Karine Machado Costa

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda no Laboratório de Ecologia da Paisagem e Conservação (LEPaC) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora associada do Instituto Curicaca. Possui experiência nas áreas de Ecologia da Paisagem, com ênfase em Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas (SIG), Conervação e Manejo de Recursos Naturais, Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos. Atua nas áreas de Ecologia da Paisagem, Serviços Ecossistêmicos e Conservação.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ecologia

2013 - Atual

Universidade de São Paulo
Jean Paul Walter Metzger.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Ecologia da paisagem; Estoque de carbono; Serviços ecossistêmicos; Matriz; Efeito de borda.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia da Paisagem. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Serviços Ecossistêmicos.

Graduação em Ciências Biológicas

2008 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Andreas Kindel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Ecol. Paisagem Aplicada a Diagnósticos Ambientais. (Carga horária: 32h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia da Paisagem.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Serviços Ecossistêmicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology Biodiversity and ecosystem services in the tropics now and beyond. 2014. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Ecologia da Paisagem. Dinâmica de uma formação vegetal em extinção: os butiazais no Litoral Norte do RS. 2012. (Congresso).

XXIII Salão de Iniciação Científica UFRGS. Dinâmica de uma formação vegetal em extinção: os butiazais no Litoral Norte do RS. 2011. (Congresso).

Qualificando o Licenciamento Ambiental, Planejamento da operação energética do Sistema Interligado Nacional e gestão dos reservatórios de hidrelétricascas. 2011. (Seminário).

XXII Salão de Iniciação Cientifica UFRGS. Como O Manejo Foliar De Butia capitata (Mart. Beccari) Pode Promover A Conservação Dos Butiazais No Litoral Norte Do RS. 2010. (Congresso).

Qualificando o Licenciamento Ambiental, Rodovias X Fauna - Núcleo de Licenciamento Ambiental-IBAMA/RS. 2010. (Seminário).

VI Jornada de Iniciação Científica Meio Ambiente Fundação Zoobotância do Rio Grande do Sul, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler.Avaliação do Efeito do Manejo de Folha de Butia capitata (Mart Beccari) para a Conservação dos Butiazais no Litoral Norte do RS. 2010. (Simpósio).

Biodiversidade na área urbana: espaços naturais e vegetação em Porto Alegre. A importância da conservação do Morro Santana,UFRGS. 2010. (Oficina).

XIII Encontro dos Grupos PET da Região Sul. 2010. (Encontro).

XV Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET. 2010. (Encontro).

VI Jornada Acadêmica da Biologia - UFRGS e ONG Mamíferos RS. 2009. (Simpósio).

XXII Encontros dos Grupos PET da Região Sul. 2009. (Encontro).

III Ciclo de Palestras Mamíferos do Rio Grande do Sul - ONG Mamíferos RS. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rozely Ferreira dos Santos

Metzger, J. P.;SANTOS, R. F.; SANTOS, B. A.. O estoque de Carbono na vegetação e no solo em fragmentos florestais de paisagens tropicais fragmentadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia: Ecossistemas Terrestres e Aquáticos) - Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências.

FERNANDO GERTUM BECKER

Becker, F. G.. DINÂMICA DA PAISAGEM DOS BUTIAZAIS NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bráulio Almeida Santos

METZGER, JEAN PAUL; SANTOS, R. F.;Santos, B. A.. O estoque de carbono na vegetação e no solo em fragmentos florestais de paisagens tropicais fragmentadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rozely Ferreira dos Santos

Efeitos da quantidade de vegetação nativa, tipo de matriz e configuração da paisagem sobre a efetividade dos serviços ecossistêmicos de regulação da erosão e de estoque de carbono no solo; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências; Orientador: Rozely Ferreira dos Santos;

Jean Paul Walter Metzger

Efeitos da quantidade de vegetação nativa, tipo de matriz e configuração da paisagem sobre a efetividade dos serviços ecossistêmicos de regulação da erosão e de estoque de carbono no solo; 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jean Paul Walter Metzger;

Andreas Kindel

Dinâmica da paisagem dos butiazais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Andreas Kindel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, K. M. ; KINDEL A. . Dinâmica de uma formação vegetal em extinção: os butiazais no Litoral Norte do RS. In: II Congresso Brasileiro de Ecologia da Paisagem, 2012, Salvador/BA. Resumos IALE 2012.

  • COSTA, K. M. ; MAURMMAN, K. ; KINDEL A. ; KROB, A. . COMO O MANEJO FOLIAR DE BUTIA CAPITATA (MART. BECCARI) PODE PROMOVER A CONSERVAÇÃO DOS BUTIAZAIS NO LITORAL NORTE DO RS. In: XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010, Porto Alegre. Anais XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Efeito da estrutura da paisagem sobre o serviço ecossistêmico de estoque de carbono na vegetação e no solo, Descrição: Projeto de mestrado com o objetivo de avaliar se e como o estoque de carbono na vegetação e no solo em fragmentos florestais de Mata Atlântica são influenciados pelo efeito de borda, pela idade do fragmento e pelo tipo de matriz no entorno. O estudo é realizado na região do Sistema Cantareira no estado de São Paulo e faz parte do Projeto Temático (FAPESP) "Interface" http://ecologia.ib.usp.br/projetointerface/ .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Karine Machado Costa - Integrante / Jean Paul Walter Metzger - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    DINÂMICA DA PAISAGEM DOS BUTIAZAIS NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso. O projeto teve como objetivos a) identificar a localização espacial e o tamanho da área remanescentes da formação vegetacional (butiazais) composta principalmente pala espécie Butia catharinensis no município de Torres/RS, b) identificar a dinâmica de fragmentação e desmatamento dos áreas de butiazais na região e c) identificar quais os fatores da paisagem que influenciaram o desmatamento e a fragmentação dessa formação vegetal. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karine Machado Costa - Integrante / Andreas Kindel - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Avaliação da Efetividade do Resgate de Fauna em Hidrelétricas, Descrição: Projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia UFRGS (Coordenador: Andreas Kindel). Monitoramento de Fauna de empreendimentos hidrelétricos de médio e grande porte no estado do Rio Grande do Sul / Brasil. O objetivo do projeto foi a avaliação da efetividade dos procedimentos adotados e dos resultados alcançados em Programas de Resgate de Fauna desses empreendimentos e a elaboração de uma nova proposta de métodos utilizados no resgate e monitoramento da fauna. Um Documento Técnico com a síntese foi elaborado com os resultados da meta-análise. O documento foi e encaminhado ao órgão ambiental estadual (FEPAM/RS), ao IBAMA e a empresas de consultoria ambiental e foram realizadas duas reuniões com representantes dessas instituições para a divulgação dos resultados e discussão de uma nova proposta de execução do resgate e monitoramento de fauna. Foi elaborado e protocolado no IBAMA uma nova proposta de Termo de Referência (TR) que regulamente as práticas realizadas no resgate e no monitoramento de fauna em empreendimentos hidrelétricos no estado do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karine Machado Costa - Integrante / ALEXANDRE KROB - Integrante / Andreas Kindel - Coordenador / Paula Fabiana Pinheiro - Integrante / Dandara Rodrigues - Integrante / Gabriela Brendel Blum - Integrante / Diana Letícia Pacheco - Integrante / Joyce Baptista - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Diagnóstico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS, Descrição: Projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia UFRGS (Coordenador: Andreas Kindel) Elaboração e aplicação de um questionário digital direcionado aos alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRGS, com o objetivo de identificar lacunas e propor alterações no currículo do curso. Os resultados desse diagnóstico foram utilizadas para tomada de decisão a respeito da alteração do currículo do curso de graduação, que ocorreu no início do ano de 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Karine Machado Costa - Integrante / Andreas Kindel - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Programa de Conservação e Uso Sustentável dos Butiazais no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Descrição: Programa que envolve diversas medidas de conservação e regulação do uso dos produtos não madeiráveis (folha e fruto) da palmeira endêmica do costa sul do Brasil, Butia catharinensis. Participação nos projetos que visavam à identificação e mapeamento dos fragmentos remanescentes de Butia catharinensis a partir de interpretação visual de imagens de satélite em SIG e sobrevoo da região; a análise temporal da perda de habitat e desmatamento dos fragmentos de Butia catharinensis (Arecaceae) na região e a caracterização da estrutura populacional dos remanescentes de Butiazais nos municípios de Osório e Torres/RS. Os resultados da análise de perda de habitat foram apresentados em oficina pública direcionada aos órgãos ambientais regionais e estaduais e à comunidade local de artesãos-extrativistas de folhas de B. catharinensis. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karine Machado Costa - Integrante / Andreas Kindel - Integrante / KARYNE MAURMMAN - Integrante / ALEXANDRE KROB - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Destaque no XXIII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Ecologia Geral. , Cidade Universitária, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30917666, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitoria voluntária na Disciplina Ecologia da Paisagem ministrada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Laboratório de Ecologia da Paisagem - Departamento de Ecologia UFRGS. Participação de projeto de restauração em uma área de mineração em Treviso/SC. Participou de expedições a campo para monitoramento de áreas experimentais de revegetação, realizando monitoramento de erosão e levantamento florístico. Monitorou banco de sementes do solo em laboratório. Participou de experimento de germinação e tolerância de Schinus terebinthifolius a metais pesados e a substratos (rejeito de carvão) com diferentes intensidades de toxidez.

  • 2009 - Atual

    Instituto Curicaca

    Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 2

    Outras informações:
    ONG com atuação na área de Conservação da Biodiversidade http://www.curicaca.org.br/

  • 2014 - 2014

    INSTITUTO EARTHWATCH DO BRASIL

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de SIG, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Projeto Parcerias da Paisagem. Mapeamento por fotointerpretação, em SIG, de microbacias hidrográficas no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí/SC, Brasil.