Nara Martini Bigolin

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mãe de 3 filhos olímpicos, possui graduação (PUC/RS), Mestrado (UFRGS) e Doutorado (Université de Paris VI ? Pierre et Marie Curie) em Computação. Atualmente é graduanda de Filosofia. Atua como Docente e Pesquisadora a mais de 25 anos em várias Universidades da França e do Brasil com mais de 50 publicações e 50 orientações em trabalhos de graduação e pós-graduação. Atua em dezenas de projetos de pesquisa, ensino e extensão na área do Pensamento Computacional na Educação Básica e na temática sobre a desigualdade de gênero nas Olimpíadas Científicas e nas Áreas de Exatas. Na Computação, sua área de pesquisa é Inteligencia Artificial. É Coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil, membro da Comissão da Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação e Conselheira suplente dessa sociedade. Desde 2018, pertence a Ordem Nacional do Mérito Educativo indicada pelo Ministro da Educação recebendo a Medalha da Ordem. Foi eleita a Mulher Cidadã 2018 do RS na Modalidade Educação pela Assembléia Legislativa do RS e recebeu homenagem na principal Olimpíada Internacional de Matemática do mundo, a IMO 2018, ocorrida na Romênia, pela sua contribuição no incentivo às meninas nas olimpíadas científicas. Em 2018, foi também homenageada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, pelo protagonismo na Educação Básica e pelo incentivo às meninas na área de Exatas, assim como foi finalista dois anos consecutivos do prêmio Educação do SINPRORS.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Computação

1995 - 1999

Université Pierre et Marie Curie
Título: Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados Geográficos e Orientado a Objeto
Orientador: Anne Doucet
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Mineração de Dados; Sistemas de Informação Geográfica; Orientação a Objetos; Banco de Dados.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Computação

1992 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Aplicações de técnicas de processamento de linguagem natural no apoio ao projeto de banco de dados,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Jose Mauro W de castilho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Linguagem Natural; Banco de Dados.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em andamento em Filosofia

2019 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Bacharel em Informatica

1988 - 1991

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Sistema Gerenciador de Dicionários
Orientador: Vera Lúcia Strube de Lima

Curso técnico/profissionalizante em Tecnico de Laboratório de Análises Quimica

1984 - 1986

Escola Estadual Pio XII

Curso técnico/profissionalizante em Assistente Em Administração

1984 - 1986

Escola Estadual Pio XII

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Systemes d Information Geographique. (Carga horária: 8h). , Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques, UM2, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagem de Programação Orientada a Objetos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BIGOLIN, N. M. . Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática. 2017. .

BIGOLIN, N. M. . Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Informática. 2016. .

BIGOLIN, N. M. . Coordenadora Regional das Olimpiadas Brasileira de Informática. 2015. .

BIGOLIN, N. M. . Coordenadora Local da Olimpiada Brasileira de Informática. 2015. .

BIGOLIN, N. M. . III JASI (Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação).. 2015. (Outro).

BIGOLIN, N. M. . Comite de Programa EATI. 2015. (Outro).

BIGOLIN, N. M. . Coordenadora Regional das Olimpiadas Brasileira de Fisica. 2014. .

BIGOLIN, N. M. ; SILVEIRA, S. ; PARREIRA, F. ; Cunha G.B. . Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação. 2014. (Outro).

SILVEIRA, S. ; BIGOLIN, N. M. ; Cunha G.B. ; PARREIRA, F. . I JASI (Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação).. 2013. (Outro).

BIGOLIN, N. M. . Comissão Organizadora de Estante. 2009. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Conferencia Virtual de Protagonismo Juvenil. Protagonismo Juvenil - Meninas Olimpicas. 2018. (Congresso).

II Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação.Porque Sou professor?. 2018. (Encontro).

Seminário Internacional de Computação no Ensino Basico.Computação na Educação Básica. 2018. (Seminário).

11º WIT Women in Information Technology. Projetos e ações para inclusão de meninas nas áreas tecnológicas: regando jardins. 2017. (Congresso).

III JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação.Ser docente. 2017. (Encontro).

Seminário Educação sem Machismo.Projeto Meninas Olimpicas. 2017. (Seminário).

II JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação.Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação. 2014. (Seminário).

II Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação.Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação. 2014. (Encontro).

Escola Regional de Banco de Dados. 2009. (Simpósio).

Forum de Inteligência Artificial.Forum de Inteligência Artificial. 2005. (Encontro).

Semana Acadêmica.Descoberta de Conhecimento em Sistemas de Informação Geográfica. 2002. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Computação. Sociedade Brasileira de Computação. 1988. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gisa Helena Melo Bassalo

BIGOLIN, N. M.; EDELWEISS, N.; ENGEL, P. M.. Representando Esquemas Conceituais de Bancos de Dados geográficos no Formato Atributo-Valor para Inferência Semi-automatizada de Padrões de Aálise. 2004. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miriam Lúcia Serra Domingues

BIGOLIN, N. M.; ENGEL, P. M.; ALVARES, L. O.; GEYER, C. F.. MIneração de dados Utilizando Aprendizado Não-supervisionado: UM Estudo de Caso para Bancos de Dados da Saúde. 2003. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Gustavo Schaeffer

BIGOLIN, N. M.; ALVARES, L. O.; GEYER, C. F.; ENGEL, P. M.. Data Mining no Varejo: Estudo de caso para loja de Materiais de Construção. 2003. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luís Felipe Schneider

BIGOLIN, N. M.; ENGEL, P. M.; OLIVEIRA, J. P. M.; ALVARES, L. O.. Aplicação do Processo de Descoberta de Conhecimento em Dados do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. 2003. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALEXANDRE MACHADO LEHNEN

BIGOLIN, N. M.; SANTOS, C. S.; GRAZZIOTIN, H.. Proposta de um Framework Conceitual para Apoiar a Criação de Técnicas de Indexa cão para Banco de Dados Temporais. 2002. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carine Halmenschlager

BIGOLIN, N. M.; ENGEL, P. M.; BEJAR, R.. Um Algoritmo para Indução de Árvores e Regras de Decisão. 2002. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vania Borgony

BIGOLIN, N. M.; LISBOA FILHO, J.; SANTOS, C. S.. Incorporando Suporte a Restrições Espaciais de Caráter Topológico ao Modelo Abstrato do Consórcio Open GIS. 2001. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LUCIANA VARGAS DA ROCHA

BIGOLIN, N. M.; LISBOA FILHO, J.; HEUSER, C. A.. GeoFrame-T: um Framework Conceitual Temporal para Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica. 2001. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joice Seleme Mota

BIGOLIN, N. M.; EDELWEISS, N.; FREITAS, C. M. D. S.. Estendendo Quadtrees para Suporte ao atmazenamento e Recuperação de dados Espaço Temporais. 2000. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliana da Rosa Freire Quincozes

BIGOLIN, N. M.; AMARAL, V.; DUIZITH, J. L. A.. Um Estudo de Caso para gerenciar Inscrições ao Vestibular de uma Universidade através da Web. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Sandro Favin Pinheiro

BIGOLIN, N. M.; FORNARI, M.; AMARAL, V.. Estudo sobre a Implementação do Modelo Conceitual Temporal/Espacial OO Utilizando Recursos Fornecidos pelo cartucho Time Series inserido no SGBD Oracle. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Carla Finger Medeiros da Silva

BIGOLIN, N. M.; PETRY, R.; VIRTI, D.. REORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE ANÁLISE DE CRÉDITO PARA UMA EMPRESA DE CALÇADOS. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Francieli Zanardi

BIGOLIN, N. M.; SILVEIRA, S.. Perfil dos Profissionais e das Empresas de Tecnologia da Informação (TI) da Cidade de Frederico Westphalen - RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mauro Andre Murari

Cunha G.B.;BIGOLIN, N. M.; PARREIRA, F.. Desenvolvimento de um Software para Migrar e Otimizar um Banco de Dados Relacional Firebird para o não-relacional MongoDB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Kelvin Salton do Prado

BIGOLIN, N. M.; SILVEIRA, S.; PARREIRA, F.. Estudo e Construção de um Protótipo de Framework de Recomendação para Lojas Virtuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gláucia Mattos Pache de Farias

BIGOLIN, N. M.; ZEVE, C.; AMARAL, V.. Estudo e Utilização de Data Mining para o Controle de Resíduos Industriais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Sandra Terezinha da Rosa

BIGOLIN, N. M.; POMPERMAIER, L.; LOH, S.. Preparação de uma Base de D ados para Datamining: Uma Aplicação e m Agricultura. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rodrigo Gonçalves

BIGOLIN, N. M.; BERG, A.; STRINGHINI, D.. Assistente de Criação de Páginas WEB. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lourdes S

BIGOLIN, N. M.; POMPERMAIER, L.; VIRTI, D.. Pacheco da Silveira.Estudo Comparativo entre Ferramentas de Data Warehouse. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Kátia Ufélia Gauer

BIGOLIN, N. M.; LOH, S.; VIRTI, D.. Como Calcular o Retorno do InvestimentoCom o Uso da Tecnologia da Informação. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Edson Avelino Bernardi Viana

BIGOLIN, N. M.; VIRTI, D.; FORNARI, M.. Estudo de Funções. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marcelo Frohlich

BIGOLIN, N. M.; LOH, S.; AMARAL, V.. Sistema de Controle Escolar. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Alexsandro Rosso

BIGOLIN, N. M.; FRAINER, A.; FORNARI, M.. Quebra-Cabeça. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Concurso Publico Professor Assistente - Area Arquitetura de Compuadores. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Cunha G.B.; Fortes P.. Professor adjunto área Metodologia e Técnicas de Computação. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Cunha G; Panno F.. Concurso Professor Substituto Area economia/administração. 2012.

Cunha G; Fortes P.;BIGOLIN, N. M.. Seleção Publica de professor substituto - Area Sistemas de Computação. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; CAMARGO M.; SENGER I.. Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; FRANCISCATTO R.; BONIATTI B.. Concurso Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

BORDINI, R.;BIGOLIN, N. M.; SILVA, L. A. L. E.. Professor adjunto área Metodologia e Técnicas de Computação. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; CAMARGO M.. Professor Adjunto área Sistemas de Computação. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Silva J.; Dhein G.. Professor Assistente da UFSM na Área de Redes de Computadores. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Dhein G.; Silva J.. Professor Assistente da UFSM na Área de Sistemas Operacionais. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Silva J.; BERNARDI, G.. Professor Assistente da UFSM na Área de Banco de Dados e Programação para Internet. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Silva J.. Professor Adjunto da área de Sistemas de Computação. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

Cantarelli; CRISTO, F.;BIGOLIN, N. M.. Professor Substituto. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; CRISTO, F.; Cantarelli. Professor Susbtituto. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Cunha G.B.. Comissão Ingresso/Reingresso - Curso Sistemas de informação. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; Cunha G.B.. Comissao para criacao de um novo departamento. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.; FORTES, F.. Comissão de Elaboração do Regimento Interno do departamento. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

Severo R.;BIGOLIN, N. M.. Comissão de Ingresso/Reingresso. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

BIGOLIN, N. M.. Comissão de Leitura do CLEI 2009. 2009. Centro Latinoamericano de Estudios en Informática.

BIGOLIN, N. M.. Comitê de Programa do Workshop de Software Livre 2005. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Coordenador de sessão do Seminário de Andamento de Trabalhos de Conclusão. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Coordenador de sessão do Seminário de Andamento de Trabalhos de Conclusão. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Corpo Editorial da Revista Acta scientie. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Comissão Organizadora do III Fórum de Inteligência Artificial. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de GeoInformática. 2004. Universidade Luterana do Brasil.

BIGOLIN, N. M.. Comisssão Julgadora do XII salão de Iniciação Cientifica. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BIGOLIN, N. M.. Consultora Ad-hoc do CNPq no Edital Auxílio Individual e CTPetro. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosa Maria Vicari

VICCARI, R. M.; BIGOLIN, N. M.; IOCHPE, C.; LIMA, V. L. S.. Aplicação de técnicas de tratamento de linguagem natural em apoio ao projeto de banco de dados. 1994. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cirano Iochpe

IOCHPE, C.; VICARI, R. M.; LIMA, V. L. S.. Aplicação de Técnicas de Tratamento de Linguagem Natural em Apoio ao Projeto de Banco de Dados.. 1994. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jean-Pierre Briot

BRIOT, J.-P.. Méthodes pour la découverte de connaissances à partir d'une base de données spatiales orientée objet : Le système LARECOS. 1999. Tese (Doutorado em Informática) - Université Pierre et Marie Curie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gisa Helena Melo Bassalo

Preparação de Esquemas Conceituais de Banco de Dados Geográficos como Entrada para Ferramenta de Mineração de Dados; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Nara Martini Bigolin;

Anelise de Macedo Lucas

Utilização de Técnicas de Extração de Conhecimento para dados temporais; 2002; 145 f; Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Nara Martini Bigolin;

Ivan Lopes Azeredo

Proposta de um Data Webhouse; 2006; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software Para Web) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Leandro Muller Flores

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA AUXILIAR OS MÉDICOS NO PROCESSO DO ATENDIMENTO; 2006; 17 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software Para Web) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Alexandre Borgmann

Estudo da Transformação da Modelagem UML em BDO-R ORACLE; 2005; 17 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software Para Web) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Evandro Luis Xavier Kramer

Implementando uma Solução de Business Intelligence; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Fabiana Aguiar Maciel

Proposta de uma Arquitetura de Inteligência Empresarial para os Juizados da Infância e Juventude do Estado do RS; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software Para Web) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Maria de Fátima Garibaldi e Souza

Uma Análise de Estudos de Caso Utilizando Inteligência Empresarial; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Renato Corrêa da Costa

Simulação de um Banco de Dados Orientado a Objetos em Memória; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software Para Web) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Renize Maria Abreu Roveda

UM COMPARATIVO ENTRE ARQUITETURAS DE SISTEMAS ESTRUTURADO X ORIENTADO A OBJETO; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Rodrigo Scapini Meurer

Análise da Ferramenta MetaStorage para Mape-amento de Objetos em Banco de Dados Relacional, em Plataforma Livre de Desenvolvimento PHP/MySQL; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Rogerio de Castro Marques

Proposta de um Modelo Baseado na Metodologia Orientada a Objetos para uma Refinaria de Petróleo; 2004; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Janaina Veiga Zembruski

Data Mining; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Elenio Pereira da Costa

Metodologia de Análise de Sistemas em OO; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Chistian Bonotto

WEB Security; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Para Negócios na Internet) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Alexandre Ramires de Castro

Banco de Dados Orientados a Objetos; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Fabricio Terra Vila Verde

Camada de Persistência de Objetos; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Daniela Blini Prates

A Importância da Orientação a Objetos no Projeto de Software; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Marcelo Cecin da Cunha

Modelagem para o Controle do Comércio de Ambulantes em Porto Alegre; 2003; 12 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Marcelo Cecin da Cunha

Modelagem para o Controle de Comércio de Ambulantes em Porto Alegre; 2003; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Banco de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Eduardo Scharnberg Brandão

Brabo; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Para Negócios na Internet) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Francisco Salem Zdradk

Educação no Meio Rural: Uma visão sob as Escolas Rurais de Santo Augusto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Marinez Tuzzin de Moraes

Análise da Administração nas Propriedades Rurais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Aline de Vargas

Análise do Processo de Exportação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Mariléia de Godoy Ferraz

A Embalagem como Diferencial Competitivo das Agroindústrias Familiares; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Rural e Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Lucas Leusin Oaigen

Sistema de Indicadores Desenvolvido Utilizando as Tecnologias Mineração de Dados e Inteligência de Negócios; 2005; 59 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Renato Affonsina Ferreira

A Utilização do Processo de Descoberta da Conhecimento para Inteligência Empresarial; 2005; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Maurício Rosa de Azeredo

A descoberta do perfil do aluno de graduação que interrompe seus estudos antes das provas de grau um no campus central da universidade luterana do Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Túlio Terra Ramos

Estudo em Mineração de Dados aplicado nos parâmetros de controle do processo de produção de agentes tanantes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Fernando Duarte Rosa

Análise e Projeto para Controle de Inadimplência; 2003; 87 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Leticia Terezinha Dias

Mineração de Dados para o Processo de Avaliação Institucional da Universidade Luterana do Brasil; 2003; 67 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Gercely da Silva e Silva

Estudo e Aplicação de Técnicas de Data Mining em uma Base de Dados da Área da Saúde; 2003; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Magali Serra Montani

Estudo de técnicas de Data Mining para utilização em Base de Dados de uma concessionária de energia elétrica; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

João Luis Bernal

Sistema Eletrônico para Controle de Experimentações Homeopáticas de Patogenesia; 2003; 147 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Everton Santana Lopes

Sistema Eletrônico de Análise de Riscos para Trabalhos em Ambientes Periculosos; 2003; 73 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Claudia Oliveira Epiphanio

Estudo comparativo de Aplicações utilizando uma Técnica de Mineração de Dados; 2003; 112 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Janaina Fontana de Almeida

Estudo de Metodologia para o Processo de Descoberta de Conhecimento; 2003; 77 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Annelise Pegorini Magarães

Estudo em mineração de dados para tomada de decisões estratégicas no processo de padronização de materiais MRO na indústria; ; 2003; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

André Alves

Desenvolvimento de um protótipo de sistema de monitoramento de indicadores baseado no Sistema Operacional de Qualidade - QOS da FORD; 2002; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Neila Rosane Stasiak

Estudo da Migração de Plataforma de um ERP para Plataforma Software Livre; 2002; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Viviane Montenegro Machado

Estudo de Técnicas de Data Mining para Aplicação em Dados de Concessão de Crédito Imobiliário; 2002; 89 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Nilva Maria Brancher

Estudo e utilização de Técnicas de Data Mining para a verificação da qualidade de serviços em oficina; 2002; 143 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Jeferson Aurelio Burhalde

SISAPRO - Sistema de apoio ao Propagandista Vendedor; 2002; 77 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Fabio Luis Chaves Teixeira

O Paradigma Orientação a Objetos ou Analise Relacional para desenvolvimento do projeto de informatização do Centro de Documentação e Pesquisa - CEDOP da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre(ISCMPA); ; 2002; 143 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

GlauciaMattos Pache de Farias

Estudo e Utilização de data mining para controle de resíduos industrias; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Lourdes Pacheco da Silveira

Estudo Comparativo entre Ferramentas de Data Warehouse; 2000; 73 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

P

Moura; Um Sistema para gerar une Interface COBOL; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologo em Processamento de Dados) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Fabricio Sehn

Extração de Conhecimento à partir de Bancos de Dados Estruturados; 2002; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Tiago Andreoli Chilanti

Extração de Conhecimento à partir de Bancos de Dados Estruturados; 2002; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Nara Martini Bigolin;

C

F; Falcao; Sistemas de Interface para gerar um Diagrama Entidade-Relacionemanto; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nara Martini Bigolin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lucia Strube de Lima

Detecção e correção ortográfica; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lucia Strube de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BIGOLIN, NARA MARTINI ; SILVEIRA, SIDNEI RENATO ; BERTOLINI, CRISTIANO ; ALMEIDA, IARA CARNEVALE DE ; GELLER, MARLISE ; PARREIRA, FÁBIO JOSÉ ; CUNHA, GUILHERME BERNARDINO DA ; MACEDO, RICARDO TOMBESI . Metodologias Ativas de Aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados. Research, Society and Development , v. 9, p. 74911648, 2020.

  • RIBEIRO, VINICIUS GADIS ; ZABADAL, JORGE ; TROMMER, TÂMISA ; SILVEIRA, ANDRÉ LUÍS MARQUES DA ; SILVEIRA, SIDNEI RENATO ; BERTOLINI, CRISTIANO ; DA CUNHA, GUILHERME BERNARDINO ; BIGOLIN, NARA MARTINI . Emprego de Técnicas de Gamificação na Educação Científica: relato de uma intervenção como apoio à Estatística. Research, Society and Development , v. 9, p. 146911840, 2020.

  • BIGOLIN, N. M. ; GROFF, N. B. ; GROFF, M. B. ; SILVEIRA, S. . Meninas Olímpicas: estimulando o protagonismo feminino nas ciências e tecnologia. CADERNOS DE GÊNERO E TECNOLOGIA (CEFET/PR) , v. 12, p. 10, 2019.

  • SILVEIRA, S. R. ; PEREIRA, A. S. ; Silva J. ; BIGOLIN, NARA MARTINI ; MACEDO, R. T. . SALA DE AULA INVERTIDA: DESENVOLVENDO VÍDEO-AULAS PARA A PRÉAULA. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar , v. 8, p. 995-1013, 2019.

  • BERTOLINI, C. ; Cunha G.B. ; BIGOLIN, NARA MARTINI ; STEFFENS, R. ; SILVEIRA, S. R. . ESTRATÉGIAS PARA APOIAR OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar , v. 8, p. 1-11, 2019.

  • GARLET, D. ; BIGOLIN, N. M. ; SILVEIRA, S. . Ensino de Programação de Computadores na Educação Básica: um estudo de caso. REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA , v. 1, p. 10, 2018.

  • BIGOLIN, N. M. ; MACIEL, Fabiana Aguiar ; FERREIRA, Renato Affonsina . Proposta de Três Arquiteturas para Inteligência Empresarial. Caesura (ULBRA) , Canoas - RS, v. 28, 2006.

  • MARTINS, Maria Cleci ; GARAFFA, Iria ; BIGOLIN, N. M. . Integração da Cadeia de Suprimentos através de Ontologia de Processos. Opinio Jure , Canoas - RS, v. 16, p. 61-68, 2006.

  • MARTINS, Maria Cleci ; GARAFFA, Iria ; BIGOLIN, N. M. . PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA: ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. Caesura (ULBRA) , Canoas - RS, v. 28, 2006.

  • BIGOLIN, N. M. . Extraindo o Conhecimento Implícito para Gerar Inteligência Empresarial: Quatro Estudos de Caso. Inteligência Empresarial (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. 24, 2005.

  • BIGOLIN, N. M. . Extração de Conhecimento em Banco de Dados Geográficos. Cadernos de Informática (UFRGS) , Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 55-60, 2003.

  • LUCAS, A. M. ; BIGOLIN, N. M. . Mineração em Dados Reais da Saúde Considerando Aspectos Temporais. Hífen (Uruguaiana) , Uruguaiana, v. 49, p. 97-104, 2002.

  • PLAZANET, C. ; BIGOLIN, N. M. ; RUAS, A. . Experimenting Learning Techniques for Spatial Models Enrichment and Linear Generalization. Geoinformatica (Dordrecht) , The Netherlands, v. 2, n.4, p. 315-333, 1998.

  • BIGOLIN, N. M. ; Bigolin99 . Fuzzy Spatial OQL for Fuzzy Knowledge Discovery in Databases. Lecture Notes in Computer Science , Franca, v. 15100, p. 246-254, 1988.

  • SILVEIRA, S. R. ; PEREIRA, A. S. ; BERTOLINI, C. ; PARREIRA, F. ; Cunha G.B. ; BIGOLIN, N. M. . Educação no Século XXI. 1. ed. Porto Alegre: Poisson, 2019. v. 36. 143p .

  • SILVEIRA, S. ; PARREIRA, F. ; BIGOLIN, N. M. ; PERTILE, S. . Metodologia do ensino e da aprendizagem em informática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2019. v. 1. 143p .

  • STEFFENS, R. ; BERTOLINI, C. ; SILVEIRA, S. ; BIGOLIN, N. M. . Ensino de lógica de programação para cegos. In: Martha Bhorer Adaime; Jerônimo Siqueira Tybusch; Sílvia Maria de Oliveira Pavão; Bruna Pereira Alves Fiorin. (Org.). PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM ETECNOLOGIASEDUCACIONAIS: APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR ACESSIBILIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS. 1ed.Santa Maria: FACOS - UFSM, 2019, v. 1, p. 395-407.

  • BIGOLIN, N. M. . A Tecnologia da Informação e a Consciência Ambiental. In: Arisa Araujo da Luz, Luciano Streck, Fernanda Leal Leaes. (Org.). Meio Ambiente na Escola: Universidade e formação continuada docente. 1ed.Porto Alegre: UERGS, 2011, v. 1, p. 47-52.

  • BIGOLIN, N. M. . Data Mining: Conceitos e Técnicas. In: Raul Ceretta Nunes. (Org.). Escola Regional da SBC-Sul. Santa Maria - RS: SBC, 2000, v. 1, p. 233-250.

  • BIGOLIN, N. M. ; Bigolin99 . Spatial Data Mining with Fuzzy Decision Trees. In: Nelson F.F. Ebecken. (Org.). Data Mining. Londres: WIT Press, 1998, v. 1, p. 235-248.

  • BIGOLIN, N. M. . Meninas Olimpicas. Revista Arco - UFSM, Santa Maria, 30 nov. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . Mulheres na ciência: por que ainda são tão poucas?. Jornal Folha do Noroeste, Frederico Westphalen, 29 nov. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . Entrevista Obmepeira com a mãe olímpica Nara Bigolin #06. Obmepeiros, Fortaleza, 03 nov. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . Matérias sobre as Meninas Olímpicas. Noticias sobre projeto Meninas Olimpicas, Frederico Westphalen, p. 1 - 1, 03 set. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . Maternidade e Filhas Olímpicas. Jornal O Alto Uruguai, Frederico Westphalen, p. 1 - 1, 03 set. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . Professora de FW recebe Troféu Mulher Cidadã na AL-RS. Fred Magazine, Frederico Westphalen, p. 1 - 1, 09 mar. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . Professora da UFSM-FW receberá o troféu Mulher Cidadã 2018 da Assembleia Legislativa. http://www2.comunitaria.com.br/professora-da-ufsm-fw-recebera-o-trofeu-mulher-cidada-2018-da-assembleia-legislativa/, Frederico Westphalen, 06 mar. 2018.

  • BIGOLIN, N. M. . É de FW a Mulher Cidadã 2018 na categoria Educação RS!. Jornal Folha do Noroeste, p. 20 - 20, 20 dez. 2017.

  • BIGOLIN, N. M. . Equação Feminina. Revista Veja, São Paulo, p. 10 - 10, 27 maio 2017.

  • BIGOLIN, N. M. . Computação, meninas olímpicas e maternidade. SBC Horizontes, Rio de Janeiro, p. 1 - 5, 17 maio 2017.

  • BIGOLIN, N. M. . Revista Claudia destaca professora de FW em edição de Dia das Mães. Fred magazine, Frederico Westphalen, p. 1 - 1, 11 maio 2017.

  • STEFFENS, R. ; BERTOLINI, C. ; SILVEIRA, S. ; BIGOLIN, N. M. . Ensino de Lógica de Programação para Cegos. In: IV Seminário sobre Acessibilidade, Ações Afirmativas e Tecnologias Educacionais, 2019, Santa Maria. 4º Seminário ?Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas: Promoção da Aprendizagem e Tecnologias Educacionais. Santa Maria: UFSM, 2019. v. 1.

  • SILVEIRA, S. R. ; PEREIRA, A. S. ; Silva J. ; BIGOLIN, N. M. ; MACEDO, R. T. . Sala de aula invertida_ desenvolvendo vídeo-aulas para a pré-aula. In: 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 2019, Taquara. Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade. Taquara: Núcleo de Educação On-line. v. 1.

  • BERTOLINI, C. ; Cunha G.B. ; BIGOLIN, N. M. ; STEFFENS, R. ; SILVEIRA, S. . Estratégias para Apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Alunos com Deficiência Visual: relato de experiências em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. In: 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, de 2019, será Ensino Híbrido, 2019, Taquara - RS. Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, de 2019, será Ensino Híbrido. Taquara: Núcleo de Educação On-line. v. 1. p. 1-1.

  • SILVEIRA, S. ; PARREIRA, F. ; Cunha G.B. ; BIGOLIN, N. M. . Educação a Distância, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores. In: Congresso Brasileiro de Informatica na Educação, 2018, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Informatica na Educação, 2018. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Uma Análise de Participações do Brasil e da Argentina em Olimpíadas de Informática. In: IV Seminario Argentina - Brasil de Tecnologías de la Información y la Comunicación,, 2016, Corrientes - Argentina. V Seminario Argentina - Brasil de Tecnologías de la Información y la Comunicación, SABTIC 2016.. Corrientes: Universidade Nacional do Nordeste, 2016. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Padronização de Processos: BI e KDD. In: EATI -Encontro Anual de Tecnologia de Informação, 2015, Frederico Westphalen. EATI -Encontro Anual de Tecnologia de Informação. Santa Maria: UFSM, 2015. v. 1. p. 14-28.

  • BIGOLIN, N. M. . Ulizando Mineração de Dados no Agronegócio. In: Congresso Barsileiro de Agroinformática, 2009, Viçosa. Congresso Barsileiro de Agroinformática. Viçosa, 2009. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; RAMOS, T. T. . Avaliando a Mineração de Dados como Auxílio na Tomada de Decisão. In: IV Forum de Inteligência Artificial, 2008, Canoas. IV Forum de Inteligência Artificial. Canoas: Ulbra, 2008. v. 1. p. 10-18.

  • BIGOLIN, N. M. . Utilização de Inteligência de Negócios para a Gestão de Informação. In: XVI ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2005, Belo Horizonte - MG. XVI ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Rio de Janeiro: ANGRAD, 2005. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; BERNAL, João . Um Sistema para Controle de Experimentação Homeopática Utilizando Software Livre. In: Jornada Integrada de Trabalhos de Conclusão de Curso em Computação, 2005, Torres - RS. SEMINFO-2005. Torres: SBC, 2005. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; MACIEL, Fabiana Aguiar . Proposta de uma Arquitetura de Inteligência Empresarial para os Juizados da Infância e Juventude do Estado do RS. In: JITEC - JORNADA INTEGRADA DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO, 2005, Torres-RS. SEMINFO RS -2005, 2005. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; SOUZA, Maria de Fátima Garibaldi e . Uma Análise de Estudos de Caso Utilizando Inteligência Empresarial. In: JITEC - JORNADA INTEGRADA DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO, 2005, Torres - RS. JITEC - JORNADA INTEGRADA DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO. Torres -RS: SBC, 2005. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; GARAFFA, Iria . Utilização do Processo de Descoberta de Conhecimento para a Aquisição de Conhecimento Automática. In: III Workshop de Tecnologias da Informação e Gerência do Conhecimento, 2005, Porto Alegre. IIII Simposio Brasileiro de Qualidade de Software. Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2005. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Utilização do Processo de Descoberta de Conhecimento para Enriquecer un Banco de Dados Geográficos. In: Congreso Argentino de Ciencia de la Computation, 2004, Buenos Aires. X Congreso Argentino de Ciencia de la Computation. Argentina, 2004. v. 1. p. 561-572.

  • BIGOLIN, N. M. . Uma Proposta de Automatização do Processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados Geográficos. In: IX Simpósio de Informática e IV Mostra de Software Acadêmico, 2004, Uruguaiana. Hífen (PUCRS. Impresso). Uruguaiana: PUCRS, 2004. v. 1.

  • BOGORNY, V. ; BIGOLIN, N. M. . Um Modelo Espacial para integração dos Dados da SaúdeImplementado em Software Livre. In: IV Workshop Internacional de Software Livre, 2003, Porto Alegre. IV Workshop Internacional de Software Livre. Porto Alegre: SBC, 2003. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; BOGORNY, V. ; ALVARES, L. O. . Uma Linguagem de Consulta para Mineração de Dados em Banco de Dados Geográficos Orientado a Objetos. In: XXIX Conferencia Latinoamericana, 2003, La Paz. XXIX Conferencia Latinoamericana, 2003. v. 1. p. 23-35.

  • BIGOLIN, N. M. ; BOGORNY, V. . Desenvolvimento de um SIG para a Saúde Pública usando Software Livre. In: III Workshop sobre Software Livre (WSL2002), 2002, Porto Alegre - RS. III Workshop sobre Software Livre (WSL2002). Porto Alegre - RS: SBC, 2002. v. 1. p. 46-49.

  • BIGOLIN, N. M. ; LUCAS, A. M. ; ALVARES, L. O. . Descoberta de Conhecimento Considerando Aspectos Temporais. In: VIII Argentinean Conference on Computer Science, 2002, Buenos Aires. VIII Argentinean Conference on Computer Science. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2002. v. 1.

  • BASSALO, G. H. M. ; IOCHPE, C. ; BIGOLIN, N. M. . Representando Esquemas de Bancos de Dados Geográficos no Formato Atributo-Valor para a Inferência de Padrões de Análise. In: GeoInfo 2002 - IV Simpósio Brasileiro de Geoinformática, 2002, Caxambu - MG. GeoInfo 2002 - IV Simpósio Brasileiro de Geoinformática. Caxambu - MG: SBC, 2002. v. 1. p. 131-138.

  • BIGOLIN, N. M. . Extração de Conhecimento em Bases de Dados. In: I Wokshop de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados, 2001, Porto Alegre. Descoberta e Conhecimento em Banco de Dados. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. v. 1. p. 55-60.

  • BIGOLIN, N. M. . Data Mining: Conceitos e Técnicas. In: VIII Escola de Informatica da SBC - Sul, 2000, Ijui, Foz de Iguaçu. ERISul - Escola de informática da SBC, 2000. v. 1. p. 232-251.

  • BIGOLIN, N. M. ; Bigolin99 . Fuzzy Spatial OQL for Fuzzy Knowledge Discovery in Databases. In: Second European Symposium, PKDD 98, 1998, Nantes. Second European Symposium, PKDD 98. Franca: Springer, 1998. v. 1. p. 246-254.

  • BIGOLIN, N. M. ; Bigolin97 . An Experiment using Context in Translation from System's Requirements to Conceptual Model. In: nternational and Interdisciplinary Conference on Modeling and Using Context, 1997, Rio de Janeiro. International and Interdisciplinary Conference on Modeling and Using Context, 1997. p. 319-330.

  • BIGOLIN, N. M. ; Cas98 . Ferramentas de Auxilio para o Desenvolvimento de Projeto de Banco de Dados. In: IX Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 1994, Sao Carlos - SP. IX Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sao Carlos, SP,, 1994. p. 80-94.

  • BIGOLIN, N. M. ; Cas98 . Um Estudo sobre Ferramentas de Apoio para o Projeto de Sistemas de Banco de Dados. In: VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1994, Curitiba -PR. VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1994. p. 357-371.

  • BIGOLIN, N. M. ; Cas98 . Ferramenta de Auxilio para Tradução de Linguagens de Especificações no Desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados. In: VIII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 1993, Campina Grande - PB. VIII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Campina Grande, PB, 1993. p. 50-64.

  • SOUZA, N. ; SILVEIRA, S. ; PARREIRA, F. ; Cunha G ; BIGOLIN, N. M. . Arquitetura para Adaptação de Cursos na Modalidade de Educação a Distância empregando Objetos de Aprendizagem.. In: Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2013, Frederico Westphalen. Anais do IV EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação. Santa Maria - RS: UFSM, 2013. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; GROFF, M. B. ; GROFF, N. B. . Meninas Olimpicas. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE MATERNIDADE E CIÊNCIA, 2019, Porto Alegre. II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE MATERNIDADE E CIÊNCIA. Porto Alegre: UFRGS, 2019. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Elaboração de uma Metodologia para o Processo de Descoberta de Conhecimento para Auxiliar na Manuteção do Aluno na Instituição. In: XI Salão de Iniciação Cientifica da ULBRA, 2005, Canoas. XI Salão de Iniciação Cientifica da ULBRA. Canoas: ULBRA, 2005. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Utilização do Processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Geográficos. In: FORUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA ULBRA, 2004, Canoas. Salão de Iniciação Cientifica. Canoas: ULBRA, 2004. v. 1. p. 237-237.

  • BIGOLIN, N. M. . Mineração de Dados considerando Aspectos Temporais. In: Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica da ULBRA, 2003, Canoas. Salão de Iniciação Cientifica. Canoas: Editora ULBRA, 2003. v. 2. p. 49-49.

  • BIGOLIN, N. M. ; FARIAS, G. . Controle de Resíduos Indústrias Utilizando o Processo de Descoberta de Conhecimento. In: Universidad de Buenos Aires, 2002, Buenos Aires. VIII Argentinean Conference on Computer Science. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2002. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. ; Big95 ; Cas98 . Estudo e Aperfeiçoamento de um Programa para Geração de Diagramas ER. In: Feira de Iniciação Cientifica, 1995, Porto Alegre - RS. Feira de Iniciação Cientifica. Porto Alegre -RS, 1995. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Um Sistema de Transformação Automática do Modelo Entidade-Relacionamento. In: IX Escola de Computação, 1994, Recife. IX Escola de Computação, 1994.

  • BIGOLIN, N. M. ; Big92 . Gerência de Memória Secundária em Bancos de Conhecimento. In: Feira de Iniciação Cientifica, 1992, Porto Alegre -RS. Feira de Iniciação Cientifica, 1992. v. 1.

  • BIGOLIN, N. M. . Pensamento Fisolófico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BIGOLIN, N. M. . Pensamento Computacional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BIGOLIN, N. M. . Meninas em Olimpíadas Científicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BIGOLIN, N. M. . Protagonismo Juvenil - Meninas Olimpicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BIGOLIN, N. M. . Computação na Educação Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIGOLIN, N. M. . Computação no Ensino Básico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIGOLIN, N. M. . Meninas Olimpicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BIGOLIN, N. M. . LARECOS. 1999.

BIGOLIN, N. M. . SIDECO - Sistema de Detectação e Correção Ortográfica'. 1992.

BIGOLIN, N. M. . GEMESBC - Sistema de Gerência de Memória Secundária. 1992.

BIGOLIN, N. M. . Sistema de filtragem de Imagens de Satélite. 1991.

BIGOLIN, N. M. ; SILVEIRA, S. ; PARREIRA, F. ; Cunha G.B. ; Fortes P. ; MUNARETTO, F. . Normatização do Trabalho de Graduação em Sistemas de Informação. 2013.

SILVEIRA, S. ; PARREIRA, F. ; BIGOLIN, N. M. ; Cunha G.B. ; MUNARETTO, F. ; Fortes P. . Reforma Curricular - Curso de Sistemas de Informação. 2013.

BIGOLIN, N. M. . Elaboração de uma metodologia para o processo de descoberta de conhecimento para auxiliar na manutenção do aluno na Instituição. 2004.

BIGOLIN, N. M. . Mineração de Dados considerando Aspectos Temporais. 2003.

BIGOLIN, N. M. . Minerção de Dados em Banco de Dados Reais. 2002.

BIGOLIN, N. M. ; IOCHPE, C. . Sistema Computacional para Análise do Mercado do Gás Natural. 2001.

BIGOLIN, N. M. ; ALVARES, L. O. ; ENGEL, P. . Desenvolvimento de Metodologia para Extração de Conhecimento de Bases de Dados de Saúde do Estado para Avaliação e Planejamento. 2001.

BIGOLIN, N. M. . Extração de Conhecimento à partir de Bancos de Dados Estruturados. 2000.

BIGOLIN, N. M. . Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Estruturado. 2000.

BIGOLIN, N. M. . Methodes pour la decouverte de connaissances a partir d'une base de donnees spatiales orientee objet : le systeme Larecos. 1999.

BIGOLIN, N. M. ; RUAS, A. ; PLAZANET, C. . Experiments with Learning Techniques for Spatial Model Enrichment and Line Generalization. 1998.

BIGOLIN, N. M. . Ferramenta de auxilio para traducao de linguagens de especificacao no desenvolvimento de sistemas de banco de dados. 1993.

BIGOLIN, N. M. . Homenagem da IMO - OLimpiada Internacional de Matemática. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BIGOLIN, N. M. . Folha On - Argumento Político: Nara Bigolin, Andrea Saad, Mirna Braucks e Simonia Oliveira. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Palavra é delas: Projeto Meninas Olímpicas incentiva protagonismo feminino nas ciências exatas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Meninas Olímpicas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Educação sem Machismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BIGOLIN, N. M. . Fora de Sede | Professora da UFSM-FW é citada em premiação na Romênia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . TransCiência: Frederiquenses são destaque no projeto Meninas Olímpicas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Alunas gaúchas recebem reconhecimento da Assembleia por desempenho nas Olimpíadas de Ciências Exatas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Nara fundadora do projeto Meninas Olímpicas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Meninas Olímpicas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIGOLIN, N. M. . Eu também sou responsável pelo ambiente: qual a contribuiçãod a informática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BIGOLIN, N. M. . Relatório Técnico de Atividades de Pesquisa. 2004. (Relatório de pesquisa).

BIGOLIN, N. M. . Relatório Técnico de Atividades da Bolsa Recém-Doutor. 2003. (Relatório de pesquisa).

BIGOLIN, N. M. . A importância da Informática na Eduacação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BIGOLIN, N. M. . Relatório Técnico de Atividades do KIT Recém-Doutor. 2002. (Relatório de pesquisa).

BIGOLIN, N. M. ; ENGEL, P. ; PRADO, H. A. . Workshop Interno sobre Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. 2000. (Editoração/Anais).

BIGOLIN, N. M. . Relatório de Atividades de KIT Auxilio Recém-Doutor. 2000. (Relatório de pesquisa).

BIGOLIN, N. M. ; Varios . Acta Scientiae. 1999. (Editoração/Periódico).

BIGOLIN, N. M. . Relatório Técnico de Atividades da Bolsa de Doutorado. 1995. (Relatório de pesquisa).

BIGOLIN, N. M. . Relatório Técnico de Atividades da Bolsa DTI. 1994. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas Para Apoiar os Processos de Ensino de Computação e Inovação, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe o estudo e o desenvolvimento de tecnologias assistivas, para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência. Pretende-se identificar soluções já existentes e desenvolver novas tecnologias assistivas, que serão validadas por meio de estudos de caso com a aplicação das mesmas por pessoas que possuem diferentes deficiências e precisam de auxílio para aprimorar seu processo de aprendizagem... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Fabio Parreira - Integrante / Cristiano Bertolini - Coordenador / Ricardo Tombesi Macedo - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento de Jogos Digitais utilizando o Google Assistente, Descrição: O projeto de pesquisa ?Desenvolvimento de Jogos Digitais utilizando o Google Assistente? objetiva o desenvolvimento de jogos do tipo trívia (quizz) acessíveis, para pessoas com deficiência visual e/ou auditiva. Após o desenvolvimento do jogo, o mesmo será validado com o apoio dos integrantes do Núcleo de Acessibilidade da UFSM. A metodologia utilizada neste projeto de pesquisa será a dissertação-projeto, pois pretende-se desenvolver um protótipo do aplicativo (jogo)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador / Guilherme Bernardino da Cunha - Integrante / Fabio Parreira - Integrante / Rubia Steffens - Integrante / Cristiano Bertolini - Integrante / Roberto Franciscatto - Integrante / Rodrigo de Vit - Integrante / Patrick Andrei Caron Guerra - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Metodologias Ativas de Aprendizagem: um estudo de caso, Descrição: O projeto de pesquisa ?Metodologias Ativas de Aprendizagem: um estudo de caso? objetiva o estudo de metodologias que propiciem uma maior interação dos estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se estudar diferentes metodologias diferenciadas das práticas tradicionais de ensino. A partir do estudo, serão elencadas as metodologias a serem empregadas, por meio de um estudo de caso, em disciplinas dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Sistemas de Informação. Após a realização do estudo de caso os resultados obtidos serão discutidos, visando verificar qual(is) metodologia(s) mostrou-se mais adequada de acordo com a área de conhecimento das disciplinas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador / Joel da Silva - Integrante / Roberto Franciscatto - Integrante / Guilherme Bernardino da Cunha - Integrante / Patricia Fortes - Integrante / Fabio Parreira - Integrante / Cristiano Bertolini - Integrante / Rodrigo de Vit - Integrante / Adriana Soares Pereira - Integrante / Ricardo Tombesi Macedo - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Formação Continuada de Docentes da Área de Ciências na Educação Básica: um estudo de caso aplicando metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais da informação e da comunicação, Descrição: Este projeto visa propiciar a formação continuada de docentes da Educação Básica, que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), na área de Ciências da Natureza. Pretende-se desenvolver materiais didáticos digitais, em diferentes formatos, que poderão ser aplicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e na plataforma do curso Ciência é 10 da CAPES. Entre os temas propostos na formação encontram-se design instrucional, metodologias ativas de aprendizagem e aplicação de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação). As metodologias empregadas serão dissertação-projeto (na 1ª fase) e um estudo de caso (na 2ª fase). A 1ª fase compreenderá o planejamento e desenvolvimento dos materiais didáticos digitais. A 2ª fase envolverá a realização da formação continuada dos docentes, por meio do estudo de caso. Como resultados, espera-se contribuir com o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. Outra contribuição envolve a produção de materiais didáticos digitais acessíveis, visando atender pessoas com diferentes deficiências. Além disso, pretende-se desenvolver materiais com recursos de Realidade Virtual e Aumentada e aplicação de noções de robótica educacional (por meio de utilização de kits Arduíno e Raspberry Pi), visando inovar os processos de ensino e de aprendizagem, utilizando tecnologias atuais e motivadoras... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador / Cristiano Bertolini - Integrante / Ricardo Tombesi Macedo - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Integrante / Teresinha Letícia da Silva - Integrante / Mariza de Camargo - Integrante / Cleomar Marcos Fabrizio - Integrante / Claudiosir Roque dos Santos - Integrante / Patricia Rodrigues Fortes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Meninas Olímpicas - estimulando o protagonismo feminino nas ciências e tecnologia, Descrição: O objetivo principal deste projeto é a inserção das meninas na área de exatas, principalmente em computação. O foco são meninas do ensino fundamental de escolas públicas. A ideia é que elas aprendam o pensamento computacional para mudar a dinâmica de exclusão destas meninas em competições cientificas de informática, matemática e física e, por consequência, na área de exatas no ensino superior. Nos últimos 5 anos, menos de 10% dos premiados em olimpíadas cientifica de física, matemática e informática foram meninas. No ensino médio, a tendência é as meninas desaparecer das olimpíadas científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Estudo e Aplicação de Técnicas de IA aplicadas à construção de jogos educacionais abertos., Descrição: O projeto de pesquisa tem a finalidade de analisar a aplicabilidade das várias técnicas de Inteligência Artificial, que podem ser usadas para construir recursos educacionais abertos interativos, mais especificamente jogos educacionais. Ao final, ter-se-á como resultado a criação e validação, a princípio, de um jogo educacional aberto utilizando uma das técnicas de Inteligência Artificial analisada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Fabio Parreira - Coordenador / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Aplicação de Inteligência Artificial em Dados Ambientais e Agrícolas, Descrição: O objetivo deste projeto é utilizar as técnicas das etapas do processo de descoberta de conhecimento em dados gerados em sistemas de informação agrícola associados a dados ambientais para gerar conhecimento automático para auxiliar na tomada de decisão associada ao aumento de produção de maneira sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    ARQUITETURA PARA ADAPTAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EMPREGANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe a definição de uma arquitetura que permita a adaptação de cursos ministrados na modalidade de Educação a Distância (EaD) de acordo com o estilo cognitivo dos alunos. Pretende-se propor uma arquitetura que permita a padronização de objetos de aprendizagem que possam ser reutilizados e inseridos em diferentes cursos, de acordo com o estilo cognitivo dos alunos, por meio da aplicação de técnicas de hipermídia adaptativa. Neste sentido, o projeto enquadra-se na linha de pesquisa de Inteligência Artificial do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Informação" da UFSM. Acredita-se que os alunos de cursos disponibilizados na modalidade de Educação a Distância (EaD), conforme a área do conhecimento, possuam estilos cognitivos/estilos de aprendizagem diferenciados. Neste sentido, surge a ideia principal do presente projeto, cujo foco é definir uma arquitetura que permita a adaptação de materiais didáticos digitais (objetos de aprendizagem) que possam ser disponibilizados em cursos ministrados na modalidade de EaD, por meio da aplicação de técnicas de Hipermídia Adaptativa, aliadas à definição de um modelo de aluno. Esta arquitetura permitirá que docentes possam desenvolver e reutilizar materiais didáticos digitais e que os discentes tenham acesso a conteúdos diferenciados, adaptados de acordo com seus estilos cognitivos. Pretende-se definir uma arquitetura baseada em ferramentas livres, que possa ser aplicada por diversas instituições de ensino, possibilitando que sejam realizadas adaptações, tanto em nível de interface bem como de conteúdo, conforme o perfil/curso dos usuários deste ambiente. As adaptações serão realizadas através do emprego de técnicas de apresentação e de navegação adaptativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Guilherme Bernardino da Cunha - Integrante / Fabio Parreira - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Objetos de aprendizagem hipermidiáticos na mediação pedagógica da disciplina de linguagem de programação comercial para a modalidade b-learning., Descrição: Entende-se como objeto de aprendizagem qualquer arquivo digital (imagem, filme, animações, textos, locuções.) que possa ser utilizado para fins pedagógicos e que possui, internamente ou através de associação, sugestões sobre o contexto apropriado para sua utilização. Desta forma, as mídias, que um arquivo digital possa conter, sustentam as formas de aprender e ensinar nas disciplinas virtuais, assim como também mudam os modos de organizar o conteúdo gerador das relações dialógicas. Neste sentido, a presente pesquisa, tem como propósito contribuir para disseminar a área de OAs, adotando como seu principal foco investigativo, enfatizar a multidisciplinaridade das áreas de Informática e Multimídias, com destaque para temas relacionados a ambientes virtuais, objetos de aprendizagem hipermidiáticos, com ênfase na produção e validação, a principio, de vídeo-aulas para conteúdos referente a "Linguagem de programação comercial" no modelo b- learning.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Guilherme Bernardino da Cunha - Integrante / Fabio Parreira - Coordenador / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Perfil Epidemiológico dos Pacientes Atendidos na Clínica Renal em Frederico Westphalen - RS, Descrição: O perfil epidemiológico vem ressaltar informações sobre os pacientes em tratamento na clínica renal na cidade de Frederico Westphalen - RS, permitindo o uso mais racional dos recursos econômicos destinados a essa terapêutica de alto custo, e ajudando a identificar intervenções a serem implantadas com vistas ao aumento da sobrevida, à melhora da qualidade de vida dos pacientes, bem como o controle de comorbidades. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Guilherme Bernardino da Cunha - Coordenador / Fabio Parreira - Integrante / Cristiano Bertolini - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Sistema Fuzzificado de Recomendação de Objetos de aprendizagem hipermidiáticos, Descrição: Ao recomendar algum dos OAs, é importante considerar as incertezas que o aluno traz consigo a acerca do conteúdo abordado. Sendo assim os conjuntos fuzzy representam perfeitamente estas incertezas. De acordo com ZADEH (1965) tais conjuntos são baseados na ideia de que existem situações nas quais não está claro se um elemento pertence ou não a um determinado conjunto. A presente pesquisa, tem como propósito contribuir para disseminar a área de sistemas recomendação de OAs e a lógica Fuzzy, adotando como seu principal foco investigativo, a construção de um sistema fuzzificado de recomendação de objetos de aprendizagem hipermidiáticos, a princípio, as vídeo-aulas para o conteúdo referente a "Linguagem de programação comercial" no modelo b- learning.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Guilherme Bernardino da Cunha - Integrante / Fabio Parreira - Coordenador / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Descoberta de Conhecimento em Dados Agrícolas e Ambientais para um Agronegócio Sustentável, Descrição: Este projeto vai utilizar as técnicas da Inteligência Artificial (IA) para tomada de decisão na Agricultura, para isso será analisada a estrutura da variabilidade de atributos de solo e planta através das técnicas da Inteligência Artificial; ordenação de variáveis para a tomada de decisão na Agricultura; Gestão de banco de dados para acessos remotos, coleta e cruzamento de informações em tempo real e interpretação integrada de dados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador / Guilherme Bernardino da Cunha - Integrante / Fabio Parreira - Integrante / Cristiano Bertolini - Integrante / Sidnei Renato Silveira - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Utilização das Etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento para elaborar uma metodologia aplicável aos projetos de Agroindústrias Familiares Sustentáveis, Descrição: O objetivo deste projeto é utilizar as técnicas das etapas do processo de descoberta de conhecimento e das etapas do planejamento estratégico para propor uma metodologia para projetos de Agroindústrias Familiares sustentáveis, considerando tanto o planejamento estratégico na definição de uma Agroindústria Familiar sustentável quanto a utilizando do processo de descoberta de conhecimento nas informações geradas pelo Agroindústrias Familiares com intuito de apoiar as tomadas de decisão ao longo da vida do agronegócio. Este projeto contribuirá para a elaboração dos futuros projetos de empreendimentos de agroindústrias familiares, que é a atividade principal da região e de extrema importância para o pais. A integração de técnicas de inteligência artificial e de planejamento estratégico forma o enfoque principal da problemática abordada neste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador / Joel da Silva - Integrante / ARLINDO JESUS PRESTES DE LIMA - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Elaboração de uma metodologia para o processo de descoberta de conhecimento para auxiliar na manutenção do aluno na Instituição, Descrição: O processo de descoberta de conhecimento a partir de banco de dados é uma nova tecnologia que visa explorar grandes bancos de dados, utilizando técnicas inteligentes. O grande desafio é encontrar um modelo que interligue grandes massas de dados com técnicas de mineração de dados. A solução para este problema é a utilização de técnicas inteligentes para extrair informações implícitas dos bancos de dados. Neste contexto, este projeto é constituído de duas partes: uma teórica e outra prática. Na parte teórica é proposta a elaboração de uma metodologia para o processo de descoberta de conhecimento na área de Educação. Na parte prática é aplicada está metodologia em dados obtidos em avaliações feitas por alunos sobre professores e disciplinas, e em dados sobre a desistência dos alunos antes da primeira avaliação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2007

    Desenvolvimento de Metodologia para o Processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Reais financiado pela ULBRA, Descrição: A constante evolução das tecnologias de armazenamento e recuperação de informação, aliada a disseminação do uso de sistemas de informações, deixa como legado, enormes volumes de dados nos mais variados domínios de aplicação e conhecimento. O processo de análise destes dados vem evoluindo através dos últimos anos, especialmente com as técnicas de Mineração de Dados, que investigam a informação contida em bases de dados para identificar relacionamentos significativos entre os dados. A mineração de dados é uma etapa de um processo maior que é a Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados. Este processo, que envolve a automação da identificação e do reconhecimento de padrões em um banco de dados, é uma ampla área que integra métodos de inúmeros campos incluindo estatística, banco de dados, inteligência artificial, aprendizagem automática, reconhecimento de padrões, visualização de dados, alta performance computacional, otimização, sistemas gerenciadores de informações e sistemas baseados em conhecimento. Neste contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de uma metodologia para todo este processo e sua aplicação em vários domínios, como a área da saúde, de companhia de energia elétrica, sistemas bancários e mesmo dados da própria universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador.

  • 2002 - 2006

    Mineração de Dados em Banco de Dados Reais, Descrição: A descoberta de conhecimento à partir de banco de dados é uma nova tecnologia que visa explorar grandes bancos de dados utilizando técnicas inteligentes. O grande desafio é encontrar um modelo que interligue grandes massas de dados com técnicas de Mineração de Dados. O tamanho dos bancos de dados crescem rapidamente provocando uma explosão das informações e em conseqüência torna-se cada vez mais difícil explorá-lo. A solução para este problema é a utilização de técnicas inteligentes para extrair informações implícitas dos bancos de dados. Nas atividades de pesquisa a serem realizadas nos próximos 6 meses está incluído a continuação das pesquisas no processo de descoberta de conhecimentos a partir de grandes bancos de dados estruturados O objetivo prático desta pesquisa é utilizar técnicas de Mineração de Dadoss em banco de dados para obter modelos de conhecimento à partir das informações sobre informações geográficas, e da saúde provindas da Transportadora de Gás Brasil-Bolívia e das Secretaria da Saúde do estado do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de Metodologia para Extração de Conhecimento de Bases de Dados de Saúde do Estado para Avaliação e Planejamento financiado pela FAPERGS, Descrição: Os objetivos deste projeto são desenvolver uma metodologia para extração de conhecimento baseada em um paradigma híbrido a ser utilizada por técnicos e não por pesquisadores, repassar esta metodologia aos técnicos da SES e produzir conhecimento aplicável às atividades de planejamento, formulação, acompanhamento, avaliação, regulação e controle das ações e serviços de saúde, com vistas a qualificar e agilizar a implantação efetiva do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, a partir de bancos de dados utilizados pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES). Para isto, propõe-se estudar e desenvolver técnicas e tecnologias para a Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (DCBD), utilizando um paradigma híbrido, como diferentes métodos de Inteligência Artificial (IA) simbólica e conexionista e técnicas estatísticas. As técnicas de mineração de dados (Data Mining, DM) formam o enfoque principal da problemática abordada neste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Luis Otavio Alvares - Integrante / Paulo Martins Engel - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2001 - 2002

    Sistema Computacional para Análise do Mercado do Gás Natural financiado pelo RHAE, Descrição: Desenvolvimento de um sistema computacional georreferenciado que permita visualização fácil e rápida dos principais dados sócio-econômicos de municípios, micro-regiões e estados do Brasil, bem como informações técnicas a respeito dos gasodutos, redes de distribuição de gás natural e de transmissão de energia elétrica. Esse sistema permitirá que as empresas dos setores de Gás Natural e energia possam obter de forma precisa informações sobre o mercado potencial e identificar novos mercados, gerando oportunidades de negócios e consequentemente um aumento na qualidade de vida dessas comunidades. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Cirano Iochpe - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2000 - 2002

    Extração de Conhecimento à partir de Bancos de Dados Estruturados financiado pelo CNPq, Descrição: A descoberta de conhecimento à partir de banco de dados é uma nova tecnologia que visa explorar grandes bancos de dados utilizando técnicas inteligentes. O grande desafio é encontrar um modelo que interligue grandes massas de dados com técnicas de extração de conhecimento. O tamanho dos bancos de dados crescem rapidamente provocando uma explosão das informações e em conseqüência torna-se cada vez mais difícil explorá-lo. A solução para este problema é a utilização de técnicas inteligentes para extrair informações implícitas dos bancos de dados. Nas atividades de pesquisa a serem realizadas nos próximos 6 meses está incluído a continuação das pesquisas no processo de descoberta de conhecimentos a partir de grandes bancos de dados estruturados O objetivo prático desta pesquisa é utilizar técnicas de extração de conhecimentos em banco de dados para obter modelos de conhecimento à partir das informações sobre informações geográficas, da agricultura e da saúde provindas da Transportadora de Gás Brasil-Bolívia e das Secretaria da Saúde e da Agricultura e Abastecimento do estado do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 1990 - 1991

    Sistema de Gerenciador de Memória Secundária para Base de Conhecimento financiado pela FAPERGS, Descrição: O projeto propos a contrução de uma memória secundária para um sistema a base de conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Integrante / Mara Abel - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1990 - 1991

    Sistema de Filtragem de Imagens de Satélite, Descrição: O objetivo do projeto é elaborar sistema para filtrar imagens de satélite.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1995

    S. Outil d'aide à la traduction du langage de spécification pendant le développement des systèmes de base de données., Descrição: Cet projet présente l'étude des techniques du langage naturel et la description d'un outil qui aide le concepteur dans les étapes conceptuelles du projet de base de données, traduisant les descriptions d'une réalité exprimées en langage naturel dans une spécification formelle selon le modèle E-R. L'outil a comme composant: un analyseur morphologique, un dictionnaire morphologique, un générateur de dictionnaire et un analyseur syntaxique.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Nara Martini Bigolin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Professora Homenageada do Bacharelado em Sistemas de Informação, UFSM.

2019

Homenagem aos Servidores com 10 anos de Dedicação, UFSM.

2019

Finalista do Premio Educação, SINPRORS.

2018

Troféu Mulher Cidadã RS - Modalidade Educação, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

2018

Homenagem pelo Projeto Meninas Olimpicas, IMO - International Mathematical Olympiad.

2018

Finalista do Premio Educação, SINPRO-RS.

2018

Medalha Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação.

2018

Protagonismo pelo Movimento Meninas Olimpicas e Computação no Ensino Básico, Procuradoria Especial da Mulher da Assembléia Legislativa do RS.

2016

PATRONA do Curso Sistemas de Informação, UFSM/FW.

2015

Professora Homenageada do Bacharelado em Sistemas de Informação, UFSM/FW.

2014

PATRONA do Curso Sistemas de Informação, UFSM.

2009

Prodessora Homenageada do Tecnologo em Agropecuária: Sistemas de Produção, UERGS.

2007

Professora Homenageada do Bacharelado de Sistemas de Informação, ULBRA.

2006

Filho Lucas, Maternidade.

2004

Filha Natália CV: http://lattes.cnpq.br/1628985392672394, Maternidade.

2001

Filha Mariana CV: http://lattes.cnpq.br/2167099610382253, Maternidade.

2000

Qualificação para Maitre de Conferences n. 00227098100, Mistério da Educação Nacional - França.

1999

Aprovação no Concurso Publico n. 0061 MCF 0292 - Professor Universitário, Universidade de Paris XII - França.

1999

Aprovação no Concurso Público P.E n. 1657/99 - Professor Universitário, Universidade de Orleans - França.

1999

Aprovação no Concurso Público CV n. 99/428 - Professor Universitário, Universiade de Paris VII - Dauphine.

1999

Aprovação no Concurso Público n. 1246 - Professor Universitário, Universidade de Tours - França.

1998

Aprovação no Concurso Público n 2700 ATER 1171 - Professor Universitário, Universidade de Cergy-Pontoise - França.

1998

Aprovação no Concurso Público n. 27 ATER 0063, Ecole Normele Superiore de Fontenay/ Saint-Cloud - França.

1994

Professora Homenageada do Curso de Matematica Aplicada a Informática, ULBRA.

1991

Filha Tarsila, Maternidade.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, CESNORS. , Linha 7 de Setembro S/N, BR 386, Km 40, 98400-000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil - Caixa-postal: 54, Telefone: (55) 37448964, Ramal: 8795, Fax: (55) 37448906, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada II, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Alocada no CESNORS - Campus Frederico Westphalen

Atividades

  • 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Comissão examinadora para avaliação de desempenho de promoção ou progressão de professor associado do campus de frederico westphalen..

  • 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, COMISSÃO DE EXTENSÃO (COEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN.

  • 01/2019

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação e Estrutura de Dados I

  • 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Conselheira do COMDICA.

  • 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Sistemas de Informação.

  • 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Sistemas de Informação.

  • 02/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Sistemas de Informacao.

  • 05/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Departamento da Tecnologia da Informação.

  • 10/2013 - 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração da Normatização do Trabalho de Graduação em Sistemas de Informação (Portaria 763 de 02/10/2013).

  • 10/2018 - 12/2018

    Direção e administração, UFSM - Campus Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Sistemas de Informação.

  • 08/2010 - 12/2018

    Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Laboratorio de Programação I, Laboratorio de Programação II, Lógica e Algoritmos

  • 01/2011 - 08/2018

    Extensão universitária , CESNORS, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto Inclusão Digital.

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Treinamento para Maratona de Programação

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica e Treinamento Olímpico

  • 07/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Delegada eleita do COMDICA-FW.

  • 10/2013 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração da Proposta de Reforma Curricular do Curso de Sistemas de Informação (Portaria 762 de 02/10/2013).

  • 05/2012 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Representante do CESNORS na Secretaria de Assuntos Internacionais.

  • 01/2013 - 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Ingresso/reingresso - curso de SI.

  • 08/2014 - 12/2014

    Direção e administração, CESNORS, .,Cargo ou função, Sub-Coordenação da Regional Frederico Westphalen da Olimpíada Brasileira de Física.

  • 02/2011 - 05/2013

    Direção e administração, CESNORS, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso Sistemas de Informação.

  • 02/2011 - 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Diretor do CESNORS.

  • 02/2011 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Sistemas de Informação.

  • 06/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Comissão de Ingresso e Reingresso.

  • 08/2011 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Comissão da Elaboração do Regimento do Departamento de Engenharia Florestal.

  • 03/2011 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CESNORS, .,Cargo ou função, Membro da Comissão da Elaboração do Regimento Interno do Centro.

  • 09/2009 - 08/2012

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Programação

  • 03/2009 - 08/2012

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a informática

  • 09/2009 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegio Agrícola Frederico Westphalen, .,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Tecnologia de Sistemas para a Internet.

  • 09/2009 - 12/2010

    Ensino, TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INTERNET, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos

2007 - 2009

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2008 - 08/2009

    Ensino, Tecnologia em Sistema de Produção Integrada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade e Economia Rural - 60 horas, Fisica Aplicada - 60 horas, Informática I - 30 horas, Matemática Aplicada - 60 horas, Quimica Orgânica - 60 horas

  • 03/2008 - 08/2009

    Ensino, Tecnologia Em Agropecuária Sistemas de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade e Economia Rural - 60 horas, Estatistica Aplicada - 60 horas, Gerenciamento de Unidades de Produção - 45 horas

  • 03/2008 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de São Luiz Gonzaga, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado dos Cursos: Superior de Tecnologia em Agroindústria, Superior de Tecnologia em Agropecuária, Curso Superior de Tecnologia em Produção Agropecuária Integrada.

  • 04/2007 - 08/2009

    Direção e administração, Unidade de Três Passos, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2007 - 08/2009

    Ensino, Tecnologia em Agropecuária- Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada - 60 horas, Gerenciamento de Unidades de Produção - 30 horas, Gestão de Agroindústrias - 60 horas, Técnicas de Contabilidade Rural - 60 horas

  • 02/2007 - 08/2008

    Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica - 60 horas, Economia Agroalimentar Contemporânea - 60 horas, Estratégias e Competitividade das Organizações - 60 horas, Gestão da Qualidade em Propriedades Rurais - 30 horas, Planejamento de Políticas de Desenvolvimento em Agronegócio - 60 horas, Políticas Agrícolas - 30 horas, Principios e Técnicas de Contabilidade de Organizações Rurais - 60 horas, Trabalho de Curso

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Administração Rural e Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Decisões de Produto - 30 horas, Gestão de Materiais - 30 horas, Teorias Organizacionais - 30 horas, Trabalho de Curso

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Colaboradora Convidada, Carga horária: 40

1994 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI com mestrado

1992 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40

1990 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista de IC - CNPq, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação Científica no desenvolvimento de um sistema para a Geologia

Atividades

  • 05/2001 - 05/2002

    Extensão universitária , Instituto de Informática, Departamento de Informática Aplicada.,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do Projeto: Sistema Computacional para Análise do Mercado do Gás Natural. FINANCIAMENTO: RHAE.

  • 04/2001 - 05/2002

    Extensão universitária , Instituto de Informática, Departamento de Informática Aplicada.,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do Projeto: Desenvolvimento de Metodologia para Extração de Conhecimento de Bases de Dados de Saúde do Estado para Avaliação e Planejamento. FINANCIAMENTO: FAPERGS.

  • 08/2000 - 04/2002

    Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmo e Programação, Classificação e Pesquisa de Dados

  • 04/2000 - 04/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Informática, Instituto de Informática.,Atividade realizada, Consultora ad-hoc do CNPQ.

1995 - 2000

Université Pierre et Marie Curie

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 0

Atividades

  • 09/1995 - 07/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Lip6 Laboratoire D`informatica Paris VI, Oasis.,Linhas de pesquisa

1999 - 2000

Université Paris XII

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: A.T.E.R (Professor Associado ), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/1999 - 08/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , MIAGE, .,Linhas de pesquisa

  • 12/1999 - 02/2000

    Ensino, Maitrise Miage, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais

  • 09/1999 - 12/1999

    Ensino, Licence Miage, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem JAVA

1998 - 1999

Université Cergy-Pontoise

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: A.T.E.R (Professsor Associado ), Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1999 - 08/1999

    Ensino, Deug Mias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmo e Programação em Pascal

  • 09/1998 - 02/1999

    Ensino, Licence de Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação e Estrutura de Dados em Linguagem C

1998 - 1998

Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

Atividades

  • 05/1998 - 06/1998

    Ensino, Deug, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem de Sistemas de Informações

1994 - 1995

Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/1994 - 09/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Ufr de Mathématiques Et Informatique de l Université de Paris 1, Centre de Recherche En Informatique.,Linhas de pesquisa

2000 - 2002

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Consultor ad-hoc, Carga horária: 0

Outras informações:
Análise de projetos do edital: Apoio a Projeto de Pesquisa / Edital CNPq - 01/2000 - Auxilio Individual e CTPetro

Atividades

  • 07/2000 - 07/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ufrgs, Instituto de Informática.,Cargo ou função, Consultor.

2003 - 2007

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2004 - 12/2006

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmo e Programação I, Engenharia de Software II, Introdução a Programação, Linguagem de Programação I - C, Linguagem de Programação - JAVA, Lógica de Programação

  • 03/2004 - 07/2006

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmo e Programação I, Engenharia de Software II, Introdução a Programação, Linguagem de Programação I, Linguagem de Programação III, Lógica de Programação

  • 06/2005 - 07/2005

    Ensino, Planejamento e Gestão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Gestão Empresarial

  • 10/2004 - 11/2004

    Ensino, Desenvolvimento de Software Para Web, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Modelagem UML

  • 06/2003 - 09/2004

    Ensino, Banco de Dados, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Banco de Dados e Orientação a Objetos, UML

  • 05/2003 - 05/2003

    Treinamentos ministrados , Pro Reitoria de Orientação e Assistência Ao Estudante, .,Treinamentos ministrados, A importância da Informática na Educação

  • 08/1993 - 12/1994

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inteligência Artificial, Linguagem Pascal, Algoritmos, Informática e Sociedade

  • 08/1993 - 09/1994

    Direção e administração, Departamento de Informatica, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta.

  • 08/1993 - 09/1994

    Direção e administração, Departamento de Informatica, Tecnologia de Processamento de Dados.,Cargo ou função, Coordenadora de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Informática.

  • 03/1993 - 09/1994

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inteligencia Artificial, Linguagem Pascal, Algoritmos