Ambiental no Bioma Caatinga. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2008
Técnicas Laborat. Avançad. em Química de Proteínas. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2007 - 2007
Educação para convivência com o Semiárido. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2006
Métodos de Pesq de Comportamente e Ecologia Animal. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Pteridófitas da Caatinga. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Cultura de Tecidos Vegetais.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia vegetal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Proteômica de plantas.
Organização de eventos
MORAIS, Marciana . Jornada de Psicologia. 2024. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . I Encontro Literário ? Biblioteca Dom Mariano Manzana. 2024. (Outro).
MORAIS, Marciana . IV Congresso Nacional de Ciência e Educação. 2023. (Congresso).
MORAIS, Marciana Bizerra de . III Congresso Nacional de Ciências e Educação. 2022. (Congresso).
MORAIS, Marciana Bizerra de . II Congresso Nacional de Ciências e Educação. 2021. (Congresso).
MORAIS, Marciana Bizerra de . I Encontro Regional de Ciências e Biotecnologias do Semiárido - I EnCBiotec do seminário. 2019. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas. 2013. (Congresso).
MORAIS, Marciana Bizerra de . XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX 2011. 2011. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . VI Seminário Sobre o Meio Ambiente de Mossoró. 2008. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . XV Encontro de Pesquisa e Extensão. 2008. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . I Simpósio de Biologia do Rio Grande do Norte. 2008. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . 4º Salão de Iniciação Científica e X Simpósio de Pesquisa e Extensão. 2008. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . I Ciclo de Seminários dos Grupos de Pesquisa. 2008. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . XIV Encontro de Pesquisa e Extensão. 2007. (Outro).
MORAIS, Marciana Bizerra de . I Seminário regional de Educação Ambiental para o semiárido brasileiro e Encontro Paraibano de Educação Ambiental. 2007. (Outro).
Participação em eventos
VIII Congresso Naciona e IV Internacional de Oncologia. 2024. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos. 2024. (Congresso).
35ª Reunião Nordestina de Botânica. 2017. (Outra).
Fórum de oportunidades e negócios em biotecnologia. 2016. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Identificação de proteínas de lentilha d'água (Lemna sp.) cultivadas in vitro sob light-emitting diode (LED). 2015. (Congresso).
GE Day na FIOCRUZ Aggeu Magalhães. 2014. (Outra).
I Simpósio de fisiologia vegetal na UAG. 2014. (Simpósio).
I Simpósio Regional de Melhoramento Genético de Plantas. 2013. (Simpósio).
VI Seminário Estadual de Biotecnologia e Home Show. 2013. (Seminário).
XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas. METABOLISMO OXIDATIVO DE UMA VARIEDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR (RB855453) SUBMETIDA AO ESTRESSE MÚLTIPLO. 2013. (Congresso).
III Seminário Nacional de Biofábricas de Plantas - Inovações Tecnológicas e Desafios do Novo Cenário. 2012. (Seminário).
XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX 2011.Comportamento do sistema antioxidativo da variedade RB 872552 de cana-de-açúcar submetida ao estresse hídrico. 2011. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. Atividade da catalase e peroxidase em raízes de plantas de Saccharum ofifcinarum Linn (Poaceae) submetidas a diferentes concentrações de NaCl. 2011. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC. Influência do hipoclorito de sódio no controle da contaminação bacteriana em explantes de pinhão manso (Jatropha curcas L.). 2010. (Congresso).
VI Salão de Ininiação Científica da UERN -VI SIC.Anais do VI Salão de Iniciação Científica da UERN- VI SIC. 2010. (Outra).
II Ciclo de Seminários do Grupo de Pesquisa Monitoramento e Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido.Estudos preliminares do protocolo de micropropagação do pinhão-manso (Jatropha curcas) de Autoria de Farias (2008).. 2009. (Seminário).
III Ciclo de Seminário dos Grupos de Pesquisa "Moitoramento e Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido" e "Nutrição e Saúde"."Oleaginosas: Desafio X Solução. 2009. (Seminário).
III Mostra de Ensino de Prática de Ensino da FANAT.Experimentação: Separação dos pegmentos fotossintéticos por cromatrografia de papel. 2009. (Encontro).
V Encontro de Prática Educativa do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.Concepções dos alunos recém-ingressos e dos formandos em licenciatura em CIências Biológicas acerca de tmas relacionados à Biofísica ultilizados no cotidiano.. 2009. (Encontro).
V Salão de Iniciação Científica da UERN - V SIC UERN.Avaliação de Diferentes Métodos de Propagação de Sapindus Saponaria e Auxemma Oncocalyx. 2009. (Outra).
XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Influência do Ácido Sulfúrico na Superação de Dormência de Sapindus saponaria (saboneteira). 2009. (Congresso).
31º Reunião Nordestina de Botânica. 2008. (Congresso).
59º Congresso Nacional de Botânica. INFLUÊNCIA DA CEFALEXINA NO CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO BACTERIANA EM EXPLANTES DE LIPPIA GRACILIS SCHAUER. 2008. (Congresso).
I Ciclo de Seminários do Grupo de Pesquisa Monitoramento e Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido.Efeito de óleos essenciais de plantas do gênero Lippia sobre fungos contaminantes encontrados na micropropagação de plantas" ( Oliveira et el. 2008). 2008. (Seminário).
II Encontro de Prática Educativa do Curso e Licenciatura em Ciências Biológicas.Apresentação das práticas Pedagógicas. 2008. (Encontro).
III Encontro de Prática Educativa do Curso e Licenciatura em Ciências Biológicas.Modelos Didáticos. 2008. (Encontro).
I Simpósio de Biologia do Rio Grande do Norte.CONTROLE DA OXIDAÇÃO NO CULTIVO IN VITRO DE Lippia gracilis SCHAUER. 2008. (Simpósio).
IV SImpósio Brasileiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido. 2008. (Simpósio).
7° Semana de Meio Ambiente. 2007. (Encontro).
I Encontro de Prática Educativa do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.Apresentação das práticas Pedagógicas. 2007. (Encontro).
I Seminário Regional de Educação Ambiental para o Semiárido Brasileiro e Encontro Paraibano de Educação Ambiental. 2007. (Seminário).
IX Simpósio de Pesquisa e Extensão/XIV Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE.Análise qualitativa de macroinvertebrados bentônicos associados ao sedimento do poço São João, São João do Cariri-PB. 2007. (Encontro).
VII CONUERN. 2007. (Encontro).
V Seminário Sobre Meio Ambiente de Mossoró. 2007. (Seminário).
Reunião Nordestina de Botânica. 2006. (Encontro).
Seminário Novas Liberdades. 2006. (Seminário).
XIII Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE.Invertebrados Bentônicos associados ao sedimento de um poço temporário (Poço São João) no biênio 2002-2003. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de; VASCONCELOS, Cláudio Lopes;MORAIS, Marciana Bizerra de. Estudo comparativo sobre rendimento, aspectos fisioquímicos e composição química do óleo essencial de Croton blanchetianus Baill (Euphorbiaceae). 2023. Dissertação (Mestrado em Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
COSTA, Hosana Mirelle Goes e Silva;MORAIS, Marciana Bizerra de; ARAUJO, Francisca Marta Machado Casado de; CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera. O uso das plantas medicinais na atenção primária da saúde. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, Mayron Alves;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de; TEIXEIRA, Edson Holanda;MORAIS, Marciana Bizerra de. Atividade antifúngica e antibiofilme do óleo essencial de Lippia gracilis (Verbenaceae). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ULISSES, CLAUDIA; SILVA, Gheysa Coelho; SOUZA, Lindomar Maria de;MORAIS, Marciana Bizerra de. Uso do ácido salicílico como indutor da aclimatação ao déficit hídrico em genótipos de Phaseolus lunatus l. (Feijão-fava). 2020. Dissertação (Mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MARQUES, Regina Célia Pereira; FALCAO, Dayseanne Araújo;MORAIS, Marciana Bizerra de; BANDEIRA, R. A. F.. Microbiologia no ensino médio: proposta de sequência didática para a segurança alimentar nas aulas de biologia. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ULISSES, CláudiaMORAIS, Marciana Bizerra deALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de. Influência de fungos micorrízicos arbusculares no desenvolvimento de Lippia gracilis submetida a diferentes regimes hídricos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
TORRES, Salvador Barros; BENEDITO, Clarisse Pereira;MORAIS, Marciana Bizerra de; SA, Francisco Vanies da Silva; SILVA, Givanildo Zildo da. Ação de atenuadores na atividade antioxidante e tolerância de cultivares de melancia submetidas aos estresses hídrico e salino. 2024. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
WADT, L. H. O.; SANTOS, M. S.; EVARISTO, G. P. C.; PEDROZO, C. A.;MORAIS, M. B.. Resinagem em castanheiras (Bertholletia excelsa bonpl): características da resina e efeito na produção de frutos. 2024. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em biodiversidade e biotecnologia - Rede Bionorte) - Universidade Federal de Rondônia.
DIAS, Nildo da Silva; OLIVEIRA, Andre Moreira; MEDEIROS, Eduardo Cezar; PEREIRA, Kleane Targino de Oliveira;MORAIS, Marciana Bizerra de; MOREIRA, Rômulo Carantino Lucena. Fungo micorrizico arbuscular gigaspora albida como atenuadores do estresse salino no cultivo de milho (Zea Mais L.) crioulo. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
TORRES, Salvador Barros; DIAS, Nildo da Silva; BENEDITO, Clarisse Pereira; SOARES, Laureane Almeida dos Anjos;MORAIS, Marciana Bizerra de. Produção de mudas de meloeiro: efeitos do tratamento de sementes com atenuadores de estresse salino e efluente de psicultura. 2021. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
TORRES, Salvador Barros;MORAIS, Marciana Bizerra de; OLIVEIRA, Francisco Assis de Oliveira; BENEDITO, Clarisse Pereira; PAIVA, Emanuela Pereira. Respostas fisiológicas e bioquímicas de pepino sob estresses abióticos. 2021. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MORAIS, Patrícia Lígia Dantas de; GURGEL, Marcelo Tavares; NUNES, Glauber Henrique de Sousa;MORAIS, Marciana Bizerra de; FEITOZA, Josivan Barbosa Menezes. Desempenho fisiológico e bioquímico do meloeiro submetido a salinidade da água de irrigação. 2019. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
CAMARA, Terezinha Rangel;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de; MEUNIER, Isabelle Maria Jaqueline;MORAIS, Marciana Bizerra de; MELO FILHO, Péricles Albuquerque. Estratégias fisiológicas à restrição hídrica de Cnidoscolus quercifolius Pohl com e sem tricomas. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
DIAS, Nildo da Silva; OLIVEIRA, Andre Moreira; MEDEIROS, Eduardo Cezar;MORAIS, Marciana Bizerra de. Fungo micorrizico arbuscular gigaspora albida na fisiologia, crescimento e balanço nutricional de milho crioulo em função da salinidade e fungo micorrízico arbuscular Gigaspora albida na bioquímica e atividade antioxidante de milho crioulo sob salinidade. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
CUNHA, Patrícia Carneiro da; MIRANDA, Maria Raquel Alcântara;MORAIS, Marciana Bizerra de. Effect of salicylic and jasmonic acid on cherry tomato growth, physiology and fruit quality under saline stress. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MORAIS, Patrícia Lígia Dantas de;MORAIS, Marciana Bizerra de; SILVEIRA, Lindomar Maria da. Artigo 1 - Diversidade genética de genótipos de Tacinga inamoena coletados no Estado do Rio Grande do Norte Artigo 2 - Variabilidade genética de Tacinga inamoena (K. Schum.) N.P. Taylor & Stuppy com base em marcadores RAPD. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
MORAIS, Patrícia Lígia Dantas de;MORAIS, Marciana Bizerra de. Artigo 1 - Diversidade genética de Cereus jamacaru ultilizando descritores morfoquímicos em diferentes populações do semiárido potiguar / Artigo 2 - Similaridade genética de Cereus jamacaru nativos da Caatinga por meio de marcadores RAPD. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LEAL, Caio Cesar Pereira; SA, Francisco Vanies da Silva; SILVA, Givanildo Zildo da;MORAIS, Marciana Bizerra de; TORRES, Salvador Barros. Artigo 1 - Tratamentos pré-germinativos em sementes de melão para a produção de mudas irrigadas com água biossalina. Artigo 2 - Tratamentos pré-germinativos em sementes de melão para a produção de mudas irrigadas com água salinizada. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
OTONI, W. C.;MORAIS, Marciana Bizerra de; SOUZA, Lindomar Maria de. A aplicação de elicitores bióticos e abióticos induz diferencialmente o metabolismo secundário em Lippia alba (Mill) N. E. Brown (Verbenaceae). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
VASCONCELOS, Mayron Alves;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de. Atividade antimicrobiana e antibiofilme do óleo essencial de Lippia gracilis e uma pomada natural sobre estirpes de Staphylococcus aureus?.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
TORRES, Salvador Barros;MORAIS, Marciana Bizerra de; SA, Francisco Vanies da Silva; LEAL, Caio Cesar Pereira. Crescimento inicial de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong sob estresses abióticos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PERETTI, Danielle; CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera; DANTAS, Iron Macêdo;MORAIS, Marciana Bizerra de. Educação ambiental: Ressignificando prática e saberes, através do uso das TDICs. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; VASCONCELOS, Mayron Alves;MORAIS, Marciana Bizerra de. Prospecção de espécies vegetais do gênero croton (Euphorbiaceae) com potencial antimicrobiano presentes na serra do lima (Patu, RN).. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, Mayron Alves;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de. Reuso de efluente de piscicultura na irrigação de plantas de Croton blanchetianus: aspectos fisiológicos e bioquímicos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VIANA, Francisco Arnaldo; DINIZ, Jaécio Carlos;MORAIS, Marciana Bizerra de. Estudo fitoquímico e biológico da espécie Marsdenia megalantha Goyder & Morillo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MARQUES, Regina Célia Pereira; MAIA, Allyssandra Maria Lima Rodrigues;MORAIS, Marciana Bizerra de. Microbiologia no ensino médio: proposta de sequência didática para segurança alimentar nas aulas de biologia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de; ARAUJO, Francisca Marta Machado Casado de. Influência de fungos micorrízicos arbusculares no desenvolvimento de Lippia gracilis submetida a diferentes re. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, Amanda Carolina Claudino; MEDEIROS, Camila Tuane;MORAIS, Marciana Bizerra de. A terceira idade: impactos e perspectivas - a contribuição da psicologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
SENA, Julita Gomes de Mais; MEDEIROS, Camila Tuane;MORAIS, Marciana Bizerra de. Perdas não reconhecidas socialmente e suas elaborações nas implicações do luto. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, Amanda Carolina Claudino; CARVALHO, Laylla Cristiane de Moura;MORAIS, Marciana Bizerra de. Pereira e Giulia Gabrielle S. Santos.O luto na terceira idade e a espiritualidade como um suporte relevante na elaboração dessa passagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
CARVALHO, Laylla Cristiane de Moura; SA, Lorena Bandeira Melo;MORAIS, Marciana Bizerra de. de Moraes Pinto e Fernanda Fiuza Bastos.Buscando sentidos na adolescência: grupo logoterapêutico como possibilidade de intervenção. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Gessica Raquel Clemente; PORTO, Vera Lucia Pessoa;MORAIS, Marciana Bizerra de. O luto complicado diante da perda do outro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
AMORIM, L. F. Q.;MORAIS, Marciana Bizerra de; CARVALHO, Laylla Cristiane de Moura. Nobre Dantas.Patologização e Medicalização na infância: uma reflexão a cerca do processo de rotulação no ambiente escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
FONSECA, Ailton Siqueira de Sousa; CARVALHO, Laylla Cristiane de Moura;MORAIS, Marciana Bizerra de. Letras que pintam: autorretrato de Van Gogh em suas cartas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, Amanda Carolina Claudino;MORAIS, Marciana Bizerra de. O olhar da psicologia no processo de envelhecimento ativo em mulheres na contemporaneidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Luan Martins;MORAIS, Marciana Bizerra de; MIRANDA, Maria Katiane Formiga. Psicologia organizacional e do trabalho em um serviço escola: um olhar sobre o relato. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
MOURA, Karidja Kalliany Carlos de Freitas;MORAIS, Marciana Bizerra de; SILVA, Márcia Regina Farias. Sentimento de pertencimento ao lugar: memória indígena, território e saúde coletiva em Mossoró-RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; ALMEIDA, Maria da Conceição Vieira;MORAIS, Marciana Bizerra de. Ensino de Botânica: E-book ilustrado de plantas urbanas e seus caracteres morfológicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento;MORAIS, Marciana Bizerra de; Oliveira, Francisco Fabio Mesquita de. Conhecimento etnobotânico no assentamento rural ?pomar? em área de caatinga, Mossoró-rn. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, M. A.; SOUZA, D. N. N.;MORAIS, M. B.. Potencial antimicrobiano e antibiofilme do óleo essencial de Croton blanchetianus (Euphorbiaceae) sobre bactérias clinicamente relevantes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de; CAVALCANTE, Allinny Luzia Alves. BIOCONTROLE In vitro DE Stagonosporopsis cucurbitacearum E Macrophomina phaseolina POR Trichoderma ssp.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUSA, Lígia Cristina Azevedo;MORAIS, Marciana Bizerra de; FERREIRA JUNIOR, Wandeclebson. Avaliação dos elementos naturais e suas limitações de uso no ambiente hospitalar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SEAL, A. G. S.; SOUSA JUNIOR, F. S.;MORAIS, M. B.. Um olhar sobre as práticas educativas no ensino de ciências da natureza voltadas aos discentes oriundos do campo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; CASTRO, Dijenaide Chaves;MORAIS, Marciana Bizerra de. Aulas práticas de biologia no ensino médio: importância e desafios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, Mayron Alves; FALCAO, Dayseanne Araújo;MORAIS, Marciana Bizerra de. Atividade antifúngica e antibiofilme do Óleo essencial da Lippia gracilis shauer sobre fungos fitopatogênicos do gênero Fusarium. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MARTINS, THiago Fernandes;MORAIS, Marciana Bizerra de; MELO, K. R. T.. Avaliação da toxixidade aguda e atividade antimicrobiana de extratos proteicos de Cereus jamacaru (DC)). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, Mayron Alves;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de. Atividade antifúngica e antibiofilme dos monoterpenos timol e carvacrol sobre Fusarium oxysporum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de; ARRUDA, Maria Valdiglézia de M.. Avaliação de diferentes métodos de escarificação de sementes de Hyptis suaveolens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, Mayron Alves;MORAIS, Marciana Bizerra de; NASCIMENTO NETO, Luiz Gonzaga. Purificação e caracterização parcial de uma nova lectina glicose/manose ligante de smentes de Dioclea bicolor Benth. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; ALMEIDA, Maria da Conceição Vieira;MORAIS, Marciana Bizerra de. Metodologias alternativas e inclusivas para o ensino de botânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; MARTINS, Ismênia Gurgel;MORAIS, Marciana Bizerra de. A contribuição do ensino de Ciências para o conhecimento do bioma Caatinga em escolas públicas e privadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
VASCONCELOS, Mayron Alves;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliação do potencial cicatrizante da lectina isolada de sementes de Clathrotropis nítida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; SILVA, Francisca Erenice Barbosa;MORAIS, Marciana Bizerra de. Uso do espaço verde escolar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem em aula de botânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera;MORAIS, Marciana Bizerra de. Concepção de alunos do nível superior sobre o processo de ensino/aprendizado nas disciplinas de botânica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento;MORAIS, Marciana Bizerra de; SILVA, Noelia Ferreira. Concepção de estudantes do ensino médio sobre o uso e plantas medicinais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento; CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera;MORAIS, Marciana Bizerra de. Concepção de alunos da 3ª série do ensino médio acerca do bioma Caatinga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Diego Nathan do Nascimento;MORAIS, Marciana Bizerra de; SILVA, Noelia Ferreira. Concepções dos alunos do ensino médio de Areia Branca sobre o processo de ensino-aprendizagem de botânica.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de; VASCONCELOS, Mayron Alves;MORAIS, Marciana Bizerra de. Crescimento e atividade antioxidante de Hyptis suaveolens submetida a estresse salino e inoculada com fungos micorrízicos arbusculares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana Bizerra de; MARTINS, Ismênia Gurgel; GUIMARÃES, Marcelo de Lima. Concepções dos alunos do ensino médio sobre o ensino em biologia.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
WILLADINO, Lilia; SILVA, Marina Medeiros de Araújo;MORAIS, Marciana Bizerra de; MELO, Gemima Manço de. Influência de diodos emissores de luz (LED) no desenvolvimento in vitro da cana-de-açúcar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ULISSES, CláudiaMORAIS, Marciana Bizerra de; LEITE, Ana Virgínia. Aspectos morfológicos e bioquímicos de Lippia gracillis Schauer in vitro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ULISSES, Cláudia; MELO, Gemima Manço de;MORAIS, Marciana Bizerra de. Caracterização histológica e histoquímica de embriões somáticos de orquídeas (Phalaenopsis Classic Spotted Pink). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ROCHA, B. L.;MORAIS, M. B.; MENDONCA, L. P.. Processo seletivo destinado ao preenchimento de vaga docente. 2022. Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliação da adição de nutrientes nas respostas morfológicas, bioquímicas e fisiológicas de plantas da caatinga sob estresse hídrico. 2022. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliador(a) de trabalhos científicos submetidos no Grupo Temático SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, PSICOLOGIA. 2022. Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliado(a) de trabalhos científicos submetidos no Grupo Temático: GT (1) - Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental, GT (9) - Psicologia no evento III CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. 2022. Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliador(a) ad hoc de trabalhos no VIII Salão de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2022. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliador(a) de trabalhos científicos submetidos no Grupo Temático SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, PSICOLOGIA. 2021. Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
SOUZA, Luiz Di;ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti deMORAIS, Marciana Bizerra de. Prospecção de espécies vegetais aromáticas da serra do Lima, município de Patu-RN. 2019. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Proteômica diferencial de Lemnoidae associada a salinidade e genotoxidade. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.
ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de; SOUZA, Diego Nathan do Nascimento;MORAIS, Marciana Bizerra de. Análise da composição química e atividade antifúngica e antibiofilme de óleos essenciais do gênero Lantana sobre fungos fitopatogênicos. 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
MORAIS, Marciana. Avaliadora de trabalhos científicos. 2018. Associação Brasileira de Horticultura.
MORAIS, Marciana Bizerra de. avaliadora externa de projetos submetidos à seleção interna de propostas de Projetos de Pesquisa, prevista no Edital Nº 15/2018. 2018. Instituto Federal de Rondônia/Capus Jaru.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora Ad Hoc do processo de avaliação dos resumos da 35ª Reunião Nordestina de Botânica, realizada em Recife ? PE.. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora na sessão "apresentação oral" dos resumos durante a 35ª Reunião Nordestina de Botânica. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Assessora ad hoc do 54º Congresso Brasileiro de Olericultura. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora dos resumos científicos submetidos na área de AGRONOMIA, BIOQUÍMICA, FISIOLOGIA, GENÉTICA da da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX, 2015). 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora de pôsteres da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX, 2015). 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora ad hoc dos trabalhos científicos enviados ao II INOVAGRI - International Meeting. 2014. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Comissão de Avaliação dos trabalhos desenvolvidos no Centro de Iniciação Científica do Colégio Santa Maria. 2014. Colégio Santa Maria.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora de sessão painel do IV Simpósio de Animais Silvestres (IV SIMAS). 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora da sessão painel da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX, 2014). 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora dos resumos científicos submetidos na área de AGRONOMIA, BIOQUÍMICA, FISIOLOGIA, GENÉTICA.. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora de sessão painel da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX 2013). 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora ad hoc dos trabalhos científicos submetidos na área de AGRONOMIA da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX, 2013). 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MORAIS, Marciana Bizerra de. Avaliadora da sessão painel da XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Orientou
Tolerância e atividade antioxidante de meloeiros sob atenuadores de estresses abióticos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido; (Coorientador);
Atividade antifúngica e antibiofilme de Lippia gracilis (Verbenaceae); 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Avaliação do crescimento e desenvolvimento em Lippia grata com FMAs submetidas a irrigação com efluentes de piscicultura; 2020; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Respostas fisiológicas e bioquímicas do Marmeleiro (Cronton blanchetianus) submetido a estresse hídrico; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Comportamento fisiológico e aspectos bioquímicos de Cronton blanchetianus (Euphorbiaceae) irrigadas sob solução salina; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Efluente da pscicultura alteram a morfofisiologia e bioquímica de Lippia grata (Verbanaceae)?; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Estabelecimento in vitro de Lippia gracilis Schauer sob diferentes tipos de iluminação associados às trocas gasosas; 2018; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Efeito d estresse salino em Hyptis suaveolens (Laminaceae) associada a fungos micorrízicos; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Respostas fisiológicas e bioquímicas de cultivares de pepino sob a ação de atenuadores de estresses abióticos; 2021; Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
?Influência de fungos micorrízicos arbusculares na produção de metabólitos secundários e na mitigação dos efeitos fisiológicos da salinidade e do déficit hídrico em Lippia alba (Mill; ) N; E; Br; ex Britton & P; Wilson?; 2018; Tese (Doutorado em Biodiversidade) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marciana Bizerra de Morais;
Avaliação neuropsicológica infantil para o transtorno do espectro autista; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Santos Andrade; O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na vida adulta e a importância de uma avaliação neuropsicológica; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Contribuições da avaliação e reabilitação neuropsicológica na doença de alzheimer: uma revisão narrativa; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
O impacto da exposição de telas nas funções cognitivas de adolescentes: uma revisão narrativa; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
O uso excessivo de telas na infância e seus impactos neuropsicológicos; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
A avaliação neuropsicológica e o diagnóstico do tdah em crianças: uma revisão da literatura; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Reabilitação neuropsicológica em crianças com transtorno do espectro autista; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
A influência das funções cognitivas na qualidade de vida e no envelhecimento saudável: uma perspectiva neuropsicológica; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Intervenção e reabilitação neuropsicológica na doença de alzheimer: uma revisão bibliográfica; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
A reabilitação neuropsicológica infanto juvenil no autismo; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
O diagnóstico tárdio de TDAH: um estudo sobre os impactos nas funções executivas; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Ayahuasca: uma ação terapêutica sob o transtorno depressivo, transtorno de ansiedade e transtorno de estress pós-traumático; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Unicatólica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Contribuições da psicologia no cuidado multidimensional do sujeito diante de uma doença ameaçadora da vida; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Amor de mãe: um registro sobre inteligência, personalidade e comportamento numa família de classe trabalhadora; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Católica do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Reúso de efluente de psicultura no cultivo de Vigna unguiculata (Fabaceae): Aspectos fisiológicos e bioquímicos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
A utilização de aulas práticas de botânica no ensino médio tem influência do processo de ensino/aprendizagem?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Biológicas II; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Efeito do estresse salino em lentilhas-d?água (Lemna aequinoctialis, Lemnaceae); 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Marciana Bizerra de Morais;
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. E. S. B. ; TORRES, S. B. ; LEAL, C. C. P. ; LEITE, M. S. ; GUIRRA, K. S. ; DANTAS, B. F. ; MORAIS, M. B. ; GUIRRA, B. S. . Pre-germination treatments of melon seeds for the production of seedlings irrigated with biosaline water. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY (ONLINE) , v. 84, p. 1-10, 2024.
-
SOUSA, J. F. ; ANDRADE, M. S. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ARRUDA, Maria Valdiglézia de Mesquita ; SOUZA, Matheus Henrique de Alencar ; COSTA NETO, João Batista ; PEREIRA, Kleane Targino Oliveira . WATER REGIMES ON THE MORPHOPHYSIOLOGICAL AND BIOCHEMICAL RESPONSES OF Croton blanchetianus (Euphorbiaceae). Revista Caatinga , v. 37, p. e11951, 2024.
-
SOUZA NETA, Maria Lilia ; TORRES, Salvador Barros ; PAIVA, Emanuela Pereira ; CARVALHO, Sara Monalisa Costa ; LEITE, Moadir Sousa ; GUIRRA, Bruno Silva ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; PEREIRA, Kleane Targino de Oliveira ; PEIXOTO, Tayd Dayvison Custódio ; SA, Francisco Vanies da Silva . Osmotic Adjustment and Antioxidant Activity of Cucumber Seeds Pre-treated with Stress Attenuators and Subjected to Drought Stress During Germination. Journal of Plant Growth Regulation , p. 1, 2024.
-
MELO, MARLENILDO FERREIRA ; DE MORAIS, PATRÍCIA LÍGIA DANTAS ; LEMOS NETO, HOZANO DE SOUZA ; SILVA, CARLA SONALE AZEVEDO SOARES ; DIAS, Nildo da Silva ; DE MORAIS, MARCIANA BIZERRA ; LIMA, EVELINE NOGUEIRA . Action of Biotic Elicitors on Cherry Tomato Under Saline Stress: Physiological and Biochemical Variables. JOURNAL OF PLANT GROWTH REGULATION , v. 1, p. 1-14, 2024.
-
ANDRADE, M. S. ; SOUSA, J. F. ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de . Saline pisciculture effluent as an alternative for irrigation of Croton blanchetianus (Euphorbiaceae). Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 27, p. 256-264, 2023.
-
PALHARES NETO, Luiz ; SILVA-SANTOS, Leonardo ; SILVEIRA, Lindomar Maria da ; MORAIS, Marciana ; CORTE-REAL, Natália ; MONTE JUNIOR, I. P. ; CAMARA, Claudio Augusto Gomes ; MORAES, Marcilio ; ULISSES, CLAUDIA . Mycorrhization changes the antioxidant response and chemical profile of Lippia alba (Verbenaceae) essential oil under salinity conditions. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 152, p. 264-277, 2023.
-
CRISPIM, JOELSON GERMANO ; SOUZA, ELENILSON DOS SANTOS ; ANTUNES, MARINA FERREIRA KITAZONO ; LIU, HAI ; PANDOLFI, VALESCA ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; SUN, LILI ; ULISSES, Cláudia ; RABARA, ROEL COLLAMAT ; FERREIRA-NETO, JOSÉ RIBAMAR COSTA ; BENKO-ISEPPON, ANA MARIA ; TIMKO, MICHAEL P. ; BRASILEIRO-VIDAL, ANA CHRISTINA . Expression of Cowpea VuWRKY21 and VuWRKY87 Genes in Arabidopsis thaliana Confers Plant Tolerance to Salt Stress. DNA , v. 3, p. 168-185, 2023.
-
SILVA, Pamela Tais Souza ; SOUZA, Lindomar Maria de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; MORAES, Marcilio Martins ; CAMARA, Claudio Augusto Gomes ; ULISSES, Cláudia . Effect of biotic elicitors on the physiology, redox system, and secondary metabolite composition of Lippia alba (Mill.) cultivated in vitro. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 147, p. 415-424, 2022.
-
SILVEIRA, Lindomar Maria da ; OLIVEIRA, Maciel Texeira ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; PALHARES NETO, Luiz ; SALAZAR, Jhonatan Rafael Zárati ; ULISSES, C. ; CAMARA, Terezinha . Does the type of substrate influence growth and antioxidant systems? Case study of Myracrodruon urundeuva under water deficit. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 151, p. 841-851, 2022.
-
PALHARES NETO, Luiz ; SILVA-SANTOS, Leonardo ; SOUZA, Lindomar Maria de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; CORTE-REAL, Natália ; MONTE JUNIOR, Inácio Pascoal ; CAMARA, Cláudio Augusto Gomes ; MORAES, Marcilio ; ULISSES, CLAUDIA . Influence of Arbuscular Mycorrhizal Fungi on Morphophysiological Responses and Secondary Metabolism in Lippia alba (Verbenaceae) Under Different Water Regimes. JOURNAL OF PLANT GROWTH REGULATION , v. 1, p. 1-15, 2022.
-
SOUZA, Lindomar Maria de ; BARBOSA, Marta Ribeiro ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; PALHARES NETO, Luiz ; ULISSES, Cláudia ; CAMARA, Terezinha Rangel . Biochemical and morphophysiological strategies of Myracrodruon. BIOLOGIA PLANTARUM , p. 20-31, 2020.
-
SILVA, F. H. A. ; MORAIS, Patrícia Lígia Dantas de ; DIAS, Nildo da Silva ; NUNES, Glauber Henrique de Sousa ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; MELO, M. F. ; MEDEIROS, José Francismar de . Physiological aspects of Melon in function of salinity. JOURNAL OF PLANT GROWTH REGULATION , v. x, p. 1-17, 2020.
-
SOUZA, M. C. ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ANDRADE, M. S. ; VASCONCELOS, M. A. ; SAMPAIO, S. S. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de . Mycorrhization and saline stress response in Hyptis suaveolens. CIENCIA RURAL , v. 50, p. 1-10, 2020.
-
MORAIS, Marciana Bizerra de ; AZEVEDO, R. A. ; CAMARA, Terezinha Rangel ; ULISSES, Cláudia ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; WILLADINO, Lilia . Antioxidative metabolism in sugarcane varieties submitted to water and saline stress. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 24, p. 776-782, 2020.
-
SALAZAR, Jhonatan Rafael Zárati ; SOUZA, Lindomar Maria de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; PALHARES NETO, Luiz ; WILLADINO, Lilia ; GOUVEIA-NETO, Artur ; ULISSES, CLAUDIA . Light-emitting diodes and gas exchange facilitation minimize hyperhydricity in Lippia grata: Physiological, biochemical and morpho anatomical aspects. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 135, p. 164-171, 2020.
-
OLIVEIRA, T. ; SILVA-FILHO, C. M. S. ; MALVEIRA, E. A. ; AGUIAR, T. ; SANTOS, H. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; TEIXEIRA, Edson Holanda ; VASCONCELOS, Mayron Alves . Antifungal and antibiofilm activities of the essential oil of leaves from Schauer against phytopathogenic fungi. JOURNAL OF APPLIED MICROBIOLOGY , p. jam.14857, 2020.
-
FERNANDES, Mônica Danilles Sales da Silva Fernandes ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; Oliveira, Francisco Fabio Mesquita de ; ULISSES, Cláudia ; MEDEIROS, José Francismar de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de . Arbuscular mycorrhizal fungi and auxin associated with microelements in the development of cuttings of Varronia leucocephala. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 167-174, 2019.
-
MESQUITA-OLIVEIRA, Francisco Fábio ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; SILVA, Marcos Emanuel de Souza ; SARAIVA, Yáskara Karine Fernandes ; ARRUDA, Maria Valdiglézia de Mesquita ; SILVA, Jéssica Nayara Costa ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de . Ecophysiological response of Lippia gracilis (Verbanaceae) to duration of salt stress. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY , v. 178, p. 202-210, 2019.
-
BARBOSA NETO, A.G. ; MORAIS, M.B. ; DUTRA, E.D. ; CALSA JUNIOR, T. . Biological diversity of Lemna aequinoctialis Welw. isolates influences biomass production and wastewater phytoremediation. Bioresource Technology Reports , v. 6, p. 251-259, 2019.
-
PEREIRA, João Alves Ferreira ; FERREIRA, Lais Tomaz ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ULISSES, Cláudia . Somatic embryos from Phalaenopsis classic Spotted Pink (Orchidaceae) protocorms. CIÊNCIA RURAL , v. 49, p. e20180822, 2019.
-
PALHARES NETO, Luiz ; DE SOUZA, LINDOMAR MARIA ; DE MORAIS, MARCIANA BIZERRA ; ARRUDA, EMÍLIA ; DE FIGUEIREDO, REGINA CÉLIA BRESSAN QUEIROZ ; DE ALBUQUERQUE, CYNTHIA CAVALCANTI ; ULISSES, Cláudia . Morphophysiological and Biochemical Responses of Lippia grata Schauer (Verbenaceae) to Water Deficit. Journal of Plant Growth Regulation , v. 1, p. 1, 2019.
-
MORAIS, M. B. ; CAMARA, Terezinha Rangel ; ULISSES, Cláudia ; CARVALHO FILHO, José Luiz S. ; WILLADINO, Lilia . Multiple stresses on the oxidative metabolism of sugarcane varieties. CIENCIA RURAL , v. 48, p. 1-8, 2018.
-
ULISSES, Cláudia ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; BARBOSA, Marta Ribeiro ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; WILLADINO, Lilia ; CAMARA, Terezinha Rangel . Physiological development of zygotic embryos of heliconias propagated in vitro and conventionally. HORTICULTURA BRASILEIRA , v. 36, p. 229-234, 2018.
-
PALHARES NETO, Luiz ; DE SOUZA, LINDOMAR MARIA ; DE MORAIS, MARCIANA BIZERRA ; DE ALBUQUERQUE, CYNTHIA CAVALCANTI ; CAMARA, Terezinha Rangel ; ULISSES, CLAUDIA . Controlling hyperhydricity in micropropagated plants of Lippia grata Schauer (Verbenaceae), a native species of a dry seasonal tropical forest with pharmacological potential. Brazilian Journal of Botany , v. 41, p. 529-538, 2018.
-
DE MORAIS, MARCIANA BIZERRA ; BARBOSA-NETO, ADAUTO GOMES ; WILLADINO, Lilia ; ULISSES, Cláudia ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Salt Stress Induces Increase in Starch Accumulation in Duckweed (Lemna aequinoctialis, Lemnaceae): Biochemical and Physiological Aspects. Journal of Plant Growth Regulation , v. 38, p. 683-700, 2018.
-
Lima, Nadielan da Silva ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; SILVA, Ênio Farias França ; CAMARA, Terezinha Rangel . Production and antioxidative metabolism in bell pepper grown with saline water in hydroponic system. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 21, p. 675-680, 2017.
-
SILVA, CLÁUDIA ULISSES DE CARVALHO ; FERREIRA PEREIRA, JOÃO ALVES ; SAMPAIO SILVA, SIMONE ; ARRUDA, EMÍLIA ; MORAIS, Marciana . Indução e histologia de embriões somáticos primários e secundários do híbrido Phalaenopsis Classic Spotted Pink (Orchidaceae). Acta biol. colomb. , v. 21, p. 571-580, 2016.
-
MORAIS, M.B. ; SILVA, M.M.A. ; HERCULANO, L. ; CAMARA, T.R. ; WILLADINO, L. . POSTHARVEST SENESCENCE OF ALPINIA FLORAL STEMS: ANTIOXIDATIVE EFFECT OF PULSING. ACTA HORTICULTURAE , v. 1, p. 289-294, 2015.
-
SILVA JÚNIOR, Gilberto de Souza e ; MORAIS, M. B. ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Crescimento de genótipos diplóides de bananeira submetidos ao estresse salino. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 16, p. 1145-1151, 2012.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; MORAIS, Marciana ; SOUZA, Marília Cristina Gomes de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Estabelecimento de protocolo para micropropagação de Lippia gracilis Schauer. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 13, p. 246-252, 2011.
-
MORAIS, Marciana Bizerra de ; SILVA, Fabiana Aparecida Cavalcanti ; SOUZA, Amanda Emanuella Rocha ; CALSA, Maria Clara Pestana ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Ômicas e genética. In: POMPELLI, M. F.. (Org.). Práticas Laboratoriais em Biologia Vegetal. 1ed.Recife-PE: Editora Universitária da UFPE, 2017, v. 1, p. 50-60.
-
WILLADINO, Lilia ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; MELO, Gemima Manço de ; CAMARA, Terezinha . A cultura de tecidos e o pré-condicionamento ao estresse como estratégia de redução dos efeitos dos sais na planta. In: Hans Raj Gheyi; Nildo da Silva Dias; Claudivan Feitosa de Lacerda; Enéas Gomes Filho. (Org.). Manejo da salinidade na agricultura: estudos básicos e aplicados. 1ed.Fortaleza - CE: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade ? INCTSal, 2016, v. 1, p. 199-209.
-
MORAIS, M. B. . Infância. 7faces - Caderno-revista de poesia, Natal - RN, p. 47 - 48, 16 jan. 2010.
-
SOUSA, M. C. S. ; MORAIS, Marciana Bizerra de . A CORRIDA PELA PERFORMANCE: o uso indiscriminado de Ritalina por adolescentes. In: V Congresso Nacional de Ciência e Educação, 2024. Anais, 2024.
-
OSORIO, M. C. P. ; FREITAS, E. C. ; NUTO, R. C. D. M. ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; AZEVEDO, Lívia Dayane Sousa . APLICAÇÃO DO PROGRAMA ?O CORAÇÃO DO MINDFUL EATING? EM MULHERES COM OBESIDADE: um relato de experiência de estudantes de Nutrição. In: Congresso Nacional de Ciência e Educação - CONCED, 2023, Mossoró. Anais, 2023.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria ; MORAIS, M. B. . Micropropagação de Lippia gracilis. In: IV Salão de Iniciação Científica, 2008, Mossoró-RN. IV Salão de Iniciação Científica, 2008, 2008.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; MAIA, Maria Tamires ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Controle da oxidação no cultivo in vitro de Lippia gracilis Schauer. In: I Simpósio de Biologia do Rio Grande do Norte, 2008, Mossoró-RN. I Simpósio de Biologia do Rio Grande do Norte, 2008, 2008.
-
PALHARES NETO, Luiz ; MORAIS, M. B. ; BARBOSA, Marta Ribeiro ; ULISSES, Cláudia . Multiplicação de Epidendrum faustun (Orquidaceae) em meio líquido e semisólido utilizando quitosana. In: I Simpósio Nacional para Produção Vegetal no Semiárido, 2014, Triunfo-PE. Anais, 2014.
-
MORAIS, Marciana ; OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; PEREIRA, João Alves Ferreira ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Atividade de enzimas antioxidativas em plantas de Jatropha curcas L. submetidas a estresse hídrico.. In: 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador - BA. Biodiesel: Inovação e Desenvolvimento Regional, 2012. v. 1.
-
OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; MORAIS, Marciana ; PEREIRA, João Alves Ferreira ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Efeito do estresse hídrico no teor de proteínas solúveis totais e clorofila em plantas de Jatropha curcas L.. In: 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador - BA. Biodiesel: Inovação e Desenvolvimento Regional, 2012. v. 1.
-
FERREIRA, Lais Tomaz ; MORAIS, Marciana ; SILVA JÚNIOR, Fernando José da ; WILLADINO, Lilia . Análise do sistema antioxidativo da variedade de cana-de-açúcar (RB 98710) submetida ao estresse salino e elevada temperatura. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2012, Recife. Anais, 2012.
-
ANDRADE, Fernanda Helena Nascimento de ; MORAIS, Marciana ; WILLADINO, Lilia . Teor relativo de água em variedades de cana-de-açúcar(Saccharum officinarum L.) submetidas a estresse múltiplo em dois ambientes diferentes. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2012, Recife. Anais, 2012.
-
MORAIS, Marciana ; ANDRADE, Gilvany Rodrigues de ; FERREIRA, Lais Tomaz ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Comportamento do sistema antioxidativo da variedade RB 872552 de cana-de-açúcar submetida ao estresse hídrico. In: XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2011, Recife-PE. Anais da X Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2011, 2011.
-
LIMA, Gileno Vitor Mota ; MORAIS, M. B. ; ANDRADE, Gilvany Rodrigues de ; WILLADINO, Lilia . Sistema enzimático antioxidativo em plantas de rúcula submetidas ao estresse salino em sistema hidropônico. In: XI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2011, 2011, Recife-PE. Anais da XI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2011, 2011.
-
FERREIRA, Lais Tomaz ; ARAÚJO, Silvany de Sousa ; SILVA, Luciana Maria Herculano da ; MORAIS, M. B. ; FARIA, Jackeline Marques ; WILLADINO, Lilia ; CAMARA, Terezinha . Efeito de diferentes concentrações de NaClO na desinfestação e germinação de sementes de gengibre-vermelho [Alpinia purpurata (Vieill.) K. Schum.]. In: X Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2010, 2010, Recife-PE. Anais da X Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2010, 2010.
-
RIBEIRO, Ana Maria Amancio ; PINTO, Karine da Silva ; MORAIS, M. B. ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Comportamento da cana-de-açucar, cultivar RB 867515 sob estresse salino. In: X Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2010, 2010, Recife-PE. Anais da X Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX 2010, 2010.
-
MORAIS, M. L. B. ; MORAIS, Marciana . REFLEXÕES SOBRE O LUTO NÃO RECONHECIDO PELA MORTE DE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. In: Jornada de Psicologia, 2024, Mossoró. Anais, 2024.
-
MORAIS, Marciana Bizerra de ; ARANTES, Ana Claudia Quintana ; SILVA, Maria Flávia Vieira . ATENDIMENTOS VIRTUAIS EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA PROPOSTA DE PLANTÃO PSICOLÓGICO. In: VIII Congresso Naciona e IV Internacional de Oncologia, 2024. Anais, 2024.
-
MORAIS, Marciana Bizerra de ; SILVA, Maria Flávia Vieira . E SE EU MORRER AMANHÃ? UM DIÁLOGO SOBRE A FINITUDE E O CUIDADO INTEGRAL DO SER. In: VIII Congresso Naciona e IV Internacional de Oncologia, 2024, Montes Claros - MG. Anais, 2024.
-
SANTOS, E. S. ; CRISPIM, J. G. ; ANTUNES, M. F. ; COSTA, V. A. ; PANDOLFI, V. ; MORAIS, M. B. ; BENKO-ISEPPON, N. M. ; BRASILEIRO-VIDAL, A. C. . Efeitos bioquímicos da superexpressão do gene VuWRKY em Arabidopsis thaliana sob estresse salino. In: XXIII Encontro de Genética do Nordeste, 2021. Anais do XXIII ENGENE, 2021.
-
DE PAULA, Lenadro Bezerra ; OLIVEIRA, Maria Daniela Freitas ; PONTES, Nayara da Silva ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; MORAIS, Marciana Bizerra de . Reuse of fishfarming wastewater in Vigna unguiculata (Fabaceae) cultivation: physiological and biochemical aspects. In: II Simpósio interdisciplinar em Fisiologia Vegetal, 2020, Lavras-MG. Anais, 2020.
-
SILVA-FILHO, C. M. S. ; OLIVEIRA, T. N. S. ; MALVEIRA, E. A. ; MOURA, A. L. P. ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; TEIXEIRA, E. H. ; VASCONCELOS, Mayron Alves . Essential oil from Lippia gracilis schauer: a potential antifungal agent against fusarium biofilm. In: 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2019, Maceió-AL. Anais, 2019.
-
MALVEIRA, E. A. ; MOURA, A. L. P. ; LIMA, A. J. G. ; PEREIRA, A. L. ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; TEIXEIRA, E. H. ; VASCONCELOS, Mayron Alves . Effect of extracts from bark of Azadirachta indica a. juss against planktonic cells and bacterial biofilms related to infections. In: 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2019, Maceio-AL. Anais, 2019.
-
SALAZAR, Jhonatan Rafael Zárati ; SOUZA, Lindomar Maria de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; PALHARES NETO, Luiz ; ULISSES, Cláudia . Conservação de espécies da caatinga: sistemas de iluminação no cultivo in vitro de Lippia grata Schauer e Myracrodruon urundeuva Allemão. In: II Simpósio do Bioma Caatinga, 2018, Juazeiro-BA. Anais, 2018.
-
SOUSA, Georon F. ; LIMA, Sheyla Carla Barbosa Silva ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; SILVA, Fabiana Aparecida Cavalcanti ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Análise in silico V-ATPASE-A de Lemna aequinoctialis em resposta ao estresse salino. In: XVIII Jornada PPGG, 2018, Recife-PE. Anais, 2018.
-
PALHARES NETO, Luiz ; SOUZA, Lindomar Maria de ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ULISSES, Cláudia . Influência do défict hídrico na morfofisiologia de Lippia grata, espécie medicinal e endêmica da caantiga. In: II Simpósio do Bioma Caatinga, 2018, Juazeiro-BA. Anais, 2018.
-
SILVA, Flávia Carolina Lins ; SOUZA, Lindomar Maria de ; PALHARES NETO, Luiz ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; ULISSES, Cláudia . Efeito do GA3 na micropropagação de Myracrodruon urundeuva Alemão. In: II Simpósio do Bioma Caatinga, 2018, Juazeiro-BA. Anais, 2018.
-
SILVA, Guilherme Antonio de Souza ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; LIMA, Sheyla Carla Barbosa Silva ; SILVA, Fabiana Aparecida Cavalcanti ; CALSA, Maria Clara Pestana ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Análise in silico da proteína NPR-1 de Lemna aequinoctialis sob estresse salino.. In: 2º Encontro de Biologia Vegetal, 2017, Recife-Pe. Anais, 2017.
-
VASCONCELOS, Suellen Roberta ; MORAIS, Marciana ; BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; WILLADINO, Lilia ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Micropropagação de lentilhas d'água (Lemna aequinoctiales): efeito do meio nutritivo e sistema de iluminação no metabolismo antioxidativo. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX 2016), 2016, Recife. Anais, 2016.
-
BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; MORAIS, M. B. ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Perfil proteômico de Lemna Aequinoctialis (L.) cultivadas em emio SH e efluente de estação de tratamento de esgoto. In: ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste, 2016, Recife-PE. Anais, 2016.
-
BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; MORAIS, M. B. ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Avaliação da platicidade fenotípica de Lemna Aequinoctialis (L.) para fitorremediação e produção de bioenergia. In: ENGENE-Encontro de Genética do Nordeste, 2016, Recife-PE. Anais 2016, 2016.
-
MORAIS, Marciana ; BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; WILLADINO, Lilia ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Identificação de proteínas de lentilha d'água (Lemna sp.) cultivada in vitro sob light-emiting diode (LED). In: XV Brasilian Congress os Plant Physiology, 2015, Foz do Iguaçú-Paraná. ANAIS, 2015.
-
MORAIS, Marciana ; BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; VASCONCELOS, Suellen Roberta ; WILLADINO, Lilia ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Metabolismo oxidativos de isolados de lentilhas d'água (Lemna sp.) cultivadas in vitro.. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (XV JEPEX), 2015, Recife-PE. Anais, 2015.
-
BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; MORAIS, Marciana ; CALSA JUNIOR, Tercilio . 2-DE profiling of duckweeds (Lemna sp.) proteome esposed to light-emitting diode (LED). In: XX ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste, 2014, Campina Grande. EGBM, 2014.
-
FERREIRA, Lais Tomaz ; MORAIS, Marciana ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Desempenho de duas variedades micropropagadas de cana-de-açúcar submetidas a diferentes ambientes. In: XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2013, Recife-PE. Anais dos Trabalhos, 2013.
-
MACÊDO, Carla Renata de ; SILVA, Marina Medeiros de Araújo ; MORAIS, Marciana ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Micropropagação de cana-de-açúcar: Efeito das trocas gasosas e sistema de iluminação. In: XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2013, Recife-PE. Anais dos Trabalhos.
-
MORAIS, Marciana ; FERREIRA, Lais Tomaz ; ULISSES, Cláudia ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Efeito do estresse isolado e combinado no metabolismo antioxidativo de uma variedade micropropagada de cana-de-açúcar (RB99395). In: XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2013, Recife-PE. Anais dos Trabalhos, 2013.
-
MORAIS, Marciana ; FERREIRA, Lais Tomaz ; ULISSES, Cláudia ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Metabolismo oxidativo de uma variedade de cana-de-açúcar (RB855453) submetida ao estresse múltiplo. In: XIX Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e VI Congresso Brasileiro de Cultura de Tecido de Plantas, 2013, Recife-PE. Anais dos Trabalhos, 2013.
-
SILVA JÚNIOR, Fernando José da ; PEREIRA, João Alves Ferreira ; OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; FERREIRA, Lais Tomaz ; CUNHA, Patrícia Carneiro da ; MORAIS, Marciana . Produção de matéria serca e alocação de fósforo e cloro em plantas de Jatrpha curcas L. submetidas a diferentes níveis de salinidade. In: V Congresso Brasileiro de Mamona, 2012, Guarapari -ES. Desafios e oportunidades: Anais..., 2012.
-
MORAIS, Marciana ; SILVA, Marina Medeiros de Araújo ; SILVA, Luciana Maria Herculano da ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Postharvest senescence of Alpinia floral: antioxidative affect of pulsing. In: X International Symposium on Postharvest Quality Ornamental of Plants, 2012, Porto de Galinhas, Brasil. Book os abstract, 2012.
-
OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; MORAIS, Marciana ; OLIVEIRA, Arquimedes Liberal ; ULISSES, Cláudia ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Atividade de enzimas antioxidativas no sistema radicular de Jatropha curcas L submetido a estresse hídrico. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2011, Búzios - RJ. XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2011. Rio de Janeiro: UFNF, 2011. v. 1. p. 128-128.
-
CAMARA, Terezinha ; MORAIS, Marciana ; OLIVEIRA, Arquimedes Liberal ; ULISSES, Cláudia ; OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; WILLADINO, Lilia . Estresse hídrico e atividade de enzimas antioxidativas em Jatropha curcas L. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2011, Búzios - RJ. XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2011. Rio de Janeiro: UFNF, 2011. v. 1. p. 112-113.
-
OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; MORAIS, Marciana ; OLIVEIRA, Arquimedes Liberal ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Atividade da catalase e peroxidase em raízes de plantas de Saccharum officinarum Linn (Poaceae) submetidas a diferentes concentrações de NaCl. In: XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, 2011, Joinville - SC. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, 2011.
-
MORAIS, M. B. ; ALMEIDA, Sara Caroline Pinto de ; GURGEL, Eleneide Pinto ; MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de . Influência do Hipoclorito de Sódio no controle da contaminação bacteriana em explantes de pinhão manso (Jatropha curcas L.). In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal-RN. Anais, 2010.
-
MORAIS, M. B. ; CAMACHO, R. G. V ; ALMEIDA, Sara Caroline Pinto de ; GURGEL, Eleneide Pinto ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de . Interação da Concentração de Fitorreguladores de Crescimento na Micropropagação de Jatropha curcas L. (Euforbiaceae: Platilobeae). In: 61º Congresso Nacional de Botância, 2010, Manaus-Amazonas. Anais, 2010.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria ; MELLO, Cristiane Cunha Diniz de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; DINIZ, Jaécio Carlos . Avaliação da Pulverização de Ácido Jasmônico na Indução de Tricomas Glandulares em Plantas de Lippia gracilis SCHAUER. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2010, Natal. Anais do 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2010.
-
MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria ; GURGEL, Eleneide Pinto ; ALMEIDA, Sara Caroline Pinto de . Avaliação da Propagação Vegetativa do Pinhão Manso (Jatropha curcas L.). In: VI Salão de Iniciação Científica da UERN ? VI SIC-UERN, 2010, Mossoró-RN. Anais so VI Salão de Iniciação Científica da UERN ? VI SIC-UERN, 2010.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Auxinas na propagação e no enraizamento de estacas de Lippia gracilis Schauer em casa de vegetação. In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, 2009.
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Antonio Dalemberg ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Influência do ácido sulfúrico na superação de dormência de Sapindus saponaria (saboneteira). In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza-CE. Anais, 2009.
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Antonio Dalemberg ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Superação de dormência em sementes de Sapindus saponaria (saboneteira). In: XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza - CE. Anais, 2009.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Controle da contaminação in vitro de Lippia gracilis Schauer. In: XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais IV Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, 2009, Aracaju- SE. Ciência, Inovação e Sustentabilidade, 2009.
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Antonio Dalemberg ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Avaliação de diferentes métodos de propagação de Sapindus Saponaria e Auxemma Oncocalyx. In: V SIC-UERN V SALÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009, Mossoró-RN. V SALÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria ; MELLO, Cristiane Cunha Diniz de ; DINIZ, Jaécio Carlos . Avaliação da pulverização de ácido jasmônico na indução de tricomas glandulares em plantas de Lippia gracilis SCHAUER. In: V SIC-UERN - V SALÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009, Mossoró-RN. V SALÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009.
-
FERREIRA, Antonio Dalemberg ; MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Avaliação de diferentes meios de quebra de dormência e de vigor de sementes de Licania rígida Benth e Ziziphus joazeiro Mart. In: V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UERN - V SIC UERN, 2009. V SALÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Efeito do ácido giberélico (GA3) na micropropagação de Lippia gracilis Schauer. In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal-RN. Anais, 2008.
-
MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Estabelecimento in vitro de Lippia gracilis Schauer sob diferentes concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP) e ácido naftalenoacetico (ANA). In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal-RN. Anais, 2008.
-
MORAIS, M. B. ; MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Influência da cefalexina no controle da contaminação bacteriana em explantes de Lippia gracilis Schauer. In: 59° Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal-RN. Anais, 2008.
-
MORAIS, M. B. ; SOUZA, Marília Cristina Gomes de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Micropropagação e aclimatação da espécie Ananas erectifolius. In: 59° Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal-RN. Anais, 2008.
-
MORAIS, M. B. ; SOUZA, Thiago ; BEZERRA, Alysson Carvalho ; FERREIRA, Noeide da Silva ; OLIVEIRA JÚNIOR, E.T. ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; PAIVA, Juliana Cardinali de Oliveira ; ABÍLIO, F. J. P. ; DANTAS, Iron Macêdo . Análise qualitativa de macroinvetebrados bentônicos associados ao sedimento do Pço São João, São João do Cariri - PB. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2007, Macae-RJ. Sociedade Brasielira de Limnologia, 2007.
-
MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; OLIVEIRA, Eliezer Targino de ; MORAIS, M. B. ; SOUZA, Thiago ; VALE FILHO, Maurício de Almeida Vale ; DANTAS, Iron Macêdo ; ABÍLIO, Francisco José Pegado . Levantamento dos macroinvertebrados associados ao sedimento em uma região de mangue do Rio Apodi/Mossoró. In: IX Simpósio de Pesquisa e Extensão/XIV Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE, 2007, Mossoró-RN. Anais, 2007.
-
BEZERRA, Alysson Carvalho ; SOUZA, Thiago ; MORAIS, M. B. ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; DANTAS, Iron Macêdo ; ABÍLIO, Francisco José Pegado . Invertebrados associados ao sedimento litorâneo da Lagoa do Piató ? ASSÚ/RN. In: III Salão de Iniciação Científica, 2007, Mossoró-RN. Anais, 2007.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, E.T. ; MORAIS, M. B. ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; VALE FILHO, Maurício de Almeida Vale ; DANTAS, Iron Macêdo ; ABÍLIO, Francisco José Pegado . Resíduos Sólidos Depositados nas Margens e Litoral do Rio Apodi/Mossoró, no Perímetro Urbano de Mossoró-RN. In: XIV Encontro de Pesquisa e Exetnsão, 2007, Mossoró-RN. ENCOPE-2007, 2007.
-
SOUZA, Thiago ; MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Noeide da Silva ; OLIVEIRA JÚNIOR, E.T. ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; ABÍLIO, Francisco José Pegado ; DANTAS, Iron Macêdo . Levantamento dos Macroinvertebrados Associados à Macrófitas Flutuantes do Rio Apodi/Mossoró, Trecho Urbano da Cidade de Mossoró - RN. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macae-RJ. Sociedade Brasielira de Limnologia, 2007.
-
MORAIS, M. B. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E.T. ; BEZERRA, Alysson Carvalho ; MELO, Felizardo Bernardino Silva de ; SANTOS, Josilene Soares Carvalho ; DANTAS, Iron Macêdo ; ABÍLIO, Francisco José Pegado . Invertebrados Bentônicos associados ao sedimento de um poço temporário (Poço São João) no biênio 2002-2003. In: ENCOPE, 2006, Mossoró-RN. XIII Encontro de Pesquisa e Extensão, 2006.
-
SOUZA, Thiago ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; DANTAS, Camilo Chagas ; MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Noeide da Silva ; DANTAS, Iron Macêdo ; ABÍLIO, F. J. P. . Estudo preliminar dos invertebrados associados a macrófitas do Rio Mossoró - no perímetro urbano da cidade de Mossoró-RN. In: ENCOPE, 2006, Mossoró-RN. XIII Encontro de Pesquisa e Extensão, 2006.
-
MORAIS, Marciana . O que falar quer dizer. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, Marciana Bizerra de . Fitorremediação: Plantas como agentes de despoluição ambiental. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana Bizerra de . O Cultivo in vitro como ferramenta para a Biotecnologia Vegetal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana Bizerra de . Pesquisa em Biologia, uma conversa, muitas possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana . Cultivo in vitro de plantas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana . Fotorrespiração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana . Metabolismo primário nas plantas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana . Importância dos nutrientes minerais de plantas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Marciana ; BARBOSA NETO, Adauto Gomes ; WILLADINO, Lilia ; CALSA JUNIOR, Tercilio . Identificação de proteínas de lentilha d'água (Lemna sp.) cultivadas in vitro sob light-emitting diode (LED). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Lais Tomaz ; ULISSES, Cláudia ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Efeito do estresse isolado e combinado no metabolismo antioxidativo de uma variedade micropropagada de cana-de-açúcar (RB99395). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Lais Tomaz ; ULISSES, Cláudia ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Metabolismo oxidativo de uma variedade de cana-de-açúcar (RB855453) submetida ao estresse múltiplo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. . Melhoramento Genético. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, M. B. ; ANDRADE, Gilvany Rodrigues de ; OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; FERREIRA, Lais Tomaz ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Comportamento do sistema antioxidativo da variedade RB 872552 de cana-de-açúcar submetida ao estresse hídrico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, Gileno Vitor Mota ; MORAIS, M. B. ; ANDRADE, Gilvany Rodrigues de ; WILLADINO, Lilia . Sistema enzimático antioxidativo em plantas de rúcula submetidas ao estresse salino em sistema hidropônico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA FILHO, Ronaldo Alves ; OLIVEIRA, Arquimedes Liberal ; MORAIS, Marciana Bizerra de ; CAMARA, Terezinha ; WILLADINO, Lilia . Atividade da catalase e peroxidase em raízes de plantas de Saccharumofficinarum Linn (Poaceae) submetidas a diferentes concentrações de NaCl. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria ; GURGEL, Eleneide Pinto ; ALMEIDA, Sara Caroline Pinto de . Avaliação da propagação vegetativa do pinhão-manso (Jatropha curcas L.). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . Estudos preliminares do protocolo de micropropagação do pinhão-manso (Jatropha curcas) de Autoria de Farias (2008). 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAIS, M. B. ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; SILVA, Rodolpho Glauber Guedes ; MAIA, Raquel da Silva . Separção dos pigmentos fotossintéticos por cromatrografia de papel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . "Oleaginosas: Desafio X Solução". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Antonio Dalemberg ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Superação de dormência em sementes de Sapindus saponaria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Antonio Dalemberg ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Influência do ácido sulfúrico na superação de dormência de Sapindus saponaria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. . Instrumentação para o ensino de temas relacionados à Ecologia no Ensino Médio.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . Concepções dos alunos recém-ingressos e dos formandos em licenciatura em CIências Biológicas acerca de tmas relacionados à Biofísica ultilizados no cotidiano.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. ; FERREIRA, Antonio Dalemberg ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . Avaliação de Diferentes Métodos de Propagação de Sapindus Saponaria e Auxemma Oncocalyx. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . Jogos didáticos no ensino de paleontologia no Ensino Médio: Jogo do Tempo Geológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, Marciana Bizerra de . Vídeo Educativo - Embrionário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . Jogos de Microbiologia e Imunologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . Canção "Flor de Giz". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, Marciana Bizerra de . Paródia Educativa - Para Aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. ; SOUZA, Marília Cristina Gomes de ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . MICROPROPAGAÇÃO E ACLIMATAÇÃO DA ESPÉCIE Ananas erectifolius. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. . Efeito de óleos essenciais de plantas do gênero Lippia sobre fungos contaminantes encontrados na micropropagação de plantas" ( Oliveira et el. 2008). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAIS, M. B. ; MARINHO, Maria Jocileide de Medeiros ; ALBUQUERQUE, Cynthia Cavalcanti de ; BARBOSA E SILVA, Kathia Maria . INFLUÊNCIA DA CEFALEXINA NO CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO BACTERIANA EM EXPLANTES DE Lippia gracilis Schauer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, M. B. . A qualidade do ensino de Genética nas escolas da rede pública e privada do Ensino Médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. . Modelos Didáticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO JÚNIOR, Hermínio Ismael de Araúj ; MORAIS, M. B. ; MEDEIROS, Mayara Rafaelli ; SOUZA, Pedro Filho Noronha de ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de ; FERREIRA, Noeide da Silva . Histórico dos Fungos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, Noeide da Silva ; MORAIS, M. B. ; MEDEIROS, Mayara Rafaelli ; SOUZA, Pedro Filho Noronha de ; MEDEIROS, Tássia Karina Alexandre de . DNA: Uma Forma Dinâmica de Abordar esse Tema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, Mayara Rafaelli ; FERREIRA, Noeide da Silva ; MORAIS, M. B. . Atividades Pedagógicas no Estágio da Escola Joaquim da Silveira Borges. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, M. B. ; VALE FILHO, Maurício de Almeida Vale ; TEXEIRA, Ana Carolina Guimarães ; DANTAS, Iron Macêdo . Análise qualitativa de macroinvertebrados bentônicos associados ao sedimento do Poço São João, São João do Cariri-PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAIS, M. B. ; OLIVEIRA, Eliezer Targino de ; BEZERRA, Alysson Carvalho ; MELO, Felizardo Bernardino Silva de ; SANTOS, Josilene Soares Carvalho ; DANTAS, Iron Macêdo ; ABÍLIO, F. J. P. . INVERTEBRADOS BENTÔNICOS ASSOCIADOS AO SEDIMENTO DE UM POÇO TEMPORÁRIO (POÇO SÃO JOÃO) NO BIÊNIO 2002-2003. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, Marciana Bizerra de . Tributo a Kalliane Amorim. Mossoró, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
MORAIS, Marciana Bizerra de . Consultoria para concepção e instalação do laboratório de Cultura de Tecido Vegetais da empresa ATMOSPHERA. 2017.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico Headache Medicine. 2024.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural. 2022.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural. 2022.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Julho). 2021.
Marciana B. de MORAIS . Parecer para periódico - Brazilian Journal of Biology (Junho). 2021.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Abril). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista Caatinga (Junho). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Acta Scientiarum Polonorum-Hortorum Cultus (Junho). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista AGRIAMBI (Junho). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Asian Journal of Research in Botany (julho). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista AGRIAMBI (Setembro). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista Acta Agrnómica (Setembro). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Novembro). 2020.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Fevereiro). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Fevereiro). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Plant Growth Regulation (Fevereiro). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ecotoxicology and Environmental Safety (Fevereiro).. 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista Caatinga (Março). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista Caatinga (Abril). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista Caatinga (Junho). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Julho). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Revista Caatinga (Agosto). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ecotoxicology and Environmental Safety (Setembro). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Bioscience Journal (Setembro). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Environmental Science and Pollution Research (Novembro). 2019.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Junho). 2018.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Novembro). 2018.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Dezembro). 2018.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Acta Scientiarum Polonorum-Hortorum Cultus (Agosto). 2018.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Fevereiro). 2017.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Abril). 2017.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - PLANT CELL CULTURE & MICROPROPAGATION (Março). 2017.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - PLANT CELL CULTURE & MICROPROPAGATION (Novembro). 2017.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Setembro). 2016.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Novembro). 2016.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Parecer para periódico - Ciência Rural (Agosto). 2015.
MORAIS, Marciana Bizerra de . Saúde e Bem-Estar. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAIS, Marciana Bizerra de ; SENA, Julita Gomes de Mais ; SOARES, R. ; FALCAO, J. . Especificidades na Assistência ao Paciente Terminal. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MORAIS, Marciana ; SENA, Julita Gomes de Mais ; FALCAO, J. ; SOARES, R. . Cuidados Paliativos: Uma intercessão de possibilidades. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MORAIS, Marciana Bizerra de ; SENA, Julita Gomes de Mais ; FALCAO, J. ; SOARES, R. . Paciente em Cuidadoos Paliativos. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MORAIS, Marciana ; PASSOS, Maycon ; RODRIGUES, Géssica . Impactos psicológicos na docência em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
WILLADINO, Lilia ; ULISSES, Cláudia ; MORAIS, Marciana Bizerra de . Cultura de Tecidos Vegetais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MORAIS, Marciana Bizerra de . Humanizando o cuidado: avanços e desafios em Cuidados Paliativos. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARQUES, A. L. C. ; MORAIS, M. B. . Anais da Jornada de Psicologia. 2024. (Editoração/Anais).
MORAIS, Marciana . Escuta Sensível. 2023. .
MORAIS, Marciana Bizerra de . Técnicas de análises para avaliação do estresse oxidativo em plantas. 2022. .
MAGNO, I. P. S. S. ; AMORIM, L. F. Q. ; MORAIS, M. B. . Educação e humanização do saber: a arte de tecer afetos. 2021. (Editoração/Anais).
BENJAMIM, E. F. ; COUTO, M. C. ; ROCHA, B. L. ; QUEIROZ, K. C. F. ; SILVA, A. M. C. ; SANTOS, C. T. ; MENEZES, E. G. C. ; PINTO, L. M. ; MORAIS, M. B. ; OLIVEIRA, N. Q. S. ; SOUZA, P. R. P. ; SILVA, P. A. V. ; SANTOS, V. M. ; OLIVEIRA, V. G. M. ; MIRANDA, V. J. C. . Protocolo de Segurança para retorno às aulas práticas e estágios. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de segurança).
MORAIS, Marciana Bizerra de . Eficiência Energética - Estratégias para Conservação de Energia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, Marciana Bizerra de . Métodos de análises para avaliação do estresse oxidativo em plantas cultivadas in vitro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, Marciana . Biotecnologia: Cultivo in vitro de plantas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, Marciana . Técnicas de cultivo in vitro de plantas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, M. B. . Metabolismo fermentativo: ÁLCOOL DESIDROGENASE (ADH) E PIRUVATO DESCARBOXILASE (PDC). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, Marciana ; DANTAS, Maiza de Azevedo . Cultura de tecidos vegetais: Teoria e Prática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORAIS, Marciana . Métodos de investigação cientifica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Ação de atenuadores na atividade antioxidante e tolerância de cultivares de curcubitáceas submetidas aos estresses abióticos, Descrição: As cucurbitáceas são uma das famílias botânicas de mais importância socioeconômica do Brasil. Todavia, os estresses ambientais de origem abiótica são considerados fatores limitantes para a produtividade e um dos períodos mais críticos para a sobrevivência das plantas é durante a germinação até o estabelecimento das plântulas. Nesse caso, estudos que possibilitem a utilização de tratamentos que eliminem ou reduzam os efeitos deletérios causados por esses estresses são de grande relevância. Sendo assim, objetiva-se avaliar o uso de atenuadores de estresses oxidativo e tolerância de diferentes cultivares de cucurbitáceas sob condições de estresses salino e hídrico. Para isso, serão testados sete cultivares de abóbora (Cucurbita spp.), melão (Cucumis melo L.), melancia (Citrullus lanatus Schrad) e pepino (Cucumis sativus L.) e quatro atenuadores de estresse (hidrocondicionamento, peróxido de hidrogênio, ácido giberélico e ácido salicílico), cujas concentrações serão adotadas com base em pré-testes. A pesquisa constará de quatro experimentos para cada espécie. Inicialmente (experimento I) serão verificadas as tolerâncias das cultivares sob estresse hídrico por meio dos testes de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca total de plântulas, aminoácidos livres totais, prolina, açúcares livres totais e índice de tolerância. No experimento II será feito o acompanhamento da germinação e atividade antioxidante das cultivares que se mostraram mais tolerantes e sensíveis no experimento I, sob uso de atenuadores de estresse hídrico; neste, serão avaliadas além das variáveis anteriores, a atividade da superóxido dismutase, catalase e ascorbato peroxidase. Nos experimentos III e IV serão realizadas as mesmas avaliações dos experimentos I e II, respectivamente, sob estresse salino. Para simular a condição de déficit hídrico será usado o polietilenoglicol (PEG 6000) e no salino o cloreto de sódio (NaCl) nas concentrações de 0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8 MPa. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância pelo teste F, as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade para avaliar o efeito das cultivares e dos atenuadores. Será feita a análise de regressão para avaliar o efeito dos níveis de potenciais osmóticos por meio do programa Sisvar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Integrante / Salvador Barros Torres - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
Uso do rejeito de dessalinização de água salobra para produção de Lippia gracilis, uma espécie nativa com potencial fitorremediador e farmacológico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cynthia Cavalcanti de Albuquerque em 27/04/2018., Descrição: O presente projeto abrange três vertentes básicas: execução de um projeto de pesquisa e inovação; integração dessa pesquisa com atividades didáticas e de orientação científica (iniciação científica e pós-graduação); consolidação de parceria com outras instituições de ensino e pesquisa. O projeto está voltado para a necessidade da compreensão dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos de adaptação de Lippia gracilis em condições de estresse osmótico decorrente da salinidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Coordenador / Cláudia Ulisses - Integrante / José Maria Damasceno Silva Neto - Integrante / Nildo da Silva Dias - Integrante.
-
2013 - 2017
Proteômica diferencial e resposta do metabolismo oxidativo no potencial fitorremediador de Lemnoidae isoladas em Recife-PE, Descrição: As lentilhas d'água são pequenas plantas verdes flutuantes da família Lemnaceae que, sob condições ótimas, crescem densamente na superfície das águas, porém, conseguem sobreviver em condições adversas. Um dos interesses mundial na cultura da lentilha é devido ao promissor potencial para fitorremediação, que é uma metodologia alternativa na remoção de metais pesados de ambientes aquáticos contaminados. Para tanto, as espécies vegetais utilizadas devem ser eficientes na retirada de grande quantidade de metais pesados da água. Isso faz aumentar a busca em conhecer mais detalhadamente o metabolismo e genética das Lemnáceas, que apresentam propriedade para serem utilizadas como fitoindicadores de toxidez ou genotoxicidade. Nesse cenário, destaca-se a importância de estudos sobre as interações fisiológicas, bioquímicas e moleculares, responsáveis pela aclimatização das culturas às flutuações ambientais, uma vez que a planta deve alcançar um novo estado de equilíbrio quando submetida a estresse. Portanto, objetiva-se neste trabalho identificar mecanismos antioxidativos que favorecem as Lemnáceas, visando aprofundar e ampliar os conhecimentos dos mecanismos de tolerância da espécie ao estresse oxidativo, bem como identificação de proteínas/peptídeos de Lemnoideae significativamente associados com aplicações biotecnológicas de fitorremediação, a fim de se enriquecer as bases teóricas que visam essas aplicações biotecnológicas. A ação do sistema de defesa antioxidativo será avaliada por meio da avaliação de atividade enzimátiva e de teores de metabólitos envolvidos na manutenção do equilíbrio redox e do desenvolvimento das plantas, buscando-se relacionar as respostas fisiológicas ao estresse com as proteínas diferencialmente expressas moduladas pelo estresse. Com relação ao potencial fitorremediador, os isolados serão inoculados em efluentes industriais de interesse biotecnológico, nos quais serão observados os parâmetros de crescimento e capacidade de clarificação dos efluentes. Para a análise proteômica, as proteínas totais do material vegetal serão extraídas, quantificadas e analisadas por eletroforese bidimensional. Os spots diferenciais serão identificados via espectrometria de massas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Tercilio Calsa Junior - Coordenador / Adauto Gomes Barbosa Neto - Integrante.
-
2010 - 2013
Ação combinada de fatores abióticos de estresse em variedades de cana-de-açúcar: variáveis fisiológicas e bioquímicas., Descrição: O aumento das temperaturas, em decorrência do aquecimento global, pode provocar um grande impacto na agricultura alterando profundamente a geografia da produção agrícola no Brasil se nada for feito para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e adaptar as culturas para a nova situação. No semi-árido da Região Nordeste brasileira, onde ocorre frequentemente estresse múltiplo (déficit hídrico, salinidade, altas temperaturas e luminosidade) é fundamental a adoção de estratégias competitivas de manejo da produção agrícola, visando o máximo desempenho das culturas. Uma das razões dos distúrbios nos processos fisiológicos em plantas expostas a fatores abióticos danosos é a intensa geração de espécies reativas de oxigênio (ROS). Nesses casos, o desenvolvimento do estresse oxidativo pode ser considerado como um distúrbio do balanço entre a produção de ROS e o funcionamento do sistema antioxidante nas células da planta. A aclimatação e adaptação das plantas a vários fatores estressantes depende grandemente do funcionamento de enzimas antioxidantes e acúmulo de compostos de baixo peso molecular como o ascorbato, glutationa, prolina entre outros. Entre as enzimas destacam-se a superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), peroxidase do ascorbato (APX), peroxidases (POD), redutase da glutationa (GR), redutase do monodehidroascorbato (MDHAR) e redutase do dehidroascorbato (DHAR), as quais são capazes de eliminar diversas espécies reativas de oxigênio. Como toda cultura agrícola, a produção da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L) é influenciada por um grande número de fatores ambientais. Várias regiões brasileiras são produtoras de cana-de-açúcar e o Brasil é o maior produtor mundial. Para atender ao aumento da demanda mundial de álcool, em função da necessidade crescente de utilização de bicombustíveis, bem como do açúcar, é fundamental conhecer mais detalhadamente a resposta da cultura aos fatores ambientais para que sejam alcançados altos rendime. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Lilia Gomes Willadino - Coordenador / Terezinha de Jesus Rangel Camara - Integrante.
-
2009 - 2010
Avaliação da propagação vegetativa do pinhão-manso (Jatropha curcas L.), Descrição: Dentre as fontes de combustíveis alternativos intensamente estudados, os óleos vegetais para a produção de biodiesel têm se destacado pela importância ambiental do uso de fontes de energia menos poluentes e pela eficiência quando usados em substituição ao diesel derivado do petróleo. O Brasil incentiva a produção de biodiesel e nesse sentido vem ocupando posição de destaque nesse setor da economia. Dentre as plantas oleaginosas, o pinhão-manso (Jatropha curcas) merece destaque por se tratar de uma das espécies com elevado potencial na produção de óleo combustível no Brasil, sendo considerada promissora para esses estudos. Nesse sentido, objetiva-se com o presente trabalho, avaliar diferentes métodos de propagação de J. curcas. Para isso, brotos jovens de plantas mantidas em condições de casa-de-vegetação serão levados ao Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da UERN. A fim de testar diferentes agentes desinfestantes para a assepsia de explantes, os brotos serão tratados com hipoclorito de sódio a 1,5 e 2,5% ou de cálcio a 1,5 e 3% em diferentes tempos de imersão: 2,0; 5,0 e 8,0 minutos. O tratamento que proporcionar o melhor resultado será utilizado para a avaliação do efeito dos fitorreguladores 6-benzilaminopurina (BAP) e/ou ácido naftalenoacético (ANA) em diferentes concentrações, combinadas ou não. As concentrações avaliadas para o BAP serão: 0,0; 1,0 e 2,0 mg L-1 e para o ANA serão: 0,0; 0,05 e 0,1 mg L-1. Para a propagação de pinhão-manso via estaquia, serão estudados diferentes tipos de substrato para a produção de mudas de pinhão-manso. As estacas com aproximadamente 15 cm de altura serão retiradas de plantas matrizes oriundas de sementes fornecidas pela Embrapa. Os experimentos serão estabelecidos em casa de vegetação utilizando-se sacos de polietileno com capacidade para 2 kg, contendo os seguintes substratos: Plantmax; húmus + solo argiloso na proporção de 2:1; húmus + areia lavada na proporção de 2:1.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Coordenador / Kathia Maria Barbosa e Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2009
Avaliação de Diferentes Meios de Quebra de Dormência e do Vigor de Sementes ?in vitro? e ?ex vivo? de Quatro Espécies da Mata Ciliar do Rio Apodi-Mossoró, Descrição: Estudos já demonstraram a dificuldade na reprodução de algumas espécies nativas relevantes ao ecossistema em questão. Dentre essas espécies destacam-se: Auxemma oncocalyx Taub.; Ziziphus joazeiro Mart. ; Licania rígida Benth e Sapindus saponaria L. Portanto, este projeto tem como objetivo avaliar o efeito do ácido acético e ácido sulfúrico na quebra da dormência das sementes supracitadas. A espécie Auxemma onconcalyx (pau branco) diferentemente das demais, terá o seu embrião resgatado da semente e inoculado in vitro com diferentes concentrações de ácido giberélico. Essa metodologia será utilizada para essa espécie devido à dureza do endocarpo. As plantas oriundas desse trabalho, serão utilizadas para replantio de uma área de mata ciliar do rio Apodi-Mossoró.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Coordenador / Kathia Maria Barbosa e Silva - Integrante / Antonio Dalemberg Ferreira - Integrante / Paulo Sérgio Lima e Silva - Integrante / Francisco Fabio Mesquita de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar - Bolsa / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2008 - 2009
Efeito do Ácido Jasmônico na indução de tricomas glandulares em plantas de Lippia gracilis Schauer cultivadas in vitro e em casa de vegetação., Descrição: A Lippia gracilis Schauer (Verbenaceae) é uma espécie nativa do Nordeste brasileiro que se caracteriza pelo acúmulo de óleos essenciais em tricomas glandulares. Nas espécies do gênero Lippia, a produção de óleos essenciais está atrelada à presença dessas projeções epidérmicas, as quais podem ter sua síntese aumentada em decorrência da presença do ácido jasmônico, elicitor associado às vias de sinalização de mecanismos de defesa. Nesse sentido, objetiva-se com o presente trabalho avaliar o efeito do ácido jasmônico na indução de tricomas glandulares em plantas de L. gracilis cultivadas in vitro e em casa de vegetação. Para tanto, estacas provenientes de uma planta matriz mantida no Campus Central desta instituição serão cultivadas e mantidas em casa de vegetação. A fim de se promover a propagação e induzir o enraizamento, essas estacas serão tratadas com três auxinas diferentes (ácido indolacético, ácido naftalenoacético ou ácido indolbutírico) em doses crescentes (0,0; 1,0; 2,0 e 3,0 mg mL-1). O tratamento que proporcionar maiores percentuais de propagação e enraizamento será utilizado no cultivo de novas estacas, que após o seu estabelecimento serão pulverizadas com diferentes concentrações de ácido jasmônico (0,0; 4,0; 8,0 e 12,0 μM L-1), no intuito de induzir a emissão de pêlos glandulares formados na região foliar das plantas de L. gracilis. Simultaneamente ao experimento realizado em casa de vegetação, será avaliada também a micropropagação e a indução de tricomas glandulares nas plântulas cultivadas in vitro. Segmentos nodais provenientes de plantas oriundas do processo de estaquia inicial serão cultivados in vitro, onde serão submetidos às concentrações de ácido jasmônico supracitadas e /ou ácido giberélico (0,0; 2,16 e 2,88 μM L-1). Para a quantificação da densidade e número dos tricomas glandulares serão realizadas análises histológicas (microscopia óptica) de lâminas provenientes de amostras coletadas de cada um dos tratamentos de ambos os experi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Maria Jocileide de Medeiros Marinho - Integrante / Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Coordenador / Kathia Maria Barbosa e Silva - Integrante / Francisco Arnaldo Viana - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2008 - 2008
Estabelecimento de protocolo para micropropagação de Lippia gracilis Schauer, Descrição: Lippia gracilis (Verbenaceae) é uma planta nativa do Nordeste brasileiro, rica em óleos essenciais, cujos principais compostos são timol e carvacrol. A propagação in vitro de espécies nativas do Nordeste brasileiro ainda é pouco estudada. Visto a importância dessa espécie como fonte de óleos essenciais, este trabalho terá como objetivo estabelecer um protocolo para micropropagação de Lippia gracilis. Os explantes serão extraídos de plantas matrizes mantidas em casa-de-vegetação e inoculados em meio MS (Murashige & Skoog, 1962) com ANA (Ácido naftalenoacético) e/ou BAP (6- benzilaminopurina) em diferentes concentrações. Após o estabelecimento do meio de propagação, os explantes serão submetidos ao enraizamento, para o qual serão avaliados os meios MS completo e metade das concentrações salinas deste mesmo meio, sob diferentes concentrações de ANA e/ou IBA (Ácido indol-3-butírico). Nas fases de multiplicação e aclimatização, será aplicado sobre as folhas, o reagente 4-nitrosofenol para constatação da presença ou não do timol e carvacrol nessas fases. As plantas enraizadas serão submetidas a aclimatização em telado. Serão avaliados 3 tipos de substrato a fim de selecionar aquele que proporcione maior percentagem de sobrevivência das plantas cultivadas in vitro. O óleo essencial será extraído de plantas aclimatizadas e o seu teor, será comparado ao da planta matriz doadora dos explantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Maria Jocileide de Medeiros Marinho - Integrante / Cynthia Cavalcanti de Albuquerque - Coordenador / Kathia Maria Barbosa e Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3
-
2007 - 2007
Macroinvertebrados associados ao sedimento em dois ambientes do rio Apodi-Mossoró, Descrição: O Semi-árido nordestino possui corpos aquáticos que são utilizados pela população local para diversos fins como consumo humano, higiene pessoal, lazer, ente outros, apresentando grande de importância social e ecológica. Nestes corpos podemos encontrar uma riqueza taxonômica de invertebrados os quais apresentam adaptações fisiológicas, morfológicas e/ou comportamentais para sobreviverem nestes ambientes podendo assim ser utilizados como bioindicadores de qualidade de água. Neste trabalho objetiva-se determinar a abundância relativa e a riqueza taxonômica dos macroinvertebrados associados ao sedimento de dois ambientes do rio Apodi-Mossoró, sendo um ambiente no trecho urbano da cidade de Mossoró-RN e outro antes da cidade de Mossoró. Para isso, serão realizadas coletas trimestrais do sedimento da região litorânea nos dois ambientes do rio Apodi-Mossoró no período de Agosto/2007 a julho/2008, utilizando-se pegador manual (análise qualitativa) e uma Draga de Van Veen (análise quantitativa). No laboratório serão realizados a triagem, identificação e análise qualitativa e quantitativa dos macroinvertebrados assim como as análises físico-químicas da água e do sedimento. Serão discutidos e apresentados a abundância e riqueza taxonômica dos macroinvertebrados como também sua relação com as qualidades físico-químicas da água e sedimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marciana Bizerra de Morais - Integrante / Eliezer Targino de Oliveira Júnior - Integrante / Iron Macêdo Dantas - Coordenador / Maurício de Almeida Vale Filho - Integrante / Ana Carolina Guimarães Texeira - Integrante / Francisco José Pegado Abílio - Integrante / Thiago Souza - Integrante / Tássia Karina Alexandre de Medeiros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2024
Láurea Acadêmica categoria Ensino, UniCatólica do RN.
2019
Prêmio centenário Prof Dárdaro de Andrade Lima para o artigo "Morphophysiological and Biochemical Responses of Lippia grata Schauer (Verbenaceae) to Water Deficit", Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
2017
Tutora homenageada da disciplina de Microbiologia Aplicada da turma concluinte 2016.2 do curso Técnico em Açúcar e Álcool, Núcleo de Educação a Distância do CODAI/UFRPE.
2017
Tutora homenageada da disciplina de Equipamentos da Industria Sucroalcooleira da turma concluinte 2016.1 do curso Técnico em Açúcar e Álcool, Núcleo de Educação a Distância do CODAI/UFRPE.
2016
Menção honrosa, na área Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas, pelo trabalho intitulado Avaliação da plasticidade fenotípica de Lemna aequinoctialis (L.) para fitorremediação e produção de bioe, XXI Encontro de Genética do Nordeste.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP). , Praça Dom João Costa, Santo Antônio, 59611120 - Mossoró, RN - Brasil, Telefone: (84) 33187648
Experiência profissional
2022 - Atual
Faculdade Católica do Rio Grande do NorteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2024
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tanatologia
-
08/2022
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2022
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética
-
01/2022
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neurociência Comportamental, Psicobiologia do Comportamento Humano I
-
02/2022 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP).,Cargo ou função, Coordenação.
-
02/2022 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).,Cargo ou função, Coordenação.
-
02/2021 - 01/2023
Outras atividades técnico-científicas , Revista Omnia Sapietiae, Revista Omnia Sapietiae.,Atividade realizada, Editora Adjunta.
2013 - 2017
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluna de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aluna do programa de pós-graduação em Biotecnologia/RENORBIO
Ministrou a disciplina Genética Humana I do Departamento de Genética-UFPE, durante o segundo semestre de 2014. Totalizando 30 horas.
Ministrou a disciplina Genética Humana I do Departamento de Genética-UFPE, durante o primeiro semestre de 2015. Totalizando 30 horas.
2011 - 2013
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista FACEPE, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2012
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações:
Ministrou aulas práticas da disciplina de fisiologia vegetal na turma de Agronomia primeiro semestre de 2012.
2011 - 2011
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Fisiologia Vegetal na turma de Bacharelado em Ciências Biológicas no segundo semestre de 2011.
Atividades
-
06/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas.,Linhas de pesquisa
2017 - 2019
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD/CAPES do PPGCN, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
2018.2 no PPGCN: Tópicos especiais em recursos naturais III: Biotecnologia e meio ambiente: princípios e perspectivas (45h) Carga horária ministrada: 22h
2018.2 em Ciências Biológicas: 1. Fisiologia Vegetal - Carga horária ministrada: 30h - 2. Bioquímica molecular - Carga horária ministrada: 15h
2019.1 no PPGCN:
Tópicos especiais em recursos naturais III: Metabolismo de plantas sob estresses ambientais (60h)
Carga horária ministrada: 30h
2009 - 2010
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista BIBIC/CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Iniciação científica:
Avaliação da propagação vegetativa do pinhão-manso (Jatropha curcas L.);
2009 - 2009
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BIBIC/CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Iniciação científica:
"Efeito do Ácido Jasmônico na indução de tricomas glandulares em plantas de Lippia gracilis Schauer cultivadas in vitro e em casa de vegetação".
2008 - 2009
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/TERRA VIVA, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação científica:
Avaliação de Diferentes Meios de Quebra de Dormência e do Vigor de Sementes in vitro e ex vivo de Quatro Espécies da Mata Ciliar do Rio Apodi-Mossoró;
Efeito do Ácido Jasmônico na indução de tricomas glandulares em plantas de Lippia gracilis Schauer cultivadas in vitro e em casa de vegetação
2006 - 2007
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Integrante do trabalho:
Macroinvertebrados associados ao sedimento em dois ambientes do rio Apodi-Mossoró
Atividades
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em recursos naturais III: Metabolismo de plantas sob estresses ambientais
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica molecular
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em recursos naturais III: Biotecnologia e meio ambiente: princípios e perspectivas
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Vegetal
-
01/2008 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Laboratório de Cultura de Tecido Vegetal.,Linhas de pesquisa
-
06/2006 - 12/2007
Estágios , Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Laboratório de Biologia 1.,Estágio realizado, Estágio no projeto Zoobentos.
2019 - Atual
Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
-
11/2019
Pesquisa e desenvolvimento, UFERSA.,Linhas de pesquisa
2012 - 2012
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USPVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista PROCAD, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2012 - 04/2012
Estágios , Laboratório de Genética e Bioquímica de Plantas.,Estágio realizado, Desenvolvimento de atividades de capacitação em análises bioquímicas com a carga horária de 184 horas no laboratório de Genética Bioquímica de Plantas do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Pantas (orientação: Ricardo Azevedo).
2022 - 2022
Secretaria de Educação da Prefeitura de MossoróVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplina ministrada: Ciências
Atividades
-
02/2022 - 03/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências
2015 - 2015
Colégio Agrícola Dom Agostinho IkasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor virtual da disciplina "Microbiologia Aplicada" ofertada no curso Técnico em Açúcar e Álcool, na modalidade de Educação a Distância (EAD), totalizando 80 h/a do curso Técnico em Açúcar e Álcool.
2015 - 2015
Colégio Agrícola Dom Agostinho IkasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor virtual da disciplina "Bioquímica" ofertada no curso "Técnico em Alimento" na modalidade de Educação a Distância (EAD), totalizando 80 h/a.
2014 - 2014
Colégio Agrícola Dom Agostinho IkasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Outras informações:
Tutor virtual da disciplina "Equipamentos na Indústria Sucroalcooleira" ofertada no curso Técnico em Açúcar e Álcool, na modalidade de Educação a Distância (EAD), totalizando 100 h/a. O CODAI é uma instituição de ensino vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
2014 - 2014
Colégio Agrícola Dom Agostinho IkasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor virtual da disciplina "Microbiologia Aplicada" ofertada no curso Técnico em Açúcar e Álcool, na modalidade de Educação a Distância (EAD), totalizando 80 h/a. O CODAI é uma instituição de ensino vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
2010 - 2010
Centro Técnico CeamoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ensino, Nível: Técnico -
Disciplina Ministrada: Noções de Imunologia
Atividades
-
01/2010
Ensino, Curso Técnico CEAMO, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Noções de Imunologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marciana Bizerra de Morais e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?