Cecília Giovenardi Esteve
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com intercâmbio acadêmico realizado na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e com formação técnica em Guia de Turismo pelo SENAC/RS. Mestranda do PROPUR-UFRGS com o tema "A Viagem de Estudos como Ferramenta de Ensino em Arquitetura e Urbanismo" atua no GedUrb-UFRGS.Acompanha grupos de arquitetos e de estudantes de Arquitetura e Urbanismo para roteiros especializados em Arquitetura e Urbanismo pela América Latina e pelo mundo, promovendo debate crítico sobre a produção social do espaço e o papel do profissional da área no contexto global, através do programa de viagens de estudo ArqTur, da agência de viagens Volá Viagens, de Porto Alegre. Durante sua graduação, além do envolvimento como representante discente em instâncias como o Conselho da Unidade da Faculdade de Arquitetura, a Comissão de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e a Câmara de Extensão da UFRGS, foi secretária e gestora do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura nas gestões 2007-2008 e 2009-2010 e co-fundoradora do Escritório Modelo Albano Volkmer, Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Atualmente é Conselheira Estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS), na gestão 2023-2025. Faz parte do grupo de mediadores do projeto Caminhos da Ditadura em Porto Alegre.
Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Caminhos da aprendizagem: a viagem de estudo na formação do urbanista
Inês Martina Lersch.Palavras-chave: viagem; urbanismo; arquitetura.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Curso técnico/profissionalizante em Guia de Turismo
2014 - 2015
Formação complementar
2022 - 2022
O Contexto da Habitação Social no Sul do Brasil. (Carga horária: 30h). , Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS, FEENG, Brasil.
2020 - 2020
Cartografia, Desconstrução e Cidade. (Carga horária: 24h). , AESCOA Atelier Aberto, AESCOA, Brasil.
2020 - 2020
Agente de Viagens. (Carga horária: 172h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Cine e Historia de España. (Carga horária: 11h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Mulheres na Cozinha: Alimentação, Gênero e História. (Carga horária: 6h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2018 - 2018
Arquitetura da Madeira: do primitivo ao contemporâneo - Brasil e Chile. (Carga horária: 15h). , Escola Livre de Arquitetura, ELA, Brasil.
2018 - 2018
ARQUITETURA MODERNA EM SÃO PAULO. (Carga horária: 20h). , Gabriel Kogan (professor), GK, Brasil.
2014 - 2014
Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de ONGs, ABONG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Viagem de Estudos a Punta del Este e Montevidéu. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Viagem de Estudos a Buenos Aires. (Carga horária: 56h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Palestras de História da Arquitetura. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Cor e Conservação de Cidades Históricas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
ESTEVE, C. G. . XL Encontro e XXV Congresso ARQUISUR ? Diálogos Epistemológicos na América Latina: A Educação em Arquitetura e Urbanismo. 2022. (Congresso).
ESTEVE, C. G. . A Realidade e a Prática no Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo. 2021. (Outro).
ESTEVE, C. G. . XVII Senemau - Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. 2013. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; PADUA, J. L. ; SCHIMDT, E. S. ; ROCHA, G. F. ; COSTA, J. M. A. I. ; RANSOLIN, N. ; MOURA, D. P. . Mostra iluminAÇÃO. 2010. (Exposição).
ESTEVE, C. G. ; COSTA, J. M. A. I. ; PADUA, J. L. ; RANSOLIN, N. ; ROCHA, G. F. ; SCHIMDT, E. S. . Semana Acadêmica: Construção Coletiva. 2010. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; WEBBER, C. G. . 4º DAFAtur - Uruguai. 2010. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; BERMUDEZ, C. G. ; WEBBER, C. G. . I SACADA - Semana Acadêmica Design + Arquitetura. 2009. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; DIAS, S. U. . 1º DAFAtur - Buenos Aires. 2009. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; LANDINI, A. R. ; PAN, P. I. . 2º DAFAtur - Ilópolis. 2009. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; DIAS, S. U. . 3º DAFAtur - Chile e Argentina. 2009. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; MOURA, D. P. ; PIERRY, C. W. ; ANDREAZZA, E. L. ; SEIXAS, A. L. J. ; ZULIAN, T. . SEMANAV. 2008. (Exposição).
ESTEVE, C. G. . II SAIA - Semana Acadêmica Integrada de Arquitetura. 2007. (Outro).
ESTEVE, C. G. ; MOURA, D. P. ; KONZEN, L. P. ; PIERRY, C. W. . O que tu sabes? Cotas?. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.Sessão Temática: Turismo e Arquitetura. 2022. (Encontro).
XL Encontro e XXV Congresso ARQUISUR ? Diálogos Epistemológicos na América Latina: A Educação em Arquitetura e Urbanismo. IV DISTRITO DE PORTO ALEGRE: PERCURSO DA MEMÓRIA. 2022. (Congresso).
Realidade e a Prática no Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo.Realidade e a Prática no Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo. 2021. (Simpósio).
Super 8: Pesquisa E Uso Da Informação Científica. 2021. (Oficina).
XIX Senemau. 2015. (Seminário).
XXXIX ENEA. 2015. (Encontro).
XVIII Senemau. 2014. (Seminário).
IV Simpósio Imagem e Identidade e Território. 2013. (Simpósio).
Prática Assistida da Arquitetura e Urbanismo no CAU/RS.EMAV - Creche São Judas Tadeu. 2013. (Seminário).
XXXII Encuentro y XVII Congreso Arquisur. Urbanidade Modelo - Plano de Desenvolvimento Urbano Sustentável para o 4o Distrito de Porto Alegre. 2013. (Congresso).
XII Seminário da História da Cidade e do Urbanismo. 2012. (Seminário).
XV Senemau.EMAV - Escritório Modelo Albano Volkmer 2010/2011. 2011. (Seminário).
54º IFHP WORLD CONGRESS - BUILDING COMMUNITIES FOR THE CITIES OF THE FUTURE. 2010. (Congresso).
SOS Ciudades Bolivia.Agua como Infraestructura Territorial. 2010. (Oficina).
XIV Congreso Arquisur. Centro de Visitantes Paulo Roberto Falcão. 2010. (Congresso).
XIV Senemau - Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo.EMAV - Escritório Modelo Albano Volkmer. 2010. (Seminário).
XIX ELEA - Encontro Latino-Americano de Estudantes de Arquitetura. 2010. (Encontro).
Iniciação Científica em Relatos.Habitação Social, geração de trabalho e renda.. 2009. (Outra).
SOS Ciudades Paraguai.Los Silencios de Areguá. 2009. (Oficina).
XV CONABEA. 2009. (Congresso).
XXVIII ENSEA - Encontro Nacional Sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo. 2009. (Encontro).
2º Encontro de Planejamento Estratégico. 2008. (Encontro).
XII Senemau - Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. 2008. (Seminário).
Fórum Internacional de Energias Renováveis. 2007. (Outra).
XXXI ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2007. (Encontro).
EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2006. (Encontro).
XXIX ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura. 2005. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ESTEVE, C. G. . Viajar é Coisa de Arquiteto e Urbanista!. In: Centro de Arquitetura e Urbanismo FEEVALE. (Org.). Bloco 14: Práticas de Arquitetura. 1ed.Novo Hamburgo: Editora da FEEVALE, 2019, v. 14, p. 152-163.
Outras produções
COLOMBO, N. C. T. J. ; ESTEVE, C. G. . ArqDiálogos - #31 - Vai Viajar. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
VOLÁ VIAGENS LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
2014 - 2015
Ong CidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora técnica, Carga horária: 20
2009 - 2010
Diretório Acadêmico da Faculdade de ArquiteturaVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral, Carga horária: 12
2007 - 2008
Diretório Acadêmico da Faculdade de ArquiteturaVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Secretária Geral, Carga horária: 12
2007 - 2012
Escritório Modelo Albano VolkmerVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Membro Co-Fundadora, Carga horária: 12
2010 - 2011
MOOJEN & MARQUES ARQUITETOS ASSOCIADOS LTDAVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2008 - 2010
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2007 - 2007
Souza&Campelo Arquitetura e Construções S/SVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa PIBIC-CNPq UFRGS no Projeto de Pesquisa: "Produção da Habitação Social: Adequação espacial e estratégias de geração de trabalho e renda, fase 3" sob a orientação da Prof. Dra. Maria Cristina Dias Lay.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cecília Giovenardi Esteve e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?